Está en la página 1de 48

EDUCAO FISCAL NO CONTEXTO SOCIAL

Ministrio da Fazenda Ministrio da Educao Programa Nacional de Educao Fiscal

EDUCAO FISCAL NO CONTEXTO SOCIAL

Braslia 2004

Copyright 2004 Ministrio da Fazenda. Ministrio da Educao. Todos os direitos reservados Srie Educao Fiscal. Caderno 1 COORDENAO GERAL Escola de Administrao Fazendria - Esaf CONCEPO DO MATERIAL DIDTICO Diretoria de Atendimento e Coordenao de Programas Dirat/Esaf Gerncia do Programa de Educao Fiscal Geref/Esaf ELABORAO DOS TEXTOS Comisso de Elaborao de Material para Capacitao: Conceio Teodora Baptista Esaf Edson Luis da Silva Secretaria de Estado de Finanas Rondnia Edwiges Roslia Ferreira Secretaria de Estado da Educao Rio de Janeiro Eugnio Celso Gonalves Secretaria da Receita Federal SRRF 6 RF Ingrid Llian Fuhr Raad Ministrio da Educao Ivany Ehrhardt Esaf Mrcia Valria Ayres Simi de Camargo Secretaria de Estado da Fazenda Distrito Federal Margarete Iara Franco Moreira Secretaria de Estado de Receita e Controle Mato Grosso do Sul Maria Lcia da Silva Guimares Ministrio da Educao COLABORAO Maria Neli Ramalho Sereno Zilpa de Sousa DIAGRAMAO E ILUSTRAO Poliedro Informtica, Consultoria e Servios Ltda. NORMALIZAO BIBLIOGRFICA Junia Lessa Frana UFMG ENDEREO: Escola de Administrao Fazendria Esaf Gerncia do Programa de Educao Fiscal Geref Bloco B, salas BM 8 a 12 Estrada de Una, Km 4 BR 251 71.686-900 Braslia DF INTERNET: E-mail www.esaf.fazenda.gov.br www.educacaofiscal.gov.br educ-fiscal.df.esaf@fazenda.gov.br

Programa Nacional de Educao Fiscal (Brasil) Educao fiscal no contexto social / Programa Nacional de Educao Fiscal. Braslia, 2004. 48 p. : il. (Srie Educao Fiscal. Caderno 1) Participao do Ministrio da Fazenda e Ministrio da Educao.

1. Educao fiscal. I. Ttulo II. Srie CDD 336.2007

SUMRIO
APRESENTAO JANELA PARA O MUNDO 1 INTRODUO 2 CENRIO 2.1 Consideraes gerais 2.2 Urgncia de um thos mundial: o thos mundial de que precisamos 2.2.1 Problemas globais, solues globais 2.2.2 A revoluo possvel em tempos de globalizao 3 EDUCAO NO CONTEXTO SOCIAL 3.1 Retrospectiva histrica 3.2 Uma abordagem educao no espao social 3.3 Educao e a cultura popular 3.4 Educao no espao escolar 4 PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAO FISCAL PNEF 4.1 Antecedentes 4.2 Conceituando Educao Fiscal 4.3 Valores 4.4 Misso 4.5 Diretrizes 4.6 Objetivos do Programa 4.6.1 Geral 4.6.2 Especficos 4.7 Abrangncia do Programa 4.8 Gesto do Programa REFERNCIAS LEITURAS RECOMENDADAS VDEOS VDEOS COMERCIAIS SITES 07 09 11 13 13 17 17 19 22 22 26 28 33 35 35 36 37 38 38 40 40 40 40 42 44 46 47 47 47

APRESENTAO
Ter conscincia fiscal fazer-se presente, desenvolver esprito crtico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercermos nossos direitos e deveres, temos nossa cidadania garantida.

A Escola de Administrao Fazendria Esaf, com o intuito de oferecer sociedade em geral e, em especial, aos educadores, instrumentos que possam colaborar no desenvolvimento da cidadania, vem apresentar a coleo pedaggica elaborada por uma comisso nacional do Grupo de Trabalho de Educao Fiscal GEF. Os temas trabalhados neste material fazem parte do Programa Nacional de Educao Fiscal PNEF. O PNEF visa a provocar mudanas culturais na relao entre o Estado e o cidado e, ao mesmo tempo, busca contribuir para uma sociedade comprometida com as suas garantias constitucionais. Nesse sentido, a Educao Fiscal pode ser entendida como uma nova prtica educacional que tem como objetivo o desenvolvimento de valores e atitudes, competncias e habilidades necessrias ao exerccio de direitos e deveres na relao recproca entre o cidado e o Estado. Fundamenta-se na conscientizao da sociedade sobre a estrutura e o funcionamento da Administrao Pblica; a funo socioeconmica dos tributos; a aplicao dos recursos pblicos; as estratgias e os meios para o exerccio do controle democrtico. Os quatro cadernos abordam os seguintes temas: Educao Fiscal no Contexto Social; Relao Estado-Sociedade; Sistema Tributrio Brasileiro; Gesto Democrtica dos Recursos Pblicos. O propsito deste material oferecer informaes bsicas para que os envolvidos neste processo de transformao social alcancem os objetivos propostos e possam atuar como cidados participantes.

Reynaldo Fernandes Diretor-Geral da Escola de Administrao Fazendria Coordenador Nacional do PNEF

JANELA PARA O MUNDO

Da janela, o mundo at parece o meu quintal Viajar, no fundo, ver que igual O drama que mora em cada um de ns Descobrir no longe o que j estava em nossas mos Minha vida brasileira vida universal o mesmo sonho, o mesmo amor Traduzido para tudo o que humano for Olhar o mundo conhecer Tudo o que eu j teria de saber. Estrangeiro eu no vou ser. Estrangeiro eu no vou ser. , , , Estrangeiro eu no vou ser, , . Da janela, o mundo at parece o meu quintal Viajar, no fundo, ver que igual O drama que mora em cada um de ns Descobrir o longe o que j estava em nossas mos Minha vida brasileira vida universal o mesmo sonho, o mesmo amor Traduzido para tudo o que humano for Olhar o mundo conhecer Tudo o que eu j teria de saber. Estrangeiro eu no vou ser Eu no vou Cidado do mundo eu sou Estrangeiro eu no vou ser Cidado do mundo eu sou Cidado do mundo eu sou Cidado do mundo eu sou. Estrangeiro eu no vou ser. , , , , , . Estrangeiro eu no vou ser Cidado do mundo eu sou, eu sou, eu sou.
(Milton Nascimento)

1 INTRODUO
A sociedade mundial vive um momento de transformaes estruturais: globalizao, formao de blocos econmicos e revoluo tecnolgica. Atualmente, as mudanas ocorrem com tamanha velocidade que muitas vezes a dimenso humana fica relegada a um segundo plano. Por essa razo, necessrio o repensar constante de nossas atitudes, em uma perspectiva mais humana, propiciando a incluso social com vistas ao momento histrico em que vivemos.

Gente vale mais do que dinheiro. O exemplo "fala" mais do que mil discursos.
Diferentes linguagens, inclusive a tecnolgica, compem o universo cultural das sociedades contemporneas. O observar curioso e atento necessidade de democratizar os recursos lingsticos, bem como o empenho para que os diferentes grupos sociais possam deles fazer uso, so aes que contribuem para uma educao mais humana, fraterna e solidria. nesse contexto que a Educao Fiscal se alinha em um amplo projeto educativo, com o objetivo de propiciar o bem-estar social, conseqncia da conscincia cidad e da construo de conhecimentos especficos sobre os direitos e deveres do cidado.

Esses saberes podero ser trabalhados de forma articulada com as diversas reas do conhecimento, por meio de diferentes linguagens:
colquios, textos, msicas, poesias, artes visuais, artes cnicas, entre outras.

12

Os pressupostos da Educao Fiscal so:

Esses pressupostos aliceram a prtica de uma nova tica, contemplando reflexes que vo da natureza do capital valorizao do homem, da produo irracional preservao ambiental e da convivncia justa e pacfica ao respeito s diferenas. Uma gesto democrtica e participativa s ser construda e vivida quando nos permitirmos a desconstruo de alguns conceitos e preconceitos, mitos e dogmas, pragmatismos e verdades nicas, que por longo perodo permearam o universo e adotarmos novas posturas perante um novo contexto social.

Pressuposto: conjecturao; propsito.

A prtica de pensar a prtica a melhor maneira de pensar certo. (Paulo Freire) ... a razo nos d a capacidade de anlise, enquanto o corao, a de participar. (Pedro Demo)

13

2 CENRIO
2.1 Consideraes gerais

O mundo em crise requer a construo urgente de uma nova sociedade global. 30 mil crianas morrem no mundo a cada dia por falta de condies bsicas de sade. 674 milhes de crianas (37% da populao infantil do planeta) vivem em pobreza absoluta. 376 milhes precisam caminhar quinze minutos para ter acesso gua ou bebem gua imprpria para consumo.1

Assimetria social: falta de correspondncia nas posies sociais, desarmonizao nas propores sociais em decorrncia da concentrao de renda.

Essa realidade uma conseqncia da assimetria social: 1% da populao mundial detm 53% da renda. Em 1970, a renda dos 10% mais ricos era 51 vezes maior do que a dos 10% mais pobres. J em 1997, esse ndice saltou para 128. O Brasil um pas potencialmente rico, tendo alcanado o 15 PIB do mundo.2 Contamos, entretanto, com uma das piores distribuies de renda do mundo, s comparvel de alguns pases da frica subsaariana, ou seja, os pases que se situam abaixo do deserto do Saara, uma das regies mais pobres do planeta.
1 2

No Brasil, 53 milhes de pessoas esto abaixo da linha da pobreza, ou seja, 34% da populao. Atualmente, os 10% mais pobres detm 0,9% da renda nacional, enquanto os 10% mais ricos acumulam 47,2%.3

Assimetria social brasileira

UNICEF, 2003. Dados extrados de uma pesquisa realizada pela Global Invest em 2003. BANCO MUNDIAL, 2003.

14

Nos pases de renda per capita semelhante do Brasil (4.500 dlares), a porcentagem de pobres de cerca de 10% da populao total, menos de um tero da porcentagem brasileira.4 Esse enorme contingente de pobres em um pas rico o reflexo mais perverso

da concentrao da propriedade e da renda no Brasil. Dentro desse cenrio, o binmio emprego e trabalho tem peso significativo na qualidade de vida do homem.

A dignidade humana depende, diretamente, do acesso ao trabalho. No entanto, o mundo vive uma grave crise de empregos. No Brasil menos de 50% da populao economicamente ativa tem emprego com carteira assinada. Existem 12 milhes de desempregados 5. Convivemos com as chagas do trabalho escravo degradante e do trabalho infantil.

Biodiversidade: variedade de tipos vivos; tica planetria: princpios e reflexes crticas acerca da moralidade nas aes que envolvem todos os seres do planeta.

As drsticas alteraes que o homem provocou no meio ambiente dizimaram milhares de espcies e esto a comprometer o prprio futuro da humanidade. O Brasil o pas de maior biodiversidade do planeta e abriga 20% das espcies animais e vegetais. Atualmente, 219 espcies animais e 106 espcies vegetais que vivem no Brasil esto ameaadas de extino.6 Uma sociedade global que silenciosamente convive com a morte de inocentes, a crescente concentrao de renda, o

desemprego e o desprezo pelo meio ambiente uma sociedade doente. Vive uma profunda crise tica. No entanto, devemos sempre acreditar na imensa capacidade da espcie humana de reverter suas prprias mazelas. Uma das mais sublimes, profcuas e duradouras formas de modificar essa realidade , sem dvida, a educao. Uma educao capaz de contribuir para a formao de uma nova tica planetria, em que o humano e tudo o que vivo se sobreponha explorao irracional do capital.

Educar significa formar para a autonomia, isto , para autogovernar -se7. Um processo educacional somente ser verdadeiramente autnomo e libertador se for capaz de formar cidados crticos, dotados das condies que lhes permitam entender os contextos histricos, sociais e econmicos em que esto inseridos.
4 5 6 7

FURTADO, 2002. p. 11. IBGE, 2003. FUNDAO VICTOR CIVITA, 2001. GADOTTI, 1999.

15

Nossos tempos requerem a formao desse novo cidado, consciente, sensvel e responsvel, que pense global e aja localmente, sendo capaz de intervir e modificar a realidade social excludente a partir de sua comunidade, tornando-se, assim, sujeito da sua prpria histria. Nesse contexto, imprescindvel que o cidado compreenda o papel do Estado, seu financiamento e sua funo social, o que lhe proporcionar o domnio dos instrumentos de participao popular e o controle do gasto pblico. A viso do cidado como agente transformador da realidade social pressupe o domnio dos conceitos de Educao Fiscal. Segundo Pedro Demo, "participao conquista social". A Educao Fiscal uma ponte que nos liga a essa fonte de saber, uma porta que se abre para a construo de um verdadeiro processo de participao popular. Examinaremos o papel econmico e social do sistema tributrio e dos oramentos, com o objetivo de demonstrar que todos pagamos tributo e, em contrapartida, todos temos o direito de participar do processo decisrio de alocao do recurso pblico. No Brasil, a participao popular no processo oramentrio revela uma alternativa de democracia participativa. Dentro dessa tica, muito tem sido feito com base na Constituio de 1988, que tem como fundamento a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; o combate pobreza e excluso social.

Por isso, ao longo deste curso conversaremos sobre a educao para a cidadania, respeitando as multiplicidades culturais e tnicas, refletindo sobre as possibilidades de vivenciar o ser humano de forma integral (no-fragmentada, no- compartimentalizada), inserido em um contexto histrico.

Direito Participao Sistema tributrio e oramentos

Integrao Democracia

16

Portanto, indispensvel que tenhamos:


a) educao de qualidade acessvel a todos; b) um sistema tributrio que seja instrumento de distribuio de renda; isto , capaz de tributar segundo a capacidade econmica de cada cidado. Quem tem mais renda, maior patrimnio ou consome produtos de luxo/ suprfluos deve pagar mais tributos.

c) um processo oramentrio que garanta a efetiva participao popular. Portanto, necessrio democratizar as informaes sobre finanas pblicas, propiciando o acompanhamento e o controle do gasto pblico. No momento em que o indivduo passa a perceber a dinmica e a importncia desses processos para sua vida, opera-se uma mudana de paradigma. Amplia-se a conscincia de que o tributo a contribuio de todos para construirmos uma sociedade mais justa, o que s ser possvel com o controle popular do gasto pblico. Essa conscincia determina a mudana de comportamento em relao a sonegar e malversar recursos pblicos, atos que passam a ser repudiados como crimes sociais, capazes de retirar dos cidados que mais Dessa forma, assegura-se que os tributos arrecadados sejam efetivamente aplicados conforme a vontade popular, beneficiando principalmente a parcela da populao abaixo da linha de pobreza.

dependem do Estado as condies mnimas para que tenham dignidade e esperana de construir seu futuro com autonomia e liberdade. Assim, o Programa Nacional de Educao Fiscal - PNEF construdo pelas mos de cada um, a partir de sua viso de mundo e da participao consciente no contexto das relaes humanas, sociais e econmicas, em que cada um sujeito da sua histria e da histria de todos.

A construo de uma nao livre, justa e solidria depende da participao consciente de todos.

17

2.2 Urgncia de um thos mundial: o thos mundial de que precisamos


Boff, 2000
Aduzir: apresentar; Robotizao: emprego de robs na produo industrial; Status: (palavra latina), posio social: lugar ocupado por um sujeito na sociedade; prestgio.

Trs problemas suscitam a urgncia de uma tica mundial: a crise social, a crise do sistema de trabalho e a crise ecolgica, todas de dimenses planetrias.

Problemas globais, solues globais


Em primeiro lugar, a crise social. Os indicadores so notrios e no precisamos aduzi-los. A mudana da natureza da operao tecnolgica, mediante a robotizao e a informatizao, propiciou uma produo fantstica de riqueza. Ela vem apropriada, de forma altamente desigual, por grandes corporaes transnacionais e mundiais que aprofundam ainda mais o fosso existente entre ricos e pobres. Essa acumulao injusta, porque pessimamente distribuda. Os nveis de solidariedade entre os humanos decaram aos tempos da barbrie mais cruel. Tal fato suscita um fantasma aterrador: uma bifurcao possvel dentro da espcie humana. Por um lado, estruturase um tipo de humanidade opulenta, situada nos pases centrais, que controla os processos tcnico-cientficos, econmicos

e polticos e o osis dos pases perifricos onde vivem as classes aquinhoadas. Todos esses se beneficiam dos avanos tecno-cientficos, da biogentica e da manipulao dos recursos naturais e vivem em seus refgios por cerca de 120/130 anos, tempo biolgico de nossas clulas. Por outro, a velha humanidade, vivendo sob a presso de manter um status de consumo razovel ou simplesmente na pobreza, na marginalizao e na excluso. Estes, os deserdados e destitudos, vivem como sempre viveu a humanidade e alcanam no mximo a mdia de 60-70 anos de expectativa de vida.

18
Em segundo lugar, a crise do sistema de trabalho: as novas formas de produo cada vez mais automatizadas dispensam o trabalho humano; em seu lugar, entra a mquina inteligente. Com isso, destroem-se postos de trabalho e tornamse os trabalhadores descartveis, criando um imenso exrcito de excludos em todas as sociedades mundiais. Tal mudana na prpria natureza do processo tecnolgico demanda um novo padro civilizatrio. Haver desenvolvimento sem trabalho. A grande questo no ser o trabalho este, no futuro, poder ser o luxo de alguns , mas o cio. Como passar de uma sociedade de pleno emprego para uma sociedade de plena atividade que garanta a subsistncia individual? Como fazer com que o cio seja criativo, realizador das virtualidades humanas? Libertado do regime assalariado a que foi submetido pela sociedade produtivista moderna, especialmente capitalista, o trabalho voltar sua natureza original: a atividade criadora do ser humano, a ao plasmadora do real, o demiurgo que transpor os sonhos e as virtualidades presentes nos seres humanos em prticas surpreendentes e em obras expressivas do que seja e do que pode ser a criatividade humana. Estamos preparados para esse salto de qualidade rumo plena expresso humana?

Civilizatrio: determinante de civilizao; Plasmadora: modeladora; Demiurgo: segundo Plato, o arteso divino ou o princpio organizador do universo.

Em terceiro lugar, emerge a crise ecolgica. Os cenrios tambm so de amplo conhecimento, divulgados no apenas por reconhecidos institutos de pesquisa que se preocupam com o estado global da Terra, mas tambm pela prpria Cruz Vermelha Internacional e por vrios organismos da ONU. Nas ltimas dcadas, temos construdo o princpio da autodestruio.

A atividade humana irresponsvel em face da mquina de morte que criou pode produzir danos irreparveis biosfera e destruir as condies de vida dos seres humanos na Terra. Numa palavra, vivemos sob uma grave ameaa de desequilbrio ecolgico, que poder afetar a Terra como sistema integrador de sistemas. Ela como um corao. Todos os demais organismos vitais sero lesados: os climas, as guas potveis, a qumica dos solos, os microorganismos e as sociedades humanas.

19

A sustentabilidade do planeta, urdida em bilhes de anos de trabalho csmico, poder desfazer-se. A Terra buscar um novo equilbrio que, seguramente, acarretar uma devastao fantstica de vidas. Tal princpio de autodestruio convoca urgentemente outro: o princpio de co-responsabilidade por nossa existncia como espcie e como planeta. Se queremos continuar a aventura terrenal e csmica, temos de tomar decises coletivas que se ordenam salvaguarda do criado e manuteno das condies gerais que permitam a evoluo seguir seu curso ainda aberto.

Axial: essencial, fundamental; Alteridade: natureza ou condio do que distinto; Bitica: que prpria da vida, das funes e das qualidades dos seres vivos.

A revoluo possvel em tempos de globalizao


A causa principal da crise social se prende forma como as sociedades modernas se organizaram no acesso, na produo e na distribuio dos bens da natureza e da cultura. Essa forma profundamente desigual, porque privilegia as minorias que detm o ter, o poder e o saber, sobre as grandes maiorias que vivem do trabalho. Em nome de tais ttulos se apropriam de maneira privada dos bens produzidos pelo empenho de todos. Os laos de solidariedade e de cooperao no so axiais, mas o so o desempenho individual e a competitividade, criadores permanentes de apartao social com milhes e milhes de marginalizados, de excludos e de vtimas. A raiz do alarme ecolgico reside no tipo de relao que os humanos, nos ltimos sculos, entretiveram com a Terra e seus recursos: uma relao de domnio, de no-reconhecimento de sua alteridade e de falta de cuidado necessrio e do respeito imprescindvel que toda alteridade exige. O projeto da tecnocincia, com as caractersticas que possui hoje, s foi possvel porque, subjacente, havia a vontade de poder e de estar sobre a natureza e no junto dela, porque se destruiu a conscincia de uma grande comunidade bitica, terrenal e csmica, na qual se encontra inserido o ser humano, juntamente com os demais seres.

20
Essa constatao no representa uma atitude obscurantista em face do saber cientfico-tcnico, mas uma crtica ao tipo de saber cientfico-tcnico e forma como ele foi apropriado dentro de um projeto de dominium mundi. Este implica a destruio da aliana de convivncia harmnica entre os seres humanos e a natureza, em favor de interesses apenas utilitaristas e parcamente solidrios. No se teve em conta a subjetividade, a autonomia e a alteridade dos seres e da prpria natureza. Importa, entretanto, reconhecer que o projeto da tecnocincia trouxe incontveis comodidades para a existncia humana. Levou-nos para o espao exterior, criando a chance de sobrevivncia da espcie Homo sapiens/demens em caso de eventual catstrofe antropolgica. Universalizou formas de melhoria de vida (na sade, na habitao, no transporte, na comunicao, etc.), como jamais antes na histria humana. Desempenhou, portanto, uma funo libertadora inestimvel. Hoje, entretanto, a continuao desse tipo de apropriao utilitarista e anti-ecolgica poder alcanar limites intransponveis e da desastrosos. Atualmente, para conservar o patrimnio natural e cultural acumulados, devemos mudar. Se no mudarmos de paradigma civilizatrio, se no reinventarmos relaes mais benevolentes e sinergticas com a natureza e de maior colaborao entre os vrios povos, culturas e religies, dificilmente conservaremos a sustentabilidade necessria para realizar os projetos humanos, abertos para o futuro e para o infinito. Para resolver esses trs problemas globais, dever-se-ia, na verdade, fazer uma revoluo tambm global. Entretanto, assim nos parece, o tempo das revolues clssicas, havidas e conhecidas, pertence a outro tipo de histria, caracterizada pelas culturas regionais e pelos estados-naes. Para tal revoluo global, far-se-ia necessria uma ideologia revolucionria global, com seus portadores sociais globais que tivessem tal articulao, coeso e tanto poder que fossem capazes de se impor a

Domininium mundi: domnio do mundo; Tecnocincia: conhecimentos especficos tratados com organizao especfica e com profundidade quanto aos procedimentos, instrumentos e objetos do saber; Homo sapiens: nome cientfico da espcie humana, como a conhecemos hoje; Sinergtica: que coopera, cooperativa; Sustentabilidade: possibilidade de amparo, apoio, proteo, fortificao; Estados-naes: diviso poltica, administrativa e territorial entre pases.

21
todos. Ora, tal situao no dada nem possivelmente dar-se- aproximamente. E os problemas gritam por um encaminhamento, pois sem ele poderemos ir de encontro ao pior. A sada que muitos analistas propem e que ns assumimos - a razo de nosso texto, encontrar uma nova base de mudana necessria. Essa base deveria apoiar-se em algo que fosse realmente comum e global, de fcil compreenso e realmente vivel. Partimos da hiptese de que essa base deve ser tica, de uma tica mnima, a partir da qual se abririam possibilidades de soluo e de salvao da Terra, da humanidade e dos desempregados estruturais. Nessa linha dever-se-, pois, fazer um pacto tico, fundado no tanto na razo ilustrada, mas no pthos, vale dizer, na sensibilidade humanitria e inteligncia emocional expressas pelo cuidado, pela responsabilidade social e ecolgica, pela solidariedade generacionista e pela compaixo, atitudes estas capazes de comover as pessoas e mov-las para uma nova prtica histrico-social libertadora. Urge uma revoluo tica mundial. Tal revoluo tica deve ser concretizada dentro da nova situao em que se encontram a Terra e a humanidade: o processo de globalizao que configura um novo patamar de realizao da histria e do prprio planeta. Nesse quadro, deve emergir a nova sensibilidade e o novo thos, uma revoluo possvel nos tempos da globalizao. Por thos, entendemos:

O conjunto das inspiraes, dos valores e dos princpios que orientaro as relaes humanas para com a natureza, para com a sociedade, para com as alteridades, para consigo mesmo e para com o sentido transcendente da existncia: Deus. Como veremos ao longo de nossas reflexes, esse thos no nasce lmpido da vontade, como Atena nasceu toda armada da cabea de Jpiter. Mas toda tica nasce de uma nova tica. E toda nova tica irrompe a partir de um mergulho profundo na experincia do Ser, de uma nova percepo do todo ligado, religado em suas partes e conectado com a Fonte originria donde promanam todos os entes. Boff, 2000

Phtos: sentimento de compaixo ou empatia criados no texto; Promanar: brotar, provir, dimanar; Generacionista: relativo a generacionismo, espiritualista.

22

3 EDUCAO NO CONTEXTO SOCIAL


3.1 Retrospectiva histrica

[...] devemos sempre nos lembrar de que cada homem, num certo sentido, representa toda a humanidade e sua histria. O que foi possvel na histria da raa humana em grande escala tambm possvel em pequena escala em cada indivduo. Aquilo de que a humanidade precisou pode um dia tambm ser necessrio ao indivduo [...] (Jung, 1974).

A histria da raa humana a histria da nossa vida atravs do tempo, e nossa vida atual reflete nossa vida coletiva. Refletir sobre a histria da humanidade e da prpria vida propicia compreender parte da inquietao na busca de significado de tudo o que se experimenta. E tambm porque:
favorece p erceber qu estamos in e seridos nu m contexto com cdig os de valo res, de sistemas, m odos de p rodu interesses, entre outro o, s;

possibilita o re em nossas conhecimento, vidas, de que os acontecim entos exte riores afetam dir etamente nossas existncia s, pois viv emos num grupo soc ial globali zado; situem ivduos se que os ind permite que perten s sociais a s nos grupo am dono se reconhe ou cem, e produo lho os meios d d traba de fora de ma endedores v idores de u inda, possu ltural; ou, a cu identidade

ento de o conhecim ltado propicia resu sente o do, que o pre e no passa r que houv do o conhece so precis estar por is para o passado te; do presen consciente

entender a histria da humanida de e a his tria de cada u m como "p rocesso" estar sem pre em a o, sempre tra nsformand oe sendo tran sformado.

23

Segundo Jean Piaget, a lgica, a moral, a linguagem e a compreenso de regras sociais no so inatas, ou seja, pr-formadas, so construdas pelo indivduo ao longo do processo de seu desenvolvimento.

Em Os Cdigos da Modernidade, Toro (1997) aponta as capacidades e competncias mnimas para a participao produtiva no sculo XXI: domnio da leitura e da escrita; capacidade de fazer clculos e resolver problemas; capacidade de analisar, de sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes; capacidade de compreender e atuar em seu entorno social.

So ainda capacidades e competncias para a participao produtiva no sculo XXI, como pressuposto ao exerccio da cidadania: converter problemas em oportunidades; organizar-se para defender os interesses da coletividade e solucionar problemas por meio do dilogo e da negociao, respeitando as regras, as leis e as normas estabelecidas; criar unidade de propsitos a partir da diversidade e da diferena, sem jamais confundir unidade com uniformidade; atuar para fazer da nao um Estado social de Direito, isto , trabalhar para tonar possvel o respeito aos direitos humanos; ser crtico com a informao que lhe chega; ter capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informao acumulada; ter capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

24 Numa retrospectiva, a educao de que o indivduo necessitava era adquirida por meio da prpria famlia e de sua comunidade, onde os costumes, os hbitos, os conhecimentos, as crenas, as habilidades, a organizao social e do trabalho eram passados pela interao entre os sujeitos, por meio da troca de experincia direta de gerao a gerao. Deve-se discutir a cidadania com aqueles que vivem nas diferentes comunidades, que lhes do significado e sentido, reconhecendo o papel exercido pelas prprias comunidades, pelo poder pblico e pela sociedade organizada. Assim, colocamos a importncia da educao para os cidados desde a mais tenra idade, compreendendo sua individualidade frente aos diferentes grupos sociais com os quais interagem.

Educar no uma tarefa exclusiva da escola. Dialogar e ajudar o outro a viver a vida com senso de justia permitem o crescimento do ser como um todo (fsico, emocional, cognitivo), promovendo seu desenvolvimento pessoal, possibilitando a conquista de objetivos na escola e no seu cotidiano social.

A crescente complexidade das estruturas sociais ao longo dos sculos levou criao de instituies que deveriam se responsabilizar por dar continuidade produo de conhecimentos construdos e repass-los s novas geraes. A humanidade busca novos paradigmas, preciso entender a necessidade de contribuir para a construo de novos espaos de conhecimento que levem s grandes transformaes.

A dimenso social da relao do indivduo com seus valores equacionada pela construo de atitudes e seus princpios. A formao consciente da cidadania envolve uma postura perante o social em que suas atitudes se manifestam mediante aes que a concretizam. Essa afirmao leva-nos a assumir novas posturas diante do cotidiano, do real.

25

Dentro desse contexto, a formao do homem muito mais ampla do que apenas aprender os conhecimentos acadmicos ou familiares, ultrapassa o seu individual chegando ao social, em que exerce e do qual sofre influncia. Sua atuao como cidado fundamental para as transformaes sociais desejadas.

Todos os pases do mundo, raas, grupos humanos, famlias, classes e profissionais possuem um patrimnio de tradies que se transmite oralmente e defendido e conservado pelo costume. Esse patrimnio milenar e contemporneo, cresce com os sentimentos dirios desde que se integre nos hbitos grupais, domsticos e nacionais.

26

3.2 Uma abordagem educao no espao social

Ler o mundo um ato anterior leitura da palavra. O ensino da leitura e da escrita da palavra a que falte o exerccio crtico da leitura e da releitura do mundo , cientfica e pedagogicamente, capenga. [...] no devo apenas ensinar biologia, como se o fenmeno vital pudesse ser compreendido fora da trama histrico-social, cultural e poltica. Como se a vida, a pura vida, pudesse ser vivida de maneira igual em todas as suas dimenses, na favela, no cortio ou numa zona feliz dos "jardins" de So Paulo. [...] devo ensinar biologia, mas, ao faz-lo, no posso secion-la daquela trama. (Paulo Freire)

importante que o indivduo, o grupo social, a comunidade e a sociedade sejam protagonistas de suas histrias, que aprendam a escrev-las construindo, coletivamente, os seus projetos de vida, por acreditarem que a gesto democrtica influencia positivamente na melhoria da qualidade social. O espao da sala de aula no o nico onde se constri o conhecimento e se

aprende sobre cidadania. Criar espaos alternativos onde se possa pesquisar e produzir conhecimentos interfere favoravelmente na construo de cidados mais atuantes, reflexivos e autnomos. As organizaes estudantis tambm estimulam o gosto pelo trabalho coletivo, a partilha de idias, o respeito mtuo, o dilogo, contribuindo para o exerccio da cidadania e a prtica democrtica.

27 A televiso, o vdeo, o rdio, o gravador, o CD player e o computador so equipamentos presentes no dia-a-dia dos alunos e, mesmo que ausentes no cotidiano escolar, propiciam o acesso s informaes e a construo de saberes quando utilizados criticamente. As bibliotecas e as salas de leitura, igualmente, favorecem aquisio de novos saberes. preciso possibilitar o acesso a vdeos, filmes, websites, fax, programas de TV, documentao administrativa e financeira, legislao pertinente educao, para democratizar a informao.

A visita a espaos histrico-culturais;

a verificao da presena ou ausncia de aes do governo na comunidade;

a descoberta e o entendimento dos grupos sociais ali atuantes; a observao dos espaos pblicos;

o desvendar do mundo material e espiritual que integra a histria da cultura popular local;

a conversa com as lideranas locais;

as entrevistas com os mais velhos da cidade acerca da cultura popular local,

... tudo isso estabelece uma relao dialtica entre o aprender os contedos a estudar e o ato poltico de educar.

Gesto pblica: governo, administrao de cidades, estados e do pas; Incluso digital: acesso ao conhecimento de informtica.

preciso ter um plano estratgico de participao e um cuidado especial com a comunicao. Se de um lado dever da populao participar da gesto pblica, da gesto escolar, por outro, ela tem o direito de ser informada. Assim, no processo de formao do cidado, faz-se necessrio possibilitar a incluso digital e o acesso a todas as tecnologias.

28

3.3 Educao e a cultura popular


A escola um dos espaos para aprender a conviver, a ser, a fazer, a conhecer e para propiciar a troca, a imaginao, a interao, a investigao e a partilha. O processo de aprendizagem envolve a aquisio de contedos das diversas reas do conhecimento e supe o aprender a aprender, exercitando as habilidades cognitivas, com vistas anlise histrico-crtica dos contedos. J o aprender a fazer supe a aquisio de competncias que propiciem ao indivduo enfrentar as variadas situaes no mbito social e de trabalho. Essas situaes de convivncia nos diferentes ambientes, seja no trabalho, na famlia e/ou na comunidade, implicam a descoberta do outro, o exerccio do respeito e da tolerncia. Toda essa relao interpessoal conduz o indivduo a sua descoberta interior, como um ser total, sensvel, inteligente, autnomo e capaz de formular seus prprios juzos de valor de forma crtica. Isso aprender a ser ! necessrio que se d o real valor imaginao, a prticas ldicas, ao multiculturalismo e s mltiplas linguagens.
Viso holstica: viso total, abrangente.

Pensar de forma autnoma saber pensar e , sobretudo, saber intervir.

A imaginao mais importante que o conhecimento, pois este limitado, enquanto a imaginao pode abranger tudo que existe no mundo, incentiva o progresso, fonte de evoluo e, no sentido estrito, fator real de investigao cientfica. (Einstein)

Considerar as formas de organizao do conhecimento escolar atual como um desafio meramente tcnico e voltado para o simples procedimento metodolgico e, portan-

to, sem viso holstica da educao enquanto acepo humanitria, no resolve a questo fundamental da educao de hoje, que orientar para as transformaes sociais.

29

A educao que:
considera a cultura popular e o multiculturalismo; questiona a forma como professores e alunos adquirem conhecimentos; discute sobre as diferenas vividas; possibilita novos investimentos em experincias coletivas; escuta a multiplicidade de vozes; se ancora em uma slida tica que denuncia as discriminaes; utiliza prticas sociais que valorizam a vida

uma educao que prope uma pedagogia que faz com que educadores e educandos reconheam suas possibilidades e lutem para superar as suas dificuldades.
Todo cidado educador e educando. Todos ns ensinamos e aprendemos. Da a importncia de nos perguntarmos sempre o que precisamos compreender para nos engajarmos na luta a favor de uma escola que trabalhe a cultura popular, seu modo de organizao, produo e legitimao de saberes. O interesse que a escola deve ter em trabalhar com a cultura popular no reside nas qualidades estticas ou formais dessa cultura, mas, antes, no apostar no multiculA pluralidade na linguagem oral dos usurios da lngua materna, os diferentes falares mostram a riqueza lingstica das vrias regies, sem hierarquizao geogrfica dessas falas. turalismo e no trabalho com as mltiplas linguagens (como cinema, TV, rdio, jogos, informtica), alm da linguagem escrita j presente na escola. Fazendo uma pausa e propondo-nos a observar as pessoas que nos rodeiam, seus rostos, a cor da pele que as envolve, como se expressam, o tipo de cabelo desde a textura capilar at como so penteados como se vestem, que tipo de humor lhes mais constante, no raramente ficaremos impactados com a pluralidade de seres humanos com os quais convivemos prxima ou distanciadamente.

30

Estamos trabalhando com pessoas, com cidados com mltiplas possibilidades, diferentes saberes, que almejam um forte pacto, uma conexo produtiva e significativa entre eles e ns; entre os usurios e os profissionais da educao. Fazer emergir as diferentes histrias, as nossas histrias, do nosso contexto histrico-social a proposta de um trabalho com o multiculturalismo.

Cantar, danar, contar, dramatizar, pintar, colorir, escrever, falar, encantar para que acontea a libertao.

Somos livres quando usamos a razo, a escrita, a tecnologia, numa prtica docente ideolgica e humanamente comprometida com o nosso povo e pautada pelo respeito.

A vivncia democrtica da cultura no est na simples divulgao de uma cultura j pronta e acabada. preciso ampliar o olhar para a cultura democrtica, resgatando a memria coletiva e a heterogeneidade cultural. O saber e a memria nacional esto preservados nos museus, nos livros, nas obras de arte, nos monumentos, nos arquivos. Esse saber precisa ser apropriado e articulado com um projeto de valorizao das nossas razes, com um projeto educacional que enaltea o lugar onde estamos e como somos.

31

preciso trabalhar o reconhecimento cultural local e sua diversidade: conhecer o artista local, sua obra, a linguagem que utiliza em sua arte, o caminho histrico-social por ele percorrido, os espaos populares onde se produz cultura, incluindo tambm o patrimnio cultural arquitetnico. Reunir os jovens para atividades socioeducativas, utilizando outros espaos que no os escolares, dinamizadas por atores sociais que no os professores, resultam muitas vezes em solues para questes que aparecem no cotidiano escolar, mas que a escola no consegue resolver por si s.

Aprender a profunda competncia de desenhar o destino prprio, de inventar um sujeito crtico e criativo, dentro das circunstncias dadas e sempre com sentido solidrio. (Pedro Demo)

Aprender trabalhar com inteligncia as incertezas, logo, o aprender pertence ao professor, ao aluno e a todos que, com inteligncia, desafiam as incertezas e procuram solues para os problemas surgidos. Como o aluno aprende reconstruindo o conhecimento ora individualmen-

te, ora de forma coletiva, justifica-se que a escola deva propor alguns desafios a serem resolvidos individualmente e outros, coletivamente. O que preciso deixar claro a necessidade de fornecer ao grupo material de pesquisa, espao de discusso, pois resolver problemas mais saber enfrent-los do que se desvencilhar deles.

32 Os diferentes espaos culturais e sociais da comunidade onde a escola est inserida tm uma histria, abrigam alguns lderes, acolhem a populao, servem como ponto de referncia folclrica, possuem identidade histrica e uma identidade cultural. Aprender so bre esses espaos fazendo uso deles desenvolver atividades socioeducativas; reescrever a histria local do ponto de vista do aluno pesquisador; trabalhar a cultura popular partindo da releitura de um monumento ou edificao j considerada como patrimnio cultural.

Elencar com os prprios alunos seus gostos, desejos, preferncias, sonhos e angstias ajudam a escola a programar atividades produtivas e significativas que proporcionam alegria e prazer e que provocam felicidade. Ajuda ainda no processo de transformao da escola em um lugar capaz de unir trabalho e lazer, teoria e ao, de produzir o conhecimento crtico da histria do homem com a natureza e dos homens entre si, tornando possvel a transformao da realidade. Essa prtica, como procedimento educacional freqente, saudvel e benigna cidadania, porque pratica a educao que leva a escola para fora de si mesma e permite que alunos e professores rememorem a vida local e despertem o respeito cultura, ampliem o gosto pelas tradies locais sem desperdiar as ligaes entre a inspirao e a criatividade do momento da criao artstico-cultural ou sociopoltica. Vamos agora para o prximo tema:Educao no espao escolar.

Fotografar, desenhar, construir maquetes, mapear, filmar, gravar depoimentos, coletar dados estatsticos, participar de vdeo-frum, de leitura dramatizada de autores nacionais com temticas escolhidas pelo prprio grupo, e produzir e encenar textos a partir de questes sociais locais, nacionais ou internacionais relevantes so algumas das muitas atividades socioeducativas que devem acontecer dentro e fora da escola.

33

3.4 Educao no espao escolar


Uma educao escolar cidad reflete-se diretamente na vida das pessoas e da sociedade, pois leva ao conhecimento dos princpios que fundamentam as prticas sociais e o respeito s normas democrticas. Alm disso, reafirma os valores culturais e artsticos, sejam eles locais, regionais ou nacionais e possibilita o resgate da dignidade humana por meio de novos saberes. Conforme orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as prticas educacionais devero respeitar as variedades curriculares existentes e estabelecer, como norteadores de suas aes pedaggicas, os seguintes princpios:

Princpio tico - da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; Princpio esttico - da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais; Princpio poltico - dos direitos e deveres de cidadania, do exerccio da criticidade e do respeito ordem democrtica.

Esses princpios fundamentam a articulao entre as reas de conhecimento e aspectos da vida cidad. Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais propem um novo paradigma curricular em que se estabelea um currculo em seu conceito mais amplo:

uma base nacional couma base nacional mum - contedos mnimos comum - contedos mdas reas de conhecimennimos das reas de conheto articulados aos aspeccimento articulados aos astos da vida cidad: sade, pectos da vida cidad: sasexualidade, vida familiar de, sexualidade, vida fae social, social, ambiente, miliar e meio meio amtrabalho, cincia e biente, trabalho, cincia e tecnologia, cultura e as lintecnologia, cultura e as linguagens; guagens;

bem como contedos bem como contedos complementares - - parte complementares parte diversificada - - deacordo diversificada de acordo com as caractersticas regicom as caractersticas regionais e locais. onais e locais.

34

A Constituio Federal reconhece a importncia da educao escolar para alm do ensino fundamental e orienta no sentido da progressiva universalizao do ensino mdio. Este o espao para que crianas e adolescentes aumentem a capacidade de discernimento e criticidade, entendendo criticidade como o estmulo dvida construtiva e anlise de padres em que direitos e deveres devam ser considerados na formulao de julgamentos. Por tudo isso, as escolas devem estabelecer o vnculo das relaes interpessoais com sua comunidade local, regional e planetria. Os alunos, ao terem acesso aos conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estaro constituindo suas identidades como cidados capazes de ser protagonistas de suas aes de forma responsvel, solidria e aut-

noma. Podero, ento, efetuar suas escolhas, entre tantas possibilidades que o contexto escolar e social oferece, podendo optar por aquelas que propiciem o crescimento pessoal e do grupo. Dessa forma, no momento em que o professor se conscientizar de que sujeito crtico e participativo do processo educativo, ele prprio ir em busca da sua capacitao, mas em contrapartida ser um sujeito mais exigente no que se refere ao apoio da instituio e do Estado.

A vivncia dos princpios tico, esttico e poltico na educao escolar constituem mecanismos de formao de hbitos e atitudes coletivas;

mecanismos estes que estimulam crianas, jovens e adultos a participar de movimentos sociais que buscam uma vida mais justa e solidria para o resgate da dignidade humana.

Convivendo com essa prtica educativa e, ainda, fundamentada em contedos que privilegiam os referidos princpios, a Educao Fiscal propiciar o exerccio da cidadania por meio da sensibilizao para a real funo socioeconmica do tributo, em prol do controle social da aplicao dos recursos pblicos.

35

4 PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAO FISCAL - PNEF


4.1 Antecedentes
Historicamente, a relao Fisco e sociedade foi pautada pelo conflito entre a necessidade de financiamento das atividades estatais e o retorno qualitativo do pagamento dos tributos. Por um lado, a sonegao fiscal, por outro, exemplos de mau uso do dinheiro pblico. Para atenuar essa situao, encontramos na histria do Fisco iniciativas no sentido de esclarecer essa relao, objetivando aumento de arrecadao e diminuio do conflito entre Estado e sociedade. Tais iniciativas no solucionaram essa desarmonia, porm abriram precedentes para um dilogo mais transparente. No seminrio do Conselho Nacional de Polticas Fazendrias - Confaz sobre "Administrao Tributria", realizado na cidade de Fortaleza - CE, em maio de 1996, foi inserido o tema Educao Tributria. Nas concluses constou, como item de destaque, a introduo do ensino do programa de conscincia tributria nas escolas. Em setembro de 1996, celebrou-se o Convnio de Cooperao Tcnica entre a Unio, os Estados e o Distrito Federal. No anexo ao texto do acordo, entre as inmeras atividades de cooperao, constou a elaborao e a implementao de um programa nacional permanente de conscientizao tributria, para ser desenvolvido nas unidades da Federao.

Fisco: administrao encarregada de calcular e arrecadar os impostos; Errio ou tesouro pblico; Atividades estatais: atividades relativas ao Estado (pas); Sonegao fiscal: ato de deixar de pagar ao Fisco.

Em reunio de julho de 1997, o Confaz aprovou a criao do Grupo de Trabalho Educao Tributria - GET, constitudo por representantes:

do Ministrio da Fazenda (Gabinete do Ministro, Secretaria da Receita Federal, Escola de Administrao Fazendria); das Secretarias de Fazenda, Finanas ou Tributao dos Estados e do Distrito Federal.

36 A Portaria n. 35, de 27 de fevereiro de 1998, do Ministrio da Fazenda, que oficializou o grupo de trabalho, definiu seus objetivos:

"promover e coordenar as aes necessrias elaborao e implementao de um programa nacional permanente de educao tributria" e "acompanhar as atividades do Grupo de Educao Tributria nos Estados - GETE."

Assim, o Programa Nacional de Educao Fiscal surgiu dessa relao histrica, buscando a harmonia entre Estado e sociedade, a partir do entendimento da necessidade do financiamento da coisa pblica, pois sem dinheiro no h como prestar servios pblicos. Por outro lado, o Programa conscientiza a sociedade para acompanhar a aplicao dos recursos arrecadados, favorecendo o exerccio pleno da cidadania.

Em maro de 1999, passaram a integrar o grupo representantes da Secretaria do Tesouro Nacional e do Ministrio da Educao. Em julho de 1999, tendo em vista a abrangncia do programa, que no se restringe apenas aos tributos, mas que aborda tambm as questes da alocao dos recursos pblicos e da sua gesto, o Confaz aprovou a alterao de sua denominao que passou a ser Programa Nacional de Educao Fiscal - PNEF.

Em dezembro de 2002 foi publicada a Portaria n 413, assinada pelos Ministros da Fazenda e da Educao, reformulando o Grupo de Trabalho Educao Fiscal nos trs nveis de governo, federal, estadual e municipal, e definindo as competncias de todos os rgos envolvidos na implementao do Programa.

Coisa pblica: propriedade do povo.

4.2 Conceituando Educao Fiscal

Educao um processo de formao do ser humano que objetiva prepar-lo para a vida, dotando-o de conhecimento e habilidades que o tornem capaz de compreender o mundo e intervir conscientemente para modificar a realidade em que vivemos, de modo a edificar uma sociedade livre, justa e solidria.

37

Educao Fiscal, em stricto Educao Fiscal, em stricsensu, deve ser compreendida to-sensu, deve ser compreencomo como a abordagem diddida a abordagem didticopedaggica capaz de interpretico-pedaggica capaz de intertar as vertentes financeiras da pretar as vertentes financeiras arrecadao e dos gastos pda arrecadao e dos gastos pblicos de modo a estimular o blicos de modo a estimular o contribuinte a garantir a arrecontribuinte a garantir a arcadao e o e o acompanharecadao acompanhamento de aplicao dos recursos armento de aplicao dos rerecadados em benefcioem socursos arrecadados da beciedade, com sociedade, com nefcio da justia, transparncia, honestidade e eficinjustia, transparncia, honesticia, minimizando o conflito de dade e eficincia, minimizanrelao entre o de relao entre do o conflito cidado contribuinte e o Estado arrecadador. o cidado contribuinte e o Estado arrecadador.

No lato sensu, a Educao Fiscal deve tratar da compreenso do que o Estado, suas origens, seus propsitos com o controle da sociedade sobre o gasto pblico, uma vez que a participao social s ocorre no ambiente democrtico.

Stricto sensu: em sentido restrito; Lato sensu: em sentido lato, amplo.

4.3 Valores
Da Educao Fiscal superioridade do homem sobre o Estado; liberdade; igualdade; justia social. Do Programa Nacional de Educao Fiscal Comprometimento com a construo da cidadania, solidariedade, tica, transparncia, responsabilidade fiscal e social, expressos nas seguintes idias-fora: na educao, o exerccio de uma prtica educativa na perspectiva de formar um ser humano integral, como meio de transformao social dentro de um mundo globalizado, tendo essa prtica como foco a formao cidad no processo de ensino e de aprendizagem e a nfase no desenvolvimento de competncias e habilidades;

38 na cidadania, objetiva possibilitar e estimular a ao efetiva do cidado quanto ao controle democrtico do Estado, incentivando-o participao individual e coletiva na definio de polticas pblicas e na elaborao das leis para sua execuo; na tica, uma gesto pblica eficiente, transparente e honesta quanto alocao e aplicao dos recursos e realizao dos gastos pblicos; na poltica, o exerccio da boa governana que conte com uma gesto pblica responsvel, transparente e voltada justia social. Das instituies gestoras do PNEF Conduo do PNEF por meio da realizao de prticas democrticas em permanente integrao com todos os segmentos sociais.

4.4 Misso
Da Educao Fiscal Estimular a mudana de valores, crenas e culturas do indivduo, na perspectiva da formao de um ser humano integral, como meio de possibilitar o pleno exerccio de cidadania e propiciar a transformao social. Do Programa Nacional de Educao Fiscal Contribuir permanentemente para a formao do indivduo, visando ao desenvolvimento da conscientizao sobre seus direitos e deveres no tocante ao valor social do tributo e ao controle social do Estado democrtico. Das instituies gestoras do Programa Desenvolver o PNEF, institucionalizadamente, de forma tica e responsvel.

4.5 Diretrizes
A nfase no exerccio da cidadania dever voltar-se para a organizao, mobilizao e o estmulo participao social no tocante s questes tributrias e s finanas e gastos pblicos, relativos s trs esferas (nveis) de governo. Sua implementao, de mbito nacional, dever envolver os trs nveis de governo, por meio da elaborao e execuo de planos estratgicos, programas e projetos, cujos resultados esperados e impactos desejados devero ser monitorados e avaliados quantitativa e qualitativamente por sistema nacional e local, devendo fazer parte da poltica institucional de cada instituio gestora.

39 Suas aes, com carter de educao permanente, devero estar desvinculadas de campanhas de premiao com finalidade exclusiva de aumento de arrecadao, como tambm devem evitar o uso de logomarcas e mensagens que caracterizem determinada gesto governamental. O financiamento das aes do PNEF ocorrer por intermdio de recursos oramentrios prprios, oriundos das trs esferas de governo, assim como daqueles procedentes de parcerias com entidades da sociedade civil ou organismos internacionais. A partir do enfoque na educao como mecanismo de transformao social, dever se nortear pelos princpios poltico, esttico e tico das Diretrizes Curriculares Nacionais, pela legislao educacional vigente, respeitando as diretrizes nacionais, estaduais e municipais, e pela autonomia das instituies de ensino. Todo o material produzido para o PNEF, inclusive o didtico, ser de propriedade do Programa e dever seguir linhas de referenciais nacionais definidas neste documento e em documentos orientadores especficos, devendo haver permanente socializao nacional do material produzido e das experincias realizadas.

40

4.6 Objetivos do Programa

4.6.1 Geral promover e institucionalizar a Educao Fiscal para o pleno exerccio da cidadania. 4.6.2 Especficos a) sensibilizar o cidado para a funo socioeconmica do tributo; b) levar aos cidados conhecimento sobre administrao pblica; c) incentivar o acompanhamento, pela sociedade, da aplicao dos recursos pblicos; d) criar condies para uma relao harmoniosa entre o Estado e o cidado.

4.7 Abrangncia do Programa


O Programa foi concebido em cinco mdulos, de forma que todos os brasileiros tenham a chance de vivenci-lo em qualquer estgio de sua vida.

Com abrangncia nacional, o Programa de Educao Fiscal focaliza, prioritariamente, alunos e professores das escolas de ensino fundamental e de ensino mdio, desenvolvendo contedos e prticas sobre direitos e deveres recprocos na relao Estado-cidado.

41

O Mdulo I - destina-se s crianas do ensino fundamental, de forma que, da 1 8 srie, elas possam conhecer gradativamente todos os conceitos ligados Educao Fiscal. O Mdulo II - envolve os adolescentes do ensino mdio (de quinze a dezessete anos), com aprofundamento maior dos assuntos. O Mdulo III - para os servidores pblicos, num processo de sensibilizao e envolvimento no Programa.

O Mdulo IV - est voltado para os universitrios, portanto acompanhando o cidado em toda sua vida estudantil. O Mdulo V - para a sociedade em geral, para abranger aqueles que no teriam a chance de voltar mais aos bancos escolares, utilizando de preferncia as organizaes a que pertencem, como clubes, associaes, sindicatos, clubes de servio, ONGs.

Por intermdio do Programa, a sociedade passa a ter melhor entendimento: da estrutura e do funcionamento da Administrao Pblica em seus trs nveis de governo - federal, estadual e municipal; da funo socioeconmica dos tributos; da aplicao dos recursos pblicos; das estratgias e dos meios para o exerccio do controle democrtico.

Vale ressaltar que, ao se difundirem esses conceitos, contribui-se para que professores, lderes comunitrios, universitrios, entre outros, possam realizar seu papel de modo cada vez mais consciente e responsvel.

42

4.8 Gesto do Programa


Os Estados tm autonomia de elaborar e implementar seus projetos segundo suas condies, definindo mdulos prioritrios e ritmo prprio, porm obedecendo s diretrizes do Programa Nacional. Nos Estados, o Programa desenvolvido em parceria com as Secretarias da Fazenda, da Educao e da Receita Federal com outras instituies, a critrio do programa estadual de Educao Fiscal. A Esaf, detentora da Coordenao Nacional e da Secretaria-Executiva do Programa, exerce papel fundamental em sua evoluo. A Esaf promove, de forma permanente, a articulao dos trs nveis de governo. No cenrio internacional, a Esaf tem propiciado a divulgao e troca de experincias do PNEF em pases como Canad, frica do Sul, Moambique e Cuba. As instituies gestoras e suas respectivas competncias constam da Portaria Interministerial Fazenda e Educao n 413, de 31 de dezembro de 2002.

43

Concluindo, o Programa Nacional de Educao Fiscal prope-se a: Ser um instrumento de fortalecimento permanente do Estado democrtico; Contribuir para fortalecer os mecanismos de transformao social por meio da educao;

Aumentar a eficincia e a transparncia do Estado;

Aumentar a responsabilidade fiscal;

Difundir informaesque possibilitem a construo da conscincia cidad;

Obter o equilbrio fiscal a longo prazo;

Ampliar a participao popular na gesto democrtica do Estado;

Reduzir a corrupo;

Contribuir para aperfeioar a tica a administrao pblica e na sociedade;

Promover a reflexo sobre nossas prticas sociais;

Harmonizar a relao Estado-cidado;

Melhorar o perfil do homem pblico;

Desenvolver a conscincia crtica da sociedade para o exerccio do controle social;

Atenuar as desigualdades sociais.

44

REFERNCIAS
AGUIAR, Flvio. Com palmos medida-terra trabalho e conflito na literatura brasileira. Ilust.de nio Squeff. So Paulo: Fundao Perseu Abramo Boitempo,1999. 415 p. AIZEN, Naumin; GWINNER, Patrcia. Era uma vez duas avs. So Paulo: Record, 2003. 36 p. ALVES, Rubem. Tempus fugit. 2.ed. So Paulo: Paulus, 2001. 108p. ALVES FILHO, Ivan. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 653 p. BANCO MUNDIAL. Relatrio anual. Washington, 2003. BOAL, Augusto. Jogos para atores e no atores. 3.ed. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1998. 368p. BOFF, Leonardo. thos mundial. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2000. BOJUNGA, Lygia. A bolsa amarela. 33. ed. So Paulo: Casa Lygia Bojunga, 2003. 135p. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Parecer n 004/1998. Braslia, 1998. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentao dos temas transversais. Braslia: MEC/SEF, 1998. CHIAPPINI, Ligia. Aprender e ensinar com textos no escolares. s.l.: Brochura,1997. 198p. DEMO, Pedro. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2000a. ______. Saber pensar. So Paulo: Cortez, 2000b. 159p. DIMENSTEIN, Gilberto. Cidado de papel: a infncia, a adolescncia e os direitos humanos no Brasil. 19.ed. So Paulo: tica, 2001. 183p. EDUCAO e mudana. Trad. e prefcio Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martins. 6.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1994. 79p. (Coleo Educao e Comunicao, 2). FALCO, Adriana. Mania de explicao. Ilust. de Mariana Massaroni. So Paulo: Moderna, 2001. 48p.

45

FAZENDA, Ivany (Coord). Prticas interdisciplinares na escola. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1993. 147p. FREIRE, Paulo. Educao como prtica da liberdade. 14. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1998. 150p. (Srie Ecumenismo e Humanismo, 5). ______. Pedagogia da esperana: um reencontro com a pedagogia do oprimido. So Paulo: Paz e Terra, 1992. 245p. FULLAN, Michael. A escola como organizao aprendente. Porto Alegre: Artmed, 2000. FUNDAO VICTOR CIVITA. Ofcio de professor. So Paulo, 2001. (Caderno 7). FURTADO, Celso. Em busca de novo modelo: reflexes sobre a crise contempornea. 2. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. 101p. GADOTTI, Moacir. Escola cidad. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1999. GUIMARES, Glucia. TV e escola : discursos em confronto. So Paulo: Cortez, 2000. 120p. HERNNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. A organizao do currculo por projetos de trabalho o conhecimento e um caleidoscpio. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 195p. IBGE. Censo demogrfico e pesquisa nacional de amostras domiciliares ajustada. Braslia, 2003. KVAK, Mathilda. Pax Praj. So Paulo: Editora L, 1996. MACHADO, Ana Maria. Portinholas. So Paulo: Mercuryo, 2003. 44p. MOREIRA, Antonio Flvio; SILVA T.T. Currculo, cultura e sociedade. So Paulo: Cortez , 1994. NOGUEIRA, Margarete Iara Franco. Educao Fiscal: estado e cidado - a aproximao possvel - fundamentos da educao fiscal. Campo Grande: Secretaria de Estado de Receita e Controle - PROMOSEF/MS, 2002. ORTHOF, Sylvia. Se as coisas fossem mes. 22. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984. 24p. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialgico: como construir o projeto polticopedaggico da escola. So Paulo: Cortez, 2001. 158p. PERRENOUD, Philippe. Novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192p.

46 RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competncias: autonomia ou adaptao? So Paulo: Cortez, 2000. 192p. ROMO, Jos Eustquio. Dialtica da diferena: o projeto da escola cidad frente ao projeto pedaggico neoliberal. So Paulo: Cortez, 2000. 271p. ROTH, Otvio. Duas dzias de coisinhas -toa que deixam a gente feliz. So Paulo: tica, 1996. 32p. RUA, Maria das Graas. Estado, governo e administrao pblica e a questo social brasileira. Braslia: ESAF, 2000. SACRISTN, J. Gimeno. O currculo: uma reflexo sobre a prtica. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. TORO, Jos Bernardo. Os cdigos da modernidade. Trad. e adaptado por Antnio Carlos da Costa. Colmbia: Fundacin Social, 1997. UNICEF. Relatrio sobre pobreza infantil. So Paulo, 2003.

LEITURAS RECOMENDADAS
AIZEN, Naumin; GWINNER, Patrcia. Era uma vez duas avs. So Paulo: Record, 2003. 36 p. ALVES, Rubem. Tempus fugit. 2.ed. So Paulo: Paulus, 2001. 108p. BOJUNGA, Lygia. A bolsa amarela. 33. ed. So Paulo: Casa Lygia Bojunga, 2003. 135p. KVAK, Mathilda. Pax Praj. So Paulo: Editora L, 1996. MACHADO, Ana Maria. Portinholas. So Paulo: Mercuryo, 2003. 44p. ORTHOF, Sylvia. Se as coisas fossem mes. 22. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984. 24p. ROTH, Otvio. Duas dzias de coisinhas -toa que deixam a gente feliz. So Paulo: tica, 1996. 32p. ROTH, Otvio. Outras duas dzias de coisinhas -toa que deixam a gente feliz. So Paulo: tica, 2000. ENDE, Michel. O Teatro de sombras de Oflia. So Paulo: tica, 2000.

47 TORO, Jos Bernardo. Os cdigos da modernidade. Trad. e adaptado por Antnio Carlos da Costa. Colmbia: Fundacin Social, 1997. UNICEF. Relatrio sobre pobreza infantil. So Paulo: 2003.

VDEOS
Srie Um Salto para o Futuro (Construindo a escola cidad: projeto poltico pedaggico /composto por 7 programas.) Razes e Asas I,II e III com oito, seis e trs programas respectivamente CENPEC

VDEOS COMERCIAIS
Oito mulheres Conte comigo O espelho tem duas faces O prncipe das mars Meu mestre minha vida O preo do desafio Nenhum a menos Sarafina, o preo da liberdade A fuga das galinhas Shrek Mentes perigosas

SITES
www.mec.gov.br www.inep.gov.br www.tvebrasil.com.br www.moderna.com.br www.cenpec.org.br/raizpublic.htm www.novaescola.com.br

Este trabalho foi impresso nas oficinas da Teixeira Grfica e Editora Ltda; no sistema off-set, em dezembro de 2004, Braslia-DF

También podría gustarte