Está en la página 1de 3

438

ANLISE CINESIOLGICA DOS KATA DE KARATE


X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS

Brandel Lopes Filho1, Gabriel Bezerra de Oliveira2, Tiago Oviedo Frosi1, Claudia Silveira Lima3 (orientadora)
1

Aluno de graduao da Escola de Educao Fsica da UFRGS, 2Professor colaborador 3Profa. Adjunta da Escola de Educao Fsica da UFRGS.

Resumo Introduo Os Kata (exerccios formais) de Karate so seqncias pr-determinadas de tcnicas que simulam um combate contra vrios adversrios. As tcnicas que compe o Kata foram passadas de gerao em gerao, de professor para aluno, sendo a principal forma de manuteno das tradies do Karate. necessrio, para a boa execuo de um Kata, o uso correto das tcnicas, a aplicao ideal da fora, controle da respirao e de vrias habilidades coordenativas. Diferentes exerccios formais so praticados nos diversos estilos existentes, porm, atualmente, somente os Kata de quatro estilos so reconhecidos pela WKF (World Karate Federation), que so: Gj-ry, Shit-ry, Shtkan e Wad-ry. Sendo assim, o objetivo deste estudo realizar uma anlise cinesiolgica dos Shitei Kata (exerccios formais obrigatrios) de Karate, sendo estes Saifa, Seipai, Bassai Dai, Seienchin, Jion, Kank Dai, Chint e Seishan. A anlise cinesiolgica apresenta dados como: grupos musculares (ou msculos isolados) relevantes para trabalhos de musculao para ganhos de fora, resistncia e flexibilidade que beneficiam o praticante de Karate. Informaes que podem propiciar inclusive aos tcnicos de Karate, preparadores fsicos e demais membros de equipes de competio, subsdios para aperfeioar os treinamentos, visando a melhoria do desempenho de atletas das categorias de Kata. A identificao de cada tcnica dentro dos Kata foi realizada tendo como base a obra da Federao Japonesa de Karate Shitei Kata Model, publicada em 2008. O mesmo est em

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

439

consonncia com outras obras de grandes mestres do Karate (NAKAYAMA, 2004; FUNAKOSHI, 1999; INGBER, 1981; LOWE, 1967; CAMPS & CEREZO, 2005)

Metodologia A realizao do estudo constitui-se de duas etapas. A primeira etapa configurou-se na identificao dos exerccios formais (Kata) que fazem parte da relao de Kata obrigatrios da WKF de acordo com seu ltimo manual de arbitragem (verso 6). Aps a identificao dos Kata, os movimentos foram analisados cinesiologicamente, permitindo a identificao dos msculos mais importantes em cada tcnica. Esta anlise permitiu a identificao dos msculos mais importantes em cada tcnica. Na segunda etapa, foram identificados os exerccios de musculao que podem apresentar melhorias na performance de execuo das tcnicas. A partir da aponta-se alguns cuidados acerca de ms execues, que devem ser evitadas, e treinamentos fsicos equivocados. Para o levantamento dos dados sobre os padres dos movimentos, bem como sobre as regras de competio em Kata, foi feita uma pesquisa indireta de mtodo bibliogrfico. O mtodo bibliogrfico desenvolvido exclusivamente com fontes j elaboradas. A partir do conhecimento de quais Kata seriam estudados, partiu-se para a busca das tcnicas executadas nos Kata, na literatura adequada sobre os Kata de Karate, que classificam os movimentos destes exerccios: os onze volumes da srie O Melhor do Karate (2000), escritos pelo mestre Masatoshi Nakayama, discpulo direto do mestre Gichin Funakoshi, fundador do estilo Shotokan, o livro modelo dos Kata Shitei da Federao Japonesa de Karate (JKF, 2008) e o Estudo Tcnico comparado dos Kata de Karate, dos professores Hermenegildo Camps e Antnio Cerezo, membros importantes da comisso tcnica da WKF e da Real Federao Espanhola de Karate, eminentes mestres do estilo Shit-ry. Sendo assim, foi realizado um levantamento de cada tcnica que aparecia nos Kata estudados para sua detalhada anlise.

Resultados e Discusso Para esta verso preliminar foi feita a anlise do movimento mais executado nos Kata de Karate: o soco direto (choku-zuki). Os grupos musculares predominantemente ativados neste golpe so, no brao que golpeia, os depressores, rotadores superiores e abdutores da cintura escapular, flexores e flexores horizontais do ombro, extensores do cotovelo e

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

440

pronadores da radioulnar. No brao que faz o hiki-te (puxada), so os extensores e hiperextensores do ombro, rotadores inferiores e elevadores da cintura escapular, os flexores do cotovelo e supinadores da radioulnar.

Concluso O soco direto trabalha com a base esttica (muito comum nos kata Kank Dai e Jion) e a ao muscular dos membros inferiores se caracteriza por contraes isomtricas, principalmente dos extensores do quadril, extensores do joelho e flexores plantares do tornozelo. O benefcio mais claro deste estudo possibilitar um treinamento de fora direcionado para grupos musculares/msculos apresentados que atuam diretamente na execuo do golpe. Um programa de treinamento bem estruturado, levando em considerao os dados aqui apresentados, pode ser uma ferramenta importante para a melhora do nvel competitivo do atleta de Karate especialista em Kata.

Referncias
AGUIAR, J. Karat Shito-ryu: os grandes mestres, os katas, entrevistas. So Paulo: Geogrfica, 2008. CAMPS, H.; CEREZO, S. Estudio tcnico comparado de los Katas de Karate. Barcelona: Editorial Alas, 2005. FUNAKOSHI, G. Karat-Do Nyumon: Texto Introdutrio do Mestre. So Paulo: Cultrix, 1999. INGBER, A. L. Karate: Kinematics and Dynamics. Holywood: Unique, 1981. JKF, Japan Karate-d Federation. Karate-d Kata Kyohan Shiei Kata: Kata Model. Tquio: JKF, 2008. LOWE, B. Mas Oyamas Karate: Cmo se ensea em El Japn. Buenos Aires: Editorial Glem S.A., 1967. MOREIRA, D.; RUSSO, A. F. Cinesiologia Clnica e Funcional. So Paulo: Editora Atheneu, 2005. NAKAYAMAa, M. Karat Dinmico. So Paulo: Editora Cultrix, 2004. NAKAYAMAb, M. O Melhor do Karat: Bassai, Kank. So Paulo: Editora Cultrix, 2000. V. 6, 11 v. NAKAYAMAc, M. O Melhor do Karat: Gankaku, Jion. So Paulo: Editora Cultrix, 2000. V. 8, 11 v. S, M. A. L. Manual de preparao fsica para o Karat. So Paulo: Ediouro, 1988. S, M. A. L. O poder do Karat em 60 exerccios. So Paulo: Ediouro, 1982. THOMPSON, C. W.; FLOYD, R. T. Manual de Cinesiologia Estrutural. So Paulo: Manole, 2002. 14 ed. WKF, World Karate Federation. Regras de Competio Kumite e Kata. Madrid, 2009. Ver. 6.

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

También podría gustarte