Está en la página 1de 2

22/04/2011

FEUP - Ficha de unidade curricular da O

Ficha de unidade curricular da Ocorrncia 2010/2011 - 1S


Unidade Curric ular: Marketing Cdigo: EIG0031 rea Cientfic a: Marketing e Estratgia Cursos: Sigla MI EIG A no Lec tivo: 2010/2011 Perodo: 1S Crditos: 6 ECTS: 6 Unidade: Departamento de Engenharia I ndustrial e Gesto Horas/Semanas: T: 2 P: 2 Doc entes: Gaspar Augusto Duarte de Sousa Coutinho - Professor Auxiliar Convidado A nos Curric ulares N de Estudantes 4 86

Lngua de Ensino
Portugus

Objectivos, Competncias e Resultados de aprendizagem


O objectivo principal desta disciplina transmitir aos alunos conhecimentos bsicos da rea do Marketing que lhes permita (i) entender a importncia da aproximao aos clientes no sucesso das Estratgias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratgico de Marketing. Visa-se tambm dotar os alunos de competncias empresariais que facilitam a aproximao realidade de um mercado global, extremamente competitivo.

Programa
I ntroduo e Conceito de Marketing. A importncia da aplicao desse Conceito nas Estratgias Empresariais num mercado global mundial, europeu e portugus, em particular. As respectivas implicaes na definio da rea de Negcio da Empresa e consequente direco estratgica. Marketing versus Vendas, enfoques antagnicos ou complementares? Contexto do Marketing, o meio ambiente empresarial num Mercado Gobal. Definio de Mercado, Procura Primria e Selectiva. O Comportamento do Consumidor no mercado de consumo e no mercado industrial. O Processo de Compra como suporte do Marketing I ndustrial: a identificao dos intervenientes, seu papel e motivaes. A Pesquisa de Mercado: abordagem, metodologias e dificuldades. O Marketing de Servios e respectivas especificidades. A escolha dos parametros de Segmentao e definio do Grupo Alvo. O Posicionamento e diferenciao, na base da construo de uma Estratgia de Marketing. Os recuros disponiveis e respectiva interaco o Marketing Mix. Politicas de PRODUTO: ciclo de vida, gesto da carteira de produtos, modelo BCG e poltica de Marca e embalagem. Politicas de SERVI O: caracterizao dos servios e modelo SERVQUAL. Politicas de PREO: decises sobre o preo, objectivos, limitaes e elasticidade. Politicas de DI STRI BUIO: sua importncia na estratgia, escolha dos canais e estruturao dos pontos de venda. Politicas de COMUNI CAO: condicionantes, os mass media, as promoes e as relaes pblicas above de line e below de line; o Plano de Comunicao e a Fora de Vendas. A elaborao de um Plano de Marketing. A Globalizao e o Marketing I nternacional. O emarketing

Mtodos de Ensino
Nesta disciplina os conceitos so introduzidos progressivamente atravs do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso so organizados grupos de trabalho compostos por 3 a 4 alunos que acompanham o evoluir de uma Empresa/tema sua escolha, atravs de pequenos trabalhos que so discutidos em aula. Finalmente -lhes solicitada a montagem e a apresentao de um trabalho final onde desenvolvem um Plano de Marketing Estratgico para a Empresa.

Modo de Avaliao
Avaliao distribuda com exame final

Componentes de Avaliao
up.pt/si/FICHA_DISCIPLINA.EXPORT?p 1/2

22/04/2011
Trabalhos prticos individuais. Trabalhos prticos em grupo. Trabalho final em grupo. Exame Final

FEUP - Ficha de unidade curricular da O

Obteno de Frequncia
O Marketing no se aprende mas sim apreende-se e, para isso, preciso viv-lo. Deste modo as apresentaes dos trabalhos individuais, dos trabalhos de grupo e respectivas participaes em aula, so condies importantes para a obteno de Frequncia.

Clculo da Classificao Final


Esforo individual (inclui os trabalhos individuais, a participao em aula e a apresentao do trabalho final)- entre 10 e 30% Trabalho final (relatrio)- entre 30 e 40%. Exame final - entre 60 e 30%. Obs: sempre que o nmero de alunos permitir um acompanhamento adequado, ser dado mais relevo ao esforo individual em prejuzo do exame final.

Provas e Trabalhos Especiais


Espera-se que o trabalho final (relatrio e apresentao) seja de utilidade comprovada para as respectivas Empresas e/ou promova o empreendorismo no caso de novas ideias e/ou Empresas. A experincia passada tem demonstrado essa particularidade e a essa condio dado especial relevo na avaliao do trabalho final.

Avaliao Especial (TE, DA, ...)


Apresentao de um trabalho individual e respectiva defesa(40%). Exame final (60%).

Melhoria de Classificao Final/Distribuda


Exame: Recurso Trabalhos: Apresentao de trabalho individual como recurso excepcional no obteno de frequncia.

up.pt/si/FICHA_DISCIPLINA.EXPORT?p

2/2

También podría gustarte