Está en la página 1de 5

FACULDADE CAMBURY

Jardins Chineses
Histria, Teoria do paisagismo

Goinia, 2011/1

Introduo
A arte pode apresentar-se de inmeras formas, mas todas elas tm um esplendor muito especial. A arte de jardinagem tem para os chineses a mesma considerao sagrada que uma escritura ou uma poesia. Os jardins so criados como uma combinao de paisagem, arte e espiritualidade. "No existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e no h forma mais segura de se unir a ele do que a arte." (Johann Goethe)

Jardins Chineses
A arte de jardinagem tem para os chineses a mesma considerao sagrada que uma escritura ou uma poesia. Os jardins so criados como uma combinao de paisagem, arte e espiritualidade. , ao mesmo tempo, parte do lar de cada um e um lugar de recreio, um lugar mgico, um cosmos em miniatura no que se tenta recrear a imagem de uma natureza ideal. A idealizao dos jardins chineses fornecer a espiritual utopia que consiga conectar o homem com natureza. Representam um compromisso constante entre as dimenses estticas e simblicas. Um jardim tem que refletir dois aspectos vitais. O da natureza, que trata de representar por mdio das rvores, das rochas e das correntes de gua que decorrem pelo jardim e o do desenhista, que representa a criao, uma criao que deve aproximar-se, do modo mais harmnico possvel, ao equilbrio natural. As lindssimas Esculturas feitas com plantas so sublimemente enquadradas no espao que as rodeia. Nos jardins chineses a sensao de espao, harmonia, equilbrio e tranquilidade imperam, eles so um refgio espiritual, um abrigo para aliviar das preocupaes e stress que surgem ao longo da nossa caminha pela vida.

Histria
Desde h 2.000 a.C. que os jardineiros da China cuidam dos parques das casas dos antigos imperadores, reordenando a sua flora nativa. O lendrio deste pas acreditava que no norte da China havia um lugar para os imortais. Como o Imperador Wu Ti(140-86 a.C.). no conseguiu encontr-lo, decidiu ento recri-lo como o jardim "lago-ilha". No final do sculo VI, com o surgimento de um novo imperador, um novo jardim "lago-ilha" foi criado: o Parque Ocidental, com permetro de 113 km e contendo 4 imensos lagos cobertos de ltus e rodeados de chores. Trabalharam na sua construo 1 milho de pessoas. Monumentais palcios de cor vermelha se ergueram-se no meio das rochas.

Os Jardins Imperiais da China


Os milenares jardins imperiais chineses ocupam um lugar de honra na histria da arquitetura mundial. Eles surgiram durante a Dinastia Zhou, h mais 3 mil anos e integravam a paisagem das antigas capitais do pas. Os jardins imperiais so caracterizados por suas disformes configuraes topogrficas, rios artificiais, combinao das belezas naturais, pontes, corredores, rvores e flores. De uma forma geral, tanto os jardins imperiais quanto os jardins individuais ou familiares, integram o leque de design arquitetnicos da China.

de

Os jardins chineses so divididos em trs estilos: imperial, divino e natural. Enquanto seus respectivos design buscam integrar as paisagens com as percepes do prprio dono acerca do Universo e a conseqente fuso do Homem com a Natureza, os jardins ocidentais buscam o princpio geomtrico e priorizam a si prprios. O ambiente imperial representado pelos jardins imperiais. O Yuanmingyuan (Jardim de Luz e Perfeio) evidencia a concepo de mundo, o valor moral e o senso social embutido no confucionismo chins. O Yuanmingyuan ocupa uma rea de 347 hectares. Seus jardins so o prottipo dos diferentes estilos existentes em todo o pas. Alm disso, possui outros que aliam as caractersticas arquitetnicas ocidental e chinesa. Em 1860, no entanto, ele foi saqueado e incendiado por tropas estrangeiras, apesar da fama internacional criada pelos relatos dos missionrios europeus e de influenciar o design dos jardins paisagsticos europeus do sculo 18. Outro famoso jardim imperial - o do Palcio de Vero de Beijing, tombado em 1998 pela UNESCO como Patrimnio Cultural Mundial, integra o palcio de veraneio construdo durante a Dinastia Qing (1616 -1911). Ele ocupa uma rea de 290 hectares - trs quartos dos quais so cobertos por gua - dividido em trs setores: administrao imperial, residncia e paisagens. Propositadamente erguido nos subrbios da cidade, ele marcado pela plena harmonia entre a natureza e as suas edificaes, foco da cultura da jardinagem chinesa.

Fotos

Fontes:
Wikipdia; O jardim chins: Histria, arte e arquitetura de Keswick, Maggie; outros. Site: Liga dos Amigos de Conimbriga http://www.lac.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=212 CRI Online http://portuguese.cri.cn/152/2006/07/06/1@46617.htm

También podría gustarte