Está en la página 1de 17

1 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

1 questo: Marque com um X as respostas incorretas Justifique as incorretas : a) ( ) empresrio individual trata-se de pessoa fsica que exerce uma organizada b) ( ) a empresa a atividade econmica c) ( ) firma pessoa jurdica d) ( ) empresrio o mesmo que empreendedor atividade econmica

A alternativa C e D esto incorretas, porque FIRMA Nome Empresarial e Pessoa Jurdica SOCIEDADE conforme os artigos 1155 e 44 do C.C..Empresrio uma figura referencial que se divide em Empresrio Individual e Sociedade Empresria. Empreendedor a pessoa fsica do scio ou do Empresrio individual, pois eles no so empresrios.
2 questo: As Sociedades em Comandita Simples so:(Assinale com um X em cima da letra correta) a) ( ) so Sociedades Mistas e de Capital b) ( ) so Sociedades Mistas e Contratuais c) ( ) so Sociedades Mistas , Contratuais e de Pessoas d) ( ) so Sociedades Sem personalidade jurdica e) ( ) so Sociedades Institucionais e de Pessoas

A alternativa C est correta, pois essa sociedade tem scios que respondem limitada e ilimitadamente, possui duas categorias de scios- Art. 1045 C.C., e como todas do C.C. nascem com CONTRATO SOCIAL e o que importa so as pessoas que participam pois um estranho no pode ingressar sem anuncia dos outros. Art. 1057 C.C.
3 questo: A Sociedade Cometa Distribuidora de Alimentos & Cia Ltda. tem seus atos constitutivos devidamente registrados na Junta Comercial. A Sociedade respectiva conhecida pelo Nome: O Cometa dos Alimentos. a) Identifique, o tipo de Sociedade que possui este Nome Empresarial e cite os dispositivos legais tanto da Sociedade quanto do Nome Empresarial. O NOME EMPRESARIAL Cometa Distribuidora de Alimentos & Cia Ltda. Significa que uma sociedade limitada que est usando firma e denominao, isto , nome de um ou mais scios e o ramo de atividade, conforme o art. 1158, par. 1,2 C.C. SOCIEDDE LIMITADA. Quando se v &Cia sinal que est se usando FIRMA. b) De que se trata o Nome: O Cometa dos Alimentos e qual o rgo que protege este Nome? Este o NOME FANTASIA que chamado tambm de ttulo de estabelecimento, pode ser MARCA tambm. registrado no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 4 questo: Caso haja exigncia quanto ao arquivamento de uma Alterao Contratual qual o prazo para seu cumprimento? Marque com um X a resposta certa , d o dispositivo legal e justifique: a) 30 dias da data da cincia pessoal b) 30 dias da data da cincia pessoal e 60 do despacho da exigncia c) 30 dias da data da cincia do interessado e 30 dias da data da publicao do despacho da exigncia d) 30 dias da data da cincia pessoal do interessado ou 30 dias da data da publicao do despacho da exigncia e) 30 dias do despacho publicado

A alternativa D est correta, conforme o art. 4 par. 2 da Lei 8934/1994.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

2 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

5 questo: Enquanto no inscritos os atos constitutivos da sociedade em comum, seus bens sociais respondero por atos: de gesto praticados por qualquer dos scios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente ter eficcia contra o terceiro que o conhea ou deva conhecer. (B) de comrcio praticados to somente pelo scio gerente, salvo disposio em contrrio no contrato social, o qual nunca poder ser eficaz perante o terceiro, mesmo que dele tenha ou possa ter conhecimento. (C) de administrao praticados pelos scios cotistas, mesmo que exista disposio contrria no contrato social, a qual nenhuma eficcia ter contra o terceiro que dela possa ter conhecimento. (D) de organizao praticados pelos scios participantes, salvo pacto limitativo de poderes, o qual ter eficcia contra o terceiro to somente se este expressamente tiver declarado seu conhecimento. (E) de gerncia praticados pelo scio ostensivo, independentemente de pacto expresso limitativo de poderes, mas que poder ser eficaz contra o terceiro que dele tiver declarado seu conhecimento.
(A)

A alternativa A est correta, conforme o art. 989 do Cdigo Civil.


6 questo: Em uma sociedade em nome coletivo, sem prejuzo da responsabilidade perante terceiro, os scios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um: no ato constitutivo, ou por conveno posterior aprovada pela maioria dos scios. no ato constitutivo, ou por conveno posterior aprovada por dois teros dos scios. (C) no ato constitutivo, ou por unnime conveno posterior. (D) somente se houver alterao no tipo de sociedade. (E) somente no ato constitutivo.
(A) (B)

A alternativa C est correta, conforme o pargrafo nico do art. 1.039 do Cdigo Civil.
7 questo: A respeito de Registro de Empresas Mercantis, analise as afirmativas a seguir. I. II. III. IV. O registro dos atos de comrcio constitutivo de direitos. Os atos das sociedades mercantis sero arquivados no Registro Pblico das Empresas Mercantis independente de seu objeto, salvo as excees previstas em lei. As Juntas Comerciais so rgos integrantes da administrao estadual que desempenham uma funo de natureza federal. Ser cancelado administrativamente o registro de empresa mercantil que no comunicar Junta Comercial que est em funcionamento, caso no tenha procedido a qualquer arquivamento no perodo de 15 anos consecutivos.

Assinale: (A) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

A afirmativa II est correta, conforme o art. 2o da Lei 8.934/1994. E afirmativa III est correta, conforme o art. 6o da lei referida. Portanto, a alternativa B est correta.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

3 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

8 questo: Assinale a afirmativa incorreta. Independentemente de seu objeto, consideram-se empresrias as sociedades annimas, e simples as cooperativas. (B) As sociedades simples tm natureza de sociedades de pessoas. (C) As antigas sociedades civis, regidas pelo Cdigo Civil de 1916, so as atuais sociedades simples. (D) A decretao da falncia de scio causa ensejadora da resoluo da sociedade que integra. (E) A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica foi positivada pelo novo Cdigo Civil, conforme entendimento doutrinrio e jurisprudencial majoritrios.
(A)

Apesar de o gabarito indicar a alternativa C como incorreta, a assertiva no traz uma posio unnime na doutrina. Veja, por exemplo, que o jurista Arnaldo Rizzardo afirma que "segundo um entendimento bastante forte, a caracterizao da sociedade simples corresponde idia de sociedade civil do anterior Cdigo Civil" e que as "sociedades simples constituiriam o tipo societrio de organizao mais elementar, correspondendo s anteriores sociedades civis" (Direito de Empresa, 3. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2009, p. 97).
9 questo: Nas Pessoas Jurdicas do novo Cdigo Civil que no so regulares, os scios possuem a responsabilidade: a) ( b) ( c) ( d) ( ) ) ) ) Solidria e ilimitada. Limitada ao capital integralizado. Limitada ao total do capital social. Ilimitada.

A alternativa A est correta, conforme o art. 990 do Cdigo Civil.


10 questo: Verdadeira ou Falsa? a) ( F )Os scios na Sociedade em Comum possuem benefcio de ordem - Art. 990 c.c. b) (V )Na Sociedade em Comandita Simples se faltar uma categoria de Scio , ela ter que ser dissolvida Art. 1051 , II, C.C. c) (F )Na Sociedade em Nome Coletivo poder ter administrador scio ou no scio Art. 1039, C.C. d) ( V )A Sociedade Simples uma sociedade no personificada e os scios respondem solidria e ilimitadamente Art. 997 C.C. e) ( V)Na Sociedade Empresria temos os scios sendo ajudados por profissionais que objetivam realizar a atividade principal da empresa Art. 966 C.C. f) (F )O Direito de Empresa estuda as profisses intelectuais e no intelectuais- Art. 966 C.C. 11 questo: Durante a fase de liquidao, motivada pela dissoluo total de sociedade, ocorre: Marque com um X a resposta correta . a) atribuio das funes de liquidante pessoa do gerente da sociedade comercial, que continuar responsvel pela manifestao de vontade da pessoa jurdica. b) restrio em sua capacidade jurdica, sendo autorizada apenas a prtica de atos que visem solucionar pendncias obrigacionais. c) realizao do ativo e pagamento do passivo, que dever ser requerido judicialmente. d) possibilidade de optar pelo acrscimo da expresso "em liquidao" ao nome empresarial, a critrio da sociedade.

A alternativa B est correta, conforme o art. 1102 do Cdigo Civil.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

4 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

12 questo: De acordo com o Cdigo Civil, analise as seguintes afirmativas: I. No se considera empresrio quem exerce profisso de natureza intelectual, literria, cientfica ou artstica, ainda que realizadas com o concurso de colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. II. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios. III. O empresrio casado, qualquer que seja o regime de bens, pode alienar ou gravar de nus real os bens imveis que integrem o patrimnio da empresa. IV. Na sociedade em conta de participao, a atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio-ostensivo. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

A afirmativa I est correta, conforme o pargrafo nico do art. 966 do CC. A afirmativa II est correta, conforme o caput do art. 966. A afirmativa III est correta, conforme o art. 978. E a afirmativa IV est correta, conforme o art. 991. Portanto, a alternativa E est correta.
13 questo: Em relao s sociedades empresrias, correto afirmar que nas sociedades simples, as clusulas contratuais que visem excluir scios de participarem dos lucros e das perdas da sociedade so permitidas, desde que os scios excludos sejam administradores da sociedade e que a excluso tenha por fundamento sua gesto temerria. (B) nas sociedades em nome coletivo, a responsabilidade dos scios referente s obrigaes sociais solidria e ilimitada. Entretanto, os scios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um, contanto que essa disposio esteja no ato constitutivo ou seja aprovada, em unanimidade, em conveno posterior. (C) as sociedades limitadas e as sociedades em comandita por aes podem ou no ser empresrias, sendo que essa diferenciao decorre do tipo de atividade por elas empreendida. (D) a aquisio de personalidade jurdica das sociedades ocorre com assinatura dos seus atos constitutivos pelos scios. (E) a fim de salvaguardar os direitos dos credores, na execuo das dvidas da sociedade inexiste o benefcio de ordem entre os bens da sociedade e os dos scios.
(A)

A alternativa B est correta, conforme o art. 1.039, caput e pargrafo nico, do CC.
14 questo: De acordo com o Cdigo Civil, assinale a assertiva correta. A. No considerada empresrio a pessoa fsica ou jurdica que inicia sua atividade sem a inscrio prvia perante o Registro Pblico de Empresas Mercantis, a cargo da Junta Comercial. B. O estabelecimento empresarial representado pelo local em que o empresrio exerce sua atividade. C. O empresrio rural, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, dever, sempre, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede. D. O Cdigo Comercial de 1850 foi parcialmente revogado pelo Cdigo Civil, mantendo- -se vigentes os dispositivos relativos ao comrcio martimo. E. As obrigaes contradas por pessoa impedida legalmente de exercer atividade prpria de empresrio so nulas.

A alternativa D est correta, conforme o art. 2.045 do CC.


E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

5 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

15 questo: A respeito do nome empresarial, assinale a alternativa correta.


(A)

(B)

(C) (D) (E)

A sociedade em comandita por aes pode adotar firma ou denominao, integradas pela expresso "comandita por aes". A sociedade em conta de participao pode adotar firma ou denominao, integradas pela expresso "em conta de participao". A razo social equivale denominao. A sociedade annima pode adotar o nome de seu fundador em sua razo social. So espcies de nome empresarial: firma individual, firma coletiva, razo social e denominao.

A alternativa A est correta, conforme o art. 1.161 do CC.


16 questo: Assinale a alternativa correta. A. Nas sociedades limitadas, as deliberaes em assemblia so obrigatrias se o nmero de scios for superior a dez. B. A administrao atribuda ao scio no contrato social de sociedade limitada presume-se conjuntiva. C. Os scios de sociedade limitada respondem ilimitadamente pela integralizao do capital social. D. Nas sociedades limitadas, o Conselho Fiscal rgo de existncia obrigatria, mas de funcionamento permanente ou no. E. clusula contratual essencial a nomeao dos administradores no contrato social.

A alternativa A est correta, conforme o 1o do art. 1.072 do CC.


17 questo: A empresa de Artigos de Couro S/A uma Cia Aberta, conhecida no mercado como uma das maiores empresas no ramo. Acontece que as suas aes no mercado estavam desvalorizando, tendo em vista o aparecimento de uma concorrente que oferecia produtos de qualidade e mais baratos. Com isso, houve deliberao Assemblear, que convenceu aos acionistas a emitir novas aes ao preo de emisso abaixo do valor nominal, para atender a problemas momentneos. a) Qual o Mercado que se realizou esta negociao?Entre quais sujeitos se deu a respectiva negociao? Mercado Primrio entre a CIA e os investidores b) Ser que vlida a atitude da Companhia? No permitida a emisso de aes abaixo do valor nominal art. 13, par. 2 da Lei 6404/1976 c) O que voc entende por Valor Patrimonial? Patrimnio Lquido dividido pelo n de aes. por ele que se mede a sade das suas aes. d) Se o problema persistir qual a sada que a empresa ter? Poder emitir aes abaixo do valor patrimonial que a DILUIO, ou adquirir todas as aes em circulao no mercado. e) Qual o dispositivo legal que confirma sua resposta? Art. 4 par. 4 da Lei 6404/1976 18 questo: Marque a correta: e esclarea sua resposta: Quando um acionista exerce o seu direito de subscrio ele: a) b) c) d) e) Paga companhia para receber ttulos Recebe parte dos lucros da companhia em ttulos Recebe dinheiro da companhia em troca de seus ttulos Recebe parte dos lucros da companhia em dinheiro Vende as aes de uma companhia

A alternativa A est correta, conforme art. 85 da Lei 6404/1976.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

6 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

19 questo: Uma pessoa, que haja adquirido aes de determinada companhia, tem garantido, como qualquer acionista, o direito essencial de (Assinale a resposta correta) . a) b) c) d) e) ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Eleger os diretores da companhia Participar dos lucros sociais da companhia Participar do Conselho Fiscal da companhia Receber dividendos todo incio de ano Aquisio do Direito de voto em todas as deliberaes

A alternativa B est correta, conforme o art. 109 da Lei 6404/1976.


20 questo: A Assemblia Geral de acionistas, regularmente convocada um rgo: Marque a resposta certa e Justifique-a: a) Fiscal b) Executivo c) Consultivo d) Deliberativo

A alternativa D est correta, conforme o Art. 121 da Lei 6404/1976.


21 questo: A empresa Braumisk Distribuidora de Bebidas S/A, Cia Aberta, tendo em vista a difcil situao financeira que est atravessando, resolveu cancelar o registro da Cia. Encerrado o resgate seu registro foi cancelado na CVM. Aps se tornar Cia Fechada, em face da realizao de atividades de forma irregular foi Interditada por autoridade competente acarretando a liquidao da Cia. O Ministrio Pblico notificou a Cia atravs do liquidante e este no cumpriu sua obrigao no prazo legal. a) Quem ir providenciar a Oferta Pblica e qual o rgo que a disciplina? Art. 4 par. 4 da da b) Quais so as aes existentes em circulao no mercado? Art. 4 - A, par. 2 da Lei

Lei 6404/1976. 6404/1976.

c) Com a Interdio do poder pblico o que desencadeou na Cia? A Cia perdeu sua personalidade jurdica? Art. 209 e 207. d) Quem o representante legal da Cia em fase de liquidao extrajudicial? Na liquidao judicial quem convocar as Assemblias? O LIQUIDANTE, art. 211 da da Lei 6404/1976.. Na judicial o juiz, art. 213, par. 2, da Lei 6404/1976. 22 questo: Em regra, em uma sociedade annima, a deliberao sobre a emisso de debntures da competncia: (B) exclusiva da Diretoria Especial de Debntures. (C) originria do Conselho Fiscal. (D) privativa da Assemblia-Geral. (E) concorrente com o Conselho Fiscal. (F) delegada Assemblia de Debenturistas.

A alternativa C est correta, segundo o caput do art. 59 da Lei 6.404/1976.


23 questo: A sociedade annima, no que se refere subscrio do capital social, poder ser constituda: (A) por subscrio particular, apenas. (B) por subscrio pblica, apenas. (C) por subscrio mobiliria, apenas. (D) por subscrio mobiliria ou por subscrio pblica. (E) por subscrio pblica ou por subscrio particular.

A alternativa E est correta conforme os arts. 82 e 88 da Lei 6.404/1976.


E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

7 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

24 questo: O Conselho de Administrao nas Sociedades annimas, de acordo com a Lei 6404/1976,poder ser: facultativo nas sociedades de economia mista e nas sociedades de capital aberto. (B) facultativo nas sociedades de economia mista e obrigatrio nas sociedades de capital aberto. (C) obrigatrio nas sociedades de economia mista e facultativo nas sociedades decapitai fechado. (D) obrigatrio somente nas sociedades de economia mista. (E) facultativo somente nas sociedades de capital autorizado.
(A)

A alternativa C est correta, pois de acordo com o art. 239 e o art. 138, 2 o, da Lei referida no enunciado.
25 questo: Em tema de sociedades annimas, analise os itens a seguir:
I.

II.

III.

IV.

A alienao, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poder ser contratada sob a condio, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pblica de aquisio das aes com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preo igual a 100% (cem por cento) do valor pago por ao com direito a voto, integrante do bloco de controle. As partes beneficirias so ttulos negociveis, sem valor nominal, estranhos ao capital social e podem ser emitidos por companhias abertas ou fechadas. Os acordos de acionistas, sobre a compra e venda de suas aes, preferncia para adquiri-las, exerccio do direito a voto, ou do poder de controle devero ser observados pela companhia quando arquivados no Registro do Comrcio. O estatuto poder prever a participao, no Conselho de Administrao, de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleio direta, organizada pela empresa, em conjunto com as entidades sindicais que os representem.

Assinale:
(A) (B) (C) (D) (E)

se somente o item III estiver correto. se somente o item IV estiver correto. se somente os itens II e IV estiverem incorretos. se somente os itens I, II e III estiverem corretos. se somente os itens II, III e IV estiverem corretos.

A alternativa B est correta, conforme dispe o pargrafo nico do art. 140 da Lei 6.404/1976.
26 questo: Nos termos da Lei 6.404/76, se um signatrio de acordo de acionistas, devidamente arquivado na Companhia, votar contrariamente ao acordo firmado: A. ele responder objetivamente pelos prejuzos decorrentes de seu voto perante os demais signatrios. B. seu voto no ser computado pelo presidente da assemblia ou do rgo colegiado de deliberao. C. ele responder subjetivamente pelos prejuzos decorrentes de seu voto perante a Companhia. D. haver a suspenso da deliberao, com instaurao de assemblia especial da qual participaro somente os signatrios do acordo para resolver a questo. E. haver a anulao da deliberao no prazo legal por acionistas representando no mnimo 5% do capital votante

A alternativa B est correta, pois de acordo com a regra do 8o do art. 118 da lei referida.
E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

8 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

27 questo: Em relao s sociedades annimas, assinale a alternativa correta. A companhia aberta poder emitir partes beneficirias para negociao no mercado de valores. (B) A incorporao de imveis para a formao do capital social no prescinde de escritura pblica. (C) As sociedades annimas so regidas pela Lei 6.404/76, aplicando-se-lhes, nos casos omissos, as disposies do Cdigo Civil. (D) assegurado ao acionista que discordar de qualquer deliberao de Assemblia-Geral o direito de retirada ou recesso. (E)O processo do voto mltiplo pode ser requerido em eleio dos membros da diretoria
(A)

A alternativa B est correta, conforme o art. 1.039, caput e pargrafo nico, do CC.
28 questo: O protesto cambial imprescindvel para : a) b) c) d) e) ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a execuo do cheque contra o emitente interromper a prescrio da execuo de qualquer ttulo de crdito o ajuizamento do pedido de falncia , fundado em ttulo de crdito a ao de cobrana pelo procedimento comum , se estiver prescrita a ao cambial a execuo da nota promissria contra o emitente.

A alternativa C est correta, conforme o art. 94, I, da Lei 11.101/2005.


29 questo: Assinale a resposta correta: a) b) c) d) O aval tem natureza contratual, dependendo sempre da outorga uxria. Aval e endosso so institutos idnticos. O aval inadmissvel no cheque. A duplicata mercantil um ttulo causal, que nasce de um contrato de compra e venda ou de prestao de servios.

A alternativa d est correta, conforme o 1.2 e 20, da Lei 5474/1968.


30 questo: O aval uma obrigao cambial Marque a correta: a) Acessria. b) Que exige outorga uxria. c) Vinculada. d) Autnoma.

A alternativa D est correta, conforme o art. 31,32,do Decreto 57.663/1966 e art. 899 C.C.
31 questo: O endosso ato cambial porque Marque a correta: a) b) c) d) Transfere direito. Materializa-se mediante declarao do credor. S pode ser realizado pelo credor no prprio ttulo de crdito. Pode ser feito em documento apartado.

A alternativa C est correta, conforme o art. 910 do CC.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

9 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

32 questo: A letra de cmbio uma: Marque a correta: a) b) c) d) Ordem de pagamento a vista. Ordem de pagamento a vista ou a prazo. Promessa de pagamento a vista. Promessa de pagamento a vista ou a prazo

A alternativa D est correta, conforme o Decreto 57.663/1966 art. 3 e 5.


33 questo: Assinale as duas respostas corretas e esclarea-as: a) Se o cheque ps datado apresentado em data anterior combinada, com insuficincia de fundos, no permite ao emitente a acionar judicialmente o tomador por inadimplemento contratual S poder haver a sustao de cheque caso o banco autorize e julgue a razo apresentada pelo interessado Ao compensar os cheques o banco deve pag-los seguindo a ordem de apresentao Prescrevendo a Execuo , o portador do cheque sem fundos poder nos 2 anos seguintes , promover a ao de enriquecimento indevido

b) c) d)

As alternativas C e D esto corretas, conforme os arts. 40 e 61 da Lei 7357/1985.


34 questo: Com relao aos ttulos de crditos, assinale a afirmativa correta.
(A) (B) (C)

(D) (E)

O aceite na duplicata mercantil sempre facultativo, j que ttulo causai. O devedor cambial pode ter a sua obrigao garantida por mais de um avalista. No caso de avais simultneos, o avalista que paga o cheque tem ao cambiria em relao aos demais co-avalistas porque so obrigados ao mesmo grau. A letra de cmbio, com o endosso em preto, se torna um ttulo ao portador. A nota promissria no pode ser transmitida por endosso.

A alternativa B est correta, conforme o art. 897 do C.C.


35 questo: O aval pode ser entendido como o ato pelo qual determinada pessoa passa a responder por obrigao cambial nas mesmas condies que a pessoa por ele avalizada. Observa-se, portanto, certa semelhana em seu funcionamento, quando comparado com a fiana. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
(A) (B) (C) (D) (E)

A validade do aval e da fiana depende de vnia conjugai. O aval possui natureza de ato unilateral de vontade. A fiana uma garantia subjetiva enquanto que o aval uma garantia objetiva. O aval uma garantia autnoma, enquanto a fiana uma garantia acessria. O avalista responde solidariamente pela obrigao assumida, salvo clusula expressa em contrrio.

Considera-se no escrito o aval cancelado, reza o 2o do art. 898 do CC, ou seja, o avalista no pode se desonerar da responsabilidade da garantia dada ao pagamento do ttulo de crdito. Portanto, a alternativa E est incorreta.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

10 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

36 questo: Assinale a afirmativa correta.


(A) (B) (C) (D) (E)

De acordo com entendimento consolidado do STJ, a nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito goza de autonomia em razo da liquidez do ttulo que a originou. De acordo com entendimento sumulado, o instrumento de confisso de dvida, ainda que originrio de contrato de abertura de crdito, constitui ttulo executivo extrajudicial. De acordo com o Cdigo Civil, o endossante responde pelo cumprimento da prestao constante do ttulo, ressalvada clusula expressa em contrrio. No cheque cruzado o cruzamento especial pode ser convertido em geral. O art. 23 da Lei 5.474/68 autoriza a emisso de triplicata nas hipteses de perda, extravio ou reteno indevida do ttulo pelo sacado.

A alternativa B est correta, conforme a Smula 300 do STJ e art. 899 C.C. 37 questo: Em relao aos ttulos de crdito, assinale a afirmativa incorreta. A. O ttulo de crdito emitido em branco ou incompleto pode ser completado pelo credor de boa-f, antes da ao de execuo ou protesto. B. O endosso parcial considerado como no escrito. C. O saque de uma letra de cmbio considerado declarao originria e necessria constituio do crdito. D. O endosso parcial considerado nulo. E. O endosso imprprio transfere o exerccio dos direitos inerentes cambial.

O pargrafo nico do art. 912 do CC determina que "nulo" o endosso parcial, portanto, incorreta a alternativa B.
38 questo: Assinale a alternativa correta a respeito do cheque.
(A) (B)

(C)

(D)

(E)

O aceite aposto no cheque nominal obriga pessoa nomeada o seu protesto. Quando o cheque emitido entre lugares com calendrios diferentes, considera-se como de emisso o dia correspondente do calendrio do lugar da emisso. O endosso lanado em cheque deve ser puro e simples, reputando-se no escrita qualquer condio a que seja subordinado. Em matria de cheque, o mandato contido no endosso se extingue pela supervenincia da incapacidade do endossante. O portador s pode promover a execuo do cheque contra o emitente.

A alternativa C est correta, conforme o caput do art. 18 da Lei 7.357/1985.


39 questo: Na falncia, o crdito trabalhista habilitado conta com posio de destaque na hierarquia da classificao dos credores at o valor de 150 salrios-mnimos. Em relao ao credor trabalhista cujo crdito superar esse limite, verdade afirmar: a) os saldos excedentes do seu crdito sero includos na classe dos crditos quirografrios. b) os saldos excedentes do seu crdito sero includos na classe dos crditos subordinados. c) os saldos excedentes do seu crdito sero includos na classe dos crditos com privilgio especial. d) os saldos excedentes do seu crdito no podero ser reclamados na falncia.

A alternativa A est correta, conforme o art. 83, VI, e, da Lei 11.101/2005.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

11 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

40 questo: A Lei n. 11.101/2005 prev a possibilidade de o empresrio renegociar seus dbitos mediante os institutos da recuperao judicial e da recuperao extrajudicial. Acerca das semelhanas e diferenas entre ambos os institutos, assinale a opo correta. A) Diferentemente do previsto para a recuperao extrajudicial, o pedido de recuperao judicial poder acarretar a suspenso de aes e execues contra o devedor antes que o plano de recuperao do empresrio seja apresentado aos credores. B) Diferentemente do previsto para a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial limita-se a procedimento negocial entre o devedor e os respectivos credores, excluda a participao do Poder Judicirio em qualquer uma de suas fases. C) Ambos os procedimentos envolvem a negociao de todos os crditos oponveis ao devedor, sendo a recuperao extrajudicial reservada apenas s microempresas e empresas de pequeno porte. D) Ambos os procedimentos exigem que o devedor apresente plano de recuperao, o qual somente vincular os envolvidos se devidamente aprovado em assemblia geral de credores.

A alternativa A est correta, conforme o art. 6 da Lei 11.101/2005.


41 questo: A competncia para homologar o plano de recuperao judicial do empresrio e da sociedade empresria o juzo da comarca: a) de qualquer filial ou sucursal da sociedade empresria; b) onde se situa o principal estabelecimento do devedor; c) do Distrito Federal quando a sede da empresa se localiza fora do Brasil; d) do local de qualquer filial da empresa no Brasil.

A alternativa B est correta, conforme o art. 3 da Lei 11.101/2005.


42 questo: Indique a afirmativa incorreta entre as indicadas abaixo - A suspenso das aes e execues movidas em face do requerente da recuperao judicial: a) se d sempre e em todas em andamento em juzo; b) definitiva e no temporria, deferido o processamento do favor legal; c) no atinge todas as aes e execues, continuando as de qualquer natureza que demandam quantia ilquida, alm dos executivos fiscais e as dos credores que no se submetem ao regime da recuperao judicial; d) atinge apenas as aes cuja demanda se refere aos credores preferenciais

A alternativa B est correta, conforme o art. 6, par. 1,2 e 7 da Lei 11.101/2005.


43 questo: O plano de recuperao judicial dever ser apresentado A) No prazo assinalado pelo Juiz, no superior a 120 (cento e vinte dias). B) No prazo assinalado pelo Juiz, no superior a 60 (sessenta) dias. C) Em Juzo no prazo de 120 (cento e vinte) dias da publicao da deciso do Juiz que deferir o processamento da recuperao judicial. D) Em Juzo no prazo de 60 (sessenta) dias da publicao da deciso do Juiz que deferir o processamento da recuperao judicial.

A alternativa D est correta, conforme o art. 53 da Lei 11.101/2005.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

12 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

44 questo: O prazo para o credor apresentar ao administrador judicial a sua habilitao ou a sua divergncia quanto ao crdito relacionado de 15 (quinze) dias, contados da A) publicao do Edital. B) intimao por via postal, com aviso de recebimento. C) publicao do despacho do deferimento do processamento da recuperao judicial. D) realizao da Assemblia para a Constituio do Comit de Credores.

A alternativa A est correta, conforme o art. 7, par. 1 da Lei de falncias.


45 questo: Indique a alternativa CORRETA dentre as abaixo, considerando o enunciado a seguir Em relao ao deposito elisivo da falncia, sem oferecimento de contestao: a) Acarreta em julgamento de extino da ao; b) deve ser feito no prazo de 48 horas da citao; c) suspende o pedido de processamento da falncia; d) basta o depsito em juzo do valor do principal

A alternativa A est correta, conforme o art. 98 da Lei de falncias.


46 questo: O processo de recuperao judicial aplica-se A) s sociedades empresrias, inclusive sociedades seguradoras. B) a qualquer tipo de sociedade. C) s sociedades empresrias. D) s sociedades empresrias, inclusive instituies financeiras.

A alternativa B est correta, conforme o art. 1 da lei de falncias.


47 questo: legitimado (a) para requerer a falncia do devedor A) o cotista ou acionista do devedor, na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade. B) a Fazenda Pblica, pelos dbitos tributrios vencidos e no pagos. C) qualquer credor, independentemente do valor do ttulo de crdito, desde que vencido, protestado e no pago. D) o prprio devedor, mediante confisso, apenas aps a ocorrncia de protesto de ttulo por ele devido, vencido e no pago.

A alternativa B est correta, conforme o art. 97 da lei de falncias.


48 questo: A sentena declaratria da falncia produz os seguintes efeitos: a) sujeita todos os credores, que somente podero exercer os seus direitos sobre os bens do falido e do scio ilimitadamente responsvel na forma que esta lei prescrever; b) o administrador judicial poder dar cumprimento a contrato unilateral se este fato reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida; c) as contas correntes com o devedor no se enceraro com a quebra da sociedade empresria; d) no correm juros contra a massa em qualquer hiptese.

A alternativa A est correta, conforme o art. 115 da lei de falncias.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

13 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

49 questo: Assinale a alternativa correta entre as abaixo, segundo o enunciado - O pedido de restituio resultante de direito de pessoa que no se submete habilitao de seu crdito, por que: a) no credor da massa falida; b) trata-se de ao de conhecimento que no se submete ao juzo da falncia; c) credor com direito pessoal e deve requerer por simples petio, sem contraditrio, a quitao do seu direito de crdito; d) gera processo autnomo de execuo.

A alternativa A est correta, conforme o art. 85 da lei de falncias.


50 questo: Em relao ao recurso da sentena na ao revocatria: a) a apelao recebida sempre devolutivo; b) a apelao recebida sempre no duplo efeito; c) pode ter efeito devolutivo e duplo efeito a apelao; d) o prazo de interposio da apelao de 10 dias.

A alternativa B est correta, conforme o art. 136 da lei de falncias.


51 questo: Com relao ao tema Efeitos da Decretao da Falncia, Considere as afirmativas a seguir. I. Os Contratos bilaterais se resolvem ex lege pela decretao da falncia, podendo ser cumpridos somente para a manuteno e preservao da massa falida, mediante autorizao do administrador judicial. II. O mandato conferido pelo devedor, antes da falncia, para a realizao de negcios, cessar seus efeitos com a decretao da falncia, cabendo ao mandatrio prestar contas de sua gesto. III. A decretao da falncia preserva o exerccio do direito de reteno sobre os bens sujeitos arrecadao, os quais podero permanecer na posse dos credores at o encerramento do processo falimentar. Assinale: (B) se somente a afirmativa I for verdadeira. (C) se somente a afirmativa II for verdadeira. (D) se somente a afirmativa II e III forem verdadeira. (E) se somente as afirmativas I e III forem corretas. (F) se todas as afirmativas forem corretas.

A alternativa C est correta, conforme o art. 120 da lei de falncias.


52 questo: Nos termos da Lei 11.101/05, que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, no que tange ao Pedido de Restituio, assinale a afirmativa correta. A restituio de coisa vendida a crdito e entregue ao devedor, nos 15 (quinze) dias anteriores ao requerimento de sua falncia, poder ser pedida se ainda no alienada. (B) A sentena que reconhecer o direito do requerente determinar a entrega da coisa no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. (C) A apelao com efeito suspensivo da sentena que julgar o pedido de restituio, cabvel. (D) O autor do pedido de restituio, que pretender receber o bem ou a quantia reclamada antes do trnsito em julgado da sentena, no precisar prestar cauo. (E) O pedido de restituio no suspende a disponibilidade da coisa at o trnsito em julgado
(A)

A alternativa A est correta, conforme o art. 85 da Lei de falncias.


E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

14 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

53 questo: Constitui fundamento do pedido de falncia, a hiptese de o devedor, no prazo estabelecido, deixar de cumprir:
A. B. C. D. E.

a obrigao assumida perante o Comit de Credores. a obrigao assumida por meio de ttulos de crditos, lquidos e certos. a obrigao assumida no plano de recuperao judicial. a obrigao assumida no processo de execuo fiscal. a obrigao assumida no processo de execuo extrajudicial.

A alternativa C est correta, conforme o art. 61 par. 1 da lei de falncias.


54 questo: As condutas relacionadas nas alternativas a seguir, quando realizadas pelo devedor, podem ser consideradas como atos de falncia, exceo de uma. Assinale-a. Deixar de pagar, no vencimento, obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos protestados. (C) Transferir estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo. (D) Simular a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor. (E) Dar ou reforar garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo. (F) Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial.
(B)

A alternativa B est correta, conforme o art. 94 da lei de falncias.


55 questo: Assinale a alternativa correta. A. A falncia do devedor empresrio pode ser requerida com base em ttulo de crdito prescrito, desde que devidamente protestado. B. O devedor na falncia deve ser citado para pagamento do valor devido ao credor. C. A existncia de pedido de concordata anterior vigncia da Lei 11.101/05 no obsta o pedido de recuperao judicial pelo devedor que no houver descumprido obrigao no mbito da concordata. D. A sentena que decretar a falncia fixar o termo legal da falncia, sem poder retrotra-lo por mais de 60 (sessenta dias) contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do protesto por falta de pagamento. E. As sociedades de arrendamento mercantil podem se beneficiar do instituto da recuperao.

A alternativa C est correta, conforme o art. 192 par. 2 da lei de falncias.


56 questo: Analise as afirmativas a seguir:
II. III.

IV.

Esto sujeitos recuperao judicial somente os crditos vencidos na data do pedido. O art. 57 da Lei 11.101/05 determina que, aps a juntada aos autos do plano aprovado pela assemblia-geral de credores, o devedor deve apresentar certides negativas de dbitos tributrios nos termos do arts. 151, 205 e 206 do Cdigo Tributrio Nacional, sob pena de converso do pedido de recuperao em falncia. As sociedades em conta de participao no tm legitimidade para requerer sua recuperao judicial, ainda que comprovem o devido registro de seus atos no rgo competente.

Assinale: A. se somente a afirmativa I estiver correta.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

15 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

B. C. D. E.

se somente a afirmativa II estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas

A alternativa C est correta, conforme o art. 57, da lei de falncias.


56 questo: Em relao ao instituto da recuperao judicial, analise as assertivas a seguir: I. II. III. IV. A distribuio do pedido de recuperao suspende as aes e execues individuais em curso em face do devedor. As sociedades operadoras de plano de sade no podem se beneficiar da recuperao judicial. As microempresas e empresas de pequeno porte tm que se sujeitar a plano especial de recuperao. O deferimento do processamento da recuperao judicial implica a suspenso do prazo prescricional das obrigaes.

Assinale: (A) se somente as assertivas I e II estiverem corretas (B) se somente as assertivas II e III estiverem corretas (C) se somente as assertivas I e IV estiverem corretas (D) se somente as assertivas III e IV estiverem corretas (E) se somente as assertivas II e IV estiverem corretas

A assertiva II est correta conforme o inciso II do art. 2o da Lei 11.101/2005. E a assertiva IV est correta, conforme o art. 6o da lei em comento. Portanto, a alternativa E est correta.
57 questo: Assinale a alternativa correta a respeito da recuperao judicial de empresa. A. Somente esto sujeitos recuperao judicial de empresa os crditos vencidos na data do pedido. B. Na recuperao judicial de empresa, no poder o juiz exercer as atribuies do Comit de Credores em qualquer hiptese ou sob qualquer pretexto. C. Da deciso judicial sobre a impugnao de crdito habilitado na recuperao judicial de empresa caber apelao. D. A assemblia-geral de credores, prevista na lei de falncia e recuperao de empresa, ser presidida pelo administrador judicial. E. A lei que disciplina a falncia e a recuperao judicial de empresa se aplica empresa pblica e sociedade de economia mista.

A alternativa D est correta, conforme o caput do art. 37 da Lei 11.101/2005.


58 questo: Lcia, Maria , Clia , Joo, Lcio e Ronaldo , resolveram constituir uma Sociedade em Nome Coletivo . Responda: a) Atravs de que Instrumento esta Sociedade se constitui? Contrato Social. Constituio nascimento ou criao. b) Quanto sua constituio, que tipo de Sociedade se classifica? Sociedade Contratual, art. 981 C.C. c) E quanto participao dos scios? Sociedade de Pessoas,por que o que importa so as pessoas que ingressam na Sociedade. Art. 1057 C.C. d) Qual responsabilidade dos scios nesta Sociedade e qual o seu dispositivo legal? Solidria e ilimitada. Art. 1039 C.C.
E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

16 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

59 questo: Jacira resolveu criar uma empresa de confeco de bijuterias. Comeou sozinha, mas passou a necessitar de ajudantes para fazer face a demanda de pedidos e contratou cinco pessoas para ajud-la na confeco das bijuterias. Com o sucesso do negcio passou a vender, no s para clientes pessoas fsicas, como tambm, para lojas. Nunca se registrou no local competente. Conforme o C.C. / 2002, responda: a) Qual o profissional que Jacira se enquadra atualmente? Cite o dispositivo legal: Jacira tem a caracterstica de um EMPRESRIO INDIVIDUAL. b) Quais os elementos chaves para a caracterizao desse profissional acima? necessrio registro? Esclarea sua resposta. Contratou cinco pessoas para ajud-la na confeco das bijuterias. Com o sucesso do negcio passou a vender, no s para clientes pessoas fsicas, como tambm, para lojas.Auxiliares e colaboradores , que exercem a PRODUO da atividade fim. O fato de no ter registro no descaracteriza a forma de explorao empresria. 60 questo: A Sociedade Cometa Distribuidora de Alimentos & Cia Ltda. tem seus atos constitutivos devidamente registrados na Junta Comercial. A Sociedade respectiva conhecida pelo Nome: O Cometa dos Alimentos. a) Identifique, o tipo de Sociedade que possui este Nome Empresarial e cite os dispositivos legais tanto da Sociedade quanto do Nome Empresarial. O NOME EMPRESARIAL Cometa Distribuidora de Alimentos & Cia Ltda. Significa que uma sociedade limitada que est usando firma e denominao, isto , nome de um ou mais scios e o ramo de atividade, conforme o art. 1158, par. 1,2 C.C. SOCIEDDE LIMITADA. Quando se v &Cia sinal que est se usando FIRMA. b) De que se trata o Nome: O Cometa dos Alimentos e qual o rgo que protege este Nome? Este o NOME FANTASIA que chamado tambm de ttulo de estabelecimento, pode ser MARCA tambm. registrado no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 61 questo: Joo protocolou um pedido de Autenticao do Livro de ATA de Assemblia no Registro competente pois trata-se de Sociedade Empresria. Acontece que houve a exigncia legal de que o mesmo deveria juntar o Edital de Convocao de Assemblia e Joo no havia realizado tal ato. Responda: a) Qual o Registro competente para a autenticao? Cite a Lei que ampara esse Registro e o artigo que menciona sobre a AUTENTICAO: Os livros so registrados na Junta Comercial quando se tratar de atividades empresariais, e a denominao AUTENTICAO, conforme o art. 32, da Lei 8934/1994. Se fosse Sociedade Simples seria Registro Civil de Pessoas Jurdicas. b) Caiu em exigncia a juntada da Publicao do Edital de Convocao. A empresa no havia efetuado a Publicao do Edital. Qual a conseqncia da no existncia do Documento da publicao do Edital? Cite o dispositivo legal e justifique: Conforme o art. 40 par. 3, da Lei 8934/1994, o interessado dever fazer tudo de novo.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

17 Aula de exerccios * OAB CURSO FRAGA 2011 Prof RACHEL BRAMBILLA DIREITO COMERCIAL

62 questo: O Estabelecimento Empresarial (Assinale com um X em cima da letra correta) a) pode ser definido como o conjunto de bens que o empresrio rene para a explorao de sua atividade econmica sendo composto de elementos incorpreos b) composto exclusivamente por elementos materiais c) no integra o patrimnio da sociedade empresria d) o mesmo que sede social ou estabelecimento principal e) o conjunto de bens que o empresrio rene para a explorao de sua atividade econmica e tambm denominado Fundo de Empresa

A alternativa E est correta, conforme o caput do art. 1142 do C.C.


63 questo: De que se trata FIRMA e DENOMINAO SOCIAL e diga qual a Sociedade que permitido usar ambos Marque com um X a correta. a) b) c) d) e) Trata-se de ttulo de estabelecimento e poder existir na Sociedade Limitada Significa nome fantasia e poder usar na Sociedade Limitada nome empresarial e usa-se na Sociedade Limitada e em Nome Coletivo Desta forma usa na Sociedade Limitada e trata-se de nome empresarial Nenhuma das respostas

A alternativa E est correta, conforme o art. 1158 e pargrafos.


64 questo: Em relao s Sociedades Limitada e Sociedades em Comandita Simples constantes no Cdigo Civil, possvel afirmar que: I - So Sociedades Institucionais II - Seus scios podem contribuir para a formao do capital social com bens e direitos ou com trabalho III - So Sociedades de Pessoas e Contratuais IV - Sua personalidade jurdica s nasce com o arquivamento (REGISTRO) dos atos constitutivos na Junta Comercial. SOMENTE correto o que se afirma em: a) ( ) I e II b) ( ) I e III c) ( ) II e III d) ( ) II e IV e) ( ) III e IV

A alternativa E est correta, conforme o art. 981 e 1150 do C.C.

E-mail: rbempresarial@gmail.com * blogs: www.rbxjuridico.blogspot.com * www.rbconsumidor.blogspot.com

También podría gustarte