Está en la página 1de 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Matemtica para Arquitetura Prof Zeliane Santos de Arruda

Aplicaes da Derivada
Antes de aplicar a derivada para resolver problemas de mximos e mnimos, precisamos de algumas definies. Vamos comear com os valores mximo e mnimo de uma funo. Mximos e Mnimos Os valores mximo e mnimo de uma funo so chamados de extremos, ou valores extremos, da funo. Mximo Relativo - a funo f(x) tem um mximo relativo em um ponto x0 do intervalo I, se seu valor no ponto x0 maior que em qualquer outro ponto x do intervalo I, ou seja, x I f(x) < f(x0) onde x0 o ponto de mximo relativo f(x0) o mximo relativo de f(x) Mnimo Relativo - a funo f(x) tem um mnimo relativo em um ponto x0 do intervalo I, se seu valor no ponto x0 menor que em qualquer outro ponto x do intervalo I, ou seja, x I f(x) > f(x0) onde x0 o ponto de mnimo relativo f(x0) o mnimo relativo de f(x) y
f(f) f(d) f(e) f(b) f(a)

f(c) a b c d e f

* Pontos de mximo relativo b, d , f * Pontos de mnimo relativo c, e Mximo Absoluto a funo f(x) assume um valor mximo absoluto no ponto x0 , se f(x) < f(x0) para todo x I, isto , os valores assumidos por f(x) em todo seu domnio so menores que f(x0) , o extremo superior da imagem de f(x). Mnimo Absoluto a funo f(x) assume um valor mnimo absoluto no ponto x0 , se f(x) > f(x0) para todo x I, isto , os valores assumidos por f(x) em todo seu domnio so maiores que f(x0) , o extremo inferior da imagem de f(x). 9

No grfico acima, * f o ponto mximo absoluto do intervalo [a, f] e f(f) o mximo absoluto neste intervalo; * c o ponto mnimo absoluto do intervalo [a, f] e f(c) o mnimo absoluto neste intervalo; J no grfico:
y
f(b)

a f(a)

* f(a) apenas mximo relativo, no existe mximo absoluto; * f(b) apenas mnimo relativo, no existe mnimo absoluto. Condio necessria para a existncia de um valor extremo se f(x) uma funo derivvel e tem um ponto de mximo ou mnimo no ponto x0 , ento f(x0) = 0. Geometricamente, esta situao representada por uma reta tangente horizontal no ponto x0. Logo, se a funo f(x) derivvel para todos os pontos do eixo x, ela s pode ter valores extremos (mximo ou mnimo) unicamente nos pontos em que f(x) se reduz a zero. A recproca desta afirmao no verdadeira, ou seja, a funo pode no ter mximo nem mnimo no ponto em que a derivada nula, como por exemplo, na funo
f(x) = x 3. y

y=x3

* a funo sempre crescente em ; * f ' ( x ) = 3 x 2 se anula para x0 = 0 f ' (0 ) = 30 2 = 0 * x0 = 0 no extremo de f(x) embora a tangente curva seja paralela ao eixo x. As razes (zeros) da f ' ( x ) so os possveis extremos de f(x). Essas razes so denominadas nmeros crticos da funo. 10

Exemplo 1: Encontre os nmeros crticos da funo f ( x ) =

x3 2 x 2 + 3x + 10 . 3

Funes Crescentes e Decrescentes Uma funo f dita crescente em um intervalo se, para quaisquer dois nmeros x1 e x2 neste intervalo, x1 < x2 implica f(x1) < f(x2). Uma funo f dita decrescente em um intervalo se, para quaisquer dois nmeros x1 e x2 neste intervalo, x1 < x2 implica f(x1) > f(x2). A partir desta definio podemos concluir que uma funo crescente (respectivamente decrescente) se o seu grfico cresce (respectivamente decresce) medida que x se desloca para a direita. Se uma funo crescente ou decrescente em um intervalo, ento f montona no intervalo. Uma funo dita estritamente mnotona em um intervalo se ela sempre crescente ou sempre decrescente em todo o intervalo.13

Teste para determinar se uma funo crescente ou decrescente

Seja f uma funo diferencivel no intervalo (a,b). i) Se f (x ) > 0 para todo x em (a,b), ento f crescente em (a,b). ii) Se f (x ) < 0 para todo x em (a,b), ento f decrescente em (a,b). iii) Se f (x ) = 0 para todo x em (a,b), ento f constante em (a,b).

Observe que, se f uma funo contnua em (a,b), ento sua derivada f (x ) s pode mudar de sinal nos nmeros crticos.14

13

A funo f(x) = x3 estritamente montona em toda a reta real, pois ela sempre crescente. Roteiro para Determinar os Intervalos nos quais uma Funo Crescente ou Decrescente (a) Localize os nmeros crticos de f em (a,b) e utilize os resultados para determinar os intervalos para teste. (b) Determine o valor de f (x) em um ponto de cada intervalo de teste. (c) Use o Teorema acima para decidir se f crescente ou no em cada intervalo.

14

11

Exemplo 2: Encontre os intervalos abertos nos quais f ( x ) = x 3 x 2 crescente ou


3 2

decrescente.

O Teste da Derivada Primeira Uma vez localizados os intervalos nos quais uma funo crescente ou decrescente, fcil determinar os seus extremos relativos. O prximo teorema, chamado de Teste da Derivada Primeira, torna explcita esta observao.

O Teste da Derivada Primeira

Seja c um nmero crtico de uma funo f contnua em um intervalo aberto I que contm c. Suponha que f diferencivel em todo o intervalo I ,exceto possivelmente em c. Ento, i) Se o sinal de f muda no ponto c, passando de negativo a positivo, f(c) um mnimo relativo de f; ii) Se o sinal de f muda no ponto c, passando de positivo a negativo, f(c) um mximo relativo de f; iii) Se f no muda de sinal no ponto c, ento f(c) no mximo relativo nem mnimo relativo de f

Demonstrao Geomtrica: (+) (+) ( -) a


f (x ) <0 f (x ) >0

(-)

(+)

(+) b a

f (x ) >0

f (x ) <0

f (x ) >0 f (x ) >0

c Mnimo Relativo

c Mximo Relativo

Nem Mximo nem Mnimo Relativo

12

Exemplo 3: Determine os pontos crticos de f ( x ) = x 2 6 x + 8 e use o Teste da Derivada Primeira para encontrar todos os mximos ou mnimos relativos da funo.

Exemplo 4:15Encontre os extremos relativos de f ( x ) = x 3 6 x 2 + 9 x + 3 .

Problemas de Aplicao de Mximos e Mnimos Exemplo 5: Um galpo deve ser construdo tendo uma rea retangular de 12100 m2. A prefeitura exige que exista um espao livre de 25 m na frente, 20 m atrs e 12 m em cada lado. Encontre as dimenses do lote que tenha rea mnima na qual possa ser construdo este galpo.

15

Roteiro para Determinar os Extremos de uma Funo: (a) Ache f (x); (b) Ache os nmeros crticos de f ; (c) Aplique o Teste da Derivada Primeira.

13

Exemplo 6: Um fazendeiro deve cercar dois pastos retangulares, de dimenses a e b , com um lado comum a . Se cada pasto deve medir 400 m2 de rea, determinar as dimenses a e b, de forma que o comprimento da cerca seja mnimo.

Exemplo 7: Um campo retangular est limitado por uma cerca em trs de seus lados e por um crrego reto no quarto lado. Ache as dimenses do campo com rea mxima que pode ser cercado com 1000 m de cerca.

14

También podría gustarte