Está en la página 1de 6

Notas sobre: HUNTER, James C. O monge e o executivo. Editora Sextante, 2004.

Por: Felipe de Barros Campos

As idias que defendo no so minhas. Eu as tomei emprestadas de Scrates, roubei-as de Chesterfield, fartei-as de Jesus. E se voc no gostar das idias deles, quais seriam as idias que voc usaria? DALE CARNEGIE

Estar no poder como ser uma dama. Se tiver que lembrar s pessoas que voc , voc no . Margaret Thatcher

... exercer influncia sobre os outros, que a verdadeira liderana, est disponvel para todos, mas requer uma enorme doao pessoal. Voc gerencia coisas e lidera pessoas

Definio de liderana: Liderana a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Como chegar a obter influncia? PODER X AUTORIDADE Poder: a faculdade de forar ou coagir algum a fazer sua vontade, por causa da posio ou fora, mesmo que a pessoa preferisse no fazer. Autoridade: A Habilidade de levar pessoas a fazerem de boa vontade o que voc quer por causa de sua influncia pessoal. Poder = Faculdade / Autoridade = Conjunto de habilidades especiais No preciso necessariamente estar no poder para ter autoridade, pois voc pode ter poder e faltar autoridade; tambm pode ter autoridade sem ter/estar no poder. O poder pode ser dado, tomado, vendido e comprado; a autoridade no poder ser vendida, comprada, tomada ou dada. Uma vez que ela diz respeito a quem voc como pessoa, ao seu carter. O poder traz seus proveitos, mas com o passar do tempo ele se torna muito danoso para os relacionamentos, trazendo a rebelio tona.

Nesse tipo de organizao, acima, todos esto olhando para cima, pro chefe. Eles tentariam agradar o chefe, no o cliente, no esto olhando pra baixo O cliente deve estar feliz, disso depende a empresa.

Vamos imaginar uma organizao cujo foco principal fosse servir ao cliente. Imagine, como mostra a pirmide, uma organizao onde os empregados na linha de frente estivessem servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo

satisfeitas. E suponha tambm que o supervisor da linha de frente comeasse a ver seus empregados como clientes e se dedicasse a identificar e preencher suas necessidades. E assim por diante, pela pirmide abaixo. Seria ento estabelecido um novo paradigma, aps a mudana de postura, o qual mostraria que o papel do lder no impor regras e dar ordem a camada seguinte, e sim servi-la. O melhor tipo de liderana vem ao servir. Lder algum que identifica e satisfaz as necessidades legtimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. De novo, para liderar, voc deve servir. Lembra-se: H muita diferena entra satisfazer necessidades e satisfazer vontades. (Escravo X Servidor) Devemos satisfazer necessidades e no vontades.

O maior lder de todos os tempos foi Jesus Cristo. O modelo de liderana abaixo copiado de Jesus, segundo Simeo.

Repare que o modelo proposto acima no cita poder, e sim, autoridade. Vale ressaltar tambm que o amor supracitado o gape, palavra que no tem relao direta a sentimento e sim a maneira de agir, ao comportamento. O amor o que o amor faz. Voc pode at aproveitar-se do fato de ocupar um lugar de poder, mas assim estar comprometendo os relacionamentos, o que dificultar o exerccio e a aceitao de sua influncia. Quanto a vontade, definida da seguinte maneira: INTENES + AES = VONTADE INTENES AES = NADA COMPARAO ENTRE ATRIBUTOS NECESSRIOS PARA LIDERANA (DEFINIDOS PELO SENSO COMUM) E OS ATRIBUTOS DO AMOR AGAP (2CO.13)

DEFINIES PARA FINS ELUCIDATIVOS

O bom que quando estamos comprometidos com o amor a Deus e aos outros, e continuamos a investir nesse sentido, comportamentos positivos acabaro produzindo sentimentos positivos, algo que os socilogos chamam Prxis.

Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o faro. Bill Hewlett
A metfora da conta relacional nos ensina a importncia de manter saudvel o equilbrio dos relacionamentos com as pessoas importantes de nossas vidas, inclusive as que lideramos. Em palavras simples, quando conhecemos uma pessoa, o saldo da conta de relacionamento com ela neutro, porque vamos iniciar um conhecimento. medida que o relacionamento amadurece, porm, fazemos depsitos e retiradas nessas contas imaginrias, baseado na forma como nos comportamos. Por exemplo, fazemos depsitos nessas contas sendo respeitveis e honestos, dando as pessoas considerao e reconhecimento, mantendo a nossa palavra e sendo bons ouvintes, no falando de outra pessoa pelas costas, usando a simples cortesia de um ol, desculpe, por favor, obrigado, etc. Fazemos retiradas, sendo agressivos, descorteses, quebrando promessas e compromissos, apunhalando os outros pelas costas, sendo maus ouvintes cheios de empfia, arrogncia, etc. [...] Essa idia da conta relacional tambm ilustra por que devemos elogiar as pessoas em pblico e nunca puni-las em pblico [...] Quando punimos uma pessoa publicamente, bvio que a envergonhamos na frente de seus amigos, o que uma enorme retirada de nossa conta com essa pessoa. Mas, alm disso, quando humilhamos algum em pblico, tambm fazemos uma retirada da nossa prpria conta relacional com todos aqueles que presenciam. Porque chicotadas em pblico so constrangedoras e horrveis de presenciar, e as pessoas se perguntam: quando ser a minha vez?Neste sentido, uma das formas mais eficientes de fazer retiradas relacionais punir algum publicamente [...] para cada retirada que voc fez em sua conta com uma pessoa so necessrios quatro depsitos para voltar a ficar igual Prxis O pensamento tradicional nos ensina que os pensamentos e os sentimentos dirigem nosso comportamento, e, claro, sabemos que isso verdade [...] A prxis ensina que o oposto tambm verdadeiro. Nosso comportamento tambm influencia nossos pensamentos e nossos sentimentos. Quando nos comprometemos a concentrar ateno, tempo, esforo e outros recursos em algum ou algo durante um certo tempo, comeamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa ateno, ou, em outras palavras, nos tornamos ligados a ele. [...] A prxis tambm ensina que, se no gostarmos de uma pessoa e a destratarmos, vamos odi-la mais ainda [...] Se me comprometo a amar uma pessoa e a me doar a quem sirvo, e sintonizo minhas aes e comportamentos com esse compromisso, com o tempo passarei a ter sentimentos positivos em relao a essa pessoa. H apenas duas coisas na vida que vocs tm que fazer. Vocs tm que morrer e fazer escolhas. Disciplina Disciplina tem como objetivo ensinar-nos a fazer o que no natural. H quatro estgios disciplinares para o aprendizado de novos hbitos ou habilidades. 1 Inconsciente e sem habilidade 2 Consciente e sem habilidade 3 Consciente e habilidoso 4 Inconsciente e habilidoso Pensamentos tornam-se aes, aes tornam-se hbitos, hbitos tornam-se carter, e nosso carter torna-se nosso destino.

Uma jornada de duzentos quilmetros comea com um simples passo. Provrbio Chins

También podría gustarte