Está en la página 1de 37

O jornalismo de informao sindical no Brasil: atores, prticas e estratgias de produo jornalstica

Vladimir Calef Araujo

ndice
1 Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 A pesquisa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Metodologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Jornalistas e dirigentes: os atores da informao sindical 5 Produo da informao sindical . . . . . . . . . . . . 5.1 Rotinas de trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Controle do trabalho jornalstico . . . . . . . . . . . . 6.1 Poder e margens de manobra das redaes . . . . . . 7 Contedos da imprensa sindical . . . . . . . . . . . . . 8 guisa de concluso: perspectiva de novas investigaes 9 Bibliograa (resumida) . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 6 9 11 14 16 19 22 27 31 35

Mestre e Doutor em Cincias da Informao e da Comunicao pela Universidade Panthon-Assas-Paris II/ Institut Franais de Presse-IFP. Este texto uma apresentao resumida de alguns dos pontos abordados na tese de doutoramento em Cincia da Informao e da Comunicao ( Le journalisme dinformation syndical au Brsil: pratiques et enjeux ), defendida em novembro de 2003, na Universidade Panthon-Assas Paris II (Institut Franais de Presse) e que teve como membros da banca os Professores Rmy Rieffel (Universit Paris II), Denis Ruellan (Universit de Rennes I), Michel Mathien (Universit Robert Schuman de Strasbourg) e Luiz Busato (Universit Stendhal Grenoble III).

Vladimir Calef Araujo

Resumo
O processo de evoluo da informao sindical indica que esse campo passou por transformaes profundas nos ltimos anos, no que diz respeito tanto a seus meios de produo e difuso de informao (principalmente com a incorporao de novos veculos de comunicao) como a seu corpo de prossionais (atravs da prossionalizao crescente de jornalistas e tcnicos, agentes produtores da informao sindical) e a suas prticas informativas. O presente trabalho prope-se a analisar as condies que envolvem a produo da informao sindical e as relaes de interdependncia que se estabelecem entre seus diferentes atores jornalistas, dirigentes e militantes sindicais , assim como os mecanismos (de funcionamento, deciso, etc.) e as estratgias que subtendem o processo de produo do jornalismo sindical.

Introduo

A comunicao conheceu, no curso das ltimas dcadas, uma irresistvel ascenso, invadindo todos os lugares onde a vida social se organiza. Uma aps outra, as diferentes instituies sociais foram conquistadas pela comunicao1 . As empresas, as administraes, os partidos polticos, as associaes de toda espcie, as igrejas, dentre outras, esto na origem de um uxo incessante de informaes, que tem como destinatrios principais a mdia e a opinio pblica de uma forma geral. Nessa batalha pela conquista da opinio 2 , essas instituies acabam por reforar a lgica atual de midiatizao das aes e dos conitos na sociedade, transformando os jornalistas em atores part entire das mobilizaes sociais. Os sindicatos, como no poderia ser difeCf. Mige (B.), La socit conquise para la communication, Grenoble, PUG, 1989. 2 Rozs (S.), Conqute de lopinion et opinion de conqute , in Duchesne (F.) et Vakaloulis (M.), sob a direo de, Mdias et luttes sociales, Paris, Les ditions de lAtelier, 2003, p. 111.
1

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

rente, dobraram-se a essa lgica e passaram a integrar as aes de comunicao em suas estratgias globais de luta sindical. Um relatrio do IBGE, de 2001, revela que cada sindicato brasileiro utiliza, em mdia, cinco modalidades de comunicao para informar seus associados e a opinio pblica, sendo o rdio a mdia mais cotada (50% das preferncias)3 . Desde a sua recomposio na dcada de 80, o movimento sindical brasileiro esteve frente de experincias signicativas no campo da comunicao, algumas organizaes fazendo histria com a sua prpria imprensa. o caso dos metalrgicos de So Paulo e do ABC, dos bancrios de So Paulo, das centrais sindicais (em especial, a CUT), dentre outras. Se, antes, porm, comunicar era um ato que visava fundamentalmente mobilizao dos atores diretamente implicados na luta sindical (isto , os trabalhadores em geral e eventualmente outros setores da sociedade em condies de pesar politicamente sobre os conitos do trabalho e de apoiar a causa sindical), hoje, as aes de comunicao tm por nalidade, cada vez mais, sensibilizar a opinio pblica, ente que se transformou numa espcie de rbitro dos conitos que se travam no mbito da sociedade. Os sindicatos passaram, assim, a produzir e a difundir informao destinada cada vez mais a audincias externas dentre as quais se destaca a comunidade jornalstica , muitas vezes priorizando essa dimenso de sua comunicao em detrimento daquela destinada ao pblico interno. Esse deslocamento na direo do espao pblico exigiu da informao sindical uma ampliao de contedos e uma diversicao de seus meios de difuso: aos tradicionais boletins e jornais vieram juntar-se revistas de grande sosticao editorial, programas de rdio e de televiso e, mais recentemente, novas tecnologias de comunicao possibilitaram aos sindicatos a produo de boletins eletrnicos, sites e portais na Internet. Ao mesmo tempo em que os servios de comunicao se prossionalizavam, o recrutamento das equipes de
IBGE, Pesquisa sindical 2001 , Departamento de Populao e Indicadores Sociais, Rio de janeiro, 2001.
3

www.bocc.ubi.pt

Vladimir Calef Araujo

redao passou a obedecer critrios prossionais (conhecimento tcnico, competncia jornalstica, etc.), e muitas delas empregam hoje prossionais capacitados, experientes, muitos oriundos da chamada grande imprensa. Dos jornalistas sindicais que fazem parte de nossa amostra, apenas 20% declararam ter iniciado a carreira jornalstica na imprensa dos sindicatos; enquanto 80% (ou seja, 28 dos 35 entrevistados) armaram possuir uma experincia na mdia comercial antes de ingressar nos veculos sindicais. Vinte, dentre eles, haviam trabalhado na imprensa diria destes, 15 declararam ter trabalhado em grandes jornais de So Paulo ou de outros estados, aparecendo a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo como os mais citados 4 . A profuso de formas de comunicao na sociedade atual, a emergncia de novas tecnologias (sobretudo a Internet) e o desenvolvimento acelerado de setores especcos da informao (representados na imprensa tcnica ou prossional, na mdia governamental, empresarial ou sindical, dentre outras) vm transformando o campo do jornalismo prossional e suas prticas. Produzir informao jornalstica deixou de ser uma exclusividade das empresas de mdia, que tm nessa atividade sua razo de existir e que contam, para isso, com a competncia especializada de prossionais a servio da informao (os jornalistas). A concepo dominante de informao repousa sobre uma experincia de prossionalizao do jornalismo que j dura mais de um sculo. Apesar de considerado por muitos como inacabado e cheio de lacunas,
Em pesquisa que realizamos entre novembro de 2002 e janeiro de 2003 junto s 16 redaes que compem nossa amostra, a m de atualizar alguns dados de nosso estudo, o quadro que encontramos foi o seguinte: de um grupo de 45 jornalistas em atividade na imprensa sindical, 19 (ou seja, 42%) haviam trabalhado na imprensa comercial; destes, seis passaram por jornais de expresso nacional (quatro na Folha de S. Paulo, um no Estado de S. Paulo e um na Gazeta Mercantil), sete trabalharam na imprensa regional ou na local (como, por exemplo, Jornal da Tarde, Notcias Populares, Dirio do Grande ABC e Jornal de Londrina), trs, em revistas semanais (Veja, Isto e Exame), e os outros trs dividiam-se entre imprensa especializada, agncia de notcias e rdio.
4

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

esse processo (de prossionalizao jornalstica) conseguiu erigir um certo nmero de valores os quais embasam princpios deontolgicos e de regras tcnicas que asseguraram at aqui a legitimidade necessria para a imprensa se impor enquanto instituio fundamental das sociedades modernas. No entanto, margem do modelo dominante, vm se legitimando formas especcas de informao e do fazer jornalstico, cujo impacto (sobre a tradio jornalstica) coloca em xeque os princpios fundadores da prosso. Assim, no existiria mais um jornalismo unitrio e absoluto nas suas formas de manifestao, nico a usufruir a legitimidade conquistada a duras penas pela prosso ao longo de dcadas. Esse jornalismo de referncia passa a coexistir com outras modalidades de informao e de prtica jornalstica, que absorvem, cada vez mais, os contingentes prossionais. Dados da Federao Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostram que um tero da populao de jornalistas ocupando um posto de trabalho encontra-se hoje fora das redaes tradicionais (jornais, revistas, televiso, radio e agncias)5 . Segundo estatstica do Sindicato dos Jornalistas Prossionais no Estado de So Paulo, cerca de 40% dos prossionais empregados esto nas assessorias de imprensa, no setor pblico, produzindo portais e sites da Internet ou trabalhando em agncias de comunicao (como proprietrios ou empregados dessas agncias)6 . Em Braslia, cidade com grande concentrao de jornalistas, estimase que metade deles esteja trabalhando em servios de comunicao institucional7 . Na Frana (para citar outra realidade da qual o autor dispe de dados), o crescimento da imprensa especializada um dos fenmenos importantes da evoluo recente da mdia
Fenaj, Nmero de jornalistas no Brasil, 1999 (fonte: Ministrio do Trabalho relatrio anual de informaes sociais/RAIS). 6 Sindicato dos Jornalistas Prossionais no Estado de So Paulo/Departamento tcnico, Jornalistas no Estado de So Paulo, 2002 (fonte: Ministrio do Trabalho relatrio anual de informaes sociais/RAIS). 7 Adghirni (Z. L.), O jornalismo hbrido de Braslia: relaes dbias entre jornalistas, fontes e assessorias de comunicao, VI Congresso Lusfono de Cincias da Comunicao, Covilh, 21-24 abril, 2004.
5

www.bocc.ubi.pt

Vladimir Calef Araujo

naquele pas. Ela concentra, hoje, cerca de 33% dos jornalistas que possuem registro prossional8 . A esse respeito, escreve o pesquisador Dominique Marchetti (2002: 28): Essa transformao vem romper, ainda mais, com a idia de unidade do grupo prossional e com os discursos de jornalistas ou de pesquisadores, que pressupem que os jornalistas se dirigem a um pblico no singular.

A pesquisa

A informao sindical constituiu-se, ao longo dos anos, num campo privilegiado para o exerccio do jornalismo de tipo institucional, construdo margem das prticas dominantes, assim como outras formas de jornalismo. O jornalismo de informao sindical tem na sua natureza fundamentalmente engajada uma de suas principais caractersticas. Alm de informar, exerce plenamente seu papel militante ao expor e ao defender uma poltica, ao tomar posies em relao aos fatos da atualidade, ao erigir suas convices como elemento central de sua prtica jornalstica. Como qualquer outra modalidade de prtica jornalstica, tem, porm, na informao sua matria-prima. Mas, no momento em que se situa abertamente na defesa dos interesses de uma categoria ou classe social, que declara publicamente seu partis pris, como, efetivamente, se assegurar uma credibilidade e construir, em conseqncia, uma legitimidade jornalstica? Esse o dilema de fundo do jornalismo de tipo sindical, objeto deste trabalho.
8 Recentemente, a Unio de Jornais e Jornalistas da Imprensa Empresarial francesa (Ujjef) iniciou movimento para que os jornalistas que trabalham nessa imprensa sejam ocialmente reconhecidos e tenham direito carteira prossional. O movimento visa demover a Comisso da Carteira de Identidade dos Jornalistas Prossionais (CCIJP), rgo que regula a prosso na Frana, de sua posio contrria concesso do estatuto de jornalista prossional a esse tipo de imprensa. Segundo a Ujjef, cerca de 42 mil pessoas colaboram, na Frana, com a imprensa empresarial. Setor que tem um peso econmico, segundo seus responsveis, da ordem de 430 milhes de euros e que conta com um publico estimado em 35 milhes de leitores (Jornal Le Monde, 09/04/2004).

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

A proposta deste estudo , portanto, analisar as condies que envolvem a produo da informao sindical e as relaes de interdependncia que se estabelecem entre seus diferentes atores jornalistas, dirigentes e militantes sindicais , assim como os mecanismos (de funcionamento, de deciso, etc.) e as estratgias que sustentam o processo de produo do jornalismo sindical. Os objetivos visados so: (a) detectar as especicidades que distinguem o jornalismo e a fabricao da informao sindical de outros processos de produo jornalstica; (b) responder, com os elementos recolhidos ao longo da pesquisa, a interrogao inicial do trabalho: at que ponto possvel atribuir atividade que se exerce nas redaes sindicais o estatuto de prtica jornalstica? Essa perspectiva implica descrever e compreender a atividade jornalstica tal qual ela se estrutura e funciona no cotidiano das salas de redao, fazendo emergir os dispositivos da maquinaria redacional (Neveu, 2001: 44). Nesse sentido, este trabalho procura reconstituir a prtica jornalstica sob os seus diversos aspectos: a relao dos jornalistas com as fontes de informao, os procedimentos e rotinas de trabalho, as estratgias redacionais face s condies constrangedoras da atividade jornalstica no ambiente das redaes sindicais, as interaes entre os diversos atores da informao sindical. Pareceu-nos indispensvel, neste estudo, interrogar sobre a signicao de "ser jornalista"em rgos de imprensa do tipo sindical. Concentramos, assim, nosso interesse nos prossionais jornalistas incumbidos de produzir a informao sindical. Procuramos abordar criticamente tanto as representaes desses prossionais sobre as questes pertinentes prtica jornalstica, como o trabalho concreto que desenvolvem em sala de redao. Buscamos apontar as contradies do espao jornalstico em que guram as redaes sindicais, evidenciar o carter equivocado da legitimidade que essas redaes pretendem atribuir a certas prticas que adotam e relevar a incompatibilidade das vises da informao e do jornalismo que co-habitam no universo das organizaes, representadas, de um lado, pelos jornalistas e, de outro, pelos diriwww.bocc.ubi.pt

Vladimir Calef Araujo

gentes e militantes sindicais. Nessa perspectiva, tentamos desvelar as condies em que se desenvolvem as atividades do jornalismo de informao sindical e seu modo de operar, resgatando, a partir da, seus particularismos. Na pesquisa, buscamos identicar manifestaes, que, na produo do jornalismo sindical, pudessem efetivamente ser associadas prtica jornalstica, distinguindo-as de procedimentos que convm classicar em outros registros, mais prximos das lgicas de comunicao. Tarefa espinhosa, na medida em que o processo de produo jornalstica das redaes sindicais se encontra, por vezes, no limite das aes de comunicao e que, com freqncia, consagrado aos discursos institucionais e promocionais do sindicalismo. A observao importante, pois essa imbricao entre informao e comunicao acaba por determinar os processos narrativos em uso nas redaes sindicais. Essa lgica est expressa nas palavras de um dirigente, para quem a informao a arma que o combatente (militante) utilizar na batalha sindical. O jornalismo, nessas condies, reveste-se de certas especicidades, como veremos, e seus prossionais (jornalistas sindicais) padecem de uma imagem de propagandistas das organizaes, espcie de correia de transmisso das opinies e das ambies polticas de seus dirigentes, razo pela qual a prosso hesita em consider-los journalistes part entire. Neste trabalho, tratamos de vericar se essa reputao corresponde realidade, se esses jornalistas pecam realmente pela ausncia total de distanciamento vis--vis aos interesses poltico-ideolgicos das organizaes que os empregam. As representaes que os jornalistas sindicais constroem de seu prprio papel esto impregnadas dessa estigmatizao do jornalista militante. Predomina, entre eles, a idia de que atuam margem do espao jornalstico dominante. A declarao de um de seus representantes, durante debate reunindo prossionais da mdia de So Paulo, traduz o sentimento do grupo e refora essa imagem de uma atividade que, por certo, est relacionada ao jor-

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

nalismo, mas que, no fundo, no exatamente percebida como tal: Eu me sinto at meio inibido diante dos companheiros que j falaram, que so gente boa do jornalismo convencional e institucional. Eu pratico o jornalismo marginal. Em razo disto, as questes abordadas, os componentes do tema que esto sendo discutidos so vistos por mim de uma forma bastante diferente da que os companheiros j examinaram (grifo nosso) 9 .

Metodologia

Esta pesquisa apoiou-se em diferentes mtodos de recolhimento de dados, que desempenharam, cada qual, um papel complementar indispensvel, tendo em vista a abordagem que adotamos e os objetivos xados neste trabalho. exceo de um estudo estatstico sobre os contedos da imprensa sindical (que utilizamos em um dos captulos da tese), os diferentes instrumentos aos quais recorremos para a coleta de dados se inserem nos mtodos qualitativos. Para obter o material do qual nos servimos nas descries e anlises conduzidas ao longo do trabalho, entrecruzamos nossas observaes de campo com a srie de entrevistas que nos concederam os diferentes atores que fazem parte desse universo. A participao, desde que passamos a nos interessar por esse tema, em discusses e o intercmbio com os protagonistas da informao sindical em reunies, debates, conferncias e seminrios promovidos em torno de temas relacionados imprensa dos sindicaDepoimento do jornalista Antnio Flix Nunes durante a XIIIe Semana de Estudos sobre o Jornalismo, organizada pela Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo (ECA/USP), de 19 a 23 de maio de 1986, tendo como tema central O jornalismo na nova repblica ; In Medina, Cremilda (coordenadora), O jornalismo na Nova Repblica, So Paulo, Summus Editorial, 1987, p. 24. Ns, alis, entrevistamos o referido jornalista durante nossa pesquisa sobre os prossionais da imprensa sindical.
9

www.bocc.ubi.pt

10

Vladimir Calef Araujo

tos permitiram que resgatssemos, ainda, um certo nmero de elementos de anlise bastante teis nossa empreitada. Evidentemente, esta pesquisa apoiou-se igualmente na consulta de um certo nmero de obras, de documentos, de artigos e de trabalhos universitrios relativos ao tema. A observao direta do campo de pesquisa foi facilitada graas nossa experincia de cinco anos como redator chefe nesse tipo de imprensa, o que possibilitou que freqentssemos, durante todo esse tempo, as prticas e os discursos do jornalismo de informao sindical. So justamente essas prticas e esses discursos que tentamos, acima de tudo, descrever e compreender neste trabalho. A observao dos atores no prprio campo de ao permite, de fato, melhor captar as verdadeiras manobras subentendidas nas estratgias de cada indivduo ou grupo e as relaes de interdependncia que se estabelecem entre eles em funo dos objetivos que perseguem esses atores nesse caso, jornalistas, dirigentes e militantes sindicais no contexto da produo e da difuso da informao sindical. Nesse sentido, procuramos sempre que possvel durante a pesquisa de campo direcionar ao mximo nossa ateno para as prticas em curso nas redaes sindicais, o que nos possibilitou confrontar os resultados da observao com os discursos emitidos pelos prprios atores sobre suas prticas (quando das entrevistas que realizamos no mbito deste trabalho). O material recolhido a partir da observao de campo foi, portanto, enriquecido por uma srie de entrevistas no somente com os agentes diretamente envolvidos na produo da informao sindical (jornalistas e dirigentes), mas tambm com pessoas mais ou menos ligadas a esse universo, graas aos quais obtivemos informaes complementares importantes. Ao total, visitamos 16 redaes da imprensa sindical de So Paulo e da regio do ABCD paulista e realizamos 69 entrevistas, todas gravadas e com durao de uma hora a uma hora e meia em mdia em alguns casos, um pouco mais, quando o interlocutor apresentava uma trajetria particularmente rica em vista dos objetivos de nosso trabalho. Classicamos as pessoas entrevistadas
www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

11

em cinco grupos: (a) os jornalistas da imprensa sindical, que constituem o segmento principal de nosso universo de estudo; (b) os dirigentes sindicais responsveis pela comunicao em suas respectivas organizaes e que, juntamente com os jornalistas, so os principais animadores da imprensa sindical; (c) ex-jornalistas da imprensa sindical atualmente em atividade em outros setores do jornalismo; (d) jornalistas responsveis pela cobertura dos sindicatos nos grandes jornais da Cidade de So Paulo; e, nalmente, (e) pesquisadores e professores universitrios. O material do qual nos servimos para a redao deste trabalho inclui, ainda, os dados recolhidos no curso de uma pesquisa que realizamos junto cerca de 20 jornalistas ligados s publicaes de algumas das principais confederaes e federaes sindicais francesas e a uma dezena de prossionais que trabalharam na imprensa sindical e migraram para rgos da mdia convencional (as entrevistas foram realizadas no mbito de nosso mestrado). No tivemos nenhuma pretenso, com esse procedimento, de conduzir um estudo comparativo entre os dois universos (brasileiro e francs), mas simplesmente nos servir das experincias e dos depoimentos dos jornalistas franceses para robustecer, quando pertinente, nossa demonstrao. Fortalecemos, assim, a convico de que, apesar das diferenas de realidade, os jornalistas sindicais, daqui e da Frana, manifestam preocupaes que so comuns ao exerccio do jornalismo nesse tipo de mdia e os ambientes de trabalho nos quais atuam revelam semelhanas sob diversos aspectos.

Jornalistas e dirigentes: os atores da informao sindical

O jornalismo de informao sindical um processo que coloca em interao essencialmente duas categorias de atores com caractersticas distintas e destinados a cooperar em vista de um projeto comum: a fabricao e a difuso da informao sindical. De um lado, os jornalistas, agrupados na redao e sob o comando
www.bocc.ubi.pt

12

Vladimir Calef Araujo

de um redator-chefe, e, de outro, seus principais interlocutores e parceiros, os dirigentes, representados na estrutura da redao pelo diretor de imprensa, como designado na terminologia sindical. Dentre os jornalistas, destaca-se o papel do redatorchefe, que pode exercer no somente uma autoridade redacional, mas tambm uma autoridade poltica, reconhecida pela redao. O posto de redator-chefe geralmente ocupado por prossional que usufrui de ampla conana dos dirigentes sindicais. Mais do que competncia tcnica, ele precisa dar provas de identicao poltica com o poder sindical. difcil imaginar uma organizao conando a direo de seu jornal a algum em quem ela no cona plenamente no plano poltico. Com raras excees, esse um dado imutvel no mbito das redaes sindicais. Ao mesmo tempo em que assegura as tarefas de redao que a funo exige, o redator-chefe funciona como correia de transmisso entre a equipe e o poder sindical. Os dirigentes, por sua vez, constituem-se em atores fundamentais da informao sindical, na medida em que esto na origem dos fatos e dos discursos sindicais, participam diretamente na denio e na elaborao dos produtos informativos do sindicato, inuenciam os procedimentos de trabalho da equipe redacional e detm o poder de decidir, em ltima instncia, o que os jornalistas podem ou no dizer e fazer. Os trunfos de que dispem em relao aos jornalistas so a cultura do meio sindical e o conhecimento da realidade das pessoas s quais representam isto , os sindicalizados. Isso legitima o sentimento de que esto em melhor posio (que os jornalistas) para saber sobre a vontade dos leitores quanto ao tipo de informao que gostariam de ver veiculada nas publicaes de seu sindicato. O diretor de imprensa representa a direo do sindicato na estrutura redacional e funciona como uma espcie de guardio ideolgico dos interesses da organizao, consistindo sua misso fundamental em velar para que os contedos redacionais no representem uma ruptura com a linha poltica do sindicato. O fato de que tenha pouca compreenso da atividade jornalstica, como denunciam com freqncia os jornaliwww.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

13

stas, no o inibe de intervir nos assuntos da redao e de impor-lhe suas escolhas. Ainda que ligados pelo objetivo comum de assegurar a edio do jornal sindical, jornalistas e dirigentes possuem concepes diferentes quanto natureza da atividade jornalstica e alimentam, assim, expectativas distintas acerca do processo no qual esto inseridos. Resulta um embate quase permanente no interior das redaes, cada grupo procurando impor sua viso da informao, tentando inuenciar a construo da atualidade sindical. As implicaes dessas diferenas no trabalho da redao constituem, portanto, um parmetro importante a ser levado em conta na anlise das relaes entre esses dois grupos de atores. As "diferenas de percepo da realidade"(Benabou, 1986) so, de fato, uma das primeiras fontes potenciais de conitos entre os diversos grupos constitutivos de uma organizao. De um lado, est o prossional da redao, que parte do princpio de que jornal algum (seja ele uma publicao militante) pode fugir da regra que requer, para que ele seja realizado, a matriaprima, que a informao. Para o jornalista, isso signica adotar como norma da prtica jornalstica o respeito absoluto aos fatos e verdade. O trabalho de coleta e tratamento da informao necessita certas noes e mtodos que so inerentes atividade jornalstica: preocupao com a atualidade, importncia a ser atribuda ao fato, tratamento o mais objetivo possvel da informao, seriedade e honestidade nos procedimentos, etc. Do outro lado, encontra-se o lder sindical, agindo numa lgica fundamentalmente instrumental da informao, esta somente fazendo sentido medida que for til ao trabalho de convencimento e mobilizao dos sindicalizados. a idia da informao e da comunicao como motor da ao sindical. Resulta que um determinado dado ou informao que a redao julgar signicativa no plano jornalstico poder no o ser para os dirigentes. Podemos dizer que o dirigente sindical se coloca na perspectiva de uma funo de persuaso ou de propaganda, enquanto o jornalista pretende ass-

www.bocc.ubi.pt

14

Vladimir Calef Araujo

umir uma funo de carter informativo. Segundo Francis Balle (et al., 1998), a primeira consiste em uma: (...) ao desencadeada deliberadamente tendo por nico objetivo fazer pensar, fazer acreditar ou fazer agir um indivduo ou um grupo de indivduos em um sentido e com uma inteno determinada; [a segunda remete misso do jornalismo](...) com seus ofcios, suas disciplinas, suas especialidades (...); [desse ponto de vista, a informao constitui] (...) um conjunto de notcias, de dados, de explicaes ou de relatos aos quais foi dado um sentido, atravs de uma apresentao, de uma colocao em perspectiva, a m de ser acessvel a um determinado pblico .

Produo da informao sindical

As redaes sindicais dispem, em geral, de efetivos reduzidos, que encontram grande diculdade para dar conta da multiplicidade de tarefas do dia-a-dia. comum, nessas estruturas, a execuo de trabalho de natureza jornalstica (produo das publicaes) ao lado de tarefas relacionadas ao campo da comunicao (assessoria de imprensa). Essa uma lgica de trabalho bem conhecida dos jornalistas sindicais, impelidos que so a executar, sucessivamente, tarefas de reprter, redator, secretrio de redao, at mesmo de fotgrafo e terminar o dia redigindo um comunicado imprensa. o prossional pau para toda obra, como gostam alguns de, ironicamente, se auto-proclamarem. Mais seriamente, podemos armar que o jornalista sindical polivalente e, por essa condio, assemelha-se muito ao prossional trabalhando para pequenos jornais do interior, onde uma mesma pessoa obrigada a tratar de temas to variados, que vo da poltica economia, passando pelo social, pelo esporte e, at mesmo, pela crtica literria. Trata-se de uma pluralidade necessria, pois, com seus magros efetivos, a nica maneira de fazer frente dinmica da informao e do trabalho jornalstico.
www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

15

Efetivos reduzidos, multiplicidade de tarefas, presso do tempo (como em geral acontece na imprensa) acarretam, inevitavelmente, uma sobrecarga de trabalho. Essa situao compensada, no caso do jornalista sindical, pelo fato de que ele utiliza, basicamente, fontes internas, e boa parte das informaes de que precisa chega a ele sem que precise fazer grande esforo para obt-las. No pior dos casos, bastam alguns telefonemas para que tenha a matria prima de seu trabalho. Primeiro, os prprios dirigentes e militantes do sindicato so fontes de informao, das quais as redaes se servem exausto, a ponto de as publicaes sindicais, muitas vezes, no passarem de uma restituio el dos discursos ou dos comportamentos desses atores. Segundo, toda sorte de documentao que regularmente chega s redaes relatos das atividades do sindicato, relatrios de congressos e encontros, declaraes de lideranas, dados estatsticos e outros documentos elaborados pelos diversos servios tcnicos da organizao constitui um vasto manancial de informaes, em geral satisfazendo s necessidades das redaes sindicais. O mtodo bastante ecaz e cmodo para o prossional, mas tem seu lado perverso, porque induz o prossional a uma relao de familiaridade perigosa com as fontes de informao se no de mimetismo, ao menos de uma grande dependncia , expondo-o ao risco de reproduzir constantemente as reaes e opinies dos dirigentes e militantes sindicais, fazendoas passar por informao. Estabelece-se uma cumplicidade entre ele e a fonte de informao, a que os prprios jornalistas denunciam: (...) chega-se a um ponto de no se produzir mais informao e sim autojusticativa permanente das posies do sindicato 10 . Regra geral, na imprensa sindical o que conta a opinio da organizao e de seus representantes, por isso no se procuram explorar outras verses dos fatos. O ato de escrever para uma audincia que se revela freqentemente condencial, acrescido das presses constantes que exercem sobre seu trabalho militantes e dirigentes, faz com que o jornalista sindical tenda a perder toda a
10

Jornalista sindical, em depoimento ao autor.

www.bocc.ubi.pt

16

Vladimir Calef Araujo

preocupao de vigilncia em relao s informaes que divulga. Operaes simples e necessrias ao mtodo jornalstico, so, via de regra, desconsideradas: vericar, completar, confrontar diferentes fontes a m de aproximar o relato jornalstico o mximo possvel da realidade dos fatos. Um nico aspecto da realidade no a realidade, observa Marc Paillet (1974: 56). O mesmo autor sugere que todo prossional da informao deve guardar uma atitude crtica a m de evitar a tentao de (...) considerar a verso institucional como verdade evanglica (p. 78). Essa ambigidade na relao com as fontes traz tona ao menos duas questes cruciais para esse tipo de jornalismo: uma primeira diz respeito ao grau de autonomia editorial das redaes sindicais; a segunda tem a ver com a natureza das relaes entre dirigentes sindicais, militantes e jornalistas, espcie de trade sobre a qual repousa a informao sindical.

5.1

Rotinas de trabalho

O hbito do jornalista sindical de usar sistematicamente fontes internas para obter a matria-prima de que necessita mais facilmente disponveis e controlveis acaba por acomodar seu trabalho numa espcie de jornalismo de rotina, produzido, muito raramente, fora do universo da organizao. um procedimento cmodo para o jornalista, pois a informao chega at ele atravs das diferentes fontes institucionais, sem que ele tenha que provoc-la, que arranc-la de seu informador. O jornalista, nesse caso, mais interpelado pelos informadores do que ele propriamente interpela. Dirigentes, militantes e assessores sindicais esto sempre disponveis para fornecer no somente a informao como a opinio sobre este ou aquele tema. Mais do que isso, eles prprios tomam a iniciativa, com freqncia, de sugerir as matrias que a redao deve produzir. Os jornalistas encorajam ainda mais esses vnculos de dependncia quando, muitas vezes, solicitam prpria fonte para que leia o texto produzido, a m de corrigi-lo e/ou ajust-lo posio do sindicato. Cria-se a estranha situao

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

17

em que o jornalista procede vericao das informaes junto a seus prprios informadores. Na verdade, dirigentes e militantes sindicais acabam sendo o nico elo (da cadeia informativa) entre as redaes e os fatos. A rotinizao das prticas constitui para os jornalistas um mtodo ecaz de controle do trabalho (Traquina, 2002:118). No jornalismo, ao contrrio da idia que sugere o senso comum, a rotina no tem um sentido pejorativo e consiste num modo de operar necessrio ao exerccio da prosso. Ela pode ser denida, segundo Jean G. Padioleau (1976: 271-272), como um (...) conjunto de prticas de escritura e de formatao de notcias que so executadas sem que sejam requeridas operaes inovadoras em relao prtica quotidiana. No jornalismo de rotina, os redatores tomam nota e, aps a execuo das regras da objetividade jornalstica, difundem mensagens produzidas intencionalmente pelas fontes. A adeso dos jornalistas a prticas rotineiras inscreve-se em uma perspectiva estratgica e vista (...) no como um problema, mas, ao contrrio, como uma soluo prtica que os jornalistas e as empresas de comunicao aplicam aos problemas originados na produo da informao (Charron, 1994: 113). Portanto, se o jornalista se instala voluntariamente na rotina para melhor executar seu trabalho de observao, coleta e tratamento da informao, diminuindo, assim, as incertezas e os riscos que implicam a atividade jornalstica. Trata-se de um recurso importante que ele utiliza para guardar o controle sobre as situaes de permuta com as fontes. No jornalismo de informao sindical, o trabalho redacional fortemente rotinizado, e na relao com os informadores que o fenmeno aparece mais nitidamente. Como vimos, as fontes de informao de tipo sindical (diretorias, assessorias, militantes de base) constituem o ncleo informador desse jornalismo, e

www.bocc.ubi.pt

18

Vladimir Calef Araujo

sua presena na produo da redao to marcante que no somente cria uma situao de profunda dependncia, mas o prprio trabalho redacional , muitas vezes, orientado por esses informadores. Mas, se, no jornalismo, a rotina um modo de operar associado a prossionalismo, conforme descreve Traquina (2002: 118): (...) [posse de] conhecimento de formas rotineiras de processar o dado jornalstico, no jornalismo de informao sindical, a noo adquire outro sentido e pode ser denida, mais adequadamente, como um conjunto de hbitos na forma de agir e de pensar que obstrui a inovao e a criao no trabalho jornalstico, deixando transparecer o lado aptico e indolente do ambiente prossional das redaes (os dicionrios, por exemplo, denem a idia de rotina como sendo o (...) hbito de fazer as coisas sempre da mesma maneira, maquinal e inconscientemente, pela prtica, imitao; desdia, etc.). Nessa perspectiva, a rotinizao do trabalho nas redaes sindicais aparece mais como um problema do que como uma soluo de carter prtico/funcional ou de natureza estratgica, tal qual ela foi descrita acima. Condicionados que esto por essa rotina de trabalho, os jornalistas sindicais em geral tm diculdade para perceber a mecnica na qual se fecharam. Nada os obriga, por exemplo, a manterem os mesmos mtodos de trabalho, a limitarem suas fontes s institucionais, a renunciarem a todo tipo de procedimento, permitindo inovarem e ampliarem seu campo de ao, em suma, a fazerem uso da margem de liberdade que toda estrutura faculta. Criouse, assim, uma situao paradoxal, em que os prprios jornalistas se comportam como principais crticos dos contedos excessivamente ociais dessa imprensa (muito discurso corporativo e pouca informao, dizem eles), ao mesmo tempo em que eles prprios engajam as redaes nessa prtica jornalstica e so os principais responsveis por essa inclinao do jornalismo de informao sindical. Um diretor de imprensa, consciente do problema, abordava a situao nos seguintes termos: O que duro quando eles [os jornalistas] esperam que voc diga o que fazer (...) Tm vezes em que o jornalista se parece mais a um redawww.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

19

tor ocial que a um verdadeiro prossional, interessado em seu trabalho, com vontade de produzir (...) 11 . Dada a especicidade de suas prticas quotidianas, o jornalismo de informao sindical acomoda-se mal em certos modos de produo, que, no imaginrio prossional, representam modelos da excelncia jornalstica. A maneira de operar da imprensa sindical faz com que sejam raros em suas pginas trabalhos de investigao jornalstica, de reportagem, de matrias realizadas com dados apurados no prprio palco dos acontecimentos. O jornalista sindical no se imagina, por exemplo, na origem de uma eventual revelao indita ou exclusiva (o chamado "furo"), ou como o autor de uma importante denncia suscetvel de ampla repercusso. Esse tipo de oportunidade, ele sabe, se apresenta muito raramente no contexto de suas praticas informativas. Segundo Michel Mathien (1992: 14), fatos jornalsticos como o "furo"(...) tm origem fundamentalmente na boa gesto das relaes, simbolizada por uma agenda de endereos. Ora, as relaes prossionais do jornalista sindical raramente se prolongam para alm dos "muros"do universo sindical. Essa limitao contribui para o ambiente de apatia que se instala nas equipes de redao. Acrescenta-se a isso o fato de que predomina, entre elas, o sentimento de que seu trabalho pouco valorizado pelos responsveis sindicais, apesar dos discursos em contrrio. Isso pesa decisivamente para que sejam desestimuladas a inovar em suas prticas quotidianas. Desmobilizado e sem motivao, o jornalista pode entrar num processo rotineiro, se resumindo fabricao de coisas a ler, a ver e/ou a ouvir, sem grande preocupao de qualidade (p. 261).

Controle do trabalho jornalstico

Ao longo de nosso trabalho, foi possvel observar que o papel da informao e a misso dos meios de comunicao sindicais so amplamente determinados pelo poltico, na medida em que o poder sindical subordina esses instrumentos estratgia sindical
11

Dirigente sindical, em depoimento ao autor.

www.bocc.ubi.pt

20

Vladimir Calef Araujo

(o projeto sindical). Essa lgica impe um controle mais ou menos rigoroso, por parte das direes sindicais, sobre a produo redacional e sobre os contedos editoriais das publicaes sindicais. As redaes so impelidas a fazer escolhas informativas de acordo com as orientaes determinadas pelo poder sindical. No raramente, decises redacionais so operadas total revelia dos jornalistas, cabendo ao dirigente responsvel pela imprensa ou ao prprio presidente da organizao a deciso, em ltima instncia, sobre o que deve, ou no, ser publicado no jornal do sindicato. Colocada sob a vigilncia direta da direo sindical, a redao e seus jornalistas deparam-se com um certo nmero de obstculos que restringem sua margem de ao e sua capacidade de iniciativa no que concerne tanto s suas escolhas redacionais como a seu modo de operar jornalstico. A denominao de rbitros que Marc Paillet (1974: 33) utiliza para designar aqueles que verdadeiramente decidem nas redaes (diretores de publicao, redatores-chefes, articulistas bem colocados, editorialistas cotados, etc.) pode, de certa maneira, ser atribuda aos dirigentes que orientam a informao sindical, mesmo que esse paralelo parea, a priori, um tanto desproporcional. A comparao, no entanto, apropriada, na medida em que seu sentido mostrar o poder de deciso dos dirigentes quanto denio da informao veiculada na mdia sindical. A determinao dos contedos informativos, as prioridades editoriais, os pontos de vista, em resumo, todos os elementos que compem, por assim dizer, uma poltica editorial so, em boa medida, tributrios das decises desses rbitros, que representam os dirigentes sindicais na realidade quotidiana das redaes. Investidos de um poder concreto que lhes confere a posio que ocupam no seio da estrutura, eles correspondem, nesse sentido, ao que Paillet nomina as camadas superiores de uma estrutura redacional, enquanto os jornalistas (que, segundo sua viso, so simples tcnicos) se enquadram, por sua vez, na categoria de proletrios, condenados que so a executar o que decidem os primeiros. Nas relaes de poder e contrapoder que se estabelecem no inwww.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

21

terior das organizaes sindicais, as equipes de redao encontramse em desvantagem (geralmente em situao de grande dependncia) em relao aos dirigentes. difcil, por exemplo, encontrar redao sindical desfrutando de autonomia de trabalho satisfatria. Com a capacidade de deciso e de ao dos jornalistas sindicais diminudas, os dirigentes dispem de amplitude de interveno, o que lhes permite agirem tanto sobre as tarefas preliminares da redao (denio da pauta, indicao das fontes, etc.), como sobre o tratamento da informao. No organograma funcional apresentado a seguir a ttulo de ilustrao, procuramos descrever o modo de funcionamento dos rgos de imprensa sindicais e passar uma idia de como se encontra distribudo o poder de deciso no que diz respeito s escolhas redacionais. V-se que elas no so um atributo exclusivo das equipes de redao, ou de seu redator-chefe, gura encarnando, ao menos teoricamente, a autoridade mxima no mbito de uma redao. Reproduzimos abaixo apenas um dos esquemas funcionais que esboamos, o da Folha Bancria, rgo do Sindicato dos Bancrios de So Paulo. Ele pode, no entanto, em suas linhas gerais, ser aplicado a praticamente todas as publicaes da imprensa sindical que estudamos12 .

Em nosso trabalho de tese fornecemos um numero maior de exemplos desses organogramas funcionais.

12

www.bocc.ubi.pt

22

Vladimir Calef Araujo

Figura 1 - Funcionamento da redao do jornal Folha Bancria

6.1

Poder e margens de manobra das redaes

Os dirigentes exercem, como vimos, forte controle sobre o processo de produo da informao sindical, controle que pode tomar formas e intensidades diferentes, segundo o caso, e inuenciar tanto as escolhas redacionais como o modo de operar das equipes de redao. Essa ingerncia repercute, obviamente, na autonomia da redao, reduzindo consideravelmente sua capacidade de pensar e de executar o trabalho jornalstico. Tanto mais que no existem mecanismos de regulao da atividade redacional. No quer dizer, no entanto, que os jornalistas sindicais se encontram completamente destitudos de meios para reagir forte presso a que so submetidos. A propsito dos mecanismos de constituio das margens de liberrdade na atividade jornalstica, Michel Mathien (1992: 225-226) escreve:

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

23

Os constrangimentos da prtica quotidiana dos jornalistas e a realidade da auto-censura a qual esto submetidos, mesmo condicionando o ato de informar, no fazem, no entanto, desses prossionais da comunicao seres inteiramente predeterminados em seus feitos e gestos (...) Eles conservam, apesar de tudo, uma margem de manobra, constituindo o que podemos chamar de seu campo de liberdade. [Essa liberdade] exercida em um quadro denido, mas no deixa de propiciar espaos de iniciativas, de criaes, de inovaes ou de escolhas de oportunidades, permitindo ao indivduo acrescentar uma parte mais ou menos importante de elementos pessoais no seu trabalho. [Assim, o jornalista]dispe de maneiras de escrever compreendidas em uma margem mais ou menos reduzida e delimitada pelo que pode ou no pode ser escrito em funo do tema que ele pretende tratar, do que ele sabe, acredita saber e do conjunto de reaes negativas potenciais que ele percebe, ou acredita perceber. Quais so, portanto, os recursos de que dispe uma redao sindical para constituir sua margem de manobra ? A prtica do jornalismo requer uma competncia prossional especca, o que signica dizer que qualquer organizao pretendendo comunicar e dispor de meios prprios para isso (jornal, revista, rdio, boletim eletrnico, etc.) no tem como no recorrer a esse conhecimento tcnico prossional. Isso ainda mais crucial nos dias de hoje com a rpida e contnua evoluo das tcnicas e dos meios de difuso da informao. A competncia jornalstica tem como uma de suas propriedades principais o domnio do fator tempo. Escreve Nelson Traquina (2002: 150): Ser prossional implica possuir uma capacidade performativa avaliada pela aptido de dominar o tempo em vez de ser vtima dele. Essa capacidade performativa implica, ainda, possuir certos saberes prossionais, tais como capacidade de reconhecer quais so os acontecimenwww.bocc.ubi.pt

24

Vladimir Calef Araujo

tos que possuem valor como notcia; o jornalista mobiliza aqui (...) os critrios de noticiabilidade, um conjunto de valoresnotcia (...) (p. 151). A competncia noticiosa implica tambm o conhecimento especco de identicao e vericao dos fatos (p. 152). Por m, a competncia jornalstica requer capacidade de mobilizar a linguagem jornalstica, com as suas regras estilsticas (uma sintaxe direta e concisa, as palavras concretas, a voz ativa, a descrio detalhada, a preciso do pormenor) (p. 153). Essa competncia prossional constitui-se, portanto, em trunfo das redaes, que dela tiram partido para resistir s presses, estender seu espao de liberdade jornalstica e ampliar o controle sobre a produo da redao. O movimento crescente de prossionalizao da informao sindical, a evoluo dos meios e das tcnicas de imprensa (surgimento de revistas de grande sosticao editorial, informatizao dos sistemas redacionais, criao de paginas na web propondo informaes e servios, produo de boletins eletrnicos, etc.) s fazem aumentar o carter imprescindvel de competncias especcas. Casos como os do Jornal dos SemTerra, em que se tentou substituir o prossional pela gura do correspondente popular foram, em geral, mal-sucedidos, apesar do grande esforo de seus dirigentes em promov-los e do nmero importante de colaboradores que tais experincias lograram mobilizar. Tinham por motivao a critica incapacidade dos jornalistas de captarem as verdadeiras necessidades informativas dos leitores. No entanto, a contribuio desses "jornalistas de novo tipo"no chegou a produzir mudanas signicativas nas caractersticas da publicao, como esperavam seus responsveis, alm de representar um trabalho suplementar considervel equipe de redatores. Ocorria que os "informes"(geralmente incompletos e com dados que no haviam sido vericados) que enviavam requeriam invariavelmente uma nova redao, provocando incessantes atrasos no fechamento do jornal. Por m, a competncia jornalstica acabou sendo reconhecida junto aos dirigentes:

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

25

A gente se deu conta de que, se os camaradas podiam ser bons dirigentes do movimento, eles no entendiam nada do aspecto terico e sobretudo prtico do jornal. No sabiam redigir um texto, escolher uma foto, escrever um ttulo. Eles se sentiam pouco vontade na funo e acabavam perdendo o interesse. As tarefas, alm do mais, lhes tiravam muito tempo" 13 . Por outro lado, se os modos de estruturao e as regras de funcionamento das redaes sindicais tendem a obstaculizar a atividade jornalstica em funo, fundamentalmente, dos objetivos que impem os sindicatos informao e sua imprensa , isso, no entanto, no elimina por completo a capacidade de ao dos jornalistas. Na realidade, eles conseguem, a partir de estratgias prprias, construir um certo grau de autonomia e de liberdade, transformando as salas de redao sindicais em espaos onde as prticas jornalsticas permanecem viveis. E nessa perspectiva que eles pensam e enquadram suas aes. A anlise estratgica de Crozier e Friedberg (na qual apoiamo-nos) postula, por exemplo, a liberdade relativa dos atores e sua capacidade de se movimentar no interior das estruturas em que atuam, na busca incessante de espaos de liberdade e de autonomia de ao, a m de atingirem seus objetivos. Para a anlise estratgica (Crozier/Friedberg, 1977: 29-30): (...) no existem sistemas sociais inteiramente regulados e controlados (...) Os atores dispem de uma margem de liberdade que eles utilizam, de maneira estratgica, em suas interaes com os outros. Encontramos, fundamentalmente, duas situaes que se apresentam ao jornalista sindical como possibilidade de ampliar sua margem de manobra no dia-a-dia de uma redao. A primeira tem a ver com a natureza do tema a ser tratado em seu artigo ou reportagem. O fato de escrever sobre assunto considerado prioritrio aos olhos da instituio atrair sobre seu trabalho uma vigilncia mais severa por parte dos responsveis sindicais. Um
13

Dirigente sindical, em depoimento ao autor.

www.bocc.ubi.pt

26

Vladimir Calef Araujo

jornalista incumbido de escrever um artigo sobre uma medida recente importante do governo e que interesse diretamente aos assalariados de sua organizao ter oito chances sobre 10 de ver seu texto lido e relido pelos dirigentes e/ou por algum assessor do sindicato especialista na questo, a m de que sejam feitos os eventuais ajustes necessrios ao artigo, segundo orientaes previamente determinadas pela organizao. Somente aps essa operao de reviso (de natureza poltico-ideolgica fundamentalmente), o artigo obter o aval necessrio sua publicao. Em contrapartida, se o mesmo jornalista sair para fazer a cobertura de uma manifestao cultural (alusiva, por exemplo, s festividades organizadas para comemorar o aniversrio da cidade onde est implantado o sindicato), muito provvel que o artigo ou a reportagem no seja submetido a outro que no o redator-chefe do jornal ou, at mesmo, em funo das circunstncias, que o prprio jornalista faa a releitura-reviso do texto antes de encaminh-lo montagem nal para impresso. No primeiro caso, possvel que o redator receba, ainda, orientaes da direo indicando-lhe, inclusive, quem entrevistar, que ngulo adotar na matria, etc. Num excesso de preocupao em fazer o texto colar o mximo possvel s posies defendidas pela organizao (o que corrente no jornalismo sindical), possvel que o autor seja levado a solicitar uma reviso do escrito junto prpria pessoa que lhe serviu de fonte de informao (dirigente, militante da base, delegado sindical, assessor, etc.). Disso resulta, evidentemente, uma diminuio considervel de sua autonomia prossional. J no segundo caso, o redator gozar de uma amplitude de ao claramente superior. A segunda situao em que a redao pode usufruir maior liberdade de ao tem origem no abrandamento suscetvel da vigilncia que exerce o sindicato sobre o trabalho dos jornalistas. a ocasio em que a redao pode se (re) apropriar do controle sobre sua produo. Isso acontece, em geral, quando o diretor de imprensa, ocupado por suas numerosas obrigaes (reunies de trabalho, manifestaes, audincias, viagens, etc.), no enconwww.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

27

tra tempo para acompanhar a rotina de trabalho da redao e, assim, para participar do processo de fabricao do jornal. Ausente, ele no pode vigiar o trabalho dos jornalistas, como determina sua funo. Trata-se de uma disfuno interna que propicia um ganho real de autonomia equipe de redao. Sobre esse ponto, escreve Michel Mathien (1992: 260): Na dinmica relacional interna e prpria a seu grupo, o jornalista dispe de um poder de reao, independentemente de qualquer considerao tica prossional. Como todo assalariado no seio de uma empresa, ele pode exercer um contra-poder em casos de anomalia de funcionamento ou de desconsiderao de sua funo (...).

Contedos da imprensa sindical

A primeira dessas situaes nos permite abrir aqui um parntese para comentar rapidamente um estudo estatstico que realizamos sobre os contedos da imprensa sindical (que utilizamos num dos captulos da tese) e que teve por nalidade tentar desvelar o tipo de mensagem que essa imprensa esta empenhada em difundir. A motivao principal foi, justamente, a argumentao utilizada em abundncia pelos jornalistas de que teriam mais liberdade para tratar certos temas do que outros e de que essa situao se reproduziria de maneira muito clara nas orientaes editoriais dos principais veculos sindicais, que so o jornal e a revista (esta ltima somente alguns grandes sindicatos possuem). Visto geralmente como rgo ocial, porta-voz da organizao e destinado, prioritariamente, s massas trabalhadoras, o jornal tem papel estratgico no sistema de informao sindical, pois atravs dele que se exprimem as posies ociais sobre as questes relevantes da atualidade. Por isso, traz, geralmente, uma pauta em que predominam as preocupaes e as demandas das direes sindicais. A revista, ao contrrio, tem estrutura e orientao redacional diferentes, visa a audincias que vo alm das fronteiras
www.bocc.ubi.pt

28

Vladimir Calef Araujo

corporativas, trata de uma diversidade maior de temas, concede espao a artigos, reportagens e anlises sem relao alguma com o sindicalismo, o que resulta em maior margem de liberdade equipe na denio dos contedos e das orientaes editoriais. Partindo desse pressuposto, procuramos medir, em cada uma dessas duas categorias de publicaes, qual o lugar e o peso da informao propriamente dita em relao a todo outro tipo de mensagem que se presta a traduzir interesses sindicais (como, por exemplo, expressar as posies da organizao, explicitar suas reivindicaes, vulgarizar suas formulaes doutrinrias, etc.). Nesse ponto residiu nosso principal parmetro de anlise no estudo de contedo. Reunimos, assim, em uma categoria que chamamos de informaes gerais,todas as mensagens de carter informativo tendo relao mais ou menos direta com a atualidade, numa preocupao de separ-las, da forma mais clara possvel, daquelas correlacionadas temtica propriamente sindical, operao que se revelou difcil, pois, na tica sindical, essa separao no aparece, jamais, de forma clara. Em um artigo tratando do problema econmico do pas, por exemplo, dados de natureza informativa podem estar perfeitamente mesclados, na descrio narrativa, com posies, opinies e reivindicaes da organizao. Nesse sentido, esforamo-nos, tanto quanto possvel, para isolar as categorias de mensagens e poder desvelar a parte que cabe informao na imprensa sindical. A amostra foi composta por 41 exemplares, entre jornais e revistas de periodicidades diferentes (dirios, semanrios e mensais) que circulavam no perodo em que foi realizada a pesquisa de campo. Os resultados possibilitam vrias leituras. Infelizmente, o espao de que dispomos neste texto no permite uma ampla abordagem. Alguns dados so evidentes (Tabela 1); salta aos olhos, por exemplo, a diferena existente entre jornais e revistas no que diz respeito categoria informaes gerais (que agrupam, segundo a metodologia aplicada, os textos jornalsticos de natureza informativa). Enquanto os primeiros dedicam menos de 30% de seu espao a esse tipo de mensagem, os segundos reservam mais
www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

29

de 40%. E, se retivermos aqui apenas a superfcie escrita (ou seja, aproximadamente 75%, em mdia, do espao fsico das publicaes), podemos armar que mais da metade do contedo das revistas concernem a informaes gerais. Uma outra grande diferena que distingue essas duas categorias de publicaes remete temtica reivindicaes. Enquanto os jornais destinam 18% do espao aos temas relacionados ao universo de preocupaes corporativas (emprego, salrio, condies de trabalho), nas revistas, ele no passa dos 8%. a seo, alis, menos representada neste ltimo tipo de publicao, cando muito atrs da de vida da organizao (temas de natureza institucional, encontros, funcionamento interno, etc.) e da de informaes gerais. Os resultados a que chegamos corroboram os discursos ouvidos nas redaes: para os jornalistas, as revistas apresentam, de fato, uma diversidade maior de temas e concedem boa parte de seu espao a artigos e reportagens sem relao com o sindicalismo, o que proporciona, do ponto de vista jornalstico, maior liberdade para denir pauta e orientaes editoriais. J os jornais, pela misso que a eles atribuda, deixam transparecer claramente suas intenes corporativas. Essa diferena pesa enormemente na preferncia dos prossionais por uma ou outra categoria de publicao. So vrios os depoimentos recolhidos (na pesquisa) que atestam a atrao maior que exercem as revistas, sobretudo entre os prossionais manifestando grau maior de preocupao com a autonomia prossional.

www.bocc.ubi.pt

30

Vladimir Calef Araujo

Tabela 1: Lugar da informao na imprensa sindical Categorias de mensagens Informaes gerais Poltica Economia Cultura Diversos Vida da organizao Institucional Encontros Funcionamento interno Denncias Vida associativa Cultura Reivindicaes Emprego Salrios Condies de trabalho Ilustraes Publicidade, pequenos anncios Superfcie no impressa TOTAL Mdia nos jornais (%) 29,53 13,60 9,71 0,73 4,80 23,83 8,67 2,49 3,05 2,23 3,22 2,10 17,58 1,63 12,65 4,70 1,37 8,91 18,78 100,00 Mdia nas revistas (%) 43,31 16,21 3,67 7,18 16,26 21,90 10,48 1,52 0,34 2,98 2,60 4,01 7,96 1,34 5,27 1,35 3,34 9,47 14,02 100,00

Fonte: Araujo (V. C.), O jornalismo de informao sindical no Brasil: atores, prticas e estratgias de produo jornalstica; tese de doutorado em Cincias da Informao e da Comunicao, 2003.

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

31

guisa de concluso: perspectiva de novas investigaes

O jornalista sindical opera, de fato, em uma zona nebulosa, que se situa entre a concepo dominante da informao e das prticas prossionais vigentes na imprensa convencional e a concepo particular da informao e do jornalismo prprias do universo da imprensa dita engajada, como o caso das publicaes sindicais. Ao mesmo tempo em que sofre as inuncias dos valores prossionais dominantes, do ponto de vista tanto tcnico como deontolgico (atravs da formao em uma escola de comunicao e, no caso de alguns, da experincia passada na grande imprensa), o jornalista sindical esbarra em diculdades prprias ao seu universo. Resulta que est continuamente se defrontando com as contradies existentes entre suas prticas especcas e aquelas legitimadas pelo meio prossional jornalstico. Essa posiolimite do jornalista sindical entre um universo de contornos mais ou menos denidos (com suas normas tcnicas e um corpo de princpios prossionais consolidados), do qual ele sofre forte presso, e um outro no qual est inserido cuja caracterstica principal a ausncia de referncias que lhe permitam assentar sua prtica , o coloca em situao de profunda ambigidade. A ausncia de um corpo mnimo de princpios ticos e normas tcnicas adaptadas s condies especcas nas quais ele exerce seu mtier faz com que, se, por um lado, reivindique para si uma prtica universal, por outro, a maneira pela qual levado concretamente a exercer a prosso est longe de corresponder representao que faz da prtica jornalstica ideal. De outro modo, se pretende aderir prtica dominante, ter que adotar pontos de referncia prossional que lhe sero de utilidade duvidosa, visto que pouco se adaptam s particularidades que marcam seu ambiente de trabalho. Essa , portanto, a situao do jornalista sindical: privado da legitimidade que somente conferida queles cujas prticas se inscrevem nos preceitos do modelo dominante de jornalismo, encontra-se, por assim dizer, diante de
www.bocc.ubi.pt

32

Vladimir Calef Araujo

um vazio. Isso acontece em razo dessa diculdade de encontrar em seu prprio campo de atuao prossional referncias que lhe permitam preencher esse vazio, servindo-lhe de base sobre a qual assente suas aes, defenda um tipo particular de prtica jornalstica e construa, em conseqncia, uma legitimidade prossional. Essa legitimidade implica a tentativa de reabilitao da atividade jornalstica nas redaes sindicais. E essa reabilitao passa, necessariamente, pela regulamentao do setor de imprensa no interior das organizaes, abrigando as aes da redao sob um instrumento que as legitime frente aos que decidem nas instncias sindicais. Isso proporcionaria condies e relaes de trabalho mais estveis equipe de redao e tornaria mais claras as condies de produo da informao sindical. Um tal mecanismo deve levar em considerao as condies de trabalho especcas das redaes sindicais e iniciar por uma ampla reexo autocrtica das prticas vigentes, envolvendo os principais interessados (jornalistas e dirigentes sindicais), a m de balizar princpios e regras de funcionamento, direitos e responsabilidades de uns e de outros. Um tal instrumento teria por nalidade maior garantir condies adequadas de trabalho equipe de redao, regular a atividade jornalstica nesses espaos e as relaes entre jornalistas e direo do sindicato. Os cdigos de tica da prosso poderiam servir como importante fonte de referncia nesse processo, desde que sejam utilizados com reservas, pois suas orientaes do conta da realidade do jornalismo no ambiente das redaes convencionais, distante do contexto particular do jornalismo de informao sindical. As orientaes resultantes desse processo poderiam materializar-se numa espcie de "estatuto dos jornalistas e dos colaboradores da imprensa sindical 14 .
A redao da CFDT francesa dispe, por exemplo, de um estatuto dos colaboradores de sua revista Magazine CFDT e de seu jornal Syndicalisme Hebdo, o qual (...) regulamenta as relaes entre a direo da confederao, responsvel poltica pela imprensa, e os redatores da casa. Essa regulamentao foi colocada em pratica aps grave conito que ops a equipe de re14

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

33

As redaes tm conscincia das conseqncias que acarreta a ausncia de um instrumento denindo sua posio no interior da organizao. Elas sabem que tal situao tende a estimular o poder sindical a continuar intervindo na atividade jornalstica ; elas sabem, sobretudo, que a falta de clareza nas suas funes e nas suas relaes com a instituio desfavorece a legitimidade que aspiram obter. Por sua condio militante trao marcante, ao longo do tempo, da identidade desse grupo prossional , o jornalista sindical levado a renunciar, quase permanentemente, aos princpios ticos da prosso. A "cultura militante", a qual banha o meio sindical, impregna suas prticas, impondo-se ao jornalista mais fortemente que a deontologia prossional. Por isso, num conito entre os interesses da organizao sindical e a tica prossional jornalstica, no resta dvida de que o vencedor ser sempre a primeira. A deontologia, observa Daniel Cornu (1994: 431) o que incita o jornalista a: (...) defender sua prpria liberdade de informao, de comentrio e de crtica, a se proteger das presses, a no aceitar nenhuma ordem direta e indireta que faria dele um publicitrio ou um propagandista e que o exporia tentao militante, pela passagem do papel de observador ao de ator. Em suma, ela age no sentido da armao da independncia do prossional, protegendo-o das tutelas do pensamento (p. 432). Evidentemente, ser difcil para um jornalista atuando no meio sindical, haja vista as suas caractersticas particulares, construir uma independncia prossional que possa ser a expresso
datores e a direo sindical no nal de 1968 (Cf. Verdier,E., La presse syndicale ouvrire analyse statistique de contenu, Paris, Cresst, 1981, p. 70). No caso da imprensa sindical brasileira, no encontramos experincia alguma nesse sentido durante nossa pesquisa. Constatamos, apenas, algumas tmidas iniciativas, sem grande eccia, levadas a cabo em um ou outro sindicato com o intuito de melhorar as relaes entre redao e direo.

www.bocc.ubi.pt

34

Vladimir Calef Araujo

desse ideal que descreve Daniel Cornu. No entanto, possvel para ele denir seu campo de ao, conferindo-lhe um mnimo de autonomia, que o colocar ao abrigo das fortes presses (do poder sindical e de seus militantes), permitindo-lhe estabelecer e preservar as condies mnimas de exerccio de suas funes. Ele estar, assim, em condies de premunir a informao contra os desvios a que freqentemente submetida nesse meio. No entanto, constata-se um certo descaso dos jornalistas quanto a esse tipo de preocupao, simbolizado na recusa das redaes de colocar o problema, de estimular uma reexo e de tomar iniciativas nesse sentido. A informao sindical tem sua prpria especicidade, segue sua prpria lgica, mobiliza meios que lhe so particulares e inscreve suas prticas em um amplo universo composto de experincias jornalsticas que se desenvolvem continuamente, que sofrem bem ou mal as mutaes do tempo e se apresentam ao futuro como espaos alternativos possveis. Trata-se, portanto, no somente da expresso de uma outra informao, de idias, debates, conitualidades, mas, ainda, de uma oportunidade real de trabalho a importantes efetivos da prosso, cada vez mais excludos do mercado convencional do jornalismo em funo da difcil situao de emprego no setor. Por outro lado, a imprensa sindical j demonstrou que possui potencial para ampliar seu horizonte de ao, embora a comunicao com os sindicalizados consista em sua primeira e fundamental misso. Ela pode representar, por exemplo, um papel importante na institucionalizao de uma contra-informao nas disputas polticas e sociais que se travam no mbito da sociedade, contrapondo-se ao espao meditico dominante, contestando as verses e os pontos de vista ociais, fazendo emergir uma informao sob perspectiva diferente daquela privilegiada pelas outras categorias de mdia. Nessa perspectiva, a imprensa sindical poder apresentar-se como representante legtima de um campo constitudo de meios socialmente engajados e assegurar seu lugar num espao jornalstico, instituindo-se enquanto alternativa ao campo meditico dowww.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

35

minante. Todavia, para atingir tal estgio, precisa agir de forma resoluta no sentido de construir e de armar sua credibilidade, sem a qual a ampliao de sua misso estar irremediavelmente comprometida. O jornalismo sindical ser pouco ecaz na instaurao de uma contra-informao que possa ser til a um universo amplicado de leitores se no mudar de registro e no abandonar em denitivo a idia de informao a servio de justicaes de ordem poltica e ideolgica. Nessas condies, o jornalismo perde inevitavelmente suas referncias. Nas palavras de Adelmo Genro (1989 : 46), acaba desarmando-se (...) de sua eccia especca e, quase sempre, tornando-se intolervel para os leitores, sejam quais forem. Cabe ao prossional uma parcela importante de responsabilidade nesse processo de reabilitao da imprensa sindical, direcionando todos os seus esforos no sentido de reconstruir suas prticas no interior das redaes e de assegurar uma autonomia de trabalho.

Bibliograa (resumida)

ACCARDO (A.) et alii, Journalistes au quotidien outils pour une socioanalyse des pratiques journalistiques, Bordeaux, Le Marcaret, 1995. BALLE (F.), (sob a coordenao de), Dictionnaire des mdias, Paris, Larousse, 1998. BARROS FILHO (C. de), tica na comunicao: da informao ao receptor, So Paulo, Editora Moderna, 1995. BENABOU (C.) et ABRAVANEL (H.), Le comportement des individus et des groupes dans lorganisation, Chicoutimi, Gatan Morin, 1986. CHARON (J.-M.), Cartes de presse. Enqute sur les journalistes, Paris, Stock, 1993.

www.bocc.ubi.pt

36

Vladimir Calef Araujo

CHARRON (J.), La production de lactualit - une analyse stratgique des relations entre la presse parlementaire et les autorits politiques, Qubec, Les Editions du Boral, 1994. CORNU (D.), Journalisme et vrit. Pour une thique de linformation, Genve, Labor et Fides, 1994. CROZIER (M.) et FRIEDBERG ( E.), Lacteur et le systme, Paris, ditions du Seuil, 1977. GENRO FILHO (A.), O segredo da pirmide. Para uma teoria marxista do jornalismo, Porto Alegre, Ortiz editora, 1989. LEMIEUX (C.), Mauvaise presse: une sociologie comprhensive du travail journalistique et de ses critiques, Paris, ditions Mtaili, 2000. MARQUES DE MELO (J.), A opinio no jornalismo brasileiro, Petrpolis, Editora Vozes, 1994. MARCHETTI (D.), Les sous-champs specialiss du journalisme, Rseaux, no 111, 2002. MATHIEN (M.), Les journalistes et le systme mdiatique, Paris, Hachette, 1992. NEVEU (E.), Sociologie du journalisme, Paris, La Dcouverte, 2001. PADIOLEAU (J.-G.), Systme dinteraction et rhtoriques journalistiques, Sociologie du Travail, vol. 76, no 3, 1976. PAILLET (M.), Le journalisme fonctions et langages du quatrime pouvoir, Paris, Denol, 1974 (traduzido para o portugus: Jornalismo o quarto poder, So Paulo, Brasiliense, 1986). RIEFFEL (R.), Llite des journalistes, Paris, PUF, 1984.

www.bocc.ubi.pt

O jornalismo de informao sindical no Brasil

37

RUELLAN (D.), Le professionnalisme du ou: identit et savoirfaire des journalistes franais, Grenoble, Presses Universitaires de Grenoble, 1993. TRAQUINA (N.), O que jornalismo, Lisboa, Quimera, 2002. TRAVANCAS (I.S.), O mundo dos jornalistas, So Paulo, Summus Editorial, 1992.

www.bocc.ubi.pt

También podría gustarte