Está en la página 1de 6

UM RELATO DE EXPERINCIA SOBRE A PRTICA DE MSICA EM CONJUNTO NOS PRIMEIROS ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MSICA DA FACULDADE DE ARTES DO PARAN.

Priscilla Battini Prueter, Faculdade de Artes do Paran, Curitiba-PR O presente relato tem por objetivo compartilhar dados coletados sobre a disciplina de prtica de msica em conjunto realizada nos dois primeiros anos do curso de licenciatura em Msica da Faculdade de Artes do Paran, no perodo entre junho e outubro de 2007. A prtica musical em conjunto, que faz parte do currculo nas universidades, por vezes realizada por meio de disciplinas como canto coral, piano, flauta e violo funcional, orquestra de cmara, assim como a prpria disciplina de prtica de msica em conjunto. Essa disciplina prope a realizao de grupos vocais e instrumentais para execuo de repertrio, com padres estilsticos pr-estabelecidos. So duas aulas semanais de 50 minutos cada, totalizando 60 horas/aula durante o ano letivo. De acordo com o plano de ensino proposto para a disciplina, listam-se alguns objetivos, como: Realizar a prtica de conjunto vocal/ instrumental cujo repertrio abranja temas tradicionais (domnio pblico) de diferentes nacionalidades; Realizar a prtica musical que utilize composies e arranjos dos alunos participantes; Experimentar o intercmbio entre diferentes grupos. Desenvolver a habilidade de execuo em grupo, de leitura de partitura e de cifras; Oportunizar ao aluno uma vivncia produtiva e analtica que apresente as condies necessrias para a viabilidade de continuidade de um trabalho musical em grupo; Levar o aluno a organizar ensaios, adaptar arranjos para a formao instrumental e vocal disponvel no grupo, construir repertrios coerentes.

Depois de analisado os planos de ensino de cada turma, foi pedido aos alunos que respondessem algumas questes. Os alunos responderam s seguintes perguntas: Quais so as suas perspectivas com a disciplina de prtica de msica em conjunto? 1. Melhorar minha participao de tocar em grupo; 2. Queria mesmo trabalhar em grupo, at mesmo com composies; 3. Ter a experincia da prtica do meu instrumento com outros; 4. Adquirir experincia em grupo com o objetivo de formar um grupo mais tarde; 5. No sei o que esperar; 6. Que a gente toque e tenha estrutura para tocar; 7. Desenvolver instrumentais; 8. Aprender a participar em conjunto e aprender estilos variados de msica; 9. Exercer e me familiarizar com a prtica musical conjunta; 10. Desenvolver tcnicas de arranjos, explorar timbres nas a prtica em conjunto, arranjos vocais e

composies e desenvolver tcnicas de composio; 11. Espero nesta matria praticar a msica em seus vrios estilos; 12. Tocar estilos diferentes e desenvolver outros instrumentos;

13. Respostas para as seguintes perguntas: Como a estrutura de um grupo musical? Como so realizados os ensaios? Como so realizadas as apresentaes? Repertrio escolha e preparao, Arranjos? 14. Tocar em grupo/conjunto, conhecer novos instrumentos e sua execuo, experimentar estilos diferentes, principalmente regionais e/ou populares; 15. Aprender a trabalhar com msica em conjunto; 16. Conhecer os timbres instrumental e vocal e a prtica na escola; 17. Trabalhar com repertrios variados, fazer arranjos. Cinco alunos no responderam a questo acima. Voc trabalha com msica? Dos vinte e trs alunos que entregaram o questionrio, dezesseis responderam que trabalham com msica. Dentre as atividades mencionadas constam aulas particulares de instrumento, canto, participao em grupos vocais e/ou instrumentais, aulas de musicalizao infantil. Trs alunos responderam que no trabalham com msica e cinco no responderam essa questo. Foi questionado tambm qual a formao instrumental de cada aluno. Foi solicitado que citassem, por ordem de domnio ou preferncia, seu instrumento, pois alguns alunos tocam vrios instrumentos. Com relao voz, foi requerido que escrevessem qual sua classificao vocal. Segue abaixo quadro demonstrativo da coleta de dados.

Quadro de instrumentos/vozes por turmas. Turma A Instrumentos Piano - 3 Voz - 3 rgo eletrnico 1 Clarinete (Sib) 1 Saxofone (Eb) 1 Violo - 3 Guitarra 1 Contra-baixo eltrico 1 Violino 1 Sopranos 1 Mezzo-sopranos - 2 Contraltos 5 Tenores 4 Bartonos - 1 Baixos 2 Vozes

Turma B Instrumentos Voz 3 Piano 2 Flauta Transversa 1 Guitarra 1 Bateria 1 Sopranos 3 Contraltos 2 Tenores - 2 Baixos - 1 Vozes

Estratgias pedaggicas utilizadas De acordo com Barbosa, Nascimento e Santiago (2007)


Em msica, a prtica necessria para capacitar o musicista a adquirir, desenvolver e manter aspectos tcnicos, aprender uma nova msica, memorizar msicas, desenvolver interpretaes e prepar-lo profissionalmente.

Num primeiro esboo, a grande dificuldade do ensino da disciplina aparentava ser a heterogeneidade do conjunto. Tanto quanto aos instrumentos como quanto capacidade tcnica de cada integrante. Como selecionar arranjos coerentes e que atendessem necessidade da turma? Como preparar um aluno profissionalmente por meio da prtica musical, que nessa disciplina ocorre em dois mbitos: a performance individual e a performance individual no contexto do conjunto? Ento, percebe-se o grande desafio do ensino da prtica de msica em conjunto: a motivao torna-se um fator relevante para o sucesso da aprendizagem. De acordo com Arajo, Ilescas e Torres (2007)
O tema da motivao no processo de aprendizagem suscita a ateno dos educadores de todos os nveis de ensino. No caso da Msica, particularmente no ensino do instrumento, este objeto tem sido especialmente considerado. Como aprender sem motivao?.

Com tanta heterogeneidade e subjetividade musical num grupo, os contedos abordados s teriam xito se fizessem parte do contexto cultural e social dos alunos. Segundo Woolfolk (2000), a motivao pode ser descrita como um estado interior que estimula o indivduo, direcionando-o e mantendo seu comportamento orientado para um determinado fim. Quando h uma identificao com o que est sendo aprendido, h comprometimento com os resultados obtidos. Partindo desse pressuposto, todos os dados coletados foram analisados e procurou-se realizar um cruzamento das informaes coletadas dos alunos com os objetivos e contedos da disciplina. Dessa forma, buscou-se aproximar os contedos abordados com as perspectivas individuais de cada aluno. Aps identificar alguns pontos em comum entre o plano de ensino proposto e o desejo dos alunos, os contedos foram reorganizados. Os contedos selecionados para o terceiro bimestre esto relacionados a grupos/ conjuntos vocais. Para o quarto bimestre, estaro relacionados a grupos/ conjuntos instrumentais. Algumas aulas foram tericas, algumas abordando contedos especficos de fisiologia vocal aplicada tcnica vocal, tcnica vocal, tpicos

em arranjos vocais; e tambm, em sua maioria, aulas prticas, onde os alunos executaram alguns arranjos vocais. A avaliao individual feita com base no desempenho em conjunto, tambm mostrou ser um grande desafio. Alguns aspectos foram observados, tais como: presena nas aulas, participao, material em sala, pontualidade nas aulas, interesse; entre outros. Porm, acredita-se que a avaliao da performance de um aluno possa ir alm de mritos de responsabilidade. Ao propor um trabalho vocal em conjunto, a evoluo do grupo pode ser avaliada tambm, e, alm disso, ser discutida com os alunos. necessrio que se compreenda que nessa disciplina, a atuao individual pode interferir no resultado do grupo e indispensvel que essa avaliao seja feita em grupo. Tambm como sugesto de avaliao, e no somente, mas tambm como parte do processo de aprendizagem da disciplina, optou-se por realizar uma apresentao do trabalho realizado pelos alunos durante o perodo. O fato de uma apresentao ter sido marcada pode influenciar no estudo e nos esforos individuais e do grupo para que haja melhora nos resultados obtidos.

Referncias WOOLFOLK, A.E. (2000). Psicologia da Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas ARAJO, R. C., ILESCAS, A. L., TORRES, G.F. Prtica Instrumental e motivao: uma reflexo sobre a disponibilidade da experincia de fluxo. In: Anais do III Simpsio de Cognio e Artes Musicais Internacional. BARBOSA, M.L.S., NASCIMENTO, L.C., SANTIAGO, D. Diagnstico da prtica musical na graduao em msica na UFBA (licenciatura e bacharelado).In: Anais do III Simpsio de Cognio e Artes Musicais Internacional. PARAN. Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Ensino Superior. Faculdade de Artes do Paran. Plano de Ensino do ano de 2007 da disciplina de prtica de msica em conjunto do 1 e 2 de licenciatura em msica.

También podría gustarte