Está en la página 1de 6

Economia I Resumos de aula - I.

01

Primeiro tpico: objeto de estudo da Economia . O QUE ECONOMIA? Importante uma conceituao inicial, por conta do fenmeno da polissemia (conotaes novas atribudas a termos muito usados). Exemplos relativos ao termo ECONOMIA: sentido original (administrao do lar, pela justaposio dos dois termos gregos oiks e nomos); estratgia para atingir dado objetivo (economia da salvao), poupana (no gaste tudo que ganha, faa economia), descrio de um dado sistema econmico (economia brasileira). . Em que sentido, ento, ele empregado aqui, no curso? . ECONOMIA = CINCIA ECONMICA . Elementos bsicos para uma conceituao: . Conhecimentos cientficos: conhecimentos sistematizados e submetidos a comprovao (s que no arbitrria, mas estocstica, isto , nas cincias da natureza, a experimentao das teorias elaboradas sobre os fenmenos feita quando e tantas vezes quanto queira o pesquisador. E, nas cincias humanas, somente quando os eventos acontecem, independentemente da vontade e da iniciativa do pesquisador); . Objeto material: o fenmeno humano, o comportamento humano; . Objeto formal: o comportamento humano enquanto voltado para o enfrentamento da problemtica da ESCASSEZ, a luta do homem contra a ESCASSEZ. . Distino entre economia positiva (conhecimento cientfico) e economia normativa (conhecimento tecnolgico). A primeira se preocupa em explicar o porqu do comportamento dos fenmenos e a segunda, com a interveno eficaz sobre esses fenmenos com o objetivo de mudar-lhes o comportamento. Diferentemente, acontece com outros ramos do conhecimento: Biologia humana versus Medicina; Fsica versus Engenharia.

Economia I Resumos de aula - I.02

. O que significa escassez, na terminologia econmica? . Apresentao do seu significado, por etapa. Em primeiro lugar, como se deu sua percepo gradual ao longo da histria. . Relacionamento do homem com a Natureza: . Ele descobre que ela o complementa, mas no est integralmente sua disposio segundo seu desejo. Dos elementos da Natureza aptos a satisfazer suas necessidades, ele percebe dois conjuntos distintos: os bens livres e os bens escassos ou econmicos. Para atender a todas as suas necessidades, ento, o homem tem de despender esforo para obter aqueles bens no disponveis em qualquer lugar e a qualquer momento. (Comers o po com o suor de teu rosto). . Inicialmente: relacionamento apenas fsico de captao dos seus elementos (o extrativismo). . Depois: a descoberta de que, pelo conhecimento, ele se torna capaz de exponenciar suas possibilidades de se servir, cada vez melhor, da Natureza. . medida que a vai conhecendo melhor, acrescenta ao extrativismo a agricultura, a pecuria, a manufatura e outras formas de produo. Com a agricultura e a pecuria, por exemplo, altera o lay-out da Natureza, induzindo-a a disponibilizar seus elementos de uma forma mais confortvel para ele. Atravs da manufatura, altera a configurao de certos elementos da Natureza, transformando-os, fazendo surgir novos elementos aptos a satisfazer suas necessidades (po = trigo, elemento natural, transformado em farinha e, depois, submetido a um processo de mistura e cozimento).

Economia I Resumos de aula - I.03

. medida que vai conhecendo melhor a Natureza, percebe a importncia da instrumentalizao. V, ento, que so dois os tipos de bem econmico a produzir: os de consumo (os que atendem a sua sobrevivncia e bem estar) e os de capital (os que facilitam a obteno dos de consumo, como por exemplo, a enxada, o arco e flecha, o trator). . Sabe, agora, qual o seu potencial econmico, que constitudo pelos chamados fatores de produo, que so:

a) Recursos naturais, denominados TERRA: o solo, o


subsolo, a flora, a fauna, os cursos dgua, etc. (elementos da Natureza utilizveis para a produo de bens econmicos); b) Recursos humanos, denominados TRABALHO: a populao economicamente ativa (populao total, menos a parcela que no atingiu a idade mnima para trabalhar ou que j se situa alm da idade mxima, menos a parcela que, dentro da faixa etria de trabalhar, encontra-se desempregada). Em outras palavras, a parcela da populao que participa efetivamente do processo produtivo; c) Recursos instrumentais, denominados CAPITAL: mquinas, equipamentos, instalaes, edificaes, culturas permanentes, conhecimentos cientficos e tecnolgicos acumulados, infra-estrutura econmica (energia, comunicaes e transportes), infra-estrutura social (educao, saneamento, segurana sade). . Outra descoberta importante: os semelhantes como concorrentes na disputa pelos elementos da Natureza, exponenciando a problemtica da escassez (as guerras, a escravido e as experincias de cooperao e de articulao como formas de enfrentamento dessa problemtica). Surge a

questo da propriedade (o que meu e o que teu, o que nosso e o que deles). Nasce a questo do direito. Surge o Estado.
Economia I Resumos de aula - I.04

. Conseqentemente, o que constitui a problemtica da escassez a grande diferena de magnitude entre o universo das necessidades e o das possibilidades, para o indivduo, para qualquer grupo humano, para a populao mundial como um todo, para a humanidade. Em outras palavras: sempre queremos muito mais do que podemos conseguir. . DEFICIT ESCASSEZ Dficit = quantidade necessria quantidade efetiva Escassez = Quantidade desejada quantidade efetiva . Como a quantidade desejada continuamente crescente, torna-se, ento, imperiosa a constante busca de maximizao. . Questo fundamental que o homem sempre se tem colocado, ao longo dos tempos: produzir o mximo possvel, para minimizar a escassez. S produzindo o mximo que se elimina o desperdcio (diferena entre a quantidade mxima possvel e a quantidade efetivamente produzida), o que impede que a escassez venha a ser minimizada. . Questo crucial a investigar: Se a carncia enorme, por que nem sempre a quantidade produzida a mxima? Esse o primeiro projeto de pesquisa da Cincia Econmica. . Possveis respostas, que representam os campos especficos de investigao econmica e vo constituir, do ponto de vista tecnolgico, as suas metas fundamentais: eficincia, pleno emprego, crescimento econmico, estabilidade dos preos e adequada distribuio de renda. . Vejamos o que significam esses aspectos.

- Eficincia: o melhor uso possvel dos recursos produtivos (terra, trabalho e capital), dado o nvel tecnolgico alcanado; - Pleno emprego: a mobilizao de todos os recursos produtivos;
Economia I Resumos de aula - I.05

- Crescimento: a ampliao do mximo possvel, ao longo do tempo, para enfrentamento da dimenso intertemporal da escassez, j que o universo das necessidades est em contnua expanso; - Estabilidade dos preos: Numa economia moderna, quando os preos variam celeremente, e de forma desordenada, grandes problemas surgem, porque as decises dos agentes econmicos (produtores, consumidores e donos de fator) se baseiam nos preos; - Distribuio de renda: O perfil de produo tende a se adequar ao perfil da distribuio da renda, e esta nem sempre retrata o perfil das necessidades sentidas. . Esses aspectos da problemtica econmica esto interpenetrados, mas nem sempre de forma solidria. A busca do crescimento pode prejudicar a meta de preos estveis, por exemplo. O esforo por reduzir a taxa de inflao pode, tambm, ampliar o desemprego. a clebre questo dos conflitos entre metas econmicas. . Outra questo que muito se discute quanto tcnica alocativa a adotar, ou seja, se a problemtica da escassez deve ser resolvida exclusivamente atravs dos preos, isto , do livre jogo das foras do mercado (liberalismo), ou se apenas pelo aparelho estatal (socialismo), ou se por ambos (sistema econmico misto) e, nesta ltima hiptese, qual o tamanho ideal do governo na economia, ou melhor, quem deve assumir o qu. Tema de atualidade constante: estatizao versus privatizao da economia.

- Recomendar a leitura de BUARQUE, Cristvam. Avaliao Econmica de Projetos, Ed. Campus, 1984, p. 17-18.-; e MANKIW, cap. I e II.

También podría gustarte