Está en la página 1de 3

10 dicas para sair do vermelho: 1) Jamais use o cheque especial ou o pagamento parcial do carto de crdito.

Pea emprstimos no banco, que saem mais baratos; 2) Passe a controlar os saldos de seu carto de crdito com mais frequncia, pelo menos a cada 10 dias, para que deixe de gastar alm do esperado; 3) Tenha uma idia do tamanho de seu problema: a primeira coisa a fazer anotar TODOS os gastos do ms, inclusive os gastos pequenos, para descobrir de onde cortar; 4) Elabore um plano radical de enxugamento de gastos na maior intensidade possvel, para que a dvida seja amortizada de uma vez. No adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros voltam a aumentar rapidamente a conta que voc j pagou; 5) Quanto mais intenso for o corte de gastos e menor o tempo necessrio para isso, menores sero os desgastes no relacionamento familiar; 6) Acabe de vez com a tentao das compras a prazo; 7) Use todos os tipos de poupana que voc tem. No adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dvida. O mesmo vale para bens como terrenos e imveis espera de valorizao; 8) Fuja de atividades de lazer que custam. Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que no custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunio com amigos ou com a famlia; 9) Enquanto no conseguir quitar toda a dvida, substitua-a por outras mais baratas, como antecipao de restituio de Imposto de Renda ou venda do automvel e compra de outro parcelado. Use todo o dinheiro da venda para reduzir a dvida. 10) Divida seu plano de ajuste com a famlia. importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivao.

5 Passos para voc conquistar sua independncia financeira do Livro Dinheiro - Os segredos de quem tem (Gente) 1) Dedique tempo construo de seu plano no papel ou em uma planilha eletrnica. Principalmente para quem no lida com nmeros no dia-a-dia, visualizar o plano ajuda tanto na motivao para execut-lo quanto na identificao de pontos falhos e gordurinhas aquelas despesas mensais de pequeno valor e aparentemente irrelevantes, mas que so as grandes vils do oramento quando somadas ao longo do ms. 2) Relacione todas as suas fontes de recursos financeiros e todos os seus gastos mensais. Seja detalhista, pelo menos uma vez na vida, ao longo de um ms. Coloque no papel todos os gastos, sem esquecer as migalhas que so drenadas de seu bolso na forma de gorjetas, arredondamentos na conta da padaria, cafs no meio do dia e aquelas coisinhas a mais que acabamos levando na banca de jornal quando compramos a Nova. No ser pelo valor da prestao de seu carro ou de suas ltimas compras no shopping que seu oramento apresentar problemas, porque provavelmente voc verificou se havia espao na sua renda para adquiri-los. Geralmente os oramentos estouram porque aqueles pequenos valores que so desprezados ao longo do ms acabam se tornando algumas dezenas ou centenas de reais no balano final provavelmente um valor que faria toda diferena no futuro se fosse poupado ms a ms. 3) Identifique suas possibilidades de reduo de gastos e estabelea limites para os gastos no programados. O segredo de um bom planejamento financeiro impor limites a certos gastos e ter disciplina para seguir estes limites. Se voc levar a srio o item anterior, certamente ir se impressionar. Alguns gastos no so controlveis, como aluguel, impostos, escola e plano de sade. Outros podem ser otimizados, como o gasto com alimentao e produtos de cuidado pessoal, substituindo marcas muito caras por equivalentes mais em conta e levando a srio a prtica de fazer pesquisas de preos. H tambm aqueles gastos que podem ser perfeitamente planejados, como a renovao do guarda-roupa, o happy hour com os amigos e o lazer de finais de semana. Com estes, estabelea limites mensais para seus gastos, e seja fiel a estes limites. Por exemplo, estabelea uma meta de, digamos, R$ 200 mensais para renovao do guarda-roupa. Se no gastar tudo este ms, ter a mais para o ms seguinte mas no caia na bobagem de gastar a mais por antecedncia. 4) Aps otimizar seus gastos mensais, identifique de forma precisa o preo de sua sobrevivncia, quanto voc gasta mensalmente com segurana.

Seu padro de vida deve ter um custo inferior a sua renda. Sugiro que voc gaste para se manter, no mximo, 90% da renda lquida. No total destes gastos devem estar includas todas as contas essenciais, incluindo seu lazer, a renovao do guardaroupa, as prestaes do carro, seguros, gastos pequenos do dia-a-dia, etc. O importante estabelecer um teto para seus gastos totais, seja rigorosa. 5) Calcule quanto sobra de sua remunerao para possveis investimentos mensais. Definindo com preciso os limites de seu oramento, destine parte ou o total do excedente a um investimento que voc faa regularmente. Se voc optar por um plano de previdncia privada, isto estar sendo feito com tranqilidade. Se seu oramento for disciplinado e voc estiver satisfeita com a renda que seu plano financeiro estar garantindo no futuro, no haver nenhum problema em fazer alguns luxos quando surgir alguma sobra como o dcimo-terceiro salrio, a restituio do Imposto de Renda ou um bnus salarial. O melhor de um bom planejamento financeiro a oportunidade que ele d de gastarmos as sobras sem peso na conscincia.

También podría gustarte