Está en la página 1de 4

CURSO EFA

CLC7- Fundamentos de cultura, lngua e comunicao Visita ao Museu do Douro e Quinta da Pacheca

LUCIANO NASCIMENTO

TURMA : D N 12

REFLEXO ESCRITA ACERCA DA ACTIVIDADE INTEGRADORA Visita ao Museu do Douro e Quinta da Pacheca.

A visita ao Museu do Douro e Quinta da Pacheca, foi planificada e organizada pela turma D do curso EFA, com a colaborao dos formadores das unidades de CP, STC, CLC e PRA. A visita realizou-se no dia 12 de Maro de 2011 com sada de Chaves, junto s instalaes do AENA (Agrupamento de Escolas Nadir Afonso), com destino Rgua, mais concretamente ao Museu do Douro. Quando chegamos ao Museu fomos gentilmente recebidos por dois guias. Dado o incio da visita ao Museu, para visitar a exposio permanente do Museu do Douro, a nossa guia, fez-nos descer a rua da sede, atravessar outra e a, chega-mos ao Solar do Vinho do Porto. O cheiro a vinho no passa despercebido uma vez que se trata de um antigo armazm convertido em sala para exposies. Nesta parte do museu vimos as rochas predominantes que compem o solo desta regio do douro que so as rochas de xisto, nas zonas mais prximas ao rio douro e, as rochas de seixo nas zonas mais elevados do douro. Mais tarde, descobre-se que o inevitvel aroma que vem do balseiro, uma pipa de grandes dimenses que guardava o vinho. Mas antes disso, fica-se a saber que o homem escolheu o Vale do Douro para viver h muitos sculos, desde prhistria. Ouvimos ainda a guia a dizer como as rochas influenciam o tipo de vinho que se colhe no douro, por exemplo agora sabemos que o vinho do porto sai das cepas que esto mais prximas do rio Douro, nas zonas mais xistosas e, nas zonas mais elevadas (zonas onde predomina o seixo), colhe-se o vinho espumante.

CURSO EFA

CLC7- Fundamentos de cultura, lngua e comunicao Visita ao Museu do Douro e Quinta da Pacheca

LUCIANO NASCIMENTO

TURMA : D N 12

So as rochas de xisto e seixo que marcam a diferena, pois o xisto conserva o calor que recebe do sol durante o dia e, liberta-o lentamente durante a noite, mantendo assim a temperatura necessria nas vinhas, para que as uvas amaduream melhor e assim se consiga um grau mais elevado no vinho resultante. Com o seixo diferente, como no conserva o calor como o xisto, as uvas das vinhas a localizadas, no atingem o mesmos amadurecimento, por esse motivo, os vinhos ficam com um grau inferior, da a utilizao destes para espumantes e vinhos de mesa. Ficamos tambm com a ideia da extenso da zona considerada patrimnio mundial, que muito grande, mas, a nossa guia informou-nos que estamos sujeitos a perder esse estatuto, visto que a UNESCO vai avaliar novamente a zona do douro e, como existem certas regras que so necessrias, como a proibio de replantao de vinhas abandonadas e a substituio de cepas mortas, que no esto a ser cumpridas, podemos perder o estatuto de Patrimnio Mundial, ou ento passaremos na melhor das hipteses a ter uma extenso do Douro Patrimnio Mundial, reduzida. Ainda no museu vimos vrias obras e mquinas que se utilizavam antigamente para a obteno do delicioso nctar da uva. importante salientar que j naquele tempo se recorria publicidade, atravs de cartazes que se mandavam fazer em frana, uma vez que em Portugal no havia mtodos, nem tcnicas para a dita publicidade. Recordo-me por exemplo do cartaz do vinho do porto Sandeman, em que se v a sombra de um homem de chapu com uma capa, conhecido como o Sr. Sem rosto porque era dono das quintas do vinho do Porto Sandeman e ningum o conhecia.

CURSO EFA

CLC7- Fundamentos de cultura, lngua e comunicao Visita ao Museu do Douro e Quinta da Pacheca

LUCIANO NASCIMENTO

TURMA : D N 12

Terminada a visita a este sector, passamos para outro local onde o Museu do Douro tem expostas vrias obras de arte, como pinturas e esculturas de artistas alguns deles contemporneos, como Nadir Afonso, e que de uma maneira ou de outra esto ou estiveram ligados ao Alto Douro. Com esta visita ficamos tambm a saber que o Marqus de Pombal foi o grande visionista e impulsionador da denominao Vinho do Porto. J no final da manh samos do museu e fomos, juntos, almoar, pois a tarde estava prestes a chegar e ainda tnhamos a Quinta da Pacheca para visitar. Aps o almoo dirigimo-nos ento de autocarro, para a Quinta, onde fomos recebidos por uma guia turstica funcionria da Quinta. Mostrou-nos algumas das vinhas pertena da Quinta e passou a explicar-nos que eram vinhas relativamente novas, entre quinze a vinte anos e as vindimas eram feitas manualmente, depois guiou-nos at aos lagares onde pisam e separam as cascas das uvas do mosto. Depois deste processo o vinho trasfegado para as cubas

CURSO EFA

CLC7- Fundamentos de cultura, lngua e comunicao Visita ao Museu do Douro e Quinta da Pacheca

LUCIANO NASCIMENTO

TURMA : D N 12

onde vai fermentar para fazer a transformao do acar em lcool. Findo esse processo o vinho vai para pipas para envelhecer, ou engarrafado para comercializar como vinho novo. Finalizada a visita Quinta da Pacheca retomamos a viagem de regresso a Chaves.

También podría gustarte