Está en la página 1de 5

METODOLOGIA DE ESTUDO

Adotando seu prprio mtodo Cada pessoa tem um mtodo de estudo que melhor se adapta s suas caractersticas. Assim, um indivduo pode ter mais facilidade para absorver a matria assistindo s aulas do cursinho ao passo que outro pode sentir-se melhor fazendo resumos da matria que est estudando. Outros, ainda, podem preferir apenas ler a matria. Cada um de ns tem a capacidade de memorizar as informaes recebidas associadas a diferentes formas de transmisso: lendo, escrevendo, escutando ou falando. O importante voc descobrir o seu estilo e saber que est realmente aprendendo e fixando a matria desta forma. As Aulas do Curso Preparatrio Para quem possui tempo disponvel sempre vlido freqentar um curso preparatrio especializado em concursos jurdicos. As principais vantagens apresentadas pelos bons cursos so: 1) Economia de tempo: os cursos apresentam a matria de forma concisa e dirigida para os concursos, trazendo j para o aluno uma seleo das matrias importantes para os concursos. Alm disso, a velocidade da informao veiculada numa aula maior do que a realizada na leitura de livros. 2) Os professores, em geral, possuem bons conhecimentos sobre os concursos e podem proporcionar valiosas orientaes para direcionar os estudos de acordo com a preferncia dos examinadores. 3) Assistindo s aulas o aluno sempre ter a oportunidade de esclarecer suas dvidas com os professores e trocar informaes com os colegas. O Estudo em Casa O estudo em casa talvez seja o mais importante. Mesmo depois de ter freqentado a aula do curso preparatrio, o candidato deve revisar a matria dada. Desta forma ele estar garantindo que as informaes estejam indo para a memria conhecida como memria de longo prazo. Escolha um bom local para o estudo para que no atrapalhe a ateno. Leia e releia sempre a matria para firmar a compreenso do tema. Na segunda leitura, aproveite para realizar os apontamentos em suas apostilas e sublinhar os aspectos importantes e as idias mestras do captulo estudado. Mas apenas ler e reler um tema no garantia de um bom aprendizado. Para uma boa compreenso do que se est estudando, a pessoa precisa estar em sintonia com o assunto, raciocinar e concentrar-se ao mximo. No estudo em casa, recomendvel que se faa pequenos intervalos para no cansar em demasia. Muitas horas seguidas de estudo, sem descanso, podem prejudicar a aprendizagem. Grupos de Estudo O estudo em grupo tambm uma boa opo de estudo. Convidar colegas responsveis para uma reunio semanal uma prtica recomendvel. Veja algumas vantagens do estudo em grupo: 1) A discusso sobre um determinado tema facilita a memorizao; 2) Estimula o debate sobre os temas enriquecendo o conhecimento dos participantes; 3) Proporciona a troca de conhecimentos; 4) Prepara o candidato para a prova oral; 5) um estudo mais leve e quebra o isolamento do estudo solitrio.

ORGANIZAO E DISCIPLINA
Para conseguir maximizar suas potencialidade e minimizar o tempo despendido voc deve, principalmente, ter um plano de estudo bem esquematizado para a sua rotina. A organizao e a disciplina so dois fatores fundamentais nos estudos. Ser organizado saber o que deve-se estudar, quando, por quanto tempo e de que maneira. Organize-se de maneira prtica e de uma forma que voc pode cumprir o que determinou como plano de estudo. No adianta nada voc estabelecer 10 horas por dia de estudo, se voc trabalha, tem filhos, d aulas ou tem outros compromissos na sua vida. Seja objetivo e estabelea prioridades de estudo. O que estudar primeiro? Organize seu tempo de acordo com as metas estabelecidas por voc mesmo. No se engane, se voc mesmo que ir determinar qual ser seu plano de estudo, faa-o de maneira que possa cumpri-lo, estabelea metas de acordo com seu tempo e capacidade de absorver o contedo. Tenha autodisciplina e siga exatamente o que determinou. Claro que voc deve ser flexvel. Caso voc veja, depois de um tempo, que o plano de estudo no est adequado ou no est sendo eficiente, mude-o para que reflita sua capacidade de estudo. Isso tambm vale para estudos a longo prazo, a medida que voc vai evoluindo, sua capacidade de aprendizado aumenta e com isso voc deve adaptar sua maneira de estudar. No tenha medo de mudar. O que mais prioritrios nos estudos? O mais fcil? O mais demorado? O que tem peso maior nas provas? O que tenho mais dificuldade? Na verdade no h resposta para isso. A prioridade de estudo, primeiro, no imutvel, ela pode se adaptar ao longo dos tempos e somente voc poder dizer o que deve ser prioritrio. Mas o mais importante a disciplina em seguir essas prioridades, concentre-se no cumprimento das tarefas estabelecidas.

ETAPAS PARA SE PREPARAR PARA CONCURSO

Identificar o tipo de concurso que se quer prestar fundamental O desconhecimento das atribuies dos cargos almejados por muitos candidatos a concursos pblicos pode transformar o sonho de uma vida estvel e tranqila em frustrao. por isso que antes mesmo de iniciar os estudos para um concurso importante conhecer a rea de atuao do cargo pretendido bem como as possibilidades de promoo. A identificao do tipo de concurso que se quer prestar fundamental para iniciar um programa de estudo especfico para a prova, tendo em vista que os programas para concursos exclusivos para carreiras jurdicas e concursos que no so particulares para os bacharis em direito variam consideravelmente. Portugus, Direito Constitucional e Direito Administrativo so matrias abordadas em qualquer concurso e, se ainda houver dvida sobre qual prestar, deve-se comear a estudar por elas. Uma vez inscrito num concurso, leia de forma detalhada o edital, estude o programa do concurso e trace uma estratgia de estudos. Lembre-se sempre de que o nmero ideal de horas de estudo o mximo possvel, mas sem sacrifcios excessivos, pois sem sade fsica e mental impossvel absorver qualquer conhecimento. A cada dia estude aquilo que foi planejado previamente, nunca crie a iluso de que aps um dia perdido de estudos possvel compensar as perdas no dia seguinte, imprescindvel ser disciplinado para se ter sucesso.

INTERPRETAO DE TEXTOS
A leitura deve ser um hbito para uma correta interpretao dos textos, portanto necessrio exercit-la. Alm de ampliar o vocabulrio, ler diariamente estimula a concentrao do candidato e o ajuda a entender com mais facilidade as questes da prova. imprescindvel que o candidato leia, a princpio, os assuntos que tem mais afinidade, e depois, os mais diversificados temas. Desta forma, gradativamente, ele se acostumar a ler. Em uma prova poder cair qualquer tipo de texto, como economia, literatura, comrcio, poltica, cultura etc, logo, o interessado na vaga tem que estar preparado para interpretar todos os tipos de contextos possveis. E isso s possvel atravs da leitura. H tambm a questo de entender os enunciados e os pontos do exame. Independente da disciplina, todos devem ser compreendidos corretamente. Este o diferencial de quem sabe, e de quem no sabe interpretar textos.

DETERMINAO EM PASSAR
A primeira coisa a fazer quando decidir prestar um concurso para a carreira pblica ter certeza de que isso que voc quer realmente. Se a sua real vocao. Prestar apenas porque est desempregado ou porque seus pais assim desejam, o obrigar a fazer algo que o seu subconsciente estar rejeitando. E tambm, prestar um concurso apenas por prestar, no vai adiantar em nada. Ningum passa em um concurso por sorte. S com muito esforo e determinao que voc chegar l. como atravessar um rio caudaloso: ou voc fica onde est ou nada com toda sua fora para chegar ao outro lado, do contrrio, a correnteza o levar. Assim, o mais importante aspecto da sua caminhada a determinao em chegar l. Todos que passaram nestes concursos porque fixaram uma meta rgida e estavam decididos a cumprila. Faa o mesmo! Acredite em voc, apostando todo o seu esforo e tempo em algo que ir se concretizar. Lembre-se: no preciso ser gnio para conseguir xito num concurso, basta ter fora de vontade. Acredite que voc plenamente capaz de alcanar seu objetivo!

Obstculos: Estando determinado e confiante de que chegar l, voc precisa ainda estar preparado para todas as dificuldades que sero enfrentadas pelo caminho: 1) Tempo: Voc estar correndo contra o tempo, quanto mais o tempo passa, mais a ansiedade de se passar logo nos concursos poder tomar conta de voc. preciso planejar muito bem as suas metas a longo prazo. 2) Solido: Voc passar boa parte do tempo sozinho, apenas estudando. Esse isolamento pode ser muito prejudicial, por isso, importante que voc reserve um tempo para se distrair com outras pessoas. um momento da sua vida em que importante o apoio de seus familiares e amigos. Mas procure conversar com eles outras coisas que no sejam atinente aos concursos. 3) Preconceito: Ningum reconhecer o esforo do seu estudo. Para todos, o fato de voc s estudar e no trabalhar o far um "bon vivant". S quem conhece esse processo que pode imaginar o quanto rduo e desgastante. Isso pode trazer alguma irritao ao candidato, por isso, a pacincia no trato com as pessoas fundamental. Esses so somente alguns dos obstculos a serem vencidos por voc neste desafio, mas no se preocupe, para quem acredita que chegar l e est determinado, esses banhos de gua fria so refrescos

7 PECADOS DO CONCURSANDO

Os pecados capitais levam ao inferno, os do concurso reprovao, desnimo e desistncia. Os pecados capitais so os seguintes: gula, soberba, inveja, preguia, ira, luxria, avareza. Vamos v-los agora em sua manifestao concursndica.

A gula a pressa de passar. Como sempre digo: concurso se faz no para passar, mas at passar. Assim, esquea a pressa e comece a estudar com regularidade, planejamento e antecedncia. Os concursos esto vindo aos montes, e continuaro assim. A aprovao resultado de um processo longo, mas algo que voc se trabalhar direito pode contar.

A soberba a arrogncia, o achar que j se o Sabe-Tudo, o rei da cocada. Muitos candidatos inteligentes e bem formados so vtimas da soberba, ao passo que os menos capazes, mas esforados, chegam l, assim como na histria da corrida da lebre com a tartaruga. A humildade nas aulas, no estudo, nas provas, em todo o processo, enfim, o caminho para a glria.

A preguia. Nem preciso escrever nada. A palavra auto-explicativa. Mas deixe-me dizer uma coisa: eu sou meio preguioso. S que sempre fazia o que devia ser feito, quando, me imaginava desempregado e sem grana, caso deixasse a preguia me dominar.

A inveja acontece quando o concurseiro fica vigiando a vida, as notas e as coisas boas que os outros possuem ao invs de ir resolver a prpria vida. impressionante como as pessoas pecam ao se compararem com os outros e dedicarem-se reclamao e autocomiserao em vez de estudarem e treinarem.

A ira representa deixar-se estourar, ou desanimar, pela enorme quantidade de fatos que tm justificadamente esse condo: cansao, carteiras duras (do curso e a sua), dificuldades com a famlia, com a matria, os absurdos ou fraudes em concursos, taxas de inscrio abusivas etc. haja pacincia! (ops! Estamos falando de pecados e no de virtudes). Nessas horas, no adianta irar-se. O jeito ir estudar, pois um dia a gente passa, apesar de tudo.

A luxria talvez o maior pecado. Veja nela o lazer exagerado, as viagens, passeios baladas e tudo o mais que delicioso, um luxo, e que nos tira tempo para estudar e treinar. Pois bem, equilibrar estudo e

lazer, administrar bem o tempo e saber estabelecer as prioridades essencial para chegar ao reino dos cus, digo, da nomeao.

A avareza tem duas manifestaes. A primeira, do candidato, quando economiza nos investimentos necessrios para ser aprovado. Vale a pena escolher os melhores livros, cursos e gastos, que incluem at mesmo os exames de sade para estar bem e enfrentar a maratona dos concursos. A segunda avareza, a pior delas, ocorre quando o cidado passa e deixa de utilizar o cargo e os poderes e competncias dele para o bem da coletividade. No sejamos avaros com o pas, nem com o povo que o (e nos) sustenta. Ao passar, para no ser blasfemo, herege ou apstata, preciso devolver ao povo o quanto ns custamos. Isso pode ser feito com trabalho, eficincia, simpatia, honestidade e entusiasmo. Cumprir o dever, e se puder, um pouco mais.

También podría gustarte