Está en la página 1de 15

OS 4 ANOS DO GOVERNO BUSH

Centro Integrado do Rio Anil Claudia Lima Correia n 4 Turma 205 - Noturno

GEORGE W. BUSH Nascido em 6 de julho de 1946 na cidade de New Haven, estado Connecticut, seu nome completo George Walker Bush o filho mais velho do ex-presidente dos EUA George Herbert Walker Bush e de Barbara Pierce Bush. Foi criado em Midland, no Texas, foi aluno da prestigiada Philips Academy em Andover, Massachusetts, e seguiu para a Yale University, onde se formou em 1968. Bush, ento, voltou para o Texas e fez parte da Texan Air National Guard, sendo piloto de avies de combate e chegando ao posto de tenente, embora nunca tenha sido chamado para lutar no Vietn. Em 1972, Bush entrou na Harvard Business School, onde completou o curso em 1975. A primeira disputa eleitoral de Bush aconteceu em 1978, quando foi candidato Cmara dos Representantes dos EUA pelo Texas. Em 1986, aps tentativas de reestruturao de sua companhia e com o petrleo em baixa, Bush vendeu sua empresa. No campo pessoal tambm ocorreram mudanas: ele deixou de beber e ficou mais religioso, convertendo-se f Metodista de sua mulher. Em 1998, Bush foi o primeiro governador do Texas a ser reeleito para um mandato de quatro anos e conseguiu nmero recorde de votos de hispnicos e negros para um candidato republicano. Em junho de 1999, George W. Bush anunciou oficialmente sua inteno de se candidatar presidncia dos EUA. Descreveu-se, na ocasio, como "um conservador com compaixo". Dizia querer restaurar a dignidade da Casa Branca, que havia passado pelo delicado caso Monica Lewinsky, melhorar o sistema educacional, diminuir a estrutura governamental e reformar o sistema fiscal e o auxlio sade. Bush conseguiu a indicao de seu partido vencendo o senador John McCain, que depois de suspender sua campanha acabou apoiando o rival. Em 2000 anunciou Richard B. Cheney, ex-secretrio de Defesa durante a presidncia de seu pai e que tambm trabalhava em uma empresa de petrleo, como seu companheiro de chapa. A eleio presidencial, contra o democrata Al Gore, foi uma das mais disputadas da histria dos EUA. Na noite de 7 de novembro de 2000, data da votao, Gore liderava no voto nacional, mas segundo o sistema americano, os votos eleitorais por Estado definiriam o vencedor. Durante o primeiro ano do mandato de Bush, em 11 de setembro de 2001, os EUA sofreram os ataques terroristas contra o Pentgono e o World Trade Center. A comoo nacional gerou um grande aumento na popularidade do presidente, que logo depois dos atentados chegou a ndices prximos a 90%. A "cruzada contra o terror," defendida por Bush desde ento, tem sido importante para a aprovao de seu governo pelo povo americano em tempos de desacelerao da economia interna. Em 2002, no seu discurso de Estado da Unio, Bush delineou os principais alvos dessa "cruzada", caracterizando Iraque, Ir e Coria do Norte como pertencentes de um "eixo do mal".

POLTICA Dono de uma poltica relativamente solidificada, baseada em sua constituio tambm bastante eficaz, os EUA, assim como o Brasil um pas que permite o pluripartidarismo, no entanto, os partidos de maior expresso so dois, o Democrata e o Republicano. Sucedendo-se no governo, a linha adotada por ambos mais ou menos idntica, o protecionismo s industrias nacionais, a explorao dos recursos dos pases pobres e a busca constante de novos mercados onde possam vender seus produtos. So esses os princpios bsicos dos governantes americanos. Possuidores de uma invejvel economia esto enfrentando um franco declnio com o aumento paulatino do desemprego, diminuio da qualidade de vida de seus habitantes e diminuio da sua influencia sobre os demais paises do mundo. Tem orgulho do seu estado democrtico, porm, na ultima eleio para presidente da repblica onde Bush saiu vencedor demonstrou bem a fragilidade do sistema eleitoral norte-americano. Nessa eleio, o democrata Al Gore, sofreu, no mnimo, uma derrota muito suspeita j que na data da votao, todas as pesquisas indicavam que ele seria o vencedor nas urnas. Depois de uma contagem complicada e demorada, (aproximadamente 40 dias), foi nomeado vencedor o candidato do partido republicado George Walker Bush que, pasmem, j comandava o pas revelia do resultado. Durante seu primeiro ano de mandato, o novo presidente foi pego de surpresa pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. As torres gmeas do World Trade Center, (smbolo do poderio econmico americano), viraram um monte de destroos e ferro retorcido, e o pentgono, (smbolo do seu poderio militar), foi duramente atingido. Bush passou, desde ento, a defender uma cruzada contra o terror que desviou a ateno da populao para o verdadeiro problema americano da desacelerao da economia. Em seu delrio belicista, o presidente norte-americano chegou a discursar chamando de Eixo do mal o Ir, o Iraque e a perigosa Coria do Norte possuidora de pelo menos duas bombas atmicas. Exortando os americanos em nome de Deus, apontando a guerra como nico meio de exterminar o terrorismo no planeta e apoiado muito fortemente pela mdia interna Norte Americana, iniciou junto com a Inglaterra e outros pases de menor expresso uma alucinada invaso ao Iraque no ltimo dia 19 de Maro de 2003 que ningum sabe como terminar.

ECONOMIA Donos de uma economia baseada na grande indstria, nas multinacionais e na produo agropecuria mecanizada, os EUA esto frente de muitos pases em matria de desenvolvimento tecnolgico. Hoje, isso o que torna um pas rico ou pobre. Houve um tempo em que o dinheiro de um pas deveria ter um lastro em ouro ou outro mineral precioso, ou seja, para emitir uma moeda de um dlar, deveria haver uma quantidade de ouro igual a um dlar guardada no cofre do Banco Central americano, e isso valia para qualquer pas. Os tempos so outros, hoje, a capacidade de produo de um pas, seu desempenho tecnolgico, a qualidade de vida de seus habitantes e at que idade eles vivem, os investimentos cientficos, etc. que fazem valer a moeda. Nesse campo, os Estados Unidos esto bem a frente de pases como o Brasil, por exemplo, e podem ser considerados uma potncia. No entanto, a economia americana no anda assim to bem, o desemprego tem aumentado assustadoramente, a dvida interna e externa do pas cresceu, a qualidade de vida da sua populao vem caindo constantemente e para rematar tudo isso, sofreram o maior ataque terrorista da histria, o que colocou em xeque a sua capacidade de defesa e a capacidade dos governantes de protegerem a populao. Vergonhosos escndalos vinham abalando industrias consideradas acima de qualquer suspeita, fraudes apareceram e foram expostas ao pblico americano e mundial como feridas abertas e a confiana no sistema capitalista desse pas ficou abalada no resto do planeta. O imprio econmico criado pelos EUA todo ele a base da explorao de pases pobres como os do Oriente Mdio, e isso implica diretamente na colaborao desses povos, acontece que todo explorado um dia se cansa de viver nessa condio e comea dificultar a vida do explorador. fato historicamente comprovado que a independncia dos pases colonizados aconteceu em decorrncia dessa conscincia. Num determinado momento, a populao nota os abusos dos quais faz parte involuntria e amparada por foras internas e externas interessadas em mudanas, revolta e se insurge contra essa situao. Acontece ento a fuga do explorado das mos do explorador. Os Estados Unidos hoje, no tem mais a influncia dos tempos da Guerra Fria sobre os demais pases do globo, aps a queda do Muro de Berlin, so bem poucas as razes para que outros se coloquem sob a bandeira de sua proteo. Decorre desse fato a queda paulatina da economia norte americana. Num ltimo ato esperneia como algum desesperado lutando para no morrer afogado, porm, encontra-se em guas profundas e no h ajuda a caminho. Vrios pases que antes estariam ao seu lado nessa louca aventura blica, simplesmente viraram as costas, sem mais, sem nenhuma explicao, o que deixou ainda mais clara a posio do resto dos pases do mundo quanto a influencia econmica americana.

ASPECTOS SOCIAIS

Os americanos so antes de tudo patriotas, nota-se isso mesmo no cinema hollywoodiano que consegue emplacar filmes ridculos de ao em que at o presidente do pas, geralmente representado por um ator de renome, entra em uma aeronave e vai junto com os marines combater soviticos, E.Ts, asterides que esto quase para colidir com o planeta e outros bichos. Adeptos da m alimentao, X burger, X bacon, X eggs, e X etc., possuem um sistema de sade que funciona, tem gua tratada, coleta de esgoto, e bons hospitais na maior parte do pas. Extremamente capitalistas e em decorrncia tambm muito consumistas adoram grandes shoppings e hiper mercados. Tem uma economia relativamente estvel, baseada em sua moeda o dlar que serve de ponto de referencia para vrios outros mercados, inclusive o do Brasil. O sistema educacional norte americano eficiente e a formao de ensino superior uma das melhores e mais concorridas do planeta responsvel por grandes nomes da cincia e da tecnologia. Os postos de trabalho nos EUA esto em baixa, suas industrias robotizadas produzem mais com menor quantidade de mo-de-obra humana. A previdncia social quase toda privatizada e os trabalhadores contribuem durante toda a vida produtiva para um fundo de penso que guarda esse dinheiro para o prprio contribuinte. Esse tipo de aposentadoria garante uma velhice tranqila para o proletariado norte americano. As estatsticas policiais que indicam ndices de violncia fecharam o ano de 2002 em queda, o que significa que diminuiu o nmero de crimes praticados nos Estados Unidos. As paranias da populao americana so os ataques terroristas, os homens bomba, o eixo do mal, como sugeriu o presidente Bush. Compram mascaras antigases, estocam alimentos, o governo investe em segurana e espionagem, satlites espies so lanados e homens so treinados com o intuito de combater esse mal. A expectativa de vida de sua populao de 72 anos para os homens e 79 para as mulheres, (brancos e brancas). Outro fato curioso discriminao racial que eles insistem em esconder, como se todos fossem politicamente corretos, nessa guerra, por exemplo, primeiro foram convocados os negros, depois os latinos e s depois, se isso no resolver, sero convocados os americanos natos, porem, nunca para a linha de frente.

OS 4 ANOS DO GOVERNO BUSH AVALIAO George W. Bush, nasceu em 6 de julho de 1946, de uma famlia com vocao poltica, sendo seu pai George Bush ex-presidente dos Estados Unidos e seu irmo Jeb Bush atual governador da Flrida; um republicano dos mais conservadores e radicais; saiu-se vencedor, duvidosamente, na eleio presidencial americana em 2000 contra o democrata Al gore, eleio essa alis, confusa e pouco confivel, assumindo o poder da maior potncia mundial em 20 de janeiro de 2001. seu primeiro mandato transcorria normalmente, at os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentgono em 11 de setembro de 2001 acontecerem, criando momentos tensos e dramticos no governo menos de 1 ano aps sua posse. Depois dos atentados Bush revelou sua verdadeira face, determinou que as foras armadas norteamericanas invadissem o Afeganisto para derrubar o regime Taliban, que dava abrigo a rede Al Qaeda de Osama Bin Laden responsvel pela tragdia 11 de setembro; uma atitude autoritria e arbitrria que desafiou o poder da ONU (Organizao das Naes Unidas) criada para manter a PAZ no mundo; uma invaso JUSTIFICADA por uma doutrina formulada por Bush que diz que todas as naes que abrigarem terroristas sero naes inimigas e devero ser combatidas. Foi por essa mesma justificativa e pela acusao (que hoje sabemos ser falsa) do governo americano de que Sadam Husseim possua armas de destruio em massa, que os EUA invadiram o Iraque em maro de 2003. Esta guerra, decretada apesar da forte oposio da opinio pblica internacional, desencadeou um ciclo de violncia intenso, mortes so cada vez mais freqentes no Iraque ainda hoje, quase dois anos aps o inicio da guerra. No geral percebe-se que os primeiros quatro anos de Bush a frente do governo americano foram marcados por terror guerra e tambm por uma recesso econmica j que ele ser o primeiro presidente desde Berbert Boover, na poca da grande depresso de 1929, a ter uma reduo no nvel de emprego sob seu mandato. Porm na viso dos americanos, ele foi um bom presidente pois foi reeleito h poucos dias por mais 4 anos, um resultado surpreendente e no desejado pelo resto da populao mundial.

CONCLUSO Sendo julgado um bom Presidente, e eleito logo no primeiro turno, ele vai continuar no direito de derrubar e atacar o que estiver na sua frente, com atitudes que desafiara qualquer poder que tente ser maior que o seu. Logo, sabemos que teremos surpresas pela frente.

BIBLIOGRAFIA HOLLAND, Steve. PERFIL. Governo Bush. Agncia de Noticia Relters. Washington, EUA, 2004

OPINIO Ao longo de todo o sec. XX, os Estados Unidos exerceram grande influncia em todos os assuntos que diziam respeito a organizao poltica, econmica e social do mundo. certo que a arrogncia ao tratar desses interesses e problemas internacionais, fundamentada principalmente num poderio econmico e militar, sempre foi uma caracterstica dos Estados Unidos; mas com a chegada em 2001 de George W. Bush e especificamente, depois dos atentados de 11 de setembro, esta arrogncia ultrapassou todos os limites do bom-senso. Bush, atual presidente Norte-Americano reeleito no ltimo dia 2 para mais um mandato, teve um primeiro governo conturbado e bastante autoritrio; a tendncia que seu segundo mandato continue nesta mesma linha j que no h nenhuma perspectiva de mudana. Ele tentando combater o terrorismo, iniciou guerras que s provocam, a cada dia mais mortes de inocientes inclusive de americanos; demonstrando dessa forma uma total deprecia da vida humana. Numa anlise mais atenta sobre as guerras no Iraque e no Afeganisto percebe-se que sua causa no so, nem de longe, aquelas que o governo americano divulgou; o controle do poder poltico e financeiro naquela regio, o que realmente motivou Bush a mandar suas tropas militares invadirem estes pases. Portanto fica bem claro e relativamente bvio que George W. Bush, no comando de um pas de tanta influncia como os EUA to perigoso quanto os terroristas que ele supostamente combate, pois no sabem o que realmente pretendido por ele, j que seu governo se aproxima bastante de governos riranos como o de Hitler.

CONCLUSO

Conclu-se pelo o que foi exposto neste trabalho, que ao longo dos quatro anos sob o governo de George Bush, os Estados Unidos agiram de forma nenhum pouco sensata, mostrando toda a sua prepotncia e tomaram medidas extremamente capitalistas, na sua face mais obscura, o que pior; e que este fou um governo marcado por guerras desnecessrias. Por motivos bvios e pla intensificao da postura imprialista, que os Estados Unidos sempre tiveram perante o resto do mundo, onde atitudes egostas intolerante e na maioria das vezes reprovaveis aos olhos da cumunidade internacional foram uma constante.

BIBLIOGRAFIA HOLLAND, Steve. PERFIL. Governo Bush. Agncia de Noticia Relters. Washington, EUA, 2004 CITOMSKY, Moan. O cinismo Global de Bush. Le monde diplomatique. Edio Brasileira, 2004.

Mmmmmmmmmmmm Daqui em diante completa a pesquisa

GEORGE W. BUSH Nascido em 6 de julho de 1946 em New Haven, Connecticut, George Walker Bush o filho mais velho do ex-presidente dos EUA George Herbert Walker Bush e de Barbara Pierce Bush. Um de seus quatro irmos o atual governador do Estado da Flrida, Jeb Bush. Bush foi criado em Midland, no Texas, e seu pai trabalhava na indstria do petrleo. Como seu pai, ele foi aluno da prestigiada Philips Academy em Andover, Massachusetts, e seguiu para a Yale University, onde se formou em 1968. Bush, ento, voltou para o Texas e fez parte da Texan Air National Guard, sendo piloto de avies de combate e chegando ao posto de tenente, embora nunca tenha sido chamado para lutar no Vietn.

Em 1972, Bush entrou na Harvard Business School, onde completou o curso em 1975. Sua poca de solteiro nos anos 70 teria sido repleta de festas, consumo de drogas e lcool. Ao responder perguntas de jornalistas sobre o perodo, Bush disse que seu passado passaria em qualquer exame, desde que fosse analisado a partir de 1974. Mais uma vez de volta a Midland, Bush fundou a Arbusto, uma empresa de explorao de petrleo e gs natural. A primeira disputa eleitoral de Bush aconteceu em 1978, quando foi candidato Cmara dos Representantes dos EUA pelo Texas. Ele estabeleceu o recorde de arrecadao de fundos para campanhas ao Congresso no Estado, mas perdeu para o democrata Kent Hance. Em 1986, aps tentativas de reestruturao de sua companhia e com o petrleo em baixa, Bush vendeu sua empresa. No campo pessoal tambm ocorreram mudanas: ele deixou de beber e ficou mais religioso, convertendo-se f Metodista de sua mulher. Com a deciso de seu pai de concorrer presidncia dos EUA, Bush se mudou com a famlia para Washington a fim de ajudar na campanha. Teve destaque no trabalho junto aos cristos conservadores e ajudou na elaborao dos discursos do pai, que se elegeu em 1988. Em 1998, Bush foi o primeiro governador do Texas a ser reeleito para um mandato de quatro anos e conseguiu nmero recorde de votos de hispnicos e negros para um candidato republicano. Em junho de 1999, George W. Bush anunciou oficialmente sua inteno de se candidatar presidncia dos EUA. Descreveu-se, na ocasio, como "um conservador com compaixo". Dizia querer restaurar a dignidade da Casa Branca, que havia passado pelo delicado caso Monica Lewinsky, melhorar o sistema educacional, diminuir a estrutura governamental e reformar o sistema fiscal e o auxlio sade. Bush conseguiu a indicao de seu partido vencendo o senador John McCain, que depois de suspender sua campanha acabou apoiando o rival. Em 2000 anunciou Richard B. Cheney, ex-secretrio de Defesa durante a presidncia de seu pai e que tambm trabalhava em uma empresa de petrleo, como seu companheiro de chapa. A eleio presidencial, contra o democrata Al Gore, foi uma das mais disputadas da histria dos EUA. Na noite de 7 de novembro de 2000, data da votao, Gore liderava no voto nacional, mas segundo o sistema americano, os votos eleitorais por Estado definiriam o vencedor. Durante o primeiro ano do mandato de Bush, em 11 de setembro de 2001, os EUA sofreram os ataques terroristas contra o Pentgono e o World Trade Center. A comoo nacional gerou um grande aumento na popularidade do presidente, que logo depois dos atentados chegou a ndices prximos a 90%. A "cruzada contra o terror," defendida por Bush desde ento, tem sido importante para a aprovao de seu governo pelo povo americano em tempos de desacelerao da economia interna. Em 2002, no seu discurso de Estado da

Unio, Bush delineou os principais alvos dessa "cruzada", caracterizando Iraque, Ir e Coria do Norte como pertencentes de um "eixo do mal". POLTICA Dono de uma poltica relativamente solidificada, baseada em sua constituio tambm bastante eficaz, os EUA, assim como o Brasil um pas que permite o pluripartidarismo, no entanto, os partidos de maior expresso so dois, o Democrata e o Republicano. Sucedendo-se no governo, a linha adotada por ambos mais ou menos idntica, o protecionismo s industrias nacionais, a explorao dos recursos dos pases pobres e a busca constante de novos mercados onde possam vender seus produtos. So esses os princpios bsicos dos governantes americanos. Possuidores de uma invejvel economia esto enfrentando um franco declnio com o aumento paulatino do desemprego, diminuio da qualidade de vida de seus habitantes e diminuio da sua influencia sobre os demais paises do mundo. Tem orgulho do seu estado democrtico, porm, na ultima eleio para presidente da repblica onde Bush saiu vencedor demonstrou bem a fragilidade do sistema eleitoral norte-americano. Nessa eleio, o democrata Al Gore, sofreu, no mnimo, uma derrota muito suspeita j que na data da votao, todas as pesquisas indicavam que ele seria o vencedor nas urnas. Depois de uma contagem complicada e demorada, (aproximadamente 40 dias), foi nomeado vencedor o candidato do partido republicado George Walker Bush que, pasmem, j comandava o pas revelia do resultado. Durante seu primeiro ano de mandato, o novo presidente foi pego de surpresa pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. As torres gmeas do World Trade Center, (smbolo do poderio econmico americano), viraram um monte de destroos e ferro retorcido, e o pentgono, (smbolo do seu poderio militar), foi duramente atingido. Bush passou, desde ento, a defender uma cruzada contra o terror que desviou a ateno da populao para o verdadeiro problema americano da desacelerao da economia. Em seu delrio belicista, o presidente norte-americano chegou a discursar chamando de Eixo do mal o Ir, o Iraque e a perigosa Coria do Norte possuidora de pelo menos duas bombas atmicas. Exortando os americanos em nome de Deus, apontando a guerra como nico meio de exterminar o terrorismo no planeta e apoiado muito fortemente pela mdia interna Norte Americana, iniciou junto com a Inglaterra e outros pases de menor expresso uma alucinada invaso ao Iraque no ltimo dia 19 de Maro de 2003 que ningum sabe como terminar. ECONOMIA

Donos de uma economia baseada na grande indstria, nas multinacionais e na produo agropecuria mecanizada, os EUA esto frente de muitos pases em matria de desenvolvimento tecnolgico. Hoje, isso o que torna um pas rico ou pobre. Houve um tempo em que o dinheiro de um pas deveria ter um lastro em ouro ou outro mineral precioso, ou seja, para emitir uma moeda de um dlar, deveria haver uma quantidade de ouro igual a um dlar guardada no cofre do Banco Central americano, e isso valia para qualquer pas. Os tempos so outros, hoje, a capacidade de produo de um pas, seu desempenho tecnolgico, a qualidade de vida de seus habitantes e at que idade eles vivem, os investimentos cientficos, etc. que fazem valer a moeda. Nesse campo, os Estados Unidos esto bem a frente de pases como o Brasil, por exemplo, e podem ser considerados uma potncia. No entanto, a economia americana no anda assim to bem, o desemprego tem aumentado assustadoramente, a dvida interna e externa do pas cresceu, a qualidade de vida da sua populao vem caindo constantemente e para rematar tudo isso, sofreram o maior ataque terrorista da histria, o que colocou em xeque a sua capacidade de defesa e a capacidade dos governantes de protegerem a populao. Vergonhosos escndalos vinham abalando industrias consideradas acima de qualquer suspeita, fraudes apareceram e foram expostas ao pblico americano e mundial como feridas abertas e a confiana no sistema capitalista desse pas ficou abalada no resto do planeta. O imprio econmico criado pelos EUA todo ele a base da explorao de pases pobres como os do Oriente Mdio, e isso implica diretamente na colaborao desses povos, acontece que todo explorado um dia se cansa de viver nessa condio e comea dificultar a vida do explorador. fato historicamente comprovado que a independncia dos pases colonizados aconteceu em decorrncia dessa conscincia. Num determinado momento, a populao nota os abusos dos quais faz parte involuntria e amparada por foras internas e externas interessadas em mudanas, revolta e se insurge contra essa situao. Acontece ento a fuga do explorado das mos do explorador. Os Estados Unidos hoje, no tem mais a influncia dos tempos da Guerra Fria sobre os demais pases do globo, aps a queda do Muro de Berlin, so bem poucas as razes para que outros se coloquem sob a bandeira de sua proteo. Decorre desse fato a queda paulatina da economia norte americana. Num ltimo ato esperneia como algum desesperado lutando para no morrer afogado, porm, encontra-se em guas profundas e no h ajuda a caminho. Vrios pases que antes estariam ao seu lado nessa louca aventura blica, simplesmente viraram as costas, sem mais, sem nenhuma explicao, o que deixou ainda mais clara a posio do resto dos pases do mundo quanto a influencia econmica americana.

ASPECTOS SOCIAIS

Os americanos so antes de tudo patriotas, nota-se isso mesmo no cinema hollywoodiano que consegue emplacar filmes ridculos de ao em que at o presidente do pas, geralmente representado por um ator de renome, entra em uma aeronave e vai junto com os marines combater soviticos, E.Ts, asterides que esto quase para colidir com o planeta e outros bichos. Adeptos da m alimentao, X burger, X bacon, X eggs, e X etc., possuem um sistema de sade que funciona, tem gua tratada, coleta de esgoto, e bons hospitais na maior parte do pas. Extremamente capitalistas e em decorrncia tambm muito consumistas adoram grandes shoppings e hiper mercados. Tem uma economia relativamente estvel, baseada em sua moeda o dlar que serve de ponto de referencia para vrios outros mercados, inclusive o do Brasil. O sistema educacional norte americano eficiente e a formao de ensino superior uma das melhores e mais concorridas do planeta responsvel por grandes nomes da cincia e da tecnologia. Os postos de trabalho nos EUA esto em baixa, suas industrias robotizadas produzem mais com menor quantidade de mo-de-obra humana. A previdncia social quase toda privatizada e os trabalhadores contribuem durante toda a vida produtiva para um fundo de penso que guarda esse dinheiro para o prprio contribuinte. Esse tipo de aposentadoria garante uma velhice tranqila para o proletariado norte americano. As estatsticas policiais que indicam ndices de violncia fecharam o ano de 2002 em queda, o que significa que diminuiu o nmero de crimes praticados nos Estados Unidos. As paranias da populao americana so os ataques terroristas, os homens bomba, o eixo do mal, como sugeriu o presidente Bush. Compram mascaras antigases, estocam alimentos, o governo investe em segurana e espionagem, satlites espies so lanados e homens so treinados com o intuito de combater esse mal. A expectativa de vida de sua populao de 72 anos para os homens e 79 para as mulheres, (brancos e brancas). Outro fato curioso discriminao racial que eles insistem em esconder, como se todos fossem politicamente corretos, nessa guerra, por exemplo, primeiro foram convocados os negros, depois os latinos e s depois, se isso no resolver, sero convocados os americanos natos, porem, nunca para a linha de frente.

También podría gustarte