Está en la página 1de 94

Curso Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental

Semestre 03

Aspectos da Economia Ambiental


Autoria Jess de Andrade Sena Co-autoria Anselmo Csar Vasconcelos Bezerra Carlos Eduardo Menezes da Silva Gustavo Ribeiro Amorim Maiara Gabrielle de Souza Melo Sandro Virglio Prado Ribeiro

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco

CEAD - Coordenao de Tecnologias Educacionais e Educao a Distncia 2009

Governo Federal
Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretaria de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES Jorge Almeida Guimares

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco


Diretor Geral Srgio Gaudncio Portela de Melo Direo de Ensino Maria Tereza Duarte Dutra

Coordenao de Tecnologias Educacionais e Educao a Distncia


Coordenao Geral Maria das Graas Costa Nery da Silva Coordenao do Curso Jos Severino Bento Coordenao Tutoria Ana Paula Silva da Silveira Coordenao de Logstica Paulo Tiago Lins da Silva Reviso Lingstica Ftima Suassuna Projeto Grco e Editorao Eletrnica Eliana Virgnia Vieira de Melo Carlos Jos das Chagas Moura Tiaggo Correia Cavalcanti de Morais Diagramao Mariana Belo Lopes dos Prazeres Tiaggo Correia Cavalcanti de Morais Ilustrao Elton Flor da Silva Hugo Pessoa de Luna

Sumrio

Aula 01

05

Aula 02

25

Aula 03

39

Aula 04

53

Aula 05

63

Aula 06

81

Aula

01

Conceitos Bsicos de Economia


VOC J REPAROU QUE:

Apresentao
Caro(a) aluno(a), aqui comea nosso encontro, que se estender por 12 mdulos. O material didtico de Economia Ambiental foi elaborado com os fundamentos bsicos e essenciais para se ter a compreenso necessria dos tpicos apresentados. Apesar da linguagem acessvel, em momento algum abrimos mo do rigor metodolgico no desenvolvimento do contedo, procurando sempre evitar o uso do economs, para que, assim, a nossa comunicabilidade seja a mais eciente possvel. Esse material foi desenvolvido por dois prossionais com formaes distintas, para que esse encontro multidisciplinar possa trazer para voc uma viso mais ampla sobre o assunto.

1. Nos principais telejornais, uma parte das notcias dedicada a questes econmicas? 2. Fernando Henrique Cardoso ganhou grande destaque na poltica nacional, chegando a presidir o pas por oito anos, aps ter sido Ministro da Economia? 3. Que economia e poltica esto muito prximas? E que todos os partidos polticos e seus principais candidatos evidenciam as questes econmicas em sua plataforma poltica? 4. A cada ano que passa, o consumo do brasileiro se diversica, e, cada vez mais, novos produtos so ofertados no mercado? E os nossos desejos s tendem a aumentar?

1.O que Economia? Para que serve?


Introduo
O raciocnio econmico desenvolvido a partir de uma questo que est presente no nosso cotidiano: escolher entre as opes existentes. Voc e todos os indivduos, em diversos momentos, precisam realizar escolhas entre as alternativas que existem. Se voc decidiu investir em um curso de graduao e destinar parte dos seus recursos nanceiros para isto, pode ter que abrir mo de uma viagem que faria para conhecer o carnaval de Olinda. Se o seu vizinho resolveu comprar uma motocicleta nanciada, ele poder ter que desistir de fazer seu curso de graduao. Da mesma forma, um empresrio que conseguiu lucro no nal do ano pode decidir reinvesti-lo no seu negcio, para que este cresa mais ainda, ou passar com a famlia duas semanas de frias em Porto de Galinhas.

Isto so escolhas. As pessoas tm necessidades que precisam ser satisfeitas, como alimentao, habitao, vesturio, educao, lazer, etc. Porm, a renda que recebem, basicamente, atravs de salrios, aluguis e juros, insuciente para obterem todos os produtos desejados (bens e servios), a m de satisfazerem suas necessidades. O conjunto de pessoas, denominadas sociedade, tambm tem necessidades coletivas que precisam ser atendidas, como estradas de rodagem, limpeza e transporte urbanos , entre outras.
REFORANDO O CONHECIMENTO Os bens tangveis (palpveis, visveis), tambm denominados por alguns de produtos, constituem, nos tempos atuais, foco da maior parte do esforo de produo da maioria dos pases. As economias dos pases centrais so focadas na produo de bilhes de produtos in natura, enlatados, congelados, alm de automveis, cmeras fotogrcas, celulares computadores, televisores e inmeros outros bens, que so a base da economia contempornea. No entanto, com a evoluo das economias, uma proporo cada vez maior das suas atividades tende a car concentrada nos servios. Vrios so os servios que consumimos, como hotis, locadoras de automveis, cabeleireiros, ocinas mecnicas; bem como servios prestados por prossionais. Por exemplo: advogados, contadores, dentistas, mdicos, entre outros.

Todavia, tanto as sociedades como os indivduos tm problemas para saciarem suas exigncias de consumo, devido escassez de recursos disponveis para satisfaz-las. Vrios temas da cincia econmica se preocupam com a questo da escassez, moeda, produo, do consumo, etc. Os bens e servios necessrios para atender aos desejos da sociedade fazem com que os seus membros se ocupem em atividades de produo que satisfaam o consumo da populao. Na produo, a empresa tem que tomar decises. Por exemplo: o que produzir, quais meios utilizar para a produo, etc. J em relao ao consumo, as famlias tm que decidir como vo gastar a renda obtida, entre as diferentes opes de bens e servios que estas podem adquirir. Assim, nasce o grande problema econmico: a escassez.

Escassez
Como voc percebeu, todas as pessoas possuem necessidades. Elas vo das mais bsicas at as mais complexas. E o ser humano possui algo ainda mais especco que so os desejos. Voc, obviamente, possui vrios desejos. Seria capaz de enumer-los agora? Deixe sua mente uir e pense em tudo o que gostaria de ter. Certamente, se voc tivesse um gnio em uma lmpada para realizar seus desejos, como o Aladim, trs pedidos, apenas, seria pouco. Pois , diz-se que os seres humanos tm desejos, digamos assim, quase que ilimitados, ou virtualmente ilimitados. H algo errado nisto? Vejamos. Como satisfaremos nossos desejos? Adquirindo bens e servios? Talvez, assim, respondamos, em parte, a nossa pergunta. Mas que bens e servios so estes?

Os mais diversicados possveis esses bens precisam existir para que possamos consumi-los. Nenhuma nao, nem as mais ricas, conseguem satisfazer todas as necessidades e desejos de consumo de sua populao, ou seja, todos os recursos disponveis (mquinas e equipamentos, matria-prima e mo-de-obra), chamados de fatores ou recursos de produo, no so sucientes para produzir bens e servios em to grande montante, de modo que todos os membros da sociedade possam obt-los sem restrio quantidade, fazendo, assim, com que todos quem plenamente satisfeitos. Este fato devido escassez dos recursos diante dos desejos virtualmente ilimitados da sociedade. Enfatizando o que voc j leu, os seres humanos tm necessidades diversas, como necessidades fsicas bsicas de alimento, vesturio, calor e segurana; necessidades sociais de incluso e afeio; necessidades individuais de conhecimento e auto-realizao. Quando uma necessidade no atendida, a pessoa procura um objeto que a satisfaa ou tenta reduzir sua insatisfao. Nas sociedades industriais, existem bens e servios diferenciados para satisfazer essas necessidades. A vontade de possuir tais bens e servios diferenciados nasce do desejo, que so as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas caractersticas individuais. Portanto, uma pessoa, para satisfazer sua necessidade de alimentar-se, pode querer alimentos diferentes nas diversas regies do planeta. Um americano talvez queira um hambrguer, pepsi-cola e batatas fritas; um pernambucano, carne de sol, queijo coalho e gua de coco; um mineiro, um lombinho de porco, tutu mineira e suco de laranja; um gacho, um belo churrasco com chimarro. Temos necessidades de transporte, de nos locomover de um lugar para outro, as quais poderiam ser plenamente satisfeitas por transportes coletivos, como nibus, metr, etc; mas muitos tm o desejo de ter uma ferrari, um maverick ou um mercedes. Concluindo, de acordo com as teorias econmicas neoclssicas, as necessidades humanas so innitas, ao passo que os bens e servios ou os meios para satisfaz-las so sempre nitos.

HISTRIA DO PENSAMENTO ECONMICO Adam Smith Adam Smith nasceu em 1723, na Esccia, e considerado o fundador da escola clssica. Sua principal obra, conhecida em todo o mundo, foi A Riquezas das Naes: investigao sobre sua natureza e suas causas, publicada no ano de 1776. Do ponto de vista formal, A Riqueza das Naes apresenta, desde o incio de sua discusso, uma teoria econmica baseada no crescimento econmico. Para Adam Smith, a soluo encontrada para o funcionamento da economia deveria ser nas leis que regem o mercado. A concorrncia entre os empresrios e a interao com os compradores faria com que os preos dos bens fossem comercializados a valores prximos dos custos de produo. Somente os produtores que fossem competitivos se manteriam no mercado e, para isto, teriam que conseguir diminuir os custos de produo, para terem preos de venda prximos do preo de custo. Smith foi o grande defensor do laissez faire, ou seja, os governos no deveriam realizar nenhuma interveno em assuntos econmicos.

10

Fatores de produo
Os fatores ou recursos de produo so elementos indispensveis ao processo produtivo de bens materiais. Tradicionalmente, desde Say (1767-1832), os fatores de produo so os seguintes: Terra. Em economia, o termo terra engloba os recursos naturais encontrados no subsolo (carvo, petrleo, minrios em geral), a terra cultivvel, como tambm todos os outros recursos naturais. Trabalho. toda atividade humana voltada para a transformao da natureza, as faculdades fsicas e mentais do indivduo que intervm no processo produtivo. Capital. Compreende as edicaes, as fbricas, a maquinaria e os equipamentos. Alguns autores modernos incluem como fatores de produo a organizao (empreendedorismo) e o conjunto cincia- tcnica (tecnologia). Bem, embora, ainda, em um momento introdutrio, encontramos, aqui, um elemento bsico para compreendermos a economia ambiental: o termo econmico denominado terra. Quanto mais os seres humanos querem consumir, mais necessitamos de recursos naturais que existem de maneira escassa no globo terrestre. Logo, de forma, digamos, apocalptica, se o consumo humano aumentar de modo desenfreado para satisfazermos nossos desejos, destruiremos a TERRA? Reita sobre isto.

HISTRIA DO PENSAMENTO ECONMICO (CONT.) Para ele, a Mo Invisvel do mercado organiza todas as atividades econmicas e sociais, da mesma forma que o mercado designa as tarefas que devem ser realizadas e leva as pessoas a escolherem suas prosses. Os capitalistas, para Smith, so os grandes propulsores do crescimento econmico. A acumulao dos lucros nas mos dos empresrios fundamental, pois resultaria na compra de mais maquinaria, permitindo maiores possibilidades de aumento de produo e diviso de trabalho e traria melhorias para toda a sociedade .

A necessidade de escolha
Como pudemos ver, diante dos recursos limitados, os governos, empresas e famlias precisam escolher uma opo na hora de obter ou produzir algum bem ou servio, sempre abrindo mo de uma outra possibilidade do uso dos recursos ou da renda. A opo que se deve abandonar em prol da outra, em economia, nos leva ao conceito de custo de oportunidade. Sempre procuramos escolher entre este ou aquele produto, com o intuito de nos proporcionar o maior grau possvel de satisfao. Em Economia, utiliza-se a unidade de medida til na tentativa de mensurar a satisfao das pessoas.

Exemplo meramente ilustrativo


A famlia de Joaquim de Lima possui uma renda familiar, (somatrio da renda de toda a famlia), mensal de R$ 2.000,00, sendo seus gastos distribudos da seguinte maneira: Itens
Alimentao Moradia Educao Transporte Seguro sade Poupana* Telefone gua e eletricidade Secretria domstica Lazer

DECIFRANDO O ECONOMS Vrios termos econmicos so utilizados no nosso dia-a-dia, nos telejornais, em notcias veiculadas pela internet e por outros meios de comunicao. Abaixo, alguns termos relacionados a questes econmicas, decifrados. Aes Ttulos que indicam a participao do possuidor na propriedade de uma determinada companhia e lhe do direito parte dos lucros. O tipo e o nmero de aes adquiridas denem a extenso da participao na propriedade. Quando uma empresa precisa de recursos, procura uma corretora de valores credenciada na bolsa, que divide o capital da empresa em fraes. Quando uma empresa passa por esse processo, est abrindo seu capital e ganha a denominao legal de sociedade annima. Bens - Tudo o que tem utilidade, com ou sem valor econmico, e pode satisfazer uma necessidade. O ar, por exemplo, um bem livre, j o mangans um bem econmico, porque escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os economistas fazem algumas distines entre os bens econmicos.Alguns dos bens econmicos so: bens de capital ou de produo - mquinas e equipamentos

11

Distribuio da renda (R$)


300,00 400,00 350,00 100,00 200,00 150,00 50,00 50,00 200,00 200,00

Percentual (%)
15.0 20.0 17.5 5.0 10.0 7.5 2.5 2.5 10.0 10.0

* Em Economia, o termo poupana no signica caderneta de poupana, mas, sim, a parcela da renda que guardada para um consumo futuro.

Denio de economia
Estamos, agora, mais que preparados para denirmos economia. O termo economia, na verdade, foi usado, em um primeiro momento, por Aristteles. Oikonomia: a cincia das leis da economia domstica, administrao de uma unidade habitacional (residncia). Do grego, ikos signica casa e nomos, norma, lei. A Economia tem como foco de estudo a maneira com que as pessoas adquirem seus recursos nanceiros e os utilizam na aquisio de bens e servios para satisfazer suas necessidades e seus desejos. a forma como se administram os recursos escassos para distribu-los para toda a sociedade.

Outros grandes problemas econmicos


Podemos resumir os maiores problemas da economia contempornea, que no preocupao apenas de economistas, mas de cientistas e pessoas das mais diversas reas do conhecimento, respondendo a trs perguntas, que, apesar de, aparentemente, simples, so bem complexas.

1) Que bens e servios produziremos e em quais quantidades?


12 bens de consumo - ex.: aparelho celular, mp3, par de tnis, UmGPS podem ser adquiridos pelos consumidores aps um processo de produo ou industrializao; bens de consumo durvel (televisor lcd, apartamento, cama) s so trocados aps perodos longos de uso; bens de consumo semi-durvel (roupas, perfumes) necessitam ser trocados periodicamente; bens de consumo no-durvel (uma ma, milho ).

2) Como produziremos tais bens e servios? 3) Como ser distribuda a produo desses bens e servios? A primeira questo est relacionada s curvas de possibilidade de produo. No exemplo que ser apresentado mais adiante, pgina 8, a curva nos mostrar as respectivas possibilidades de produo de batatas e trigo, levando em considerao a escassez de recursos e seu pleno emprego. A segunda questo relativa a que meios e tcnicas sero empregados na produo. Quais tecnologias utilizaremos para explorarmos, de maneira eciente, os recursos naturais? Quais formas de gesto e treinamento poderemos utilizar para tirar melhor proveito da mo-de-obra? Que mquinas e equipamentos utilizaremos para aumentar a produo e produtividade ? A terceira questo relaciona-se distribuio da produo nacional entre os indivduos e famlias na sociedade. Esta uma deciso de carter social, em que uma distribuio mais equitativa da renda proporcionar um nvel de bem-estar maior para a populao em seu conjunto, e uma m distribuio de renda, como o caso brasileiro, levar parte da populao a ter que viver praticamente na misria, gerando tenses sociais, reetidas no aumento da criminalidade.

2. Microeconomia e Macroeconomia: dois ramos da Economia.


A Economia uma rea do conhecimento bastante antiga. A evoluo do pensamento econmico passou por vrias etapas, fases e teve grandes tericos, como Adam Smith, pensador citado neste mdulo. No incio da dcada de 1930, ela se dividiu em dois ramos: Microeconomia e Macroeconomia. Para podermos entender mais um pouco alguns aspectos-chave das cincias econmicas, veremos a diviso a seguir: A Microeconomia o ramo da Cincia Econmica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelas famlias; as empresas e suas produes e custos; a produo e preo dos diversos bens e servios e fatores produtivos (SANDRONI, 1989).

Simplicando, a microeconomia trata da forma com a qual as unidades individuais (consumidores privados, latifundirios, trabalhadores, produtores de bens e servios) agem e reagem umas sobre as outras. Est voltada para os seguintes temas: O comportamento do consumidor, buscando sua mxima satisfao, limitado pela renda; As unidades produtivas, em busca do lucro mximo; A estrutura e funcionamento dos mercados; As remuneraes pagas aos agentes que participam do processo produtivo, dentre outros. O segundo ramo a Macroeconomia. Este se ocupa do comportamento do sistema econmico e o focaliza como um todo. Tem como objeto de estudo as relaes entre os grandes agregados estatsticos: a renda nacional, o nvel de emprego e dos preos; o consumo, a poupana e o investimento totais (SANDRONI, 1989). Este direcionamento fundamenta-se na idia de que possvel explicar a operao da economia sem a necessidade de compreender o comportamento de cada indivduo ou empresa que dela participa. A Macroeconomia est voltada para os seguintes temas: O desempenho total da economia; O comportamento da economia em seu conjunto; As trocas internacionais de bens e servios, vistas de modo geral; O crescimento e desenvolvimento das economias nacionais, dentre outros.
DECIFRANDO O ECONOMS Commodity - (mercadoria, na lngua inglesa) Termo utilizado, em transaes comerciais realizadas entre as naes, para nomear um tipo de mercadoria em estado bruto, produto primrio de importncia comercial ou com um grau muito pequeno de industrializao. As principais commodities so produtos agrcolas( como caf, soja, acar, ch) ou minrios (cobre, ferro,ao e ouro, entre outros).

13

A curva de possibilidade de produo


O pleno emprego uma situao hipottica, caracterizada pela plena utilizao dos recursos disponveis (mo-de-obra, capital, matria-prima e tecnologia), ou seja, a inexistncia de capacidade ociosa na utilizao dos recursos de produo.Aps analisarmos o problema da necessidade de escolha, devido escassez dos recursos produtivos, agora, analisaremos o mecanismo de escolha atravs da anlise grca simplicada, chamada de curva de possibilidade de produo. A tabela abaixo nos mostra as combinaes possveis de todos os recursos de produo de uma sociedade, na produo de dois nicos bens:

14

Opo
A B C DECIFRANDO O ECONOMS Custo Brasil - Nome dado aos custos ou despesas que incidem sobre o processo de produo no Brasil, tornando difcil ou desvantajoso para o exportador colocar seus produtos no mercado internacional ou competir com os produtos importados no Brasil. Esses custos abrangem desde os encargos sociais, o excesso de impostos cobrados sobre os produtos at a precariedade e falta de estradas para transportar as mercadorias, entre outros. D E F

Batatas (toneladas)
0 1 2 3 4 5

Trigo (toneladas)
15 14 12 9 5 0

A mesma tabela ilustrada no grco abaixo:

O grco acima nos mostra as combinaes possveis de produo de batata e trigo, dada escassez de recursos e seu pleno emprego. No ponto A, com a produo de 15 toneladas de trigo, impossvel a produo de batata. No ponto B, desviando recursos para produzir 1 tonelada de batata, seremos capazes de produzir 14 toneladas de trigo. No ponto C, produzindo duas toneladas de batatas, seremos capazes de produzir 12 toneladas de trigo. No ponto D, produzindo 3 toneladas de batatas, seremos capazes de produzir 9 toneladas de trigo. No ponto E, se produzirmos 4 toneladas de batatas, seremos capazes de produzir 5 toneladas de trigo e, nalmente, no ponto F, quando desviarmos todos os nossos recursos produtivos para a produo de batatas e produzirmos o equivalente a 5 toneladas deste tubrculo, no produziremos nenhuma unidade de trigo. O custo de oportunidade de um produto a alternativa que tem de ser sacricada a m de se obter este produto. No exemplo, o custo de oportunidade de se incrementar a produo de uma unidade de batata a quantidade de trigo que deixamos de produzir. Como pudemos ver, esta apenas uma forma simples de observarmos este fenmeno. Em uma economia com milhares de bens e servios, as escolhas que enfrentamos so muito mais complexas.

O mercado
Os mercados, temporalmente falando, sempre existiram. Desde nosso conhecimento histrico, eles j so citados. Em sua antiga denio, mercado dizia respeito a um lugar determinado, onde os agentes econmicos realizavam suas transaes (como, por exemplo, o Mercado Central, em Belo Horizonte, o Mercado Modelo, em Salvador, e o Mercado de So Jos, em Recife). Entretanto, o conceito atual de mercado : Mercado toda e qualquer instituio social, na qual bens e servios, bem como os fatores produtivos so trocados livremente, no estando mais o termo condicionado a um lugar geogrco especco. Assim, quando um empresrio diz que est com problemas no mercado imobilirio ou no mercado de aes, ele no est se referindo a um lugar especco, mas a uma abstrao econmica. Um dos mercados amplamente discutidos atualmente o mercado de carbono, que trataremos, em particular, em um mdulo posterior. Portanto, o essencial de todo mercado que os compradores e vendedores de quaisquer bens ou servios entrem livremente em contato para comercializ-lo. Sempre que isso ocorre, podemos dizer que estamos diante de um mercado. A microeconomia, que tem por objeto as aes econmicas de empresas e de pessoas, estuda o mercado, apenas, pelo seu aspecto geral, caractersticas bsicas e comportamento dos agentes econmicos (SANDRONI, 1989).
NOTAS SOBRE DOUTRINAS ECONMICAS Liberalismo Econmico Doutrina que serviu como base ideolgica para as revolues contra o regime absolutista que ocorreram na Europa, nos sculos XVII e XVIII, principalmente, na Frana e na Inglaterra, e para a luta de independncia dos Estados Unidos da Amrica do Norte. O liberalismo deu suporte aos anseios da classe burguesa, que queria se alar no poder e consolidar sua fora econmica perante uma aristocracia em franca decadncia que se agarrava na monarquia absolutista para se manter no poder. Entre os principais itens que o liberalismo econmico defendia,estavam: 1. Ampla liberdade individual; 2. A democracia representativa separando os trs poderes (executivo, legislativo e judicirio) e lhes dando independncia; 3. Direito inalienvel propriedade;

15

Tipos de mercado

Mercado de concorrncia perfeita


Dicilmente possvel enquadrar alguma atividade como concorrncia perfeita. uma situao hipottica, utilizada pelos economistas clssicos, onde o mercado seria perfeito a ponto de regular toda a economia e atender, ecazmente, aos interesses dos vendedores e compradores. Os exemplos mais prximos que encontramos so alguns produtos agrcolas.

4. Livre iniciativa e livre concorrncia como princpios bsicos capazes de harmonizar os interesses individuais e coletivos.

16

NOTAS SOBRE DOUTRINAS ECONMICAS Liberalismo Econmico (continuao) Seus principais idelogos foram Franois Quesnay, John Stuart Mill, Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus. Eles defendiam que s a partir da observncia das leis naturais que o homo economicus, totalmente livre do poder do Estado e da presso de grupos sociais, poderia alcanar o mximo de lucro com o mnimo de esforo. Estes princpios, aplicados s trocas internacionais de mercadorias, levaram s idias do livre cambismo, que pregava, entre outras coisas, a eliminao de barreiras tarifrias e protecionistas. Com o desenvolvimento do capitalismo e a formao de mercados imperfeitos, como os monoplios e os oligoplios, j no nal do sculo XIX, os princpios do liberalismo econmico comeam a entrar em contradio com a nova conjuntura econmica, baseada na concentrao de propriedades e de renda. Esta doutrina teve seu trmino com as crises cclicas, pelas quais passou o capitalismo, sobretudo a partir da Primeira Grande Guerra Mundial, momento em que o Estado passou a ser um dos principais agentes norteadores das atividades econmicas.

Para que o mercado seja de concorrncia perfeita, preciso atender s seguintes condies: O nmero de compradores e vendedores deve ser de tal volume que nenhum possua condies para inuenciar o mercado; Os produtos devem ser perfeitamente homogneos (iguais); Os produtores devem ter perfeita mobilidade no mercado; No deve haver nenhuma barreira para entrada ou sada dos agentes que atuam ou pretendam atuar no mercado; Nenhum vendedor deve ter o direito de poder praticar preo superior ao estabelecido pelo mercado; O mercado deve apresentar transparncia e nenhum agente obter informaes privilegiadas.

Os principais tipos de mercados imperfeitos

Oligoplio
Tem como caracterstica um nmero pequeno de concorrentes, capazes de dominar ou inuenciar o mercado, ou um grande nmero de empresas, mas poucas dominam o mercado, como o caso dos bancos ou dos postos de gasolina no Brasil. Elas podem, assim, determinar nveis de preo que lhes proporcionem margens crescentes de lucro. As empresas, nos mercados oligopolizados, normalmente fazem acordos entre si, determinando rea de atuao ou acordos de preos mnimos. Esses acordos so conhecidos como cartel. O cartel uma organizao, formal ou informal, de produtores dentro de um setor que determina a poltica de preos para todas as empresas que a eles pertencem. Os postos de gasolina costumam utilizar esta prtica no Brasil, o que coibido pelo CADE, que um rgo do governo que scaliza os abusos econmicos cometidos por organizaes privadas. No nosso pas, temos vrios exemplos de oligoplio, como o caso das indstrias de cimento, farmacuticas, qumicas, do setor de cosmticos, etc.

5.2.2 Monoplio
caracterizado pelo domnio do mercado por uma nica empresa; O produto no tem substituto prximo; A entrada de novos concorrentes praticamente impossvel; A empresa decide o preo de venda do produto.

17

NOTAS SOBRE DOUTRINAS ECONMICAS Liberalismo Econmico (continuao) John Maynard Keynes foi o principal idelogo que redeniu a economia clssica e encarou a interveno do Estado na economia como um fato normal, inerente evoluo do capitalismo contemporneo. O estado interventor seria a balana entre as relaes de consumo ofertante x demandante.

No Brasil, tnhamos vrios exemplos de monoplios estatais, porm, seguindo a nova concepo de governo neoliberal, algumas destas empresas foram divididas e transferidas para o controle privado. o caso das companhias fornecedoras de energia eltrica e as de telefonia xa.

A demanda
Se analisarmos o nosso cotidiano, perceberemos que a quantidade que um indivduo demandar de um bem, em determinado perodo de tempo, vai sofrer grande inuncia de seu preo. O preo de um bem a quantidade de reais necessrios para obtermos uma unidade desse bem. Quanto maior o preo de um bem, menor ser a quantidade que cada pessoa estar disposta a comprar; em contrapartida, quanto menor o preo, maior a quantidade que determinada pessoa estar disposta a comprar. Porm, no somente o preo o determinante da quantidade de certo produto que iremos demandar, outros fatores tambm inuenciam, como: preferncia do consumidor; poder de compra do consumidor; preos dos outros bens; qualidade do bem; expectativas do consumidor quanto renda pessoal e aos preos.

No entanto, devido impossibilidade de relacionar todos esses fatores com a quantidade demandada, os economistas isolam um fator, considerando os outros constantes (ceteris paribus). Portanto, suponhamos que todos esses fatores, exceto o preo, permaneam constantes. Usando como exemplo o produto coco verde,

ANOTAES PESSOAIS
18

poderemos obter, atravs desta anlise, a curva de demanda individual, ou seja, a relao que existe entre o preo do coco verde e sua quantidade demandada por uma pessoa, durante um perodo de tempo. Se somarmos a demanda de todas as pessoas, teremos, assim, a curva de demanda do mercado. A curva de demanda do mercado nos mostra a relao entre a quantidade demandada de um bem por todas as pessoas e seu preo, mantendo os demais fatores constantes (preferncia, renda, preos de outros bens.) Quant. demandada (em milhares por semana)
2 5 15 30 50

Letra A B C D E

Preo unitrio (reais)


4,00 2,00 1,00 0,50 0,30

Assim, se o preo for R$ 4,00 reais, a unidade demandada ser de 2.000 unidades por semana de coco verde; se o preo for R$ 2,00, o nmero de cocos demandados ser de 5.000; se o preo for R$ 1,00, a demanda ser de 15.000 unidades; se o preo for de R$ 0,50, a demanda ser de 30.000 unidades e se o preo for de R$ 0,30, a demanda ser de 50.000 unidades. A tabela e a curva decrescente da demanda nos mostram que quanto maior o preo do produto, menor ser a quantidade comprada pelas pessoas, e, no caso oposto, quanto menor o preo, maior quantidade de produtos as pessoas estaro dispostas a comprar.

A Oferta
Da mesma forma que a demanda, a oferta de um produto depende de um conjunto de fatores: tecnologia; preos dos fatores produtivos(terra, capital, trabalho); preo do produto que se pretende oferecer. Portanto, se permanecerem todos os fatores acima constantes, menos o preo do produto que se oferece, obteremos a relao existente entre o preo de um bem e a quantidade de, por exemplo, coco verde que um agricultor estaria disposto a oferecer em determinado perodo de tempo. A curva de oferta individual nos mostra a relao numrica entre os preos dos cocos verdes e a quantidade oferecida por um agricultor, demonstrada de forma grca. Se unirmos todas as quantidades que os agricultores individuais estariam dispostos a oferecer por determinado preo, obteremos a Curva de Oferta do mercado de cocos verdes. A Curva de Oferta de Mercado mostra a relao entre a quantidade de um bem oferecida por todos os produtores e seu preo, mantendo os demais fatores constantes ( tecnologia, preo dos fatores produtivos, etc.) Letra Preo unitrio (reais) Quant. ofertada (em milhares por semana) 4,00 50 A 2,00 30 B 1,00 15 C 0,50 5 D 0,30 2 E Assim, se o preo for R$ 4,00 reais a unidade, sero ofertadas 50.000 unidades de coco verde por semana; se o preo for R$ 2,00, o nmero de cocos ofertados ser de 30.000; se o preo for R$ 1,00, a oferta ser de 15.000 unidades, se o preo for R$ 0,50, a oferta ser de 5.000 unidades e se o preo for de R$ 0,30 , a oferta ser de 2.000 unidades. A tabela e a curva crescente de oferta mostram como a quantidade oferecida de cocos aumenta quando aumenta o preo, mostrando, assim, o comportamento dos produtores.

ANOTAES PESSOAIS
19

ANOTAES PESSOAIS
20

O Equilbrio de Mercado
Os consumidores e produtores, com suas respectivas curvas de demanda e oferta em relao a determinado produto em um mercado particular, quando colocados em contato, pode-se analisar como acontece esta interao. Ao analisarmos a curva da demanda de mercado e a de oferta de mercado isoladamente, no conseguimos determinar onde os planos dos consumidores e produtores so compatveis. Entretanto, ao analisarmos o comportamento dos demandantes e ofertantes simultaneamente, possvel chegarmos a um ponto onde coincidem os planos de oferta e procura de mercado. A esse ponto chamamos de Ponto de Equilbrio. No ponto de equilbrio, que o ponto onde h, gracamente, a interseo das curvas de oferta e demanda, teremos evidenciado o preo de equilbrio e a quantidade de equilbrio. O preo de equilbrio determinado pelos valores em que coincidem os planos dos ofertantes e demandantes. Quant. demandada (mil por semana)
50 30

Preo unitrio (reais)


4,00 2,00

Quant. ofertada (mil por semana)


2 5

Situao do mercado
Excesso de oferta Excesso de oferta

1,00 0,50 0,30

15 5 2

15 30 50

Ponto de equilbrio Excesso de demanda Excesso de demanda

ANOTAES PESSOAIS
21

Curva representativa do ponto de equilbrio (E)

Podemos perceber que somente quando o preo do coco verde equivale a R$ 1,00 que a quantidade demandada pelos consumidores se iguala quantidade ofertada pelos produtores. Quando o preo menor que R$ 1,00, h escassez de oferta e excesso de demanda, e, quando o preo superior a R$ 1,00, h escassez de demanda e excesso de oferta.

Elasticidade
A noo de elasticidade de fundamental importncia na compreenso e anlise dos mercados de bens e servios. Considerando o equilbrio de mercado, ela mede o impacto sobre a quantidade decorrente de alteraes no preo (elasticidade-preo) do prprio bem e na renda do consumidor (elasticidade-renda), por exemplo. Neste sentido, foi visto que a um preo mais elevado correspondia uma reduo da quantidade demandada e, por outro lado, um aumento da quantidade ofertada.

ANOTAES PESSOAIS
22

Elasticidade-preo da procura
A elasticidade-preo da procura reete a sensibilidade da quantidade procurada por dado produto a uma alterao no preo desse produto. A forma correta de se medir essa sensibilidade atravs da relao entre a variao percentual na quantidade e a variao percentual no preo. Se a quantidade procurada varia mais que proporcionalmente alterao nos preos, a procura do produto considerada elstica. o que ocorre se, por exemplo, o preo da madeira subir 10% e a quantidade demandada reduzir-se em 20%, ou o preo diminuir 5% e a quantidade demandada aumentar 10%. Caso as variaes de quantidade sejam proporcionalmente menores que as variaes de preo, a procura dita inelstica. Quando as variaes forem percentualmente iguais, a procura do produto tem elasticidade unitria. Existem certos fatores que explicam ou inuenciam o valor da elasticidade-preo da demanda, como: a) Existncia de produtos substitutos- esperado que quanto mais perfeitos forem os substitutos de um produto, maior a tendncia deste produto ter demanda elstica; b) Essenciabilidade do produto- quanto mais essencial for o produto, menor dever ser a elasticidade-preo. Sendo assim, podemos classicar o sal como um produto de procura inelstica e viagens tursticas como tendo demanda elstica.

Elasticidade-renda da procura
Mede a variao percentual na quantidade demandada de um produto decorrente da variao percentual na renda dos consumidores. Se o aumento na renda implica aumento na quantidade demandada, a elasticidade-renda positiva, e o produto classicado como bem normal. Ex.: aparelhos eletrodomsticos. Nos Estados Unidos da Amrica do Norte, onde a renda dos seus habitantes elevada, o nvel de consumo de aparelhos eletrodomsticos e eletrnicos proporcionalmente alto, demandando uma grande produo para supri-lo. Para produzir, necessitamos de recursos de produo, o que intensica o uso de recursos naturais.

Caso o aumento na renda implique queda na quantidade demandada, a elasticidade-renda negativa, e o produto classicado como bem inferior. Ex.:. uso de transportes coletivos, margarina.

ANOTAES PESSOAIS
23

Elasticidade-preo cruzada da procura


A elasticidade-preo cruzada da procura espelha a sensibilidade da quantidade procurada por dado produto em relao a uma mudana no preo do outro produto. Calcula-se essa elasticidade comparando-se a variao percentual na quantidade procurada de um bem X com a variao percentual no preo do bem Y. Caso a elasticidade-preo cruzada da procura tenha sinal positivo, os produtos so denidos como substitutos. Por exemplo, caso haja um aumento do preo da carne de boi, este fato dever acarretar um aumento da procura de outro tipo de protena animal, como a carne de frango. Quando a elasticidade-preo cruzada da procura tem sinal negativo, os produtos so classicados como complementares. Como os automveis e combustveis. Se aumentar a produo e venda de automveis, aumentar o consumo de combustveis.

Bibliograa complementar sugerida


MOCHN, Francisco. Princpios de Economia. So Paulo: Pearson, 2007. PASSOS, Carlos R. ; NOGAMI, Otto. Princpios de Economia. So Paulo: Pioneira, 2001. ROSSETI, Jos Pascoal. Introduo Economia. So Paulo: Atlas, 2000. SMITH, Adam. A Riqueza das Naes: Investigao sobre sua Natureza e suas Causas. So Paulo: Nova Cultural, 1996. TROSTER, Roberto; MOCHN, Francisco. Introduo Economia. So Paulo: Makron Books, 2002.

25

Aula

02

A Questo Ambiental e a Economia


Introduo
ECONOMIA E ECOLOGIA 27

Neste mdulo, introduzimos algumas questes que esto presentes na Economia e que tambm servem como referncia para a Gesto Ambiental. A princpio, partimos da premissa de que h uma relao muito forte entre a economia e o meio ambiente: a sociedade humana necessita dos recursos naturais de forma direta - a gua e o ar, por exemplo - ou precisa transformar esses recursos em outros produtos que acabam, tambm, tornando-se essenciais para a vida. Outro aspecto relevante que uma grande quantidade dos produtos no reaproveitada pela sociedade, mas descartada, transformando-se em um grande problema ambiental e desaando a gesto ambiental local. Neste mdulo, objetivamos discutir as contribuies de alguns pensadores da economia clssica e suas contribuies para um problema bsico da economia: como resolver o problema da escassez dos recursos naturais? Depois mostramos a contribuio das questes relacionadas ao Desenvolvimento Sustentvel para a Economia Ambiental.

J percebeu a semelhana entre as palavras economia e ecologia? Ambas possuem o mesmo prexo de origem grega: EKO, que quer dizer casa. Enquanto a Ecologia se preocupa com a descrio e organizao da grande casa, que o planeta Terra, a Economia tem seu enfoque voltado para a administrao dos recursos do planeta.

THOMAS ROBERT MALTHUS (1766-1834)

1. Thomaz Malthus, David Ricardo e Karl Marx: Precursores da Economia Ambiental?


A discusso em torno da utilizao dos recursos naturais pela sociedade est presente no pensamento econmico desde o comeo de sua formao. Algumas das teorias que deram incio cincia econmica tambm tinham enfoque aparentemente ambiental, como as teorias de Thomas Malthus e de David Ricardo. As idias destes tericos estavam mais focadas na questo dos limites do crescimento econmico. No aparecem os problemas relacionados ao destino dos resduos e efeito dos poluentes. Thomas Malthus viveu na Inglaterra, entre o nal do sculo XVIII e comeo do sculo XIX, em plena poca da Revoluo Industrial. Em

Thomas Robert Malthus formulou a teoria que cou conhecida como Teoria Malthusiana, ou Teoria de Malthus, que est presente no seu livro Ensaio sobre os Princpios da Populao, publicado no nal do sculo XVIII.

POPULAO X DESENVOLVIMENTO

28

1896, publicou o livro Ensaio sobre os Princpios da Populao, sendo o primeiro estudioso a relacionar crescimento demogrco e limites da produo de alimentos em terras cultivveis. Armava que a produo de alimentos no acompanharia o crescimento demogrco, ocasionando, num futuro prximo, escassez desse recurso e, consequentemente, a fome. Enquanto a produo de alimentos cresceria em progresso aritmtica (1, 2, 3, 4, 5 ....), a populao tenderia a dobrar a cada 25 anos, em progresso geomtrica (1, 2, 4, 8, 16...). Suas idias tiveram uma grande repercusso por causa de sua viso catastrca em relao ao futuro da sociedade humana. Armava que a sociedade deveria, urgentemente, conter a virtual exploso demogrca. Como era tambm pastor anglicano, acreditava que a ideologia crist sobre a sexualidade poderia servir como instrumento amenizador do crescimento demogrco: os jovens e solteiros deveriam permanecer castos, adiarem a deciso para a vida matrimonial e constiturem famlias pouco numerosas. Como Malthus desenvolveu suas idias no incio do perodo da Revoluo Industrial, no previu que o desenvolvimento tecnolgico melhoraria substancialmente as condies da produo de alimentos: a tecnologia empregada na agricultura aumentaria a produtividade das reas cultivveis e at mesmo poderia transformar espaos, a princpio imprprios para a produo agrcola, em reas frteis. Outro aspecto relevante que a Revoluo Industrial deslocaria a fora de trabalho originria do campo para as cidades, espao da indstria. No seria mais vantagem as famlias serem numerosas, porque, para uma sociedade urbana, os custos necessrios para o sustento de cada membro da famlia so muito superiores, se comparados vida no campo. Nos pases que primeiro experimentaram a Revoluo Industrial, este processo de transio demogrca ocorreu naturalmente, sem a imposio de autoridades polticas. David Ricardo era conterrneo de Malthus e formulou a Lei dos Retornos Decrescentes que tambm alertava sobre os limites da explorao dos recursos naturais. Armava que, mesmo colocando muito trabalho, considerando os limites das reas cultivveis, haveria uma saturao no crescimento possvel, ou seja, cada vez mais os produtores aumentariam os seus esforos e tempo de trabalho para obterem a mesma quantidade produzida, uma vez que a terra diminuiria, gradualmente, sua fertilidade.

H um limite econmico para o crescimento populacional? Esta questo ainda faz parte das discusses da economia. Atualmente, um nmero considervel de cientistas defende a necessidade de se impor um limite para o crescimento demogrco. So conhecidos como neomalthusianos.

DAVID RICARDO (1772-1823)

David Ricardo, economista ingls, formulou vrias teorias. Entre elas, destaca-se a Lei dos Retornos Decrescentes. Como Malthus, tambm se preocupou com os limites da explorao dos recursos naturais e sua exausto.

Como podemos observar, a Lei dos Retornos Decrescentes apresenta algumas semelhanas com a teoria demogrca de Malthus e, possivelmente, David Ricardo foi inuenciado pela leitura da obra Ensaios sobre Princpios da Populao. O grco abaixo reete a viso de Ricardo:

KARL MARX (1818-1883)

29

A Lei dos Retornos Decrescentes ainda inuencia algumas anlises econmicas e apesar de, a princpio, ser direcionada para os estudos sobre os limites da produo agrcola, ela hoje muito utilizada nas anlises sobre os limites na explorao dos recursos naturais no renovveis. O petrleo um exemplo clssico. Veja que, no nal do sculo XIX, era um recurso, aparentemente, abundante. Gradualmente foi substituindo o carvo mineral como recurso energtico, e, concomitantemente, a indstria encontrou diversas aplicaes para os seus derivados, a tal ponto que hoje podemos dizer que vivemos numa civilizao baseada no uso ilimitado desse recurso. Tudo o que nos cerca possui os derivados do petrleo. Como se percebe, esse recurso est se tornando cada vez mais escasso. A consequncia disso que o preo do petrleo aumenta gradualmente, medida que o mesmo vem se exaurindo e cada vez o trabalho para sua obteno aumenta, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia para sua extrao. Apesar de ambos os pensadores serem considerados economistas clssicos, no podemos negar que suas idias tm, aparentemente, um componente ambiental: a preocupao com os limites de explorao dos recursos naturais. Mas, como observamos, no podemos enquadr-los

Karl Marx era um lsofo de origem alem. considerado um dos maiores pensadores polticos de todos os tempos. Suas obras inuenciaram inmeros pensadores, e suas idias so consideradas, tambm, marcos da economia e sociologia.

30 ECONOMIA X MEIO AMBIENTE

como ambientalistas, uma vez que ambos no denunciam as formas de explorao da natureza e as consequncias ecolgicas, ou seja, os impactos negativos do modelo de explorao. A preocupao de ambos manter o sistema funcionando de forma ecaz, por isso enfocam mais a questo demogrca e como o sistema de produo continuar eciente do que questes ecolgicas. O modelo marxista, que surge a partir das reexes de Karl Marx sobre o desenvolvimento do modo de produo capitalista e as suas formas de explorao, se ope s idias de Malthus e Ricardo, propondo mudanas no modelo capitalista de produo atravs da construo de uma sociedade mais igualitria, por meio da extino da propriedade privada e distribuio social dos bens de produo. As reexes em relao explorao social do sistema capitalista, as formas de crescimento e desenvolvimento econmico so, hoje, assuntos presentes no discurso ecolgico, mas no encontramos, nas obras marxistas, tpicos sobre os problemas ambientais provocados pelo modo de produo capitalista. Inclusive o modelo socialista implantado nos pases do leste europeu, baseado nas idias de Marx e seus seguidores, acentuou, demasiadamente, os impactos ambientais. Nesses pases, para manter um alto nvel de produtividade, os governos incentivaram um modelo de explorao dos recursos naturais que tambm no levaram em considerao os limites de exausto desses recursos. Alm disso, se tornaram Estados Autoritrios com governos que impediam a manifestao de qualquer corrente crtica ao sistema vigente, inclusive com fundamentos ecolgicos. O que percebemos que a economia clssica, seja de natureza liberal ou marxista, no foi capaz de dar respostas ecientes sobre o problema da escassez dos recursos naturais. As preocupaes de natureza ecolgica s sero incorporadas de forma mais eciente, na economia, em meados do sculo XX, com o aparecimento e evoluo dos movimentos ambientalistas e o desenvolvimento da ecologia, atravs da incorporao da teoria sistmica, dando incio a uma nova rea da economia que se preocupa com estas novas questes.

Uma das questes principais da Economia discernir sobre o que mais importante para a sociedade: o progresso tecnolgico custa da deteriorizao dos recursos naturais ou a preservao desses recursos. Quais os limites de explorao dos recursos naturais? Para tentar resolver essas questes, o economista precisa da colaborao de outras cincias, entre as quais se destaca a Ecologia.

Economia Ambiental e Economia Ecolgica


A cincia econmica surgiu com o objetivo de estudar os problemas relacionados com a escassez ou limites da explorao dos recursos naturais. Mas, durante a maior parte da existncia dessa cincia, o seu enfoque

est mais voltado em manter, de forma eciente, o funcionamento do sistema econmico em detrimento dos problemas provocados pelo uso ilimitado e irracional dos recursos naturais. A sociedade que surge ps-revoluo industrial comeou a perceber a natureza como fonte inesgotvel de recursos. O ar, a gua, os oceanos, os solos, ou seja, os recursos naturais, de forma geral, entraram na anlise econmica como bens livres, porque so, a princpio, encontrados abundantemente, disponveis e acessveis a todos e, aparentemente, sem custos. Mas, no decorrer do sculo XX, a sociedade se deu conta de que os recursos naturais j no eram to abundantes e que a exausto de qualquer um deles poderia provocar a extino da vida no planeta. Diante deste quadro, desenvolveram-se os movimentos ambientalistas, crticos do modelo econmico vigente. A cincia econmica criticada por causa da adoo de modelos fechados que no levam em considerao os impactos ambientais provocados pela produo, distribuio e consumo dos bens econmicos. Deste modo, surge, entre o nal da dcada de 1950 e incio da dcada de 1960, a chamada Economia Ambiental. O enfoque principal da Economia Ambiental discutir questes relacionadas aos problemas da escassez e da valorao dos recursos naturais. A economia ambiental faz anlise crtica dos princpios econmicos da escola clssica, mas tambm tenta atualizar algumas questes que esto presentes nessa abordagem, introduzindo, no seu arcabouo terico, as discusses sobre as curvas da oferta e demanda, custo e benefcios, sempre pensando nos bens ambientais e nos seus limites de explorao. A questo da teoria do valor, que est presente na economia clssica, toma um novo enfoque com o surgimento da Economia Ambiental, com a tentativa de construir modelos econmicos que meam o valor dos recursos naturais. Como so recursos produzidos pela natureza, os economistas falam em valorao dos recursos naturais, distinguindose, assim, dos bens produzidos pela prpria sociedade, que, neste caso, adquirem valor mediante a incorporao do trabalho e custos para sua obteno e produo. por isto que, neste caso, os economistas falam em valorizao dos bens econmicos. Discutiremos, em outro mdulo, de forma mais detalhada, este assunto. Mais recentemente, surgiu uma outra abordagem econmica que incorpora, em seu arcabouo terico, a anlise sistmica da ecologia e da termodinmica e cou conhecida como Economia Ecolgica. Esta abordagem tenta contabilizar os uxos de energia e os ciclos de materiais

ANOTAES PESSOAIS

31

O CLUBE DE ROMA Na dcada de 1970, um grupo de cientistas se reuniu para debater sobre os problemas econmicos mundiais. Esse grupo passou a ser conhecido como Clube de Roma. O grupo redigiu, em 1972, o documento Limites do Crescimento que vendeu mais de 30 milhes de cpias. Neste trabalho, o grupo prega a necessidade de paralisar o crescimento econmico mundial, em vista da virtual escassez de recursos naturais no futuro. Esta tese cou conhecida como Crescimento Zero.

na economia humana, analisando as diferenas entre o tempo ecolgico e tempo biogeoqumico. O enfoque principal da Economia Ecolgica est na discusso em torno da sustentabilidade e da avaliao fsica dos impactos ambientais das atividades econmicas. Como se percebe, as diferenas so bastante sutis, por isso muitos autores tm empregado mais o termo Economia dos Recursos Naturais, considerando esse termo mais abrangente, uma vez que incorpora, em suas anlises, assuntos relacionados a ambas as abordagens anteriores. Entendemos que os problemas relacionados ao uso econmico dos recursos naturais e os impactos ambientais provocados pelas variadas atividades econmicas so assuntos que devem estar presentes na anlise econmica, independentemente da nomenclatura que podemos empregar, uma vez que a prpria palavra ECONOMIA indica que essa cincia deveria desenvolver reexes, tambm, de natureza ecolgica, como expomos no incio desse mdulo. Segundo Joan Martinez Alier (2007), estamos diante de um campo transdisciplinar que desenvolve e introduz temas e mtodos abrangentes, tais como: Indicadores e ndices de sustentabilidade da economia; Valorao dos servios ambientais em termos monetrios; Anlise dos riscos econmicos e ambientais; Os conitos ambientais distributivos e o consumo dos bens econmicos e ambientais; Comrcio internacional e meio ambiente; As causas e as consequncias ambientais das mudanas tecnolgicas.

32

ANOTAES PESSOAIS

2. Crescimento X Desenvolvimento
inevitvel iniciarmos nossa discusso sobre Desenvolvimento Sustentvel introduzindo um assunto considerado polmico na abordagem econmica: as diferenas tericas entre Crescimento Econmico e Desenvolvimento. A princpio, necessrio situar essa discusso no contexto histrico, ressaltando o modo como o Sistema Capitalista evoluiu, principalmente no perodo ps-Revoluo Industrial, e os impactos econmicos, polticos e ambientais provocados pela sua expanso territorial.

Aps a Segunda Guerra Mundial, o mundo presenciou um grande crescimento econmico, provocado pelo forte desenvolvimento tecnolgico, que aumentou a ecincia da explorao dos recursos naturais, e pela acelerao do comrcio internacional. Esse crescimento no aconteceu de forma homognea: as reas mais ricas mantiveram altas taxas de crescimento, melhorando, consideravelmente, a qualidade de vida de suas populaes, enquanto, nas reas mais pobres, o crescimento econmico ocorreu sem a distribuio de renda. Em muitos casos, a pobreza se acentuou. Diante deste quadro, muitos questionaram o custo do crescimento econmico e tentam integrar, em suas discusses, tambm, reexes sobre os problemas sociais. Questionam como pode haver crescimento econmico com a melhoria na qualidade de vida da populao, inclusive, para o mundo subdesenvolvido. Simultaneamente,os cientistas introduzem, ainda, em suas reexes, a questo ambiental. Logo, os problemas do crescimento econmico so colocados em xeque e, progressivamente, introduzido o conceito de desenvolvimento econmico. O conceito de desenvolvimento econmico leva em considerao a necessidade de se pensar num crescimento econmico de forma mais igualitria, no apenas no mbito de um pas ou regio, mas em todo o mundo, com a superao das desigualdades entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos. Com a introduo das discusses em torno dos problemas ambientais, progressivamente foi se delineando um novo conceito: o de Desenvolvimento Sustentvel. A seguir, comentaremos, de forma mais detalhada, esta abordagem.

33 A CONFERNCIA DE ESTOCOLMO - 1972

Em 1972, na cidade de Estocolmo, a ONU organizou a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente. Como consequncia desta reunio, foi criado o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA (UNEP em ingls).

Desenvolvimento Sustentvel: marcos histricos e conceituais.


A expresso Desenvolvimento Sustentvel apareceu pela primeira vez, em 1980, no livro The world conservation strategy: Living resouse conservation for sustainable development (Estratgias mundiais para conservao), num artigo escrito por Robert Allen. Nesta obra, o autor enfatiza que a conservao no se ope ao desenvolvimento, mas podem ser aes simultneas. Alguns autores, todavia, colocam o conceito de Ecodesenvolvimento como precursor da expresso Desenvolvimento Sustentvel, tendo o ano de 1972 o seu marco inicial.

GRO HARLEM BRUNDTLAND

34

Em 1972, a ONU (Organizao das Naes Unidas) organizou uma conferncia mundial para discutir questes relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento. Como resultado das discusses, os participantes alertaram sobre a necessidade de elaborar um modelo mais eciente de desenvolvimento econmico, social e ambiental. Em 1973, Maurice Strong, que foi secretrio geral da Conferncia de Estocolmo, usou, pela primeira vez, em um documento da ONU, o termo Ecodesenvolvimento, que traz uma proposta de desenvolvimento ecologicamente equilibrado. Posteriormente, Igncy Sachs formulou os princpios norteadores desta nova abordagem, colocando seis aspectos que deveriam guiar os caminhos do desenvolvimento: 1) a satisfao das necessidades bsicas; 2) a solidariedade com as futuras geraes; 3) a participao da populao envolvida; 4) a preservao dos recursos naturais e do meio ambiente em geral; 5) a elaborao de um sistema social garantindo emprego, segurana social e respeito a outras culturas; 6) programas de educao. A partir de 1979, o Pnuma (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente) organizou seminrios para discutir formas alternativas de desenvolvimento. Estas discusses tm seu ponto culminante com a publicao, em 1987, do Relatrio Brundtland, tambm conhecido como Nosso Futuro em Comum. Neste documento, o conceito de Desenvolvimento Sustentvel aparece como um objetivo que deve ser alcanado por todos. A expresso Desenvolvimento Sustentvel comeou a ser amplamente divulgada e discutida nos crculos polticos e nos programas de planejamento. O Relatrio Brundtland dene o Desenvolvimento Sustentvel como aquele que prov as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de prover suas prprias necessidades. Baseadas no conceito do Relatrio Brundtland, outras entidades e organizaes tambm formularam novos conceitos sobre Desenvolvimento Sustentvel. O documento National Strategies for Sustainable Development (Estratgias nacionais para o desenvolvimento sustentvel) deniu, em 2000, o Desenvolvimento Sustentvel como o desenvolvimento econmico e social que prev as necessidades da gerao atual sem solapar a capacidade das futuras geraes de prover suas prprias necessidades.

Gro Harlem Brundtland foi primeira-ministra na Noruega, aps a Conferncia de Estocolmo. Cheou, a pedido da ONU, a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Organizou, com essa comisso, um relatrio denominado Nosso Futuro em Comum, que tambm cou conhecido como Relatrio Brundtland.

ANOTAES PESSOAIS

O US Department of Energy (Departamento de Energia dos Estados Unidos) armou, em documento, que o Desenvolvimento Sustentvel uma estratgia pela qual as comunidades procuram abordagens para o desenvolvimento econmico que tambm beneciem o meio ambiente local e a qualidade de vida. O Desenvolvimento Sustentvel tem se tornado um importante guia para as comunidades que descobriram que as abordagens tradicionais em relao ao planejamento e ao desenvolvimento econmico estavam criando problemas sociais e ambientais, em vez de resolv-los. Schoonbrodt, em 1995, armou que a sustentabilidade deve incluir: Todos os desenvolvimentos correlatos: o econmico, o social, o cultural e o poltico. Direitos iguais e uma melhor qualidade de vida para todos. A rejeio da excluso social, econmica e poltica. O controle da poluio e a minimizao do lixo. O prazer da vida na cidade, rejeitando o sonho da volta natureza. O Desenvolvimento Sustentvel deve buscar a integrao entre trs dimenses: social, ambiental e econmica. No pode haver a sobreposio de nenhuma dessas trs dimenses. Elas devem ter o mesmo peso nos planejamentos com enfoque no Desenvolvimento Sustentvel.

ANOTAES PESSOAIS

35

Gradualmente, o conceito de Sustentabilidade tambm foi sendo incorporado a outras denies, surgindo, ento, expresses, como Agricultura Sustentvel, Cidades Sustentveis e Turismo Sustentvel, s para mostrar alguns. Em 1992, a ONU, atravs do Pnuma, organizou outra conferncia mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, na cidade do Rio de Janeiro, a ECO-92. O resultado principal deste encontro com mais de 170

ANOTAES PESSOAIS

chefes de Estados e de governos foi um documento intitulado Agenda 21 ou Programa 21, que traz as metas para atingir o Desenvolvimento Sustentvel no plano global, no sculo XXI. Baseados nesse documento, os governos nacionais, estaduais e municipais comearam, tambm, a formular suas respectivas agendas 21, objetivando atingirem, no plano local, o Desenvolvimento Sustentvel. Com a Conferncia ECO-92, a comunidade cientca mundial comeou a perceber que as metas para o Desenvolvimento Sustentvel s podem ser atingidas quando todos se comprometerem a efetivar as mudanas previstas, destacando-se a diminuio nas emisses de gazes poluentes (principalmente do CO2), superao da pobreza com a elaborao de modelos econmicos que objetivem uma justa distribuio de renda e explorao racional dos recursos naturais a nvel mundial. No entanto, o pas mais rico do planeta, os Estados Unidos, se negou a assinar alguns tratados que continham os objetivos traados anteriormente. O presidente norte-americano George Bush armou que no iria assinar acordos ou tratados que prejudicassem os planos de crescimento econmico de seu pas. Em 2002, a ONU organizou a Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel na frica do Sul, conhecida tambm como Rio +10, com a participao de mais de 190 autoridades mundiais. Este encontro objetivou, principalmente, avaliar os avanos realizados ps-Eco/92. Vericaram-se, nos ltimos anos, que os interesses econmicos ainda prevalecem, sendo subjugadas a um segundo plano a igualdade social e a preservao ambiental a nvel mundial. Os Estados Unidos, o maior poluidor do planeta, mantiveram sua posio em relao conferncia anterior. Diante deste quadro, alguns armam que no h mais sentido organizar eventos desta magnitude, j que poucos avanos foram vericados nos ltimos anos. O grau de descrena tem se acentuado bastante, a tal ponto de que o prprio conceito de Desenvolvimento Sustentvel tem sido colocado na berlinda, como aprofundaremos mais adiante.

36

Desenvolvimento Sustentvel: mito ou possibilidade?


Logotipo da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1992.

Atualmente, surgem novas abordagens crticas sobre o Desenvolvimento Sustentvel, que levam em considerao a ambiguidade do termo e as diculdades para a sua efetivao.

Os termos Desenvolvimento Sustentvel incentivam muitas discusses. Quando reetimos sobre o sentido da expresso Desenvolvimento Econmico, mostramos que as prprias palavras indicam que o que se busca um crescimento econmico com igual distribuio de renda e eliminao das desigualdades sociais. As palavras Desenvolvimento Sustentvel, para muitos, se tornam redundantes. Para alguns, o conceito de Desenvolvimento Econmico tambm inclui o uso racional dos recursos naturais. Outras abordagens no vem a possibilidade de efetivao do Desenvolvimento Sustentvel no contexto do Sistema Capitalista, j que este modo de produo se baseia na explorao ilimitada dos recursos naturais e da classe trabalhadora. Questionam se o prprio capitalismo seria capaz de desacelerar essas exploraes. Entretanto, os defensores do Desenvolvimento Sustentvel armam que a necessidade de efetivao deste paradigma cresce, medida que o prprio capitalismo entra em crise. A questo se a crise cclica ou passageira, como j aconteceu em alguns momentos, ou se permanente, exigindo mudanas na forma de relao entre os prprios seres humanos e entre eles e a natureza. Alguns questionam at que ponto os pases desenvolvidos esto dispostos a abrir mo da manuteno das altas taxas de crescimento e mudar suas bases econmicas em prol do Desenvolvimento Sustentvel. Seus cidados, tambm, esto dispostos a mudar seus hbitos de consumo e adotar estratgias mais racionais em relao ao uso dos recursos de que dispem? Os defensores do Desenvolvimento Sustentvel asseguram que as mudanas globais podem acontecer, medida que cada cidado, independentemente do lugar em que vive, comear a adotar atitudes mais responsveis em relao ao consumo e destino nal de seus produtos. Atitude como a adoo da coleta seletiva bastante incentivada por esses defensores.

ANOTAES PESSOAIS

37

O meio ambiente responsabilidade de todos

ANOTAES PESSOAIS

38

Acreditamos que as crticas so necessrias para a construo de um modelo de desenvolvimento que seja mais adequado s necessidades atuais da sociedade e que tambm sirvam para as necessidades materiais das futuras geraes. O que no podemos continuar mantendo um modelo econmico baseado no uso ilimitado dos recursos naturais e na desigualdade social. Temos que dar um salto qualitativo, e o Desenvolvimento Sustentvel nos abre esta possibilidade, uma vez que um conceito aberto e, ao mesmo tempo, dinmico.

Bibliograa complementar sugerida


ALIER, Joan Martinez. Ecologismo dos pobres. So Paulo: Contexto, 2007. DA MOTTA, Ronaldo Seroa. Economia Ambiental. So Paulo: FGV, 2005

Aula

03

Valorao Ambiental
Apresentao
Prezado(a) Aluno(a), neste mdulo, conversaremos sobre conceitos bsicos de valorao de recursos naturais, com destaque para algumas metodologias mais comumente usadas para atribuir valor ao meio ambiente.

ANOTAES PESSOAIS

41

Mas o que seria a valorao ambiental?


Valorar determinar o valor econmico de um recurso (no caso, o ambiental), ou seja, estimar o valor monetrio deste em relao aos outros bens e servios disponveis na sociedade e que possuem um valor expresso em termos monetrios. Referem-se a bens ou servios ambientais os benefcios gerados sociedade pela natureza, at ento sem remunerao monetria aos provedores destes. Tais servios incluem, como exemplos, a proviso de gua em qualidade e regularidade apropriadas para consumo humano pelos mananciais protegidos, a manuteno da fertilidade dos solos pelo controle da eroso e a proteo, a longo prazo, contra mudanas climticas, prestada pela manuteno de estoques de carbono terrestre. Exemplos de pagamentos para servios ambientais no Brasil incluem a emisso de bnus referente permuta de reserva legal em estabelecimentos agropecurios, a cobrana de gua pelas agncias de bacia e o ICMS Ecolgico, alm de crditos para sequestro de carbono em projetos orestais (MAY e GELUDA, 2005).

E Por Que Valorar?


A valorao serve como uma ferramenta utilizada com o objetivo de facilitar a tomada de decises por parte dos gestores, uma vez que permite ao gestor comparar fatores ambientais com os das demais reas de atuao, atravs de um denominador comum (o nanceiro), o qual poder ser utilizado, por exemplo, para responder a questes, como: mais rentvel manter uma oresta em p ou investir em cultivo agrcola ? O que traz

ANOTAES PESSOAIS

mais benefcios: investir em tratamento de gua ou evitar a poluiao dos corpos hdricos? .

A Valorao Econmica na Gesto Ambiental


42

Conforme tem sido amplamente debatido, a proteo do meio ambiente , basicamente, uma questo de equidade inter e intratemporal. Quando os custos da degradao ecolgica no so pagos por aqueles que a geram, esses custos so externalidades para o sistema econmico, ou seja, custos que afetam terceiros sem a devida compensao. Atividades econmicas so, deste modo, planejadas sem levar em conta essas externalidades ambientais e, consequentemente, os padres de consumo das pessoas so forjados sem nenhuma internalizao dos custos ambientais. O resultado um padro de apropriao do capital natural em que os benefcios so providos para alguns usurios de recursos ambientais, sem que estes compensem os custos incorridos por usurios excludos. Alm disso, as geraes futuras sero deixadas com um estoque de capital natural, resultante das geraes atuais, arcando os custos que estas decises podem implicar (Motta, 1988). Embora o uso de recursos ambientais no tenha seu preo reconhecido no mercado, seu valor econmico existe medida que seu uso altera o nvel de produo e consumo (bem-estar) da sociedade.

O Valor Econmico dos Recursos Ambientais


O valor econmico dos recursos ambientais, geralmente, no observvel no mercado, atravs de preos que reitam seu custo de oportunidade. Ento, como identicar esse valor econmico? Primeiro, devemos perceber que o valor econmico dos recursos ambientais derivado de todos os seus atributos e, segundo, que esses atributos podem estar ou no associados a um uso, isto , o consumo de um recurso ambiental se realiza via uso e no-uso, como retrata a gura abaixo:

ANOTAES PESSOAIS

43

Fonte: Smith et al, 2006

No caso de um recurso ambiental, os uxos de bens e servios ambientais, que so derivados do seu consumo, denem seus atributos. Entretanto, existem, tambm, atributos de consumo associados prpria existncia do recurso ambiental, independentemente do uxo atual e futuro de bens e servios apropriados na forma do seu uso. Assim, comum, na literatura, desagregar o valor econmico do recurso ambiental (VERA) em valor de uso (VU) e valor de no-uso (VNU). Valores de uso podem ser, por sua vez, desagregados em: Valor de Uso Direto (VUD) - quando o indivduo se utiliza atualmente de um recurso, por exemplo, na forma de extrao, visitao ou outra atividade de produo ou consumo direto; Valor de Uso Indireto (VUI) - quando o benefcio atual do recurso deriva-se das funes ecossistmicas, como, por exemplo, a proteo do solo e a estabilidade climtica decorrente da preservao das orestas; Valor de Opo (VO) - quando o indivduo atribui valor em usos direto e indireto que podero ser optados em futuro prximo e cuja preservao pode ser ameaada. Por exemplo, o benefcio advindo de frmacos desenvolvidos com base em propriedades medicinais, ainda no descobertas, de plantas em orestas tropicais. O valor de no-uso (VNU) ou valor passivo representa: O valor de existncia (VE) que est dissociado do uso (embora represente consumo ambiental) e deriva-se de uma posio moral, cultural, tica ou altrustica em relao aos direitos de existncia de espcies no-humanas ou preservao de outras riquezas naturais, mesmo que estas no representem uso atual ou futuro para o

ANOTAES PESSOAIS

indivduo. Uma expresso simples deste valor a grande atrao da opinio pblica para salvamento de baleias ou sua preservao em regies remotas do planeta, que a maioria das pessoas nunca visitaro ou tero qualquer benefcio de uso. Assim, uma expresso para VERA seria a seguinte: VERA = (VUD + VU1 + VO) + VE (2)

44

Note, entretanto, que um tipo de uso pode excluir outro tipo de uso do recurso ambiental. Por exemplo, o uso de uma rea para agricultura exclui seu uso para conservao da oresta que cobria este solo. Assim, o primeiro passo na determinao do VERA ser identicar estes conitos de uso. O segundo passo ser a determinao destes valores. O leitor poder, agora, avaliar, com mais clareza, o grau de diculdade para encontrar preos de mercado (adequados ou no) que reitam os valores atribudos aos recursos ambientais. Essa diculdade maior proporo que passamos dos valores de uso para os valores de no-uso. Nos valores de uso, os usos indiretos e de opo apresentam, por sua vez, maior diculdade que os usos diretos. Conforme procuramos demonstrar at agora, a tarefa de valorar, economicamente, um recurso ambiental consiste em determinar quanto melhor ou pior estar o bem-estar das pessoas, devido a mudanas na quantidade de bens e servios ambientais, seja na apropriao por uso ou no. Desta forma, os mtodos de valorao ambiental correspondero a este objetivo medida que forem capazes de captar estas distintas parcelas de valor econmico do recurso ambiental. No entanto, conforme ser discutido a seguir, cada mtodo apresentar limitaes nesta cobertura de valores, a qual estar quase sempre associada ao grau de sosticao (metodolgica e de base de dados) exigido, s hipteses sobre comportamento do indivduo consumidor e aos efeitos do consumo ambiental em outros setores da economia. Os mtodos de Valorao podem ser classicados, segundo Mota(2006), em:

Mtodos de Valorao

ANOTAES PESSOAIS

Mercado Hipottico

Mercado Substituto

Funo Efeito

Valorao Contingente

Custo de Viagem

Preo Hednico

Custo de Viagem Hednico

Dose Resposta

45

Figura 2: Mtodos de Valorao dos Recursos Naturais.

Mercado Hipottico (Valorao Contingente)


O mtodo de valorao contingente em se estimar o valor da disposio a pagar -DAP dos usurios dos bens e servios ambientais. A mensurao dos benefcios proporcionados por esses recursos captada por entrevistas a pessoas sobre sua disposio a pagar para assegurar um benefcio; disposio a aceitar a abrir mo de um benefcio; disposio a pagar para evitar uma perda e disposio a aceitar uma perda. A disposio dos indivduos a pagar por um recurso natural em funo de fatores scio-econmicos. DAP=f(R,I,G,S) Onde, DAP: a disposio a pagar. R: a renda do usurio. I: idade G: Grau de instruo S: Sexo do usurio. Como os recursos naturais no tm preo no mercado em especial, os recursos de uso coletivo -, a valorao contingente prope captar, de forma direta, por meio da preferncia dos usurios desses recursos, o valor dos benefcios a eles auferidos, perguntando-lhes o quanto estariam dispostos a pagar, por exemplo, para preservar um local de recreao.

ANOTAES PESSOAIS

Desta maneira , pode ser utilizado em qualquer circunstncia de um problema ambiental, tais como avaliao de um programa de governo, a estimao dos benefcios de um projeto e todos os contextos de avaliao de polticas ambientais.

Mercado Substituto (Mtodo de Custo de Viagem)


46

Recursos Naturais, como parques de recreo, lagoas, orestas so usados pela coleividade como locais para recreio. Esses recursos ambientais, como foi dito anteriormente, no tm preo no mercado convencional, mas as pessoas atribuem valor (criando, assim, mercados substitutos) em decorrncia do lazer, da beleza do lugar, da esttica ambiental e de outros fatores referentes a gostos, preferncias e restrio oramentrias. Estas diferenas individuais, em termos de valorao econmica de recursos naturais, so trazidas pela quantia X, que os visitantes esto dispostos a pagar para viajar ao local de recreao e usufruir de seus aspectos naturais. O principio da disposio a pagar est associado a um modelo economtrico de demanda, em que o nmero de visitas uma funo do custo total da viagem, da renda familiar do visitante, de variveis binrias. O Custo de Viagem pode ser agregado por famlia da seguinte forma: custo com o combustvel para o deslocamento da famlia at o local de visitao e de retorno para sua residncia, Cc , custo com alimentao da famlia no percurso da viagem Ca , custo de permanncia da famlia no local de visitao (hotel, alimentao e outros custos diversos), Cp , outros custos extras ocorridos, tais como bilhete de acesso ao local e aquisio de souvenir Ce , alm dos custos acima, existe o custo de oportunidade do tempo Co, isto , o tempo que o visitante utiliza para a viagem e para o lazer na rea de recreao, e que poderia ser utilizado de outra forma, como com outro tipo de lazer que tenha baixo custo, estudando, escrevendo, ou mesmo trabalhando. Assim, a equao bal do custo de visitao seria expressa por: Ct = Cc + Ca + Cp + Ce + Co O princpio bsico desse modelo que a quantidade de visitas feitas por recreacionistas ao ativo ambiental uma funo dos gastos, de variveis

scio-econmicas e atitudinais, de forma que uma curva de demanda seja estimada para este mercado hipottico e o excedente do consumidor seja calculado. Ento, o modelo assume a forma funcional: Vi = f(Pi, Ri, Ki), em que: Vi = Densidade de viagem por zona;

ANOTAES PESSOAIS

47

Pi = Preo de viagem (em que se computa os gastos com combustveis, alimentao, ingresso, presentes, custo de oportunidade e outros) Ri = Renda mdia dos visitantes K = Variveis que reetem as atitudes dos recreacionistas em relao ao local de visita. A partir disso, possvel determinar, em termos monetrios, o excedente do usurio, ou seja, o benefcio recebido pelos frequentadores do local de recreao. Figura 3. Curva de Demonstravo do excedente do usurio

Mtodo de Preo Hednico


Esse mtodo prope que o preo de um bem/servio uma funo de vrios atributos, cujo efeito passvel de ser isolado do preo do bem/servio. A aplicao mais comum desse mtodo na anlise das mudanas de preos das residncias e salrios, em funo de vrias caractersticas, com destaque para aquelas que retratam a qualidade ambiental.

ANOTAES PESSOAIS

Considera-se que uma pessoa est disposta a pagar por uma residncia uma quantia X, em funo de caractersticas estruturais (tamanho da casa, nmero de quartos, garagem), de caractersticas decorrentes da implantao de polticas pblicas (taxa de desemprego, acesso aos servios pblicos, qualidade das escolas, taxa de criminalidade) e da qualidade ambiental (qualidade do ar, nvel de barulho, acesso a parques). Deste modo, a funo de preos hednicos expressa como: P=f(CEi PPi QAi), em que: P= Preo da residncia; CEi= Caractersticas Estruturais do imvel; PPi= Caractersticas de Polticas Pblicas , e QAi= Caractersticas de Qualidade Ambiental. Assim, proporo que aumentar as caractersticas positivas de um imvel, o preo tambm aumentar, demonstrando que ganhos na qualidade ambiental aumentam o bem-estar das pessoas. Este mtodo tambm est associado anlise de risco e incerteza de vida humana no que se refere ao trabalho insalubre. Quando o meio ambiente apresenta certas caractersticas em que no se recomenda o trabalho humano, a pessoa oferta o seu trabalho por um salrio compensador, ou seja, a disposio a aceitar um alto salrio tem relao direta com o risco ambiental. De modo similar, caso o meio ambiente oferea timas condies de sobrevivncia para o trabalho humano, a pessoa estar disposta a aceitar menor salrio em funo do baixo risco ambiental.

48

Mtodo do Custo de Viagem Hednico


Este mtodo parte do princpio de que as pessoas visitam os locais de recreao no somente em funo do lazer, mas tambm levando em conta o prazer de apreciar as paisagens do local, de admirar o que belo, natural, harmonioso e que lhes transmite recompensas pela visita. Esse mtodo um hbrido do custo de viagem com o preo hednico. Assim, quando da estimao do excedente do usurio que visita uma unidade de recreao, esto implcitos, no preo da sua disposio a pagar, duas estruturas de variveis: as que reetem o seu perl scio-

econmico e as que medem o efeito de sua satisfao e prazer pelo meio ambiente. Esse mtodo prev que o custo de viagem per capita uma funo de dois vetores: o primeiro representado pelas caractersticas scio-econmicas dos visitantes; e o segundo, pelas caractersticas do local de visita. Ento, o excedente do usurio calculado a partir da estimao do modelo para cada regio. Deste modo, tem-se a seguinte conurao: Cij= Vi (Skj,Akj), em que: Cij= custo de viagem hednica per capita da origem i para o local j; Skj= o vetor das caractersticas scio-econmicas, e Akj= o vetor das caractersticas ambientais do local de visita. Este mtodo aplicado por meio de um survey de pesquisa, necessitando grandes amostras, uma vez que os visitantes residem em diferentes regies. Apesar desta diculdade, muito til como subsdio aos gestores de polticas pblicas, pois possiblita estimar os benefcios ambientais auferidos pelos recreacionistas, por regio de origem e por estrutura de atributos

ANOTAES PESSOAIS

49

Mtodo Funo Dose-Resposta


O mtodo funo dose-resposta visa estabelecer uma relao entre o impacto ambiental (como resposta) e alguma causa desse impacto, por exemplo, a poluio (como dose). A tcnica usada onde a relao doseresposta entre alguma causa de dano e efeito ambientais conhecida. Exemplicando: pode-se vericar o efeito da poluio na sade, nos entes que representam o patrimnio histrico, nos ecossistemas aquticos, nos preos de residncias, nos salrios ofertados pelo mercado de trabalho e na vegetao. Esse mtodo pode ser usado para analisar as relaes de causa e efeito na oferta e na demanda de ativos ambientais, como questes que podem ser analisadas pelos gestores da seguinte forma:

ANOTAES PESSOAIS Questo formulada pelo Gestor Ambiental


- Qual o efeito da eroso do solo (E) na qualidade do meio ambiente (QA)? - Qual o efeito da poluio do ar (PA) no gasto pblico com sade (G) ? - Qual o impacto no preo de uma residncia (PR), localizada ao lado de um aeroporto, em decorrncia da poluio sonora (PS) ? - Qual o efeito do lanamento de dejetos de uma indstria (LD) na qualidade da gua de um rio (QR)? Fonte: Mota (2006)

Funo Dose-Resposta
QAi = f(Ei) Gi = f (PAi) Pri = f(PSi) QR = f(LDi)

50

medida que o impacto no meio ambiente apresenta mudanas nos preos ou nas quantidades do estoque ou nos uxos dos servios naturais, o efeito da poltica pblica ambiental pode ser estimado pelo excedente do usurio ou pelo excedente do produtor. Polticas pblicas formuladas e implementadas equivocadamente causaram srios danos ao meio-ambiente, ao sistema produtivo e sociedade. As medies de dose-resposta permitem ao tomador de deciso pblica trilhar o caminho mais eciente, para maximizar os escassos recursos da sociedade

Consideraes Finais
importante ressaltar que, a cada dia, as ferramentas de valorao dos recursos naturais so mais usadas tanto no meio acadmico, como tambm por gestores e tomadores de deciso e que j so consideradas uma importante ferramenta para a promoo da conservao ambiental. No entanto, essas tcnicas ainda so novas e esto em desenvolvimento. Assim, voc, estudante, dever procurar se aprofundar no assunto, pois, possivelmente, em sua vida futura, ir se deparar com situaes nas quais, provavelmente, precisar levar em considerao custos e benefcios relativos a prticas ambientais. Neste momento, importante entender as especicidades da situao, escolher o mtodo que melhor se adequar e tambm estar atento para outras ferramentas que podem ser utilizadas como complementares valorao dos bens e servios ambientais, no sentido de lhe dar mais esclarecimentos na hora de tomar decises.

Bibliograa Utilizada
MAY, P.H.; GELUDA, L. Pagamentos por Servios Ecossistmicos para Manuteno de Prticas Agrcolas Sustentveis em Microbacias do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. In: Projeto Gerenciamento Integrado de Agroecossistemas em Microbacias Hidrogrcas no Norte/Noroeste Fluminense - RIO RURAL/GEF-BIRD, em execuo pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca-SEAAPI/ RJ. 2005. MOTA, J.A. O Valor da Natureza: Economia e Poltica dos Recursos Naturais. Rio de Janeiro. Ed.Garamond. 200 pp. 2006. MOTTA, R.S. da. Manual para Valorao Econmica de Recursos Ambientais. Rio de Janeiro. PEA/MMA/PNUD/CNPq. 254 pp. 1997. SMITH, M., DE GROOT, D., PERROT-MATRE, D. y BERGKAMP, G. Pago: Establecer Pagos Por Servicios de Cuencas. IUCN, Gland, Suiza, 112 pp. 2006.

51

Bibliograa Recomendada
MAY, P.H.; VEIGA NETO F. C.; POZO O. V. C. Valorao Econmica da Biodiversidade: Estudos de Caso no Brasil. Braslia DF. MMA. 200 pp 2000. WUNDER, S. Pagos por Servicios Ambientales: Principios Bsicos Esenciales. CIFOR. Jacarta - Indonesia. 32 pp. 2005. BARZEV, R. Guia Metodologica Valoracion Economica de Bienes, Servicios e Impactos Ambientales: Un aporte para la gestin de ecosistemas y recursos naturales en el CBM. Corredor Biologico Mesoamenricano CBM 76p. 2002.

Aula

04

Consumo e Meio Ambiente


Apresentao
Este captulo trata da relao entre o consumo e os impactos ambientais causados pelo descarte de produtos, pelo desperdcio e pela adoo de um padro de qualidade de vida que se tornou insustentvel.

THORSTEIN VEBLEN (1857-1929)

1. Economia Ecolgica
O pensamento econmico tradicional considera a atividade econmica um sistema fechado, isolado, reduzido ao ciclo produo-consumo. Tudo o que escapa a este ciclo, particularmente os recursos naturais e os dejetos, que, antes de ingressar no ciclo econmico (recursos) ou depois de sair do mesmo (dejetos), no tm preo, no interessa contabilidade econmica e, portanto, ao interesse empresarial. Ao no atentar para os aspectos energticos e o carter renovvel ou no dos materiais, a economia se move com ritmos baseados, exclusivamente, na dinmica dos preos, os quais se contrapem aos ritmos naturais. Uma sociedade sustentvel ser uma sociedade industrializada, porm fundamentada num antiprodutivismo e/ou anticonsumismo desenfreado , medida que tem como certo que os recursos naturais so nitos, no proporcionando, portanto, um crescimento industrial innito. Assim sendo, devemos nos preocupar, fundamentalmente, com o crescimento qualitativo e social. A questo no o desaparecimento da fora industrial, mas a sua converso aos princpios da justia social e da sustentabilidade. Uma prova de que o crescimento econmico por si s no basta que, de 1950 a 2000, o crescimento da produo mundial de bens e servios, o Produto Interno Bruto (PIB) munidal, passou de US$ 6 trilhes, em 1950, para US$ 43 trilhes, em 2000. Isso causou devastao ambiental numa escala que nunca poderamos ter imaginado meio sculo atrs. E se a economia mundial continuar a se expandir a uma taxa de 3% anuais, tomando o crescimento como nico indicador de desenvolvimento, a produo de bens e servios quadruplicar ao longo do prximo meio sculo, atingindo US$ 172 trilhes. No entanto, os diversos problemas
foi um socilogo e economista norte-americano famoso por sua crtica ao consumo das classes elitizadas, que ele chamou de consumo conspcuo. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Thorstein_Veblen).

55

COMERCIALISMO o comrcio extravagante e esprio de bens tangveis, servios e valores simblicos no contexto da sociedade de consumo (Fonte: GIOCOMINNI FILHO, 2008).

OBSOLESCNCIA PLANEJADA A obsolescncia planejada o procedimento intencional de fabricantes em reduzir o tempo de usufruto de um produto. Basicamente, dividida em trs tipos: funo, quando um produto melhor substitui outro; pela qualidade, quando um produto se quebra ou gasta com mais rapidez; e pela desejabilidade,

quando o produto, mesmo em condies de uso, substitudo por outro devido ao anterior no ser mais desejvel. (Fonte: GIOCOMINNI FILHO, 2008).

relacionados nos fazem reetir se o crescimento econmico vale a pena. (BROWN, 2003) interessante notar a opnio de ystein Dahle, ex-vice-presidente da Esso (Noruega e Mar do Norte), sobre as consequncias do modelo de desenvolvimento adotado pelas economias capitalistas: O socialismo ruiu porque no permitiu que os preos falassem a verdade econmica. O Capitalismo poder ruir porque no permite que os preos falem a verdade ecolgica. Infelizmente, ao deixar de reetir os custos totais dos bens e servios, o mercado presta informaes enganosas aos tomadores de decises econmicas, em todos os nveis. Isso criou uma economia distorcida, fora de sincronia com os ecossistemas da Terra, uma economia que est destruindo seus sistemas naturais de suporte.

MERCADO VERDE um espao de reunio entre produtores e consumidores dispostos a se basearem em trocas ambientalmente sustentveis e socialmente justas.

56

2. O consumismo
REFLITA UM POUCO O seu padro de consumo sustentvel ou voc ebanja os recursos naturais empregados? Quais dessas aes voc realiza? Procura economizar energia eltrica utilizando os produtos corretamente? Procura economizar gua, tendo em vista que a sua escassez um dos maiores problemas que a humanidade pode enfrentar? Economiza sacolas plsticas nas suas compras, at mesmo dispensandoas quando no necessrias? Procura planejar as suas compras, evitando comprar coisas suprfuas e o desperdcio? Reutiliza os papis que ainda esto em condies de uso?

O conceito de consumismo est diretamente ligado satisfao de necessidades e desejos, o que torna difcil a sua denio exata, pois, dependendo do contexto histrico e social, o consumismo pode assumir diferentes formas. A denio tambm no pode, simplesmente, referir-se a critrios quantitativos (nmeros), j que a elevao do patamar social de uma classe social especca pode fazer com que ela passe a consumir produtos a que antes no tinha acesso, ou a massicao de um produto faz com que deixe de ser indicador de consumo extravagante. Um exemplo disto a televiso, que, durante o sculo XX, popularizou-se entrando na grande maioria dos domiclios brasileiros. Mas podemos utilizar alguns indicadores que sugestionam uma situao de consumismo, tais como: produo de lixo por pessoa, consumo de gua por pessoa por dia, consumo de calorias por pessoa por dia. Em outro enfoque, podemos ter outras manifestaes que tambm ajudam a caracterizar o consumismo: alcoolismo, oniomania (ver a denio na coluna ao lado), colecionismo, tabagismo, materialismo, entre outras que so observadas, segundo critrios qualitativos, principalmente a anlise do comportamento. O consumismo torna-se um problema ambiental quando a extenso do consumo e a qualidade do que consumido compromete a sustentabilidade ambiental. Ao invs do consumismo, o objetivo deve ser o de simplicar nossas necessidades como nos coloca o Lifestyle Movement: viva simplesmente para que outros possam simplesmente viver.

A sociedade de consumo atual incentiva o consumo conspcuo via os meios de comunicao e marketing, e, por outro lado, esse consumo se caracteriza por ser ecologicamente predatrio da natureza, quer pela sua quantidade, quer pelo contedo e pela forma de consumo. Trata-se, portanto, de agir no sentido da transformao desta cultura consumista tanto do ponto de vista da quantidade a ser consumida, distribuindo esta entre aqueles que esto enquadrados no subconsumo, bem como mudando seu contedo, ou seja, os produtos devero ter uma vida til maior, e a forma de consumo deve ser tal que no transforme os recursos em montanhas de lixo que, certamente, traro mais problemas ambientais. O processo de industrializao ocorrido a partir da segunda metade do sculo XVIII, conhecido como Revoluo Industrial, fez surgir uma variedade sem precedentes de produtos ofertados populao de forma generalizada. Antigos produtos de luxo, como o acar e o ch, por exemplo, j haviam se popularizado anteriormente e formaram um padro para a produo, distribuio e consumo em massa dos mais variados itens. A extrao de matrias-primas, o consumo de energia e o descarte de resduos passaram a ser feitos em um ritmo cada vez mais veloz e intenso. A idia de abundncia permitiu que a explorao continuasse sem maiores preocupaes com os recursos naturais. O que interessava era a extrao de quantidades maiores para a produo, que encontrava consumidores prontos a adquirirem (no importando a origem) os novos produtos, frutos da tecnologia a servio da satisfao das necessidades, articiais ou no. O consumismo assumiu um papel relevante na sociedade moderna como mediador das relaes sociais, demonstrao de status e posio num contexto cada vez mais individualista das sociedades capitalistas. A posse e o uso de determinado bem ou servio deveriam estar condicionados proteo da qualidade ambiental, como o direito coletivo se sobrepe ao particular, ou seja, cada pessoa deve ser responsvel pelo impacto que a quantidade e a qualidade de seu consumo provocam no meio ambiente. Os movimentos da sociedade civil organizada comearam a exigir das corporaes uma postura scioambiental mais tica, indo alm do fornecimento de produtos. Mas compreendendo as empresas como organizaes inseridas na sociedade e perante a qual devem prestar contas, diversas conquistas foram feitas pelos movimentos de consumidores, com respeito prestao e publicidade de informaes ambientais sobre o produto, tais como: lpis e caixotes feitos com madeira reo-

ONIOMANIA A oniomania uma doena compulsiva que leva as pessoas a comprar coisas desnecessrias, em excesso, e, at, repetidamente. Ao comprar, o indivduo sente satisfao e prazer, originando uma sensao de felicidade e completude que se transforma, muitas vezes, em posterior arrependimento. Para o comprador compulsivo no o produto que importa mas o simples ato da compra. (Fonte: http://www.usp.br/ espacoaberto/arquivo/2001/ espaco07abr/editorias/ comportamento.htm. Acesso em 15/10/2008)

57

restada; produtos alimentcios isentos de susbstncias que poluam o meio ambiente durante a sua fase de produo; carros e equipamentos eltricos com selo de ecincia no consumo de energia e de emisses. Porm, as pessoas de menor poder aquisitivo so desfavorecidas por no conseguirem usufruir da informao ambiental, havendo um descompasso entre o cidado e o consumidor, entre o direito e a sua efetividade, devido sua renda, porque a burocracia pblica e a falta de transparncia das autoridades, alm de outros obstculos, inibem a maioria dos indivduos de exercer a sua plena cidadania ambiental, enquanto no so inseridos no mercado como consumidores em potencial. (BARROS, 2004)

GILLES LIPOVETSKY (1944 )

58

3. O consumo consciente para o desenvolvimetno sustentvel


O termo desenvolvimento sustentvel surgiu pela primeira vez, no incio da dcada de 1970, cunhado por Ignacy Sachs, e representa uma reconciliao entre o crescimento econmico e tecnolgico dos dias atuais e o respeito aos limites ambientais e capacidade de suporte dos ecossistemas. O crescimento induzido pelo investimento estrangeiro e pelo poder da mdia global leva imitao de padres de consumo claramente no sustentveis em escala planetria, principalmente o americano e o europeu. Ao contrrio do que se desejava o que se globaliza rapidamente no o respeito s contribuies culturais profundas de todos os povos, mas a baixa cultura do consumismo desenfreado. Os consumidores, em seu poder de escolha, podem preferir comprar certos produtos feitos em empresas que seguem normas ambientais mais rgidas ou recusar produtos que foram feitos causando impactos negativos no meio ambiente, ou que podem provocar, com seu uso, impactos negativos. Assim, podemos citar algumas conquistas: a indicao da faixa etria recomendada em brinquedos que contm peas minsculas e que podem ser engolidas pelas crianas; m da utilizao do bromato para melhorar a aparncia dos pes; obrigao das empresas de cigarro de mostrarem mensagem alertando para o risco do consumo de seus produtos; obrigao do uso de uniformes na escola, para evitar o exibicionismo entre os estudantes; venda de remdios fracionados, entre outras.

um lsofo francs terico da hipermodernidade, que carcterizada pela cultura do excesso, e convivncia pacca entre conceitos antagnicos como o ambientalismo e o consumismo. Produziu diversos estudos sobre o luxo, a moda, a propaganda e o consumismo. um crtico do culto felicidade da sociedade moderna. (Fonte: http://farm3.static. ickr.com/2136/2185134589_ 4bdda7b327.jpg?v=0. Acesso em 15/10/2008).

Sem realizar uma longa reviso histrica do conceito de desenvolvimento, podemos armar que ele foi se modicando ao longo da histria da civilizao. Neste sculo, encontra-se associado ao capitalismo, ao progresso tcnico e cientco, ao aumento signicativo da produo e do consumo de bens industrializados (da a importncia de analisarmos a poltica industrial) e de servios. Mas tambm est associado destruio, porque os recursos naturais que parecem esgotar-se no so apenas os mesmos do passado recente. Se antes eram os minrios, o carvo, o petrleo, hoje j se trata, tambm, da gua, da atmosfera, que, considerados recursos renovveis, parecem atingir um limite para a sua recomposio, pois o tempo geolgico contrasta cada vez mais com a velocidade de utilizao. A explorao econmica da natureza teve sua velocidade intensicada no sculo XX. O buraco na camada de oznio um exemplo, a poluio das guas outro. A necessidade de enclausurar Chernobil ou o Csio em Goinia, ou ainda os imensos depsitos de resduos txicos demonstram a incapacidade, pelo menos atual, de destruir os produtos/ resduos desta produo. No mais, somente, o medo dos vulcanismos e de terremotos do passado; hoje, o medo, tambm, de contaminao radioativa, das doenas pulmonares provocadas pela poluio do ar e de doenas como o clera, transmissveis pelas guas. Medo da destruio da biosfera em sua totalidade e no, apenas, da contaminao local. Por tudo isto, os movimentos de defesa do consumidor aparecem como fortes aliados na proteo do maior bem que possumos: o meio ambiente. A presso realizada sobre as empresas pode fazer com que elas adotem medidas de auto-regulamentao, buscando cumprir a legislao proativamente, adotando medidas mais ecazes na preveno, no controle e no monitoramento da poluio, no estudo do ciclo de vida de seu produto, do bero ao tmulo, identicando os impactos gerados na fabricao de cada componente e em cada etapa.

TPICO PARA DEBATE O que voc acha da utilizao de crianas em comerciais de televiso e na propaganda em geral, principalemente em comerciais de brinquedos? Deve haver um limite para isto? Qual seria? E o aparecimento de celebridades em anncios de produtos que muitas vezes elas nem consomem, apenas emprestam a sua imagem? O que voc acha?

59

4. Prticas comerciais
As organizaes adotam diversas prticas para induzir a compra, acelarar o descarte e iniciar um novo ciclo de busca de satisfao. A oferta de produtos desnecessrios, o incentivo compra de produtos com base na emoo e no impulso fazem parte das estratgias das empresas para aumentarem os seus lucros e receitas diante das suas concorrentes.

ANOTAES PESSOAIS

60

Este comrcio extravagante e desenfreado chamado de comercialismo. caracterizado por no se sensibilizar com as diferenas sociais impostas pelo consumo de seus produtos, mas baseia-se na premissa de que o consumidor um esbanjador e que busca, apenas, ostentar o seu status social. Para isso, a propaganda que ajuda a promover esse tipo de comrcio, utiliza tcnicas de obsolescncia planejada, que visam diminuio do tempo de descarte do produto; estratgias deceptivas, que fazem iniciar a insatisfao com o produto adquirido; e a propaganda enganosa. Todas estas prticas comerciais levam ao consumismo, que responsvel pela diminuio da qualidade de vida e por uma srie de problemas ambientais, devido ao descarte em excesso de resduos e extrao de recursos acima da capacidde de reposio da natureza, causando destruio, mutao e contaminao tanto no meio abitico como no meio bitico, incluindo a degradao da prpria humanidade. As campanhas de publicidade so bastante agressivas. Para vender um produto, os marqueteiros estudam, minuciosamente, o comportamento do consumidor. Chega a ser quase uma covardia, pois embora faam suas prprias escolhas, as pessoas no esto preparadas para resistirem quantidade de propaganda a que esto submetidas. Empresas, como a Unilever e o Po-de Acar, se utilizam de cmeras para observarem o comportamento familiar, estudar o momento da compra, para saberem quanto tempo o consumidor permanece no local, quais sees e que produtos chamam-lhe a ateno. Tcnicas, como o eye-tracking, baseiam-se no movimento dos olhos, chegando a medir a velocidade do olhar do comprador ao passar a vista sobre as prateleiras, a m de ordenar os produtos de forma que facilite a compra. A prpria organizao das sees dos supermercados, no mundo cada vez mais competitivo, no pode mais ser casual: as compras associadas e no planejadas desempenham um papel importante no faturamento total das lojas. Aquelas compras realizadas durante o ltimo instante, dentro do estabelecimento, enquanto se espera na la do caixa, so cuidadosamente planejadas e incentivam o consumismo. Porm, existe, por outro lado, o Marketing Verde, um ramo que tem crescido juntamente com o mercado consumidor de produtos ecologicamente corretos. O termo marketing verde, ecolgico ou ambiental surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a inteno de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. A denio de Marketing Verde pode ser dada por Polonsky: consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a inteno de satisfazer os desejos e

necessidades dos consumidores, desde que a satisfao de tais desejos e necessidades ocorra com o mnimo de impacto negativo sobre o meio ambiente. (POLONSKY, 1994)

ANOTAES PESSOAIS

61

Figura 1. Propaganda ambiental do Greenpeace mostrando uma sacola plstica na forma de um cogumelo atmico. Fonte: <http://kalikalache.les.wordpress.com/2008/08/ greenpeace.jpg>, acesso em 01/10/2008.

Nos ltimos anos, a quantidade de material publicitrio, propagandas, lmes e documentrios que se dedica a promover a temtica ambiental tem crescido consideravelmente. As peas publicitrias utilizam o humor, a ironia e a stira para mostrar s pessoas as consequncias do consumismo no meio ambiente. O lme O dia depois de amanh neutralizou todas as emisses de CO2 realizadas durante a lmagem. O lme Matrix Reloaded reciclou 97% do material que foi utilizado. Outros lmes destacam os conitos de uma sociedade consumista e preocupada com a aparncia, como O diabo veste Prada e Legalmente loira 2, fazendo crticas bastante interessantes aos valores que formam a sociedade. O consumista no tem total controle sobre seu comportamento, pois a sua formao social, histrica e intelectual o conduziu a apresentar este desvio. O problema maior deve ser encontrado na sociedade de consumo, deve ser buscado na sua raiz, que o desrespeito e ignorncia do homem natureza. Esta , tambm, o seu suporte biolgico e fonte de todos os recursos que a sua economia precisa para se desenvolver. A Gesto Ambiental pode e deve contribuir de maneira decisiva para abrir os olhos das pessoas a prticas mais sustentveis e levar a informao sobre produtos ecologicamente corretos, mas tambm a Educao Ambiental deve ser manejada para incluir as pessoas no mercado verde,

caso contrrio, ele se tornar algo sosticado demais e de difcil acesso maioria da populao.

6. ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA PELO(A) ALUNO(A) (proposta)


H diversos conceitos de consumismo considerando tanto aspectos quantitativos como qualitativos. Aps a leitura do texto, elabore um conceito de consumismo e, de forma bem simples, estabelea alguns poucos critrios e faa uma autoavaliao para determinar em qual categoria de consumo voc se encontra: Subconsumo: consumo abaixo das necessidades reais, em nvel de subsistncia, que pode ou no ter alto impacto ambiental; Consumo Sustentvel: consumo que atende s necessidades reais, respeitando a capacidade de suporte; Consumismo: consumo extravagante, prejudicial qualidade de vida e ao meio ambiente. Coloque a sua metodologia no frum desta disciplina e tente aplicar a voc outra metodologia feita por outra pessoa.

62

7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
GIACOMINI FILHO, Gino. Meio Ambiente & Consumismo. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2008, 254 p. BARROS, L. V. A efetividade do direito informao ambiental. Braslia: O Autor. Dissertao do Mestrado em Desenvolvimento Sustentvel da Universidade de Braslia. 2004, 230 p. BROWN, Lester. Eco-Economia. Salvador: UMA, 2003. POLONSKY, Michael Jay. An introduction to Green Marketing. Eletronic Green Journal, ISSN:1076-1095. Vol. 1, issue 2, Nov.1994. Disponvel em: http://egj.lib.uidaho.edu/index.php/egj/article /view/2566/2524. Acesso em 10/10/2008.

Aula

05

O mercado de carbono como instrumento da economia ambiental


IMPORTANTE! GEEs: gases causadores do efeito estufa. Os mais importantes so vapor dgua, dixido de carbono, xido nitroso, metano e CFCs. QUER SABER MAIS? Os principais gases do efeito estufa (GEE) so: dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), hidrouorcarbonos (HFCs), peruorcarbonos (PFCs) e sulfohexaoreto (SF6). VAMOS EXEMPLIFICAR: Exemplos de combustveis fsseis: petrleo, carvo mineral e gs natural NOTA: Atualmente, o CO2 constitui 0,034% da atmosfera. 15% de todo crdito de carbono proveniente no mercado vem do Brasil!

Apresentao
Caro(a) aluno(a), neste mdulo, iremos tratar dos aspectos econmicos ligados explorao e conservao dos recursos naturais e ambientais. Sero discutidas as diferentes abordagens econmicas para o tratamento dos problemas ambientais, dando enfoque ao histrico da problemtica ambiental mundial, relacionado ao aquecimento global e emisso de gases nocivos sade ambiental, passando pelo protocolo de Quito at chegarmos ao nosso foco principal, que entendermos o que o crdito de carbono e como este mercado funciona para a economia ambiental mundial.

65

1. BREVE HISTRICO
Desde o perodo da revoluo industrial e ao longo dos cem ltimos anos, vem ocorrendo um aumento signicativo nas concentraes dos chamados Gases de Efeito Estufa (GEEs) na atmosfera terrestre, fato atribudo, principalmente, s aes chamadas antrpicas ou induzidas por atividades humanas. O grande aumento dessas atividades se deu, sobretudo, pela expanso das atividades no setor industrial, agrcola e de transportes, que demandou grande consumo de energia, proveniente da queima de combustveis fsseis, alm do desmatamento de novas reas para ocupao e uso da terra com outras atividades. Com a queima de combustveis fsseis, somada ao desmatamento e demais atividades responsveis pela emisso de GEEs atmosfera, a concentrao desses gases aumentou signicativamente, ocasionando o fenmeno chamado de efeito-estufa. A radiao solar reetida pela superfcie da terra em forma de ondas longas retida pelos gases de efeito estufa que formam um cobertor ao redor da terra, causando um aumento gradual da temperatura no globo terrestre.

ANOTAES PESSOAIS

Na dcada de 1980, as evidncias cientcas relacionando as emisses de gases de efeito estufa, causadas por atividades antrpicas com o aquecimento global, comearam a despertar o interesse pblico para o problema das mudanas climticas e suas futuras implicaes no ambiente global, e os paises mais poluentes e causadores desta problemtica reuniram-se em congressos para amenizar os impactos sobre a terra.

2. O EFEITO ESTUFA E O CLIMA GLOBAL


Segundo Simon (1992), o efeito estufa decorre da presena de determinados gases na atmosfera, os quais retm o calor em torno do globo, regulando a temperatura e permitindo que a vida se desenvolva da maneira como a conhecemos. Duas so suas fontes:
66

NATURAL
Resultante da quantidade de produtos qumicos lanados na atmosfera pelos vulces e pela utuao na intensidade de luz solar que chega superfcie terrestre e, tambm, pelas trocas gasosas entre a biosfera e a atmosfera.

ANTRPICA
Produzida pela queima de combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo), produo de cimento e outros produtos e pela mudana no uso do solo (substituio de orestas por pastagens e agricultura).

Fonte: Rezente et al (2001).

O efeito estufa necessrio para a manuteno do clima e importante para a vida terrestre no seu todo. Em excesso, no entanto, os gases formam uma espcie de cobertura espessa demais que retm o calor, aquecendo a superfcie da terra alm do necessrio, produzindo alteraes no clima terrestre e causando problemas ambientais e econmicos que atingiro todos os pases do globo, especialmente, as zonas costeiras e os pequenos pases insulares, pois o resultado mais signicativo o aumento do nvel do mar, provocado pelo degelo das calotas polares e pelo aquecimento da gua do mar.

ANOTAES PESSOAIS

3. OS MAIORES POLUIDORES
Ranking dos maiores responsveis pelas emisses de CO2, provenientes da produo e uso de energia e da produo de cimento:
67

Pas
Estados Unidos da Amrica China Rssia Japo ndia Alemanha Reino Unido Canad Ucrnia Itlia Mxico Polnia Coria do Sul Frana frica do Sul Austrlia Coria do Norte

Ranking 1994
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Ranking 1950
1 10 2 9 13 3 4 7 2 17 20 8 58 5 14 15 73

Fonte: The US Oak Ridge National Laboratory ORNL, citado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econmico (BNDES) & Ministrio da Cincia e Tecnologia(MCT), 1999.

Analisando a tabela, podemos observar que, entre l950 e 1994, alguns paises com maior crescimento econmico saram de posies mais baixas na poluio mundial e pularam para o topo da lista de maiores poluidores.

4. PRINCIPAIS IMPACTOS
Segundo o IPCC (2001), os impactos econmicos, sociais e ambientais decorrentes do aquecimento global afetaro todos os pases, porm sero sentidos de maneira diferenciada. O quadro abaixo resume algumas das previses desses impactos em diversas regies do mundo.
Regio
68 1. frica

Provveis impactos
a) Diminuio da produo agrcola b) Diminuio da disponibilidade de gua na regio do mediterrneo e em pases do sul c) Aumento dos vetores de diversas doenas d) Aumento da Deserticao e) Extino de plantas e animais a) Diminuio da produo agrcola b) Diminuio da disponibilidade de gua nas regies rida e

2. sia

semi-rida c) Aumento do nvel do mar dever deslocar dezenas de milhes de pessoas

3. Austrlia e Nova Zelndia 4. Europa

a) Diminuio da disponibilidade de gua b) Extino de plantas e animais a) Desaparecimento de geleiras nos Alpes b) Aumento da produo agrcola em algumas regies c) Impactos no turismo a) Diminuio da produo agrcola

5. Amrica Latina

b) Aumento dos vetores de diversas doenas c) Extino de animais e plantas a) Aumento da produo agrcola em algumas regies b) Aumento dos vetores de diversas doenas a) Diminuio da calota polar b) Extino de animais e plantas a) Aumento do nvel do mar dever deslocar dezenas de milhes de pessoas b) Diminuio da disponibilidade de gua c) Diminuio da atividade pesqueira d) Diminuio no turismo Fonte: Adaptado do IPCC (2001)

6. Amrica do Norte 7. Polar

8. Pequenas ilhas

5. A CONVENO DO CLIMA
Para tratar do problema do efeito estufa e suas possveis conseqncias sobre a humanidade, foi estabelecida, em 1992, durante a Rio 92, a Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas (em ingls, United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC, 2001a). Adotada em 1992, a Conveno do Clima tem como meta propor aes para os pases basicamente industrializados, para que estes estabilizem as concentraes atmosfricas dos gases de efeito estufa (GEE), de forma a impedir que atividades antrpicas levem a uma interferncia perigosa no clima do planeta. A Conveno do Clima entrou em vigor em 21 de maro de 1994 e conta, atualmente, com 186 Partes (pases). Desde ento, as Partes tm se reunido para discutir o assunto e tentar encontrar solues para o problema apresentado.

ANOTAES PESSOAIS

69

6. O BRASIL E A CONVENO DO CLIMA


O Brasil raticou a Conveno em 1994 e a promulgou por Decreto Presidencial publicado no Dirio Ocial da Unio, em 02/07/1998. Esse processo, de acordo com a Legislao Interna (CF. Art. 5. 2.) e o Direito Internacional, insere a Conveno no Direito Positivo Brasileiro, para que seja cumprida conforme o acordado. Para implementar a Conveno, o Brasil criou a Coordenadoria de Mudana do Clima, atravs do Dec. 1.160/1994, no mbito da Comisso Interministerial para o Desenvolvimento Sustentvel - CIDES, revogada em 1997. Em 1999, foi criada a Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima CIMGC, sob a presidncia do Ministro da Cincia e Tecnologia e vice-presidncia do Ministro do Meio Ambiente, destinada a coordenar a implementao das aes necessrias ao cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil por fora da Conveno do Clima.

7. PROTOCOLO DE QUIOTO
Criado em 1997, durante a Terceira Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas (COP 3), realizada na cidade de Quioto, Japo, foi assinado por representantes de mais de 160 pases como complemento Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO 92, realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro.

O Protocolo de Quioto surgiu com a necessidade de criao de um mecanismo que assumisse a funo de controlar a emisso de gases do efeito estufa na atmosfera.
ESTADOS UNIDOS E ALGUNS DE SEUS PROGRAMAS A chuva cida o programa que limita a quantidade de dixido de enxofre (SO2) que usinas eltricas nos Estados Unidos podem produzir. As usinas podem reduzir suas emisses e permitir a negociao de licenas. O programa est funcionando, h um alto valor de conformidade, e as emisses de usinas eltricas caram para 50% abaixo do que estavam em 1980. O limite nal permitido em 2010 ser de 8,95 milhes de toneladas por ano [fonte: EPA - em ingls]. xo do que estavam em 1980. O limite nal permitido em 2010 ser de 8,95 milhes de toneladas por ano [fonte: EPA - em ingls].

Os pases signatrios da Conveno assumiram uma srie de compromissos na reduo dos GEE. Segundo o protocolo, os pases industrializados se comprometeram a reduzir suas emisses de GEE em uma mdia de 5.2% em relao aos nveis de 1990, durante o perodo de 2008 e 2012. Os pases integrantes da Conveno devem seguir os compromissos de reduo listados no protocolo, com exceo dos pases em processo de transio para uma economia de mercado. Para os pases em desenvolvimento, como o Brasil, o protocolo no prev compromissos de redues de GEE. O principal papel dos pases em desenvolvimento o de diminuir as emisses a partir de fontes limpas de energia e o papel de sumidouro de dixido de carbono atravs das suas orestas (Sanquetta et al, 2004).

70

8. CONFERNCIAS DAS PARTES (COP)


As aes propostas, durante as ltimas Conferncias das Partes (Quioto/1997, Buenos Aires/1998, Bonn/1999, Haia/2000, Bonn/2001, Marrakesh/2001 e Nova Dli/2002), deram nfase utilizao de mecanismos de mercado, visando no somente reduo dos custos da mitigao do efeito estufa, como tambm ao estabelecimento do desenvolvimento sustentvel em pases subdesenvolvidos. A Conferncia das Partes, realizada em Quioto, em 1997, destaca-se como uma das mais importantes, uma vez que, durante sua realizao, foi estabelecido um acordo que dene as metas de reduo das emisses de GEE para os pases mais poluentes, alm de critrios e diretrizes para a utilizao dos mecanismos de mercado. Esse acordo cou conhecido como Protocolo de Quioto (UNFCCC, 2001b) e estabelece que os pases industrializados devem reduzir suas emisses em 5,2% abaixo dos nveis observados em 1990, entre 2008-2012 (primeiro perodo de compromisso). Para que esse Protocolo entre em vigor, necessrio que, pelo menos, 55 pases que representem, no mnimo, 55% das emisses de GEE o ratiquem. Atualmente, 102 pases, representando 43,9% das emisses, j o raticaram ou esto no processo de realiz-lo. No Brasil, o Protocolo foi raticado no dia 19 de junho de 2002 e sancionado pelo presidente da Repblica em 23 de julho do mesmo ano.

Na Conferncia das Partes, realizada em Haia (Holanda), entre os dias 13 e 25 de novembro de 2000, no foi possvel estabelecer as regras operacionais do Protocolo, em especial devido a divergncias entre os Estados Unidos e pases europeus. Em funo do impasse criado, a Conferncia foi suspensa. Em 28 de maro de 2001, a EPA (Environmental Protection Agency) anunciou ocialmente que a administrao Bush no tinha mais interesse em prosseguir com as negociaes internacionais para a implementao do Protocolo de Quioto. No dia 09 de abril de 2001, o vice-presidente norte-americano (Richard Cheney), chegou a declarar que o Protocolo estava morto. Dessa forma, a retomada das negociaes em Bonn (Alemanha), entre 16 e 27 de julho, foi fundamental para denir a sobrevivncia e os novos rumos do Protocolo. Esta Conferncia cou conhecida como COP 6 BIS e o seu produto mais importante foi o Acordo de Bonn, um acordo poltico que garantiu a sobrevivncia do Protocolo (ver o item O Acordo de Bonn). Durante os dias 29 de outubro e 09 de novembro de 2001, as Partes se reuniram em Marrakesh (Marrocos), durante a 7a. Conferncia das Partes (COP 7), para transformar em decises prticas o acordo poltico alcanado em Bonn e denir as regras operacionais do Protocolo de Quioto (ver o item A COP 7 e o Acordo de Marrakesh ). A 8a. Conferncia das Partes (COP 8) foi realizada entre os dias 23 de outubro e 1. de novembro, no Centro de Convenes Vigyan Bhawan (Nova Dli ndia). Estiveram presentes 4.352 participantes de 167 Partes; 213 organizaes no governamentais e inter governamentais e 222 jornais e TVs. Apesar de importantes avanos, a COP 8 no determinou quais seriam as denies e modalidades para as atividades de reorestamento e orestamento elegveis ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Tais denies e modalidades foram estabelecidas na COP 9, realizada na Itlia, entre os dias 1. e 12 de dezembro de 2003.

No Brasil O comrcio de crditos de carbono tem movimentado os departamentos nanceiros e ambientais de vrias empresas brasileiras. Em setembro de 2007, o Brasil j possua 61 empresas com crditos emitidos pela ONU. So 11,3 milhes de toneladas de CO2 que deixam de ir para a atmosfera. No h um nmero fechado para o volume j negociado, mas as estimativas giram em torno de 90,4 milhes de euros ou R$ 240 milhes. No portiflio de projetos brasileiros, h os mais diferentes tipos de empresa. So grandes empresas de papel e celulose, usinas de acar, madeireiras ou fbricas em geral. Os mais otimistas sugerem que o Pas pode chegar a movimentar cerca de R$ 500 milhes ao ano, neste mercado. A estimativa feita em cima dos projetos em andamento, que, em setembro de 2007, eram 230.

71

9. O MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo


A partir do Protocolo de Quioto, cou claro que o mercado poderia auxiliar no processo de reduo das emisses de GEE, atravs da proposta de se criar um valor transacionvel para essas redues, semelhante

aos mecanismos existentes para alguns gases poluidores na Europa e Estados Unidos. Dentro desse princpio, foram estabelecidos mecanismos de exibilizao, entre eles o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo1 (MDL - Artigo 12 do Protocolo de Quioto). A proposta do MDL consiste em que cada tonelada de CO2 deixada de ser emitida ou retirada da atmosfera por um pas em desenvolvimento poder ser negociada no mercado mundial, criando um novo atrativo para reduo das emisses globais. Os pases estabelecero em seus territrios metas para reduo de CO2 junto aos principais emissores. As empresas que no conseguirem (ou no desejarem) reduzir suas emisses podero comprar Certicados de Emisses Reduzidas (CER) em pases em desenvolvimento e us-los para cumprir suas obrigaes. Os pases em desenvolvimento, por sua vez, devero utilizar o MDL para promover seu desenvolvimento sustentvel. Artigos 12.2 e 12.3 do Protocolo de Quioto (UNFCCC, 2001b): Artigo 12.2 - O objetivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo deve ser assistir as Partes no includas, para que atinjam o desenvolvimento sustentvel e contribuam para o objetivo nal da Conveno, e assistir as Partes includas para que cumpram seus compromissos quanticados de limitao e reduo de emisses, assumidos no Artigo 3. Artigo 12.3 - Sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: a) As Partes no includas beneciar-se-o de atividades de projetos que resultem em redues certicadas de emisses; e b) As Partes includas podem utilizar as redues certicadas de emisses, resultantes de tais atividades de projetos, para contribuir com o cumprimento de parte de seus compromissos quanticados de limitao e reduo de emisses, assumidos no Artigo 3, como determinado pela Conferncia das Partes na qualidade de reunio das Partes deste Protocolo. A princpio, os projetos de MDL seriam divididos nas seguintes modalidades: Fontes renovveis e alternativas de energia; Ecincia / conservao de energia;

Leilo histrico Aconteceu em So Paulo, o primeiro de crditos de carbono do mundo realizado no mbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) institudo pelo Protocolo de Kyoto. O banco holands Fortis Bank NV/SA desembolsou R$ 34 milhes pelo lote de 808.450 crditos de carbono colocados em negociao pela Prefeitura de So Paulo na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em 26 de setembro de 2007. O banco pagou 26,50 euros por tonelada de carbono, valor 27,5% maior que o lance mnimo. No total, 14 empresas internacionais participaram do evento. Os crditos leiloados so do Aterro Sanitrio Bandeirantes, em Perus, na Zona Norte de So Paulo, e equivalem quantidade de despoluio que o aterro conseguiu ao canalizar gases txicos.

72

Reorestamento e estabelecimento de novas orestas2. Os crditos das redues certicadas de emisses podem advir a partir de 2000: Artigo 12.10 do Protocolo de Quioto (UNFCCC, 2001b): Artigo 12.10 - Redues certicadas de emisses obtidas durante o perodo do ano 2000 at o incio do primeiro perodo de compromisso podem ser utilizadas para auxiliar no cumprimento das responsabilidades relativas ao primeiro perodo de compromisso. Para que isso se concretize, fundamental, como primeiro passo, o estabelecimento de um Conselho Executivo do MDL (Executive Board) e tambm que a Conferncia das Partes, na qualidade de reunio das Partes do Protocolo (COP/MOP), designe entidades operacionais cujas funes incluam certicao. Artigo 12.4 do Protocolo de Quioto (UNFCCC, 2001b): Artigo 12.4 - O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo deve sujeitar-se autoridade e orientao da Conferncia das Partes na qualidade de reunio das Partes deste Protocolo e superviso de um conselho executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. O Conselho Executivo deve unir os interesses legtimos das Partes do Protocolo e ser composto, de forma equilibrada, por Partes includas e tambm por Partes no includas . As funes do Conselho Executivo devem abranger: Promoo e transparncia de mercado; Responsabilidade nal pela certicao e vericao das redues; Registro e validao das agncias de certicao. A certicao de projetos propriamente dita deve ser atribuda a instituies que estejam trabalhando diretamente sob a direo e superviso rigorosa do Conselho Executivo; deve ter um processo regulatrio e de auditoria forte, ser transparente e com credibilidade. Artigos 12.5, 12.6 e 12.7 do Protocolo de Quioto (UNFCCC, 2001b): Artigo 12.5 - As redues de emisses resultantes de cada atividade de projeto devem ser certicadas por entidades operacionais a serem designadas pela Conferncia das Partes na qualidade de reunio das Partes deste Protocolo, com base em:

ANOTAES PESSOAIS

73

ANOTAES PESSOAIS

a) Participao voluntria aprovada por cada Parte envolvida; b) Benefcios reais, mensurveis e de longo prazo relacionados com a mitigao da mudana do clima; c) Redues de emisses que sejam adicionais as que ocorreriam na ausncia da atividade certicada de projeto. Artigo 12.6 - O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo deve prestar assistncia quanto obteno de fundos para atividades certicadas de projetos, quando necessrio. Artigo 12.7- A Conferncia das Partes na qualidade de reunio das Partes deste Protocolo deve, em sua primeira sesso, elaborar modalidades e procedimentos, com o objetivo de assegurar transparncia, ecincia e prestao de contas das atividades de projetos por meio de auditorias e vericaes independentes.

74

Para que possamos entender como um diagrama sobre as diferentes etapas que um projeto dever seguir para receber os CER dentro do MDL, vejamos a gura a seguir:

Ciclo de um projeto de MDL proposto pelo Comit Executivo. Legenda: PP Participantes do projeto AE Entidade proponente EB Comit Executivo do MDL DOE Entidade operacional designada DNA Autoridade nacional designada para o MDL CER Certicado de reduo de emisses

De acordo com as regras estabelecidas nas COPs, a participao em um projeto de MDL deve ser voluntria. As Partes interessadas em participar

do MDL devem, em primeiro lugar, designar uma autoridade nacional (DNA) que ser responsvel pela aprovao ou no dos projetos de MDL no pas hospedeiro. Na fase de congurao do projeto, necessrio estabelecer a adicionalidade e a linha de base (baseline) do projeto, alm da metodologia de monitoramento que ser utilizada para vericar o cumprimento das metas de reduo de emisses e/ou de sequestro de carbono. As atividades de um projeto de MDL so consideradas adicionais, se as emisses antropognicas de GEE forem menores que as que ocorreriam na ausncia do projeto; e/ou se o sequestro de carbono for maior do que aquele que ocorreria na ausncia do projeto. A linha de base de um projeto de MDL o cenrio que representa as emisses antropognicas de GEE que ocorreriam na ausncia do projeto. Para auxiliar as Partes na apresentao de tais informaes, o Comit Executivo do MDL (EB) desenvolveu um documento base denominado project design document (PDD). A entidade operacional designada (DOE), selecionada pelos participantes do projeto (PP) para valid-lo, deve revisar o PDD e outros documentos relevantes, tais como comentrios das partes interessadas (stakeholders) e possveis impactos ambientais do projeto. O Comit Executivo ir dizer se aceita ou no a linha de base e a metodologia de monitoramento propostas. Uma vez aceitas, o projeto pode ser registrado no Comit Executivo. O registro um pr-requisito para a vericao, certicao e emisso dos CER. Uma vez registrado, o projeto passa para a fase de monitoramento, a ser feito de acordo com a metodologia previamente aprovada. Esse monitoramento ir acontecer seguindo um plano estabelecido pela metodologia e ter como resultados relatrios que sero submetidos entidade operacional para a vericao do projeto. A vericao a reviso peridica e independente realizada pela entidade operacional e o monitoramento posterior s redues de GEE e/ou sequestro de carbono ocorridos durante o perodo de vericao. A certicao, por sua vez, a garantia, por escrito, dada pela entidade operacional, de que, durante um determinado perodo, o projeto alcanou as redues de GEE e/ou sequestro de carbono proposto. Com a certicao, possvel solicitar do Comit Executivo a emisso dos CER relativos quantidade reduzida e/ou sequestrada.

ANOTAES PESSOAIS

75

ANOTAES PESSOAIS

10. CRDITOS DE CARBONO


Uma medida que permite s indstrias e naes reduzirem seus ndices de emisso de gases do efeito estufa por um sistema de compensao. Funciona assim: conforme o Protocolo de Kyoto, as naes industrializadas devem reduzir suas emisses de gases do efeito estufa, durante o perodo de 2008 a 2012, em 5,2% em relao aos nveis de 1990.

76

Os governos calculam quanto precisam diminuir e repassam essa informao s indstrias do pas, estabelecendo uma cota para cada uma. Essas empresas podem adotar medidas de ecincia energtica para atingir suas metas ou ir ao mercado e comprar crditos de carbono (um crdito de carbono equivale a 1 tonelada de dixido de carbono). Da a compensao: j que a empresa no vai conseguir reduzir suas emisses, ela compra esse bnus de terceiros. Para que uma empresa tenha direito a vender crditos de carbono, precisa cumprir dois requisitos: contribuir para o desenvolvimento sustentvel e adicionar alguma vantagem ao ambiente, seja pela absoro de dixido de carbono (por exemplo, com o plantio de rvores), seja por evitar o lanamento de gases do efeito estufa na atmosfera - a quantidade de CO2 que ela retirar ou deixar de despejar na atmosfera que pode ser convertida em crditos de carbono. Do total desses crditos disponveis para venda no mercado, 15% vm do Brasil. Em outras palavras, Os Crditos de Carbono so redues certicadas de emisso geradas por projetos que, comprovadamente, atravs de metodologias, reduzam ou absorvam emisses de gases do efeito estufa. Os compradores desses crditos so empresas ou governos de pases desenvolvidos que precisam alcanar metas (institudas pelo Protocolo de Quioto, pela prpria empresa ou outros programas) de reduo dessas emisses, e os vendedores so diversicados, dependendo do pas de origem do projeto.

Para que possamos entender como funciona este mercado de carbono e como ele pode ser um novo instrumento de economia ambiental mundial, utilizaremos um simples exemplo: a empresa AAA, que tem uma certa cota para utilizao e necessita de mais para trabalhar regularmente, segundo o procedimento de uso de carbono, recorre empresa BBB, que tem cotas de uso de crditos de carbono e que pode vend-los ou mesmo recorre a programas ou empresas que trabalham com programas MDL(Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e que disponibilizam seus crditos de carbono para serem vendidos no mercado de aes. Algumas formas de negociao De acordo com o pas de origem ou esquema em que so negociados os crditos, estes podem ter vrias formas: RCEs (Redues Certicadas de Emisses) Certicados resultados de projetos de MDL. ERUs (Emission Reduction Units - Unidades de Reduo de Emisses) Certicados resultantes da Implementao Conjunta. AAUs (Assigned Amount Units - Unidades de Quantidades Atribudas) Quantidade de gases do efeito estufa que cada pas do Anexo B do Protocolo de Kyoto pode emitir durante o primeiro perodo de compromisso. Podem ser negociadas. EUAs (European Union Allowances - Permisses da Unio Europia) Unidade negocivel sob o esquema de comrcio de emisses da Unio Europia. VERs (Veried Emissions Reduction - Redues Vericadas de Emisses) Certicados resultantes de projetos negociados no mercado voluntrio de carbono. VCS (Voluntary Carbon Standard) Um dos padres para desenvolvimento de projetos voluntrios. Contratos CFI, negociados na Bolsa do Clima de Chicago (CCX). A maioria dos crditos de carbono so equivalentes a uma tonelada de dixido de carbono reduzida, com exceo dos contratos CFI que cada unidade representa a reduo de 100 toneladas mtricas de CO2 equivalente. As quantidades de toneladas de CO2 ou de outros gases economizadas ou seqestradas da atmosfera so calculadas por empresas especializadas, de acordo com determinaes de rgos tcnicos da ONU (no caso do Protocolo de Quioto). Por exemplo, uma tonelada de leo diesel trocado por biodiesel gera o direito a 3,5 toneladas de crditos. Um hectare de oresta de eucalipto absorve por hectare, por ano, 12 toneladas de gs carbnico. Um grande aterro sanitrio que capte o metano e o

ANOTAES PESSOAIS

77

ANOTAES PESSOAIS

transforme em eletricidade, pode ter o direito a milhes de toneladas de crditos por ano (Dados do Jornal do Meio Ambiente). Bolsas de Carbono pelo mundo BlueNext Frana Bolsa do Clima de Chicago - Estados Unidos Climex - Pases Baixos EEX - Alemanha Bolsa Europia do Clima - Inglaterra Green Exchange - Estados Unidos NCDEX - ndia Nord Pool - Noruega

Para que o assunto seja xado, colocaremos abaixo exemplicaes de projetos em que os crditos de carbonos adquiridos podem ser vendidos.
78

Exemplo de projetos: Holanda nancia usina eltrica movida a biomassa, com potencial de 8 MW de energia gerada a partir da queima da casca de arroz no Rio Grande do Sul. A Bioheat International (trader holandesa) negociou os crditos de carbono com a Josapar e com a Cooperativa Agroindustrial de Alegrete,no valor de cinco dlares por tonelada de carbono. A Holanda pas integrante do Anexo 1 da Conveno e pretende atingir metade das metas de redues internamente e, a outra metade no exterior; Projetos de aproveitamento do gs metano liberado por lixes das empresas: Vega, de Salvador (BA), e Nova Gerar, de Nova Iguau (RJ). O gs metano canalizado e aproveitado para gerar energia, deixando de ser liberado na atmosfera naturalmente pela decomposio do lixo. Apesar do gs ser o metano, a reduo de emisses calculada em dixido de carbono: 14 milhes de ton de CO2,em 16 anos,para a Vega e 14 milhes de ton de CO2 para a Nova Gerar, em 21 anos.Esses dois projetos so ocialmente os dois primeiros aprovados pelo governo brasileiro sob as regras do MDL; Projeto Carbono Social: localizado na Ilha do Bananal (TO), esse projeto rene as qualidades de sequestro de carbono em sistemas agroorestais, conservao e regenerao orestal, com enfoque principal no desenvolvimento sustentvel da comunidade. A princpio, o projeto no pretendia reivindicar crditos de carbono e foi nanciado pela instituio britnica AES Barry Foundation e implementado pelo Instituto Ecolgica. A meta inicial de conservao do estoque e sequestro de carbono era de 25.110.000 ton de C em 25

anos, mas pela no concretizao de parcerias esse estoque de C foi drasticamente reduzido. ( Fixao de Carbono: atualidades, projetos e pesquisas, 2004; Carbono Social, agregando valores ao desenvolvimento sustentvel, 2003); Projeto Plantar: primeiro projeto brasileiro do Fundo Prottipo de Carbono. Com cunho comercial, essa empresa de reorestamento nasceu com incentivos de plantao de eucalipto no m dos anos sessenta e, mais tarde, para aproveitar a matria-prima, entrou para o setor siderrgico. Seus crditos so provenientes da substituio de uso do carvo mineral para vegetal, melhoria dos fornos de carvo pela reduo da emisso do metano e reorestamento de 23.100 hectares com eucalipto, totalizando 3.5 milhes de toneladas de carbono. Como pudemos ver no decorrer deste mdulo, o sistema de crdito de carbono funciona como um mecanismo para a diminuio da poluio mundial e seus efeitos nocivos para a vida humana. Assim, cria-se um novo mercado de conscincia e economia. Projetos MDL e empresas preocupadas com esta abordagem trabalham em prol de estabelecerem sistemas menos agressivos para a terra. Em contra- partida, adquirem crditos de carbonos que podem ser vendidos para as empresas que necessitam desses crditos para no ultrapassarem suas cotas de poluio, criando-se uma nova forma de economia.

ANOTAES PESSOAIS

79

11. ATIVIDADE
Sugerimos para a concluso desse mdulo uma atividade, em que grupos se dividiro e pensaro em um projeto bsico de MDL(Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), colocando em foco a necessidade de tal projeto, sua vantagem quanto ao ganho de crditos de carbono e, a partir dele, quais possibilidades de ganho nanceiro neste sistema de mercado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Carbono Brasil http://www.carbonobrasil.com.br CENAMO, M. C., Mudanas Climticas, o protocolo de Quioto e mercado de carbono. CEPEA, 2004. GODOY, S. G. M. (2005). O Protocolo de Kyoto e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: uma avaliao de suas possibilidades e limites. Dissertao

de Mestrado, PUC/SP, Programa de Estudos Ps-Graduados em Economia Poltica, So Paulo. LAMARCA JNIOR, M. R. O valor econmico do carbono emitido pelo processo de desmatamento da Amaznia como instrumento de conservao orestal. Dissertao de Mestrado, PUC/SP, Programa de Estudos Ps-Graduados em Economia Poltica, So Paulo (2007). MCT (Ministrio da Cincia e Tecnologia) (2007a). Conveno sobre mudana do clima. Consulta na Internet, endereo: <http://www.mct.gov.br>. Acesso em 20/02/2007. MCT (Ministrio da Cincia e Tecnologia) (2007b). Protocolo de Quioto. Consulta na Internet, endereo: <http://www.mct.gov.br>. Acesso em 20/02/2007. Planeta Sustentvel - http://planetasustentavel.com.br REZENDE, D.; MERLIN, S.; SANTOS, M. Seqestro de Carbono: uma experincia concreta . 2. Ed. Palmas. Instituto Ecolgica, 2001. 178 pp. ROCHA, Marcelo T. Aquecimento Global e o mercado de carbono: uma aplicao do modelo CERT. Tese de Doutorado, Economia Aplicada, ESALQ/ USP, Piracicaba. 2003. SANQUETTA, C.R. Fixao de carbono em plantaes de Pinus. Revista da Madeira, edio especial, p. 48-52, 2002. SIMON, Cheryl e DEFRIES, RUTH S. 1992. Uma terra, Um Futuro; Traduzido por Maria Cludia S.R. Ratto; So Paulo: Makron Books. 189 pp. UNFCCC (2007). Kyoto Protocol. Consulta na Internet, endereo: <http://unfccc.int/2860.php> US Oak Ridge National Laboratory ORNL, citado por Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econmico (BNDES) & Ministrio da Cincia e Tecnologia(MCT), 1999.

80

Aula

06

Avaliao do Ciclo de Vida - ACV


Voc sabe o que ISO?

1. Apresentao
Caro(a) aluno(a), Neste mdulo, vamos apresentar uma base terica para compreenso do tema Anlise do Ciclo de Vida. Inicialmente, ser apresentado o contexto histrico no qual a Anlise do Ciclo de Vida surgiu e comeou a ganhar mais destaque no cenrio mundial. Posteriormente, ser apresentado o conceito da Anlise de Ciclo de Vida, as suas fases e, em seguida, possveis aplicaes prticas. Esperamos contribuir para um melhor entendimento da ACV, que, apesar de ser pouco difundida no Brasil, bastante til em diversos tipos de estudo e tem obtido cada vez mais destaque, principalmente, na rea ambiental. Acrescentamos que importante observar os textos complemetares que sero disponibilizados na plataforma Moodle, pois eles traro exemplos prticos de como a Avaliao do Ciclo de Vida vem sendo utilizada, com casos que vo desde a aplicao industrial at as aplicaes na rea agrcola.
A Organizao Internacional para Normalizao (International Organization for Standardization ISO) uma federao mundial sediada em Genebra, na Sua, composta por 148 membros de entidades nacionais de normalizao. A ISO uma organizao no-governamental criada em 1947, cuja misso promover o desenvolvimento da normalizao mundial para facilitar o comrcio internacional de bens e servios e desenvolver a cooperao de atividades cientcas, tecnolgicas e econmicas. As normas da ISO so desenvolvidas de acordo com os seguintes princpios: consenso, abrangncia global e trabalho voluntrio. O critrio para aprovao das normas exige voto de 2/3 dos membros da ISO que participaram, efetivamente, do processo de desenvolvimento da norma e aprovao de 75% de todos os membros que votam. O Brasil possui uma vaga na ISO representada pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

83

2. Avaliao do Ciclo de Vida Contexto Histrico


Na dcada de 60, com o surgimento da crise do petrleo, a sociedade passa a se questionar sobre o limite da extrao dos recursos naturais. Nesse momento, iniciam-se tambm discusses sobre a ecincia do uso de energia, o uso de matrias-primas em vias de escassez e a disposio dos resduos. Surge, ento, uma grande dvida: at quando a humanidade poder explorar seus recursos naturais sem comprometer as geraes futuras? Na tentativa de buscar respostas para estas questes, foram realizados, no incio da dcada de 70, os primeiros estudos de Avaliao de Ciclo de Vida (ACV). As primeiras ACVs realizadas tinham como objetivo principal calcular o consumo de energia, e, por isso, caram conhecidas como anlise de energia. No entanto, aps a crise do petrleo, o interesse pelos estudos de ACV enfraqueceu bastante.

O que o Comit Tcnico 207? A ISO formou o comit tcnico 207 em Gesto Ambiental, em 1993, cujo objetivo normalizar ferramentas e sistemas de gesto ambiental. Suas atividades so baseadas na losoa de que aperfeioar as prticas de gesto ambiental o caminho ideal para melhorar a performance ambiental das organizaes e de seus produtos. Esse comit responsvel pela srie de normas ISO 14000 de Gesto Ambiental. Ele composto de subcomits (SC) e grupos de trabalho (WG), que produzem normas nas seguintes reas: 84 SC1: Sistemas de Gesto Ambiental dirigido pela Inglaterra; SC2: Diretrizes para Auditoria Ambiental dirigido pela Holanda; SC3: Rtulos e declaraes ambientais Dirigido pela Austrlia; SC4: Avaliao do desempenho Dirigido pelos Estados Unidos; SC5: Anlise do ciclo de vida Dirigido pela Alemanha; SC6: Termos e denies Dirigido pela Noruega; WG1: Aspectos ambientais de normas e produtos Dirigido pela Alemanha; WG2: Normas para anlise orestal Dirigido pela Nova Zelndia.

O crescente interesse pelo meio ambiente fez com que, por volta da dcada de 80, os estudos de ACV fossem retomados. Mas dessa vez o objetivo principal desses estudos era avaliar os impactos ambientais das diversas atividades. Destaca-se, neste perodo, grande nmero de estudos de ACV destinados a avaliar a carga ambiental e os impactos potenciais das embalagens de produtos. A principal razo para esses estudos era a diferena de opinies sobre se as garrafas de vidro ou plstico (reciclveis) eram ambientalmente mais amigveis do que as embalagens do tipo tetra-park. Tais pesquisas contriburam para estruturar os princpios que envolvem a Avaliao do Ciclo de Vida. No nal da dcada de 80 e na dcada de 90, ocorreu esforo internacional para normalizar os princpios e tcnicas da ACV. A normalizao da ACV comeou a obter destaque atravs da International Organization for Standardization (ISO) e da European Comitee for Standardization (CEN). A partir da dcada de 90, os estudos de ACV se expandiram muito e foram impulsionados pela normalizao proporcionada pela srie de normas ISO 14.040. Os principais estudos de ACV foram realizados na Comunidade Europia e nos Estados Unidos, nas mais diversas reas de pesquisa. No Brasil, esta ferramenta metodolgica ainda pouco difundida, descartando-se o Instituto Tcnico de Alimentao ITAL, que desenvolve diversos trabalhos utilizando essa ferramenta. Atualmente, j existem softwares para auxiliar no desenvolvimento das anlises de ciclo de vida.O primeiro software especco para ACV (Okobase I e II) foi desenvolvido em 1991.

3. Conceitos de Avaliao do Ciclo de Vida


A crescente preocupao da sociedade com as questes ambientais tem impulsionado o surgimento de novos mtodos para auxiliar na compreenso e mitigao dos impactos ambientais decorrentes das mais diversas atividades. Nesse contexto, a anlise de ciclo de vida (ACV) surge como uma ferramenta de gesto ambiental que estabelece uma viso geral dos impactos ambientais de um processo ou produto, considerando o seu ciclo de vida, da extrao de matrias-primas (bero) at o uso e disposio nal do produto (tmulo). Por isto a ACV tambm conhecido como cradle-to-grave, ou seja, do bero ao tmulo.

Atravs da ACV, possvel analisar o desempenho ambiental de produtos, processos e servios e, a partir dos resultados obtidos, propor melhorias para os pontos negativos encontrados. Esta ferramenta metodolgica tambm nos permite identicar quais estgios do ciclo de vida do processo ou produto estudado causam maiores impactos ambientais. Para isso, dene-se o sistema a ser estudado, que pode envolver todas as etapas de vida de um produto, ou apenas parte delas. So avaliados os descartes gerados nos diferentes processos, tais como as emisses atmosfricas, a gerao de resduos, o consumo de matrias primas e as consequncias ambientais do uso e disposio do produto. Os resultados da ACV podem ser utilizados para a seleo de indicadores de desempenho ambiental, para subsidiar o planejamento das empresas, para propor medidas de mitigao de impactos e otimizao de sistemas e, por isso, torna-se uma ferramenta muito til para a tomada de decises. Devido multiplicidade de metodologias utilizadas para a realizao de ACVs nos diversos pases, tornou-se cada vez mais urgente a necessidade de padronizao dessas prticas. Uma das instituies que mais contribuiu para que esta padronizao ocorresse foi a SETAC Society of Environmental Toxicology and Chemistry - que reuniu pesquisadores para discutir sobre ACV, resultando no primeiro documento destinado padronizao da Avaliao do Ciclo de Vida, o SETAC Guidelines for life cycle assessment a code of practice. Posteriormente, a ISO iniciou o processo de padronizao da ACV. A srie de normas ISO aponta os requisitos gerais para a realizao de anlises de ciclo de vida, estabelecendo, inclusive, os critrios para a divulgao de seus resultados. Os princpios associados ACV encontram-se no conjunto de requisitos da norma ISO 14.040 e seguintes denies(Tabela 1): Norma
ISO 14.040 ISO 14.041 ISO 14.042 ISO 14.043 ISO TR 14.047 ISO TS 14.048* ISO TR 14.049

FIQUE DE OLHO! A NBR ISO 14.001 no faz aluso direta ACV, porque a implantao e certicao de um Sistema de Gesto Ambiental no pressupe a realizao de uma Avaliao de Ciclo de Vida.

ANOTAES PESSOAIS

85

Denio
Princpios gerais e procedimentos da Anlise de Ciclo de Vida Inventrio do Ciclo de Vida (ICV) Avaliao de impactos associados ao Ciclo de Vida Interpretao dos resultados da Anlise do Ciclo de Vida Exemplos para aplicao da ISO 14.042 Formato de apresentao dos dados do ICV Exemplos de aplicao da ISO 14.041 Tabela 1 Srie de Normas ISO 14040

Na ISO 14.040, a ACV est denida como compilao dos uxos de entradas e sadas e avaliao dos impactos associados a um produto ao longo do seu ciclo de vida. Fala, ainda, que o ciclo de vida so os estados consecutivos e interligados de um produto, desde a extrao de matrias-primas ou transformao de recursos naturais, at a disposio nal do produto na natureza. Exemplo de Ciclo de Vida de um produto (Justino, 2006)

86

4. Etapas da Avaliao do Ciclo de Vida


A ISO 14.040 estabelece que a anlise do ciclo de vida de produtos deve incluir quatro etapas. So elas: a denio do objetivo e do escopo do trabalho, uma anlise do inventrio, uma avaliao de impacto e a interpretao dos resultados.

Fases de um estudo de ACV (ISO 14.040, 1997)

Denio de Objetivos e Escopo: nesta fase, deve-se denir as informaes bsicas da Avaliao do Ciclo de Vida. O que se quer estudar, por que se quer estudar, as fronteiras adotadas para o sistema, bem como sua abrangncia e limites, a metodologia utilizada e todos os aspectos considerados necessrios e relevantes para o bom desempenho da pesquisa a ser realizada. Anlise do Inventrio do Ciclo de Vida: a fase de coleta e quanticao de dados envolvidos no ciclo de vida de um produto ou processo. Deve ser formulada uma tabela para o acompanhamento de todas as entradas e sadas (matria-prima, energia, transporte, resduos, etc.) do sistema. Tambm deve ser elaborado um uxograma do sistema em estudo, de forma que as atividades e processos sejam bem denidos. Exemplo: Fluxograma do ciclo de vida de um produto

ANOTAES PESSOAIS

87

O resultado do Inventrio do Ciclo de Vida - ICV uma lista de materiais e energia consumidos e de produtos, subprodutos e resduos gerados durante o ciclo de vida. Avaliao de Impacto Ambiental: baseando-se na anlise do ICV, realizada a converso desses resultados em efeitos ambientais potenciais. Esta avaliao consiste em um processo qualitativo e/ou quantitativo de compreenso e avaliao da signicncia tanto dos impactos ambientais j existentes quanto dos impactos ambientais potenciais. Interpretao / Anlise de Melhorias: o objetivo desta fase a identicao e anlise dos resultados obtidos na etapa de avaliao de impactos ambientais, para que sejam fornecidas concluses

ANOTAES PESSOAIS

e recomendaes sobre a ACV. De acordo com a ISO 14.043, a interpretao deve incluir a identicao dos impactos ambientais, a avaliao do estudo em relao sua conabilidade e sensibilidade, bem como concluses e recomendaes de implementao de melhorias, a m de que sejam mitigados os impactos ambientais negativos.

5. Aplicaes da ACV
A busca da sociedade por produtos e processos que agridam menos o meio ambiente vem ganhando cada vez mais importncia, de forma que o sucesso de muitas empresas e instituies depende cada vez mais de seu desempenho ambiental. Nesse contexto, a ACV torna-se uma ferramenta bastante til que pode auxiliar na tomada de decises para um maior sucesso na busca pelo desenvolvimento sustentvel destas organizaes. Assim, podem-se observar algumas possveis nalidades de aplicao da ACV: Gerenciamento e preservao dos recursos naturais; Desenvolvimento do planejamento estratgico; Identicao dos pontos crticos de um determinado processo ou produto para sua posterior otimizao e melhoria; Identicao de oportunidades de melhoria do desempenho ambiental ; Suporte auditoria ambiental ; Subsidiar a minimizao de resduos gerados na organizao; Desenvolvimento do marketing ambiental; Seleo de critrios para a atribuio de rtulos ambientais; Denio de polticas pblicas e privadas; J vimos que a ACV tem diversas nalidades. Agora, observaremos alguns exemplos de aplicaes da Avaliao de Ciclo de Vida que foram realizadas pelo Brasil.

88

6. Avaliao do Ciclo de Vida Estudo de caso


A produo agrcola uma atividade que provoca grandes impactos ambientais. Assim, fundamental estabelecer a relao entre essa atividade e os impactos scio-ambientais decorrentes, visando um modelo de produo sustentvel. Neste cenrio, o estudo de caso, aqui

apresentado, trata-se da Avaliao do Ciclo de Vida da Alface em cultivos convencionais e orgnicos, no municpio de Vitria de Santo Anto, situado na mesorregio da Mata Sul do Estado de Pernambuco. Foram escolhidas duas propriedades familiares, com rea total de 5 hectares cada uma, sendo destinados para o plantio de hortalias, aproximadamente, 1,5 hectares. Ambas as reas possuam caractersticas socioeconmicas e ambientais semelhantes, o que permitiu a comparao realizada no estudo. A Avaliao do Ciclo de Vida, na rea em estudo, teve como objetivo comparar os mtodos de produo e os impactos ambientais da cultura da alface nos sistemas de cultivo convencional e orgnico, a m de propor medidas mitigadoras dos impactos ambientais negativos. Para a realizao da pesquisa, foi escolhida a Alface Lisa (Lactuca sativae L..), cultivar Vitria Verdinha, marca Hortivale, por ser uma das cultivares mais adaptadas e mais utilizadas na regio da Zona da Mata de Pernambuco, principalmente, entre agricultores familiares, no municpio de Vitria de Santo Anto.
89

As unidades de processo observadas compreenderam as fases de: sementeira, preparo e plantio em canteiros, colheita e comercializao.

Etapas observadas no processo produtivo da Alface Convencional e Orgnica.

ANOTAES PESSOAIS

O acompanhamento em campo das etapas do processo produtivo da alface nas reas de produo convencional e orgnica foi realizado no perodo de abril a junho de 2008, perodo de inverno, onde as chuvas, na Zona da Mata de PE, tornam-se mais frequentes, observando-se que, em ambas as reas, houve diminuio no tempo de irrigao, o que acarreta menor gasto com energia eltrica (motor-bomba) e menor gasto de gua. As principais caractersticas inventariadas no decorrer do processo produtivo podem ser observadas na Tabela 2. AGRICULTURA CONVENCIONAL
28 dias Agrotxicos: Tamaron (Inseticida) e Dithane (Fungicida) 36 dias 15 kg de esterco bovino Agrotxico (Tamaron) 64 dias

ITEM
Durao da fase da sementeira Insumos utilizados na fase de sementeira Durao do preparo e plantio no terreno denitivo Insumos utilizados na fase de preparo e plantio no terreno denitivo Tempo Total

AGRICULTURA ORGNICA
34 dias Nenhum 41 dias 30 kg de composto orgnico 1300g de torta de mamona 75 dias

90

Tabela 2 Caracterizao das etapas da produo da alface nas reas estudadas

No cultivo orgnico, a sementeira foi feita diretamente no canteiro. Observou-se grande incidncia de formigas e nenhuma calda natural foi aplicada para minimizar os efeitos negativos causados na produo por este ataque. Alm disso, no foi utilizada a cobertura morta indicada para diminuir a evapotranspirao, o que prejudicou a capacidade de germinao das sementes. No cultivo convencional, a sementeira tambm foi feita diretamente no canteiro, e foram utilizados dois agrotxicos neste perodo, no ocorrendo infestao de pragas na sementeira deste cultivo. Os agrotxicos foram aplicados com a utilizao de um pulverizador costal que possui em mdia uma carga de 20 kg. Ainda, foi utilizada a cobertura morta de forma adequada, o que contribuiu para uma melhor germinao das sementes. A irrigao de ambas as reas era feita por sistema de mangueira, o que ocasiona grande perda de gua e consequente eroso do solo, o que pode acarretar assoreamento dos cursos dgua. O maior gasto de gua e, consequentemente, de energia eltrica ocorreu no cultivo convencional.

De acordo com Favaro-Trindade (2007), em trabalho realizado no Estado de So Paulo, o tempo de colheita para a alface do tipo convencional de 45 a 50 dias, e de 70 a 75 dias para a alface orgnica. Observa-se que na produo convencional houve um tempo durao da produo maior do que o esperado. Talvez este fato tenha ocorrido devido ao perodo de inverno, quando, na Zona da Mata, h grande incidncia de chuvas e adversidades climticas que podem comprometer total ou parcialmente a produo. Para a alface convencional, ocorreram trs colheitas, e os produtos apresentavam preos variveis (Tabela 3). J para a alface orgnica foram realizadas seis colheitas (Tabela 4) Tabela 3 - Descrio das colheitas, preos e rendimento total da alface convencional: ITEM UNIDADE
07/06 Quantidade Preo de venda Unidade R$ 200 0,20

DIA
13/06 230 0,10 13/06 100 0,05

TOTAL

530 91

TOTAL

R$

R$40,00

R$23,00

R$5,00

R$68,00

Tabela 4 - Descrio das colheitas, preos e rendimento total da alface orgnica: ITEM UNIDADE
23/05 Quantidade Preo de venda Unidade R$ 3 0,50 R$ 1,50 24/05 10 0,50 R$ 5,00

DIA
27/05 16 0,50 R$ 8,00 31/05 60 0,50 R$ 30,00 03/06 35 0,50 R$ 17,50 05/06 11 0,50 R$ 5,50

TOTAL

135

TOTAL

R$

R$68,00

Observou-se que no mtodo convencional foram colhidas 530 mudas da planta (98,9% do total plantado). J no sistema de produo org-

ANOTAES PESSOAIS

nico, foram perdidos 37 ps de alface, em relao ao plantio que foi de 172 mudas da planta, sendo colhidos apenas 78,5% do total plantado. Esta perda maior do produto, provavelmente, ocorreu devido maior incidncia de pragas e doenas, mais comum no mtodo orgnico e intensicada pelo manejo ineciente dos agricultores que no zeram o manejo adequado necessrio para minimizar estas ocorrncias (aplicao de caldas naturais e biofertilizante lquido). Em estudo realizado por Favaro-Trindade (2007), em So Paulo, vericou-se que a alface orgnica apresentou maior nmero de injrias e imperfeies, que so mais frequentes em vegetais cultivados neste sistema. Este fato tambm foi corroborado pelo presente estudo. Contudo, apesar de apresentarem pior aparncia em relao aos produtos convencionais, os produtos orgnicos proporcionaram maior receita com a venda das alfaces. Em relao aos impactos ambientais do processo, aponta-se a irrigao que, em ambos os casos, era feita com mangueira, desperdiando gua e lixiviando o solo. No entanto, torna-se mais grave na tcnica de cultivo convencional, devido ao uso dos agrotxicos, pois a gua lixivia estes produtos para corpos dgua superciais e subterrneos, sendo uma considervel fonte de contaminao local. Outro grande impacto observado foi a utilizao dos agrotxicos sem a utilizao de equipamentos de proteo individual (EPI), o que gera um srio problema de sade pblica. Este dado causa preocupao, uma vez que, segundo Richardson, 1991, apud Graf s/d , estes compostos so bio-acumulativos, podendo habitar os trs meios fsicos (ar, gua e solo). Quando so degradados, liberam derivados ainda mais txicos que os compostos de origem. As principais ocorrncias de toxicidade so: carcinognese, distrbios nos sistemas nervoso central, imunolgico e respiratrio. E os efeitos podem ser agudos ou crnicos. Observou-se o descarte inadequado das embalagens de agrotxicos que so queimadas, reutilizadas ou jogadas no lixo comum. Porm, de acordo com a Lei Federal n 9.874, que entrou em vigor em 31/05/2002, os usurios de agrotxicos devem entregar as embalagens em pontos de recebimento ou devolv-las ao revendedor. No Estado de Pernambuco, segundo Arajo (1998), existem evidncias de uso e intoxicaes por agrotxicos, em diferentes regies rurais, mas no existem registros dos mesmos, pela falta de uma poltica de monitoramento.

92

Destaca-se, tambm, como impacto negativo, no mtodo convencional, a deposio de resduos slidos de forma inadequada, pois os restos de produo que no so comercializados so encaminhados a lixes, onde o ideal seria que esses restos passassem pelo processo de compostagem para retorno agricultura, assim como feito na agricultura orgnica. Aps a avaliao dos impactos ambientais decorrentes do processo produtivo da alface, identicaram-se as medidas mitigadoras necessrias para remediar os impactos identicados ( Tabela 5). Tabela 5 - Impactos ambientais identicados na produo da alface nas reas estudadas e as medidas mitigadoras propostas: Impacto Ambiental
Contaminao da gua

ANOTAES PESSOAIS

Ocorrncia*
PC E PO

Medida Mitigadora
Tratamento da gua com Hipoclorito em quantidades adequadas, tanto para irrigao quanto para o consumo humano. Utilizao de tcnicas de irrigao mais ecazes, como a microasperso e/ou gotejamento. 93

Desperdcio de gua (irrigao)

PC E PO

Aplicao de agrotxicos sem EPI

PC

Utilizao dos equipamentos de proteo individual Encaminhar as embalagens a um ponto de recebimento ou ao revendedor do produto para disposio adequada Destinao para compostagem e retorno ao processo produtivo

Descarte das embalagens de agrotxicos de forma inadequada

PC

Disposio inadequada dos restos de produo no comercializada

PC

* PC= Produo Convencional e PO= Produo Orgnica

Esta aplicao da ACV permitiu o levantamento de impactos ambientais relevantes, decorrentes das diferentes etapas da produo agrcola. Os principais impactos ambientais identicados foram: a contaminao dos corpos dgua, o desperdcio de gua com irrigao inadequada, que ocorreram tanto na produo convencional, como na orgnica, alm da no utilizao de EPI e o descarte inadequado das embalagens de agrotxicos, que ocorreram apenas na produo convencional.

Desta forma, recomenda-se, com base nos resultados da ACV da alface nas reas estudadas, a implantao das seguintes medidas mitigadoras: tratamento da gua utilizada tanto para consumo humano como para irrigao, com soluo de hipoclorito, a utilizao de tcnicas de irrigao mais ecazes, utilizao de EPI, o encaminhamento das embalagens de agrotxicos para um ponto de recebimento ou revendedor do produto e a prtica da compostagem com a produo no comercializada para retorno produo. Ressalta-se, ainda, que polticas pblicas que visem ao acompanhamento das propriedades rurais, tanto convencionais quanto orgnicas, devem ser fortalecidas, para que possam desenvolver aes mais concretas para a minimizao dos impactos ambientais aqui descritos, bem como visando melhoria da qualidade de vida do agricultor.

7. Referncias Bibliogrcas
94

ARAJO, A.C.P. Importncia da Anlise de Resduos de praguicidas para aes de sade pblica: Estudo da cultura do tomate no Estado de Pernambuco. Universidade de So Paulo, 1998. CEHEBE, J.R. Anlise do Ciclo de Vida de Produtos: Ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed, CNI, 1997. COLTRO, L. (org.) Avaliao do Ciclo de Vida como Instrumento de Gesto. Campinas: CETEA/ITAL, 2007. FAVARO-TRINDADE, C.S.; et. al. Effect of the organic, Hidroponic and Conventional Cultivation Systems on Smooth Lettuce Quality. Brazilian Journal of Food Technology. Volume 10, n 2. Abr/jun 2007. SANTOS, L.M.M. Avaliao ambiental de processos industriais. So Paulo: Signus Editora, 2006. JUSTINO, M.F.L. Avaliao Acelerada de Ciclo de Vida da Embalagem PET. Universidade Paulista (UNIP) Programa de Ps-graduao em Engenharia de Produo (Mestrado). So Paulo: 2006.

También podría gustarte