Está en la página 1de 20

Gnero, sade reprodutiva e vida cotidiana Gnero, reprodutiv eprodutiva em uma experincia de pesquisa-ao jovens Janeiro com jovens

da Mar, Rio de Janeiro*


Regina Simes Barbosa 1 Karen Giffin2

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K. Survey and action on gender, reproductive health and daily life with youngsters in Mar, Educ. Rio de Janeiro. Interface - Comunic., Sade, Educ., v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007.

This article presents a conceptualization of action research which articulates Paulo Freires pedagogy with feminist methods of consciousness-raising. It aims to contribute to wider comprehension of the problems which affect Brazilian youth by presenting questions of daily life as they are experienced by young men and women who live in the Complexo da Mar, an extensive area of favelas in the city of Rio de Janeiro. These questions were identified through a process of action research which articulated young people in consciousness-raising groups that adopted the generating themes of gender identity, sexuality and reproductive health. These themes were connected to other significant questions which gradually emerged from the wider sociocultural and political dimensions that affect the lives of young people, particularly those who live in contexts of poverty, violence and exclusion from basic rights. An attempt is made to conceptually and empirically consolidate an outlook that transversalizes gender in social class and a paradigm of knowledge that legitimates new subjects of knowledge who are engaged in transformative social action. KEY WORDS: Youth. Reprodutive health. Research-action. Citizenship. O artigo apresenta uma conceituao da pesquisa-ao que articula a pedagogia de Paulo Freire e a proposta reflexiva e prtica do movimento de mulheres. Pretende contribuir para ampliar a compreenso dos problemas que afetam a juventude brasileira com base nas questes de vida e sade vivenciadas por jovens rapazes e moas moradores de uma rea favelada da cidade do Rio de Janeiro. Estas questes foram captadas por meio de um projeto de pesquisa-ao que aglutinou jovens em grupos de reflexo-ao que adotavam, como temas geradores, a identidade de gnero, a sexualidade e a sade reprodutiva. Esses temas iam gradativamente se conectando a outras questes significativas que emergiram das dimenses socioculturais e polticas mais amplas que afetam a vida dos jovens, particularmente daqueles que vivem em contextos de pobreza, violncia e excluso de direitos. Buscou-se consolidar, conceitual e empiricamente, o enfoque que transversaliza gnero na classe social e o paradigma de conhecimento que legitima um novo sujeito de conhecimento engajado na ao transformadora. PALAVRAS-CHAVE: Juventude. Sade reprodutiva. Pesquisa-ao. Cidadania.

Projeto desenvolvido entre 2002 e 2004, pelo Laboratrio de Gnero e Sade do Ncleo de Estudos de Sade Coletiva/NESC, UFRJ, e Ncleo de Gnero e Sade, Escola Nacional de Sade Pblica/ENSP, Fiocruz, com apoio da Fundao Ford e CNPq. Equipe de campo: Lucia Baptista (coordenadora de campo), Luis dos Santos Costa, Cristina Cavalcanti (pesquisadora), Baldinir Bezerra da Silva, Miriam Andrade Silva Afonso e Sinsio Jefferson Andrade Silva. 1 Psicloga; doutora em Sade Pblica; professora, Instituto de Estudos em Sade Coletiva, Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. <regina@iesc.ufrj.br> 2 Sociloga; ps-doutora em Sociologia; professora, departamento de Cincias Sociais, Escola Nacional de Sade Pblica Srgio Arouca, Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ. <karengi@ensp.fiocruz.br>
* 1 Praa Jorge Machado Moreira (Praa da Prefeitura), n 100 Cidade Universitria - Ilha do Fundo, RJ 21. 941-598

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

549

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

Introduo Este artigo pretende contribuir para ampliar a compreenso dos problemas que afetam a juventude brasileira por meio da anlise das questes de vida e sade vivenciadas por jovens rapazes e moas que vivem no Complexo da Mar, rea favelada situada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Essas questes foram captadas e visibilizadas por intermdio de um projeto de pesquisa-ao voltado para a populao jovem que reside nessa imensa e problemtica regio do Rio de Janeiro3. Os temas geradores que deflagraram o processo de reflexo-ao entre os jovens foram as identidades de gnero, a sexualidade e a sade reprodutiva. Porm, no enfoque de pesquisa-ao aqui adotado, esses temas foram paulatinamente se conectando a outros, que emergiram das dimenses socioculturais e polticas mais amplas que afetam a vida dos jovens, particularmente daqueles que vivem em contextos de pobreza, violncia e excluso de direitos de cidadania. Buscou-se consolidar, conceitual e empiricamente, a transversalidade do gnero na classe social e raa/etnia, numa perspectiva geracional. Conceitos e metodologia: gnero e pesquisa-ao O objetivo do projeto foi promover, por meio da perspectiva de gnero, a sade sexual e reprodutiva de jovens que vivem em contextos de pobreza. Estes foram os temas geradores que deflagraram - e se entrelaaram a - outros temas trazidos pelos prprios jovens e relacionados s difceis questes que afetam suas vidas e de suas comunidades. Tal enfoque - e tal percurso - advm de uma compreenso da dimenso de gnero que, ao invs de tom-lo como uma instncia que determina, por si s, diferenciais de vulnerabilidades entre homens e mulheres, o entrelaa e o dialetiza com outras identidades sociais, especialmente aquelas referidas a classe social, raa/etnia e gerao (Giffin, 2002; Simes Barbosa, 2001; Kergoat, 1996; Saffioti, 1992). Esta interpretao, relacional e transversal, advoga que o gnero se constitui, se amalgama e se concretiza em determinadas circunstncias materiais econmicas, sociais, polticas, culturais e geracionais. Portanto, refuta-se a existncia de Homens e Mulheres tomados como categorias universais e prope-se a analisar homens e mulheres situados em condies concretas de vida relacionadas, sobretudo, s suas inseres por classe social, raa/etnia e gerao4. Tendo em vista esta perspectiva, como podemos nos restringir ao debate sobre identidades de gnero, sexualidade e sade reprodutiva sem associar e interligar essas questes aos direitos a uma vida digna, ou sem questionar uma sociedade que exclui esse contingente da populao jovem do acesso a direitos elementares, como o direito de ir e vir?5 Como despertar a auto-estima, e o correlato desejo de se proteger das DST/AIDS, entre jovens que, ao pleitearem um emprego, no podem declarar seus endereos de moradia sob pena de serem sumariamente descartados? Como falar de sexo, amor e cuidado (auto e mtuo) num contexto de violncia social em que foras institucionais e paralelas torturam e matam jovens por motivos absolutamente fteis?

O Projeto de Pesquisa Jovens, Sade e Vida Cotidiana: uma proposta de pesquisaao, foi julgado e aprovado para execuo pelo Comit de tica em Pesquisa do NESC/UFRJ.

As questes associadas discriminao racial emergiram no campo e foram trabalhadas nos grupos, mas no foram incorporadas enquanto dimenso de anlise, devido s nossas limitaes ideolgicas nesse campo.

Qualquer jovem da Mar pode ser sumria e friamente assassinado pelo simples fato de residir em determinada localidade e circular em comunidade vizinha controlada por uma faco inimiga.

550

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

A pesquisa-ao (PA), por seu lado, filia-se a uma vertente epistemolgica e metodolgica que parte do questionamento radical do positivismo, paradigma de conhecimento que aspira objetividade, neutralidade e universalidade. Apesar das polmicas que envolvem este campo (Hollanda, 1993), e concordando com Reason (1994), situamos a pesquisa-ao como pesquisa do novo paradigma, onde a produo de conhecimento est intrinsecamente conectada construo do sujeito do conhecimento e ao transformadora. Afinal, uma proposta epistemolgica, conceitual e metodolgica que advoga a participao ativa, enquanto sujeitos do conhecimento, daqueles que, tradicionalmente, so tomados como objetos, coloca-se em outra perspectiva no que se refere ao que o conhecimento (sua natureza), quem pode produzi-lo (sujeito de conhecimento) e com que finalidade (reproduzir a sociedade atual ou transform-la). Portanto, a pesquisa-ao, tal como aqui concebida, pretende gerar, com e pelos sujeitos pesquisados, novos conhecimentos e aes coletivas que buscam transformar uma sociedade profundamente marcada pelas desigualdades e injustias sociais. O modelo de PA desenvolvido por nosso projeto caudatrio de duas vertentes que detm profundas afinidades conceituais, pedaggicas e metodolgicas: a pedagogia de Paulo Freire e a proposta educativa praticada pelo movimento de mulheres. A primeira vertente parte do preceito de que educar no transferir conhecimentos, mas uma relao de troca, permanente dilogo e profundo respeito entre educador e educando, em que ambos ensinam e aprendem. Neste sentido, relativiza a importncia do saber formal e valoriza o saber popular e os conhecimentos adquiridos nas experincias prticas da vida cotidiana. Nesta perspectiva, a prpria apreenso de conhecimentos formais est conectada a processos que articulam a racionalidade s dimenses afetivas, culturais, morais, coletivas e histricas. Assim, ensinar pressupe uma convivncia amorosa e uma postura curiosa e aberta dos educadores para com os educandos, e, ao mesmo tempo, uma atitude problematizadora que os instiga a se assumirem enquanto sujeitos sociohistricos do ato de conhecer (Freire, 1996). A finalidade ltima da educao, na viso freireana, a libertao de todos os oprimidos e explorados do sofrimento, da discriminao e da opresso que advm das iniqidades e injustias sociais, entre as quais as desigualdades de gnero. A conscincia das mulheres sobre sua opresso antiga na histria humana. Porm, somente na dcada de 1960 que se reconstitui um movimento social de mulheres com o propsito de lutar por relaes igualitrias entre os gneros. Neste processo, emerge a necessidade de formulao terica que explique a opresso feminina e fundamente as bases das transformaes sociais e culturais almejadas pelas mulheres. Assim, o conceito de gnero vem se contrapor explicao que justifica o papel de inferioridade social da mulher em funo de seu papel na reproduo biolgica, denunciando que este lugar de submisso tem causas histricas, polticas, sociais, econmicas e culturais definidas e pode ser, portanto, transformado. Epistemologicamente falando, os estudos de gnero emergem da experincia de reflexo coletiva de mulheres sobre seus corpos, emoes e vivncias

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

551

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

mulheres. enquanto mulheres Essa trajetria, que vai do concreto para o abstrato, do corpo para a razo, do afeto para as idias, levou as mulheres a questionarem, entre outros pilares da cincia ocidental, a prpria racionalidade dicotmica do conhecimento que, ao separar razo e emoo, teoria e prtica, sujeito e objeto de conhecimento, apresenta uma cincia neutra e descomprometida com a transformao social. Os grupos de reflexo que deram origem ao movimento feminista so uma expresso do processo de contestao da ordem vigente e da possibilidade de reconstituio da auto-identidade. Nesses grupos, o compartilhamento coletivo das experincias privadas permitiu a desnaturalizao das ideologias de gnero que, historicamente, encobrem a construo social das identidades masculina e feminina e, assim, a reproduo de hierarquias sociais. A percepo de que a prpria auto-identidade coletivamente construda e, portanto, passvel de transformao coletiva, foi expressa no lema o pessoal poltico e na nova auto-identidade poltica e cientfica das mulheres (Giffin, 2006, 1999, 1995). No campo das prticas educativas, as propostas do feminismo e da pedagogia da libertao freireana, na medida em que representam pontos de vista de explorados e oprimidos, guardam profundas afinidades. Em ltima anlise, ambas almejam a construo de caminhos que apontem para a superao das desigualdades sociais o que inclui as relaes entre homens e mulheres na direo de um mundo justo, fraterno e solidrio (Simes Barbosa, 2001a). O desenho metodolgico do projeto: grupos de reflexo de gnero Com base no referencial apresentado, e apoiados em nossas experincias anteriores6, desenvolvemos e implementamos uma proposta de reflexo-ao em grupos de reflexo de gnero (GRG) direcionados para os jovens da Mar. A proposta consistiu, primeiramente, no recrutamento preferencial (mas no exclusivo) de jovens que j atuassem como agentes sociais em suas comunidades, tendo por objetivos potencializar o papel de facilitador de reflexes desses jovens e constituir e/ou fortalecer redes sociais de jovens que tivessem como eixo a luta por direitos de cidadania para a juventude brasileira. Aps a constituio inicial de um grupo de jovens, esses eram convidados a escolher, j em processo de grupalizao, os temas que consideravam mais significativos para si e suas coletividades. Os temas eram escolhidos em meio a intensos debates, reflexes e vivncias, coordenados pelos facilitadores da equipe. Iniciava-se, assim, um processo de vrias etapas que, para fins didticos, podemos caracterizar como: estranhamento, problematizao e desnaturalizao do cotidiano, reflexo crtica e definio coletiva de aes/atuaes. As oficinas, mais que um conjunto de atividades ldicas que incluam jogos, dinmicas e outros exerccios grupais, pretendiam promover o crescimento do grupo, captando e trabalhando reflexivamente suas demandas e necessidades, desenvolvendo a auto-estima, habilidade comunicativa e capacidade de realizao de aes, de curto e mdio prazos, voltadas para a coletividade.

6 Projetos de pesquisa Mulheres de Periferia Urbana: construindo um modelo de interveno para a preveno das DST/ AIDS (NESC/UFRJ, apoio PN DST/AIDS MS) e Participao Masculina na Esfera da Sade Reprodutiva: uma proposta de pesquisa-ao (NESC/ UFRJ e ENSP/Fiocruz, apoio Fundaes Ford e MacArthur); ver tambm Valladares et al., 1987.

552

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

Os jovens participantes do projeto reconheceram amplamente que a metodologia reflexiva, por eles vivenciada e, posteriormente, por eles incorporada na atuao com outros grupos comunitrios, era muito diferenciada do modelo educativo tradicional. Como alguns declararam, fazer oficina, promover reflexo bem diferente de dar palestra ou ensinar aos outros o que correto, tal como na perspectiva normativa tradicional. Alguns depoimentos sinalizam quanto esses jovens podem se transformar, de objetos, em sujeitos da reflexo/ao transformadora:
... em diversas oficinas [de outros projetos] em que participei, nenhuma delas foi apresentada ou ministrada por pessoas da mesma faixa etria que eu, que entendesse e falasse a linguagem dos jovens presentes. Apesar de expor muito bem as informaes, eu no sentia que falavam diretamente comigo, pois o assunto mais abordado, que que temos que usar preservativo, vinha sempre como imposio e no por uma opo de sexo seguro. ... no projeto X [outro projeto social da Mar], o grupo foi capacitado pra ser multiplicador. Nosso trabalho era repetir o que tnhamos aprendido. ... eu acho que isso que faz a diferena de vocs [projeto de pesquisaao] em relao aos outros grupos. Estou descobrindo aqui que no basta dar o recado, tem que fazer pensar, relaxar, refletir. Nos outros grupos, as pessoas ficam falando o tempo todo, e a gente fica s ouvindo. Eu quero aprender a fazer oficina, no aula. ...aqui eu aprendi muita coisa, e j repito com meu grupo as reflexes que a gente faz aqui.

Particularmente no trabalho com jovens, de fundamental importncia considerar os campos da cultura, arte e das expresses criativas para a construo de pontes entre o saber formal e o saber prtico e a elaborao coletiva de valores ticos que fortaleam a noo e o sentimento de pertencimento social e cidadania (Simes Barbosa & Giffin, 2005). A imaginao, o pensamento e as sensaes dos jovens foram trabalhados por meio de diversas formas de expresso criativa: desenho, recorte e colagem, som, movimentos, expresso corporal, msica, dana, dramatizaes etc. Os trabalhos corporais facilitaram no s a interao do grupo como, tambm, a expresso de sentimentos. A utilizao de jogos teatrais e exerccios corporais na maioria das oficinas foi o recurso mais eficaz para lidar com as complexas questes trazidas pelos jovens. Se, por um lado, alguns deles se sobressaam pela agitao - falando muito, monopolizando as atenes - outros se caracterizavam pelo desnimo, pela dificuldade de concentrao, por um ou outro olhar distante, descrente. Esse tipo de postura parece estar associado a um sentimento de impotncia diante da realidade vivida e desesperana em relao a qualquer possibilidade de mudana. Freire j alertava para uma ideologia fatalista, imobilizante, tpica do discurso neoliberal, que insiste em convencer-nos de que nada podemos

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

553

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

contra a realidade social que, de histrica e cultural, passa a ser vista como quase natural (Freire,1996, p.21). Dessa forma, o trabalho educativo-reflexivo foi encaminhado no sentido de possibilitar o estranhamento e a problematizao de conceitos e valores alicerados numa viso conformista da realidade. O levantamento de dados que alguns grupos elaboraram e realizaram com outros jovens da comunidade atuou como um exerccio de expanso da capacidade de ver o mundo sua volta e perceber os espaos em que podem estar atuando de forma crtica e transformadora. Ainda segundo Freire, faz-se necessrio que o indivduo estabelea esse contato com sua situao existencial, concreta, presente e a estabelea como problema que, por sua vez, o desafia e, assim, lhe exige resposta, no s no nvel intelectual, mas tambm no nvel de ao (Freire, 1981). Desencadeadas pelas vivncias, as reflexes coletivas em torno de diferentes pontos de vista, no intercmbio de experincias dentro do grupo, favoreceram a comunicao entre os jovens e entre esses e seu entorno sociofamiliar: saber ouvir, saber falar, defender posies e buscar consensos so aprendizados que tendem a ser reproduzidos no convvio familiar e comunitrio dos jovens, como reconhecido por muitos participantes:
... eu mudei muito desde que comecei a freqentar essas reunies. Estou mais responsvel. As pessoas notam. ... o que mudou foi na minha vida familiar. Antes eu s escutava, e eles falavam, falavam ... Agora eu falo tambm. Descobri que minha opinio tem valor. ...eu, como os outros colegas, aprendi a ouvir mais os outros, a fazer as pessoas pensar a respeito dos problemas da sociedade: violncia, trfico, desigualdade social ...ver que, se cada um fizer a sua parte...o pas, quem sabe o mundo, pode ser bem melhor. ...entendi que esse trabalho ajuda a gente a se comunicar melhor. Comunicao muito importante.

O projeto previu, inicialmente, a constituio de um grupo de jovens por semestre, o que totalizaria, ao final de dois anos, quatro grupos (atuando de forma entrelaada). O tempo de trabalho previsto para cada grupo era de cinco meses, totalizando cerca de vinte oficinas por grupo. Os encontros semanais tinham durao mdia de trs horas, dependendo da disponibilidade do grupo e das condies locais. O trmino do grupo deveria ser, preferencialmente, marcado por um projeto de atuao individual e/ou grupal. Foi previsto que cada grupo se incorporaria aos grupos subseqentes, neles atuando como multiplicadores (com o acompanhamento dos facilitadores da equipe). Contudo, condies favorveis e desfavorveis influenciaram os rumos que o projeto tomou. No sentido favorvel, constitumos, ao longo de dois anos, sete grupos, totalizando cerca de oitenta jovens, ultrapassando largamente a meta inicial. Esse fato nos revela o enorme interesse que propostas deste tipo

554

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

despertam entre os jovens que vivem nesse contexto de to escassas oportunidades de (auto)desenvolvimento. Considere-se que nosso projeto, ao contrrio da maioria dos outros, no oferecia remunerao aos participantes. Como criticamente observou uma facilitadora de nossa equipe, tambm moradora da Mar, ao responder a uma dirigente de ONG local, que nos cobrou por no apresentarmos produtos culturais (em geral, performances artsticas) resultantes do projeto: ns no temos produtos para oferecer [no mercado cultural], ns produzimos conscincia crtica, algo no palpvel e perceptvel para olhares mais identificados com o consumo, que inclui uma certa glamourizao da cultura da favela, tal como atualmente promovido pela indstria cultural cinematogrfica e televisiva (Rede Globo, por exemplo). No segundo aspecto, constatamos, muitas vezes impotentes, que alguns grupos se desorganizaram e/ou se dispersaram em funo dos muitos e tensos momentos de confronto armado nas comunidades da Mar. Em alguns momentos mais crticos, alguns grupos pararam de se reunir. Em outros, a equipe conseguiu deslocar, temporariamente, as oficinas para o campus da UFRJ. Houve dois acontecimentos dramticos que atingiram, direta e indiretamente, dois participantes do projeto: tanto a me quanto um dos rapazes de um dos grupos foram acidentalmente baleados. Esses fatos abalaram profundamente os jovens desses grupos, o que exigiu da equipe total empenho, carinho e solidariedade para que eles, revoltados com o mundo injusto e violento que a est, no abandonassem o projeto. Cabe lembrar que esses dramticos fatos ocorreram aps a criao, pelos jovens, do esquete Mar, por que no?, em que procuravam significar positivamente a sua comunidade de pertencimento. Em nossas discusses de equipe, avaliando relatos e resultados das reflexes dos grupos, ficou evidenciada a urgncia da criao de ferramentas concretas para viabilizar uma outra poltica de segurana pblica. Alguns depoimentos de jovens participantes dos grupos apontam e denunciam as graves questes vivenciadas pelos moradores da Mar, particularmente os mais jovens:
No outro dia, meu filho me pediu pr comprar uma arma pr ele brincar: [o filho] Os meninos l da rua tem, me ...[a me] Arma machuca, meu filho ... [o filho] Machuca no, me ... Eles to s brincando... Na inocncia, ele tava falando dos guris que tavam na esquina, brincando com armas de verdade. Como falar com ele sobre violncia? Tem s quatro anos... E j t fascinado pelas armas, de olho nos meninos l na esquina. isso que ele v do porto....

Este depoimento sinaliza quanto as identidades de gnero se constroem intimamente entrelaadas aos contextos sociopolticos em que os indivduos vivem. Neste caso, vemos o fascnio que armas exercem sobre os meninos da favela, significando, simbolicamente, a constituio da identidade masculina hegemnica, associada fora e ao exerccio do poder. Como se contrapor a essa situao quando outras oportunidades de auto-realizao no esto dadas ou quando o ethos da masculinidade cada vez mais reforado nessa direo? (ver, por exemplo, Connell, 1995). Neste sentido, os jovens do projeto expressaram ter conscincia da situao que lhes cassa seus direitos de cidadania e reivindicaram, alm de escola e sade, o direito de ir e vir, oportunidades culturais e de lazer:

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

555

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

Deveria haver campeonatos ou incentivos para podermos mostrar nossa arte. Mais esportes para as crianas, desconcentrando um pouco essas atividades da Vila Olmpica.7

Em decorrncia desse cenrio, to desfavorvel ao cultivo de posturas positivas, de mtua confiana e da solidariedade que impulsionam a ao coletiva, tivemos algumas perdas decorrentes de necessidades de sobrevivncia bsicas, tais como: busca de emprego para ajudar na renda familiar, falta de apoio familiar e, mesmo, falta de identificao com a proposta. Entretanto, nenhum dos motivos que definiram o afastamento de alguns participantes foi mais doloroso do que v-los cooptados pelo esquema do narcotrfico - fato que fomos obrigados a assistir, impotentes, e que gerou, na equipe, doloroso sentimento de perda. Os participantes nos reportaram que, pelo menos, trs dos jovens que se afastaram j estavam seguramente envolvidos com o narcotrfico. O depoimento abaixo revelador de algumas das questes implicadas nesta dramtica (falta de) opo:
O F... no est mais vindo para o Projeto. Acho que ele mudou de turma. Problema de dinheiro. A famlia t passando apertado. Acho que ele no segurou a onda. Eu tenho visto ele com os caras na calada.

7 Vila Olmpica da Mar, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Da criana que olha fascinada para os meninos armados adeso ao narcotrfico, passam-se apenas alguns anos, em um perodo fundamental na formao da identidade individual e social dos indivduos, tendo a identidade de gnero participao protagonista nesse processo. Portanto, as questes de gnero, tais como aqui concebidas, estiveram perpassando todas as dimenses de vida dos jovens participantes do projeto, confirmando a oportunidade do enfoque transversal para o desvelamento e a compreenso da complexidade da constituio dos sujeitos sociais. Temas geradores e temas gerados por meio da reflexo-ao Como ocorreu em nossa pesquisa-ao com grupos de homens, o projeto a que este artigo se refere iniciou os grupos de jovens no processo reflexivo por intermdio dos temas gnero, sexualidade e sade reprodutiva que, gradativamente, se agregavam a outros temas identificados e trazidos pelos participantes. Em determinado momento do processo, quando o grupo estava j grupalizado, ou seja, j havia estabelecido um contrato de convivncia que selava o acordo do grupo em torno de valores ticos e normas de respeito entre os integrantes, iniciava-se a escolha dos temas de interesse de cada grupo. Por meio de dinmicas interativas e participativas, os temas eram identificados e elencados pelo grupo e nele. A dinmica dos jovens nos grupos apresentou-se com as caractersticas prprias dessa faixa etria: euforia, alheamento, mudanas bruscas de humor, exigncias de ateno por parte dos facilitadores, etc. Por conta disso, houve muitas mudanas no planejamento das oficinas, o que exigiu da equipe

556

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

constante ateno aos processos que se desenrolavam e, acima de tudo, jogo de cintura para o replanejamento de atividades e temas. Diante de uma ampla gama de possibilidades, tivemos de priorizar e imbricar alguns temas que se mostraram mais relevantes. Entretanto, algumas questes centrais, como a identidade de gnero, por exemplo, permearam toda a trajetria do desenvolvimento das oficinas, inclusive os debates sobre violncia, sade, famlia, cidadania, etc. Alguns temas que assumiram maior relevncia para os jovens e que apontaram questes de pesquisa, posteriormente investigadas e aprofundadas,8 esto apresentados a seguir. 1 Gnero, sade sexual e reprodutiva No decorrer do trabalho, moas e rapazes tiveram a oportunidade de confrontar idias e (pre)conceitos inerentes s culturas de gnero. A experincia de reflexo em grupos mistos mostrou-se um terreno frtil para emergirem 8 Encontra-se em fase dilogos, tenses, conflitos, controvrsias e, tambm, consensos. Desta forma, a de concluso uma pesquisa qualitativa metodologia promoveu reflexo sobre os esteretipos de gnero que permeiam que comparou jovens as relaes no cotidiano, estabeleceu sua relao com as condutas sexuais e participantes e no participantes de reprodutivas dos jovens e relacionou a discusso sobre as identidades de gnero projetos sociais em relao aos seguintes com as outras dimenses de vida, na perspectiva transversal. temas, identificados Na dinmica dos grupos, pudemos observar que, alm da participao por meio dos masculina ser mais restrita, o discurso dos rapazes tendia a ser abafado pela processos ocorridos nos GRG: identidade de veemncia com que as moas se colocavam em relao s diversas questes gnero, famlia, debatidas. Percebemos que a ideologia do gnero masculino, forjada, por um violncia, drogas, religio, cidadania e lado, na representao do homem provedor e autoridade no mbito da famlia poltica. e, por outro, identificada com o exerccio do poder por meio da fora na esfera pblica, embora ainda exera grande influncia no imaginrio masculino, tende a ser confrontada com uma nova realidade, onde a mulher vem ocupando espaos que, at ento, no lhe cabiam. Na fala de uma jovem:
Hoje em dia, so as mulheres que seguram a onda da famlia. Vocs, homens, no do conta nem de vocs mesmos.

Diante desta contradio, no podemos deixar de perguntar: como se sentem os rapazes que vivem nesses contextos? Dadas as dificuldades de emprego dos jovens, no estar esse enfraquecimento das possibilidades de ser o provedor impulsionando a atrao pelo outro poder masculino e influindo na massiva adeso desses jovens aos grupos armados? Fica aqui registrada a questo para futuras investigaes. Por outro lado, no mbito das oficinas, enquanto as moas denotaram uma vivacidade surpreendente diante dos desafios de um difcil cotidiano, os rapazes freqentemente pareciam mais acuados e inseguros diante da nova situao que se apresentava e para a qual no foram preparados. No se pode deixar de considerar que esses rapazes sofrem uma constante ameaa sua integridade fsica e, em muitos momentos, prpria vida, em decorrncia da constante violncia do trfico e das foras policiais, o que certamente repercute sobre uma identidade masculina ainda em processo de formao.

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

557

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

Como proposto, gnero foi uma questo trazida e debatida nos mais diversos momentos dos grupos. O mesmo ocorreu com a sade reprodutiva. Contudo, foram realizadas oficinas especficas que facilitaram o relato de experincias pessoais e potencializaram novas reflexes em grupo, como a dinmica do Crach de Gnero, que permitiu traar o perfil dos esteretipos masculino/feminino para, em seguida, problematiz-lo; e a construo do painel O Mundo do Homem O Mundo da Mulher, que abriu intensos debates sobre as relaes de gnero. O emocionado depoimento abaixo, de uma jovem participante de um dos grupos, indica a relevncia tanto do processo reflexivo para o trabalho educativo quanto de uma escuta acolhedora e compreensiva que possa representar um porto seguro nos momentos de turbulncias da vida:
Naquela hora, durante o exerccio de sensibilizao, que voc mandou levar a mo ao corao, alguma coisa mexeu diferente dentro de mim. Veio na minha mente aquelas meninas que passam grvidas na minha porta. Eu lembro como era a minha cabea quando fiquei grvida. Eu no sabia pensar. S sentir. Era muita confuso. Eu sabia de tudo, mas o problema era as coisas que eu sentia ( emoes ), que eu no entendia, no sabia nem como explicar... e como que eu ia falar disso? Falar disso com quem? Agora, quando a gente faz reflexo aqui no grupo, que a gente fala e escuta as histrias dos outros, que eu comeo a entender melhor como eu era antes e posso entender como essas meninas pensam, e a aumenta a minha vontade de fazer alguma coisa.

Nessa fala, percebe-se quanto o processo de autoconhecimento e reflexo, metodologicamente falando, um processo social, no sentido da importncia fundamental de se estabelecerem cumplicidades e empatia com o outro, tradicionalmente tomado apenas como objeto passivo da ao educativa. A nosso ver, essa constatao refora a propriedade dos GRG, quando se tem como objetivo gerar transformaes. A leitura do livro de depoimentos Palavra de Homem (Lopes et al., 2001), gerado por nosso projeto de pesquisa-ao anterior, levantou o interesse e a curiosidade dos participantes em relao s posturas diferenciadas de homens e mulheres, particularmente no que diz respeito aos cuidados com a sade. A partir da, vrios temas foram eleitos para reflexo e debate, tais como: paternidade e filiao, sexualidade, relaes de gnero e violncia domstica, entre outros. Vale a pena destacar o processo reflexivo desencadeado pelas dramatizaes, criadas e encenadas pelos participantes de um dos grupos, abordando o tema sade e problematizando as distintas formas como esta percebida por homens e mulheres. Em uma das dramatizaes, foi representada uma situao onde um homem morria em funo de sua prpria resistncia em aceitar que estava doente e precisava procurar tratamento mdico. Vale ressaltar que a encenao no descuidou da crtica sobre a precariedade de atendimento nos servios pblicos de sade, particularmente aqueles voltados para a assistncia aos homens. O tocante dessa encenao foi a revelao de que a cena montada baseou-se em uma situao real, tal como vivida pelo pai de uma

558

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

participante. A apresentao foi seguida de um caloroso debate., em que os jovens puderam perceber a existncia de lacunas no que se refere aos programas de sade voltados para a populao masculina:
Tem muito mais revista com informaes sobre sade pra mulher do que pra homem. Os homens parecem que tem vergonha de dizer que est doente. Eu mesmo nunca procurei o Posto de Sade. S tem mulher l. mais fcil pra mulher falar de suas dores.

Em outro grupo, uma dramatizao explorou as dificuldades encontradas pelas mulheres para negociar com seus parceiros o uso da camisinha. Nessa encenao, as mulheres identificam a seduo como o nico argumento convincente e no ameaador. Porm, constatam que, na maioria dos casos, as mulheres terminam por submeter-se vontade masculina. Na discusso que se seguiu dramatizao, ficou claro para o grupo que, mesmo se tratando de uma encenao, ainda difcil para as mulheres darem um novo rumo preveno de DST/Aids de forma a garantir sua sade. Houve consenso, entre rapazes e moas, de que a responsabilidade pela preveno de ambas as partes, embora se perceba que, na prtica, isso (ainda) no ocorre, ficando a responsabilidade maior ao encargo das mulheres.
A gente tenta, mas os caras no aceitam. Sei de muitas meninas que transam sem camisinha pra no perder o namorado. s vezes rola o clima, a menina d mole, e nem d tempo de pensar em mais nada. Vai assim mesmo... Acho que todo mundo sabe da coisa, mais isso no garante nada, porque a gente sempre acha que, com a gente, no vai acontecer nada. Se eu disser pr ele usar, ele vai achar que eu ando aprontando... No s usar tambm, tem que ler as instrues, seno arrebenta. Comigo j aconteceu, e eu quase pirei. Camisinha custa dinheiro, e tem cara que fica sem graa de pedir no Posto de Sade.

Nesses debates, a equipe resgatou e pontuou as conquistas alcanadas pelo movimento de mulheres, particularmente no que diz respeito s polticas pblicas de sade. Porm, no deixou de confrontar as conquistas formais, como aquelas consubstanciadas no Programa de Assistncia Integral Sade da Mulher, com a realidade da assistncia pblica sade das mulheres, ainda muito distante do ideal.

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

559

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

Portanto, nas calorosas discusses sobre as identidades de gnero e suas relaes com o cuidado com a sade, particularmente a sade reprodutiva, evidenciamos quanto o referencial transversal proposto permitiu a esses jovens no s problematizarem as identidades de gnero hegemnicas, como fazerem entrecruzamentos crticos entre as polticas de sade e as vrias dimenses de identidades sociais, tanto no plano coletivo quanto no individual, o que inclui a subjetividade. 2 Famlia Segundo Vasconcelos (1999), para a classe trabalhadora, a famlia representa um espao de conformismo e adaptao, mas tambm de resistncia a esta sociedade exploradora e opressora. Contraditoriamente, pode manter e reforar a subordinao feminina ao mesmo tempo em que procura proteger as mulheres e crianas da violncia social. Embora reproduza a dominao masculina, tambm um espao de resistncia subordinao dos homens ao mundo do trabalho. Assegura a reproduo da fora de trabalho para o capital, mas garante a sobrevivncia material e simblica da prpria classe trabalhadora. no s ncleo de tenses e conflitos, mas o lugar onde se obtm prazer, afeto e reconhecimento. Como prevamos, este tema esteve presente em todos os grupos de forma bastante significativa, na medida em que a maior parte dos integrantes ainda est agregada ao seu ncleo familiar de origem; e que a famlia continua a representar a principal e, s vezes, a nica rede de apoio social para esses jovens. O diferencial encontrado ficou por conta das diferentes fases de vida dos jovens nos diversos grupos. Alguns participantes do primeiro grupo, todos muito jovens, criticaram e responsabilizaram as famlias, e tambm o poder pblico, pela falta de apoio e estmulo aos jovens. Por outro lado, no segundo grupo, onde vrios participantes j haviam constitudo suas prprias famlias, esta foi percebida como um espao de grande importncia para apoio e manuteno do equilbrio dos indivduos. Aps o processo de reflexo, porm, o primeiro grupo passou a relacionar os problemas vivenciados pelas famlias com os problemas que atingem a coletividade e com os quais lidam diariamente, seja na condio de multiplicadores, seja na condio de membros de uma famlia. Esta viso crtica ficou patente quando, ao refletirem sobre as condies de vida na Mar sob a tica familiar, os primeiros questionamentos de ordem poltica comearam a surgir:
Percebo que aqui as crianas, na maioria das vezes, crescem muito rpido por causa da responsabilidade que so obrigadas a assumir, ou ento porque se envolvem com coisas erradas. Precisamos de mais projetos [sociais] pra beneficiar [tambm] os pais. Eu estou muito chateada, porque uma das meninas que eu ajudava contraiu AIDS. Estou me sentindo culpada, pois foi justamente no perodo que minha me me proibiu de distribuir as camisinhas para um grupo de meninas prostitutas que eu estava atendendo.

560

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

Ih !!! Se ele tivesse que depender da famlia, estava perdido. O pai dele alcolatra e a me dele cheira cocana. Ele quem cuida dos irmos. Faz comida e tudo na casa dele.

Esses depoimentos sinalizam quanto as inmeras carncias s quais esses jovens esto submetidos refletem-se sobre suas famlias e se tornam obstculos ao cuidado com a sade, inclusive a reprodutiva. Podemos, tambm, perceber os entrelaamentos entre situaes estigmatizadas pela sociedade - tal como a prostituio e a adico ao lcool e s drogas - e o cuidado com a sade. Ao problematizarem essas questes, os jovens esto potencialmente encontrando caminhos para super-las, tanto no plano individual quanto em suas atuaes como agentes de transformao. Enquanto isso, os participantes do segundo grupo, em que alguns j eram provedores familiares, identificaram a famlia e a comunidade como clulas matrizes da construo da identidade social e cidadania. Um lugar no mundo onde as pessoas, mesmo quando em processo de desfiliao (Castel, 1994), podem encontrar reconhecimento, apoio e estmulo para no desanimarem ou desistirem frente a tantas adversidades:
A famlia o porto seguro de todos ns. A gente no nada sem a famlia. Estou aqui para aprender a ajudar aos jovens da comunidade a respeitarem mais a famlia, pois s assim vo poder ser algum na vida. Sa do caminho errado porque eu tenho minha famlia.

Tornou-se visvel a importncia do sentimento de pertencimento ao grupo familiar na constituio de identidade, j que este possibilita o (re)conhecimento do valor de cada um. As falas explicitaram quanto o pertencimento a um grupo designa aos indivduos, particularmente os jovens, uma funo, um lugar e um sentido de vida, tal como pontuado por Vasconcelos (1999, p.9):
A vida familiar constitui um espao importante para a elaborao de um destino comum, para o amadurecimento de um saber sobre o espao, o tempo, a memria, para a transmisso de conhecimentos e informaes e para a compensao da pouca escolarizao com outros aprendizados transmitidos oralmente e por contato.

A importncia do pertencimento, que tambm pode ser visto por seu enfoque negativo, possibilita explicar e justificar a adeso s chamadas gangues do trfico de drogas que, mesmo por meio do antagonismo, proporcionam a gratificao pela incluso numa comunidade de pares. No contexto de falta de oportunidades a que est submetida grande parte dos jovens brasileiros, possvel compreender como, s vezes, ser bandido melhor que ser ningum, quando no se encontra espao propcio para a construo da identidade, inclusive a de gnero.

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

561

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

Assim, a discusso desta temtica e as questes que emergiram dos processos reflexivos nos permitem relacionar a construo das identidades de gnero s relaes familiares e ao contexto social mais amplo, onde o sentimento de pertencimento se mostra de extrema relevncia. 3 Identidade e cidadania Morar na Mar traz para os jovens mareenses um profundo sentimento de desconforto - um misto de vergonha, raiva e revolta - em decorrncia do forte preconceito que existe em relao aos moradores de favelas. Na maioria das fichas de identificao,9 os jovens colocaram como endereo o bairro Bonsucesso, sem mencionar a Mar. Como nos confirmaram depois, esta estratgia freqentemente utilizada como forma de se protegerem do preconceito e da discriminao. evidente que tal condio afeta negativamente sua auto-estima e to relevante que, como veremos, acompanhar e nortear todas as discusses seguintes. Mesmo assim, puderam perceber e falar da Mar, comunidade onde nasceram e se criaram, com positividade, carinho e esperana de que as coisas possam mudar.
Existe beleza na Mar assim como existe muito preconceito l de fora. Precisamos ter outra viso da favela. O povo aqui muito unido. Mesmo assim, deveria haver mais unio e preveno. Fico triste com todas essas coisas que acontecem aqui. Aqui muito bom, as pessoas so legais. Pena essa bandidagem.
9 Os participantes preenchiam um retrato inicial, fornecendo alguns dados sociodemogrficos e familiares e respondendo a algumas perguntas relacionadas sade e s suas motivaes para participar do projeto.

Na criao de um painel coletivo sobre o tema O que eu imagino de bom para a Mar, suas aspiraes por direitos de cidadania - da limpeza urbana liberdade de circulao - puderam se expressar:
Uma Mar mais limpa. No acontece justia para todos aqui na Mar. Queria que parassem os conflitos entre gangues que afastam os jovens dos diferentes lugares. Gostaria de ver mais liberdade para as pessoas, liberdade de ir e vir sem os conflitos que existem no lugar onde vivemos. Isso iria melhorar a ao dos projetos.

Na discusso desta temtica, emergiu, entre os jovens, a conscincia de que os rapazes so os mais afetados por essa situao, tanto na adeso aos grupos criminosos quanto no cerceamento sua liberdade de circulao e o alto risco de sofrerem violncias (do narcotrfico e policial). Novamente,

562

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

pudemos relacionar as identidades de gnero s questes sociais mais amplas, indo alm da tradicional e abstrata constatao do poder masculino, para observar como as condies sociais concretas vo condicionar as possibilidades de esses jovens se realizarem enquanto cidados, homens e mulheres. 4 Educao, trabalho e auto-realizao Desde os primeiros encontros, os jovens mostraram que, nem sempre, o desejo de crescimento no sentido de obter uma vida plena e digna fcil de ser atingido para quem nasce e vive na Mar. As crticas referentes falta de vagas na rede oficial de ensino e prpria qualidade do ensino oferecido revelam que o ensino pblico pouco contribui para lhes infundir qualquer esperana de alcanar a universidade e, por meio dela, uma melhor qualificao profissional. No que diz respeito insero no mercado de trabalho, a questo no menos complexa e difcil para os jovens. As ofertas de emprego so mnimas e, em sua maioria, exigem um nvel de capacitao que a maioria deles ainda no pde obter. De um modo geral, a tendncia se contentarem com subempregos que no lhes garantem mudanas significativas no padro de vida de suas famlias. A questo financeira recorrente em todas as discusses, expressandose por meio de sentimentos de ansiedade e preocupao, com o presente e o futuro. Alguns jovens, inclusive, so pressionados pela famlia a deixarem o projeto social de que participam para buscarem trabalho remunerado, o que explicita o conflito entre o desejo de capacitao e a urgncia da sobrevivncia:
Minha me quer que eu saia do projeto para ir trabalhar.

Nas vrias reflexes sobre o tema, a discusso sobre a falta de oportunidades de emprego remetia os jovens para o desejo de ampliar seus conhecimentos e, tambm, para suas aspiraes por uma melhor qualidade de vida, o que pressupe o acesso ao lazer, aos esportes e cultura, vistos como caminhos para o crescimento pessoal:
Acho que deveria haver um museu aqui na Mar. Mais informtica e informao para todos. Deveria haver campeonatos ou incentivos para podermos mostrar nossa arte. Mais oportunidades de estudo para os jovens.

Portanto, a discusso destes temas evidenciou quanto as barreiras de classe social, certamente entrelaadas s raciais, impedem o desenvolvimento de aptides e talentos de rapazes e moas que, como todo jovem, tm projetos e sonhos para o futuro. 5 Insero em redes sociais Valendo-se das vivncias nos grupos, e em consonncia com a perspectiva de ao, ao de engajamento ativo, os jovens foram estimulados a formarem e/ou se

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

563

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

integrarem em redes sociais de jovens que se organizam para reivindicar polticas pblicas para a juventude, tanto no nvel local quanto em uma perspectiva mais ampla, em recente movimento social da juventude brasileira. Com base no entendimento de que melhorias no contexto de vida dos jovens brasileiros s ocorrero se alavancadas por polticas pblicas abrangentes e universais e com a participao massiva e organizada dos prprios jovens, trabalhamos, desde o incio do projeto, na perspectiva de estimul-los a se inserirem nas redes e nos movimentos sociais j existentes ou em formao. Neste sentido, estimulamos os participantes a descobrirem como essas redes formais e informais - funcionam, como podem potencializar o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas e, ainda, como cada um pode trabalhar sua prpria rede de influncias no sentido da multiplicao e construo de novas propostas coletivas de ao. No decorrer do projeto, com o engajamento dos jovens nessas redes, pretendemos contribuir para o fortalecimento de movimentos mais amplos que esto, atualmente, proporcionando encontros, aes e reflexes de/para/ com os jovens. Esses movimentos caracterizam-se pela pluralidade e diversidade de seus integrantes: so profissionais da sade e educao, estudantes, lideranas comunitrias, jovens, adultos, mulheres e homens, negros e brancos, religiosos ou no, e esto se materializando como redes sociais. Duas redes que a equipe do projeto apoiou desde sua formao inicial foram a Rede Jovens em Movimento, de mbito estadual, e a Rede Mar Jovem, de mbito local10. Ambas as redes se organizam e buscam se articular com instncias do poder pblico e com movimentos mais amplos de juventudes ora em curso no pas. Particularmente, a Rede Mar Jovem tem corajosamente levantado a questo das fronteiras invisveis na Mar, denunciando os limites territoriais impostos por diferentes faces do crime organizado que impedem a livre circulao dos jovens, especialmente dos rapazes. Nesta questo, assim como nos GRG, ficam evidenciadas as contribuies e a fora desses jovens, rapazes e moas, para a ao poltica coletiva de enfrentamento do grave problema de segurana pblica que a cidade e o pas enfrentam. Desta forma, pudemos evidenciar que, alm da luta pela conquista dos direitos reprodutivos, preciso incluir, para a maioria da juventude brasileira, a reivindicao de direitos humanos elementares, tais como o direito vida e liberdade de ir e vir. Consideraes finais A proposta central de nosso trabalho foi a formao de grupos de reflexoao de jovens que vivem no Complexo da Mar com o objetivo de estimular o autoconhecimento, a auto-estima, a valorizao do saber prtico, a criatividade e a construo de projetos coletivos comprometidos com a luta por igualdade e justia social. O processo reflexivo de gnero em grupos de jovens, promovido por meio de uma metodologia participativa que incorpora a expresso artstica nos processos de reflexo-ao, confirmou-se como ferramenta valiosa,

10 A primeira articulouse no Rio de Janeiro a partir do II Frum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, RS, em 2002. A segunda, de mbito local, nasceu dos encontros realizados pela rede Jovens em Movimento.

564

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

11 Trecho da msica O que , o que , de Luiz Gonzaga Jr.

permitindo despertar o interesse e promover a sensibilizao dos participantes para a reflexo e o debate sobre suas questes significativas. A perspectiva da ao e da multiplicao implcita na pesquisa-ao, mobilizou esses jovens, desde o incio, para um olhar crtico e um engajamento coletivo, o que se revelou por intermdio da elaborao de projetos conjuntos para a atuao no mbito comunitrio. Pensar a Mar e descobrir sua positividade em meio a tantos e graves problemas representou a possibilidade de re-significar um espao e uma cultura que tm sido sistematicamente desqualificados e caracterizados, pelos de fora, como perigosos. Neste sentido, e na contramo de muitas entidades que patrocinam projetos neste campo, re-afirmamos a importncia de no se isolarem os temas de gnero, de sexualidade e sade reprodutiva das questes de vida mais amplas, sob risco de reproduzirmos modelos de interveno que pretendem, em ltima instncia, o controle sobre a reproduo social. Como os jovens da Mar mostraram, a vida no compartimentada em dimenses e segmentos separados, mas um processo que se realiza em determinadas condies que enredam, como numa teia, as vrias dimenses constitutivas dos sujeitos sociais, material e simbolicamente. Se almejamos transform-la (a vida devia ser bem melhor.... e ser!11), devemos investir no fortalecimento dos elos da teia (e no na sua segmentao). No nvel dos grupos, confirmamos a importncia de uma escuta acolhedora, compreensiva e solidria, o que requer dos facilitadores da equipe uma postura aberta e flexvel, que crie condies para que as difceis e candentes questes trazidas pelos jovens possam se expressar sem medo de censura e/ou rejeio, e para que sua auto-estima e dignidade possam ser reconhecidas e fortalecidas. Embora no tendo previsto qualquer tipo de apoio financeiro aos jovens participantes, pudemos comprovar que estes consideraram essa experincia, adquirida em um intensivo processo de exerccio da capacidade reflexiva, como um ganho considervel para suas vidas pessoais e coletivas. Conclumos o trabalho com a convico de que as instituies pblicas de ensino e pesquisa tm importante papel a desempenhar no desenvolvimento de conhecimentos crticos e metodologias que possam subsidiar a elaborao de polticas pblicas de sade e educao para a populao brasileira, tal como preconizado no Plano Nacional de Extenso Universitria (PNE, 2001). Esta concepo prope nosso engajamento nas discusses, elaborao e execuo de polticas pblicas que tenham a cidadania e o cidado como suas principais referncias, preferencialmente adotando e desenvolvendo metodologias que propiciem a participao das populaes na condio de sujeitos, e no de meros expectadores (PNE, 2001, p.4, 5, grifo nosso). Em funo da magnitude e abrangncia dos problemas vividos pela populao jovem brasileira, advogamos a necessidade inadivel de promoo, pelo Estado e as vrias esferas governamentais, de polticas pblicas universais, abrangentes, articuladas entre si e com uma perspectiva geracional (Castro et al., 2001), o que pressupe o envolvimento e a participao ativa dos jovens em todos os momentos do processo, da elaborao implantao, monitorao e avaliao de programas e

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

565

BARBOSA, R.S.; GIFFIN, K.

propostas de ao. Como evidenciamos, nossos jovens detm um imenso potencial criativo, uma energia transbordante e a crena inquebrantvel de que um outro mundo possvel,12 com igualdade e justia social.

12 Lema do Frum Social Mundial, encontro anual que congrega militantes de todo o mundo engajados na luta pela justia social. Realizase desde 2000.

Referncias CASTEL, R. Da indigncia excluso, a desfiliao - precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: LANCETTI, A. (Org.). Sade e loucura 4. So Paulo: Hucitec, 1994. p.21-48. CASTRO, M.G.; ABRAMOVAY, M.; RUA, E. G.; ANDRADE, E.R. (Orgs.). Cultivando vida, desarmando violncias: experincias em educao, cultura, lazer, esporte e cidadania com jovens em situao de pobreza. Braslia: Unesco, Brasil Telecom, Fundao Kellogg, BID, 2001. CONNELL, R.W. Polticas da masculinidade. Educ. Real., v.20, n.2, p.185-206, 1995. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 19.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. Criando mtodos de pesquisa alternativa. In: BRANDO, C.R. (Org.). Pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense, 1981. p.34-41. GIFFIN, K. Produo do conhecimento em um mundo problemtico: contribuies do feminismo dialtico e relacional. Ver. Estud. Fem., v.14, n.3, p.635-4, 2006. ______. Pobreza, desigualdade e equidade em sade: consideraes a partir de uma perspectiva de gnero transversal. Cad. Sade Pblica, v.18 supl, p.103-12, 2002. ______. Corpo e conhecimento na sade sexual: uma viso sociolgica. In: GIFFIN, K.M.; COSTA, S.H. (Orgs.). Questes da sade reprodutiva. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999. p.79-91. ______. Estudos de gnero e sade coletiva: teoria e prtica. Sade em Debate, n.46, p.29-33, 1995. HOLLANDA, E. Prticas alternativas de pesquisa: alguns questionamentos sobre as potencialidades e limites da pesquisa-ao e pesquisa participante. In: VALLA, V.V.; STOTZ, E.N. (Orgs.). Participao popular, educao e sade: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1993. p.24-51. KERGOAT, D. Relaes sociais de sexo e diviso sexual do trabalho. In: LOPES, M.J.; MEYER, D.; WALDOW, V.. (Orgs.). Gnero e sade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. p.19-28. LOPES, A.; AMORIM, A.; COUTINHO, A.M.; COSTA, C.; COSTA, C.S.; OLIVEIRA, G. J.; GARCIA, J.L.; BARROS, J.C.C.; SILVA, J.L.; AGUIAR, J.O.; MOREIRA, L.F.; BARBOSA, M.R.G.; STROZENBERG, P.D.; SOUZA, R.F.; ALVES, S.C.; SILVA, S.J.A; GONALVES, V.A.B.Q.; CORREIA, W.S. Palavra de homem. Rio de Janeiro: NESC-UFRJ/ENSP-FIOCRUZ, 2001. PLANO NACIONAL DE EXTENSO UNIVERSITRIA. PNE. Frum de Pr-Reitores de Extenso das Universidades Pblicas Brasileiras e Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao e do Desporto - SESu / MEC. 2001. Disponvel em: <http://www.sr5.ufrj.br/documentos/pne.doc>. Acesso em: 6 out. 2004. REASON, P. Three approaches to qualitative inquiry. In: DENZIN, N. (Org.) Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 1994. p.324-39. SAFFIOTI, H.I.B. Rearticulando gnero e classe social. In: COSTA, A.O.; BRUSCHINI, C. (Orgs.). Uma

566

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67xx, set/dez 2007

GNERO, SADE E VIDA REPRODUTIVA...

questo de gnero. Rio de Janeiro/So Paulo: Rosa dos Tempos/Fundao Carlos Chagas, 1992. p.183-216. SIMES BARBOSA, R.H. Mulheres, reproduo e aids: as tramas da ideologia na assistncia sade de gestantes Hiv-positivas. 2001. Tese (Doutorado) - Escola Nacional de Sade Pblica, Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. ______. Educao e sade reprodutiva: anlise preliminar de uma experincia numa comunidade favelada do Rio de Janeiro. In: SILVA, D.P.M. (Org.). Sexualidade em diferentes enfoques: uma experincia de capacitao no campo da sade reprodutiva. Niteri: PEGGE/UERJ, 2001a. p.123-31. SIMES BARBOSA, R.H.; GIFFIN, K. Juventude, sade e cidadania: uma pesquisa-ao com jovens da Mar. Cad. Sade Colet., v.13, n.3, p.649-72, 2005. VALLADARES, D.; SANCHEZ, S.; GIFFIN, K. Mulheres, participao e sade. Rio de Janeiro: FLACSO/ CNDM/UNICEF, 1987. VASCONCELOS, E.M. A priorizao da famlia nas polticas de sade. Sade em Debate, v.23, n.53, p.6-19, 1999.

BARBOSA, R. S.; GIFFIN, K. Gnero, salud reproductiva y vida cotidiana en una experiencia de pesquisa-accin con jvenes que viven en Mar, Ro de Janeiro. Interface - Comunic., Sade, Educ., Educ. v.11, n.23, p.549-567, set/dez 2007. Este artculo presenta una conceptuacin de la pesquisa-accin que articula la pedagoga de Paulo Freire y la propuesta reflexiva y prctica del movimiento de mujeres. Se propone contribuir para ampliar la comprensin de los problemas que afectan a la juventud brasilea a partir de cuestiones de vida y salud vivenciadas por jvenes - chicos y chicas - que habitan en el Complejo de Mar, rea de favelas de la ciudad de Rio de Janeiro. Estas cuestiones se captaron a travs de un proyecto que reuni a jvenes en grupos de reflexin-accin, adoptando como temas generadores la identidad de gnero, la sexualidad y la salud reproductiva; temas que se conectan gradualmente con otras cuestiones significativas que emergan de las dimensiones socio-culturales y polticas ms amplias que afectan a la vida de los jvenes, particularmente de los que viven en contextos de pobreza, violencia y exclusin de derechos. Se busc consolidar, conceptual y empricamente, el foco en la lnea transversal del gnero en la clase social y el paradigma de conocimiento que legitima un nuevo sujeto de conocimiento comprometido con una accin transformadora. PALABRAS CLAVE: Juventud. Salud reproductiva. Investigacin-accin. Ciudadana.

Recebido em 23/06/06. Aprovado em 19/07/07.

Interface - Comunic, Sade, Educ, v.11, n.23, p.549-67, set/dez 2007

567

También podría gustarte