Está en la página 1de 4

entrevista

LONGEVIDADE: FATOS E FICES

WINIFRED K. ROSSI

JEANNE CALMENT (1875-1997). Notou a peculiaridade? No? Ento, subtraia as datas. Essa francesa morreu aos 122 anos de idade. considerada a pessoa que (comprovadamente) viveu mais tempo na histria. Impressionado? Ela andou de bicicleta at os 100, caminhou sozinha at os 115, fumou at os 117
DIVULGAO

comeou aos 21 anos de idade e costumava comer 1 kg de chocolate por semana. Bebeu um copo de vinho por dia at sua morte. Seu segredo? Azeite, segundo ela, nas refeies e na pele. Por que alguns vivem tanto? Genes? Dieta? Exerccios? Vida regrada? Quem esclarece essas e outras questes afinal, o que fato ou fico nessa rea? Winifred K. Rossi, vice-diretora da Diviso de Geriatria e Gerontologia Clnica de um dos mais importantes centros de referncia no mundo sobre o assunto, o Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos. Gerontloga e demgrafa, a pesquisadora especialista em fatores que contribuem para a longevidade. Nesta entrevista, Rossi que j participou do desenvolvimento de polticas pblicas para o Senado e a Casa Branca dos Estados Unidos na rea de envelhecimento fala sobre as certezas, as evidncias e as dvidas da cincia quando o assunto viver muito. E com sade, como Calment.
CSSIO LEITE VIEIRA | CINCIA HOJE | RJ

8 | CINCIAHOJE | VOL. 47 | 282

AS PESSOAS MAIS LONGEVAS DO MUNDO VIVEM NA ILHA DE OKINAWA, NO JAPO

Que idade uma pessoa precisa ter para ser considera longeva? Mais de 90 anos, por exemplo? Pesquisadores
usam idades diferentes para definir longevidade em humanos. Por exemplo, estudos sobre vidas excepcionalmente longas e saudveis so, em geral, focados em centenrios, ou seja, aqueles com 100 ou mais anos de vida. H muitos desses estudos sendo feitos neste momento, incluindo o chamado Estudo com Centenrios da Nova Inglaterra [Estados Unidos] e o Estudo com Centenrios de Okinawa [Japo]. H outros semelhantes na Dinamarca, Frana e Itlia. Outros estudos sobre longevidade esto voltados para o nmero de membros de uma famlia que viveram bem alm da expectativa mdia de vida, tipicamente aqueles que j esto bem perto ou j passaram dos 90 anos, dos 100 anos de idade. O Estudo Familiar sobre Longevidade, por exemplo, feito com norte-americanos e dinamarqueses.

caractersticas so encontradas nos descendentes de centenrios asquenazes, e isso sugere que o tamanho daquelas partculas tem um componente familiar e promove uma vida longa e saudvel. Quanto sua segunda pergunta, no h evidncias de que o tipo de sangue (A, B, AB, ou O) tenha efeito sobre a longevidade.

Pessoas com o sistema imune mais agressivo vivem mais? A atividade do sistema imune decresce ao longo
da vida. Algumas doenas e condies relacionadas idade so tidas como causadas por respostas inflamatrias que ocorrem como resultado do enfraquecimento da atividade imunolgica. H estudos bsicos e clnicos sendo feitos para examinar mudanas no sistema imune e a relao dessas alteraes tanto com essas doenas e esses quadros quanto com o efeito que elas teriam sobre a longevidade.

Existe algo como o povo mais longevo do mundo? Se sim, qual seria? Por que eles chegaram l? As pessoas mais
longevas do mundo vivem na ilha de Okinawa [Japo]. Esses habitantes tm a mais alta expectativa de vida tanto para homens quanto mulheres. L, tambm est a proporo mais alta de centenrios do mundo. O estudo com essa populao tenta entender como sade, estilo de vida e fatores genticos contribuem para uma vida excepcionalmente longa e saudvel.

Se uma pessoa tem parentes com mais de 90 anos de idade, isso significa que ela tambm viver tanto assim?
Estudos mostraram que, quando comparados com a mdia da populao, pais longevos e seus filhos tm perfis cardiovasculares excepcionalmente bons. Por exemplo, um estudo apontou que filhos de meia-idade de pais longevos tambm quando comparados com seus semelhantes na populao em geral tinham melhores presso [arterial] sistlica e nveis de colesterol, bem como frequncias decrescentes do alelo apoEe4 (variao gentica comumente associada a doenas cardacas e Alzheimer). Outro estudo descobriu que, se comparados com grupos-controle, filhos de centenrios tm prevalncia marcadamente reduzida de doenas relacionadas ao envelhecimento, incluindo doenas cardiovasculares, hipertenso e diabetes. Podemos incluir aqui o estudo que relaciona judeus asquenazes e seus filhos a uma variante do gene ligado a uma protena que controla o colesterol.

Longevidade tem algo a ver com altos nveis de bom colesterol, o chamado HDL? Ou com o tipo de sangue?
Pesquisas mostraram que judeus asquenazes [originrios da Europa Central] centenrios e seus filhos so mais propensos quando comparados com a populao em geral a ter uma forma variante de um gene ligado a uma protena que controla o colesterol. Essa forma de gene est associada a partculas maiores do que a mdia que carregam o colesterol no sangue, bem como a nveis mais altos de HDL, considerado o bom colesterol. Essas duas

>>>

282 | JUNHO 2011 | CINCIAHOJE | 9

entrevista

NO H EVIDNCIAS DE QUE UM TIPO PARTICULAR DE DIETA AJUDE A PESSOA A CHEGAR AOS 90 ANOS DE IDADE

Juntos, esses achados evidenciam que os perfis de boa sade que encontramos em centenrios e seus filhos diferem marcadamente de seus semelhantes na populao em geral. Alm disso, mostram que h um componente gentico e familiar que muito provavelmente influencia fatores protetores contra doenas relacionadas ao envelhecimento e que levam a vidas excepcionalmente longas e saudveis.

calorias. No entanto, continua em aberto a questo sobre se efeitos semelhantes restrio calrica em animais valem para humanos, porque no h, no momento, estudos de longa durao com esse pblico.

O envelhecimento seria exponencial, isto , agiria mais rapidamente em quem mais velho? As alteraes que
muitas funes fisiolgicas sofrem com a idade afetam diretamente o risco de ocorrer mudanas ligadas ao envelhecimento, como densidade dos ossos, capacidade vital, funo cognitiva, opacidade dos olhos, presso sangunea. A taxa com que as alteraes fisiolgicas ocorrem pode influenciar a poca de surgimento e o modo como progridem doenas relacionadas ao envelhecimento, bem como quanto tempo a pessoa viver. Neste momento, estudos esto examinando os fatores de risco que promovem essas alteraes, bem como aqueles que protegem contra elas ou as retardam.

H alguma dieta especial que ajude uma pessoa a che gar aos 90 anos de idade? Suplementos vitamnicos, vinho? Muitos estudos sobre longevidade tm como
foco dieta, nutrio e vinhos ou incluem pesquisas sobre esses temas. No entanto, no h, at este momento, evidncias de que um tipo particular de dieta ajude a pessoa a chegar aos 90 anos de idade.

comum ver pessoas com mais de 90 anos que nunca fizeram dietas especiais ou exerccios fsicos e que be beram e fumaram por dcadas. Por qu? Estudos mostram que estilo de vida e comportamento diferem grandemente em centenrios. Muitos desses estudos, ainda em andamento, esto examinando esses e outros tpicos, incluindo gentica, para tentar entender que combinaes de fatores ligados ao estilo de vida, gentica e ao meio ambiente contribuem para uma vida longa e saudvel. Uma grande iniciativa nesse sentido est sendo feita pelo chamado Consrcio Longevidade, iniciado pelo Instituto Nacional de Envelhecimento, no final de 2000. Esse estudo rene lideranas cientficas de mais de 30 instituies para trocar ideias sobre pesquisa em longevidade e desenvolvimento de novas colaboraes.

H um limite para a longevidade em humanos? E quanto a novas doenas ligadas ao envelhecimento, como Parkinson e Alzheimer? Elas necessariamente apare ceriam caso os humanos passassem a viver mais?
A pessoa mais longeva conhecida at agora foi Jeanne Calment [1875-1997], uma francesa que viveu at a idade de 122 anos. No h evidncias de que certas doenas iro necessariamente aparecer medida que as pessoas vivam mais. Estudos em andamento com idosos doentes e sadios tentam entender fatores que contribuem para o surgimento de doenas, para a proteo contra elas ao longo da vida e para o quanto e quo bem (ou no) as pessoas convivem com doenas.

H artigos cientficos relatando a relao [direta] entre dietas de baixa caloria e longevidade. Sabemos que essa relao vlida para vermes, camundongos etc. Isso se aplica tambm a humanos? Vrios estudos de laboratrio com animais mostraram que a restrio de calorias estende o tempo mdio de vida e retarda problemas relacionados ao envelhecimento. Em humanos, um estudo de curta durao, em andamento, chamado Calerie, tem como objetivo entender os efeitos de ingerir menos

Mulheres so programadas [geneticamente] para viver mais? Em geral, no mundo inteiro, mulheres tm expectativa de vida maior que a dos homens. Nos pases ocidentais, uma razo importante para isso o significativo atraso que as mulheres tm em relao aos homens em termos do surgimento de doenas cardiovasculares, como ataques do corao e derrame as principais causas de morte em humanos. Mulheres desenvolvem esses problemas, em geral, por volta dos 70, 80 anos de idade, cerca de 10 anos depois dos homens.

10 | CINCIAHOJE | VOL. 47 | 282

Se possvel falar de um gene ou de um conjunto de genes ligados longevidade, ento qual a influncia do ambiente? Se uma pessoa tiver genes ruins, o que ela deveria fazer? Pesquisadores esto querendo entender melhor o papel dos genes, do estilo de vida e de outros fatores que fazem com que algumas pessoas tenham vidas longas e saudveis. Sabe-se que os genes desempenham um papel nesse cenrio. Estudos com pessoas muito idosas e com seus familiares, feitos em populaes especficas como da Islndia, de Okinawa, bem como com judeus asquenazes e [membros de seitas religiosas como] mrmons e amish mostraram que longevidade uma herana familiar. Descendentes de centenrios tm risco de mortalidade, em qualquer idade ao longo de suas vidas adultas, de metade daquele encontrado na populao em geral. Como dissemos, filhos de centenrios tendem a ser mais sadios que pessoas da mesma idade, com taxas de mortalidades menores por cncer e doenas cardacas. Achados mais especficos corroboram a ideia de que genes contribuem para essa sobrevivncia excepcional. Por exemplo, uma forma de gene denominada apoliprotena E e outra chamada FOXO3 parecem estar associadas a vidas mais longas. Mas essas descobertas no podem ser generalizadas para a populao. Enquanto genes provavelmente desempenham um papel em vidas muito longas, fatores no genticos que tendem a ocorrer em famlias, como estilo de vida e comportamento, podem tambm contribuir para o quanto e o quo bem uma pessoa vive. Por exemplo, os hbitos alimentares e esportivos de uma famlia, bem como a presena ou no de tabagismo, entre outros fatores, tm um efeito no quanto os membros dessa famlia vivero. Novos estudos so necessrios para entender melhor a combinao de fatores que contribuem para a longevidade. Enquanto isso, algumas atitudes sabidamente ajudam as pessoas a viverem saudavelmente e mais longamente, como comer vrias pores de frutas e vegetais todos os dias, no fumar, fazer exerccios, dormir adequadamente e manter um bom acompanhamento da sade pessoal.

Escritos por especialistas brasileiros, os 14 artigos reunidos neste volume, ricamente ilustrado, abordam as fronteiras do conhecimento em uma das reas mais fascinantes da pesquisa cientca a astronomia.

0800 727 8999


www.cienciahoje.org.br
282 | JUNHO 2011 | CINCIAHOJE | 11

También podría gustarte