Está en la página 1de 4

2011-04-30 04:09

O Cristo Frente a Morte Jeferson L.S.Rocha. 30/04/2011.

Este artigo tem por finalidade expr como o cristo encara a realidade da morte. O texto foi construido a partir de uma pesquisa bibliogrfica em autores conteporneos e na Bblia Sagrada. O MESMO APRESENTA O PENSAMENTO CRISTO A RESPEITO DA MORTE, A SEGURANA DO CRISTO DIANTE DA MORTE, E A ESPERANA DO CRISTO APS A MORTE.

um tanto dificil porm necessrio se ter uma definio, ou ao menos procurar compreender coisas em que a humanidade, querendo ou no est envolvida. A existncia de cada ser humano est enfadada a um certo periodo de tempo na qual chamamos de vida,porm, sabido que inevitavelmente em todas as culturas, raas, tribos e naoes, o conhecimento da morte uma realidade na qual no se pode contestar. Existe ainda hoje, em pleno sculo vinte e um, regies, tribos, povos que no tem acesso ao conhecimento tecnolgico, ao conhecimento da informatizao e de muitos outros setores na qual o mundo conteporneo e desenvolvido est assim englobado, mas o mais interessante porm, que esses povos, escondidos das grandes culturas possuem e carregam um conhecimento, com relao a morte, ou seja, a sessao da vida. Portanto de um valor inestimvel, a compreenso do assunto. A questo da morte est implicita nas diversas religies e seitas que esto espalhadas, envolvidas, as culturas do nosso globo. importante refletir o assunto pela sua grandeza, j dizia o Apstolo Paulo em sua carta inderessada aos Filipenses; "(...) porque para mim o viver Cristo, e o morrer ganho (...)".(Fp 1.21). Discorreremos o assunto, com uma viso teolgica, o tema: O Cristo Frente a Morte. enfocando assim o pensamento cristo a respeito da morte, a segurana do cristo diante da morte e a esperana do cristo aps a morte.

I - O pensamento Cristo a respeito da Morte.

O pensamento humano com certeza bem abrangente com relao aos diversos temas que norteiam e causam grande interesse e alvo de exaustiva pesquisa. A ideologa crist est

embasada na f, que centrada no conhecimento da revelao das Sagradas escrituras,assim sustentam suas verdades. evidente, que todo o ser humano no pode negar que a morte uma realidade inevitvel. Tentar no passar pela experincia da morte fechar os olhos para a realidade. Ento se faz necessrio encarar este fato com clareza, pois todos os homens ou ser humano est sujeito a tombar. A morte tem feito parte da histria da humanidade. O cristo tem uma fundamentao com relao ao assunto, a comunidade crist concorda, que o homem tem ou possui uma natureza, uma estrutura fisiolgica que cdo ou mais tarde a morte a aniquilar, sem d e sem piedade. ou seja; em seu aspecto fsico a morte a interrupo da vida no corpo, porm o assunto mais abrangente. O N.T. enfoca que o problema da morte teolgico, no somente biolgico. o texto escrito aos Romanos no captulo seis e versculo vinte e trs diz: "osalrio do pecado a morte(...)", no captulo cinco e versculo doze diz: "por meio de um s homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte". dentro desse raciocnio defende-se que a morte o resultado do homem ter praticado o pecado, quando desobedeceram o mandamento de Deus, que o livro de Gnesis (2-3),mostra de uma maneira brilhante. Podemos entender que os primeiros seres humanos j conhecidos, eram capazes de viverem sem experimentar a morte. porm foram penalizados com a morte, devido o delito do pecado. este pensamento est baseado no captulo dois e versculo nove do livro de Gnesis, como tambm no captulo trs e versculo dezenove:"(...), s p e em p te tornars". esta a morte fsica. A teologa crist,defende que a morte tambm afetou a moral do homem, visto que o homem inicialmente era puro, porm com liberdade para agir, fazer escolhas, ento no deu ouvido a advertncia que Deus outrora tinha feito, e decidiram comer do fruto proibido, e morreram moralmente. Segundo a Bblia, os homens que descenderam do primeiro casal,nasceram com uma natureza pecaminosa, que estende-se a todo ser humano. (Rm 8.58). Alm da morte fsica e moral, a teologa defende a morte espiritual e morte eterna. segundo BERKHOF, citado por MILLARD.J.ERICKSON (Introduo Teologa Sistemtica, 2001, 484) "A morte espiritual a separao entre a pessoa e Deus; a morte eterna a concretizaa desce estado de separao - A pessoa fica perdida por toda a eternidade, em seu estado pecaminoso". A morte espiritual deu-se quando o homem desobedeceu a Deus, destruindo o relacionamento que dantes tinha l no jardim do den (Gn 3.6). E a morte eterna a condenao do homem no pecado, separado de Deus eternamente, devido no aceitar o resgate oferecido por Deus pelo seu filho, atravs de Jesus o chamado Cristo.

II - A Segurana do Cristo diante da Morte.

Vivemos em um mundo de incertezas de desespero, de fobias, que permeiam em meio as diversas naes. Infelismente muitas pessoas tem procurado a sada de seus problemas, recorrendo a morte. Ento vemos a morte como sendo um dos meios de libertao dos problemas diversos na qual a vida est sujeita. O cristo pode ter uma concepo formada a respeito da morte, o deicha um tanto seguro com relao a chegada desta hora inevitvel. Apesar da viso de que a morte algo normal, importante lembrar, que ela tem sido encarada de maneira diferente com o passar do tempo.

Nos perodos veterotestamentrio e intertestamentrio, a morte tem sido vista um pouco diferente. Ao consultar o livro de Reis ( 2Rs 20.1-11 ), pode-se constatar que o viver longamente e ter uma morte em paz era uma grande meta a ser alcanada, enquanto, morrer precoce constituia-se em um grande mal. A morte no era coisa boa, ento , era raro a prtica do suicdio, por isso era bastante severa a pena de morte. Existiu a influncia grega com relao ao pensamento de que a morte um grande mal, e que a pessoa no morre inteira,( corpo,alma,e esprito ) e sim, somente o seu corpo. Podemos esto entender que a Igreja primitiva tinha um conhecimento amplo com relao a morte. chorava-se pela perda de um ente querido, porm os cristos, baseiam-se na certeza de uma vitria sobre a morte, e a f da vitria de Cristo sobre a morte, d segurana quanto a este fato. A morte constitui-se de certa maneira em vitria, na grande vitria na qual a est o comeo de uma vida eterna com Cristo Jesus. A morte para os cristos, o momento em que ele vai passar por uma porta para estar, ou entrar na eternidade ao encontro de Cristo jesus. Na histria da Igreja crist, a morte de um mrtire, era celebrada, verdade que era triste, porm, era encarada com muita fora,f e confiana. A morte encarada por um cristo, como vitria; vencer com Cristo o mundo, o desafio da vida na terra sob a influncia do pecado, para uma vida eterna ao lado de jesus o "autor e consumador da f".

III - A Esperana do Cristo aps a Morte.

Constitui-se em esperana de vida aterna a morte fsica de um cristo, por ter ele uma certeza de que a morte de maneira alguma o fim da vida, e sim um novo incio baseado em ensinamentos extrados do Livro Sagrado a saber a Bblia Sagrada. Para um cristo a morte no encarada como umterror a se enfrentar, e sim uma passagem para uma outra vida, plena, abundante, estar de uma maneira difinitiva liberto das aflies na qual o mundo o oferee, e as tribulaes deste mundo encarada como " leve e momentnea " produzindo " um peso eterno de glria mui excelente "(ICo 4.17).

O cristo acredita em ser revestido da vida e tambm de glria celestial (2Co 5.1-5). O cristo v na morte a sessao da vida apenas como um sono (ICo 15.6,18,20: ITs 4.13-15), o cristo tem a morte como sendo "preciosa" a vista do Senhor (Sl 116.15), a esperana firme de ser levado ao seio de Abrao, como diz as Escrituras (Lc 16.22), ser levado ao "paraiso" (Lc 23.43). Enfim, a esperana do cristo frente a morte, est em cu, em um viver eterno. No se pode discutir f, a morte, a esperana que um cristo tem frente esta experincia indiscutvel. O cristo possui uma f que est enraizada no ntimo do seu corao, ele acredita, e isto tem sido uma realidade irrevogvel na histria da igreja crist, nada nem ningum, conseguio apagar este ardor, a certeza de uma vida eterna aps a morte. A morte fsica no uma ameaa para a comunidade crist, constitui-se em grande esperana na entrada de uma vida de paz, com o principe da paz Jesus Cristo, embora no quer dizer, que para os que ficam, no bata uma certa tristeza pela separao de um ente querido.

referncia bibliogrfica

Elwell,walter a, Enciclopdia Histrico Teolgica da Igreja crist. Vol II E-M. Sociedade religiosa edies Vida Nova.Sp.

Erickson, Millarda, J, Introduo Teologa Sistemtica. edies Vida Nova. 2001. Sp. Bblia de estudo Pentecostal. traduo Joo F. de Almeida. 2 Impresso. Rio de janeiro.CPAD, 1996.

Jeferson L.S.Rocha.

También podría gustarte