Está en la página 1de 4

CESPE/UnB STM

CONHECIMENTOS BSICOS
1 4

10

13

16

Em meio multido de milhares de manifestantes, rapazes vestidos de preto e com a cabea e o rosto cobertos por capuzes ou capacetes caminham dispersos, tentando manter-se incgnitos. A atitude muda quando encontram um alvo: um cordo de isolamento policial, uma vitrine ou uma agncia bancria. Eles, ento, agrupam-se e, armados com porretes, pedras e garrafas de coquetel molotov, quebram, incendeiam e agridem. Quando a polcia reage, os vndalos voltam a se misturar massa de gente que protesta pacificamente, na esperana de, com isso, provocar um tumulto e incitar outros manifestantes a entrar no confronto. a ttica do black bloc (bloco negro, em ingls), cujo uso se intensificou nos protestos de rua que dominaram a Europa este ano. Quase sempre, a minoria violenta formada por anarquistas que, de seus anlogos do incio do sculo XX, imitam os mtodos violentos e o dio ao capitalismo e ao Estado.
Diogo Schelp. In: Veja, 22/12/2010 (com adaptaes).

O autor do texto argumenta que, sob certas condies, o trabalho livre poderia ser to ou mais produtivo que o trabalho escravo.

A expresso esse objetivo (R.8) refere-se ao resultado final obtido por meio da maximizao da produo de um escravo. Braslia, 28 de janeiro de 2011.

Ao Sr. Chefe de Recursos Logsticos Assunto: Servio completo de copa

No que se refere aos aspectos morfossintticos e semnticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
1 2

10

13

16

19

22

A palavra anlogos (R.15) est sendo empregada com o sentido equivalente a antecessores. O principal objetivo do texto fazer uma comparao entre as estratgias de protesto do movimento anarquista do incio do sculo XX e as do movimento anarquista dos dias de hoje. Seria mantida a correo gramatical do texto caso fosse introduzida vrgula imediatamente aps o trecho rapazes vestidos de preto (...) capuzes ou capacetes (R.2-3), isolando-o do restante da orao, j que esse trecho somente insere informao acessria sobre os manifestantes. Os complementos elpticos da formas verbais quebram (R.7), incendeiam (R.7) e agridem (R.8) possuem o mesmo referente no texto. As formas verbais infinitivas misturar (R.9) e provocar (R.10) poderiam ser corretamente substitudas por suas formas flexionadas, misturarem e provocarem. Nas linhas 9, 13 e 14, o elemento que possui, em todas as ocorrncias, a propriedade de retomar palavras ou expresses que o antecedem. O interesse fundamental do dono de escravos era obter destes o maior rendimento possvel, visando ao maior lucro. Como maximizar a produo de um escravo? Imagine-se um caso simples: a produo consistiria em cavar buracos, e cada escravo poderia cavar, digamos, cinco buracos por hora. Para obter o mximo de produo, bastaria garantir que cada operrio trabalhasse o maior nmero possvel de horas. No caso da mo de obra escrava, esse objetivo poderia ser facilmente atingido por um feitor que organizasse e controlasse a produo. Pela coao do chicote, ele faria que os escravos trabalhassem o nmero de horas desejado, com a intensidade desejada. De fato, era comum que os escravos tivessem jornadas de trabalho prximas do mximo biolgico algo como dezoito horas , nos engenhos e cafezais brasileiros, especialmente em picos de produo, como na colheita. Isso aponta para uma lgica do tratamento coercitivo. Pode ser difcil obter de um assalariado rendimento equivalente ao de um trabalhador escravo a no ser mediante um salrio to alto que prejudicasse o lucro do patro. Assim, em igualdade de condies, o trabalho escravo mais produtivo que o trabalho livre, em determinados tipos de tarefa. A coero garante esse resultado e tem, portanto, um significado econmico.
Flvio Versiani. A lgica econmica do trabalho escravo. In: Darcy, nov.-dez./2010, n.o 5 (com adaptaes).

Solicito a Vossa Senhoria providenciar servio

completo de copa para servir doze pessoas em uma reunio de coordenao deste Departamento, a ser realizada no dia 2/2, tera-feira, das 16 h s 18 h 30 min, no Supremo Tribunal Militar, 7. andar, sala 54.

Para obter informaes adicionais, por favor, entrar em

contato com Fernanda, no ramal 8662. Atenciosamente, [assinatura]

Renato Peixoto Magalhes Chefe do Departamento de Psicologia

Considerando o documento hipottico acima e o estabelecido no Manual de Redao da Presidncia da Repblica acerca das comunicaes oficiais, julgue os itens seguintes.
9

O contedo tratado no documento acima adequado a um memorando, uma vez que veicula informaes de carter meramente administrativo e interno ao departamento.

10

O texto est adequado para um memorando no que diz respeito forma porque, entre outras caractersticas, possui pargrafos numerados e identificao do destinatrio exclusivamente pelo cargo que ocupa.
1

Acerca de aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens 7 e 8.

CESPE/UnB STM

Com relao a Windows XP, Microsoft Office, Internet e intranet, julgue os itens a seguir.
11

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Julgue os itens a seguir, relativos s circunscries judicirias militares e ao Superior Tribunal Militar (STM).
26

Caso a ltima palavra digitada por usurio em arquivo composto no Word 2003 esteja incorreta, esse usurio poder usar o recurso Desfazer, acessvel no aplicativo, para corrigi-la. A ferramenta Painel de controle do Windows XP no possui recursos capazes de adicionar impressora para imprimir documentos produzidos a partir de software instalado nesse sistema operacional.

12

27

Julgue os itens seguintes, acerca de correio eletrnico, do Outlook 2003 e do Internet Explorer 7.
13 14 15

28

O Outlook tem a capacidade de gerar arquivos de catlogo de endereos no formato .pab. O Internet Explorer 7 no permite que o usurio se inscreva em um RSS feeds, procure notcias ou filtre a sua exibio. Para o funcionamento de um servio de correio eletrnico, so necessrios cliente e servidor. A funo do cliente de email a de acesso do usurio a mensagens, e o servidor tem a funo de envio, recebimento e manuteno das mensagens. Um firewall pessoal instalado no computador do usurio impede que sua mquina seja infectada por qualquer tipo de vrus de computador.

Caso juiz-auditor de uma circunscrio judiciria militar invada assuntos de competncia do STM, esta Corte pode restabelecer sua competncia, mediante avocatria. Caso uma militar das Foras Armadas, que resida no estado de So Paulo, cometa infrao penal militar no estado de Sergipe, a autoridade judiciria competente para process-la e julg-la ser a do local de sua residncia. Os requisitos para a nomeao de um oficial-general do Exrcito brasileiro como ministro do STM pelo presidente da Repblica incluem: ser da ativa, estar no posto mais elevado da carreira dessa fora, alm de possuir aprovao das duas Casas do Congresso Nacional, em sesso conjunta.

No que se refere aos rgos de primeira instncia da justia militar, julgue os itens a seguir.
29

16

30

Caso um oficial superior e um sargento sejam acusados do mesmo crime militar, por coautoria, o correspondente processo dever tramitar perante o mesmo conselho especial de justia, a despeito da diferena hierrquica existente entre os militares. Compete ao juiz-auditor decidir acerca de livramento condicional.

Com relao ao Microsoft Excel, Internet Explorer (IE) e Microsoft Outlook, julgue os itens a seguir.
17 18

Acerca das circunscries judicirias militares e da competncia do STM, julgue os itens a seguir.
31

O navegador IE no permite aumentar ou reduzir o tamanho dos textos visualizados em uma pgina acessada na Internet. No Excel, a funo AGORA( ) permite obter a data e hora do sistema operacional.

32

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no mbito internacional.


19

Desde janeiro de 2010, quando um terremoto causou grande destruio no Haiti, o pas governado por um alto Comissrio da Organizao das Naes Unidas. Entre as consequncias da crise econmica dos Estados Unidos da Amrica, inclui-se o fortalecimento do euro em relao s demais moedas, como se constata no reconhecimento dessa moeda, pelo Fundo Monetrio Internacional, como referencial de valor nas transaes comerciais internacionais.

20

33

Caso o presidente do STM cometa algum ato que enseje a impetrao de mandado de segurana, esse mandado dever ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Considere que determinado advogado tenha apresentado representao no STM sobre assunto de interesse da justia militar. Considere, ainda, que, em sesso plenria que contava com a presena de oito ministros, sendo seis militares e dois civis, o tribunal tenha decidido desfavoravelmente ao pedido formulado. Nessa situao, a corte castrense no atendeu ao quorum mnimo legal para decidir sobre a representao. Soldado do Exrcito que cometer crime militar no estado do Amap dever ser processado e julgado pela 12. Circunscrio Judiciria Militar.

Em relao aos rgos de primeira instncia da justia militar, julgue os itens a seguir.
34

Com referncia a atualidades no mbito nacional, julgue os itens a seguir.


21

Em 2010, Braslia completou 50 anos de idade e o Plano Piloto, traado urbanstico de Oscar Niemeyer, foi tombado como patrimnio histrico da humanidade. A inflao, no Brasil, em 2010, foi superior de 2009. No incio de seu governo, a presidenta Dilma Roussef enviou ao Congresso Nacional medida provisria que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil. Em dezembro de 2010, com o objetivo de incentivar o investimento de longo prazo do capital estrangeiro, o governo federal isentou o capital estrangeiro de pagar imposto de renda e contribuio social sobre o lucro lquido na compra de debntures. Como consequncia da crise econmica internacional, o produto interno bruto brasileiro de 2010 permaneceu estagnado.

35

Um capito da Fora Area Brasileira que esteja realizando curso de aperfeioamento no pode integrar relao para sorteio de juiz militar. Uma das atribuies do juiz-auditor corregedor proceder s correies, inclusive, s de processos findos.

22 23

Julgue os itens seguintes, referentes ao Cdigo de tica dos Servidores da Justia Militar da Unio.
36 37

24

38 39

25

permitido ao servidor do STM manter sob a sua subordinao hierrquica um primo. Servidor do STM que exera cargo em comisso classificado como CJ-1, ao realizar transferncia patrimonial para um filho, dever inform-la comisso de tica da Justia Militar da Unio. A ausncia de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento tico. Servidor do STM que exerce sua funo de forma estranha finalidade pblica no contraria dever fundamental, caso siga as formalidades legais e no cometa violao expressa lei.
2

CESPE/UnB STM

Julgue os prximos itens, a respeito da comisso de tica da justia militar da Unio.


40

Com relao Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens que se seguem.


50

Os integrantes da comisso de tica devero, durante o desempenho d as atividades de membro da comisso, se afastar do exerccio de outras funes. Membro da comisso de tica que venha a ser indiciado civilmente dever ser automaticamente excludo da comisso.

As contas do STM devem ser apresentadas ao Congresso Nacional pelo seu presidente. Para que uma ao governamental, acarretadora de aumento de despesa, em razo de ter sido expandida, no seja considerada irregular ou lesiva ao patrimnio, ela deve, entre outras exigncias, ser acompanhada de estimativa de impacto oramentrio-financeiro relativa ao exerccio em que entrar em vigor e aos dois subsequentes.

41

51

Julgue os itens a seguir, acerca do Cdigo de tica dos Servidores da Justia Militar da Unio.
42

O servidor do STM que venha a denunciar desvio tico de um colega do tribunal, caso deseje, ter sua identidade preservada, mesmo que essa informao seja solicitada, formalmente, pelo denunciado ao presidente da comisso de tica. Aos servidores do STM vedado o recebimento de presente de pessoa estranha ao seu crculo familiar ou social, salvo se o custo deste for inferior a R$ 100,00. Ao encaminhar um processo que acredite estar mal fundamentado, o servidor do protocolo do STM deve abster-se de modificar o teor do documento, ainda que vise melhorar o entendimento do magistrado. As atividades pblicas das autoridades investidas na justia militar da Unio so objeto de ateno do cdigo de tica, mas suas atividades privadas, como, por exemplo, o apoio a uma instituio privada que no receba recursos pblicos, no esto sujeitas a tal diligncia.

Acerca da organizao do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir.


52

43

No mbito da legislao concorrente, a supervenincia de lei federal sobre matria acerca de normas gerais revoga a legislao estadual existente. Compete privativamente Unio legislar sobre matria de direito penal, contudo, poder ela, por meio de lei complementar, autorizar os estados-membros a legislar sobre questes especficas dessa matria, relacionadas na Constituio Federal de 1988.

53

44

45

Julgue os itens seguintes, referentes ao Poder Judicirio.


54

Compete privativamente ao presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhar projeto de lei dispondo sobre a criao de circunscrio judiciria militar. Consoante dispositivos da Constituio Federal de 1988, o STM deve compor-se de quinze ministros vitalcios, escolhidos pelo presidente da Repblica, sendo cinco deles civis, dos quais trs devem ser escolhidos entre advogados e dois entre juzes auditores e membros do Ministrio Pblico da Justia Militar.

Com base no regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio e na Lei n. 11.416/2006, julgue os itens a seguir.
46

55

Considere a seguinte situao hipottica. Paulo tomou posse, pela primeira vez, em cargo efetivo no mbito da administrao pblica direta da Unio, em fevereiro de 2008, e, em maro de 2010, requereu a concesso de afastamento para participao em programa de ps-graduao stricto sensu no Brasil. Nessa situao, Paulo poder ser afastado sem perda de remunerao. Considere a seguinte situao hipottica. Joo, servidor pblico estvel e detentor de cargo efetivo, aposentou-se voluntariamente em 5/10/2006, quando tinha 68 anos de idade, e, em 10/6/2009, requereu a sua reverso a cargo vago no servio pblico, visto que era estvel e sua aposentadoria havia ocorrido nos ltimos cinco anos. Nessa situao hipottica, Joo no poder retornar atividade no interesse da administrao.

A respeito de direito administrativo, julgue os itens seguintes.


56

A execuo de tarefas de suporte tcnico e administrativo atribuio de ocupante de cargo de tcnico judicirio. A contratao do arquiteto Oscar Niemeyer para realizar um projeto arquitetnico em Braslia um exemplo de situao que enseja dispensa de licitao. Se um servidor pblico federal intimado, em processo administrativo, a solicitar ou apresentar provas a seu favor no atender intimao nem fizer nenhum requerimento, ficar configurado o reconhecimento da verdade dos fatos contra ele imputados.

47

57

58

Julgue os itens subsequentes, relativos a licitao.


48

A aquisio de bens e servios mediante registro de preos deve ser realizada por meio de tomada de preos ou convite, conforme o valor do bem ou servio. Considerando-se que um bem imvel tenha sido recebido pela Unio como forma de pagamento de dvida de particular, correto afirmar que a alienao desse bem poder ocorrer por meio de dispensa de licitao.

Acerca de direito constitucional, julgue os itens a seguir.


59

49

As liberdades individuais garantidas na Constituio Federal de 1988 no possuem carter absoluto. Juiz do trabalho em exerccio na comarca de Goinia que cometer crime comum dever ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1. Regio.
3

60

También podría gustarte