Está en la página 1de 2

Concluses do Frum Humanista Minorias e igualdade de oportunidades 17 de Junho de 2006, Porto

No Frum participaram as seguintes organizaes:


Centro das Culturas AHCD Clube de Utilizadores de Ces Guia Associao Essalam Associao de Professores de Educao Visual Razes para a construo de um melhor ambiente e uma vida mais saudvel Jornal Humanista Liverdades Associao de Ucranianos do Porto Al-Furqn orgo para a divulgao do Islamismo

Concluses por mesas de trabalho:


Migrao e Culturas
Existem vrias dificuldades na integrao dos imigrantes em Portugal, a primeira das quais a barreira lingustica e o desconhecimento que cada povo tem da cultura dos outros. Tambm o facto de a preocupao central, tanto dos imigrantes como dos portugueses, serem as necessidades econmicas faz com que as pessoas se fechem, se isolem. E sempre mais fcil ver os aspectos negativos nos outros do que os positivos. Como pode haver integrao sem perda dos valores culturais prprios de cada comunidade? Como superar a desigualdade de oportunidades? Em primeiro lugar, preciso tomar conscincia de que as pessoas tm toda a legitimidade de procurar melhores condies de vida onde quiserem. necessrio criar mbitos de dilogo e intercmbio entre as diferentes culturas, aprender com o outro, valorizar a diferena. importante desenvolver projectos em comum, de forma que ningum tenha de enfrentar os conflitos sozinho, isolado. Uma proposta concreta: Criar uma sede conjunta, uma casa de comunidades sem estar espera da boa vontade da Cmara Municipal do Porto.

Educao:
Da discusso salientaram-se os seguintes aspectos: Em relao imigrao no h em Portugal um acompanhamento dos imigrantes, sobretudo aqueles que provm de pases com lnguas completamente diferentes do portugus e uma cultura tambm muito diferente. No h um esforo para a integrao destas pessoas a nvel cultural, comeando por algo to bsico como o ensino da lngua. Uma das consequncias entre muitas, a perda de oportunidades destas pessoas, ao nvel da formao profissional e at de outras oportunidades de emprego.

No que toca educao para a diferena, tambm no sistema actual portugus no h lugar para a diversidade. A escola segue um padro cultural que o predominante, sem espao ou facultando muito pouco espao para informar e formar sobre outras culturas e at formas de estar e actuar. Para alm das questes culturais, salientaram-se os temas religiosos, temas que se prendem com a sexualidade e a opo sexual, com outras formas de vida mais ligadas natureza e ao campo, e tambm temas relacionados com a deficincia ou necessidades e formas de estar na vida especiais. Conclumos ento pela necessidade de um trabalho em conjunto, com base no apenas no intercmbio, mas sobretudo em projectos conjuntos, nomeadamente atravs de campanhas para o meio, apostando na difuso e no aproveitamento de meios que muitas vezes esto ao dispor, mas porque trabalhamos em pequenas associaes, sozinhos no somos capazes de aproveitar.

Media e Liberdade de Expresso


Os meios de comunicao social, sobretudo os de mbito nacional, geralmente ignoram a informao que o grupos e associaes com poucos recursos econmicos ou pouca projeco meditica lhes transmitem. Reconhecemos, pelo contrrio, que certos rgos de comunicao social locais do maior relevncia s iniciativas e aos acontecimentos que tm proximidade geogrfica e valorizam o esforo das organizaes minoritrias. Os meios de comunicao maiores em Portugal vo procurar informao sobretudo s agncias de notcias nacional e internacionais e esto receptivos a trabalhar a informao que lhes chega dos rgos de poder, das instituies tradicionais, dos partidos polticos com assento parlamentar, das grandes empresas e, no caso de vrios jornais e canais de televiso, so ainda muito permeveis recepo de informao marcadamente sensacionalista e superficial. A concentrao dos media nas mos dos grandes grupos econmicos revela igualmente o interesse perseverante que estes tm em controlar os meios de comunicao, que so veculos de uma interpretao da realidade. Ao ignorar constantemente as iniciativas, acontecimentos e reivindicaes que surgem no seio da comunidade, da iniciativa de pessoas comuns, est-se a limitar drasticamente a capacidade dos receptores de conhecer e interpretar livremente a realidade. No podemos esperar que os grandes meios de comunicao alterem a poltica editorial e mudem as suas prioridades. Mas est ao nosso alcance criar meios de comunicao que surjam do trabalho conjunto de organizaes diversas e que divulguem as opinies, iniciativas, aspiraes dessas pessoas que se organizam para mudar a situao em que vivem. As novas tecnologias so hoje acessveis a quase todos em Portugal e possvel utilizlas para criar rdios on-line, pginas web, produzir programas para os canais por cabo regionais, etc. Conclumos, portanto, que fundamental reunir esforos para criar programas e meios de comunicao que mostrem a outra realidade que acontece em Portugal.

También podría gustarte