Está en la página 1de 14

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun.

2007.

101

Polticas culturais no Brasil: tristes tradies


Antonio Albino Canelas Rubim

resumo: O texto busca desvendar as tradies conformadas pela trajetria das polticas culturais desenvolvidas pelo governo federal desde a inaugurao efetiva das polticas nacionais de cultura nos anos 1930 at o tempo presente. Para desvelar estas tristes tradies, o estudo realiza uma ampla reviso da bibliografia existente, dispersa em inmeras reas de conhecimento. Com base neste itinerrio histrico e multidisciplinar possvel definir os grandes desafios colocados para a efetividade das polticas culturais da nao brasileira na contemporaneidade e, por fim, avaliar como eles tm sido enfrentados no governo Lula/Gil. Palavras-chave: polticas culturais; cultura brasileira; Brasil contemporneo; polticas pblicas abstract: Cultural policies in Brazil: deplorable traditions This paper seeks to unveil the traditions molded by the trajectory of cultural policies implemented by the Brazilian government from the emergence of the national cultural policies in the 1930s to the present time. To bring to light these sorry traditions, the study carries out a comprehensive review of the existing literature scattered through innumerable fields of knowledge. Based on this historical and multidisciplinary itinerary, it is possible not only to identify the major challenges to be overcome so that Brazils cultural policies can become effective today, but also to assess how these challenges have been faced in the Lula/Gil administration. Keywords: cultural policies, Brazilian culture, contemporary Brazil, public policies

A histria das polticas culturais do Estado nacional brasileiro pode ser condensada pelo acionamento de expresses como: ausncia, autoritarismo e instabilidade. Este texto busca realizar uma viagem, ainda que panormica, por esta trajetria, atento aos dilemas que a conformam. A bibliografia sobre polticas culturais no Brasil, que pode ser encontrada no site www. cult.ufba.br, caracteriza-se pela disperso em duas perspectivas. Primeiro, ela provm das mais diversas reas disciplinares e mesmo multidisciplinares, o que dificulta o trabalho de pesquisa e indica a ausncia de uma tradio acadmica constituda e compartilhada,

102

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

que conforme um plo de gravitao acadmico. Segundo, trata de maneira desigual os diferentes momentos da histria das polticas culturais nacionais. Assim, para alguns perodos proliferam estudos, enquanto outros se encontram carentes de investigaes. Alm disto, at hoje, no foram desenvolvidas tentativas mais sistemticas e rigorosas de compreender toda sua trajetria histrica. As tentativas de Mrcio de Souza (2000) e Jos lvaro Moises (2001) no podem ser consideradas nesta perspectiva.

Prembulos
Apesar de Mrcio de Souza, escritor amaznico, ter proposto inaugurar as polticas culturais do Brasil no perodo do Segundo Imprio, devido postura, por vezes, ilustrada e de mecenas que assume o imperador Pedro II, demasiado caracterizar tal atitude como inauguradora da poltica cultural da nao. O prprio conceito de polticas culturais exige bem mais que isto. Como as noes de polticas culturais so mltiplas, opera-se neste texto com o conceito definido por Nestor Garca Canclini, que assinala:
Los estudios recientes tienden a incluir bajo este concepto al conjunto de intervenciones realizadas por el estado, las instituciones civiles y los grupos comunitarios organizados a fin de orientar el desarrollo simblico, satisfacer las necesidades culturales de la poblacin y obtener consenso para un tipo de orden o transformacin social. pero esta manera de caracterizar el mbito de las polticas culturales necesita ser ampliada teniendo en cuenta el carcter transnacional de los procesos simblicos y materiales en la actualidad. (CANCLINI, 2005, p. 78)

Neste horizonte terico-conceitual, falar em polticas culturais implica, dentre outros requisitos, em, pelo menos: intervenes conjuntas e sistemticas; atores coletivos e metas. Outras exigncias, sem dvida, podem e devem ser reivindicadas em uma formulao mais plena da noo. Este empreendimento j foi desenvolvido em texto anterior que pretende delimitar a abrangncia da noo de polticas culturais (RUBIM, 2006). Por certo, com base nestas premissas terico-conceituais no se pode pensar a inaugurao das polticas culturais nacionais no Segundo Imprio, muito menos no Brasil Colnia ou mesmo na chamada Repblica Velha (1889-1930). Tais exigncias interditam que o nascimento das polticas culturais no Brasil esteja situado no tempo colonial, caracterizado sempre pelo obscurantismo da monarquia portuguesa que negava as culturas indgena e africana e bloqueava a ocidental, pois a colnia sempre esteve submetida a controles muito rigorosos como: proibio da instalao de imprensas; censura a livros e jornais vindos de fora; interdio ao desenvolvimento da educao, em especial das universidades, etc. A reverso deste quadro a partir de 1808, com a fuga da famlia real para o Brasil, decorrente da invaso das tropas de Napoleo, no indica uma mudana em perspectiva mais civilizada, mas apenas o declnio do poder colonial que prenuncia a independncia do pas.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

103

A oligrquica repblica brasileira dos finais do sculo 19 at os anos 1930 tambm no teve condies de forjar um cenrio propcio para o surgimento das polticas culturais nacionais. Apenas foram realizadas aes culturais pontuais, em especial, na rea de patrimnio, preocupao presente em alguns estados. Nada que possa ser tomado como uma efetiva poltica cultural. Conforma-se, assim, uma primeira triste tradio no pas, o dificultoso desenvolvimento da cultura (COUTINHO, 2000) e o carter tardio das polticas culturais no Brasil.

inauguraes
A Revoluo de 30 conforma mais uma transio pelo alto; com rupturas e continuidades controladas. O novo regime representa um pacto de compromisso entre estes novos atores e as velhas elites agrrias, no qual inovao e conservao lutam sem embates radicais. Industrializao; urbanizao; modernismo cultural e construo do estado nacional centralizado, poltica e administrativamente, so algumas das faces do renovado pas. Neste contexto, dois experimentos, praticamente simultneos, inauguram as polticas culturais no Brasil: a passagem de Mrio de Andrade pelo Departamento de Cultura da Prefeitura da cidade de So Paulo (1935-1938) e a implantao do Ministrio da Educao e Sade, em 1930, e mais especificamente a presena de Gustavo Capanema frente deste ministrio, de 193 at 195. Pode parecer surpreendente que uma experincia municipal seja reivindicada em um panorama histrico acerca das polticas culturais nacionais. Acontece que ela, por suas prticas e iderios, transcende em muito as fronteiras paulistanas. No por acaso este um dos episdios mais estudados das polticas culturais no Brasil (ABDANUR,1992; BARBATO JR, 200; CHAGAS, 2003; RAFFAINI, 2001; SCHELLING,1991). Sem pretender esgotar suas contribuies, pode-se afirmar que Mrio de Andrade inova em: 1. estabelecer uma interveno estatal sistemtica abrangendo diferentes reas da cultura; 2. pensar a cultura como algo to vital como o po; 3. propor uma definio ampla de cultura que extrapola as belas artes, sem desconsider-las, e que abarca, dentre outras, as culturas populares; . assumir o patrimnio no s como material, tangvel e possudo pelas elites, mas tambm como algo imaterial, intangvel e pertinente aos diferentes estratos da sociedade; 5. patrocinar duas misses etnogrficas s regies amaznica e nordestina para pesquisar suas populaes, deslocadas do eixo dinmico do pas e da sua jurisdio administrativa, mas possuidoras de significativos acervos culturais. A contraposio entre a triste tradio e todas estas iniciativas (e, por certo, outras no anotadas acima) d a dimenso do impacto revolucionrio do experimento de Mrio de Andrade, ainda que no imune a problemas e deficincias. Dentre outras crticas ao seu projeto, cabe destacar: uma viso iluminista de imposio da cultura de elite e a desateno

104

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

com o tema do analfabetismo em uma sociedade to excludente como a brasileira, em especial nos anos 1930 (RAFFAINI, 2001). Mas tais limitaes no podem obscurecer a exuberncia e criatividade deste marco inicial das polticas culturais no Brasil. O movimento inaugurador foi simultaneamente construdo pelo ministro Gustavo Capanema, ao qual estava subordinado o setor nacional da cultura durante o governo Getlio Vargas. Esteticamente modernista e politicamente conservador, ele continuou no ministrio depois da guinada autoritria de Vargas em 1937, com a implantao da ditadura do Estado Novo. Apesar disto, acolheu muitos intelectuais e artistas progressistas (RAMREZ NIETO, 2000). Pela primeira vez, o Estado nacional realizava um conjunto de intervenes na rea da cultura, que articulava uma atuao negativa opresso, represso e censura prprias de qualquer ditadura (OLIVEIRA; VELLOSO e GOMES, 1982; VELLOSO, 1987; GARCIA, 1982) com outra afirmativa: atravs de formulaes, prticas, legislaes e (novas) organizaes de cultura. O poderoso Departamento de Informao e Propaganda (DIP) uma instituio singular nesta poltica cultural, buscando, simultaneamente, reprimir e cooptar o meio cultural. A poltica cultural implantada valorizava o nacionalismo, a brasilidade, a harmonia entre as classes sociais, o trabalho e o carter mestio do povo brasileiro. A potencia desta atuao pode ser dimensionada, por exemplo, pela quantidade de instituies criadas, em sua maioria, j no perodo ditatorial. Dentre outras, podem ser citadas: Superintendncia de Educao Musical e Artstica; Instituto Nacional de Cinema Educativo (1936); Servio de Radiodifuso Educativa (1936); Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (1937); Servio Nacional de Teatro (1937); Instituto Nacional do Livro (1937) e Conselho Nacional de Cultura (1938). Cabe destacar o Sphan, instituio emblemtica da poltica cultural no pas at o final dos anos 1960 e incio da dcada seguinte. Criado a partir de uma proposta encomendada por Gustavo Capanema a Mrio de Andrade, mas no plenamente aceita (MICELI, 2001, p. 360; CHAGAS, 2003; FALCO, 198, p. 29), o Sphan acolheu modernistas, a comear pelo seu quase eterno dirigente: Rodrigo de Melo Franco (1937 at sua morte nos anos 60). O Servio, depois Instituto ou Secretaria, opta pela preservao do patrimnio de pedra e cal, de cultura branca, de esttica barroca e teor monumental. Em geral: igrejas catlicas, fortes e palcios do perodo colonial. Com isto, o Sphan circunscreve a rea de atuao, dilui possveis polmicas, desenvolve sua competncia tcnica qualificada e profissionaliza seu pessoal. Tais atitudes, em conjunto com seu insulamento institucional, iro garantir a independncia e a impressionante continuidade organizacional e administrativa da entidade e de seu dirigente (MICELI, 2001, p. 362) e transformar o Sphan em algo exemplar para as polticas culturais. Entretanto, sua fora tambm sua fraqueza. A opo elitista, com forte vis classista; a no interao com as comunidades e pblicos interessados nos stios patrimoniais

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

105

preservados e mesmo o imobilismo, advindo desta estabilidade, impediram o Sphan de acompanhar os desenvolvimentos contemporneos na rea de patrimnio e o colocaram como alvo de severas crticas (MICELI, 2001, e GONALVES, 1996). A gesto inauguradora de Vargas / Capanema cria outra tradio no pas: a relao entre governos autoritrios e polticas culturais, que ir marcar de modo substantivo e problemtico a histria brasileira.

Paradoxos
O momento posterior, o interregno democrtico de 1945 a 1964, reafirma pela negativa esta triste tradio. O esplendoroso desenvolvimento da cultura brasileira que acontece no perodo, em praticamente todas as suas reas, no tem qualquer correspondncia com o que ocorre nas polticas culturais do Estado brasileiro. Elas, com exceo das intervenes do Sphan, praticamente inexistem. Para no reter apenas o silncio, cabe lembrar algumas aes pontuais do perodo democrtico: a instalao do Ministrio da Educao e Cultura, em 1953; a expanso das universidades pblicas nacionais; a Campanha de Defesa do Folclore e a criao do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, rgo vinculado ao MEC. O Iseb dedica-se a estudos, pesquisas e reflexes sobre a realidade brasileira e ser o maior produtor do iderio nacional-desenvolvimentismo no pas, uma verdadeira fbrica de ideologias (TOLEDO, 1977). Apesar do Iseb no ser estritamente uma instituio voltada para as polticas culturais, ele ter um enorme impacto, atravs da inveno de um imaginrio social que perpassa o pensamento e a ao de governantes (Juscelino Kubitschek e Braslia so os exemplos imediatamente lembrados) e as mentes e coraes dos criadores e suas obras. A atuao de outras instituies deve ser recordada por sua repercusso na rea cultural e impacto sobre a atuao do estado. Os famosos Centros Populares de Cultura da Unio Nacional dos Estudantes, instalados no Rio de Janeiro (1961) e em outras cidades, ainda que com vida curta, agitam os sonhos polticos e culturais da juventude brasileira, em especial da universitria (BERLINK, 198, e BARCELLOS, 199). Neste movimento se formam muitos dos intelectuais e artistas vigentes ainda hoje no cenrio cultural do pas. Entretanto, a avaliao dos CPCs e a chamada cultura nacional-popular bastante polmica e controversa (CHAUI, 1983; ORTIZ, 1986; COUTINHO, 2000). Outra interveno a ser rememorada o Movimento de Cultura Popular, desencadeado na cidade de Recife (1960) e depois no estado de Pernambuco (1963), pelos governos municipal e estadual de Miguel Arraes, no qual aparece a notvel figura de Paulo Freire com seu mtodo pedaggico que conjuga educao e cultura (SCHELLING, 1991). O movimento se expandiu para outros estados e quando, em 196, ele tinha sido assumido pelo Governo Federal foi bloqueado pelo Golpe Militar.

106

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

Reafirmaes
A preocupante tradio retorna e mais uma vez autoritarismo e polticas culturais vo estar associados. Mas tal atitude tem diferenas que correspondem aos trs momentos distintos do golpe cvico-militar. De 196 at 1968, a ditadura atinge principalmente os setores populares e militantes envolvidos com estes segmentos. Apesar da represso e da censura, ainda no sistemtica, acontecem manifestaes polticas contra o regime e tambm uma florao cultural nacional-popular tardia, hegemonicamente de esquerda, mas com audincia circunscrita s classes mdias (SCHWARZ, 1978). Alm da violncia, a ditadura age estimulando a transio que comea a se operar nestes anos com a passagem da predominncia de circuito cultural escolar-universitrio para um dominado por uma dinmica de cultura midiatizada (RUBIM & RUBIM, 200). Com este objetivo, a instalao da infra-estrutura de telecomunicaes; a criao de empresas com a Telebrs e a Embratel e a implantao de uma lgica de indstria cultural so realizaes dos governos militares, que controlam rigidamente os meios audiovisuais e buscam integrar simbolicamente o pas, de acordo com a poltica de segurana nacional. Na contramo, intelectuais tradicionais, como diria Gramsci, que apiam o regime, instalados no recm institudo Conselho Federal de Cultura (1966), demonstram sua preocupao com a penetrao da mdia e seu impacto sobre as culturas regionais e populares, concebidas por eles em perspectiva conservadora (ORTIZ, 1986). O segundo momento (final de 1968-1974), o mais brutal da ditadura, dominado pela violncia, prises, tortura, assassinatos e censura sistemtica, bloqueando toda a dinmica cultural anterior. poca de vazio cultural, apenas contrariado por projetos culturais e estticas marginais, marcado pela imposio crescente de uma cultura miditica controlada e reprodutora da ideologia oficial, mas tecnicamente sofisticada, em especial em seu olhar televisivo. Em 1974, abre-se o terceiro momento que termina com o final do regime militar no incio de 1985. Tal perodo se caracteriza pela distenso lenta e gradual (General Geisel) e pela abertura (General Figueiredo); isto , por uma longa transio cheia de avanos e recuos. A violncia diminui e o regime passa a ter inmeras iniciativas nas reas poltica e cultural. A tradio da relao entre autoritarismo e polticas culturais retomada em toda sua amplitude. O regime para realizar a transio sob sua hegemonia busca cooptar os profissionais da cultura (ORTIZ, 1986, p. 85), inclusive atravs da ampliao de investimentos na rea. Pela primeira vez o pas ter um Plano Nacional de Cultura (1975) e inmeras instituies culturais so criadas (MICELI, 198). Dentre elas: Fundao Nacional das Artes (1975), Centro Nacional de Referncia Cultural (1975), Conselho Nacional de Cinema (1976), Radiobrs (1976), Fundao Pr-Memria (1979). Destaque especial para dois movimentos acontecidos neste rico perodo de polticas culturais. Primeiro: a criao e o desenvolvimento da Funarte, a partir da experincia do

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

107

Plano de Ao Cultural (1973), outra das instituies emblemticas de polticas culturais no Brasil. A Funarte, inicialmente uma agncia de financiamento de projetos culturais, paulatinamente, consolida-se como um organismo com intervenes bastante inovadoras no campo cultural, com a constituio de um corpo tcnico qualificado, em geral oriundo das prprias reas culturais, e na tentativa de superar a lgica fisiolgica, atravs de uma anlise de mrito dos projetos realizados e financiados (BOTELHO, 2000). Segundo, as mutaes organizacionais, de pensamento e de ao associados figura de Alosio Magalhes. Em sua rpida trajetria nestes anos, facilitada por seu dinamismo, criatividade e relaes com alguns setores militares, Alosio, um intelectual administrativo (ORTIZ, 1986, p. 12), criou ou renovou organismos como: Centro Nacional de Referncia Cultural (1975); Iphan (1979); Sphan e Pr-Memria (1979), Secretaria de Cultura do MEC (1981) at sua morte prematura em 1982. Sua viso renovada da questo patrimonial atravs do acionamento da noo de bens culturais; sua concepo antropolgica de cultura; sua ateno com o saber popular, o artesanato e as tecnologias tradicionais, retomando Mario de Andrade (MAGALHES, 1985), ensejam uma profunda renovao nas antigas concepes de patrimnio vigentes no pas, ainda que com limitaes, dada a manuteno de alguns traos comuns como a retrica da perda (GONALVES, 1996). Por certo que tais movimentos no conviveram sem tenses e problemas (ORTIZ, 1986, e BOTELHO, 2000), mas representaram um sopro inovador nas polticas culturais brasileiras. Outra vez mais, reafirma-se a problemtica tradio, com a conexo entre autoritarismo e polticas culturais. A ditadura realiza a transio para a cultura miditica, assentada em padres de mercado, sem nenhuma interao com as polticas de cultura do Estado. Em suma: institui-se um fosso entre polticas culturais nacionais e o circuito cultural agora dominante no pas.

instabilidades
O fim da ditadura praticamente torna inevitvel a criao do Ministrio da Cultura. No cabe neste estreito espao discutir a pertinncia da criao do ministrio (BOTELHO, 2000). Alosio Magalhes em sua trajetria interrompida vinha conformando e dando corpo s instituies nacionais para, no futuro, construir o Ministrio. Sua morte interrompe o processo. Mas o movimento de oposio ditadura, os secretrios estaduais de cultura e alguns setores artsticos e intelectuais reivindicam que o novo governo democrtico, instalado em 1985, reconhea a cultura e a contemple com um ministrio singular. O longo perodo de transio e construo da democracia (1985-1993), que compreende os governos Jos Sarney (1985-1989), Collor de Melo (1990-1992) e Itamar Franco (1992-1994), configura a circunstncia societria e poltica, na qual acontece a implantao do ministrio. As ambigidades sero todas. Nestes anos de construo sero

108

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

nove ou dez (Jos Aparecido foi duas vezes ministro de Sarney) os maiores responsveis pela cultura no pas: cinco no governo Sarney, dois no perodo Collor e trs durante o mandato de Itamar. Ou seja, em mdia, um a cada ano em um processo de instalao institucional do organismo nacional de cultura. A instabilidade no decorre to somente da mudana quase anual dos responsveis pela cultura. Collor, no primeiro e tumultuado experimento neoliberal no pas, praticamente desmonta a rea de cultura no plano federal. Acaba com o ministrio, reduz a cultura a uma secretaria e extingue inmeros rgos, a exemplo da Funarte, Embrafilme, Pr-Memria, Fundacem, Concine. O primeiro responsvel pelo rgo, Ipojuca Pontes, em um embate feroz contra quase todo o meio cultural, produz um radical programa neoliberal para a cultura no Brasil. Mercado a palavra mgica para substituir o Estado, ineficiente e corrupto, inclusive na rea cultural (PONTES, 1991). Mas as ambigidades em torno da implantao do novo ministrio no provinham somente da instabilidade institucional. Em 1986, foi criada a primeira lei brasileira de incentivos fiscais para financiar a cultura: a chamada Lei Sarney (SARNEY, 2000), concebida em um momento de fragilidade institucional da rea, ainda que, de modo ambguo, o governo estivesse criando diversos rgos em cultura, a exemplo do prprio ministrio e de outros organismos, tais como: Secretarias de Apoio Produo Cultural (1986); Fundao Nacional de Artes Cnicas (1987); Fundao do Cinema Brasileiro (1987); Fundao Nacional Pr-Leitura, reunindo a Biblioteca Nacional e o Instituto Nacional do Livro (1987) e Fundao Palmares (1988). A rigor, esta lei terminava por contrariar todo este esforo, pois introduzia uma ruptura radical com os modos de financiar a cultura. Em vez de financiamento direto, agora o prprio Estado propunha que os recursos fossem buscados pretensamente no mercado, s que o dinheiro, em boa medida, era pblico, decorrente do mecanismo de renncia fiscal. A nova lei, em um momento de escassez de recursos estatais, funcionou como outro componente no jogo de ambigidades que caracterizou a chamada Nova Repblica. O Estado aparentemente cresce, mas o mercado ganha poder de deciso. No governo seguinte, a Lei Sarney foi extinta, mas deu origem outra lei de incentivo, a Lei Rouanet, segundo Secretrio da Cultura do governo Collor. Tal legislao est vigente at hoje, depois de duas reformas nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula (ainda em curso). A lgica das leis de incentivo torna-se componente vital do financiamento cultura no Brasil. Esta nova lgica de financiamento que privilegia o mercado, ainda que utilizando quase sempre dinheiro pblico se expandiu para estados e municpios e para outras leis nacionais, a exemplo da Lei do Audiovisual (Governo Itamar Franco), a qual ampliou ainda mais a renncia fiscal. Esta ltima legislao foi fundamental para a retomada do cinema brasileiro (CAETANO, 2005). Com ela e com as posteriores mudanas da lei Rouanet, cada vez mais o recurso utilizado quase integralmente pblico, ainda que o poder de deciso sobre ele seja da iniciativa privada. A predominncia desta

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

109

lgica de financiamento corri o poder de interveno do Estado nas polticas culturais e potencializa a interveno do mercado, sem, entretanto, a contrapartida do uso de recursos privados, nunca demais lembrar.

substituies
O governo Fernando Henrique Cardoso (Partido Social-Democrata Brasileiro, 19952002) deve ser considerado o ponto final da errtica transio para a democracia e para um novo modelo econmico no pas. O prprio FHC em discurso no Senado, em 1 de dezembro de 199, aps ter sido eleito presidente, disse: Estas eleies (de outubro de 1994) colocam, a meu ver, um ponto final na transio. O novo governo caracteriza-se pela implementao, de modo menos tosco e mais enftico, do projeto neoliberal no Brasil. A retrao do Estado acontece em praticamente todas as reas. Pretende-se que o mercado concebido como todo-poderoso substitua o Estado. No ser diferente na cultura. Sintomaticamente, a publicao mais famosa do Ministrio naqueles longos oito anos ser uma brochura intitulada Cultura um bom negcio (Ministrio da Cultura, 1995). Ela pretende estimular, sem mais, a utilizao das leis de incentivo. Jos Castello, avaliando o governo Fernando Henrique Cardoso, afirma uma quase identidade entre Estado e mercado (2002, p. 635); fala das leis de incentivo como sendo a poltica cultural (p. 637) e diz que as leis de incentivo escamoteiam a ausncia de uma poltica cultural (p. 65). Em verdade e em boa medida, as leis de incentivo foram entronizadas como a poltica cultural do ministro Francisco Weffort, professor de Poltica da Universidade de So Paulo. Um pequeno recurso ao tema do financiamento da cultura naquele governo demonstra de modo cabal as afirmaes anteriores. Para isto, cabe analisar a situao de trs modalidades previstas de financiamento da cultura. O Fundo de Investimento em Cultura e Arte (Ficart), voltado para apoiar uma cultura em moldes mais capitalistas, no foi regulamentado pelo governo. O Fundo Nacional de Cultura, tambm no regulamentado, era utilizado atravs da lgica do favor e da deciso do ministro. J o financiamento via leis de incentivo torna-se rapidamente na modalidade predominante de apoio cultura, muito frente das outras formas de financiamento. Alis, se houve poltica de cultura, ela se concentrou em ampliar a utilizao das leis de incentivo pelo mercado. Enquanto no governo Itamar somente 72 empresas usam as leis (CASTELLO, 2002, p. 637), no governo Cardoso/Weffort este nmero cresceu, por exemplo, para 235 (1995); 61 (1996); 1.133 (1997); 1.061 (1998) e 1.00 (1999), e a queda acontecida de 1997 em diante decorre do processo de privatizao das estatais; que, em geral, no Brasil investem mais em cultura que a iniciativa privada. Mas para expandir o nmero de empresas interessadas em apoiar a cultura, o governo usou de artifcios. Por exemplo, ao reformar as leis de incentivo ampliou o teto da renncia fiscal, de 2%

110

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

para 5% do imposto devido, e, principalmente, os percentuais de iseno. Antes ficavam entre 65% e 75%, com exceo da rea audiovisual, com 100%, percentual estendido para teatro, msica instrumental, museus, bibliotecas e livros de arte. Em resumo, a utilizao de dinheiro pblico subordinado deciso privada se ampliou bastante. Um estudo sobre financiamento da cultura mostrou que o uso de recursos sofreu profunda transformao entre 1995, 66% das empresas e 34% de renncia fiscal, e 2000, 35% das empresas e 65% de renncia fiscal (DRIA, 2003, p. 101). Em outras palavras, as leis de incentivo ao investimento privado em cultura estavam desestimulando tal atitude, pois o dinheiro cada vez mais era pblico, mas gerido pela iniciativa privada. As crticas a esta poltica de retirada do Estado da deciso sobre as polticas de cultura so muitas (SARKOVAS, 2005; OLIVIERI, 200, e CASTELLO, 2002): 1. o poder de deliberao de polticas culturais passa do Estado para as empresas e seus departamentos de marketing; 2. uso quase exclusivo de recursos pblicos; 3. ausncia de contrapartidas; . incapacidade de alavancar recursos privados novos; 5. concentrao de recursos. Em 1995, por exemplo, metade dos recursos, mais ou menos 50 milhes, estava concentrada em 10 programas; 6. projetos voltados para institutos criados pelas prprias empresas (Fundao Odebrecht, Ita Cultural, Instituto Moreira Sales, Banco do Brasil, etc.); 7. apoio equivocado cultura mercantil que tem retorno comercial; 8. Concentrao regional dos recursos. Um estudo realizado, em 1998-99, pela Fundao Joo Pinheiro, indicou que a imensa maioria dos recursos da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual iam para regies de So Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, com exceo de algumas polticas setoriais, como a de bibliotecas e patrimnio (Projeto Monumenta) e a legislao acerca do patrimnio imaterial, o longo perodo de oito anos de estabilidade da direo do Ministrio da Cultura, contraposto ao quadro anterior de instabilidade, pouco colaborou para consolidao institucional do Ministrio. No aconteceram concursos para expanso ou substituio do quadro funcional, nem programas significativos para qualificao do pessoal. Dos 2.640 funcionrios do Ministrio em 2001, literalmente, 49% estavam no Iphan. Alguns temas das polticas culturais tinham sido abandonados, sem mais; por exemplo, o tema das identidades, inclusive nacional (CASTELLO, 2002, pp. 655-6). Apesar da reforma da Lei do Audiovisual e da criao da Agncia Nacional de Cinema muito pouca ateno foi destinada ao audiovisual, em especial televiso. O mesmo pode ser dito acerca da nascente cultura digital. Quanto s informaes culturais apesar do patrocnio do Ministrio pesquisa sobre economia da cultura realizada pela Fundao Joo Pinheiro, sem dvida uma iniciativa importante nada foi desenvolvido junto aos rgos nacionais de estatstica objetivando a confeco de dados culturais. Enfim, o oramento destinado cultura no ltimo ano do governo Fernando Henrique Cardoso/Francisco Weffort sintetiza de modo sintomtico a falta de importncia do Ministrio e a ausncia de uma poltica cultural ativa. Ele foi de apenas 0,14% do oramento nacional.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

111

O governo Lula/Gil ir se defrontar a partir de 2002 com estas tristes tradies no campo das polticas culturais nacionais: ausncia, autoritarismo e instabilidade.

referncias
ABDANUR, Elizabeth Frana (1992). Os ilustrados e a poltica cultural em So paulo. Departamento de Cultura na Gesto Mrio de Andrade (1935-1938). Campinas: Unicamp (dissertao de mestrado em Histria). BADAR, Murilo (2000). Gustavo Capanema. A revoluo na cultura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BARBALHO, Alexandre (1998). relaes entre estado e cultura no Brasil. Iju: Editora Uniju. BARBATO JR., Roberto (200). Missionrios de uma utopia nacional-popular. Os intelectuais e o Departamento de Cultura de So Paulo. So Paulo: Annablume/Fapesp. BARCELOS, Jalusa (199). CpC-UNe. Uma histria de paixo e conscincia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BASTOS, Mnica Rugai (200). O espelho da nao: a cultura como objeto de poltica no governo Fernando Henrique Cardoso. So Paulo: Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (tese de doutorado). BERLINK, Manoel T (198). Centro popular de cultura da UNe. Campinas: Papirus. BOTELHO, Isaura (2001). romance de formao: Funarte e poltica cultural 1976-1990. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa. CAETANO, Daniel (org.) (2005). Cinema brasileiro 1995-2005. Ensaios de uma dcada. Rio de Janeiro: Azougue. CANCLINI, Nstor Garca. Definiciones en transicin. In: MATO, Daniel (org.). Cultura, poltica y sociedad. Buenos Aires: Clasco Libros, 2005, pp. 69-81. CASTELLO, Jos (2002). Cultura. In: LAMOUNIER, Bolvar e FIGUEIREDO, Rubens (org.). A era FHC: um balano. So Paulo: Cultura, pp. 627-56. CHAGAS, Mrio (2003). O pai de Macunama e o patrimnio espiritual. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mrio (org.). Memria e patrimnio: ensaios contemporneos. Rio de Janeiro: Faperj /DP&A/UNI-RIO, pp. 95-108. CHAUI, Marilena (1983). O nacional e o popular na cultura brasileira. Seminrios. So Paulo: Brasiliense. COUTINHO, Carlos Nelson (2000). Cultura e sociedade na Brasil. Rio de Janeiro: DP&A. DRIA, Carlos Alberto (2003). Os federais da cultura. So Paulo: Biruta. FERREIRA, Juca. Ancinav: omisso ou misso? In: Teoria e Debate. So Paulo, (60): 6-67, nov.-dez. de 200. FUNDAO JOO PINHEIRO (1987). A indstria cultural no quadro da economia brasileira. Braslia: Minc. GARCIA, Nelson Jahr (1982). estado Novo: ideologia e propaganda poltica. A legitimao do Estado autoritrio perante as classes subalternas. So Paulo: Loyola.

112

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

GARCIA, Nelson Jahr (1989). Sadismo, seduo e silncio: propaganda e controle ideolgico no Brasil (196-1980). So Paulo: Escola de Comunicaes e Artes da USP (tese de doutorado). GOMES, ngela de Castro (org.) (2000). Capanema: o ministro e o ministrio. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas. GONALVES, Jos Reginaldo Santos (1996). A retrica da perda. Os discursos do patrimnio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Iphan. MAGALHES, Alosio (1985). e Triunfo? A questo dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro/Braslia: Nova Fronteira/Fundao Nacional Pr-Memria. MICELI, Srgio (org.) (198). estado e cultura no Brasil. So Paulo: Difel. ______ (2001). intelectuais brasileira. So Paulo: Companhia das Letras. MINISTRIO DA CULTURA (1995). Cultura um bom negcio. Braslia: Minc. MOISS, Jos lvaro (2001). Estrutura institucional do setor cultural no Brasil. In: MOISS, Jos lvaro e outros. Cultura e democracia. Volume I. Rio de Janeiro: Fundo Nacional de Cultura, pp. 13-55. OLIVEIRA, Lcia Lippi; VELLOSO, Mnica Pimenta e GOMES, ngela Maria Castro (org.) (1982). estado Novo. Ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar . OLIVIERI, Cristiane Garcia (200). Cultura neoliberal. Leis de incentivo como poltica pblica de cultura. So Paulo: Escrituras/Instituto Pensarte. ORTIZ, Renato (1985). Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasiliense. ______ (1989). A moderna tradio brasileira. Cultura brasileira e indstria cultural. So Paulo: Brasiliense. PONTES, Ipojuca (1991). Cultura e modernidade. Braslia: Secretaria de Cultura. RAFFAINI, Patrcia Tavares (2001). esculpindo a cultura na forma Brasil: o Departamento de Cultura de So Paulo (1935-1938). So Paulo: Humanitas (dissertao de mestrado em Histria, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP, 1999). RAMREZ NIETO, Jorge (2000). el discurso vargas Capanema y la arquitectura moderna en Brasil. Bogot: Universidade Nacional de Colmbia. RUBIM, Antonio Albino Canelas (2006). Polticas culturais entre o possvel e o impossvel. Texto apresentado no II Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador. ______ & RUBIM, Lindinalva. Televiso e polticas culturais no Brasil. In: revista USp. So Paulo, (61)16-28, mar.-mai. de 200. SARCOVAS, Yacoff. O incentivo fiscal no Brasil. In: Teoria & Debate. So Paulo, (62)58-62, abr.maio de 2005. SARNEY, Jos (2000). Incentivo cultura e sociedade industrial. In: JELN, Elizabth e outros. Cultura e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo Nacional de Cultura, pp. 27-. SCHELLING, Vivian (1991). A presena do povo na cultura brasileira. Ensaio sobre o pensamento de Mrio de Andrade e Paulo Freire. Campinas: Unicamp. SCHWARZ, Roberto (1978). Cultura e poltica: 196-1969. In: O pai de famlia e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp. 61-92. SERFATY, Clara (1993). Polticas culturales interestatales y programas de intercambio cultural. In: JCOME, Francine (org.). Diversidad cultural y tensin regional: Amrica Latina y el Caribe. Caracas: Nueva Sociedad, pp.105-18.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies. revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007.

113

SOUZA, Jos Incio de Melo (1991). Ao e imaginrio de uma ditadura: controle, coero e propaganda poltica nos meios de comunicao durante o Estado Novo. So Paulo: Escola de Comunicaes e Artes da USP (dissertao de mestrado). SOUZA, Mrcio (2000). Fascnio e repulsa. Estado, cultura e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: Fundo Nacional de Cultura (Cadernos de Nosso Tempo, nmero 2). TOLEDO, Caio Navarro de (1977). iseb: fbrica de ideologias. So Paulo: tica. VELLOSO, Mnica Pimenta (1982). Cultura e poder poltico: uma configurao do campo intelectual. In: OLIVEIRA, Lcia Lippi; VELLOSO, Mnica Pimenta e GOMES, ngela Maria de Castro (org.). estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 71-108. ______ (1987). Os intelectuais e a poltica cultural do estado Novo. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil, FGV. WILLIAMS, Daryle. Gustavo Capanema (2000). Ministro da Cultura. In: GOMES, ngela de Castro (org.). Capanema: o ministro e seu ministrio. Rio de Janeiro: FGV, pp. 251-269. ANTONIO ALBINO CANELAS RUBIM professor da Faculdade de Comunicao e do Programa Multidisciplinar de Ps-Graduao em Cultura e Sociedade da UFBA e Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. pesquisador do CNPq e ex-presidente da Comps. rubim@ufba.br Artigo recebido em 15 de maro de 2006 e aprovado em 9 de maio de 2006

También podría gustarte