Está en la página 1de 1

Unidade da Urgncia Departamento de Ginecologia e Obstetrcia Hospital de S.

Joo
(protocolo elaborado por Diogo Ayres de Campos, Elsa Calado - Outubro 2002, revisto Setembro 2004)

Episiorrafia e correco de laceraes perineais de 2 grau


INTRODUO

As correces cirrgicas perineais aps parto vaginal esto geralmente associadas a dor e desconforto local, os quais podem interferir com as actividades de rotina no puerprio. Existe actualmente uma extensa evidncia cientfica de que o encerramento perineal com sutura intradrmica contnua utilizando poliglactina 910 de absoro rpida est associado a menor intensidade da dor nos primeiros 10 dias do puerprio, menos necessidade de remoo dos pontos, menor nmero de deiscncias da ferida, melhor satisfao da purpera com a sutura e uma reduo no nmero de fios utilizados. Nas mulheres com leses perineais de extenso moderada e sem leses perineais prvias a sutura intradrmica contnua no est associada a maior incidncia de equimoses, hematomas ou infeces perineais, tendo como nica desvantagem o facto de a sutura ser ligeiramente mais demorada. A poliglactina 910 de absoro rpida perde a sua fora tensil aos 10-14 dia e totalmente reabsorvida at ao 42 dia. A sutura contnua com encerramento perineal intradrmico o mtodo de primeira escolha para execuo de episiorrafia e de correco das laceraes perineais de 2 grau, nas feridas de moderada extenso e sem leses perineais (varizes vulvares, condilomatose perineal). Nos restantes casos deve ser realizada a tcnica de encerramento com pontos separados.

SUTURA CONTNUA COM ENCERRAMENTO PERINEAL INTRADRMICO


1. 2. 3. 4. Utilizao de um nico fio de poliglactina 910 de absoro rpida (Vicryl Rapide) 2/0. Primeiro ponto inserido acima do apex da leso vaginal (A). Aplicao de n triplo e seco da extremidade distal do fio. Sutura contnua no cruzada da mucosa vaginal at s carnculas himeniais (B). Aplicao de n corrido triplo a este nvel. Encerramento dos msculos e tecido celular subcutneo perineais com sutura contnua no cruzada (C). Aplicao de n corrido triplo ao nvel da extremidade distal da leso perineal (D). Encerramento subcutneo do perneo em direco vagina, passando a sutura continua de pontos no cruzados na mucosa vulvar e terminando com n corrido triplo ao nvel das carnculas himeniais.

5.

SUTURA PERINEAL COM PONTOS SEPARADOS


1. 2. 3. 4. 5. Utilizao de um fio de poliglactina 910 normal (Vicryl) 2/0 e um fio de poliglactina 910 de absoro rpida (Vicryl Rapide) 2/0. Primeiro ponto com poliglactina 910 de absoro rpida (Vicryl Rapide) inserido acima do apex da leso vaginal (A). Aplicao de n triplo e seco da extremidade distal do fio. Sutura contnua no cruzada da mucosa vaginal (B) at s carnculas himeniais. Aplicao de n corrido triplo a este nvel (C) e seco da extremidade do fio. Encerramento dos msculos e tecido celular subcutneo perineais com poliglactina 910 (Vicryl) utilizando pontos separados e n triplo (D). Encerramento do perneo em direco vagina com fio restante de poliglactina 910 de absoro rpida (Vicryl Rapide), utilizando pontos separados de Donati e n triplo (E).

También podría gustarte