Está en la página 1de 47

POWER

OF
THE POWER OF OPEN

The

http://creativecommons.org/contact

POWER
OF

The

AGRADECIMENTOS

A Creative Commons gostaria de reconhecer as diversas contribuies de funcionrios, consultores, patrocinadores e incentivadores responsveis pela produo do The Power of Open. Um agradecimento muito especial vai para as organizaes, artistas e criadores que no somente partilharam seu trabalho com as licenas da CC, mas tambm seu tempo e percepes que sero retratados neste livro. Visite o site http://thepowerofopen.org para baixar uma verso digital do The Power of Open ou para descobrir como solicitar cpias impressas.

CRDITOS

Texto e layout 2011 Creative Commons; os crditos pelas fotos aparecem ao lado das imagens no livro. A arte da capa de Naeema Zarif (http://naeemazarif.com), e foi criada especialmente para este projeto. Este livro utiliza duas fontes de domnio pblico disponveis atravs da League of Moveable Type: League Gothic and Goudy Bookletter 1911. Para obter mais informaes, consulte http://www.theleagueofmoveabletype.com. Os dois C em um crculo, as palavras e o logotipo Creative Commons, e os botes licena Creative Commons so marcas registradas da Creative Commons. Para obter mais informaes, consulte http://creative commons.org/policies. Salvo indicao contrria, o contedo do The Power of Open est licenciado sob a proteo da Licena de Atribuio 3.0 da Creative Commons. Para termos desta licena, por favor visite: http://creativecommons.org/licenses/ by/3.0/.

Salvo indicao contrria, o contedo do The Power of Open est licenciado sob a proteo da Licena de Atribuio 3.0 da Creative Commons. Para termos desta licena, por favor visite: http://creativecommons.org /licenses/by/3.0/.

INTRODUO

O mundo experimentou uma exploso de acessibilidade. Desde artistas individuais disponibilizando suas criaes para utilizao por outros at governos solicitando que trabalhos com fundos pblicos sejam disponibilizados para o pblico, tanto o esprito quanto a prtica de compartilhamento vm ganhando fora e produzindo resultados. A Creative Commons (CC) comeou a fornecer licenas para o compartilhamento aberto de contedo h apenas uma dcada. Atualmente mais de 500 milhes de trabalhos licenciados pela CC esto disponveis na Internet, desde msicas e fotos at resultados de estudos e cursos universitrios completos. A Creative Commons criou a infra-estrutura legal e tcnica que permite o compartilhamento efetivo de conhecimento, arte e dados por indivduos, organizaes e governos. E mais importante, milhes de criadores tiraram bom proveito desta infra-estrutura para compartilhar trabalhos que enriquecem o patrimnio comum de toda a humanidade.

Catherine CASSERLY / CEO (DIRETORA EXECUTIVA), CREATIVE COMMONS

The Power of Open rene as histrias destes criadores. Alguns so como a ProPublica, uma agncia de notcia investigativa vencedora do Prmio Pulitzer que utiliza a CC enquanto colabora com as maiores empresas do meio de comunicao do mundo. Outros como o produtor nmade de lmes, Vicent Moon, utilizam o licenciamento da CC como um elemento essencial de um estilo de vida de acessibilidade em busca da criatividade. A variedade de usos to grande quanto a criatividade dos indivduos e organizaes que escolhem abrir seu contedo, arte e ideias ao resto do mundo.
Conforme olhamos adiante, a rea de acessibilidade est se aproximando de um momento decisivo que poderia resultar no compartilhamento tornando-se norma padro para os diversos trabalhos disponibilizados anteriormente somente sob o sistema de todos os direitos reservados. Ainda mais empolgante o aumento na prosperidade global a partir do uso das ferramentas da Creative Commons, e a crescente relevncia da acessibilidade nos discursos de cultura, educao e poltica de inovao. Esperamos que o The Power of Open lhe inspire para analisar e adotar a prtica do licenciamento aberto, de forma que suas contribuies ao patrimnio intelectual global possam proporcionar maior benefcio para todas as pessoas.

Joi ITO / PRESIDENTE, CREATIVE COMMONS

Fotos: Joi by Mizuka / Catherine by Shanti DuPrez

CREATIVE COMMONS QUEM SOMOS


NOSSA MISSO

Nossa viso reconhecer todo o potencial da Internet e promover acesso universal educao, cultura e pesquisa para impulsionar uma nova era de crescimento, desenvolvimento e produtividade. A idia de acesso universal educao, pesquisa e cultura possvel atravs da Internet, mas os nossos sistemas jurdicos e sociais nem sempre permitem que a idia seja realizada. Os direitos autorais foram criados muito antes do advento da Internet e podem legalmente di cultar aes na rede que supomos no terem problema: copiar, colar, editar fonte e postar na web. O estabelecimento padro dos direitos autorais requer que todas essas aes tenham permisso explcita, concedida antecipadamente, independemente de ser um artista, professor, cientista, bibliotecrio, poltico ou apenas um usurio normal quem as pratique. Para alcanar a viso de acesso universal, era necessrio que algum oferecesse uma infra-estrutura gratuita, pblica e padronizada que criasse um equilbrio entre a realidade da Internet e a realidade das leis de direitos autorais. Esse algum a Creative Commons.

Nossa viso perceber todo o potencial da Internet e promover acesso universal educao, cultura e pesquisa para impulsionar uma nova era de crescimento, desenvolvimento e produtividade.

O QUE OFERECEMOS

A infra-estrutura que oferecemos consiste em um conjunto de licenas de direitos autorais e ferramentas que criam um equilbrio dentro do tradicional todos os direitos reservados previsto pela lei de direitos autorais. Nossas ferramentas oferecem a todos, desde criadores individuais a grandes empresas e instituies, uma maneira simples e padronizada de preservar seus direitos autorais ao mesmo tempo que permite certo uso de sua obra. Essa uma abordagem alguns direitos reservados, o que torna seu contedo criativo, educacional e cient co instantaneamente mais compatvel com o potencial da Internet. A combinao de nossas ferramentas e nossos usurios gera vastos e crescentes espaos digitais, um conjunto de contedos que podem ser copiados, distribudos, editados, remixados e incorporados, tudo dentro dos limites das leis de direitos autorais. Trabalhamos com especialistas em direitos autorais de todo o mundo para termos a certeza de que nossas licenas so juridicamente consistentes, aplicveis globalmente e adequadas s necessidades de nossos usurios. Se voc quer saber quais companhias e organizaes esto utilizando as licenas da Creative Commons para fazer uso de todo o potencial da Internet, visite nossa pgina Who Uses CC? (Quem usa CC?). Para os criadores que desejem abandonar completamente os direitos autorais e para maximizar a interoperabilidade dos dados (capacidade de comunicao do sistema), a Creative Commons tambm oferece ferramentas que permitem que seus trabalhos sejam disponibilizados to diretamente quanto possvel no domnio pblico.

Nossa viso perceber todo o potencial da Internet e promover acesso universal educao, cultura e pesquisa para impulsionar uma nova era de crescimento, desenvolvimento e produtividade.

PARA ONDE VAMOS SEU APOIO

Construmos infra-estrutura na Creative Commons. Nossos usurios criam os espaos sozinhos. Estamos trabalhando para aumentar a adoo de nossas ferramentas, para apoiar e ouvir as opinies de nossos usurios e servir como um servidor con vel de infra-estruturas para espaos interoperveis.

Para alcanar a viso de uma Internet repleta de contedo aberto, onde os usurios so participantes de uma cultura inovadora, alm de educao e cincia, dependemos do apoio dos nossos usurios e dos que acreditam no potencial da Internet. Estamos seguindo adiante e prosperando graas ao generoso apoio de pessoas como voc. Comente sobre a Creative Commons com seus amigos e familiares e faa doaes para manter a Creative Commons uma organizao forte, duradoura e estvel. A Creative Commons uma organizao bene cente sem ns lucrativos, isenta de impostos e reconhecida pela lei 501(c)(3) do Estado de Massachusetts.

LICENAS

Creative Commons

As licenas da Creative Commons oferecem a todos, desde criadores individuais a grandes empresas e instituies, uma maneira simples e padronizada de conceder permisses aos direitos autorais e obter o crdito por seu trabalho criativo, permitindo assim que outras pessoas copiem, distribuam e faam usos espec cos das obras. Os licenciadores tm uma ampla variedade de opes para escolher quais permisses conceder e quais usos permitir. As licenas da Creative Commons (CC) incorporam um modelo nico e inovador composto de trs camadas. A primeira o cdigo jurdico, que consiste nos instrumentos legais convencionais e aplicveis em todo o mundo. Esta camada complementada com uma explicao mais amigvel e acessvel em linguagem para a maioria dos criadores. A camada nal uma descrio legvel s mquinas que os sistemas de software, os mecanismos de pesquisa e outras tecnologias podem entender e usar para fazer pesquisa e usar as obras licenciadas CC de maneira mais conveniente. Tomadas em conjunto, as trs camadas da licena garantem que o espectro de direitos abrangidos por nossas ferramentas no so algo que apenas os entendidos em leis possam compreender. algo que os criadores das obras tambm podem compreender, assim como seus usurios e at mesmo a prpria web.

Atribuio CC BY

Esta licena permite que as pessoas distribuam, remixem, ajustem e aperfeioem o seu trabalho, at mesmo para ns comerciais, desde que dem crdito a voc pela criao original. Entre todas as licenas oferecidas, esta a mais exvel. Recomendada para a mxima divulgao e utilizao dos materiais licenciados.

Atribuio - Compartilhamento pela mesma licena CC BY-SA

Esta licena permite que outros remixem, ajustem e aperfeioem o seu trabalho, mesmo para ns comerciais, desde que lhe seja dado crdito e que licenciem as novas criaes sob condies idnticas. Esta licena muitas vezes comparada s licenas copyleft de software livre e de cdigo aberto. Todas as novas obras com base na sua tero a mesma licena, assim todas as derivaes permitiro o uso comercial. Esta a licena usada pela Wikipdia e recomendada para materiais que poderiam se bene ciar da incorporao de contedos da Wikipdia e de projetos licenciados de maneira semelhante.

Atribuio - Proibidas Obras Derivadas CC BY-ND

Esta licena permite a redistribuio, comercial e no comercial, contanto que seja passada adiante sem alteraes e na ntegra, dando crdito a voc.

Atribuio - Uso no Comercial CC BY-NC

Esta licena permite que outras pessoas remixem, ajustem e aperfeioem o seu trabalho de maneira no comercial. As novas obras no podem ter ns comerciais e devem tambm dar o reconhecimento a voc, mas as pessoas no tm que licenciar as obras derivadas nos mesmos termos.

Atribuio - Uso no Comercial Compartilhamento pela mesma licena CC BY-NC-SA

Esta licena permite que outros remixem, ajustem e aperfeioem seu trabalho sem ns comerciais, desde que seja dado crdito a voc e licenciem as novas criaes sob condies idnticas.

Atribuio - Uso no Comercial - Proibidas Obras Derivadas CC BY-NC-ND

Esta licena a mais restritiva das nossas seis principais licenas. Ela permite apenas que se faa download de suas obras e as compartilhe com os outros, desde que dem o crdito a voc, mas no possvel alter-las de qualquer maneira ou us-las para ns comerciais. A Creative Commons tambm oferece ferramentas que funcionam no espao todos os direitos concedidos do domnio pblico. Nossa ferramenta CC0 permite que os licenciadores dispensem todos os direitos e disponibilizem uma obra em domnio pblico e nosso recurso de marcao como domnio pblico permite que qualquer usurio da web marque uma obra como sendo de domnio pblico.

Dedicao de Domnio Pblico - CC0

O CC0 permite aos proprietrios de contedos protegidos por direitos autorais renunciarem seus interesses de direitos autorais sobre suas obras e, assim, disponibiliz-las da maneira mais completa possvel no domnio pblico para que outras pessoas possam livremente incorporar, melhorar e reutilizar as obras para qualquer m, sem a restrio dos direitos autorais. Em contraposio s licenas Creative Commons que possibilitam aos detentores a escolha entre uma variedade de permisses enquanto mantm os direitos autorais, o CC0 possibilita ainda mais uma opo: a escolha da renncia aos direitos autorais e direitos exclusivos, o que concede automaticamente permisses aos criadores.

Marcao como Domnio Pblico - PDM

A PDM uma ferramenta que permite que obras j em domnio pblico sejam marcadas e sinalizadas de uma maneira que comunica claramente o status de obra de domnio pblico e permite que esse status seja facilmente detectvel. A PDM no um instrumento jurdico como as licenas CC0 ou CC e s pode ser usada para rotular uma obra com informaes sobre seu status de domnio pblico, sem alterar o status atual de uma obra sob direitos autorais. Porm, assim como as licenas CC0 e CC, a PDM tem atestado dos meta-dados suportados e legvel s mquinas, permitindo que as obras sinalizadas como PDM sejam localizveis na Internet.

STORIES

Livre para Difundir Idias

NOVA IORQUE

Hoje tida como uma das bases do ecossistema online, a TED Talks teve seu incio com seminrios exclusivos para poucos selecionados. Cinco anos aps a publicao online de todos os TED Talks com as licenas da Creative Commons, mais de 200 milhes de expectadores puderam conhecer o pensamento inovador dos palestrantes da TED. Este crescimento fenomenal impulsionado inteiramente pela distribuio livre e aberta, disse June Cohen, produtora executiva da TED Media. O licenciamento da CC possibilitou o compartilhamento para muito alm do que podamos ter feito sozinhos. Quando decidimos abrir nossa biblioteca, tnhamos um nico objetivo: difundir ideias, disse Cohen. Cada deciso foi feita com base neste objetivo. A Creative Commons foi a forma mais e ciente para fortalecer o crescimento de nosso produto e nos libertar de discusses sobre o que poderia ou no poderia ser feito com os nossos vdeos. O compartilhamento online foi uma deciso muito controversa, disse Cohen. As pessoas temiam que isto pudesse prejudicar nosso negcio, desencorajar as pessoas de pagarem por nossa conferncia e sermos rejeitados pelos palestrantes. No primeiro ano aps o lanamento dos vdeos de conversas gratuitas, aumentamos o custo da conferncia em 50% e liquidamos em uma semana com uma lista de espera de 1 mil pessoas, disse Cohen. No s os palestrantes pedem para que as palestras sejam publicadas assim que possvel, mas tambm os participantes pagantes das conferncias cam ansiosos para compartilhar com a famlia, amigos e colegas de trabalho as palestras que acabaram de ouvir. A palestra do mdico e estatstico sueco Hans Rosling e suas apresentaes sobre pases em desenvolvimento no TED Talks, fornece um exemplo de como as licenas CC podem ajudar a popularizar um tpico. Hans me disse que a publicao de seu primeiro TED Talk online causou mais impacto em sua carreira do que tudo o que ele fez anteriormente, disse Cohen. Abriu-se um mundo totalmente novo para ele. Os efeitos no planejados foram incrivelmente positivos, disse Cohen. No s o crescimento, mas a maneira como nosso pblico global tornou-se uma equipe global, abraando nossa marca e encorajando mais inovao. Uma licena da Creative Commons transmite de maneira clara que voc leva a srio a difuso de idias.

Este crescimento fenomenal impulsionado inteiramente por distribuio livre e aberta, a licena da CC possibilitou o compartilhamento de maneira muito melhor do que podamos ter feito sozinhos.

TED TALKS

June Cohen

PARA MAIS INFORMAO http://www.ted.com/talks

Foto: Ben Lucier

Imaginando um Novo Modelo para Fotgrafos Profissionais


LONDRES
O trabalho do fotgrafo britnico Jonathan Worth est exposto em Londres na Galeria Nacional de Retratos (National Portrait Gallery). Ele ensina fotogra a na Universidade de Coventry no Reino Unido e j fotografou Colin Firth, Rachel Hunter, Jude Law e Heath Ledger. Ele tambm faz parte de um grupo emergente de fotgrafos que utilizam prticas sustentveis de trabalho para pro ssionais que trabalham com imagem na era digital. Worth, como quase todos os pro ssionais da rea, costumava gastar horas vasculhando a Internet para que evitar que suas imagens fossem apropriadas por outros. Ele estava irritado com a quantidade de tempo que gastava procurando por violaes de seus direitos autorais. Ento me deparei com o escritor de co cient ca Corry Doctorow que estava dando seu livro e fazendo dinheiro com isto, disse Worth. Eu o fotografei uma vez e perguntei a ele qual era o segredo. Ele props uma experincia. Worth aceitou. Eles puseram uma licena Atribuio (CC BY) da Creative Commons em uma imagem e compartilharam as cpias em alta resoluo grtis na internet enquanto vendiam verses impressas autografadas a vrios preos e nveis de exclusividade. O mais caro foi vendido primeiro, disse Worth. Ningum tinha ouvido falar de mim, mas estavam pagando um bom dinheiro por minhas verses impressas. Doctorow deu a Worth uma lio sobre sua nova maneira de ver o mundo digital e os hbitos digitais das pessoas. Agora entendo como aproveitar a fora que h nas pessoas usarem minhas imagens gratuitamente, disse Worth. como colocar uma mensagem em uma garrafa e as mars poderem lev-la a qualquer lugar por conta prpria; e voc pode tirar bom proveito disso. A Creative Commons permite que eu utilize a arquitetura existente muito facilmente e resolve a questo de como lidar com os hbitos de mdia social dos nascidos na era digital, disse Worth. O modo de informao o mesmo, mas o modo de distribuio mudou. No possumos todas as respostas, mas a CC me deixa escolher minha opo predileta e me ajuda a tirar proveito das coisas que vo contra mim.

Ns no temos todas as respostas, mas CC permite-me escolher o que quero e me ajuda a tirar proveito dos obstculos que encontro.

WORTH
PARA MAIS INFORMAO http://www.jonathanworth.com

Jonathan

Foto: Gaviota Correa Worth

Elogia com Entusiasmo a Abertura Legalizada

NOVA IORQUE

Estar do mesmo lado que meus fs me faz sentir tima, disse Nina Paley, uma produtora de cinema, cartunista e campe de licenciamento aberto da Cidade de Nova Iorque. Enquanto muitos artistas adotaram postura antagnica perante os fs, ela s consegue enxergar os benefcios que os artistas ganham ao compartilharem seu trabalho. E sim, um dos benefcios o dinheiro. A transio de Paley para o licenciamento aberto foi gradual. Quando era uma jovem cartunista, a noo de criar propriedade intelectual era lisonjeante e constantemente reforada. Todos me diziam como os direitos autorais proporcionavam proteo e status, disse ela. Imaginar um mundo sem estes direitos era quase impossvel. Em 2008, o lanamento do seu lme de animao Sita Sings the Blues, que ela mesma produziu, foi adiado pelo alto custo para licenciar diversas canes de 80 anos atrs da cantora pouco conhecida Annette Hanshaw. Quando meu lme ainda era ilegal e faltava dinheiro para cobrir custos legais e licenciatrios, eu brinquei que se o lme fosse grtis eu poderia vender camisetas, lembra-se Paley. A idia durou e ela pesquisou como as pessoas sobrevivem distribuindo softwares gratuitos. Percebi que, na verdade, o dinheiro vem atraves dos produtos promocionais e do suporte voluntrio, disse Paley. Sita Sings the Blues foi nalmente lanado e aclamado por crticos como Roger Ebert e outros. Est disponvel mediante a licena Atribuio - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) da Creative Commons para qualquer pessoa baixar gratuitamente; tambm est disponvel para compra em DVD e teatralmente atravs de outros distribuidores. Foi visto milhes de vezes no mundo inteiro atravs do archive.org, youtube e inmeros sites da atualidade. Paley discorda da maneira como o dinheiro utilizado para valorizar a arte. Quando um artista ca falido, voc comea a pensar que tem a ver com o valor de seu trabalho, o que no verdade, disse ela. Tambm j vi artistas que se recusaram a criar se no fossem pagos. Para Paley, o oposto verdadeiro. Recebo mais dinheiro agora, depois que comecei a usar a licena Atribuio Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) da Creative Commons. Tenho maior visibilidade. No gasto nada com promoo. Meus fs esto fazendo isto por mim e comprando e mercadoria. Compartilhar me torna conhecida.

Recebo mais dinheiro agora, depois que comecei a usar a BY-SA da Creative Commons. Tenho maior visibilidade. No gasto nada com promoo. Meus fs esto fazendo isto por mim e comprando a mercadoria. Compartilhar me torna conhecida.

PALEY

Nina

PARA MAIS INFORMAO http://www.ninapaley.com

Foto: Ian Akin

Cria Notcias Compartilhando Histria

NOVA IORQUE

PROPUBLICA
No estamos construindo uma biblioteca de direitos autorais. Nossa cultura de compartilhamento e acessibilidade, e a CC grande parte disto.

Richard Tofel e Scott Klein

ProPublica, uma organizao de notcia investigativa ganhadora do prmio Pulitzer, foi lanada em 2007 com a misso clara de focar em histrias de impacto. De acordo com o gerente geral Richard Tofel, Sabamos que quanto mais pessoas vissem nossas histrias, melhor seria e melhor cumpriramos nossa misso. O que no estava to claro era como autorizar de maneira fcil a reproduo de seus trabalhos. Dois de nossos primeiros contratados estavam familiarizados com a Creative Commons e sugeriram que seria o melhor caminho para realizar nosso objetivo de compartilhamento, disse Tofel. Funcionou muito bem e nos poupou uma enorme quantidade de tempo. Scott Klein, editor de aplicativos de notcias para a ProPublica, era um destes promotores da CC. Nosso site nossa plataforma, disse Klein. No nos importamos em compartilhar nossas histrias, se isso ajudar a causar impacto. O licenciamento da Creative Commons possibilita que outros republiquem as histrias da ProPublica sem negociaes. Caso contrrio, eles teriam que ligar e perguntar sobre a histria para que explicssemos sobre o uso, disse Klein. Isto seria muito trabalhoso. Como uma das maiores salas de redao de notcia investigativa dos Estados Unidos, a ProPublica conseguiu de maneira consistente in uenciar os assuntos que investiga. Ao colaborar com agncias de notcias nacionais de grande porte, a ProPublica exps falhas graves na licena de enfermeiras na Califrnia e chamou ateno para tiroteios envolvendo policiais em Nova Orleans aps o Katrina. Uma histria com a Time Magazine sobre triagem de pacientes em hospitais de Nova Orleans nos dias seguintes ao Katrina foi premiada com o Pulitzer de melhor reportagem investigativa. Mais recentemente, Jesse Eisinger e Jake Bernstein da ProPublica ganharam o Prmio Pulitzer 2011 para melhor reportagem sobre assuntos nacionais por sua cobertura da indstria nanceira. No vemos a informao como um objeto valioso, o impacto que importa, disse Klein. No estamos construindo uma biblioteca de direitos autorais. Possumos uma cultura de compartilhamento e a CC uma grande parte disto. Tofel concorda. A Creative Commons nos ajuda a divulgar as reportagens, o que aumenta nosso pblico leitor e intensi ca o impacto das reportanges individuais, disse ele. Mas isto tambm ajuda a tornar-nos pblicos, o que bene cia tanto as reportagens individuais quanto o futuro da ProPublica.

PARA MAIS INFORMAO http://www.propublica.org

Fotos: Lars Klove / ProPublica

Um Monte de Boas Surpresas

NOVA GALES DO SUL, AUSTRLIA

YUNYU
Gostaria de ver um dilogo com a indstria sobre como podemos fazer a misso da Creative Commons seguir adiante.
PARA MAIS INFORMAO http://www.yunyu.com.au

Para a musicista e compositora australiana Yunyu, a fuso de mdias ocorre naturalmente. Compartilhar trabalhos com outros artistas e fs no algo que ela teme, mas sim uma extenso produtiva de seu processo criativo. Yunyu atribui ao licenciamento aberto de sua msica uma colaborao de sucesso com a autora de co cient ca Marianne de Pierres Yunyu escreveu e gravou uma cano para acompanhar um de seus romances para jovens. A publicidade em torno do lanamento da minha msica gratuitamente com a licena da Creative Commons nos uniu no esprito da arte, disse ela. A deciso original de utilizar licenas da CC era parte de uma descoberta musical. Queria principalmente ver o que era possvel ser feito com minha msica, por que caminhos algum poderia lev-la, disse Yunyu. Me perguntei o que as pessoas fariam se eu disponibilizasse as obras gratuitamente. Eu no tinha idia do que esperar, mas o que consegui foi um monte de boas surpresas, disse ela. Os fs comearam a fazer seus prprios vdeos com as canes dela e public-los no YouTube. Uma jovem de Detroit utilizou vrias letras de msicas para criar uma imagem que acabou em um site popular de co cient ca. Uma banda francesa totalmente composta por mulheres gravou uma de suas msicas, e designers de vdeo-games mostraram interesse no licenciamento de sua msica. Da perspectiva de um compositor, difcil discutir o licenciamento aberto com a indstria da msica que ainda teme as repercusses das licenas da Creative Commons. Gostaria de ver um dilogo com a indstria sobre isto para ver como podemos fazer a misso da Creative Commons seguir adiante, disse ela. Tentar controlar como seu trabalho vai ser interpretado e apreciado num nvel no comercial bem parecido como tentar matar a Hidra de Lerna - criatura de muitas cabeas da histria de Hrcules. Voc vai fracassar horrivelmente. Ela adiciona: Artistas necessitam de algumas protees bsicas e precisam ser compensados pelo uso comercial de suas msicas, mas realmente no consigo imaginar a necessidade de qualquer proteo alm desta. No consigo imaginar perseguir fs que curtem seu trabalho a ponto de compartilh-lo e remix-lo e atac-los por isto. Isto no parece fazer sentido.

Foto: Simon Chiu (Photoshop by Yunyu)

Mixagem no Mundo Todo

BERLIM + LONDRES

Nascido em Leningrado e criado em Londres, DJ Vadim tornou-se um cone da msica eletrnica e hip-hop no mundo todo. Ele trabalhou como produtor e atuou com artistas lendrios, incluindo Stevie Wonder, The Roots, Prince e Public Enemy. Ele tambm lanou muitos lbuns prprios sob diversos pseudnimos. Quando procura por inspirao e novos talentos, Vadim utiliza o ccMixter, um site de remixagem comunitria, que permite que outros produtores baixem suas trilhas licenciadas pela Creative Commons e as recriem de acordo com seu prprio gosto. Trs mil pessoas baixaram trilhas a partir de concursos do ccMixter organizados por Vadim e criaram mais de 500 remixagens. De acordo com Ben Dawson, que trabalha para a sua gravadora, Organically Grown Sounds (OGS), As pessoas estavam baixando suas remixagens e as compartilhando com seus amigos, o que deu muito destaque msica. Esta uma excelente maneira de deixar as pessoas se envolverem com a msica e pr alguma emoo, corao e alma nela ao invs de apenas ouvi-la no rdio. Vadim viaja ao redor do mundo constantemente, colaborando e conversando com vocalistas, msicos e outros DJs e dando feedback para eles, disse Dawson. Agora a Internet proporciona modos de fazermos isto das mais diversas maneiras, a partir do uso do ccMixter e de outras excelentes plataformas de msica. De acordo com Vadim, colaborao deste tipo fundamental. A OGS tem tudo a ver com colaborao, composio de canes com pessoas que encontramos em nossas jornadas ao redor do mundo. A msica uma conversa entre criadores e ouvintes, na qual cada um traz sua prpria experincia Pangeia cultural.

A msica uma conversa entre criadores e ouvintes, na qual cada um traz sua prpria experincia Pangeia cultural.

DJ VADIM
PARA MAIS INFORMAO http://www.djvadim.com

Foto: Paz Dean

Difundindo Notcias

GLOBAL

GLOBAL VOICES
A Creative Commons nos d a liberdade de efetuar tradues diariamente em mais de uma dzia de idiomas.
PARA MAIS INFORMAO http://globalvoicesonline.org

Solana Larsen

Os meios de comunicao de massa geralmente apresentam de cincias no fornecimento de informaes aprofundadas sobre eventos mundiais - blogueiros locais e jornalistas cidados geralmente esto mais envolvidos com as comunidades sobre as quais escrevem. A Global Voices, uma ONG iniciada pela jornalista Rebecca MacKinnon, oferece uma plataforma para 350 editores, autores voluntrios e tradutores ao redor do mundo reunirem notcias de suas comunidades em um nico lugar. Estes jornalistas fornecem cobertura detalhada e oportuna de tudo, desde o terremoto no Haiti at protestos no Ir. Todo o contedo licenciado pela licena de Atribuio (CC BY) da Creative Commons, de modo que as informaes podem ser traduzidas e disseminadas gratuitamente para aqueles que procuram mais do que os noticirios noturnos oferecem. Quando os protestos contra a falta de emprego causaram tumultos na Tunsia dezembro passado, os colaboradores da Global Voices forneceram diversas publicaes detalhando os suicdios decorrentes, depoimentos de testemunhas oculares de cidados comuns traduzidas do rabe e tweets que revelaram notcias direto do local muito antes do que qualquer um na grande mdia. Graas licena da CC, a Global Voices teve suas histrias republicadas no The New York Times, Reuters, AlterNet, e Oprah Winfrey Network. A Global Voices uma ONG virtual sem escritrio, mas seu impacto sentido de maneira bem real em inmeros lugares. A Creative Commons nos d a liberdade de efetuar tradues diariamente em mais de uma dzia de idiomas, disse Solana Larsen, editora geral da Global Voices. Sempre que somos encarregados de escrever publicaes para organizaes sem ns lucrativos ou mesmo para a grande mdia, utilizamos nossa clusula da CC e isto nos permite republicar, traduzir e abrir discusses para o mundo.

Foto: Solana Larsen

Pequena Editora Faz Grande Diferena

BANGALORE + NEW DLHI, NDIA

PRATHAM BOOKS
Numa organizao pequena, como a nossa, o tempo realmente um bem valioso e, em nosso caso, as licenas da Creative Commons nos ajudaram a economizar tempo, dinheiro e esforo.
PARA MAIS INFORMAO http://prathambooks.org

A Pratham Books, uma pequena editora sem ns lucrativos na ndia, possui a misso simples, porm ambiciosa de colocar um livro na mo de cada criana. Consciente de que esta era uma meta gigantesca e audaciosa que no conseguiria realizar sozinha em virtude de suas limitaes de tamanho, Pratham comeou a compartilhar seus livros e ilustraes com licenas da Creative Commons no Flickr e Scribd em 2008. Gautam Jogh, Gerente de Novos Projetos da Pratham Books, disse que Como uma editora pequena, no possumos capacidade para customizar as licenas toda vez que uma parte interessada quiser utilizar nosso contedo de determinada maneira. O que as licenas da Creative Commons nos permitem fazer relacionarmo-nos com diversos parceiros sem as despesas com advogados que as negociaes jurdicas envolvem e o tempo e dinheiro que levaria para estas negociaes transcorrerem. Ao contrrio, a Pratham Books simplesmente envia aos usurios links para download do livro e da pgina de licena, o que John diz levar menos de um minuto para ser feito. Utilizar a CC resultou em vrias reutilizaes e aumentou o comprometimento com a comunidade. Nossas comunidades criaram diversas obras derivadas que vo desde aplicativos para iPad e iPhone at a incluso de nossos trabalhos em laptops do projeto OLPC (One Laptop per Child) e a criao de livros inteiramente novos a partir das ilustraes existentes, disse John. Organizaes e indivduos converteram nossos livros em udio-livros, Braille e DAISY, o que estendeu o acesso ao nosso contedo `a pessoas com de cincias visuais - algo que no seria possvel sem as licenas da Creative Commons. Em nossa opinio, todos as obras derivadas foram consequncia do nosso modelo de licenciamento com a Creative Commons. Sem a licena Creative Commons, no teramos nos relacionado com as comunidades devido aos custos internos necessrios para sustentar estes mltiplos esforos. Isto tambm signi ca o aumento da visibilidade da Pratham Books, tornando mais fcil para a pequena editora alcanar sua misso. medida que mais comunidades reutilizam o contedo da Pratham, importa menos se a organizao est diretamente envolvida ou no. Licenciando seu trabalho no Flickr e outras plataformas pela CC, a Pratham Books garante o acesso a seus livros no importando o que acontea organizao: Nossos livros so agora hospedados em diversos repositrios, assim eles no dependem da nossa existncia, diz John. Isso permite que comunidades trabalhem em nosso contedo e em nossos livros sem a necessidade de esperar pela nossa autorizao. A Pratham Books pode investir os recursos economizados no aumento de seu arquivo de obras licenciadas pela CC, e em seu plano para construir uma nova plataforma para reutilizao e remixagem. Numa organizao pequena, como a nossa, o tempo realmente um bem valioso e, em nosso caso, as licenas da Creative Commons nos ajudaram a economizar tempo, dinheiro e esforo, o que nos trouxe diversos outros benefcios.

Foto: Pratham Books

Upload de Educao

MILTON KEYNES, REINO UNIDO

OPEN UNIVERSITY
Tnhamos originalmente separado aproximadamente R$ 260 mil reais para honorrios legais para criar uma licena vivel ao Open Learn, mas nada disto foi gasto j que adotamos a CC.
PARA MAIS INFORMAO http://www.open.ac.uk

Patrick McAndrew

A Open University admite alunos de todas as reas de conhecimento independentemente de suas conquistas acadmicas ou circunstncias sociais. Foi a primeira universidade de aprendizagem distncia bem-sucedida do mundo, e uma das maiores, com mais de duzentos e cinquenta milhes de alunos em 40 pases. Em 2005, a Open University incrementou sua acessibilidade com um novo site, o OpenLearn, dando ao pblico permisses de acesso e reutilizao para seus materiais didticos includos nas licenas da Creative Commons. Ao optar pela utilizao das licenas da CC durante o desenvolvimento de seu prprio conjunto de permisses, a universidade economizou um grande montante em honorrios advocatcios. Tnhamos originalmente separado R$ 260 mil reais para honorrios legais para escrever uma licena vivel para a Open Learn, mas nada disto foi gasto j que adotamos a CC, disse Patrick McAndrew, sub-diretor da Learning & Teaching. As licenas da CC tambm ajudaram a universidade a economizar no desenvolvimento de materiais didticos de treinamento e lidar com fornecedores externos. Utilizar uma licena reconhecida facilitou o envolvimento de outras pessoas. Essencialmente, pudemos indicar s pessoas o uso das licenas independentes da CC, ao invs de pedir que elas adotassem uma licena desenvolvida internamente. Desde seu lanamento, o OpenLearn recebeu mais de dois milhes de visitantes e os materiais didticos da Open University foram baixados mais de 20 milhes de vezes no iTunes U, fazendo dela a universidade mais baixada no servio da Apple. A CC possibilitou a reutilizao de materiais acadmicos em plataformas diversas e localizao de contedo, como tradues. O poder de recursos educacionais abertos situa-se em sua visibilidade, disse MckAndrew. Isto lhe d grande exibilidade, de modo que materiais que poderamos lanar no ambiente OpenLearn baseado em Moodle (sistema de gesto de aprendizagem) possam ser utilizados no WordPress ou Slideshare ou YouTube ou qualquer outro. Os materiais do OpenLearn podem ser exportados e transferidos de muitas maneiras em termos de tecnologia e formato. Contudo, esta capacidade de transferncia tambm necessita de uma licena que possa ser interpretada e carregada com o material. A CC nos fornece isto.

Foto: Chris Pegler

Tornando a Cultura Pop Acessvel

LOS ANGELES

Lanado em 2006, o vdeo show Epic Fu, popular na Internet, comeou a fornecer aos espectadores episdios semanais cheios de msicas legais, arte e notcias culturais. Desde o incio, a Creative Commons fazia grande parte do plano do Epic Fu. Os produtores Zadi Diaz e Steve Woolf utilizam contedo de msica e vdeo licenciados pela CC no site com regularidade e todos os episdios so lanados de acordo com a licena Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NC-SA) da Creative Commons. Meu episdio pessoal favorito era chamado Your Copyright Can Kiss My Ass, disse Woolf. Era sobre como os meios tradicionais de comunicao tm sido lentos para adaptar-se ao jeito moderno de produzir mdia. Tnhamos um ponto de vista rme a respeito de uma maior e melhor extenso dos direitos autorais. Os fs tiraram bom proveito do show licenciado pela CC, realizando o upload e compartilhando episdios com amigos, bem como fazendo remixagens que Diaz e Woolf utilizaram para promover o programa. Tnhamos mash-ups que nos propiciaram contedo por muitos meses, ao invs de termos que criar vdeos promocionais sozinhos, disse Woolf. Foi uma maneira incrvel de envolver o pblico para nos apoiar.

Tnhamos mashups que nos forneceram contedo por muitos meses [...] Foi uma maneira incrvel de envolver o pblico para nos apoiar.

EPIC FU
PARA MAIS INFORMAO http://epicfu.com

Zadi Diaz e Steve Woolf

Fotos: Epic Fu

BLOOMSBURY
Disponibilizando Contedo
LONDRES
As revistas acadmicas so minas de ouro de informaes, contudo, so difceis de acessar e muito caras. A editora Bloomsbury localizada em Londres espera mudar isto distribuindo verses online de suas publicaes de pesquisa para uso livre no comercial de acordo com as licenas da Creative Commons. O site da companhia permite que os usurios busquem contedo por disciplina, tema, local ou data, com recursos adicionais como rankings de relevncia e ferramentas de compartilhamento de dados nas redes sociais. A Bloomsbury Academic atualmente possui dez ttulos sujeitos s licenas da CC em uma variedade de disciplinas, incluindo uma srie chamada Science, Ethics and Innovation (Cincia, tica e Inovao) organizada pelo ganhador do prmio nobel Sir John Sulton. As verses gratuitas esto disponveis por meio do site de publicao social Scribd. A companhia continua a vender cpias impressas e outros contedos eletrnicos. No incio precisvamos chegar massa crtica de maneira rpida para justi car, diz Frances Pinter, editor da Bloomsbury. Editores esto preocupados com que a disponibilizao gratuita de contedo possa canibalizar as vendas de material impresso, mas acreditamos que, para certos tipos de livros, os gratuitos promovem os impressos.

Frances Pinter

ACADEMIC
Editores esto preocupados com que a disponibilizao gratuita de contedo possa canibalizar as vendas de material impresso, mas acreditamos que, para certos tipos de livros, os gratuitos promovem os impressos.

PARA MAIS INFORMAO http://www.bloomsburyacademic.com

Foto: David Owen

Msicas sem Fronteiras

NOVA IORQUE

INDABA MUSIC
Havia muita controvrsia no incio, mas ns provamos aos msicos e s gravadoras que h benefcios no licenciamento por CC.
PARA MAIS INFORMAO http://www.indabamusic.com

Dan Zaccagnino

As pessoas tm enviado trilhas musicais de um lado para outro h muito tempo, diz Dan Zaccagnino, compositor e guitarrista. Queramos tornar isto possvel num cenrio organizado. Ento em fevereiro de 2007, ele e quatro outros msicos lanaram um site de rede de comunicao universal e uma plataforma de colaborao chamada Indaba Music. Os membros podem fazer upload de suas prprias trilhas de acordo com as licenas Creative Commons ou utilizar trechos de outros membros para criar remixagens ou colaborar em projetos ao mesmo tempo. A seo Opportunities (oportunidades) lista solicitaes para artistas contriburem com seus trabalhos em progresso de forma gratuita ou paga. O Indaba tambm hospeda concursos que possibilitam que as pessoas utilizem trilhas de artistas famosos como Peter Gabriel, Weezer, Snoop Dogg, e Yo-Yo Ma em suas criaes. As remixagens que resultarem destes projetos so disponibilizadas ao pblico de acordo com a licena Atribuio - Uso no Comercial - Proibidas Obras Derivadas CC BY-NC-ND da Creative Commons, permitindo que as colaboraes entre iniciantes e artistas estabelecidos sejam disseminadas. Os 540 mil usurios de 200 pases provaram que, quando as ferramentas certas esto disponveis, a liberdade pode ajudar a aumentar a criatividade. No m de 2010, a banda de rock alternativo Marcy Playground licenciou todos os componentes de cada trilha de seu mais recente lbum, Leaving Wonderland... In a Fit of Rage, de acordo com a licena da Creative Commons, uma manobra que rendeu contedo su ciente para criar um segundo lbum chamado Indaba Remixes from Wonderland com trilhas remixadas pelos usurios do Indaba. Todos os colaboradores esto recebendo royalties sobre o lbum, o que uma coisa bastante revolucionria para uma grande gravadora. Houve muita resistncia no comeo, admite Zaccagnino, mas provamos aos msicos e s gravadoras que h muitos benefcios em licenciar-se com a CC.

Foto: Jesse Chan-Norris

Halfway Pleased, Totalmente Aberto

LOS ANGELES

No auge dos anos 80, a banda de rock Tears for Fears passou rapidamente de favoritos de rdio universitria para um sucesso de grande mdia. Eles venderam 22 milhes de lbuns e suas msicas Shout e Everybody Wants to Rule the World tornaram-se hinos populares do rock. Atualmente, o vocalista e baixista Curt Smith no est muito preocupado em vender seu trabalho. Em 2007, Smith lanou seu lbum solo semi-autobiogr co, Halfway Pleased, com a licena Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NC-SA) da Creative Commons. Com todas as protees do direito autoral, fomos inundados com solicitaes de pessoas que necessitavam de permisso para usar as canes do Tears For Fears, disse ele. Agora, contanto que no estejam ganhando dinheiro com meu material e que atribuam o crdito a mim, podem fazer o que quiserem com ela sem perguntar. Como resultado, Smith no gasta tempo respondendo solicitaes de licenciamento e pode concentrarse no que faz melhor: msica. Smith est trabalhando atualmente em uma coleo de msicas uma cano por vez para downloads gratuitos em MP3. realmente um lbum do momento: chamado Social Media Project (projeto de mdia social), cada trilha uma colaborao com algum que Smith encontrou atravs do Facebook ou Twitter. A CC uma opo inteligente para qualquer artista. Por que algum iria querer sair por a processando seus fs? Estou bastante contente pelas pessoas fazerem o que querem com minha msica. Eu quero ser escutado.

A CC uma opo inteligente para qualquer artista. Por que algum iria querer sair por a processando seus fs?

SMITH
PARA MAIS INFORMAO http://curtsmithofficial.com

Curt

Foto: Justine Ungaro

Abrindo as Portas Para o Novo Design

FIAT MIO
SO PAULO
Estamos valorizando ao mximo a interao e revolucionando a forma de pensar nos futuros projetos.
PARA MAIS INFORMAO http://www.fiatmio.cc Foto: Kiko Ferrite

Joo Batista Ciaco

Ao invs de deixar os designers decidirem como seria seu prximo conceito de carro, a fabricante de automveis Fiat fez uma chamada pblica de ideias. Em pouco mais de um ano, mais de dois milhes de pessoas de 160 pases visitaram o site de design Mio e contriburam com dez mil ideias exclusivas para caractersticas importantes como propulso, segurana, design, materiais e entretenimento. Todas as ideias foram publicadas e disponibilizadas ao resto do mundo sob uma licena da Creative Commons. Estamos levando a integrao ao grau mximo e revolucionando nossa maneira de pensar sobre futuros projetos de modo que possamos entender as necessidades do cliente e mudar o modo conservador de pensar da indstria automobilstica, disse Joo Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento na FIAT. O resultado dessa visibilidade e colaborao um carro conceito exclusivo. O Mio um veculo do tamanho do carro Smart com rodas que giram 90 graus, pra-brisas que se ajustam a vrias condies climticas e capacidades de recuperao de energia solar, elica e cintica. Devido ao fato de o design do prottipo tambm ser licenciado pela Creative Commons, qualquer pessoa, desde grandes artistas at designers de companhias automobilsticas competidoras, podem incorporar estas ideias em seu prprio trabalho no futuro. Como a maioria dos carros conceito, o Mio pode nunca chegar a ser produzido, mas as inovaes e tendncias que ele sugere provavelmente sero incorporadas em futuros designs da Fiat. Por causa do licenciamento da CC, estas excelentes ideias tambm esto agora disponveis para serem divulgadas em toda a indstria automobilstica.

Vivendo o Estilo CC

PARIS, FRANA

O premiado produtor de lmes Vincent Moon tem algo de nmade. Ele no possui casa e quase nenhuma posse: apenas algumas roupas, livros, alguns discos rgidos, equipamento de gravao e um laptop velho. Ele tambm possui um talento incomparvel para produzir lmes musicais como que sados de um sonho. Todos os trabalhos originais de Moon so lanados com a licena Atribuio - Uso no Comercial Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NC-SA) da Creative Commons, o que signi ca que qualquer pessoa pode compartilhar ou remixar seu trabalho desde que lhe atribua os devidos crditos e que o uso no seja comercial. Eu meio que vivo minha vida sob uma licena da Creative Commons, disse ele, enfatizando que um participante ativo da economia de compartilhamento que a CC ajuda a facilitar. Fao lmes em troca de um lugar para car e algo para comer. Meus lmes so um pretexto para encontrar pessoas, viajar e aprender; a cmera minha ferramenta social. Desde que comeou este estilo de vida dois anos atrs, a vida do produtor de 31 anos de idade tomou a trajetria oposta do romance fracassado que o colocou na estrada. Seu lme de 2009 La Faute Des Fleurs ganhou o Prmio Sound & Vision no Festival de Documentrio Internacional de Copenhagen, e sua srie Take Away Show que documenta msicos de todo o mundo de maneira aberta e sincera um grande sucesso no YouTube. Moon est atualmente trabalhando num novo projeto, Petites Planetes, uma compilao de gravaes audiovisuais do mundo inteiro. Estou em uma misso ao redor do mundo para tentar rede nir a posio de 'produtor' em nossa gerao. A licena da CC uma parte muito importante disto.

Eu meio que levo minha vida sob uma licena Creative Commons.

MOON
PARA MAIS INFORMAO http://www.vincentmoon.com

Vincent

Foto: Brantley Gutierrez

Contribuindo com Idias para o Mundo


Quando o jornalista Dan Gillmor escreveu We the Media: Grassroots Journalism by the People, for the People em 2004, ele decidiu publicar o livro em sua totalidade sob a proteo da licena Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NC-SA) da Creative Commons. Gillmor no achou que manter todos os direitos exclusivos que detm seria a melhor opo para ele. Pensei que o risco maior era no contribuir com ideias para o mundo, disse ele. Gillmor tambm um blogueiro produtivo que conseguiu um acordo com o site de comentrios de notcias Salon.com que lhe permite republicar com a licena CC em seu prprio site as matrias que escreve para aquele website, uma semana aps a publicao. Quanto mais as pessoas entenderem o que a CC faz, mais as pessoas vo reconhecer que, ao contrrio do que alguns dizem, um grande defensor dos direitos autorais, pois honra os fundadores com este tipo de sistema. Em dezembro de 2010, Gillmor publicou seu segundo livro, Mediactive. A verso encadernada est disponvel por R$ 22 reais na Amazon, mas por ser licenciada pela licena Atraibuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NC-SA) da CC, qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o contedo completo de seu site. 1.500 pessoas baixaram o livro em sua totalidade nos trs primeiros dias em que foi lanado.

SO JOS, CA

GILLMOR
Pensei que o risco maior era no contribuir com idias para o mundo.
PARA MAIS INFORMAO http://dangillmor.com

Dan

Gillmor diz que se a CC no existisse, provavelmente tambm no existiria We the Media. Dado o fato de que os jornais e revistas americanos ignoraram o livro em um primeiro momento, quase certo dizer que tudo teria afundado sem deixar rastro se eu no tivesse agido desta forma. E ao contrrio do que as pessoas possam esperar, distribuir o livro gratuitamente trouxe sucesso nanceiro para Gillmor. Ainda recebo cheques de royalties a cada trs meses. Para um livro que tem seis anos, no nada mal.

Foto: Joi Ito

Primeiro a Distribuio, Depois o Lucro

MADRID

RIOT CINEMA
[Se] no possuir dinheiro para exibir o lme, voc poder utilizar a verso de baixa qualidade para ns comerciais.
PARA MAIS INFORMAO http://www.riotcinema.com

Nicols Alcal

Quando a companhia independente de lme espanhola Riot Cinema Collective comeou a trabalhar em um lme de co cient ca chamado Cosmonaut, ela queria priorizar larga escala de distribuio ao invs de lucro. O grupo ento lanou todos os componentes do trailer do lme sob a proteo da licena Atribuio - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) da Creative Commons. Como resultado, a Riot Cinema viu o potencial do lanamento do contedo sob a proteo da CC. Um f enviou uma arte original que se tornou o pster o cial do lme. Outro f fez uma remixagem de um trecho do roteiro que depois se tornou parte do roteiro nal. Um concurso de remixagem do trailer teve mais de 90 entradas vindas do mundo todo, e a Riot Cinema Collective utiliza estas criaes de fs para apresentar Cosmonaut em conferncias. Uma colaborao semelhante com o site de fotos Lomography rendeu mais de 400 fotos. Quando concludo, cada aspecto do lme tambm ser lanado sob a proteo de duas diferentes licenas da CC: a Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA-NC) para a verso de alta resoluo e a Atribuio - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) para a verso em baixa resoluo. Assumimos que se voc for um cinema, uma plataforma on-demand, um jornal ou TV, voc precisar da verso de alta qualidade e obter um acordo conosco, disse o criador Nicols Alcal. Mas se voc for um pequeno cineclube amador ou um cinema de um pas de terceiro mundo e no possuir dinheiro para exibir o lme, voc poder utilizar a verso de baixa qualidade para ns comerciais. Alcal tem visto os benefcios de licenciar o lme com a CC de outras formas tambm. O proprietrio de uma companhia musical de Berlin nos disse que ia pedir que algumas de suas bandas zessem uma cano inspirada no The Cosmonaut, licenciaria as obras sob uma licena CC e editaria uma gravao bem bacana num drive de USB com o merchandising do lme. Ele est pagando por isto, mas est compartilhando os lucros conosco.

Foto: Riot Cinema Collective

ISABELLA STEWART GARDNER


Msica Clssica para as Massas
BOSTON

Scott Nickrenz

MUSEUM

O Museu Isabella Stewart Gardner em Boston tem mais de um sculo de existncia e possui mais de 2.500 trabalhos de arte, mas tambm responsvel por um dos movimentos mais progressistas na distribuio de msica clssica. Alm de sua vasta coleo de arte, o museu hospeda centenas de horas de performances ao vivo armazenadas em CDs. Durante muitos anos, esta msica no era escutada. Ento em setembro de 2006, o curador de msica do museu, Scott Nickrenz, lanou o The Concert, um podcast de msica clssica. Assim que ouvi falar da licena da Creative Commons, soube que era algo que tnhamos que fazer, disse Nickrenz. Tornar gratuitas e compartilhveis estas gravaes de alta qualidade era desde o princpio muito importante para ns. The Concert transmitido durante 45 minutos a cada duas semanas, e seu sucesso foi impulsionado, em grande parte, por sua livre disponibilizao. Nas primeiras seis semanas da existncia do podcast e da biblioteca musical, tivemos mais de 40 mil downloads a partir de 83 pases, o que nunca foi visto em um podcast de msica clssica; e temos atualmente uma mdia aproximada de 50 mil downloads por ms, disse Nickrenz. A partir de dezembro de 2010, The Concert foi baixado mais de 1,8 milhes de vezes por ouvintes em 190 pases, do Azerbaijo Crocia. Talvez o caso mais memorvel tenha sido quando fomos contatados por freiras das Filipinas que administram uma estao de rdio sem ns lucrativos. Graas CC, elas podem compartilhar excelente msica clssica do Gardner com seus ouvintes.

Assim que conheci a licena Creative Commons, soube que era algo que precisvamos utilizar. Tornar gratuitas e compartilhveis estas gravaes de alta qualidade era desde o prncipio muito importante para ns.

PARA MAIS INFORMAO http://www.gardnermuseum.org

Foto: Paula Robison

Narrativa Colaborativa

WASHINGTON, D.C.

Em 2007, Kevin Lawver, um arquiteto de sistema da AOL, elaborou um site de histrias licenciado pela Creative Commons chamado Ficlet, e que era baseado na plataforma da AOL. Os advogados da AOL estavam hesitantes no incio. Quando comearam a considerar a licena Atribuio Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) da Creative Commons, eles perceberam que era perfeita e no necessitaria de quaisquer outros termos de uso para que os usurios concordassem com a licena. No Ficlet, qualquer pessoa podia contribuir com um projeto literrio de mashup adicionando introdues ou sequncias em pequenos trechos de 1024-bytes de histrias criadas por outros usurios e licenciadas pela CC. Em menos de dois anos, 12 mil usurios escreveram 48 mil histrias; o site atraiu a colaborao at mesmo de celebridades como o autor John Scalzi e o ator Wil Wheaton de Star Track: The Next Generation. Mas em Janeiro de 2009, a AOL tirou o Ficlet do ar e descartou todo o contedo hospedado que havia sido gerado pelos usurios. Felizmente, como tudo foi licenciado pela licena Atribuio Compartilhamento pela mesma Licena do Creative Commons (CC BY-SA), Lawver conseguiu recuperar e republicar legalmente grande parte do trabalho em seu novo site. Atualmente, Lawver possui um novo site literrio de mashup chamado Ficly com mais de 21 mil histrias licenciadas pela CC que foram escritas por 3 mil usurios colaboradores. Desde maio de 2009, os usurios do Ficly do mundo todo tm contribudo com novo contedo, levando as pginas a mais de dois milhes de visualizaes. Um usurio pegou centenas de histrias selecionadas por outros usurios e publicou um livro de compilao do Ficly por conta prpria. Adoro criar coisas que inspirem as pessoas a serem criativas, disse Lawver.

Quando comearam a considerar a licena Atribuio - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) da Creative Commons, eles perceberam que era perfeita e no necessitaria de quaisquer outros termos de uso para que os usurios concordassem com a licena.

FICLY
PARA MAIS INFORMAO http://www.ficly.com

Kevin Lawver

Foto: Ari Stiles

Construindo uma Colaborao Saudvel

WASHINGTON, D.C.

INTRAHEALTH
Utilizamos cdigo aberto como base porque ele maximiza a colaborao e estimula a capacidade local.
PARA MAIS INFORMAO http://www.intrahealth.org

Heather LaGarde

difcil manter o registro de pro ssionais de sade comunitria na frica eles esto em constante movimento e a falta de um bom sistema de dados para monitorar sua mobilidade normalmente provoca caos. Ento, em 2009, a IntraHealth International lanou o IntraHealth Open, uma iniciativa com o propsito de desenvolver tecnologia de cdigo aberto para apoiar comunicaes para e entre pro ssionais da sade. Por meio deste projeto, provedores de servios mdicos comunitrios podero compartilhar instrues via SMS, fornecer treinamento e testes, e rastrear doenas e suprimentos mdicos. A disponibilidade de suprimentos ser monitorada via mensagem de texto utilizando um mapa de dados central ligado ao Ministrio da Sade; e os mdicos sero capazes de compartilhar dicas de sade nas fronteiras do pas utilizando o Google Health. Esperamos uma juno da tecnologia e sade global, de modo que os avanos tecnolgicos possam ser criados com maior relevncia local, impacto e e cincia, e possam ser colocados em melhor uso em situaes do mundo real, disse Heather LaGarde, consultor de parcerias para IntraHealth International. Utilizamos cdigo aberto como base porque ele maximiza a colaborao e estimula a capacidade local. Ele permite que novas inovaes sejam compartilhadas com outros e customizadas para cada pas com o mnimo de suporte da IntraHealth. Para anunciar o lanamento deste produto, a IntraHealth associou-se com o cantor senegals vencedor do Grammy Youssou N'Dour, alm de outros artistas incluindo Nas, Duncan Sheik, Toubab Krewe, DJ Equal, Peter Buck, Estelle e Beef Wellington para criar remixagens licenciadas pela Creative Commons da cano de N'Dour: Wake Up (Its Africa Calling). Um concurso subsequente de remixagem resultou em mais de 500 entradas ao redor do mundo, todas tambm disponveis sob as licenas da CC. Por meio do uso das ferramentas da Creative Commons, foi possvel propagar as canes livremente e conscientizar e dar suporte IntraHealth e sua misso.

Foto: Heather LaGarde

Novos Modelos de Licenciamento Comercial

UNCENSORED INTERVIEW
NEW YORK
Queremos analisar o que as pessoas esto fazendo e levar isto em considerao em nossa estratgia de produo.
PARA MAIS INFORMAO http://www.uncensoredinterview.com

Melinda Lee

Quando a fundadora da Uncensored Interview, Melinda Lee, estava encarregada dos assuntos comerciais e legais das equipes internacionais e de novos meios de comunicaes da MTV Networks, ela percebeu que grandes oportunidades eram perdidas porque a MTV no possua direitos para determinados contedos. Agora ela est concentrada na obteno e cesso de direitos na Uncensored Interview (UI), uma empresa de produo de vdeos e de licenciamento que oferece entrevistas de artistas tanto para fs como para produtores. A UI conduziu mais de 1 mil entrevistas com bandas e personalidades incluindo Henry Rollins, Margaret Cho, Juliette Lewis e Moby divididas em 25 mil clipes. A maioria destes clipes est disponvel sob regras de licenciamento padro e os direitos so comprados para uso em shows de TV, podcasts e comerciais. Mas em maro de 2009, a UI lanou 2 mil destes clipes sob a licena mais permissiva da Creative Commons, a Atribuio (CC BY), que permite que qualquer pessoa utilize o contedo para uso comercial. Queremos ver o que as pessoas inventam, disse Lee. Queremos analisar o que as pessoas esto fazendo e levar isto em considerao em nossa estratgia de produo. Os fs tm remixado de maneira criativa artistas de diferentes per s da UI, dando a Lee a inspirao que ela incorpora em sua prpria criao de contedo. A Getty Images, conhecida por suas regras rigorosas de direitos autorais, tornou-se recentemente uma parceira da UI. Alguns dos mesmos clipes que esto disponveis sob a proteo das licenas Atribuio (CC BY) da CC, tambm esto disponveis na plataforma da Getty. Lee assinala que as duas no so mutuamente excludentes. Contedos que podem ser distribudos em larga escala so realmente importantes para ns. Queremos ser capazes de nos associar ao mximo de pessoas possvel. A Uncensored Interview est expandindo para alm de apenas entrevistas com msicos. Ela aborda comida, esportes e autores, e continuar a lanar clipes sob a proteo das licenas da Creative Commons. Ela vira o modelo de licenciamento de cabea para baixo disse ela, observando que a CC ajudou a reduzir as necessidades de sua empresa de gastar tempo desnecessrio no esclarecimento de direitos bsicos. uma grande reduo de trabalho para mim.

Foto: Joi Ito

Tornando Msicos mais Vendveis

LUXEMBURGO

JAMENDO
Queremos que os msicos vejam as licenas da Creative Commons, a Jamendo e a ideia de msica grtis como uma alternativa real e ben ca para distribuio de msica.

Sylvain Zimmer

Quando o msico de Luxemburgo Sylvain Zimmer percebeu que no havia um modo legal de compartilhar msica online com seus amigos, ele decidiu criar um. Em 2004, ele e dois scios fundaram a Jamendo, uma plataforma nica na web que permite que msicos disponibilizem suas msicas sob a proteo das licenas da Creative Commons para qualquer pessoa que deseja escut-las. A companhia utiliza um modelo freemium (combinao de free - que quer dizer livre ou aberto com premium), fornecendo todo contedo para o pblico gratuitamente, e depois cobrando pelo acesso aos direitos que ainda no esto autorizados pelas licenas da CC. A Jamendo divide 50% de sua receita com os msicos. Atualmente, mais de 40 mil lbuns esto disponveis na Jamendo como msicas grtis e legalizadas que podem ser baixadas sob a proteo das licenas da Creative Commons. Msicos fazem o upload de centenas de novas canes todos os dias. A Jamendo possui mais de 5 mil clientes no mundo todo, incluindo clientes comerciais que pagam pelas licenas para utilizar a msica em lmes, anncios e shows de TV. Os resultados para alguns msicos tm sido impressionantes. O artista instrumental Roger Subirana Mata que vive em Barcelona associou-se Jamendo em 2008. Desde ento, suas msicas foram escutadas mais de 600 mil vezes e ele possui mais de 300 licenas comerciais com seus clientes. Embora possa parecer contraditrio, ter canes licenciadas sob a proteo da Creative Commons tornou minha msica mais vendvel, comercial e conhecida do que quando ela estava dentro do ciclo normal de negcios, escreveu Mata no blog da Jamendo. O co-fundador da Jamendo Pierre Gerard disse que a Creative Commons a base para o sucesso da companhia. Queremos que os msicos vejam as licenas da Creative Commons, a Jamendo e a idia de msica grtis como uma alternativa real e ben ca para distribuio de msica.

PARA MAIS INFORMAO http://www.jamendo.com

Foto: Joi Ito

Combinando Projetos de Forma Criativa

LOS ANGELES

DUBLAB
uma descoberta empolgante de como voc pode ter um empreendimento que gera dinheiro com o apoio de material licenciado pela CC.
PARA MAIS INFORMAO http://dublab.com

Mark Frosty McNeill

Na sua essncia, a Dublab uma cooperativa sem ns lucrativos de rdio por internet, mas sua real vocao como instigadora de fenomenais projetos criativos de remixagem audiovisual. Por exemplo, em agosto de 2008, a Dublab e a Creative Commons colaboraram em um projeto chamado Into In nity. Artistas ao redor do mundo foram convidados a criar arte em crculos de papel carto de 30 cm ou criar trechos de udios de oito segundos e enviar sua criao para um conjunto de obras licenciadas pela Creative Commons. Estas submisses tornaram-se parte de uma exibio de arte global, a Into In nity, que agora inclui o trabalho de mais de 150 artistas visuais e 110 msicos de Portland a Berlim. A Into In nity especialmente popular no Japo. Um artista de um cidade ao norte de Sapporo pegou contedo do conjunto de submisses para criar uma raquete de Ping-Pong com controles audiovisuais e sensores que acionariam diferentes trechos de udio toda vez que rebatesse a bola. Uma banda de Tokyo chamada Co ee and Cigarettes criou uma performance ao vivo de 30 minutos utilizando os trechos de som de oito segundos da Into In nity, enquanto o VJ/produtor de vdeos DBKN criou novas sequncias visuais baseadas no contedo dos shows. Desde o seu lanamento no m de 2009, os aplicativos de iPhone e iPad da Into In nity do CC Japo foram baixados mais de 60 mil vezes em todo o mundo. Mais de 18 mil remixagens foram geradas por meio do aplicativo usando 155 dos trechos de udio e elementos gr cos enviados. O projeto mais recente da Dublab um lme chamado Light from Los Angeles que apresenta 10 msicos diferentes e bandas tocando material licenciado pela CC. Toda a lmagem ser feita utilizando a Superheadz Digital Harinezumi, uma minscula cmera de brinquedo de baixa resoluo que produz imagens levemente borradas, parecidas com sonho. A lmagem e a msica sero todas licenciadas pela CC, e o livro, DVD e a gravao sero disponibilizados para venda. uma descoberta empolgante de como voc pode ter um empreendimento que gera dinheiro com o apoio de material licenciado pela CC, disse o co-fundador da Dublab, Mark Frosty MckNeill.

Foto: Nara Hernandez

Tiago Serra e Radiohead

LAMEGO

Em julho de 2008, a banda de rock alternativo Radiohead, ganhadora do prmio Grammy, lanou um vdeo musical para a cano House of Cards. E ele foi produzido sem cmeras! Ao invs de um vdeo tradicional, eles pediram para que o artista de mdia digital Aaron Koblin produzisse um conjunto de dados e imagens 3D que zesse parecer que eles tinham sado de uma TV antiga. Eles lanaram o cdigo para os dados visuais no site de cdigo do Google sob a proteo da licena Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NC-SA) da Creative Commons. Prover acesso ao cdigo aberto rendeu resultados inesperados. Tiago Serra, um designer de interao que vive em Portugal, pegou os dados e criou um conjunto de coordenadas utilizando o Blender e as utilizou para imprimir uma escultura da cabea de Thom Yorke feita de plstico ABS usando uma impressora 3D. Serra que co-fundou a Hackerspace na cidade de Coimbra e f tanto do Radiohead quanto de Koblin fez o upload de fotos e um vdeo do processo de manufatura para o Flickr e Vimeo. Ele publicou o desenho 3D no Thingiverse, um site onde usurios compartilham desenhos digitais em troca de objetos fsicos reais. Em virtude do cdigo dos dados visuais originais estar sob a licena Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena da CC (CC BY-NC-SA), o trabalho derivado de Serra tambm foi licenciado dessa maneira. Nos dois anos subsequentes ao do experimento feito com a cabea de Thom Yorke, Serra observou como as pessoas se divertiam com seu trabalho. Sempre gravo meu processo de trabalho com fotos e vdeos porque penso que importante compartilhar. Aprendi muito com outros que fazem o mesmo e sinto que devo retribuir.

Sempre gravo meu processo de trabalho com fotos e vdeos porque penso que importante compartilhar. Aprendi muito com outros que fazem o mesmo e sinto que devo retribuir.

SERRA
PARA MAIS INFORMAO http://technofetishist.info

Tiago

Foto: Tiago Serra

Compartilhando Contedo para uma Melhor Compreenso das Notcias Globais

DOHA, QATAR
Em 2009, a Al Jazeera lanou o primeiro repositrio de vdeos de qualidade televisiva exibidos sob a proteo da licena Creative Commons. A rede de notcias disponibilizou gratuitamente estes vdeos seletos, sob a proteo da licena BY da CC, para serem baixados, compartilhados, remixados, legendados e retransmitidos pelos usurios e canais televisivos ao redor do mundo sob a condio de atriburem a origem do material Al Jazeera. Uma grande parte da adoo da cultura livre aceitar o fato de que voc est abrindo mo do controle em troca de algo maior a potencializao da comunidade criativa, diz Mohamed Nanabhay, chefe da Al Jazeera English online. Logo aps a rede ter publicado os primeiros vdeos da CC, coisas surpreendentes e agradveis comearam a acontecer. Educadores, produtores de lmes, desenvolvedores de videogames, agncias de ajuda humanitria e produtores de clipes musicais, todos utilizaram e aproveitaram nossos vdeos, diz Nanabhay. Enquanto o contedo demonstrou ser valioso para os outros, o que sua acessibilidade signi cou para o Al Jazeera? Nanabhay diz que o aumento da disponibilidade e utilizao do contedo da Al Jazeera resultou em mais espectadores, especialmente aqueles de partes do mundo que no conseguem assistir programao da rede na TV. Os nmeros tm sido impressionantes. De acordo com Nanabhay, o trfego no repositrio de vdeos CC da Al Jazeera aumentou 723% aps o vdeo da rebelio egpcia ter sido disponibilizado pela Creative Commons.

AL JAZEERA
Uma grande parte da adoo da cultura livre aceitar o fato de que voc est abrindo mo do controle em troca de algo maior.

Mohamed Nanabhay

PARA MAIS INFORMAO http://cc.aljazeera.net

Foto: Joi Ito

Instruindo o Mundo

MOUNTAIN VIEW

KHAN ACADEMY
Se eu for atropelado por um nibus amanh, ainda poderei ensinar a milhes de pessoas por ano.
PARA MAIS INFORMAO http://www.khanacademy.org

Salman Khan

Em 2004, Salman Khan estava administrando um fundo de cobertura em Boston quando iniciou sesses de aula virtual para sua prima de 12 anos em Nova Orleans usando o Doodle do Yahoo. A garota gostou e ento ele comeou a colocar as sesses no YouTube para que outros pudessem aprender. Em dois anos seus vdeos ganharam tanta projeo online, que Khan registrou uma empresa sem ns lucrativos, largou seu emprego e decidiu criar curtos vdeos educativos em tempo integral. Khan fez todos os vdeos originais sozinho e os publicou sob a proteo da licena Atribuio - Uso no Comercial - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-NA-SA) da Creative Commons. Atualmente, a Khan Academy hospeda mais de 1.600 vdeos educativos que ensinam tudo desde qumica e lgebra at as razes da crise imobiliria, para mais de um milho de usurios por ms. Khan no um educador formal, mas o impacto de suas instrues espalhou-se pelas fronteiras do pas 40% de seus espectadores so estrangeiros. A Khan Academy organizao sem ns lucrativos mantida por doaes e est crescendo cerca de trs vezes a cada ano. Recente apoio da Fundao Gates permitiu que a equipe de trabalho crescesse para seis e o apoio declarado de Bill Gates melhorou sua imagem consideravelmente. Khan ainda recebe cartas todos os dias de alunos do ensino fundamental, universitrios e adultos agradecendo boas notas e conhecimento obtidos atravs do ensino da Khan Academy. E devido ao fato dos vdeos serem gratuitos para remixagem e compartilhamento, as pessoas esto traduzindo para outras lnguas e algumas lies tornaram-se virais. Tudo indica que at o momento nossas aulas so de nitivamente melhores do que muitas que acontecem nas salas de aula, disse Khan. E a coisa mais maravilhosa disso que se eu for atropelado por um nibus amanh, ainda poderei ensinar a milhes de pessoas por ano. Voc serve para o presente e para o futuro, mesmo que no esteja por perto. Mas o que levou uma pessoa que trabalhava com fundo de cobertura altamente lucrativo a abandonar seu trabalho dirio e s fazer vdeos para o YouTube? Recebi uma carta de um aluno um dia, disse Khan. Ele odiava matemtica e era de uma famlia pobre que nunca teve um universitrio. Antes do vestibular, ele encontrou os vdeos da Khan Academy e os assistiu durante todo o vero, e acabou acertando todas as perguntas. Isto nunca tinha acontecido antes naquela faculdade comunitria e ele foi considerado um dos melhores alunos. Aquilo foi o que fez eu desistir do meu emprego.

Foto: Salman Khan

HUMAN RIGHTS
Mudando o Mundo com Fatos
GLOBAL
Desde os anos 80, a Human Rights Watch (HRW) tem revelado violaes de direitos humanos ao redor do mundo, e as publicado por meio de relatrios completos e imparciais que so lidos por milhes de pessoas. Os pesquisadores da organizao no-governamental s vezes gastam meses em misses de campo coletando informaes sobre abusos, quer seja a deteno e tortura de suspeitos de terrorismo na ndia ou a discriminao contra minorias sexuais no Ir. Fornecemos testemunhos precisos do que acontece no mundo, de maneira imparcial e sem que eles sejam ltrados pelos meios de comunicao, para colocar presso sobre os governos e as organizaes com o intuito de produzir mudana, disse Grace Choi, diretora de publicaes da HRW. Todos os relatrios da HRW so disponibilizados como downloads gratuitos sob a proteo da licena de Atribuio - Uso no Comercial - Proibidas Obras Derivadas da Creative Commons (CC BY-NC-ND). Recebamos solicitaes frequentes de universidades e bibliotecas querendo utilizar nosso trabalho, diz Choi. Decidimos que utilizar a Creative Commons era uma boa forma de fornecer diretrizes jurdicas para deix-las fazer isto. a melhor forma de disseminar nossos relatrios de maneira simples e descomplicada. A HRW publica de 90 a 100 relatrios todo ano e recentemente lanou um aplicativo de iPad que tambm oferece o mesmo contedo gratuitamente. A organizao um exemplo de como mudanas positivas e concretas so feitas no mundo, e o uso do licenciamento da CC uma parte integral de sua proliferao para partes do mundo onde cpias encadernadas no so facilmente distribudas.

Grace Choi

[Creative Commons] a melhor forma de disseminar nossos relatrios de maneira simples e descomplicada.

WATCH
PARA MAIS INFORMAO http://www.hrw.org

Foto: George Faulkner

Abrindo o Hardware

MILO

ARDUINO
Ao colocar o selo da Creative Commons em desenhos de circuitos e layouts de placa, podemos tornar o design de hardware em um contedo cultural a partir do qual as pessoas podem se basear.
PARA MAIS INFORMAO http://www.arduino.cc

Massimo Banzi

Em 2005, dois designers de interao da Itlia chamados Massimo Banzi e David Cuartielles decidiram tentar algo novo: eles pegaram uma licena Atribuio - Compartilhamento pela mesma Licena (CC BY-SA) da Creative Commons e a aplicaram ao design de hardware. A esta plataforma fsica de computao de cdigo aberto foi dado o nome de Arduino. um micro-controle simples com uma placa de circuito que acomoda facilmente computadores e sensores a realizao de um sonho para a ccionados por hardware do tipo faa voc mesmo (DIY) e que gostam de criar coisas a partir do zero. Durante os anos seguintes, Massimo observou como muitos projetos criativos e altamente bem-sucedidos brotavam da plataforma do Arduino, de sintetizadores e ampli cadores de guitarra a roteadores de telefone VoIP. O antenado editor-chefe Chris Anderson iniciou um projeto DIY de avies no tripulados construdo com o Arduino. A Makerbot, uma popular impressora 3D de cdigo aberto, criou um design mais resistente para ele com base no modelo Arduino. Em virtude de os designs de circuito do Arduino serem licenciados pela CC BY-SA, estes tambm so projetos derivativos. Banzi vendeu mais de 208 mil placas Arduino e as vendas esto aumentando a cada ano. E porque o Arduino possui cdigo aberto, a equipe no tem que fornecer grande suporte tcnico. As pessoas esto muito mais inclinadas a nos ajudar e serem compreensivas diz Banzi. uma reao em cadeia bacana. Banzi inicialmente optou por criar bases de cdigo aberto para o Arduino quando a escola de design onde ele estava ensinando perdeu toda sua reserva monetria. Antevendo o momento crtico, Banzi fez o upload de seus diagramas de circuito no Berlios, um site alemo semelhante ao Google Code, lanando o software sob a proteo da licena GPU, e o design do hardware sob a CC BY-SA. Atualmente, as implicaes disto vo muito alm que somente uma poro de desenhos gratuitos.

Foto: David Cuartielles

Ao colocar o selo da Creative Commons em desenhos de circuitos e layouts de placa, podemos tornar o design de hardware em um contedo cultural a partir do qual as pessoas podem se basear, diz Bunzi. No importa o que acontea conosco, o projeto sempre sobreviver.

Dos Arquivos para o Leitor

BOSTON

O aclamado autor de co cient ca James Patrick Kelly, ganhador do Prmio Hugo e Nebula, est planejando distribuir um captulo por vez de seu prximo romance para jovens, como um podcast licenciado pela Creative Commons. Baseado no sucesso de seu ltimo romance, Burn, ele tem toda razo para acreditar nesta estratgia. Antes de Kelly ganhar seu prmio Nebula, ele publicava Burn em uma pequena e tradicional editora, e em seu site na forma de um podcast gratuito, na esperana de que seu pblico leitor aumentasse. Foi ento que ele descobriu as licenas da CC. Eu estava distribuindo co no meu site muito antes de a Creative Commons comear. Ento quando meu amigo Cory Doctorow me avisou sobre o que a CC estava fazendo, foi um grande alvio saber que eu possua muitos companheiros na criao da nova cultura digital e que agora tinha base legal para me apoiar, disse Kelly. Aps milhares de pessoas escutarem a verso Burn licenciada pela CC, o podcast foi nomeado para o Prmio Nebula e tornou-se a primeira publicao de co cient ca licenciada pela CC a ganhar em 2007. Na poca, o podcast era to popular que derrubou os servidores do site de Kelly: Minha memria foi que o nmero de downloads excedeu 15 mil. Teria meu pequeno romance ganhado este tipo de reconhecimento caso eu no o tivesse distribudo gratuitamente? Creio que no. No nal das contas, utilizar o licenciamento da Creative Commons ajudou Kelly a fazer seu prprio nome no mundo digital. Acredito que os inimigos mais traioeiros dos escritores atualmente no so as editoras, os plagiadores ou os piratas meu inimigo a obscuridade. A Creative Commons uma maneira de tirar as histrias, que tenho orgulho de ter escrito, do fundo dos meus arquivos e coloc-las `a luz dos olhos do leitor. Reconhecimento e reputao so a chave de sucesso para a nova era digital.

A Creative Commons uma maneira de tirar as histrias, que tenho orgulho de ter escrito, do fundo dos meus arquivos e coloc-las `a luz dos olhos do leitor.

KELLY
PARA MAIS INFORMAO http://www.jimkelly.net

James Patrick

Foto: James Patrick Kelly

O Nome do Jogo Divulgao

SAN FRANCISCO

Robin Sloan sabe que o caminho tradicional para conseguir publicar cheio de obstculos, e um deles a obscuridade. Foi ento que o escritor de co e do blog de cultura Snarkmarket que reside em So Francisco decidiu seguir um caminho alternativo. Ele criou seu primeiro conto, Annabel Scheme, pedindo doaes no Kickstarter, um site que ajuda artistas e outros criadores a encontrar nanciadores para seus projetos. Com o objetivo de atrair mais apoio ele prometeu lanar seu livro sob a proteo da licena da Creative Commons, desta maneira, os outros podiam copiar e redistribuir seu livro tanto na forma digital quanto fsica, sem ter que pausar e se preocupar com isto. Annabel Scheme acabou arrecadando $10,000, mais do que a meta inicial de Sloan, e foi nomeado o melhor projeto Kickstarter de 2009. Sloan encoraja as pessoas a fazerem trabalhos derivados. Queria que as pessoas se apropriassem dos personagens e cenrio e zessem coisas criativas com eles. A licena da CC foi mais do que uma permisso passiva, eu a vi como um convite para a remixagem. Meio que uma luz piscando que diz remixe, por favor!. Sem a Creative Commons, Sloan disse que seu desa o de remixagem teria sido mais complicado: Teria que gastar mais tempo pensando como comp-la e explic-la. Haveria mais perguntas do tipo: ah, espera, quando fao uma remixagem, a quem ela pertence? Mais do que somente uma licena, a CC ajuda Robin a comunicar-se diretamente com um grupo de potenciais parceiros - pessoas criativas que continuam a compartilhar o livro e remixar com os outros. Para um escritor no estgio em que estou, o nome do jogo divulgao. Cada cpia extra do meu trabalho que chega a novas mos uma vitria. A estratgia de Sloan parece estar funcionando. Annabel Scheme continua a ter mais pblico online, diz ele. Toda semana h tweets sobre a histria, e vejo mais pessoas baixando o PDF. Elas tambm esto comprando a edio eletrnica para Kindle!.

A licena da CC foi mais do que uma permisso passiva, eu a vi como um convite para a remixagem.

SLOAN
PARA MAIS INFORMAO http://robinsloan.com

Robin

Foto: Robin Sloan

PUBLIC LIBRARY OF SCIENCE Pesquisa como Recurso Pblico


SO FRANCISCO
Quando a editora de acesso aberto Biblioteca Pblica de Cincias (Public Library of Science, PLoS) lanou sua primeira revista cient ca, PLoS Biology, em 2003, ela enfrentou uma escalada ngreme. Os acadmicos so julgados no somente pela qualidade de seu trabalho, mas tambm pelo local onde este trabalho publicado. Com a possibilidade de avano na carreira, oportunidades de nanciamento e reputaes em jogo, os pesquisadores so compreensivelmente seletivos. Tivemos vrias conversas com cientistas apoiadores do livre acesso, mas que tinham preocupaes quanto nossa falta de prestgio e reputao no mundo da publicao naquela fase, lembra Mark Patterson, diretor de edio da PLoS. Em virtude do nosso comeo como organizao de defesa do acesso livre, tnhamos uma base de apoio. No m, essa energia prevaleceu e logo alguns pesquisadores se arriscaram e publicaram uma grande parte de suas pesquisas em nossa revista aberta. Isto nos deu o alicerce para chegar onde estamos hoje uma fonte sustentvel e crescente de pesquisa de acesso aberto e de alta qualidade, publicando centenas de artigos por ms. O princpio fundamental por trs das revistas cient cas com acesso aberto o impacto. Comeamos a remover todas as barreiras para reutilizar a pesquisa e transformar a literatura de pesquisa em um recurso para novas pesquisas, diz Patterson. O acesso aberto fornece o mximo impacto possvel tanto para os nanciadores quanto para os pesquisadores. Patterson v agora um movimento muito forte em direo ao acesso aberto na rea de publicao. Existem mais revistas cient cas de acesso aberto sendo criadas, mais contedo sendo publicado e novas polticas sendo desenvolvidas no nanciamento de agncias e dentro de instituies que esto conduzindo o acesso aberto, disse ele. H um movimento entre todos os colaboradores. A questo agora apenas a rapidez com que podemos executar isto. A licena da Creative Commons parte integral do sucesso da publicao com acesso aberto. A CC forneceu um sinal forte e consistente de que voc pode utilizar a pesquisa publicada abertamente para fazer o que voc quiser, diz Patterson. Em virtude de as licenas da CC serem criadas por especialistas e terem fundamento legal slido, elas se tornaram regra de ouro em publicao de acesso aberto.

Mark Patterson

Acesso aberto oferece maior impacto para nanciadores e pesquisadores.

PARA MAIS INFORMAO http://www.plos.org

Foto: Peter Searle

DEPOIMENTOS
Vocs nos ajudaram a construir algo importante e precioso, que apoiar uma ecologia de criatividade muito maior e mais valiosa, que todos devem celebrar. A Creative Commons vai ser uma parte ainda maior de um futuro muito mais racional. O mundo est comeando a reconhecer o lugar da racionalidade e do equilbrio. Esto comeando a praticar isto utilizando nossas ferramentas.

Lawrence LESSIG EDMOND J. SAFRA FOUNDATION CENTER FOR ETHICS Membro Fundador do Conselho da CREATIVE COMMONS

Foto: Joi Ito

No Seed, acreditamos no potencial nico da cincia para melhorar a condio do mundo. Atualmente, este potencial est impedido pela natureza enormemente fechada, restrita e desorganizada da informao cient ca no mundo. Os cientistas merecem mais. A sociedade precisa de mais. O Seed est muito orgulhoso por apoiar e colaborar com a Creative Commons em busca conjunta por solues inovadoras para a cincia aberta.

A Creative Commons um componente fundamental na marcha rumo a uma nova indstria de msica e mdia e seu zelo em torno do licenciamento de contedo e conscientizao de cultura livre um trabalho importante que apio integralmente e encorajo os demais a apoiarem tambm.

Jono BACON / CANNICO


A Creative Commons fornece ferramentas fceis e efetivas para autores compartilharem seu trabalho de criao quando desejarem. A habilidade resultante de compartilhar e colaborar permite novas formas de criatividade e enriquece a todos ns.

Adam BLY / SEED MEDIA GROUP

Mitchell BAKER / MOZILLA FOUNDATION

Como escritor, meu problema no pirataria, a obscuridade, e as licenas da Creative Commons fazem dos meus livros sementes de dandlio, capazes de serem assopradas no vento e encontrarem cada fenda em cada calada, brotando nos lugares mais inusitados. Cory DOCTOROW / AUTOR

O Projeto Genoma Pessoal est gerando uma quantidade cada vez maior de dados biolgicos e tecidos. Para promover descobertas e impulsionar a cincia, estamos comprometidos com a disponibilizao ampla destes recursos. A Creative Commons nos forneceu ferramentas para alcanar estas metas com clareza e rigor legal.

Jason BOBE / PERSONAL GENOME PROJECT

Acredito que as licenas da Creative Commons, toda a atitude de abertura, so absolutamente essenciais para artistas que no possuem oramentos promocionais muito grandes. Sem o dinheiro para bancar a publicidade e para as rdios tocarem sua msica, voc ter que contar com a boa vontade de seus fs para divulgarem sua msica para voc. E se voc os algemar por fazerem isto ilegalmente, penso que est fazendo um verdadeiro desservio para voc mesmo.

Brad SUCKS / MSICO


Reunimos trabalhos de pesquisa de organizaes sem ns lucrativos ao redor do mundo e a maioria destes trabalhos no possui informaes para reutilizao ou possui uma noti cao de direitos autorais totalmente restritiva. Indicamos pessoas para o licenciamento da Creative Commons em toda oportunidade porque uma maneira excelente de atenuar estes extremos e muitas das outras questes de direitos autorais que experienciamos neste meio. A Creative Commons desempenhou um papel importante no sucesso da publicao com acesso aberto. A adoo amplamente difundida de licenas da Creative Commons por parte de produtores de contedo de acesso aberto signi ca que artigos com acesso aberto no so apenas lidos e baixados gratuitamente, mas tambm podem ser redistribudos, adaptados e reutilizados de forma gratuita. Isto vital, tanto para a comunicao e ciente de resultados de pesquisa quanto para a educao da prxima gerao de pesquisadores.

Lisa BROOKS / ISSUELAB

Matt COCKERILL / BIOMED CENTRAL

Para alcanarmos pelo menos o prximo passo em nossa nova explorao da humanidade, que o Webspace, teremos que ter certeza de que a liberdade no ser suprimida pelas empresas de mdia com patentes tentando repelir o futuro. Apoiar a Creative Commons no apenas algo que sinto que devo fazer; algo que todos temos que fazer.

Eben MOGLEN / SOFTWARE FREEDOM LAW CENTER

Tudo comeou em 2003 quando eu z o upload de uma trilha de guitarra para o Opsound.org chamada My Life e ento, aproximadamente 2 meses mais tarde, recebi um e-mail de uma violinista de 17 anos na Carolina do Norte chamada Cora Beth Bridges, que tinha contribudo com o contedo da trilha. Ela chamou de My Life Changed. Lembro-me de ter sido surpreendido pela beleza da trilha e tambm cado feliz por saber que havia outros como eu que queriam colaborar alm do espao e do tempo.

Colin MUTCHLER / MSICO


Gostaria de viver em um mundo em que o conhecimento pudesse crescer e ser construdo por muitos. A Creative Commons cria a infra-estrutura para tornar possvel este compartilhamento de informaes. A Creative Commons fornece um sistema que permite que as pessoas compartilhem, mesclem e reutilizem contedo da mesma maneira que a TCP/IP e o HTTP possibilitam a internet aberta e uma camada de rede e de aplicativos. Esta acessibilidade o que torna a internet especial. A CC parte importante da construo da internet aberta.

Jack HERRICK / WIKIHOW

Elliot NOSS / TUCOWS

A Creative Commons tem imenso valor para os produtores de lmes e criadores de todos os tipos. As ferramentas da CC no s simpli cam o compartilhamento de seus trabalhos, mas simpli cam para qualquer membro do pblico encontrar material que possa utilizar e aproveitar de maneira legal. Se precisar de msica ou imagens para um projeto, posso aproveitar o enorme grupo de trabalho que a CC ajudou a construir trabalho que est disponvel literalmente a qualquer pessoa no mundo para compartilhar, usar e remixar. Cedo grande parte de meu trabalho na Brave New Films sob a proteo das licenas da Creative Commons porque quero possibilitar que outros produtores de lme utilizem meu material de formas novas e interessantes.

Com a Creative Commons, o ato de criao no se torna o m, mas o comeo de um processo de criao que une desconhecidos em estreita colaborao. uma viso profundamente satisfatria e bonita do que a arte e a cultura podem ser.
Jonathan Coulton / MSICO

Robert GREENWALD / BRAVE NEW FILMS

A Creative Commons desempenha um papel essencial na manuteno de uma comunidade aberta da qual todos se bene ciem. Quase um quarto dos vdeos transferidos via upload para a blip.tv est protegido pela licena da CC. Permitindo o compartilhamento, remixagem e recompartilhamento segundo as prprias regras do criador do contedo, proporcionamos mais oportunidade para que os programas cresam e construam a comunidade.

Justin DAY / BLIP.TV

Nossa cultura no pode se expandir ou se desenvolver sem pessoas que desejem compartilhar seu trabalho mutuamente e edi car-se na grandeza um do outro. O uso do licenciamento da Creative Commons apresenta o melhor caminho para as pessoas criativas compartilharem seu trabalho reciprocamente e atravs deste compartilhamento tornarem o mundo melhor para todos ns. Temos sorte de a Creative Commons existir e estamos orgulhosos por termos apoiado o trabalho do grupo durante todos estes anos.

Chris DIBONA / GOOGLE

Realmente acredito que dentro de uma gerao podemos abrir o conhecimento do mundo para todos os seus habitantes e reduzir ou eliminar a misria causada pela falta de acesso informao, e a Creative Commons parte crucial no processo cultural que torna possvel esta revoluo.

A Creative Commons promove inovao pois facilita o acesso, a colaborao e o compartilhamento de informaes. Recursos e informaes precisam uir livremente entre mentes produtivas para serem levados a um nvel superior, e a CC possibilita tudo isso.

Evan PRODROMOU / STATUSNET

Sharon TERRY / GENETIC ALLIANCE

A Creative Commons trata da criao de infra-estrutura para um novo tipo de culturauma cultura que popular e ao mesmo tempo muito mais so sticada do que qualquer outra que j tenha existido.
Jimmy WALES / WIKIPEDIA

A Creative Commons mostra que podemos tornar o mundo um lugar melhor e mais interessante sem ter que aprovar novas leis ou reformar as antigas. Podemos dizer que queremos compartilhar o que criamos, sob condies que expressem nossos valores. E graas aos advogados por trs da CC, no precisamos de advogados para fazer isto.

A Creative Commons oferece uma alternativa importante para ceder direitos ao seu contedo, tornando mais fcil compartilhar, criar e publicar contedos. Temos dado suporte CC desde o incio e acreditamos que fundamental criar mtodos novos e criativos de nos comunicarmos.

Jonathan ZITTRAIN / PBERKMAN CENTER FOR INTERNET & SOCIETY

Dave TOOLE / OUTHINK MEDIA


A Lulu trabalha diariamente para resolver problemas para autores, educadores, pesquisadores e outros criadores de contedo. Estamos orgulhosos por apoiar a Creative Commons e suas solues inovadoras para este problema particularmente complexo. Sua meta a mesma que a nossa; encorajar e permitir que criadores apresentem seus trabalhos para o mundo.

Bob YOUNG / LULU.COM

VALOR DO LICENCIAMENTO LIVRE?


Medir a contribuio de algo que ao mesmo tempo uma idia, um movimento e uma plataforma, um facilitador ao invs de uma indstria, difcil. Para dar uma idia da magnitude, um estudo do McKinsey Global Institute publicado em maio de 2011 constatou que a Internet contribui com 2,9% do PIB mundial ou 1,7 trilho de dlares anualmente. A Internet fundamentalmente baseada em padres abertos e opera com software grtis e de cdigo aberto. Em 2007, a Associao da Indstria de Informtica e Comunicaes constatou que apenas nos Estados Unidos, o valor agregado por indstrias que dependem de excees e limitaes dos direitos autorais de 2,2 trilhes de dlares anualmente, ou um sexto da economia dos EUA.[2] O licenciamento livre incorporado na Creative Commons acrescenta uma nova camada de acessibilidade aos padres de abertura e software que operam a Internet. Ele tambm cria uma expanso das permisses padro para usar o conhecimento baseado nas excees e limitaes dos direitos autorais. Quanto vale esta nova camada de acessibilidade? No temos um valor em moeda ainda, embora os economistas estejam estudando o assunto. Pode-se comear por perguntar qual o valor da Wikipdia? Dos recursos educacionais abertos? Da pesquisa de livre acesso? De um governo aberto? Do compartilhamento legal e da colaborao de milhes de artistas e outros criadores, como os apresentados neste livro? Sem dvida impressionante, mas respostas a essas perguntas deixariam de fora uma coisa: o valor da abertura no meramente esttico. O verdadeiro poder da abertura vem da criao de um ecossistema no qual a inovao no requer a solicitao de permisso. Algum tipo de plataforma eletrnica de comunicaes existiria se a Internet no fosse baseada em padres e softwares abertos. A colaborao e o compartilhamento de cultura e conhecimento ocorreria sem a Creative Commons. No entanto, as comunicaes e colaboraes seriam menos democrticas, menos participativas, mais desiguais; a inovao e o crescimento seriam prejudicados o oposto da misso da Creative Commons. Uma boa estimativa inicial do valor do licenciamento livre seria: no tem preo.

Qual o real

Mike LINKSVAYER / Vice-presidente da CREATIVE COMMONS

Como a adoo dos servios da CREATIVE COMMONS tem crescido?

Uma pergunta difcil, dada a natureza descentralizada da web, mas no to difcil como medir o valor econmico. Desde seu primeiro ano de existncia, temos rastreado o nmero de links que apontam para as licenas da Creative Commons na web. Este nmero representa o resultado reportado por mecanismos de pesquisa na Internet e do nmero de obras licenciadas armazenadas nos principais repositrios. Baseados nestes fatores, uma estimativa conservadora do nmero mnimo aproximado de obras licenciadas no nal de cada ano est organizada abaixo de menos de 1 milho de obras aps o primeiro ano para mais de 400 milhes no nal de 2010.

References: [1] http://www.eg8forum.com/fr/documents/actualites/McKinsey_and_Company-internet_matters.pdf


[2] http://creativecommons.org/weblog/entry/7643

Foto: Joi Ito

VISUALIZANDO O CRESCIMENTO
Embora este gr co mostre um crescimento extraordinrio, o nmero absoluto de obras licenciadas provavelmente muito maior. Devido ao mtodo conservador utilizado para realizar os clculos, apenas os nmeros do Yahoo! Site Explorer e o Flickr constam no gr co. O evento mais signi cante de adoo das licenas da Creative Commons, que foi a migrao da Wikipedia e outros websites de Wikimedia para CC BY-SA, a partir de junho de 2009, tambm no est diretamente representado no gr co. Alm disso, devido s mudanas no Yahoo!, mesmo o crescimento relativo provavelmente subestimado comeando por volta de maio de 2010. Como o uso de licenas Creative Commons tem crescido, o mix de licenas utilizadas mudou. Aps o primeiro ano, apenas cerca de 20% das obras foram licenciadas para permitir o uso comercial e remixado que considerado totalmente livre ou aberto. Aps oito anos, essa proporo praticamente dobrou. Essa mudana parece indicar que aps experimentarem a fora do licenciamento livre, os criadores querem ainda mais!

TOTAL DE OBRAS LICENCIADAS PELA CC


A PARTIR DE 2010

400MM+

USANDO UMA LICENA DE ATRIBUIO (CC-BY)


A PARTIR DE 2010

40%

500 Milhes

400 Milhes
2003 2010

Total de Obras Licenciadas pela CC

300 Milhes
20% no primeiro ano, cerca de 40% at 2010

CC BY, BY-SA, Domnio Pblico

200 Milhes

100 Milhes

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2003

2010

SUPPORTERS

The Power of Open

También podría gustarte