Está en la página 1de 16

PIERRE BOURDIEU E CHARLES TAYLOR: A CONSTRUO SOCIAL DA PESSOA

Priscila Gomes de Azevedo

Resumo: A unio da filosofia disposicional de Bourdieu ontologia moral proposta por Taylor, permite compreender de modo mais amplo a noo de pessoa ou self ao considerar a submerso na particularidade da realidade emprica, datada e situada, como defende Bourdieu, sem, no entanto, desfazer da esfera moral que envolve as prticas, como defende Taylor. Palavras-chaves: habitus, prtica e moral.

Abstract: The union of Bourdieu dispositional philosophy to Taylor moral ontology allows a broader means of understanding the notion of person or the self by considering a submersion into the particularity of empirical reality, set and established, as Bourdieu professes, without dismantling morale halo that involves practices, as Taylor asserts. Keywords: habitus, practices and moral.

Este artigo fruto da pesquisa desenvolvida na dissertao de mestrado A importncia moral do reconhecimento: um estudo de caso. Programa de Ps-graduao em Cincias Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007.

INTRODUO Pensar os fenmenos que compem a dimenso moral da definio dos sujeitos sociais pressupe, inevitavelmente, indagaes sobre a relao entre o ethos familiar e o ethos religioso, como destaca Luiz Fernando Dias Duarte (2006). Duarte ressalta ainda que cada uma dessas esferas suscita, por si s, um manancial constante de bibliografia; porm, o mesmo no ocorre com a sua interface. A utilizao das teorias de Pierre Bourdieu e de Charles Taylor feita aqui se ancora nesse ponto, pois, em conjunto, ajudam a compreender em profundidade a noo de pessoa ao fiarem-se justamente nessa interface e no em estudos segmentados. O uso combinado desses autores foi recomendado por Jess Souza (2003: 64/65) como um aparato terico extremamente fecundo, onde at suas diferenas se combinam de forma produtiva. Segundo Souza (Idem: 72), tanto para Bourdieu como para Taylor, o desafio consiste em re-significar as camadas de sentido que foram naturalizadas pela prtica social, ou seja, reduzidas opacidade e intransparncia. A filosofia da ao ou disposicional que Bourdieu prope, tem como ponto central a relao de mo-dupla entre as estruturas objetivas (dos campos sociais) e as estruturas incorporadas (do habitus). De acordo com Bourdieu, h uma cumplicidade ontolgica entre os indivduos (ou agentes, como prefere) e o mundo social. A filosofia disposicional leva em considerao, na anlise das prticas ou comportamentos sociais, o passado incorporado dos agentes e pressupe a aplicao na prtica dos princpios da no-conscincia. Para Bourdieu, os agentes so guiados por um conjunto de disposies (habitus) adquiridas da estrutura objetiva e incorporadas desde a primeira infncia, que funciona como princpios de viso e de diviso do mundo social. Os agentes constroem o mundo social atravs de estruturas cognitivas constitudas historicamente, das quais, segundo Bourdieu, pode-se traar a gnese social. Com um ponto de partida semelhante, Taylor, no seu As fontes do self: a construo da identidade moderna (1997), busca articular as aes humanas atravs do acesso ao que ele chama de pensamento moral. Para Taylor, nossas aes so guiadas e orientadas por esse pensamento moral. H aqui uma intrnseca relao entre o sentido do bem1 e o sentido do self. a orientao na direo de determinado bem que define a identidade da pessoa. Tal processo requer alguma configurao (ou configuraes).
A noo de bem usada por Taylor, como ele mesmo esclarece, num sentido bastante geral, designando qualquer coisa considerada valiosa, digna, admirvel, de qualquer tipo ou categoria. As fontes do self: a construo da identidade moderna. So Paulo: Loyola, 1997, p. 127.
1

Taylor descreve como configurao algo que oferece pressuposies bsicas para nossas reaes e tambm como algo que proporciona os contextos em que essas reaes fazem sentido. Esses papis so cumpridos pelas avaliaes fortes e suas distines qualitativas. Viver dentro dessas configuraes no opcional, algo que poderamos prescindir, como destaca Taylor, mas constitui antes uma espcie de orientao essencial nossa identidade. notria, nesse raciocnio, a centralidade das discriminaes qualitativas em nossa vida. Pr-articuladas, elas funcionam como um sentido orientador do que importante ou valioso, do qual emerge em nossas intuies sobre como devemos agir, sentir, reagir em diferentes ocasies. Uma congruncia das teorias de Taylor e Bourdieu nesse ponto suficientemente clara. Taylor diz que as configuraes incorporam um conjunto crucial de avaliaes fortes que nos faz pensar, sentir e julgar independente de nossas escolhas ou desejos. Nessa mesma linha de raciocnio, a noo de habitus de Bourdieu, engendra um sistema adquirido de preferncias, de gostos, de estruturas cognitivas duradouras e de esquemas de ao que orientam a percepo da situao e a resposta adequada. importante frisar essa congruncia porque, alm de ser o ponto de partida tanto de Taylor quanto de Bourdieu, ela traz, como destaca Souza (2003: 64/65), algo inteiramente novo para o debate filosfico e sociolgico, qual seja, a possibilidade de articulao da prtica, atravs do acesso ao pano de fundo que guia e orienta a ao humana.

CAMPO E HABITUS: UM ENTRELACE. A filosofia da ao ou disposicional, com a noo de habitus, uma sada, segundo Bourdieu, a uma srie de alternativas nas quais a cincia social se encerrou. A noo de habitus permite romper com a filosofia da conscincia sem anular o agente em sua verdade de operador prtico de construo do real. Esse ponto decisivo para a adequada compreenso desta teoria. O habitus definido, em analogia com a generative grammar de Noam Chomsky, como o sistema dos esquemas interiorizados que permite engendrar todos os pensamentos, as percepes, as aes, as capacidades ativas, inventivas, criadoras dos agentes que, na opinio de Bourdieu (2004: 349), o termo hbito no exprime. Esse habitus funciona como uma espcie de lei tcita (nomos) da percepo e da prtica que fundamenta o consenso sobre o sentido do mundo social. A filosofia disposicional consiste em dizer que a maior parte das aes humanas tem por

base algo diferente da inteno. Trata-se de disposies adquiridas que fazem com que a ao possa e deva ser interpretada como orientada em direo a tal ou qual fim, sem que se possa, entretanto, dizer que ela tinha por princpio a busca consciente desse fim, desse objetivo. Nesse sentido, Bourdieu coloca a pergunta: que relao bizarra essa, com o mundo social ou natural, na qual os agentes visam certos fins sem os colocar como tais? (1996: 143). Sua argumentao indica que s podemos compreender a complexidade dessa relao por meio da filosofia disposicional. A filosofia disposicional atualiza as potencialidades inscritas nos corpos dos agentes e na estrutura das suas relaes. A noo de habitus preenche, de acordo com Bourdieu (Idem: 144), uma funo que em outra filosofia seria confiada conscincia transcendental: um corpo socializado, um corpo estruturado, um corpo que incorpora as estruturas imanentes de um mundo ou de um setor particular desse mundo, de um campo, e que estrutura tanto a percepo desse mundo como a ao nesse mundo. Em Le sens pratique (1980), Bourdieu mostra, como aludido no ttulo, que os agentes so dotados de um senso prtico; de estruturas cognitivas duradouras (produto da incorporao de estruturas objetivas) e de esquemas de ao que orientam a percepo da situao e a resposta adequada. O habitus essa espcie de senso prtico do que se deve fazer em dada situao; o sentido do jogo. Para Bourdieu, h uma cumplicidade ontolgica entre os agentes e o mundo social, ou entre o habitus e o campo. Nesse sentido, Bourdieu desenvolve um modelo analtico, ancorado nas noes de espao social e espao simblico (ambas sustentadas pelas noes de habitus, capital e campo), til no apenas realidade emprica qual se detm, a sociedade francesa dos anos 70, mas, sobretudo, til a contextos sociais distintos. Compreender o espao social e o espao simblico um desafio que pressupe compreender a complexa relao entre as estruturas objetivas (dos campos sociais) e as construes subjetivas (estruturas incorporadas habitus) e apanhar o invariante, a estrutura, na variante observada. Em obras como La distinction, La noblesse dEtat e Les rgles de lart, Bourdieu enuncia uma leitura relacional, estrutural e sobretudo geradora que, segundo ele, coloca seu modelo de anlise alm das alternativas comuns do objetivismo e do subjetivismo, do estruturalismo e do construtivismo e at do materialismo e do idealismo. O modelo proposto d primazia s relaes e se ope veementemente ao senso comum esclarecido, onde as atividades ou preferncias de indivduos e grupos

so abordadas como propriedades substanciais, ou seja, em si mesmas e por si mesmas, independente do universo das prticas intercambiveis. A noo de espao social permite acessar o princpio do comportamento quer dos indivduos, quer dos grupos, exatamente porque tem como essncia uma abordagem relacional do mundo social. Os agentes sociais se relacionam com base na diferena, enquanto ocupam posies relativas no espao social (Bourdieu, 2002: 97-111). Bourdieu (2002: 99-111) deixa claro que no se trata de posies sociais no sentido marxista de classe. A construo do espao social possibilita, destaca Bourdieu, recortar classes no sentido terico, isto , classes no papel, que se refere a um conjunto de agentes que ocupam posies semelhantes e que, colocados em condies semelhantes e sujeitos a condicionamentos semelhantes, tm, com toda probabilidade, atitudes e interesses semelhantes. Entre vrias demonstraes, em Les rgles de lart (1996) e em La distinction (2002) particularmente, Bourdieu mostra a correspondncia que se estabelece entre o espao de posies ocupadas no espao social, o espao de disposies (ou de habitus) de seus ocupantes, e o espao de tomadas de posio. Segundo Bourdieu (1996: 105), os defensores da arte pela arte esto objetivamente muito prximos entre si pela trajetria social, pela posio social e, conseqentemente, por suas tomadas de posio polticas e estticas. Do mesmo modo, esto tambm muito prximos entre si os defensores da arte social ou da arte burguesa. As classes que se pode produzir recortando as regies do espao social agrupam agentes homogneos do ponto de vista de suas prticas culturais, de consumo, de suas opinies polticas etc. A anlise de espao social compreende a anlise da relao entre as posies sociais, as disposies e as tomadas de posies, as escolhas que os agentes fazem nos domnios mais diferentes da prtica o que o operrio come e, principalmente, a maneira como ele come, o esporte que ele pratica e como ele pratica etc. A cada classe de posies corresponde uma classe de habitus (ou de gosto), ou seja, um conjunto de princpios de viso e de diviso geradores e classificatrios de prticas distintas e distintivas (Bourdieu, 2002: 169/170). O ponto essencial para Bourdieu que as diferenas nas prticas, ao serem percebidas por meio desses princpios de viso e de diviso, tornam-se diferenas simblicas. As distines so transfiguraes simblicas das diferenas reais. Assim, o espao social poderia ser concebido como espao dos estilos de vida; cujos princpios de organizao transformam prticas e, sobretudo, maneiras em signos distintivos (Bourdieu, 2006: 144).

De modo explicativo, Bourdieu atribui a noo de espao social lgica de funcionamento dos campos; isto , universos com leis prprias, autnomos. Bourdieu concebe a idia de espao social global: o espao social visto ao mesmo tempo como um campo de foras, cuja necessidade se impe aos agentes que nele se encontram envolvidos, e como um campo de lutas, no interior do qual os agentes se enfrentam, com meios e fins diferenciados (conforme sua posio na estrutura do campo de foras). Cada campo possui princpios e critrios (um nomos) independentes e irredutveis aos dos de outros campos e que so o lugar de formas especficas de interesse. So interesses que, do ponto de vista de outros campos, podem parecer desinteressantes, ou, at mesmo, como observa Bourdieu, absurdo, falta de realismo, loucura (Idem: 149). na relao entre o habitus e o campo que se engendra o que o fundamento de todo e qualquer interesse: a illusio, ou seja, o reconhecimento do jogo e da utilidade do jogo, a crena no valor do jogo e de sua aposta que fundam todas as atribuies de sentido e de valor particulares. O que vivido como evidncia na illusio parece ilusrio para quem no participa dessa evidncia (Idem: 142). Cada campo produz sua forma especfica de illusio, que consiste numa espcie relao de encantamento com um jogo; fruto da cumplicidade ontolgica entre as estruturas subjetivas e as estruturas objetivas. Quando as estruturas incorporadas e as estruturas objetivas esto de acordo, quando a percepo constituda de acordo com as estruturas do que percebido, tudo parece evidente, tudo parece natural. Segundo Bourdieu, todo campo social (religioso, artstico, cientfico, econmico, familiar etc.) tem suas relaes pautadas na illusio. Ela tanto a condio como o produto do funcionamento de qualquer campo (1996/1: 258/259). Para compreender como essa illusio funciona, preciso, segundo indicao de Bourdieu, lanar mo de tudo o que diz respeito ao simblico (capital simblico, poder simblico, lucro simblico, interesse simblico etc.). Bourdieu atribui noo de capital simblico um sentido, segundo ele, mais rigoroso do que o que Weber atribuiu noo de carisma como equivalente ao que a escola durkheimiana chamava de mana2. O capital simblico um capital com base cognitiva, apoiado sobre o conhecimento e o reconhecimento. uma propriedade qualquer (fora fsica, valor guerreiro, capital econmico, cultural, escolar ou social) atribuda de valor pelas

Sobre a crtica noo de carisma, ver Bourdieu, P. Uma interpretao da teoria da religio de Max Weber, in A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 2004, p. 92.

categorias de percepo e de avaliao dos agentes que a reconhecem.3 Percebida como tal, essa propriedade torna-se simbolicamente eficiente, como uma fora mgica: uma propriedade que, ao responder s expectativas coletivas, socialmente constitudas, em relao s crenas, exerce uma espcie de ao distncia, sem contato fsico. So estruturas cognitivas que devem parte de sua consistncia e de sua resistncia ao fato de serem, pelo menos na aparncia, coerentes e sistemticas e estarem objetivamente em consonncia com as estruturas objetivas do mundo social. Isso o que Bourdieu chama de poder simblico; poder capaz de transformar a viso do mundo e, conseqentemente, a ao sobre o mundo. As vises e divises de mundo so constitudas por todos esses mecanismos implcitos nas estruturas objetivas dos campos aos quais os agentes pertencem ou pertenceram ao longo da vida. Bourdieu reconhece que uma mudana na estrutura objetiva do campo pode provocar mudanas nessas vises de mundo, ou seja, no habitus; porm, as disposies adquiridas (mesmo na mais tenra idade) no desaparecem simplesmente, elas continuam presentes, atuantes ou latentes ou em estado de viglia.4 Foge do escopo deste artigo uma anlise do estudo que Bourdieu faz desse processo nos diversos campos (familiar, religioso, artstico, poltico etc.). A proposta aqui foi a de apresentar os pressupostos concebidos por Bourdieu como gerais, atravs dos quais os campos, quaisquer que sejam eles, moldam as mentes das pessoas, expresso que lhe prpria. Vale ressaltar, apesar dessa considerao, que especialmente as anlises acerca da gnese do Estado e do papel da famlia, ocupam lugares chaves nesse processo de construo social da pessoa.

IDENTIDADE E MORALIDADE: UM ENTRELACE. Em As fontes do self: a construo da identidade moderna (1997), Charles Taylor faz um meticuloso estudo da gnese da identidade moderna atravs da articulao e elaborao de seu histrico. Trata-se de uma abordagem interpretativa, que articula a identidade moderna em suas vrias fases. Seu estudo aponta como esta
3

Na anlise que Bourdieu faz da organizao social e familiar, da percepo de tempo e do espao e da viso de mundo dos cabilas (sociedade tribal do norte da frica), a honra uma forma tpica de capital simblico que s existe pela reputao, isto , pela representao que os outros fazem dela, na medida em que compartilham um conjunto de crenas apropriadas a fazer com que percebam e apreciem certas propriedades e certas condutas como honrosas ou desonrosas. Ver Bourdieu, P. Esquisse dune thorie de la pratique, prcd de trois tudes dethnologie kabyle. Genve, Droz, 1972. 4 Esse ponto desenvolvido com singularidade por Bernard Lahire. Ver Retratos Sociolgicos: disposies e variaes individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

identidade muito mais rica em fontes morais do que concebe a literatura que aborda o tema e revela as conexes entre a perspectiva moral moderna e suas mltiplas fontes, atravs da articulao dessas fontes ao comportamento concreto. por esse prisma que Taylor analisa as causas diacrnicas; o modo como as idias ideais morais, entendimentos da condio humana, conceitos de self esto impregnados na prtica, ou seja, em todos os nveis da vida social humana: famlia, cidade, poltica nacional, rituais de comunidades religiosas, entre outros.5 O fio condutor das anlises de Taylor a intuio de que a cultura moderna suprime tantos bens de nossa histria oficial, com o aval dos fundamentos racionais filosficos, que eles esto correndo o risco de se asfixiar. Aqui reside sua crtica cegueira seletiva da maioria das interpretaes filosficas que impede de fazer justia pluralidade de bens e aos conflitos e dilemas conseqentes. Segundo Taylor, essas interpretaes so, apesar de errneas, justificadas ontologicamente, pois nos colocam como seres desprendidos, auto-objetificados e responsveis por tudo o que apenas dado em ns uma alma desencarnada (Descartes) ou uma potncia pontual de autoremodelao (Locke) ou um ser racional puro (Kant). Temos de fazer rduos esforos para redescobrir o bvio, para neutralizar as camadas de supresso da conscincia moral moderna (Taylor, 1997: 124). Num primeiro momento, tal empreendimento envolve o rastreamento da concepo moderna do que ser um agente humano, uma pessoa ou um self: os sentidos de interioridade, liberdade, individualidade e a relao com a natureza. Soma-se a essa empreitada, a compreenso das representaes do bem. A identidade do self est atrelada noo de orientao para o bem. S somos um self mediante tal orientao. Essa , segundo Taylor, uma caracterstica crucial do agir humano. S somos um self na medida em que nos movemos num espao de indagaes, em que encontramos orientao para o bem (Idem: 52). A conduo da vida depende dessa orientao, algo inerente ao humano. Ao invs de limitao ou restrio de vida, a ausncia desse anseio pode ser desastrosa. Taylor fala de pessoas que vem a si mesmas como impotentes, ou mesmo ruins, em comparao quelas que tm o domnio de si prprias ou que defendem uma causa. Tais pessoas julgam-se indignas por no se sentirem tocadas por uma causa/movimento/vida religiosa (Idem:
Prtica, segundo Taylor, refere-se a algo extremamente vago e genrico: praticamente qualquer configurao estvel de atividade compartilhada, cuja forma seja definida por certo padro de obrigaes e proibies, pode ser uma prtica para meus objetivos. Nossa forma de disciplinar os filhos, cumprimentarmos na rua, tomar decises grupais por meio do voto em eleies e trocar coisas nos mercados, tudo isso prtica. As fontes do self: a construo da identidade moderna. So Paulo: Loyola, 1997, p. 266.
5

67). Por outro lado, Taylor d o exemplo de um pai de famlia que sente a plenitude e a riqueza de sua vida familiar, enquanto os filhos crescem e sua famlia depende de seus cuidados, a ponto de desdenhar de quem no compartilha essa orientao. Da mesma forma, essa vida que tanto enriquece o pai de famlia pode ser vista por outras pessoas como apenas uma satisfao limitada e acomodada com um bem-estar insignificante, desligado das grandes questes da vida, do sofrimento das massas ou da marcha da histria (Idem: 67). Segundo Taylor, isso s acontece porque o sentido de valor e de significado est integrado quilo que as pessoas vivem. Essa anlise alude questo de que o self s existe no mbito do que Taylor chama de rede de interlocuo, ou seja, a experincia, minha e dos outros, deles como objetos de ns em algum espao comum (Idem: 54). Taylor atribui devida importncia a esse ponto porque, segundo ele, no s a tradio cientfico-filosfica, mas tambm uma forte inspirao moderna liberdade e individualidade tm conspirado para produzir uma identidade que parece ser uma negao disso. Taylor mostra como a cultura moderna desenvolveu concepes de individualismo que retratam a pessoa como, ao menos potencialmente, um ser que encontra suas coordenadas dentro de si mesmo, que declara independncia das redes de interlocuo que o formaram originalmente ou, ao menos, as naturaliza. como se a dimenso da interlocuo s tivesse sentido para a gnese da individualidade e devesse ser deixada de lado sem desempenhar nenhum papel na pessoa acabada. Nessa concepo, o self definido abstraindo-se de todas as preocupaes constitutivas e, portanto, de qualquer identidade. Da sua denominao self pontual ou neutro. Taylor defende firmemente a tese de que no podemos pensar em pessoas humanas, em selves, no sentido do self pontual. No somos objetos neutros ou pontuais, s existimos em determinado espao de indagaes, mediante determinadas preocupaes constitutivas. a relao com certos interlocutores que nos define selves. Num primeiro momento, trata-se da relao com as pessoas responsveis por nossa educao, pessoas essenciais para nossa auto-definio; depois, da relao com as pessoas que participam da nossa vida hoje, mediante a qual, podemos dar continuidade nossa apreenso de linguagens de auto-compreenso. essa rede de interlocuo que nos permite apreender o que so a raiva, o amor, a ansiedade, a aspirao plenitude etc. A noo de identidade empregada por Taylor est atrelada a essa interlocuo e envolve compreender nossa vida por meio de uma narrativa. Esse o nico meio, segundo Taylor, capaz de compreender o sentido sobre o que nos tornamos, nossas

concepes do bem, sem desprezar, no caminho percorrido, quaisquer pontos constitutivos. Nesse sentido, a inteno de seu trabalho foi a de resgate, ou seja, de rearticulao de bens sufocados pelo poder crescente da razo desprendida que deu crdito viso do sujeito como um self pontual, desprendido, capaz de objetificar no s o mundo a sua volta como tambm as suas prprias emoes e inclinaes, medos e compulses e, assim, de atingir uma espcie de distanciamento e autocontrole que lhe permitem agir de forma processual, em termos de eficcia instrumental, de maximizao do valor buscado ou de auto-coerncia (Idem: 37). Contrariamente, Taylor mostra como as diferentes concepes de self, ligadas a certas noes modernas de interioridade, esto interligadas elas mesmas, com a perspectiva moral. Para ele, a individualidade e o bem, ou, em outras palavras, a identidade e a moralidade, so temas entrelaados (Idem: 15). Seu alvo, portanto, a ontologia moral que articula nossas intuies espirituais e morais. Taylor prope-se ir alm daquilo que normalmente descrito como moral por meio de uma anlise mais rica acerca dos mecanismos propulsores, subjacentes, dessas intuies. Esse pano de fundo o que ele denomina pensamento moral. Em sua abordagem, trs eixos definem nosso pensamento moral: nosso sentido de respeito pelos outros e de obrigao perante eles; nossos modos de compreender o que constitui uma vida plena, expressos na noo de afirmao da vida cotidiana e; por fim, os pressupostos que nos conferem dignidade. O primeiro eixo o mais aceito como moralidade, destaca Taylor. Freqentemente a moralidade definida apenas em termos do respeito e da obrigao para com as outras pessoas. S depois disso que vem o segundo eixo, com questes de relevncia para ns que vo alm do respeito pelos outros, como questes de como levar uma vida plena, significativa. Taylor observa que h uma sobreposio substancial, ou uma relao complexa, entre os eixos, de modo que o terceiro eixo est interligado aos dois primeiros e refere-se ao tema da dignidade. O princpio da dignidade, particularmente utilizado aqui, consiste nas caractersticas mediante as quais pensamos em ns mesmos como merecedores ou no do respeito das pessoas que nos cercam. No apenas do respeito ativo, como no primeiro eixo, mas, sobretudo, do respeito atitudinal, que implica em reconhecimento, em admirao por parte das pessoas. Segundo Taylor, algo semelhante a esses trs eixos provavelmente existe em toda cultura, mas o segundo eixo se destaca na cultura moderna em particular.

Caracteriza a cultura moderna preocupaes em torno de questes sobre como levar a vida no sentido de uma vida plena, rica e significativa em contraposio a uma vida voltada para questes secundrias ou trivialidades. O que est em questo para Taylor a problemtica criada pelo mundo moderno no que concerne s configuraes que ajudam a definir as exigncias a partir das quais as pessoas julgam sua vida e medem, por assim dizer, sua plenitude ou nulidade. As configuraes incorporam um conjunto de avaliaes fortes que funcionam como distines qualitativas, ou seja, que nos fazem pensar, sentir, julgar com a sensao de que alguma ao ou modo de vida ou modo de sentir incomparavelmente mais importante do que outros. Essa incomparabilidade confere um carter especial a determinados bens e os tornam merecedores de nossa reverncia, respeito ou admirao. Tais bens, como diz Taylor (Idem: 28/29), pode ser uma forma de vida vista como mais plena, uma forma de agir considerada mais pura, um estilo de vida tido como mais digno etc. As avaliaes fortes existem independente de nossos desejos, inclinaes ou escolhas, e representam padres com base nos quais julgamos o que melhor ou pior, certo ou errado. So intuies morais profundas, potentes e universais de tal modo, que somos tentados a pensar nelas como as tendo arraigadas no instinto, em contraste com outras reaes morais que parecem mais uma conseqncia da criao e da educao. Segundo Taylor, as configuraes proporcionam o fundamento explcito ou implcito, de nossos juzos, intuies ou reaes em qualquer dos trs eixos do pensamento moral. Articular uma configurao explicar o que d sentido a nossas respostas morais. Taylor alerta que praticamente impossvel pessoa humana prescindir das configuraes. A maneira como conduzimos nossa vida e a compreendemos est pautada em discriminaes qualitativas fortes. O que emerge desta anlise o risco de uma simplificao excessiva acerca das distines qualitativas. Convivemos com uma pluralidade de bens e um bem no exclui o outro. A distino atribuda a determinado bem no significa que este seja o nico bem orientador de nossas vidas, significa que ele o mais importante. Segundo Taylor, dada pluralidade de bens com a qual somos impelidos, sentimos a necessidade de hierarquiz-los, dotando alguns de maior importncia em relao a outros. a orientao na direo desse bem que mais se aproxima da definio da identidade da pessoa e, portanto, o direcionamento para esse bem tem para ela importncia mpar. Nosso sentido de integralidade, de plenitude de ser como uma pessoa ou self, est

atrelado nossa orientao ao que julgamos como bem. Por outro lado, o afastamento dessa orientao ou a impossibilidade de segui-la pode ter um efeito, como observa Taylor (Idem: 89/90), devastador e insuportvel, levando, at mesmo, ao desespero. Em sua extensa apresentao do desenvolvimento da identidade moderna, Taylor mostra como a identidade moderna est difundida, quanto nos envolve e quo profundamente estamos comprometidos com ela. Por meio de um conjunto de bens dotados de importncia incomparvel, que Taylor chama de hiperbens, ela nos proporciona a perspectiva a partir da qual todos os outros bens devem ser pesados, julgados e decididos. Os hiperbens que somos levados a perseguir so: uma viso do self definida pelas capacidades da razo desprendida e pela imaginao criativa; as compreenses modernas de liberdade, de dignidade e de direitos; os ideais de autorealizao e de expresso; e as exigncias de benevolncia e justia universais. Esses bens erigidos como dignos de serem perseguidos, alteram de forma radical e depreciativa nossa viso de valor dos demais bens. Recorrendo a Nietzsche, Taylor afirma que essa transvalorizao de valores no algo que acontece de uma vez por todas; muito pelo contrrio, os bens antigos condenados permanecem, resistem, alguns parecem inerradicveis do corao humano (Idem: 93). Assim, a luta e a tenso continuam. Segundo Taylor (Idem: 600), temos de buscar uma maneira em que nossas mais fortes aspiraes em relao a esses hiperbens no nos exijam um preo de automutilao. O que est em questo o reconhecimento da pluralidade de bens e, assim, da pluralidade de conflitos; que outras vises tendem a mascarar por meio da desqualificao de um dos bens em disputa. Taylor acredita que atravs da articulao de nossas avaliaes fortes podemos sair das posturas limitantes da supresso. A articulao nos permite reconhecer em sua plenitude os bens pelos quais ns vivemos e aos quais no podemos deixar de aderir. S assim, defende Taylor, podemos pensar em uma conciliao e romper com a idia de que somos, desde sempre, selves pontuais.

CONCLUSO: O ENTRELACE ENTRE HABITUS E MORAL O alvo de Taylor, como j colocado, a ontologia moral que est na base de nossas intuies e respostas dando-lhes sentido. Com isso, Taylor apreende a hierarquia valorativa, invisvel (por isso mesmo to eficaz) que comanda nosso sentido de orientao em direo quilo que julgamos importante, ou seja, ao que consideramos

como bem (fruto de nossas avaliaes fortes). Nossa identidade se define de acordo com o significado das coisas para ns. Segundo Taylor, s reconhecemos importncia em algo mediante uma linguagem de interpretao que aceitamos como articulao vlida.6 Assim, os bens s existem para ns por meio de alguma articulao. Fica claro na argumentao de Taylor que articular uma viso de bem no se trata de apresentar uma razo bsica e sim de articular o sentido moral de nossas aes. Isso vai muito alm de encontrar uma razo externa para nossas aes. Articular as avaliaes fortes, sobretudo as discriminaes qualitativas provenientes, definir o sentido moral das aes e sentimentos que nossas intuies nos recomendam ou nos apresentam como dignas de admirao. Em uma ressalva, Taylor diz que podemos aumentar nossa compreenso do que est implcito em nossas linguagens morais e valorativas, contudo, essas linguagens nunca podem ser explicitadas por inteiro porque so partes do objeto estudado, ou seja, do self, intrnsecas a ele ou dele constitutivas. Da o porqu da impossibilidade de articulao plena das nossas configuraes. Nesse sentido, para Taylor, estudar pessoas estudar seres que s existem em certa linguagem, ou que so por ela parcialmente constitudos (1997: 53). Acredito que atravs da filosofia disposicional de Bourdieu, bem como a metodologia que ela envolve, podemos aprofundar essa questo da articulao das configuraes e tambm pontuar melhor suas restries. Em primeiro lugar, Bourdieu diz que os agentes no fazem coisas sem sentido, tal como postula a filosofia clssica, porm isso no significa que eles sejam racionais. Os agentes podem conduzir-se de tal maneira que, em uma avaliao racional das probabilidades de sucesso, parea que eles tinham razo em fazer o que fizeram, sem que o clculo racional tenha sido o princpio de suas escolhas. Nesse sentido, a orientao para o bem no , na viso de Bourdieu, algo lcido para os agentes. Em segundo lugar, e dando seqncia a esse raciocnio, Bourdieu coloca que os jogos sociais tm alvos e que esses alvos suscitam interesses. Interesse para Bourdieu estar em, participar, admitir que o jogo merece ser jogado; reconhecer o jogo e reconhecer os alvos. Como visto anteriormente, cada campo produz sua forma especfica de illusio que, por sua vez, s reconhecida por aqueles que possuem o habitus predisposto para isso. Exatamente por ser fruto da cumplicidade ontolgica entre o habitus e as estruturas objetivas do campo, ela impede que os jogos
Vale notar que as noes de linguagem e de articulao so empregadas por Taylor num sentido mais amplo e abrangente do que as concepes comuns.
6

sociais sejam reconhecidos como jogos, ou seja, que seus alvos sejam claros para qualquer um. Para que possamos reconhecer sentido nas coisas ou, nas palavras de Taylor, para que um bem nos parea mais importante do que outro, preciso que haja cumplicidade entre habitus e campo. Nossas vises de bem so frutos da consonncia entre nosso habitus e as estruturas sociais nas quais estamos inseridos. Taylor diz que articular as avaliaes fortes definir o sentido moral das aes e sentimentos; acessar o fundamento explcito ou implcito de nossos juzos, intuies ou reaes que do sentido a nossas respostas morais. Na mesma linha de raciocnio, para Bourdieu, capturar a cumplicidade ontolgica entre o habitus e o campo, ou seja, a relao de mo dupla entre as estruturas incorporadas e as estruturas objetivas capturar o fundamento da prtica dos agentes; capturar a lgica mais profunda do mundo social. Acredito que as duas teorias convergem, cada um ao seu modo, para o mesmo ponto: a construo da pessoa. Unindo a filosofia disposicional, incluindo sua metodologia de submerso na particularidade da realidade emprica, datada e situada, ontologia moral de Taylor, podemos articular as avaliaes fortes sem dirimir nosso espectro de compreenso, como ressalvou Taylor. Desse modo, ampliamos a possibilidade de articulao do pensamento moral ao mesmo tempo em que fazemos justia esfera moral de nossas prticas (no tocada por Bourdieu), compreendendo de modo mais amplo a noo de pessoa ou de self. A utilizao conjunta dessas teorias possibilita investigao sociolgica ser to mais fecunda como mais respeitosa com relao s realidades histricas e das pessoas, pois passa a considerar que o sentido de valor e de significado est integrado quilo que as pessoas vivem, ou seja, so as emoes e preocupaes da existncia cotidiana que constituem a vida e lhe conferem riqueza e profundidade.

BIBLIOGRAFIA BOURDIEU, Pierre (2006). O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. ________ (2004). A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva. ________ (2004). The peasant and his body. In: Ethnography, Vol. 5, No. 4, 579-599. ________ (2002). La distincin: criterios y bases sociales del gusto. Mxico: Taurus.

________(2000). Esquisse dune thorie de la pratique. Prcd de trois tudes dethnologie kabyle. Paris: Seuil.

________ (1999). A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

________ (1997). A misria do mundo. Petrpolis: Vozes. ________ (1996/1). As regras da arte: gnese e estrutura do campo literrio. So Paulo: Companhia das letras.

________(1996). Razes Prticas. 8 ed. So Paulo: Papirus. ________ (1980). Le sens pratique. Paris: Minuit.

________ (1962). Clibat et condition paysanne. In: tudes Rurales, (5-6) 32-135.

DUARTE, Luiz Fernando Dias (2006). guisa de introduo: o que perguntamos famlia e religio? In DUARTE, L. F. D.; HEILBORN, M. L.; BARROS, M. M. L.; PEIXOTO, C. (orgs.). Famlia e Religio. Rio de Janeiro: Contracapa.

________ (2006). O Sacrrio Original. Pessoa, Famlia e Religiosidade. Religio & Sociedade, v. 26, p. 25. DURKHEIM, E. & MAUSS, M (1995). Algumas formas primitivas de classificao (1903). In MAUSS, M., Ensaios de sociologia. So Paulo: Perspectiva.

LAHIRE, Bernard (2006). A cultura dos indivduos. Porto Alegre: Artmed.

________ (2004). Retratos Sociolgicos: disposies e variaes individuais. Porto Alegre: Artmed.

SOUZA, Jess (2003). A construo social da subcidadania: para uma sociologia da modernidade perifrica. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ.

TAYLOR, Charles (1997). As fontes do self: a construo da identidade moderna. So Paulo: Loyola.

________ (1994). The politics of recognition. In: GUTMANN, Amy. Multiculturalism. Princeton: Princeton University Press.

WEBER, M (1999). Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Braslia: Editora UnB.

________ (1992). Metodologia das cincias sociais. Partes 1 e 2. So Paulo/Campinas: Cortez/Ed. da Unicamp.

También podría gustarte