Está en la página 1de 4

FACULDADE DE FORTALEZA

FICHAMENTO PERÍCIA CONTÁBIL AL:JOSÉ ROBERTO MARTINS

FORTALEZA-CE 2010

assim em busca da verdade.Nesse momento o juiz deposita nesse profissional enorme confiança para que este forneça elementos para sua decisão ciente de que esse profissional conheça as normas disciplinadoras do trabalho pericial O código de processo civil e claro sobre o fato. O juiz que tem profundo domínio sobre a matéria legislativa.fornecerá sua opinião sobre a matéria auxiliando a decidir o fato que lhe é apresentado. com conhecimento suficiente para dar subsidio ao juiz e as partes na solução de uma causa. nem sempre possui conhecimento sobre a matéria da lide que lhe é apresentada.nomeando um profissional que no seu entender .Nele encontramos. mas é necessário que se tenha a postura ética de recusar serviço quando não se tem a devida capacitação profissional para executá-los.Necessita ele de opinião técnico científica de um profissional sobre o assunto da lide. das técnicas e praticas profissionais são requisitos imprescindíveis para a prestação do serviço de boa qualidade. devem ser levados em consideração os efeitos sociais que dela decorrerão. . e que a decisão do juiz é orientada pela informação dada pelo trabalho do perito.tanto do nomeado pelo juiz como dos indicados pelas partes.145 Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou cientifico o juiz será assistido por perito segundo o disposto no artigo 421 *1º Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário devidamente inscritos no órgão de classe competente respeitando o disposto no capitulo VI seção VII desse código. Ao ser realizada a pericia. “Art. de acordo com as normas jurídicas e profissionais. nem sempre é possível acumular todo o conhecimento exigido para determinada tarefa. Nesta situação vemos que é de fácil entendimento que a perícia tem fundamental importância no auxilio de litígio. nesse caso um assunto contábil. Desta forma se faz necessário que o perito seja graduado em CIÊNCIA CONTÁBEIS.FICHAMENTO A perícia contábil e a competência profissional A perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar informações de prova necessárias para auxiliar a decisão do juiz no processo.Os conhecimentos da ciência. Porém. da metodologia.

a finalidade é esclarecer e oferecer informações materiais as partes e ao juízo. uma vez que. normalmente são apresentados por profissionais experientes Perícia contábil e prova pericial tem o mesmo significado.somente tecerão elogios . recorre ao perito que através de nomeação funciona como auxiliar do juízo. A perícia contábil é prerrogativa do Bacharel em Ciências Contábeis com conhecimento interdisciplinar não só na área da Ciências Contábil. no qual não se é especialista. como em outras ciências.Esses laudos pericias são sempre motivo de pedido de esclarecimento sobre o que esta contido nele .Talvez pela complexidade do assunto . com a participação em cursos voltados para área contábil. Não é suficiente alegar os fatos.No tocante às pericias efetuadas por profissionais não habilitados tecnicamente as partes vêem apreensivas as suas pretensões cada vez mais demoradas para serem alcançadas . o trabalho pericial tenderá a ser de boa qualidade . os profissionais de contabilidade devem manter-se sempre em educação continuada seja por meio de leitura de livros técnicos. através do Laudo Perícia. sendo estes profissionais de Contabilidade e tendo interesse em defender seus clientes . mas por toda a classe brasileira de contabilista e. É por estes motivos que se faz necessário a importância de perito devidamente regulamentado pelos órgãos reguladores desta profissão.em conseqüência . que . Não por si só.seja pela assinatura de revistas técnicas e principalmente. a . precisase prová-los com documentos e demonstrações com rigor técnico. O juiz e as partes. tais como a Matemática. que servirão para engrandecer o profissional que o executou e a classe profissional que pertence Desse modo . O objetivo da perícia é a produção de prova. É de bom senso que o trabalho pericial contábil seja acompanhado pelos peritos contadores assistentes.como fator importante para permanecerem atualizados profissionalmente. O magistrado não sendo um especialista em determinados termos contábeis.Porem . A perícia contábil é uma especialidade da contabilidade que muito tem contribuído no processo civil para resolver questões de ordem técnica e cientifica. sendo apresentado de forma técnica científica e fundamentada. cada vez mais o profissional de COTABILIDADE.como prestar esclarecimento sobre um assunto sobre o qual não se tem domínio completo . ao tomarem conhecimento desse trabalho profissional.estará sendo valorizado. tudo farão para que nada seja omitido. na função pericial .

as lides são esclarecidas de forma ágil e segura através da prova material. financeira e fiscal que aumenta a demanda judicial. . providenciaria. que é a perícia contábil. por conflitos nas áreas habitacional. Os problemas sociais são conseqüência da política econômica.Estatística e principalmente o Direito Processual Civil. fiscal e trabalhista.