Está en la página 1de 12

Funes do sistema cardiovascular O sistema circulatrio permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficincia:

y y

transporte de gases: os pulmes, responsveis pela obteno de oxignio e pela eliminao de dixido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue. transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digesto passam atravs de um fino epitlio e alcanam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes so levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o lquido intersticial que banha as clulas. transporte de resduos metablicos: a atividade metablica das clulas do corpo origina resduos, mas apenas alguns rgos podem elimin-los para o meio externo. O transporte dessas substncias, de onde so formadas at os rgos de excreo, feito pelo sangue. transporte de hormnios: hormnios so substncias secretadas por certos rgos, distribudas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros rgos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lanada no sangue. Um de seus efeitos estimular a contrao da vescula biliar e a liberao da bile no duodeno. intercmbio de materiais: algumas substncias so produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Clulas do fgado, por exemplo, armazenam molculas de glicognio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras clulas do corpo. transporte de calor: o sangue tambm utilizado na distribuio homognea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manuteno de uma temperatura adequada em todas as regies; permite ainda levar calor at a superfcie corporal, onde pode ser dissipado. distribuio de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e clulas fagocitrias, componentes da defesa contra agentes infecciosos. coagulao sangnea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaos de um tipo celular da medula ssea (megacaricito), com funo na coagulao sangnea. O sangue contm ainda fatores de coagulao, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangneo.

( clique para ampliar ) A funo bsica do sistema cardiovascular a de levar material nutritivo e oxignio s clulas. O sistema circulatrio um sistema fechado, sem comunicao com o exterior, constitudo por tubos, que so chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como funo impulsionar um lquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular. O sistema cardiovascular consiste no sangue, no corao e nos vasos sangneos. Para que o sangue possa atingir as clulas corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sangneos. O corao a bomba que promove a circulao de sangue por cerca de 100 mil quilmetros de vasos sangneos.

Circulao Pulmonar e Sistmica


Circulao Pulmonar Leva sangue do ventrculo direito do corao para os pulmes e de volta ao trio esquerdo do corao. Ela transporta o sangue pobre em oxignio para os pulmes, onde ele libera o dixido de carbono (CO2) e recebe oxignio (O2). O sangue oxigenado, ento, retorna ao lado esquerdo do corao para ser bombeado para circulao sistmica. Circulao Sistmica a maior circulao; ela fornece o suprimento sangneo para todo o organismo. A circulao sistmica carrega oxignio e outros nutrientes vitais para as clulas, e capta dixido de carbono e outros resduos das clulas.
Sangue

O que

O sangue um dos trs componentes do sistema circulatrio, os outros dois, so o corao e os vasos sangneos. Ele responsvel pelo transporte, regulao e proteo de nosso corpo. Composio do sangue Nele encontramos o plasma sangneo, responsvel por 66% de seu volume, alm das hemcias, dos leuccitos e das plaquetas, responsveis por aproximadamente 33% de sua composio. A maior parte do plasma sangneo composta por gua (93%), da a importncia de sempre nos mantermos hidratados ingerindo bastante lquido. Nos 7% restantes encontramos: oxignio, glicose, protenas, hormnios, vitaminas, gs carbnico, sais minerais, aminocidos, lipdios, uria, etc. Os glbulos vermelhos, tambm conhecidos como hemcias ou eritrcitos, transportam o oxignio e o gs carbnico por todo o corpo. Essas clulas duram aproximadamente 120 dias, aps isso, so repostas pela medula ssea. O glbulos brancos, tambm chamados de leuccitos, so responsveis pela defesa de nosso corpo. Eles protegem nosso organismo contra a invaso de microorganismos indesejados (vrus, bactrias e fungos). De forma bastante simples, podemos dizer que eles so nossos "soldadinhos de defesa". As plaquetas so fragmentos de clulas, presentes no sangue, que realizam a coagulao, evitando assim sua perda excessiva de sangue (hemorragia). Elas geralmente agem quando os vasos sangneos sofrem danos. Um exemplo simples o caso de uma picada de agulha, onde observa-se uma pequena e ligeira perda de sangue que logo estancada, isto ocorre graas ao tampo plaquetrio. Curiosidade: O ramo que estuda o sangue e as suas doenas a hematologia.

http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistemacardiovascular/sistema-cardiovascular-2.php

Sistema respiratrio

Muitos no sabem a importncia do sistema respiratrio, assim, algumas informaes teis que precisam ser consideradas, visto momento pode surgi imprevistos relacionados Verifique todas as notas abaixo e fique por dentro do funcionamento dos seres humanos:

este artigo trar que a qualquer ao mesmo. parte respiratria

A funo predominante do sistema respiratrio a realizao da troca gasosa, isto , levar oxignio (O2) s clulas e eliminar o dixido de carbono (CO2) produzido por elas. Tudo dentro do corpo acontece dentro de uma lgica, assim, maioria das clulas do corpo utilizam O2 na realizao de suas funes metablicas, este processo tem como fim a liberao de CO2. O excesso de dixido de carbono tem efeito txico no organismo, por esta razo, ele deve ser eliminado. E quem realiza tudo o sistema respiratrio. O sistema respiratrio, acaba ajudando a controlar o pH do sangue, ou seja, sua acidez. Ele tambm o responsvel pelo olfato, por filtrar o ar que inspiramos, por aquecer e umedecer o ar inspirado, pela retirada de gua e calor do organismo e tambm pela produo de sons. Fica clara a importncia do sistema respiratrio, pois, este sistema considerado vital ao nosso corpo e formado pelos seguintes rgos: nariz, faringe, laringe, traquia, brnquios e, pelos pulmes. Como em qualquer outra parte do corpo, este sistema tambm pode apresentar problemas, isto acontece por vrios motivos, dentre estes a respirao mal realizada leva pouca quantidade de oxignio s clulas e, consequentemente, aumentam a quantidade de radicais livres dentro delas, isto provoca uma acelerao no envelhecimento celular e

at o desenvolvimento de cncer. J uma respirao bem realizada traz inmeros benefcios, alm de ser capaz de retardar processo de envelhecimento. Assim, busque proteger seu sistema respiratrio e pratique uma boa respirao enchendo-se do ar para que este possa contribuir para a sade!

http://www.mundodastribos.com/sistema-respiratorio-saiba-a-sua-funcao.html

SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor formado por um conjunto de rgos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal lquido de excreo do organismo. constitudo por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinria e pela uretra. Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posio esto protegidos pelas ltimas costelas e tambm por uma camada de gordura. Tm a forma de um gro de feijo enorme e possuem uma cpsula fibrosa, que protege o crtex - mais externo, e a medula - mais interna. Cada rim formado de tecido conjuntivo, que sustenta e d forma ao rgo, e por milhares ou milhes de unidades filtradoras, os nfrons, localizados na regio renal. O nfron uma longa estrutura tubular Imagem: microscpica que possui, www.drgate.com.br/almanaque/atlas/excretor/excretor.htm em uma das extremidades, uma expanso em forma de taa, denominada cpsula de Bowman, que se conecta com o tbulo contorcido proximal, que continua pela ala de

Henle e pelo tbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. So responsveis pela filtrao do sangue e remoo das excrees.

Como funcionam os rins O sangue chega ao rim atravs da artria renal, que se ramifica muito no interior do rgo, originando grande nmero de arterolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cpsula de Bowman do nfron, formando um enovelado de capilares denominado glomrulo de Malpighi. O sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo. Essa presso, que normalmente de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cpsula de Bowman, processo denominado filtrao. Essas substncias extravasadas para a cpsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que semelhante, em composio qumica, ao plasma sanguneo, com a diferena de que no possui protenas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.

Imagem: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

O filtrado glomerular passa em seguida para o tbulo contorcido proximal, cuja parede formada por clulas adaptadas ao transporte ativo. Nesse tbulo, ocorre reabsoro ativa de sdio. A sada desses ons provoca a remoo de cloro, fazendo com que a concentrao do lquido dentro desse tubo fique menor (hipotnico) do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o lquido percorre o ramo descendente da ala de Henle, h passagem de gua por osmose do lquido tubular (hipotnico) para os capilares sangneos (hipertnicos) ao que chamamos reabsoro. O ramo descendente percorre regies do rim com gradientes crescentes de concentrao. Conseqentemente, ele perde ainda mais gua para os tecidos, de forma que, na curvatura da ala de Henle, a concentrao do lquido tubular alta.

Esse lquido muito concentrado passa ento a percorrer o ramo ascendente da ala de Henle, que formado por clulas impermeveis gua e que esto adaptadas ao transporte ativo de sais. Nessa regio, ocorre remoo ativa de sdio, ficando o lquido tubular hipotnico. Ao passar pelo tbulo contorcido distal, que permevel gua, ocorre reabsoro por osmose para os capilares sangneos. Ao sair do nfron, a urina entra nos dutos coletores, onde ocorre a reabsoro final de gua. Dessa forma, estima-se que em 24 horas so filtrados cerca de 180 litros de fluido do plasma; porm so formados apenas 1 a 2 litros de urina por dia, o que significa que aproximadamente 99% do filtrado glomerular reabsorvido. Alm desses processos gerais descritos, ocorre, ao longo dos tbulos renais, reabsoro ativa de aminocidos e glicose. Desse modo, no final do tbulo distal, essas substncias j no so mais encontradas.

Imagem: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002. Os capilares que reabsorvem as substncias teis dos tbulos renais se renem para formar um vaso nico, a veia renal, que leva o sangue para fora do rim, em direo ao corao. Regulao da funo renal A regulao da funo renal relaciona-se basicamente com a regulao da quantidade de lquidos do corpo. Havendo necessidade de reter gua no interior do corpo, a urina fica mais concentrada, em funo da maior reabsoro de gua; havendo excesso de gua no corpo, a urina fica menos concentrada, em funo da menor reabsoro de gua. O principal agente regulador do equilbrio hdrico no corpo humano o hormnio ADH (antidiurtico), produzido no hipotlamo e armazenado na hipfise. A concentrao do plasma sangneo detectada por receptores osmticos localizados no hipotlamo. Havendo aumento na concentrao do plasma (pouca gua), esses osmorreguladores estimulam a produo de ADH. Esse hormnio passa para o sangue, indo atuar sobre os tbulos distais e sobre os tbulos coletores do nfron, tornando as clulas desses tubos mais permeveis gua. Dessa forma, ocorre maior reabsoro de gua e a urina fica mais concentrada. Quando a concentrao do plasma baixa (muita gua), h inibio da produo do ADH e, conseqentemente, menor absoro de gua nos tbulos distais e coletores, possibilitando a excreo do excesso de gua, o que torna a urina mais diluda.

Imagem: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981. Certas substncias, como o caso do lcool, inibem a secreo de ADH, aumentando a produo de urina. Alm do ADH, h outro hormnio participante do equilbrio hidro-inico do organismo: a aldosterona, produzida nas glndulas supra-renais. Ela aumenta a reabsoro ativa de sdio nos tbulos renais, possibilitando maior reteno de gua no organismo. A produo de aldosterona regulada da seguinte maneira: quando a concentrao de sdio dentro do tbulo renal diminui, o rim produz uma protena chamada renina, que age sobre uma protena produzida no fgado e encontrada no sangue denominada angiotensinognio (inativo), convertendo-a em angiotensina (ativa). Essa substncia estimula as glndulas supra-renais a produzirem a aldosterona.

Imagem: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

Imagem: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002. RESUMINDO Sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo (70 a 80 mmHg) filtrao parte do plasma (sem protenas e sem clulas) passa para a cpsula de Bowmann (filtrado glomerular) reabsoro ativa de Na+, K+, glicose, aminocidos e passiva de Cl- e gua ao longo dos tbulos do nfron, como esquematizado abaixo.

Tbulo contorcido proximal (clulas adaptadas ao transporte ativo) reabsoro ativa de sdio / remoo passiva de cloro lquido tubular torna-se hipotnico em relao ao plasma dos capilares absoro de gua por osmose para os capilares na poro descendente da ala de Henle poro ascendente da ala de Henle impermevel gua e adaptada ao transporte ativo de sais remoo ativa de sdio lquido tubular hipotnico reabsoro de gua por osmose no tbulo contorcido distal

OBS: Ocorre, tambm, ao longo dos tbulos renais, reabsoro ativa de aminocidos e glicose. Desse modo, no final do tbulo distal essas substncias j no so mais encontradas. Regulao da funo renal - resumo HORMNIO ANTIDIURTICO (ADH): principal agente fisiolgico regulador do equilbrio hdrico, produzido no hipotlamo e armazenado na hipfise. Aumento na concentrao do plasma (pouca gua) receptores osmticos localizados no hipotlamo produo de ADH sangue tbulos distal e coletor do nfron clulas mais permeveis gua reabsoro de gua urina mais concentrada. Concentrao do plasma baixa (muita gua) e lcool inibio de ADH absoro de gua nos tbulos distal e coletor urina mais diluda. menor

ALDOSTERONA: produzida nas glndulas supra-renais, aumenta a absoro ativa de sdio e a secreo ativa de potssio nos tbulos distal e coletor. Elevao na concentrao de ons potssio e reduo de sdio no plasma sangneo rins renina (enzima) angiotensinognio (inativo) angitensina (ativa) crtex da supra-renal aumenta taxa de secreo da aldosterona sangue rins (tbulos distal e coletor) aumento da excreo de potssio / reabsoro de sdio e gua A ELIMINAO DE URINA

Ureter Os nfrons desembocam em dutos coletores, que se unem para formar canais cada vez mais grossos. A fuso dos dutos origina um canal nico, denominado ureter, que dei a o rim em direo bexiga urinria. Bexiga urinria A bexi urinria uma bolsa de parede elstica, dotada de musculatura lisa, cuja funo acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de de litro (250 ml de urina, que eliminada periodicamente atravs da uretra. Uretra A uretra um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na regio vulvar e, no homem, na extremidade do pnis. Sua comunicao com a bexiga mantm-se fechada por anis musculares - chamados esf teres. Quando a musculatura desses anis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.
http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp

También podría gustarte