Está en la página 1de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUMICA QUIMICA ORGNICA EXPERIMENTAL

PROFESSORA: ELOISA HELENA DE AGUIAR ANDRADE

PREPARAO DO ACETATO DE 3-METIL-1-BUTILA (ACETATO DE ISOAMILA) A PARTIR DE UMA REAO DE ESTERIFICAO DE FISHER

CAROLINA ALMEIDA DE LIMA CARLOS ADRIANO MOREIRA DA SILVA DAYRIANE DO SOCORRO DE OLIVEIRA COSTA MARCO ROGERIO SCIENZA MARCUS VINICIUS COSTA SILVA RMULO ARTHUR MATHEWS DA SILVA

BELM-PA 2010

RESUMO steres podem ser sintetizados pelo aquecimento de um cido carboxlico na presena de um lcool e de um catalisador cido. Ento o objetivo deste trabalho realizar um mtodo para se preparar o Acetato de 3-metil-1-butila, (que um ster muito usado no processo de aromatizao, tendo um forte odor de banana quando no est diludo e um odor remanescente de pra quando est diludo em soluo) a partir de um lcool (3-metil-1-butanol) e de um cido (cido Actico), mediante aquecimento e na presena de cido Sulfrico, que atua como catalisador da reao. A reao ir se processar atravs do emprego de tcnicas como Refluxo e Filtrao simples.

INTRODUO steres so compostos amplamente distribudos na natureza. Os steres simples tendem a ter um odor agradvel, estando geralmente associados com as propriedades organolpticas (aroma e sabor) de frutos e flores. Em muitos casos, os aromas e fragrncias de flores e frutos devem-se a uma mistura complexa de substncias, onde h a predominncia de um nico ster. (PINTO, 2006) Os qumicos combinam compostos naturais e sintticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores e temperos. Geralmente estes flavorizantes contm steres na sua composio, que contribuem para seus aromas caractersticos. (PINTO, 2006) O odor e o sabor naturais dificilmente podem ser reproduzidos com exatido, mas apenas pessoas com bom poder de degustao conseguem diferenciar o sabor natural do artificial. Um ster no usado individualmente para imitar o sabor natural. A frmula que imita o sabor natural do abacaxi, por exemplo, inclui 10 compostos (steres e cidos carboxlicos) que podem ser facilmente sintetizados em laboratrio e sete leos de origem natural. (Site 01) Aromatizantes superiores reproduzem perfeitamente os aromas naturais. Em geral, estes aromatizantes so formados de leos naturais ou extratos de plantas, que so intensificados com alguns ingredientes para aumentar a sua eficincia. (PINTO, 2006)

A tabela a seguir mostra uma lista de steres usados pela indstria nas formulaes de alguns aromas:

Frmula estrutural

Nome comercial

Aroma

CH3COO-CH2-CH2-CH(CH3)2

acetato de isoamila

banana

CH3CH2COOCH2CH(CH3)2 propanoato de isobutila

rum

CH3-COO-CH2-C6H5 CH3CH2CH2COOCH3 CH3CH2CH2COOCH2CH3

acetato de benzila butirato de metila butirato de etila

pssego, rum ma abacaxi

HCOOCH2CH3

formiato de etila

rum, groselha, framboesa

CH3-COO-CH2-(CH2)6CH3

acetato de octila
Tabela 1 (Fonte: Site 01)

laranja

Um ster bastante utilizado nos processos de aromatizao o Acetato de isoamila (acetato de 3-metil-1-butila). O acetato de 3-metil-1-butila pode ser preparado a partir do 3-metil-1butanol (lcool isoamlico) e cido actico, mediante aquecimento e na presena do cido sulfrico. (Site 02)

Acetato de isoamila tem um forte odor de banana quando no est diludo, e um odor remanescente de pra quando est diludo em soluo. (PINTO, 2006) Apesar do odor agradvel dos steres, eles raramente so usados em perfumes que so aplicados ao corpo (PINTO, 2006), por duas razes. A primeira que steres no so adequados para perfumaria em geral, pois tendem a se hidrolisar em seus dois constituintes primrios, que so um lcool e um cido (neste caso lcool isoamlico e cido actico). O lcool isoamlico tem odor de solvente; no muito agradvel. O cido actico resultar em um odor de vinagre. Por estas razes os steres tm aplicao em situaes nas quais no hidrolisam. (Site 03) A segunda e mais interessante razo que molculas pequenas podem ter funes bem diferentes na natureza dependendo da perspectiva. No caso dos humanos, o acetato de isoamila tem odor agradvel, mas para as abelhas um dos feromnios liberados durante as ferroadas. (Site 03) Feromnio o nome dado a uma substncia secretada por um organismo que evoca uma resposta especfica de outro membro da mesma espcie. efetivo a concentraes muito baixas e tem funo especfica: ou como atrativo sexual, ou como alarme, ou como sinal de agregao. Quando uma abelha sente um intruso, um feromnio de alarme formado por acetato de isoamila secretado pela abelha. A substncia atrai outras abelhas formando um enxame. Certamente no se deve usar um perfume contendo acetato de isoamila. (Site 01)

MATERIAIS UTILIZADOS - Balo de Fundo Redondo; - Pedras de porcelana; - Bquer; - Erlenmeyer; - Frascos de Vidro; - Basto de Vidro; - Papel de Filtro; - Proveta; - Funil de Decantao; - Manta Aquecedora; - Unidade de Refluxo; - Banho Frio; - 3-Metil-1-Butanol; - cido Actico; - cido Sulfrico; - Gelo Picado; - ter Etlico; - Carbonato de Sdio; - Sulfato de Sdio Anidro.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Transferiu-se 6 mL de 3-metil-1-butanol, 12 mL de cido actico e algumas pedras de porcelana para um balo de fundo redondo de 500 mL. Adicionou-se 1 mL de cido sulfrico concentrado e agitou-se lentamente para dissolver o material. Mantiveram-se os reagentes em refluxo por 1 h, conforme a figura 01.

Figura 1 - Mistura reacional em refluxo

Observa-se que ocorre mudana de colorao do sistema, de incolor para roxo (ou castanho-escuro). Aps esse tempo, deixou-se o balo a temperatura ambiente e depois foi resfriado em um banho de gua fria. Transferiu-se a mistura para um bquer de 100 mL contendo uma pequena quantidade de gelo picado. Agitou-se com um basto de vidro por 2 minutos e transferiu-se para um funil de separao (funil de decantao). O

balo e o bquer usados foram lavados com 2 x 15 mL de ter etlico. Os materiais obtidos dessa lavagem foram transferidos para o funil de separao. Agitou-se lentamente o funil de decantao, aliviando a presso, permitindo que as fases se separem (figura 02).

Figura 2 - Mistura bifsica aps adio de ter etlico

Separou-se a fase inferior (fase aquosa) e foi descartada. Lavou-se a fase superior (fase orgnica ou fase etrea) com 15 mL de soluo de carbonato de sdio 5%. Agitou-se lentamente o funil, aliviando a presso. Formou-se um sistema bifsico (figura 03). Novamente a fase mais densa (agora incolor) foi descartada, e adicionou-se mais 15 mL de soluo de carbonato de sdio 5% fase menos densa (fase etrea). Repetiram-se os mesmos procedimentos, sempre eliminando a fase inferior.

Figura 3 - Mistura bifsica aps adio de soluo de carbonato de sdio 5%

Transferiu-se a fase superior para um bquer de 100 mL, e em seguida adicionou-se sulfato de sdio anidro (pequena quantidade), deixando-o agir durante 10 minutos. Filtrou-se o agente secante atravs de filtrao simples. O produto obtido foi armazenado em um frasco e levado capela.

RESULTADOS E DISCUSSES MECANISMO DE REAO As reaes qumicas gerais usadas para sintetizar o ster etanoato de 3metilbutil (nome IUPAC) neste trabalho so semelhantes s usadas industrialmente. Esta reao envolve um mecanismo de catlise cida. A reao entre um lcool (3-metil-1-butanol) e um cido carboxlico (cido actico) para produzir um ster (etanoato de 3-metilbutil) chamada de Esterificao de Fisher. O mecanismo da sntese mostrado abaixo:

Figura 4 - Etapas do mecanismo da reao de esterificao

O primeiro passo, representado na etapa 1, consiste na protonao do cido actico pelo cido sulfrico formando um carboction. Em seguida, na etapa 2, ocorre um ataque nuclefilo do oxignio do lcool metil-1-butanol ao carboction, deixando o tomo de oxignio com uma carga positiva. Depois, na etapa 3, ocorre a eliminao de uma molcula de gua do composto formado na etapa anterior. Em seguida, na etapa 4, ocorre tambm a eliminao do H+, regenerando o catalisador. Ao final dos procedimentos obteve-se um aromatizante concentrado de banana, de colorao roxa, podendo ser claramente percebido pelo agradvel cheiro da fruta.

CROMATOGRAMA E ESPECTROS DE MASSA O produto obtido da reao foi levado ao aparelho de cromatografia gasosa acoplado ao espectrmetro de massa. Pelo cromatograma abaixo pode-se concluir que no produto h a predominncia de uma substncia, devido ao grande pico presente.
RT: 6,54 - 23,68 100 90 80 70
Relative Abundance

8,21

NL: 3,16E8 TIC F: MS acet de isoamila

60 50 40 30 20 10 7,10 8 8,96 9,91 10,88 12,13 10 12 14,26 15,14 16,57 14 16 Time (min) 18 18,79 20,07 20 21,69 22 23,50

Figura 5 : Cromatograma (CG/EM) do produto da reao obtido no laboratrio.

Na figura 06 abaixo se encontra o espectro de massas obtido do produto resultante do experimento do laboratrio:

acet de isoamila #278 RT: 8,31 AV: 1 NL: 9,48E7 T: + c Full ms [ 41,00-450,00] 43 100 90 80 70

70

Relative Abundance

60 50 40 30 20 10 44 45 0 51 53 50 57 60 61 69 62 67 73 71 74 87 75 81 83 85 80 m/z 88 89 90 94 97 101 103 100 110 112 110 55

70

(Figura 06)

O software fez a comparao do espectro de massas obtido da amostra (superior) com o espectro de massas padro de acetato de isoamila (inferior), como mostra a figura 07 abaixo:

(Figura 07) Pode-se verificar que realmente o composto obtido o acetato de isoamila. E pelo cromatograma pode-se concluir que o acetato de isoamila o componente que se encontra em maior quantidade.

RESOLUO DAS QUESTES PRESENTES NO ROTEIRO 01. Escrever o mecanismo da reao. Nessa reao, o lcool funciona como base, utilizando um dos pares de eltrons no ligantes do oxignio para fazer uma ligao com o carbono carbonlico do cido carboxlico:

Figura 8 - Reao global seguida do mecanismo da reao

02. Qual a funo do cido sulfrico? O cido sulfrico concentrado usado na preparao do acetato de isoamila atua como catalisador no processo reacional, ou seja, acelerando a reao, diminuindo a energia de ativao, diminuindo a energia do complexo ativado, participando das etapas do mecanismo, porm sendo restaurado no fim do processo.

03. Que gs eliminado quando a mistura reacional lavada com soluo de carbonato de sdio?

O carbonato de sdio, Na2CO3, geralmente se comporta como uma base, sendo protonado. E em meio cido, tende a ser protonado at a condio de cido carbnico, H2CO3, e ento decomposto em CO2 e H2O, segundo as reaes abaixo:

Portanto, quando a mistura reacional lavada com soluo de carbonato de sdio 5%, o gs eliminado trata-se do dixido de carbono, CO2.

CONCLUSO O processo de preparao de steres como o acetato de isoamila derivado de reaes de esterificao de Fisher, a partir da reao entre um lcool (3-metil-1-butanol) e um cido carboxlico (cido actico), este ltimo em excesso tendo como base o princpio de Le Chatelier, para haver um direcionamento da reao no sentido do produto, ou seja, no sentido de obteno do ster. Aps a descrio e anlise de todas as etapas reacionais, a eficincia do processo confirmada pela tcnica da cromatografia gasosa acoplada espectrometria de massa (CG/EM). A comparao dos espectros de massas do produto obtido e do padro de acetato de isoamila mostrou que esse ster foi realmente sintetizado e o elevado pico presente no cromatograma representa a presena majoritria dessa substncia, o que confirma a eficcia do processo reacional.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PINTO, G. M. F. Qumica orgnica prtica: anlise de compostos orgnicos. Material didtico, PUC-Campinas, 2006. Site 01: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2026. Acessado em 16 de Maio, 2010 (20:00 h) Site 02: http://www2.ufpa.br/quimdist/Livro_novo/quimia_organica_experimental/ MIOLO.pdf. Acessado em 16 de Maio, 2010 (20:10 h) Site 03: http://www.gluon.com.br/blog/2007/02/24/cheiro-abelhas/. Acessado em 16 de Maio, 2010 (20:20 h)

También podría gustarte