Está en la página 1de 2

Externato Carvalho Arajo Geografia A 11 ano

Caractersticas de rede urbana portuguesa Nome:__________________________________________________________________________ Ano/Turma: ____________ Data:___/___/_____ Observa com ateno o mapa que representa a distribuio das cidades em Portugal de acordo com o seu nmero de habitantes e l com ateno o texto que o acompanha.
Ano lectivo 2010/2011

1. Expe os conceitos sublinhados no texto. 2. Caracteriza a rede urbana portuguesa no que respeita dimenso dos centros urbanos. 3. Demonstra que a tendncia para a litoralizao no nosso pas se aplica rede urbana nacional. 4. Menciona as consequncias da distribuio das cidades no desenvolvimento do territrio. 5. Com base no texto da pgina 63 identifica os factores que justificam a distribuio e concentrao da populao portuguesa nas reas urbanas do litoral.

1/2

6. Selecciona a opo correcta: 6.1. O conceito de rede urbana refere-se A. concentrao de cidades junto ao litoral. B. fora de atraco exercida pelas reas Metropolitanas de Lisboa e Porto. C. ao desenvolvimento das cidades mais prximas. D. ao conjunto de aglomeraes e reas envolventes, que se encontram ligadas hierarquicamente a um centro principal. 6.2. A rede urbana portuguesa caracterizada pelo predomnio de cidades A. grandes. B. de pequena dimenso. C. de mdia dimenso. D. de grande e muito grande dimenso. 6.3. A rede urbana portuguesa A. equilibrada, apresentando um grande nmero de centros urbanos pequenos B. desequilibrada, pois as cidades de mdia dimenso so pouco numerosas. C. equilibrada, porque tem cidades de todos os nveis hierrquicos. D. desequilibrada, predominando os centros urbanos de grande dimenso.

6.4. A grande dimenso da cidade de Lisboa responsvel por um fenmeno da rede urbana portuguesa denominado A. macrocefalia. B. litoralizao. C. bimacrocefalia. D. policentrismo. 6.5. Uma rede urbana equilibrada deve possuir A. um grande nmero de cidades de grande dimenso, uma maior nmero de cidades de mdia dimenso, um menor nmero de pequenas cidades. B. um grande nmero de cidades de mdia dimenso, um nmero menor de pequenas cidades. C. um pequeno nmero de cidades de grande dimenso e um grande nmero de cidades de pequena dimenso. D. um pequeno nmero de cidades de grande dimenso, um maior nmero de cidades de mdia dimenso, um nmero ainda maior de pequenas cidades.

2/2

También podría gustarte