Está en la página 1de 11

Caminhos isotrpicos do desenvolvimento

Meta da aula

Apresentar a importncia da construo de novos caminhos do desenvolvimento.

objetivos

Aps o estudo do contedo desta aula, voc dever ser capaz de: descrever a importncia do processo de maturao; identicar a concepo dos caminhos isotrpicos do desenvolvimento.

Para o bom acompanhamento desta aula, sugerimos que voc releia a Aula 1: Inteligncia: histria e concepes.

AULA

Pr-requisito

Tpicos em Educao Especial | Caminhos isotrpicos do desenvolvimento

INTRODUO

Na aula anterior, voc conheceu um pouco sobre o sistema nervoso e o desenvolvimento cerebral. Conheceu tambm o papel dos estmulos no crescimento cortical e, principalmente, as novas concepes sobre a plasticidade neuronal e suas conseqncias sobre o funcionamento cerebral. O contedo que vamos tratar nesta aula fundamenta a compreenso acerca do processo de desenvolvimento humano, de maneira geral, e do processo de desenvolvimento infantil, de maneira particular, tanto das crianas que nascem sem qualquer necessidade de auxlio ou interveno, como daquelas que apresentam alguma decincia. A infncia, neste contexto, adquire uma importncia muito grande, principalmente porque este o perodo marcado pelo processo harmonioso de desenvolvimento do organismo como um todo. Existe quase uma interdependncia entre todos os aspectos responsveis por este processo. As aquisies constantes e as transformaes signicativas, durante este perodo, podem ser percebidas por todos aqueles que esto prximos da criana ou que convivem com ela. No entanto, a maior parte do crescimento e do desenvolvimento fsico controlada por processos internos de maturao, e a criana s conseguir emitir alguns comportamentos e desenvolver algumas capacidades quando tiver o componente maturacional sucientemente desenvolvido para tal. Dessa forma, preciso entender que h uma estreita relao entre o sistema nervoso e as mudanas no corpo da criana e que, muitas vezes, essas mudanas no podem ser observadas a olho nu. Estamos tratando, portanto, do desenvolvimento do crebro e do processo de maturao, e sobre esse assunto que vamos discorrer a seguir.

MATURAO
MATURAO
Diz respeito aos programas que produzem padres semelhantes de crescimento e mudanas em ns. So instrues para o desdobramento das seqncias do desenvolvimento.

O conceito de MATURAO foi se transformando ao longo do tempo. Anteriormente, ele era entendido como predominantemente ou exclusivamente relacionado ao aspecto biolgico (neurolgico). Mais recentemente as abordagens sobre maturao incluem, tambm, aspectos psicolgicos e neuropsicolgicos. Atualmente, ao se compreender a maturao, considera-se tambm a presena, com relativa importncia, da aprendizagem no desenvolvimento, bem como a idade cronolgica, como um referencial obrigatrio.

54

CEDERJ

dizer que todo o desenvolvimento humano seja de origem puramente maturativa, mas apenas sinaliza que, nas seqncias evolutivas, nas quais se considera que a maturao o fator desencadeante do desenvolvimento, no h lugar para a aprendizagem especca.

!
Podemos exemplicar algumas inuncias da maturao: seqncia de mudanas durante o desenvolvimento pr-natal, como o tamanho do corpo, o crescimento dos rgos; crescimento fsico durante a infncia; seqncia no nascimento dos dentes na infncia; mudanas puberais na adolescncia, inclusive, alteraes nos testculos e no pnis, comeo da menstruao e desenvolvimento das caractersticas secundrias; mudana no sistema muscular e circulatrio na adolescncia; mudanas fsicas associadas ao climatrio (menopausa) durante a meiaidade; mudanas na forma do globo ocular que produzem a hipermetropia durante a meia-idade (BEE; MITCHELL, 1986, p. 9).

Helen Bee e Sandra K. Mitchell, para ilustrar melhor a complexidade do processo de maturao, fazem as seguintes perguntas: se uma criana for completamente imobilizada, sem ter a oportunidade de praticar o ato de engatinhar, andar ou pegar objetos, essas habilidades se desenvolveriam? O beb precisa de oportunidade de experimentar a coordenao dos ossos, msculos e sentidos? Depois de muitas pesquisas realizadas, principalmente com gmeos, conclui-se que h muito desacordo quanto s respostas para estas questes, pois o processo de maturao muito complexo. No entanto, h bem poucos casos de maturao pura, em que a prtica ou experincia no representam alguma diferena. Nos estudos com gmeos, procurou-se comparar o gmeo que teve muita prtica inicial em uma habilidade particular com o segundo gmeo, que teve um curto perodo de prtica. O resultado indicou que as duas crianas foram igualmente bem na tarefa, o que demonstrou, no que diz respeito s habilidades motoras iniciais, que um pouco de prtica ulterior to bom quanto muita prtica no comeo. O que os pesquisadores presumem que nesse meio tempo ocorreram mudanas fsicas.

CEDERJ

55

AULA

independem de aprendizagens ou de prticas especcas. Isso no quer

Normalmente, diz-se que as mudanas atribudas maturao

Tpicos em Educao Especial | Caminhos isotrpicos do desenvolvimento

Outro exemplo citado por essas autoras sobre a necessidade de uma prtica limitada vem dos estudos das crianas ndias hopis, que comumente so transportadas nas costas da me durante o primeiro ano de vida ou um pouco mais. Elas so rmemente amarradas em um prancha de modo a poderem mover somente a cabea e os olhos. Essas crianas desenvolvem normalmente a capacidade de andar quando tiradas da prancha. Elas tm oportunidade de praticar um pouco, pois noite so colocadas no cho, onde brincam com as mes e se movimentam. Esses resultados sugerem que prtica extra no pode apressar o processo de maturao, porque o beb no pode aprender uma habilidade fsica antes que os msculos, os ossos e o sistema nervoso tenham se desenvolvido at determinado ponto. As autoras concluem:
O desenvolvimento motor afetado pela oportunidade de praticar e pelas variaes ambientais mais importantes. O processo de maturao sem dvida estabelece limites sobre o ritmo de crescimento fsico e desenvolvimento motor, mas o ritmo pode ser retardado pela ausncia de prtica ou experincias adequadas (BEE; MITCHELL, 1986, p. 129).

Dessa forma, h momentos em que ocorrem uma alternncia de inuncias genticas, experincias e aprendizagens, tanto especcas, como acidentais, que se tornam preponderantes, conforme a seqncia evolutiva ou a conduta tratada (ROMERO, 2004). Assim, ao se conceber a maturao como uma disposio para que o desenvolvimento ocorra em uma determinada seqncia, adotase uma posio mais exvel quanto importncia do ambiente neste processo, restringindo-se ao mbito maturativo biolgico os momentos FILOGENIA
Evoluo pela qual as formas de vida inferiores vo se modicando ao longo do tempo, para produzirem outras, cada vez mais elevadas.

iniciais das condutas

FILOGENTICAS

e algumas mudanas especcas no

desenvolvimento, como exemplicamos anteriormente. Nesse sentido, assim como Bee e Mitchell (1986), Romero (2004), entende a maturao como:
Uma condio dinmica que depende das caractersticas neurolgicas, neuropsicolgicas e psicolgicas da pessoa e em menor medida, mas de forma importante, tambm depende do ambiente (familiar, escolar) em que ocorre o desenvolvimento (p. 56).

56

CEDERJ

1. Responda s seguintes perguntas: 1.a. O que signica maturao? 1.b. Qual o papel da prtica no processo de maturao? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

1.a. Maturao se refere aos programas genticos que produzem padres semelhantes de crescimento e mudanas. So instrues para o desdobramento das seqncias do desenvolvimento. 1.b. O processo de maturao estabelece limites sobre o ritmo de crescimento fsico e desenvolvimento motor, mas o ritmo pode ser retardado pela ausncia de prtica ou de experincias adequadas. Se voc entendeu que h alternncia de inuncias genticas, experincias e aprendizagens, tanto especcas como acidentais, e que a maturao deve ser entendida como uma disposio, tornase mais exvel a importncia do ambiente no desenvolvimento, restringindo-se os momentos iniciais do desenvolvimento ao mbito do aspecto maturativo biolgico.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento foi bastante pesquisado por vrios tericos. Dentre eles, destacamos Jean Piaget, que estudou a criana desde o nascimento at a idade adulta para investigar como ocorria o desenvolvimento cognitivo e as principais transformaes dos mecanismos mentais, a partir das estruturas rudimentares da poca do nascimento at as mais elaboradas formas de pensar, na idade adulta. A partir dos pressupostos tericos bsicos de Jean Piaget, Inhelder (1944) escreveu um estudo no qual analisou o desenvolvimento de crianas decientes. Ela concluiu que os princpios gerais que regem

CEDERJ

57

AULA

ATIVIDADE

Tpicos em Educao Especial | Caminhos isotrpicos do desenvolvimento

esse processo so semelhantes tanto para as crianas normais como para as decientes, considerando os conceitos bsicos da Teoria de Piaget, inclusive os estgios propostos por ele. No mesmo sentido, Vygotsky, em seu trabalho Fundamentos da DEFECTOLOGIA
Para Vygotsky, a cincia que tem como objeto especial de estudo os processos do desenvolvimento infantil.

DEFECTOLOGIA, admite que as leis fundamentais do desenvolvimento so as mesmas, tanto para as crianas normais quanto para as decientes, muito embora, para ele, a criana deciente tenha seus prprios caminhos para processar o mundo. Para o autor,
o desenvolvimento complicado por um defeito representa um processo criativo (fsico ou psicolgico). Ele se traduz na criao e na recriao da personalidade da criana com base na reestruturao de todas as funes adaptativas e na formao de novos processos transposio, substituio, equalizao, gerados pela desvantagem, que criariam novos caminhos para o desenvolvimento (VYGOTSKY apud BRAGA, 1995, p. 63).

!
Vygotsky, no perodo entre 1931 e 1934, foi diretor do Instituto Experimental de Defectologia. Dedicou-se pesquisa, ao ensino e programao educativa de crianas com necessidades especiais, na antiga Unio Sovitica. As contribuies que deixou para a rea da decincia esto no campo terico, metodolgico, institucional e clnico. Dentre seus principais objetivos estava entender a organizao das funes psicolgicas e das condutas do deciente. Tinha uma viso prospectiva do desenvolvimento. Para ele, o defeito no decidia o destino das pessoas, mas as conseqncias sociais deste defeito. A anlise dos problemas no deveria levar em considerao o passado do indivduo, mas seu futuro. A vida deveria ser compreendida em seu movimento eterno, descobrir as possibilidades, olhar dialeticamente para os fenmenos humanos na teoria da estrutura da personalidade e do carter, a nova compreeenso introduz a perspectiva de futuro(VYGOTSKY apud PADILHA, 2000, p. 205).

A obra de Vygotsky foi traduzida para diversos idiomas, e a verso inglesa dos Fundamentos de Defectologia traz algumas expresses que, segundo Tunes e Braga (1995), em portugus, cam difceis de aproximar da idia central do autor. Para isso, as pesquisadoras sugerem algumas expresses como caminhos isotrpicos do desenvolvimento e processos comutativos como sendo aquelas que mais se aproximam das expresses utilizadas originalmente (Roundabout paths e Compensatory processes, respectivamente). O termo isotrpico signica que h uma mudana (um desvio, um contorno) mesmo se mantendo a direo e as propriedades, enquanto a palavra comutativo traz o sentido de permutao, substituio,

58

CEDERJ

de avaliao normalmente trazem uma concepo quase que exclusivamente quantitativa da inteligncia na infncia e determinam o grau de retardo do intelecto sem caracterizar nem o defeito, nem as mudanas ocorridas em funo da decincia. Para o autor, quando a abordagem reduzida a um limite quantitativo, a repercusso prtica uma instruo simplicada e desacelerada. Ele defende a necessidade de reviso dos currculos e dos mtodos de ensino da educao especial, substituindo a abordagem quantitativa por uma abordagem baseada em princpios.

!
Vygotsky defende que uma criana cujo desenvolvimento est prejudicado por um defeito no uma criana menos desenvolvida que seus pares: ela se desenvolve de uma forma diferente.

Esse princpio qualitativo de Vygotsky est baseado em Stern, que enfatiza a idia de que a criana deve ser estudada a partir de uma perspectiva qualitativa e que o seu processo de desenvolvimento deve ser entendido como uma cadeia de metamorfoses. Portanto, uma criana deciente apresentaria um desenvolvimento qualitativo nico. Ela representaria uma variao, um tipo especial de desenvolvimento, e no uma variante quantitativa do tipo normal.

!
Uma Pedagogia para o deciente com base na concepo qualitativa geraria um sistema de conhecimentos cientcos, e no um compndio ecltico e desordenado de dados e tcnicas empricas, como no caso da abordagem quantitativa.

CAMINHOS ISOTRPICOS DO DESENVOLVIMENTO


Braga (1995), quando desenvolve a teoria de Vygotsky sobre a Defectologia, d destaque ao referencial terico utilizado pelo autor sovitico, dentre os quais guram autores como Stern (1922), Lipps (1907) e Adler (1928). Mais adiante, citaremos a contribuio de cada um.

CEDERJ

59

AULA

anlise crtica da abordagem feita decincia. Segundo ele, os mtodos

equalizao. Esse enfoque de Vygotsky foi desenvolvido a partir de uma

Tpicos em Educao Especial | Caminhos isotrpicos do desenvolvimento

Para Vygotsky, o desenvolvimento infantil estudado pela Defectologia apresenta uma diversidade de formas e particularidades. Nesse sentido, caberia Cincia descobri-las e analis-las: conhecer seus ciclos e as transformaes do processo; estudar os desequilbrios e, ainda, identicar as leis dessa diversidade. O autor entende que, se por um lado um defeito signica uma limitao e/ou um problema no desenvolvimento, por outro estimula uma intensicao em direo ao crescimento do indivduo, principalmente porque cria uma diculdade. Para Vygotsky, a Defectologia deveria estudar os processos comutativos, no desenvolvimento e no comportamento, que substituem ou permitem transpor as decincias, as reaes fsicas e psicolgicas do deciente. Um exemplo disso o estudo feito por Stern (1922), no qual ele mostra o papel duplo de um defeito, como no caso de um cego que tem um ganho nas habilidades tcteis. Assim, a diminuio de uma faculdade pode ser total ou parcialmente comutada (substituda, permutada) pelo fortalecimento do desenvolvimento de outra (BRAGA, 1995). Essa lei da comutao para o autor serve tanto para o desenvolvimento normal quanto para o anormal. Para desenvolver essa teoria, Vygotsky se apia, dentre outros, em Lipps (1907), que defende que, se um evento mental interrompido ou impedido, ocorre um aumento da energia psicolgica no ponto de interrupo ou de obstruo. Assim, a obstruo assumiria o papel de represa, chegando a um ponto em que, ao transbordar (superando o atraso), poderia dar origem a um outro caminho que permitisse atingir os mesmos objetivos por rotas isotrpicas. Outro apoio terico de Vygotsky est em Adler (1928), que arma que uma decincia fsica , para o indivduo, uma constante estimulao para o desenvolvimento mental. Se um rgo, devido a uma decincia funcional ou morfolgica, no capaz de enfrentar uma tarefa, o sistema nervoso central e o aparato mental compensam a decincia pela criao de uma superestrutura psicolgica que permite superar o problema. O autor arma ainda que os conitos surgem a partir do contato da decincia com o meio exterior e a podem criar os estmulos para a sua superao. A decincia fsica e mesmo a decincia mental poderiam causar limitaes e oferecer obstculos para o desenvolvimento da criana, mas tambm estimulariam outros processos criativos comutativos.

60

CEDERJ

ou funes, segundo Vygotsky, marcam a singularidade do desenvolvimento da criana deciente. A existncia de obstculos seria, ento, uma condio principal para se atingir esses objetivos.

!
Vygotsky alerta que seria um erro assumir que os processos de comutao sempre terminam de forma bem-sucedida, transformando um defeito invariavelmente em uma habilidade. A comutao teria ento dois extremos: sucesso e fracasso e, entre os dois, haveria uma innidade de pontos possveis.

O que importante depreender na abordagem de Vygotsky sobre a decincia que o desenvolvimento, afetado por um defeito, representaria um processo criativo, gerado pela incapacidade, que daria origem a novos processos, substituindo, equalizando e criando diferentes rotas de desenvolvimento. Para o autor, a singularidade positiva da decincia criada no pela falha de uma ou de outra funo observada na criana normal, mas pelas formaes conseqentes a esse lapso. A reao individual singular a um defeito representaria um processo contnuo de adaptao. Cada criana, em cada etapa de seu desenvolvimento, um ser nico qualitativamente, ou seja, uma estrutura orgnica e psicolgica especca. Portanto, uma criana com um defeito apresenta um desenvolvimento qualitativamente diferente e nico. Vale lembrar que existem limites para a especicidade do desenvolvimento da criana deciente, pois o meio social no qual esse processo ocorre pode dicultar a criao de novas rotas. O impacto do defeito sobre o equilbrio das funes adaptativas do sujeito explicado por Braga (1995):
Quando um defeito destri o equilbrio existente entre as funes adaptativas, o sistema adaptativo completamente reestruturado em novas bases. Todo o sistema caminha em direo a um novo equilbrio. A criao de rotas isotrpicas seria a reao do indivduo ao defeito, que iniciaria um caminho novo para o processo de desenvolvimento (p. 66).

CEDERJ

61

AULA

durante o desenvolvimento que permitem atingir determinados objetivos

Os efeitos positivos da decincia, ou seja, os caminhos isotrpicos

Tpicos em Educao Especial | Caminhos isotrpicos do desenvolvimento

!
Para Vygotsky, muito do que inerente ao desenvolvimento normal desaparece ou encurtado devido a um defeito, o que resulta em um novo e especial tipo de desenvolvimento.

CONCLUSO
A decincia, vista sob a tica de Vygotsky e dos tericos em que esse autor se apoiou, pode ser entendida no como um problema, mas como um desao, na medida em que superar as limitaes impostas pelo defeito pode se tornar um processo criativo no qual a criana poder encontrar novos caminhos de desenvolvimento. Ao se conceber o processo de desenvolvimento, visto sob este enfoque, espera-se que a escola, os professores, os mtodos, os currculos, a abordagem sobre o ensino e a aprendizagem sejam revisitados, com o propsito de torn-los mais exveis e adequados ao desao do trabalho com a diversidade.

ATIVIDADE FINAL
Imagine quais rotas de desenvolvimento poderiam ser substitudas quando, por exemplo: a. se engessa o brao direito; b. se venda um dos olhos; c. se deixa de ouvir temporariamente; d. se impedido de falar. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

62

CEDERJ

a. tenta-se usar o brao esquerdo; b. usa-se com mais freqncia os movimentos da cabea, para compensar a viso do olho vendado ou procura-se enxergar com o olho sem venda; c. presta-se ateno nos movimentos labiais e nas expresses faciais daquele que est falando; d. usam-se gestos para se comunicar; Se voc, ao responder, entendeu o que signica procurar adaptar-se de forma a substituir o movimento ou funo que est temporariamente impedida de ser usada, entendeu a aula. Caso contrrio, se no conseguiu responder, volte ao texto desde o incio e leia atentamente.

RESUMO

O estudo sobre o processo de maturao e, principalmente, sobre as possibilidades de se criar novos caminhos de desenvolvimento e de aprendizagem, a partir das diculdades impostas pelas decincias, oferece a oportunidade para que as pessoas decientes tambm possam tentar encontrar formas alternativas de superao ou, pelo menos, formas de minimizar as condies instaladas.

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, vamos abordar o tema decincia mental.

CEDERJ

63

AULA

Voc deve ter respondido que:

RESPOSTA COMENTADA

También podría gustarte