Está en la página 1de 13

A Depresso na Viso Esprita

Reinaldo M. Macedo

Nossa formao acadmica e experincia profissional no nos credencia a abordar o assunto tema dessa nossa reunio de estudo pelo lado profissional. Mas nossa experincia com o atendimento fraterno e com o tratamento de sade na Casa Esprita ao longo de alguns anos, nossos estudos pessoais (atravs das obras de autores como Joanna de ngelis, Miramez, Divaldo P. Franco, Dr. Izaias Claro, Dr. Jason de Camargo, Dr. Milton Menezes, Dr. Jos Carlos Frutuoso, por exemplo) e por meio de participao em palestras com profissionais na rea de Psicologia e Psiquiatria, nos do condies, como esprita cristo que somos, de abordar perfeitamente os temas psicolgicos que Jesus abordou... Afinal, o Evangelho de Jesus pblico e est ao alcance de todos. Jesus foi e prossegue sendo um psicoterapeuta por excelncia. O que aconteceu ao longo da histria que o homem envolveu e atribuiu muitas vezes a uma mstica e a uma pregao exclusivamente evanglica a mensagem de Jesus... Colocando-a muitas vezes alienada e longe das aflies humanas, inclusive nesse aspecto em particular que falamos hoje, ou seja a depresso. Mas todos aqueles que fizerem uma releitura do Evangelho luz da Psicologia moderna, percebero que Jesus na realidade antecipou-se prpria Psicologia. Significados no Dicionrio Melancolia 1- Estado mrbido de tristeza e depresso. Estado de languidez e tristeza indefinida. 2- Afeco mental caracterizada por depresso em grau varivel, sensao de incapacidade, perda de interesse pela vida... Podendo evoluir para ansiedade, insnia, delrio de auto-acusao e at a tendncia ao suicdio. Lembramos aqui Judas Iscariotes que suicidou-se devido ao sentimento de culpa por ter denunciado Jesus e por no ter estrutura psicolgica para reerguer-se dessa culpa. Depresso Distrbio mental caracterizado por adinamia, desnimo, sensao de cansao e cujo quadro muitas vezes inclui ansiedade em maior ou menor grau. Adinamia Estado de prostrao fsica e/ou moral. Breve Histrico sobre a Depresso No sculo passado, a depresso era chamada de melancolia e tambm de doena da afetividade. A pessoa perde a afetividade pelos entes queridos.

At ento se acreditava que o ser humano pensava pelo fgado e amava com o corao (hoje, ns espritas j sabemos que o esprito quem governa o corpo e no o contrrio). Por isso que o mal humor era encarado como um estado fsico e se aproximava das chamadas coisas do pensamento. Naqueles tempos, pensava-se que o fgado dos melanclicos estava saturado de fluidos doentes aos quais dava-se o nome de blis negra, que era segregada pelo fgado devido aos maus pensamentos. At hoje usamos a expresso preciso desopilar meu fgado (ou seja, botar pra fora o mau humor, rir um pouco, etc.). Isso uma prova do que ficou da cultura daquela poca. Acreditava-se que para o excesso de blis-negra, a teraputica indicada era a sangria, a ingesto de laxantes e de vomitrios... O que gerava alto ndice de desidratao chegando a ser mortal... E tambm no trazia nenhum resultado confivel (vemos isso nos filmes de capa e espada). Paralelamente, a vaso-constrio (que o aperto ou relaxamento... agradvel ou desagradvel) que se sente quando temos boas ou ms emoes... Era confundida com os sentimentos de amor e raiva... Um aperto no corao... Da porque acreditavase que o corao era a sede do amor. Esses fatos, idias e pensamentos se deram na Idade Mdia, at a metade do Sculo 16, aps o incio do pensamento renascentista (na poca, Michelangelo pintava o teto da Capela Cistina e ele j dava claras mostras de sofrer de melancolia). Mas no sculo 16, pela 1 vez se usa a palavra Depresso. A pessoa de Shakespeare, naquela poca, era famosa tambm pela sua melancolia (vide a pea Hamlet). Levando o Crebro em Considerao Mas no Sculo 17, comeou-se a estudar e a se levar em considerao o crebro humano... E desde a o enfoque dado depresso comeou a mudar muito. Um psiquiatra americano descobre que a qualidade de irrigao dos vasos sanguneos dos neurnios cerebrais responsvel tambm pelos distrbios neurticos, pela esquizofrenia e por outras manifestaes psicticas. No Sculo 19, temos personalidades famosas e depressivas como Leon Tolstoi e Schuman (msico famosssimo que suicidou-se em plena crise depressiva). No sculo 20, a Psiquiatria classifica depresso como Unipolar e Bipolar: Unipolar - tristeza, desinteresse pela vida, prostrao; Bipolar - delrios, alucinaes visuais e auditivas, sndrome de super-homem, etc.

Em 1940, descobre-se que o ser humano possui cerca de 5 bilhes de neurnios. A expectativa de vida era de 40 anos de idade, e com 50 anos a pessoa j era considerada velha, praticamente incapaz de aprender. Em 1950, com a inveno do microscpio eletrnico, descobre-se que o homem possui cerca de 50 bilhes de neurnios e dos quais morrem 15.000 por dia. A espectativa de vida sobe para 50 anos, e para 60 anos a chamada velhice. Em 1970, descobre-se que o ser humano possui no 50, mas 70 bilhes de neurnios, e a Neurofisiologia conclui que por mais neurnios que percamos temos uma reserva tcnica para mais 2 vidas cerebrais! No entanto, nos dias atuais constata-se claramente que no existe a chamada terceira idade, mas sim a melhor idade, como diz com alegria Divaldo P. Franco numa de suas palestras. No sculo 20, comprovamos isso, lembrando alguns exemplos de nomes tais como: Chico Xavier, Madre Tereza de Calcut, Golda Meyer, Charles de Gaulle e tantos outros... Mas, certamente, os irmos vo se lembrar de outros irmos bem pertinho da gente que so exemplos de pessoas que vivem de bem com a vida... S velho quem se considera velho, afirmam os bons espritos... Ser velho um estado de esprito... Confiram isso nas bibliotecas e nas livrarias das nossas Casas Espritas... Entre 1990 e 2000, descobre-se que o homem possui de 75 a 100 bilhes de neurnios (Divaldo brinca que os homens possuem alguns bilhes a mais... Mas que no servem para nada). Conforme o Dr. Izaias Claro, as mulheres possuem fatores mais especficos do que o homem e que a predispe depresso... Numa abordagem muito simplista, so fatores psicolgicos, fisiolgicos, hormonais, emocionais... Existe uma proporo registrada de cerca de 5 mulheres com depresso para cada homem. Mas esse nmero muito relativo... Pois tem-se que considerar que as mulheres extravasam mais suas emoes, enquanto que os homens maquiam muito mais as suas prprias emoes... Por questes scio-culturais e outras, o homem busca compensaes que mascaram a sua realidade emocional... Bares, futebol, esquinas, etc... As mulheres buscam ajuda mais rpido... Os homens nem tanto... Os nmeros falados e registrados so esses... Mas bem que poderiam ser outros... A Inteligncia A inteligncia nos foi dada por Deus para que pudessemos evoluir nos planos material e espiritual.

Toda essa tecnologia que estamos vendo no mundo produto da inteligncia do homem... E inteligncia, ns espritas j sabemos, uma propriedade que pertence ao esprito e no ao corpo. No faz sentido evoluir somente na tecnologia e no plano material, porque isso limita a perspectiva do homem e da vida. Um Pouco sobre os Neurnios As teorias bioqumicas mostram o substrato bioqumico da depresso. H hoje no mercado os antidepressivos que agem na recaptao da serotonina, por exemplo, e ela, mantendo um nvel de ao mais prolongado sobre os neurnios em determinada rea cerebral, equilibra o depressivo. Por isso, v-se por a as pessoas falando sobre problemas cerebrais e neurnios, querendo justificar a depresso exclusivamente sob esse ngulo, colocando somente no crebro fsico a responsabilidade sobre a causa dessa doena. Mas, no fundo, o estado bioqumico do indivduo, apenas reflexo da alma, reflexo de aes desta vida, ou de outras vidas, por causas diversas, como por exemplo, sentimentos de culpa, sentimentos de menos valia, covardia perante as lutas, suicdios passados, orgulho ferido, medo de enfrentar as provas, etc... Se h alterao neuro-bioqumica, h necessidade de assistncia mdica especializada e de medicao, mas tambm de uma grande dose de esforo e vontade, para a alma voltar ao equilbrio. Com a medicao, temos a ao do medicamento agindo sobre o efeito que se manifesta no corpo... Mas com a perseverana da vontade, com o estudo, com a f em Deus, com o trabalho no bem, se estar agindo sobre verdadeira causa, que est no esprito... A o equilbrio retornar, o equilbrio fsico/psquico. A depresso, como vimos, tem a ver com humor, melancolia, emoes, sentimentos, afetos, tristeza, amor, desamor... E isso no sentido no/e pelo crebro... Esses sentimentos e sensaes so territrio de domnio do esprito, e portanto requer uma reviso na conduta da pessoa e uma reforma ntima de atitudes diante da vida... Concluso: A Inteligncia, portanto, no est no crebro e se no est nele tambm no est nos neurnios em si! Os estudos dos neurnios e das redes sinpticas (rede de conexo entre neurnios vizinhos) tem levado os cientistas a descobertas surpreendentes no conhecimento qumico cerebral, chamando a ateno para os elementos neuroqumicos, porque atravs deles que veiculam as mensagens no somente dentro do crebro, mas tambm por todo o corpo humano! Determinados distrbios de comportamento so originados pelo excesso ou pela falta dessa ou daquela substncia qumica no crebro. Muitssimo bem... Mas ento qual o fator que determina esse excesso e a falta de substncias qumicas? O que dispara isso? Onde est o gatilho do disparo ou o freio da conteno? Quem o sujeito que providencia excesso ou falta?

Exemplo: Em 1984, na Universidade de Iowa nos Eua, um psiquiatra descobriu que no crebro dos esquizofrnicos existe deficincia na metabolizao (processamento) do aminocido serina (que encontrado na maioria dos alimentos que possuem protenas). Essa serina a substncia que equilibra a glicina, que regula o nvel da dopamina. A dopamina ento acaba sendo produzida em excesso e surge ento esquizofrenia. Mas por que existe a essa deficincia da metabolizao? A Cincia busca sempre, e cada vez mais, explicao para os fatos... E por isso que: - j existe a ABRAPE Associao Brasileira dos Psiclogos Espritas; - j existe a AME Associao Mdico Esprita; - o aumento de nmero de mdicos e outros doutores na cincia que aderem a Cincia Esprita; - j houve a fundao da UniEsprito Universidade Internacional de Cincias do Esprito (www.uniespirito.com.br), que busca os pontos de encontro entre Filosofia, Cincia e Religio, abordando o homem de uma forma integral, ou seja, bio-psicosocio-espiritual, fundada em 25 de janeiro de 2004; - j existem cerca de 100 hospitais espritas no Brasil; - o ESDE j feito at pela Internet, e at em espanhol (www.espiritismo.cc); - a partcula Deus j est em discusso (Boson de Higgs tomo, eltrons, prtons, nutrons e outras). As provas esto a... O Homem j comea a esbarrar fortemente com o perisprito e o esprito nas pesquisas cientficas. -> Ler parte do Livro Alm da Matria Robson Pinheiro / Joseph Gleber Necessidade do Tratamento Mdico na Depresso Enfatizamos com veemncia que depresso requer cuidados mdicos especializados... Existe necessidade de uma medicao bem dosada e muitas vezes combinada, controlada invidualmente pelos mdicos para cada caso, visando a regularizao do processo bioqumico do crebro... Exigindo acompanhamento psicoterpico... Mas tambm requer cuidados espirituais... No somos s corpo... Somos esprito tambm... J sabemos que o esprito comanda o corpo e que, por ser imortal, preciso mudar pensamentos e atitudes para manter o equilbrio da vida orgnica... Se algo estiver desequilibrado nela... E bom lembrar que a depresso tambm no est vinculada exclusivamente a quadros de influenciao externa obsessiva... (obsesso). Mas que, sem dvida, podem e vo facilitar esse fato pelo estado de desequilbrio vibracional em que pode ficar o paciente.

Sentimentos e Emoes O crebro o veculo de expresso da mente... Ele transmite as ordens ao corpo material... Mas no a prpria mente. Entre expressar e ser existe uma distncia incomensurvel. Como sabemos, os neurocientistas vm localizando no crebro as regies correspondentes fala, audio, viso, ao paladar, ao controle dos movimentos, etc... J conseguiram descobrir o percurso at de algumas emoes, bem como o trabalho dos neurnios no comando dos agentes psquicos resultantes dessa energtica em movimento. Descobriram tambm que dependendo da emoo ou do sentimento, o crebro atua na produo de certos hormnios e substncias qumicas correspondentes ao tipo de funo psquica exercitada naquele momento. -> Ler parte do Livro Educao dos Sentimentos (Jason de Camargo) Fora de Vontade Essa a mola propulsora de toda essa tecnologia que vemos no mundo, de todos os avanos mdicos, informtica, mecnica, espacial, eletrnica... Ela provm do estado de esprito, que tanto se fala por a... O ser humano efetivamente o que pensa... Vejamos o exemplo de Jlio Iglesias que h 30 anos atrs sofreu um acidente no Canad e ficou completamente paraltico... E que hoje canta e encanta o mundo com sua voz e sua msica... (fora de vontade). O mesmo aconteceu com o cantor brasileiro do Grupo "Os Paralamas do Sucesso", Herbert Vianna, cuja esposa veio a fazer seu retorno a ptria espiritual... (fora de vontade). Alis, cada um de ns deve ter conhecimento de casos semelhantes espalhados pelo mundo... E muitas vezes to perto da gente... Seja com vizinhos, conhecidos, amigos, parentes... (fora de vontade). Queremos deixar bem claro que quando nos referimos ao estado do esprito falamos de sintonia vibracional desse esprito... Quanto ao seu positivismo ou no diante da vida... Do seu otimismo ou no diante dos problemas que o afligem... Da qualidade das suas ondas cerebrais costumeiras... Qualidade dos seus hbitos... Do respeito pelo corpo e pela vida... Do seu cuidado com sua evoluo espiritual... Somos carne e esprito... No podemos relegar nenhum dos dois... T l no Evangelho... tens para Reflexo

Neste ponto gostaramos de deixar, naturalmente para reflexo de todos os presentes, encarnados e desencarnados, algumas questes: - Estamos seguindo as prescries do maior maior tratado de psicoterapia do mundo, que o Evangelho de Jesus? - Que parceiros espirituais temos tido ao nosso lado, devido as nossas atitudes e pensamentos? - Que parceiros espirituais temos sido para os outros, atravs de palavras e aes? - Como estamos lidando com o prximo? Estamos fazendo a eles aquilo que gostaramos que nos fizessem? - Como estamos lidando com o rancor e com a mgoa? Estamos perdoando? - Como amigos, temos emprestado o ombro para o choro de um irmo de jornada? Temos apaziguado coraes? - Estamos ajudando materialmente tambm a algum? - Como vai nossa pacincia e tolerncia? Temos praticado ambas? - Precisamos policiar mais nossa maledicncia? - Temos confortado algum doente? - Como temos lidado com o nosso prximo mais prximo, que so os nossos familiares? Sabemos, como espritas, que o acaso no existe, e se renascemos naquela famlia bom motivo h de haver... - Temos elevado nossos pensamentos ao alto, atravs de prece e meditao, buscando sintonia com Jesus e com Deus? Encerramento Reflexo - Uma Mensagem de Otimismo - As Leis de Deus Nossa posio, ou seja, enquanto humanidade, diante das Leis Morais, define a situao moral geral do homem na Terra... E, conseqentemente, seu destino geral (falando de maioria). A evoluo intelectual, nos ensinam os espritos superiores, antecede a evoluo moral. Assim, podemos deduzir que realmente o estado atual conturbado da humanidade, por uma relao de causa e efeito, trar acontecimentos que iro fazer com que o homem se modifique... Isso quer dizer que se avizinha uma nova era para a humanidade.

Uma era de Regenerao do Planeta, na qual iro sendo atrados para planetas inferiores os espritos que no estejam conseguindo acompanhar o desenvolvimento moral dos espritos que continuaro na Terra... A Terra est completando o ciclo de ser o lar para os espritos que esto numa situao moral que ainda requer um Planeta de Provas e Expiaes para continuarem aprendendo. No castigo divino, misericrdia... Se o esprito foi criado para evoluir e no consegue num Planeta, acabar conseguindo num outro Planeta... (aqui lembramos dos Exilados de Capela). Nada acontece por acaso... Todo esse avano da tecnologia (em eletrnica, na energia atmica, na clonagem, na medicina) est fazendo com que o homem se aproxime da descoberta do esprito imortal e da para ter a conscincia da necessidade de reparao, pela natural responsabilidade de tudo o que faz e que pensa... Deus apenas nos deu o livre-arbtrio para que atravs dele construssemos nossa felicidade dentro das Leis da Natureza, que so imutveis por serem perfeitas. A cabe a pergunta: J estamos percebendo isso? Que estamos fazendo para fazermos as mudanas necessrias em nossas vidas? Estamos fazendo por merecer o direito a uma vida mais feliz, numa comunidade mais justa e mais fraterna, num Planeta de Regenerao? A evoluo do esprito, em vista da lei de causa e efeito, se far quer seja pelo amor ou pela dor... Isso apenas a constatao da perfeio das Leis Naturais e da Providncia Divina. Perguntas e Respostas Pesquisadas na Internet 1. Tenho um parente que tem entrado em crises de depresso. Chora, vomita, mesmo nos momentos em que est feliz. Ser que espiritual? - Os sintomas acima relacionados so caractersticos de um momento de depresso. Para o Espiritismo, a depresso uma sndrome que possui diversas possveis causas psicolgicas (psicodinmica) e at predisposies orgnicas. A Doutrina Esprita ainda acrescenta um outro fator agravante e mantenedor do processo: a obsesso. A obsesso a interferncia negativa de um ser desencarnado (que j deixou o corpo fsico) sobre um encarnado (cujo corpo ainda no pereceu). Nas nossas vrias reencarnaes, criamos afetos e desafetos, que, deixando o corpo fsico em ocasio da morte orgnica, conservam e cultivam os mesmos sentimentos bons e ruins com relao a ns. Nesse caso, podem querer manter o contato mental com o encarnado de sua afinidade, influenciando-lhe mentalmente atravs de sugestes de pensamentos e sentimentos perturbadores, seja pelo desejo de vingana, seja pelo apego demasiado vida material. Devemos lembrar, entretanto, que o desencarnado s poder atuar se encontrar campo mental favorvel, a depender dos hbitos, sentimentos e pensamentos do encarnado.

De qualquer forma, muito recomendvel que esse parente procure, em primeiro lugar, um bom profissional de sade (psiquiatra), para detectar o possvel diagnstico de uma depresso. Se for o caso, poder ser empregada psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos. Por outro lado, tambm seria muito interessante ele ir a um Centro Esprita, onde ser acolhido e ouvido, na tentativa de, atravs de reflexes, descobrir e trabalhar as causas da melancolia. L ele ser convidado a participar das palestras pblicas, sobre alguma lio do Evangelho consolador e receber fluidoterapia (passes magnticos e gua fluidificada) para recuperar as foras orgnicas. E, dependendo da situao, o caso poder ser levado s reunies de desobsesso, em que haver um dilogo com o possvel obsessor. Em todas as circunstncias, a reforma ntima dos pensamentos e sentimentos do paciente a terapia essencial para a verdadeira cura. 2. Sinto medo e um desnimo muito grande. Segundo o mdico, estou com depresso e estou tomando remdios. Estou melhorando, mas o medo me acompanha sempre. Na viso esprita, o que seria a depresso? - A conceituao de depresso para o Espiritismo a mesma que a Medicina d, isto , o conjunto de sinais e sintomas depressivos (tristeza, falta de prazer, insnia, perda do apetite, choro fcil, etc.) que duram por mais de 2 semanas, sem fator desencadeante muito claro (luto, por exemplo). A diferena que o Espiritismo investiga as diversas causas espirituais dessa doena. Considerando que todos somos imortais, e que reencarnamos vrias vezes para desenvolver nossos potenciais sempre evoluindo, as causas reais de qualquer doena encontram-se nesta ou numa existncia anterior. O Espiritismo considera que a depresso uma doena com componentes orgnicos e psicolgicos. Nesse sentido, o Esprito pode reencarnar com a predisposio (adquirida em outra reencarnao) de desenvolver a depresso, bastando poucos fatores precipitantes para desencadear a sndrome. Entretanto, a depresso pode ser adquirida, inconscientemente, sem o paciente perceber, na prpria reencarnao. No caso particular da depresso, devemos lembrar dois componentes geradores de doenas: a influncia do prprio Esprito encarnado (o paciente) que, atravs de pensamentos negativos, desenvolve distrbios orgnicos, e a influncia da obsesso. Na viso esprita, todos ns somos mais ou menos mdiuns, ou seja, possumos em maior ou menor grau a mediunidade, que faculdade humana natural (orgnica) de perceber Espritos desencarnados (que j deixaram o corpo no momento da morte). O Espiritismo nos esclarece que a Obsesso uma sndrome muito prevalente na populao, mas pouco diagnosticada, que se apresenta como o conjunto de distrbios psicolgicos e psiquitricos decorrentes da ligao mental que se estabelece entre o paciente encarnado (ns, que ainda possumos o corpo) e um (ou mais) desencarnado. Na verdade, poderamos estender esse conceito para qualquer relao mental e psicolgica inter-encarnados, inter-desencarnados, do encarnado para o desencarnado ou vice-versa que prejudica a sade mental de ambos. Um Esprito obsessor pode ter vrios motivos para obsediar um encarnado. Em nossas vrias reencarnaes criamos numerosos vnculos e afetos, nem sempre saudavelmente, representando uma semeadura que certamente colheremos mais tarde. Quando um desafeto v-se prejudicado, e no compreende as soberanas leis da

natureza e da Justia Divina, procura o encarnado "criminoso", mesmo depois, em outras reencarnaes, para vingar-se. A vingana uma das maiores causas de obsesso relatada. H tambm outros motivos que se somam, como o "parasitismo" mental pelo prazer, a paixo e o dio, etc. Naturalmente, o obsessor, por definio bvia, estar sempre em maior perturbao. O encarnado, por sua vez, receber esse "ataque" mental e sofrer por isso se, e somente se, o permitir. Isto , o campo mental propcio do encarnado d acesso para o desencarnado interferir. Pensamentos ociosos, ambientes viciantes, conversaes levianas, suprfluas e frvolas, clichs mentais e degradantes possibilitam um campo de fcil atuao ao obsessor. Cultivar o hbito da prece, vigilncia de pensamentos, conversaes nobres, controle dos impulsos, leituras edificantes e saudveis, estudar pginas do Evangelho no lar, etc., so os recursos teraputicos mais eficazes na preveno e tratamento das obsesses. Para complementar, o paciente, se desejar, tambm pode procurar uma casa esprita onde encontrar um servio de atendimento fraterno, poder participar de palestras, receber fluidoterapia (passes magnticos e gua fluidificada) para fortalec-lo externa e internamente. Se for necessrio, o caso poder ser levado s reunies medinicas espritas, em que o obsessor convidado a dialogar atravs de mdiuns treinados para que ele tambm possa ser atendido e liberar-se da idia de perturbao. Assim, recomendamos fortemente que voc analise essas questes, observe aquilo que est sentindo e busque a melhor terapia que lhe far maior bem, tanto no lado material (mdico, psiquitrico) quanto do lado espiritual, buscando, acima de tudo, resolver as causas da problemtica atual. Que Jesus, o sublime mdico das almas, nos fortalea e nos ampare nas nossas dores. 3. A sndrome do pnico tem alguma causa espiritual, ou somente orgnica e psquica? Uma pessoa em tratamento com sndrome do pnico pode ser passista? - O transtorno do pnico distrbio da ansiedade, com grande prevalncia na populao, que se caracteriza por "ataques de pnico recorrentes e imprevisveis, que so episdios distintos de medo e desconforto intensos, associados a vrios sintomas fsicos, como palpitaes (taquicardia), sudorese, tremor, dispnia (falta de ar), dor torcica, tontura e medo de destruio iminente ou morte" (Medicina Interna, Harrison, 15 edio). Essas crises tm incio sbito, com auge em 10 minutos e resoluo em 1 hora, e possuem freqncia varivel. A explicao fisiopatolgica para a sndrome do pnico reside em vias neurais do sistema nervoso central, particularmente o tronco enceflico, numa rede de neurnios chamada Locus Ceruleos. Acredita-se que o portador da sndrome possua uma sensibilidade aumentada a situaes estressantes gerando uma reao de defesa instintiva que todos ns temos em muito menor grau. H tambm algumas especulaes sobre predisposies genticas em famlias cuja freqncia de casos elevada.

Do ponto de vista esprita, bvia a interferncia espiritual na gnese da doena. Conflitos reencarnatrios, afrontamentos das leis naturais, gravadas na conscincia de cada um, e relacionamentos espirituais com obsessores-credores repercutem diretamente no perisprito. Este, est em ntimo contato ("molcula--molcula") ao corpo fsico, particularmente com as clulas do sistema nervoso, expressando seus distrbios na fisiologia normal dos rgos. Muitas doenas neurolgicas no tm outra causa. No livro "Tormentos da Obsesso", em "Novos Descortinos", o Dr. Igncio Ferreira, fazendo uma reflexo das repercusses da obsesso configurada como parasitose espiritual, esclarece: "Iniciando-se de forma sutil e perversa, a obsesso, salvados os casos de agresso violenta, instala-se nos painis mentais atravs dos delicados tecidos energticos do perisprito at alcanar as estruturas neurais, perturbando as sinapses e a harmonia do conjunto enceflico (...) Quando das suas graves intervenes no psiquismo dos seus hospedeiros, suas energias deletrias provocam taxas mais elevadas de serotonina e noradrenalina, produzidas pelos neurnios, que contribuem para o surgimento do transtorno psictico manaco-depressivo, responsvel pela diminuio do humor e desvitalizao do paciente, que fica ainda mais merc do agressor." Observamos a um exemplo de que as dificuldades espirituais do encarnado repercutem na harmonia neural, favorecendo o surgimento de diversos transtornos neurolgicos. Por isso mesmo, extremamente recomendvel que o doente abstenha-se momentaneamente de algumas atividades espritas que dependam de sua mediunidade, j que esta uma faculdade neurolgica que depende de um estado relativamente saudvel nessa rea. No captulo XVIII, de "O Livro dos Mdiuns", Kardec defende essa idia com muita nfase. No caso do passe, devemos lembrar que se trata de um processo medinico (mdium curador), em que Espritos bondosos atuam no sistema nervoso do mdium, pelo perisprito, para induzir a secreo de fluidos vitais saudveis e renovadores para o receptor. Nesse sentido, contra-indicado uma pessoa portadora do transtorno do pnico dar passes, no pela doena em si, que pode representar um perigo, mas pela distonia na rea espiritual. fundamental, pois, que a pessoa conscientize-se e busque o tratamento material e espiritual do seu problema. O tratamento deve pautar-se no trplice aspecto do ser humano: corpo, perisprito e esprito. Dessa forma, o tratamento psiquitrico extremamente recomendvel porque ir auxiliar na reabilitao da funo neural, gerando um alvio muito grande para o paciente. Mas isso no resolver o problema principal, a causa de base. necessrio, pois, um tratamento energtico, em que a pessoa deve receber o passe, a gua fluidificada, recuperando o equilbrio de seu campo energtico. Alm disso, e sobretudo, o paciente deve buscar um reconforto espiritual atravs da evangelhoterapia, em tratamentos desobsessivos (se for o caso), hipnose com terapia de vida passada (quando indicada), etc. Necessita, enfim, procurar transformar-se, vivenciando o Evangelho na prtica. Assim, h alguns inconvenientes de qualquer pessoa dedicar-se a trabalhar nas tarefas medinicas quando possua uma doena neurolgica de fundo espiritual. Porm, longe de se afastar do Centro Esprita, deve procurar integrar-se mais nas suas diversas atividades, participando e trabalhando em outros setores, como a evangelizao

infantil, a assistncia social, etc. E, dessa forma, encontrar espontaneamente o melhor tratamento para, um dia, voltar a exercer suas funes medinicas. 4. A epilepsia tem uma explicao espiritual como no caso do autismo? - A epilepsia uma doena neurolgica e possui matrizes cerebrais para que ela ocorra. Porm, muitos fatores podem provocar essas alteraes cerebrais e, dentre eles, h o fator espiritual. Toda expresso, movimentos e aes do Esprito sobre o corpo se d atravs de excitaes (despolarizaes) eltricas nos neurnios do crtex (casca, camada externa) cerebral que, por sua vez, transmitem a informao atravs dos nervos para os msculos correspondentes, provocando o efeito. Por outro lado, o Esprito encarnado recebe as informaes sensoriais do ambiente (viso, audio, paladar, olfao, tato e outros) atravs de estmulos sensoriais em receptores perifricos (microscpicos) que convertem a informao em corrente eltrica atravs dos nervos at chegar ao crebro, onde neurnios determinados tambm se despolarizam levando a informao sensorial para o Esprito. Dessa forma, todas as manifestaes sensoriais e motoras do Esprito encarnado dependem da despolarizao especfica e organizada do neurnio certo no crebro. A epilepsia uma doena que se apresenta como uma crise sensorial ou motora (ou mista), em que, sem estmulo sensorial perifrico ou sem estmulo espiritual motor, um grupo de neurnios cerebrais alterados despolarizam-se espontaneamente, irradiando-se para reas cerebrais vizinhas, causando distrbios motores involuntrios (convulso) e/ou alteraes sensoriais espontneas (alucinaes). Essa crise dura em mdia 3 minutos, ou muito mais, se a doena for grave. O mais importante deve ser descobrir o que faz com que esses neurnios faam essas descargas espontneas. Qualquer leso cerebral pode causar isso. Um traumatismo craniano pode lesar a membrana de muitos neurnios e provocar distrbios de polaridade. Um tumor cerebral pode comprimir neurnios e forar despolarizaes eltricas. Causas genticas que alteram a excitabilidade de determinados neurnios tambm j foram identificadas. A grande contribuio do Espiritismo nessa rea apontar causas espirituais diretas e indiretas. No livro "A Gnese", no captulo XIV, Allan Kardec ensina que uma obsesso intensa (forte interdependncia entre o obsessor e o obsediado) e prolongada pode gerar leses orgnicas atravs dos fluidos espirituais "viciados": "Tais fluidos agem sobre o perisprito, e este, por sua vez, reage sobre o organismo material com o qual est em contato molecular (...) Se os fluidos maus forem permanentes e enrgicos, podero determinar desordens fsicas: certas molstias no tm outra causa seno esta." De fato, Kardec reconhece em O Livro dos Espritos, questes 481-483, que uma influncia espiritual obsessiva pode causar uma neuroleso epilptica e prope que o mtodo desobsessivo pode levar cura do paciente: "A ao dos Espritos secundria, eles nada mais fazem do que aproveitar uma disposio natural. A autoridade no pode suprimir essa disposio, mas a causa que a entretinha e exaltava; de ativa, ela o torna latente, e com razo para agir assim, porque o fato resultava em abuso e escndalo."

De qualquer maneira, mesmo as causas traumticas, genticas e orgnicas para a epilepsia possuem muitas relaes com mecanismos naturais das provas e expiaes, no contexto das causas atuais e anteriores das nossas aflies. Assim, apesar da epilepsia ter uma causa orgnica, a influncia espiritual para que ela acontea no pode ser ignorada. Concluso Final Nossa vida feita de escolhas... Depende somente de cada um de ns decidirmos os caminhos que iremos percorrer rumo a felicidade... O que s se dar atravs da nossa Reforma ntima... Pois a felicidade no uma estao na viagem da vida... a maneira pela qual se viaja! Que Deus nos abene a todos e... Muita Paz!

Cientista prev a cura do envelhecimento


Se as previses de Aubrey de Grey, cientista-chefe de uma fundao dedicada a pesquisas da longevidade, estiverem certas, a primeira pessoa a comemorar seus 150 anos j nasceu. E a primeira pessoa a viver at os mil anos pode demorar menos de 20 anos para nascer. Reinaldo Monteiro Macedo comenta.

Congresso de cincia, sade e espiritualidade ser realizado em Macei


A Associao Mdico-Esprita de Alagoas promove, nos dias 24 e 25 de setembro de 2011, a 2 edio do IV Congresso Universitrio de Cincia Sade e Espiritualidade, com o tema central "A tica da Vida, Ecologia e Espiritualidade". Inscries j se encontram abertas.

Sexonambulismo absolve homem de estupro


Stephen Lee Davies, um britnico acusado de ter estuprado uma jovem, foi absolvido em um tribunal do Pas de Gales por sofrer "sexonambulismo", um mal em que uma pessoa mantm relaes sexuais enquanto dorme e no dia seguinte no se lembra de nada. Marcia Leal Jek

También podría gustarte