Está en la página 1de 5

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI No 10.267, DE 28 DE AGOSTO DE 2001. Altera dispositivos das Leis nos 4.947, de 6 de abril de 1966, 5.868, de 12 de dezembro de 1972, 6.015, de 31 de dezembro de 1973, 6.739, de 5 de dezembro de 1979, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e d outras providncias.

Regulamento

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o O art. 22 da Lei no 4.947, de 6 de abril de 1966, passa a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 22. ........................................ .................................................... 3o A apresentao do Certificado de Cadastro de Imvel Rural CCIR, exigida no caput deste artigo e nos 1o e 2o, far-se-, sempre, acompanhada da prova de quitao do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural ITR, correspondente aos ltimos cinco exerccios, ressalvados os casos de inexigibilidade e dispensa previstos no art. 20 da Lei no 9.393, de 19 de dezembro de 1996. 4o Dos ttulos de domnio destacados do patrimnio pblico constar obrigatoriamente o nmero de inscrio do CCIR, nos termos da regulamentao desta Lei. 5o Nos casos de usucapio, o juiz intimar o INCRA do teor da sentena, para fins de cadastramento do imvel rural. 6o Alm dos requisitos previstos no art. 134 do Cdigo Civil e na Lei no 7.433, de 18 de dezembro de 1985, os servios notariais so obrigados a mencionar nas escrituras os seguintes dados do CCIR: I cdigo do imvel; II nome do detentor; III nacionalidade do detentor; IV denominao do imvel; V localizao do imvel. 7o Os servios de registro de imveis ficam obrigados a encaminhar ao INCRA, mensalmente, as modificaes ocorridas nas matrculas imobilirias decorrentes de mudanas de titularidade,

parcelamento, desmembramento, loteamento, remembramento, retificao de rea, reserva legal e particular do patrimnio natural e outras limitaes e restries de carter ambiental, envolvendo os imveis rurais, inclusive os destacados do patrimnio pblico. 8o O INCRA encaminhar, mensalmente, aos servios de registro de imveis, os cdigos dos imveis rurais de que trata o 7o, para serem averbados de ofcio, nas respectivas matrculas."(NR) Art. 2o Os arts. 1o, 2o e 8o da Lei no 5.868, de 12 de dezembro de 1972, passam a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 1o ................................................ 1o As revises gerais de cadastros de imveis a que se refere o 4o do art. 46 da Lei no 4.504, de 30 de novembro de 1964, sero realizadas em todo o Pas nos prazos fixados em ato do Poder Executivo, para fins de recadastramento e de aprimoramento do Sistema de Tributao da Terra STT e do Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR. 2o Fica criado o Cadastro Nacional de Imveis Rurais - CNIR, que ter base comum de informaes, gerenciada conjuntamente pelo INCRA e pela Secretaria da Receita Federal, produzida e compartilhada pelas diversas instituies pblicas federais e estaduais produtoras e usurias de informaes sobre o meio rural brasileiro. 3o A base comum do CNIR adotar cdigo nico, a ser estabelecido em ato conjunto do INCRA e da Secretaria da Receita Federal, para os imveis rurais cadastrados de forma a permitir sua identificao e o compartilhamento das informaes entre as instituies participantes. 4o Integraro o CNIR as bases prprias de informaes produzidas e gerenciadas pelas instituies participantes, constitudas por dados especficos de seus interesses, que podero por elas ser compartilhados, respeitadas as normas regulamentadoras de cada entidade."(NR) "Art. 2o .............................................. ......................................................... 3o Ficam tambm obrigados todos os proprietrios, os titulares de domnio til ou os possuidores a qualquer ttulo a atualizar a declarao de cadastro sempre que houver alterao nos imveis rurais, em relao rea ou titularidade, bem como nos casos de preservao, conservao e proteo de recursos naturais." "Art. 8o ............................................. ........................................................ 3o So considerados nulos e de nenhum efeito quaisquer atos que infrinjam o disposto neste artigo no podendo os servios notariais lavrar escrituras dessas reas, nem ser tais atos registrados nos Registros de Imveis, sob pena de responsabilidade administrativa, civil e criminal de seus titulares ou prepostos. .................................................."(NR) Art. 3o Os arts. 169, 176, 225 e 246 da Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973, passam a vigorar com as seguintes alteraes:

"Art. 169. ......................................... ....................................................... II os registros relativos a imveis situados em comarcas ou circunscries limtrofes, que sero feitos em todas elas, devendo os Registros de Imveis fazer constar dos registros tal ocorrncia. ...................................................."(NR) "Art. 176. ............................................ 1o .................................................... .......................................................... II - ..................................................... ....................................................... 3) a identificao do imvel, que ser feita com indicao: a - se rural, do cdigo do imvel, dos dados constantes do CCIR, da denominao e de suas caractersticas, confrontaes, localizao e rea; b - se urbano, de suas caractersticas e confrontaes, localizao, rea, logradouro, nmero e de sua designao cadastral, se houver. ...................................................... 3o Nos casos de desmembramento, parcelamento ou remembramento de imveis rurais, a identificao prevista na alnea a do item 3 do inciso II do 1o ser obtida a partir de memorial descritivo, assinado por profissional habilitado e com a devida Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, contendo as coordenadas dos vrtices definidores dos limites dos imveis rurais, geo-referenciadas ao Sistema Geodsico Brasileiro e com preciso posicional a ser fixada pelo INCRA, garantida a iseno de custos financeiros aos proprietrios de imveis rurais cuja somatria da rea no exceda a quatro mdulos fiscais. 4o A identificao de que trata o 3o tornar-se- obrigatria para efetivao de registro, em qualquer situao de transferncia de imvel rural, nos prazos fixados por ato do Poder Executivo."(NR) "Art. 225. .............................................. ......................................................... 3o Nos autos judiciais que versem sobre imveis rurais, a localizao, os limites e as confrontaes sero obtidos a partir de memorial descritivo assinado por profissional habilitado e com a devida Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, contendo as coordenadas dos vrtices definidores dos limites dos imveis rurais, geo-referenciadas ao Sistema Geodsico Brasileiro e com preciso posicional a ser fixada pelo INCRA, garantida a iseno de custos financeiros aos proprietrios de imveis rurais cuja somatria da rea no exceda a quatro mdulos fiscais."(NR)

"Art. 246. ................................................ 1o As averbaes a que se referem os itens 4 e 5 do inciso II do art. 167 sero as feitas a requerimento dos interessados, com firma reconhecida, instrudo com documento dos interessados, com firma reconhecida, instrudo com documento comprobatrio fornecido pela autoridade competente. A alterao do nome s poder ser averbada quando devidamente comprovada por certido do Registro Civil. 2o Tratando-se de terra indgena com demarcao homologada, a Unio promover o registro da rea em seu nome. 3o Constatada, durante o processo demarcatrio, a existncia de domnio privado nos limites da terra indgena, a Unio requerer ao Oficial de Registro a averbao, na respectiva matrcula, dessa circunstncia. 4o As providncias a que se referem os 2o e 3o deste artigo devero ser efetivadas pelo cartrio, no prazo de trinta dias, contado a partir do recebimento da solicitao de registro e averbao, sob pena de aplicao de multa diria no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), sem prejuzo da responsabilidade civil e penal do Oficial de Registro."(NR) Art. 4o A Lei no 6.739, de 5 de dezembro de 1979, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 8oA, 8oB e 8oC: "Art. 8oA A Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio prejudicado poder promover, via administrativa, a retificao da matrcula, do registro ou da averbao feita em desacordo com o art. 225 da Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973, quando a alterao da rea ou dos limites do imvel importar em transferncia de terras pblicas. 1o O Oficial do Registro de Imveis, no prazo de cinco dias teis, contado da prenotao do requerimento, proceder retificao requerida e dela dar cincia ao proprietrio, nos cinco dias seguintes retificao. 2o Recusando-se a efetuar a retificao requerida, o Oficial Registrador suscitar dvida, obedecidos os procedimentos estabelecidos em lei. 3o Nos processos de interesse da Unio e de suas autarquias e fundaes, a apelao de que trata o art. 202 da Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973, ser julgada pelo Tribunal Regional Federal respectivo. 4o A apelao referida no 3o poder ser interposta, tambm, pelo Ministrio Pblico da Unio." "Art. 8oB Verificado que terras pblicas foram objeto de apropriao indevida por quaisquer meios, inclusive decises judiciais, a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio prejudicado, bem como seus respectivos rgos ou entidades competentes, podero, vista de prova da nulidade identificada, requerer o cancelamento da matrcula e do registro na forma prevista nesta Lei, caso no aplicvel o procedimento estabelecido no art. 8oA. 1o Nos casos de interesse da Unio e de suas autarquias e fundaes, o requerimento ser dirigido ao Juiz Federal da Seo Judiciria competente, ao qual incumbiro os atos e procedimentos cometidos ao Corregedor Geral de Justia. 2o Caso o Corregedor Geral de Justia ou o Juiz Federal no considere suficientes os elementos apresentados com o requerimento, poder, antes de exarar a deciso, promover as notificaes

previstas nos pargrafos do art. 1o desta Lei, observados os procedimentos neles estabelecidos, dos quais dar cincia ao requerente e ao Ministrio Pblico competente. 3o Caber apelao da deciso proferida: I pelo Corregedor Geral, ao Tribunal de Justia; II pelo Juiz Federal, ao respectivo Tribunal Regional Federal. 4o No se aplica o disposto no art. 254 da Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973, a ttulos que tiverem matrcula ou registro cancelados na forma deste artigo." "Art. 8oC de oito anos, contados do trnsito em julgado da deciso, o prazo para ajuizamento de ao rescisria relativa a processos que digam respeito a transferncia de terras pblicas rurais." Art. 5o O art. 16 da Lei no 9.393, de 19 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 16. .............................................. ........................................................... 3o A Secretaria da Receita Federal, com o apoio do INCRA, administrar o CAFIR e colocar as informaes nele contidas disposio daquela Autarquia, para fins de levantamento e pesquisa de dados e de proposio de aes administrativas e judiciais. 4o s informaes a que se refere o 3o aplica-se o disposto no art. 198 da Lei no 5.172, de 25 de outubro de 1966."(NR) Art. 6o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 28 de agosto de 2001; 180o da Independncia e 113o da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Raul Belens Jungmann Pinto Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 29.8.2001

También podría gustarte