Está en la página 1de 6

1.

INTRODUO

A discusso acerca dos problemas relacionados ao ensino aprendizagem da leitura e produo textual; tem sido uma constante entre estudiosos e professores especialistas da Lngua Portuguesa. Muitos pontos devem ser considerados ao abordar o uso e o emprego de nossa lngua materna como bem o prprio contexto escolar e as escolas no contexto scio econmico e sociolingstico em que so inseridos. Encontramo-nos num contexto de pas de muita miscigenao e enorme rea territorial com bastante diversificao entre as cinco regies que o compe. essa pluralidade cultural e variaes lingsticas que nos convida a rever nossa condio enquanto professores de Lngua Portuguesa, de mediador do processo de conhecimento em produo textual, observando os aspectos supracitados e aos critrios exigidos na norma padro (culta). Ao professor cabe repensar a prtica pedaggica de forma a contemplar as especificidades dos alunos/produtores na contemporaneidade. Este o convite a que este projeto prope possibilitar aos professores, em especial aos de Lngua Portuguesa, fazerem reflexes acerca de como esse trabalho vem ocorrendo na sua prtica de sala de aula e quais seriam as contribuies possveis e as condies necessrias para que possamos tornar nossos alunos exmios produtores textuais. Este projeto tem o intento de contemplar professores do Ensino Fundamental e Mdio, instigando-os a uma reflexo acerca de como se d o trabalho de produo textual em sala de aula, e ainda como possvel otimizar este procedimento de forma dinmica e agradvel aos olhos dos alunos/produtores.

2. JUSTIFICATIVA

Acentua-se cada vez mais a viso do aprendiz como sujeito que constri o seu prprio conhecimento, portanto capaz de conduzir sua produo oral e escrita. Neste contexto o papel do professor no perde sentido, nem sua responsabilidade suprimida, ao contrrio, de vital importncia que o professor em sua versatilidade seja coerente a ponto de oportunizar ao aluno construtor as condies favorveis s produes textuais, ou refeitura dos mesmos, diagnosticada alguma incoerncia.

Os PCN de Lngua Portuguesa deixam claro que o domnio da Lngua tem estreita relao com a possibilidade de plena participao social, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende ponto de vista, partilha e constri vises de mundo, produz conhecimentos. Diante do exposto, propomos neste projeto mostrar uma grama de instrumentos que permitam a otimizao da escrita produzida pelos alunos e que ofeream dicas que facilitem a prtica pedaggica. Fundamento em textos de autores renomados, ser este projeto desenvolvido sob forma de oficinas, onde teremos contato com a prtica de leituras, releituras, anlises e produes textuais mediante contato com textos tericos que versam sobre a importncia e as dificuldades de produo textual em sala de aula. 3. OBJETIVO GERAL

 Oportunizar aos participantes atividades de leitura, releitura, anlise, debates e produes de textos que convergem para a importncia da produo textual na escola

4. OBJETIVOS ESPECFICOS

 Discutir acerca da importncia do ensino eficaz da Lngua que possibilita a formao de alunos proficientes na leitura e produo textual.  Considerar as contribuies tericas dos PCN, no tocante a leitura e produo de textos.  Participar das atividades e produes textuais promovidas nas oficinas.

5. CONTRIBUIES TERICAS

A base terica que sustenta esse trabalho concentra-se na abordagem de PRESTES, Maria Luci de Mesquita, contida no livro Leitura e (Re)escrita de textos, 2001, e de outros grandes escritores como: Geraldi, Orlandi, Mattoso Cmara, que partem do pressuposto de que A arte de escrever precisa assentar-se numa atividade preliminar j radicada, que parte do ensino

escolar de um hbito de leitura inteligentemente conduzido(MATTOSO, Joaquim Cmara Junior em Manual de Expresso Oral e Escrita). A leitura, como afirma Orlandi (1993:60), fornece matria-prima para a escrita, por colocar o leitor em contato com os procedimentos de organiza do texto. Portanto, ter o ideias no o bastante embora o domnio acerca do que se escreve imprescindvel, de proporcional importncia a forma como se escreve, ou seja, a forma de organizao do pensamento coerncia e a forma de organizao estrutural e gramatical do texto coeso. Cabe ao professor de Lngua Portuguesa, levar o aluno a perceber que a expresso do sentimento atravs do uso da palavra forma universal de interao e produo social tornase preponderante na necessidade de viver em sociedade, na descoberta de estmulo ao imaginrio e ao belo, na reflexo e interferncia no mundo. No podemos esquecer que comunicar-se uma necessidade vital do ser humano. E encontrar uma forma satisfatria de expressar uma idia motivo de realizao pessoal. Contudo para que haja uma produo eficiente, imprescindvel a motivao e a situao favorvel ao escritor, proporcionada pelo professor mediador do processo ensino/aprendizagem. Nesta condio de produo textual, dois fatores pragmticos so considerveis: a intencionalidade e a aceitabilidade, O texto , pois o lugar onde o encontro se d (GERALDI, 19995), o produto das ideias e imagens criadas pelo escritor, a concretude de um produto, o dito. O leitor, por sua vez, reconstri este dito com suas prprias contra palavras. Diante desse impasse, muitos produtores de textos, a exemplo: alunos que prestam concursos ou vestibulares produzem textos forjados, tecnicamente elaborados, desprovidos da carga sentimental, sem fora e sem estilo prprio, apenas com o objetivo de atender as regras impostas pelas instituies as quais submetem-se apreciao. Contudo, a intencionalidade um srio aspecto a ser considerado, pois um texto s ser bem aceito, se quem o escrever tiver em mente o que quer dizer, aqum o dir e com qual objetivo. Observamos as palavras de Joo Wanderlei Geraldi (1995):
Sentimos muito bem nossa sabedoria comea onde a do autor termina, e gostaramos que ele nos dessa resposta, quando tudo o que ele pode fazer dar-nos desejos. Esses desejos, ele no pode despertar em ns seno fazendo-nos contemplar a beleza suprema qual o ultimo esforo de sua arte lhe permitiu chegar, mas por uma lei singular e, alis, providencial da tica dos espritos (lei que eu talvez signifique que no podemos receber a verdade de ningum e que devemos

cria-l ns mesmo), o que o fim de sua sabedoria no nos parece seno como da nossa, de sorte que no momento em que eles nos disseram tudo o que poderiam nos dizer que fazem nascer em ns o sentimento de que ainda nada nos disseram.

O professor deve oportunizar ainda, momento de reescrita dos textos produzidos, trabalho este, que pode ser desenvolvido em grupo ou individual, j que possumos alunos capazes de serem auto-crticos. Doravante teremos escritores mais conscientes, capazes e conseqentemente com a auto-estima elevada. Observamos o que diz o PCN de Lngua Portuguesa:
Um escritor competente , tambm, capaz de olhar para o prprio texto com um objeto e verificar se est confuso, ambguo, redundante, obscuro ou incompleto. Ou seja, capaz de revis-lo e reescrev-lo at consider-lo satisfatrio para o momento. , ainda, um leitor competente, capaz de recorrer, com sucesso, a outros textos quando precisa utilizar fontes escritas para a sua prpria produo. (1997:66).

Os tericos em pauta convergem ao ponto de que no h formula especifica para produo de textos, por isso fundamental escrever acerca de contedos que se tenha domnio onde as opinies e os sentimentos de quem os escreve, estaro intrinsecamente presente nesta escrita, impondo as marcas ou o estilo e total pessoal.

6. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

de fundamental importncia que sejam oportunizados aos participantes o acesso s contribuies tericas que fundamentam este projeto. Iniciaremos as nossas tarefas com leituras e discusses de textos tericos. Em seguida abriremos espao para a prtica de produes textuais. Sendo a PALAVRA, patrimnio exclusivo do ser humano, como forma nica e universal de produo social, estaremos constantemente tomando por base o valor da palavra na produo oral e escrita. Para tantos usufruiremos de textos de cunho moral voltados esta importncia. No decorrer das produes, estaremos fazendo uso de inferncias, ou seja, estabelecendo o dialogo entre o leitor e o texto, uma vez que este no um produto fechado em si mesmo, mas

um leque de possibilidades e ligaes entre o que se l e as nossas experincias de vida e o nosso universo de conhecimentos. Assim o conhecimento ganha significao e um outro eixo dar suporte otimizao das atividades desenvolvidas, permitindo a ressignificao do que se aprende. Os PCNEM (p. 91) destacam a importncia da contextualizao ao afirmar que todo conhecimento envolve uma relao de reciprocidade entre o sujeito e o objeto e afirma ainda que o tratamento contextualizado do conhecimento recurso que tira o aluno da condio de espectador passivo e d vida escolar um significado de maior protagonismo e responsabilidade. Respaldados nessas proposies desenvolveremos as atividades: 1) Produo de textos imagticos; 2) Gincana: produo de textos orais; 3) Produo de textos escritos a partir das gravuras; 4) Produo de textos escritos a partir de escrita orientada; O desfecho desse projeto dar-se- com a realizao da apresentao de um memorial produzido por cada um dos participantes.

7. RECURSOS METODOLGICOS

a. Copia dos textos trabalhados; b. Varal e painis onde sero expostos os trabalhos dos participantes; c. Aparelho de som; d. CDs de msicas; e. Cartazes; f. Imagens diversificadas; g. Materiais diversos para a produo de textos: papel, lpis, lpis de cor, etc. h. Produo de um memorial.

8. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental: Lngua Portuguesa. Braslia, MEC/SEF, 1998. BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia, MEC; SEMTEC, 2000. COSTA VAL, M.G. Redao e Textualidade. So Paulo, Martins Fontes. GERALDI, J.W. (org.). Portos de Passagem. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995. ______________ Da redao produo de textos. In: CHIAPPINI, L. Coord. Geral. Aprender a ensinar com textos. So Paulo: Cortez, 1997. JOLIBERT, J. Formando crianas produtoras de textos. Trad. Walkiria M.F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura. Campinas, SP: Cortez, 1993. VALENTE, Andr (org.). Aulas de Portugues: perspectiva inovadoras. 2 ed. Pretropolis, RJ: Vozes, 2000. KAUFMAN, Ana Maria & RODRIGUES, Maria Helena. Leitura e produo de textos na escola. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. PRESTES, Maria Luci de Mesquita. Leitura e (Re)escrita de textos: subsdios tericos e prticos para o seu ensino. 4 ed. Catanduva, SP: Rspel, 2001.

También podría gustarte