Está en la página 1de 5

TEMA: Abro (Gnesis 11:31 12:4) INTRODUO

O captulo 12 comea uma nova diviso no livro de Gnesis. Os primeiros onze captulos costumam ser chamados de histria primitiva. Os ltimos captulos so conhecidos como a histria dos patriarcas. Em Gnesis 12 no s chegamos a uma nova diviso e uma importante aliana, mas, principalmente, a um grande e piedoso homem - Abro. - Aproximadamente um quarto do livro de Gnesis devotado vida deste homem. - So feitas mais de 40 referncias a Abr ao no Velho Testamento. interessante notar que, no Islamismo, Abro o segundo homem mais importante depois de Maom, sendo que o Alcoro se refere a ele 188 vezes. H aproximadamente 75 referncias a ele no Novo Testamento. Paulo escolheu Abrao como o melhor exemplo do homem que justificado diante de Deus pela f e no pelas obras (Romanos 4). Tiago se refere a Abrao como um homem que demonstrou sua f aos homens por meio das obras (Tiago 2:21-23). O escritor aos Hebreus aponta Abrao como exemplo de um homem que andava pela f, falando sobre ele mais do que a qualquer outro indivduo no captulo 11 (Hb.11:8-19). Em Glatas captulo 3 Paulo escreveu que os cristos so filhos de Abrao pela f, e assim, justos herdeiros das bnos a ele prometidas (Glatas 3:7 -9). Ao voltarmos nossa ateno para Gnesis captulo 12, vamos ficar de olho em Abrao como exemplo de quem anda pela f .
Em especial, quero ressaltar o processo empregado por Deus para fortalecer a f de Abro e torn-lo o homem temente que ele foi.

Muitos erros a respeito da natureza de uma vida de/pela f podem ser corrigidos pelo estudo da vida de Abrao.

Estvo em At.7:2-3,esclarece a poca em que Abro recebeu o chamado de Deus. No foi em Har, como uma leitura casual de G n.pode nos levar a crer... mas em Ur. Quando Estvo esteve diante de seus incrdulos irmos judeus, ele recontou a histria do povo escolhido de Deus, comeando com o chamado de Abrao: Estvo respondeu: Vares, irmos e pais, ouvi. O Deus da glria apareceu Abrao, nosso pai, quando estava na Mesopotmia, antes de habitar em Har, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a te rra que eu te mostrarei. (Atos 7:2-3) E da... qual o problema disso! Ur era um bom lugar de se viver!!!
1

- Um grande stio arqueolgico foi descoberto em 1854, e desde aquela poca tem sido escavado, revelando muitas coisas sobre a poca de Abro. - H amplas evidncias de grandes fortunas, arte trabalhada e cincia e tecnologia avanadas nas terras de Ur dos caldeus. Tudo isso nos fala acerca da cidade que Abro recebeu ordem para deixar. - Por outro lado... se a cidade que Deus disse a Abro para deixar era grande, ...o lar que ele deixou pr trs parece ter sido ...menos que religioso. - comum supormos que Ter(pai de Abro) fosse um homem crente, que educou seu filho, Abro, para crer num nico Deus, dife rente das pessoas de seus dias... mas isto no foi bem assim. Josu, em suas palavras de despedida no final de sua vida, nos d uma compreenso melhor do carter de Ter: Ento, disse Josu a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Ter, pai de Abrao e de Naor, habitaram dalm do Eufrates e serviram a outros deuses. (Josu 24:2) - Podemos ento dizer que Ter foi idlatra, tal como aquele s de seus dias. No de se estranhar que Deus ordenasse a Abro para deixar a casa de seus pais ! A Ordem de Deus a Abro est registrado em Gnesis 12:1 Ora, disse o Senhor a Abro: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. Em certo sentido, a ordem de Deus para Abro foi muito especfica. Foi dito a Abro, em detalhes, o que ele deveria deixar pr trs.
- Deveria deixar sua terra, seus parentes e a casa de seu pai.

Deus iria fazer uma nova nao, no simplesmente revisar alguma j existente.
- Por outro lado, a ordem de Deus foi deliberadamente vaga .

Enquanto aquilo que devia ser deixado pr trs era muito claro, aquilo que estava frente era angustiantemente desprovido de detalhes ... para a terra que eu te mostrarei. Abro no sabia nem mesmo onde habitaria. Como o escritor de Hebreus colocou: ...e partiu sem saber para onde ia. (Hb. 11:8) A f qual somos chamados no uma f em algum plano, mas numa pessoa. A relao entre a ordem de Deus a Abro no v s.1 e o incidente em Babel no captulo onze no deve passar despercebida. Em Babel os homens preferiram desprezar a ordem de Deus de se dispersar e povoar a terra. Eles se empenharam em encontrar segurana e renome ao se unir e construir uma grande cidade (11:3-4).
2

Eles procuraram bno no fruto de seu prprio trabalho em vez de procurarem na promessa de Deus.
- A ordem de Deus a Abro , o contrrio daquilo que o homem tentou fazer em Babel.

Abro estava seguro e confortvel em Ur, uma grande cidade. Deus o chamou para deixar aquela cidade e trocar sua casa por um tenda. Deus prometeu a Abro um grande nome (aquilo que as pessoas de Babel procuravam, 11:4) por sair de Ur, deixando a segurana de sua parentela, e confiando somente em Deus. Quo diferentes so os caminhos do homem dos caminhos de Deus!

Mas, Abrao como outros heris da f, tinham fraquezas... - Por isso, posso encontrar esperana para uma pessoa como eu. Abro foi um homem como voc e eu. Os primeiros passos de f de Abro foram bem limitados... - Deus o chamou em Ur, mas Abro no deixou a casa de seu pai ou de sua parentela. - Abro deixou Ur e foi para Har, mas me parece que isto foi apenas porque seu pai pago decidiu deixar Ur (11:31). - Pode muito bem ter havido fatores econmicos ou polticos que tornaram a mudana oportuna, fora de qualquer considerao espiritual. - Muitas das primeiras mudanas de Abro no foram nem propositais, nem piedosas, antes foram reaes a foras externas. - Deus providencialmente levou Ter a arrancar as razes de Ur e mudar para Cana . - Por alguma razo, Ter e sua famlia parou prximo a Cana, e ficou em Har. Somente ento, depois da morte de Ter (seu pai 11:32), Abro obedeceu a Deus e entrou na terra de Cana, mas somente aps considerveis passos preparatrios serem
tomados por Deus.

No estou dizendo que Abro no obedeceu a Deus pela f, mas foi uma f muito fraca, e lenta. No estou desdizendo o autor de Hebreus quando diz: Pela f, Abrao, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herana; e partiu sem saber aonde ia. (Hebreus 11:8) Mas, pelo menos duas coisas devem ser ditas em resposta a esta questo.
Primeiro: a nfase de Hebreus 11 est na f .

- O texto ressalta os aspectos positivos do caminhar dos crentes, no suas falhas. - Por isso, as falhas no so mencionadas.
3

Segundo:O texto no ressalta o quanto demorou a obedincia de Abro.

Ele simplesmente escreveu ...Abrao, quando chamado, obedeceu, a fim de ir. - Lembremos que Abro realmente foi para Cana, exatamente co mo Moiss foi para o Egito, mas no sem uma considervel presso por parte de Deus.
No deveramos achar isto desanimador, mas coerente com nossa prpria relutncia em colocar nosso futuro ...alinhado com uma f ativae inquestionvel.

Abrao foi um homem de grande f - depois de anos de provaes dadas por Deus. Mas na poca do chamado de Abro, ele era um homem cuja f era muito pequena; verdadeira, mas pequena. - E se formos honestos conosco mesmos, isso justamente como a maioria de ns . - Em nossos melhores momentos, nossa f vibrante e vigorosa, mas nos momentos de provao, fraca e escassa.

CONCLUSO

Desses primeiros acontecimentos do amadurecimento de Abro na vida com de


Deus so encontrados muitos princpios que descre vem o andar da f... em todas as

pocas...
(1) A f de Abro foi ativada pela iniciativa de Deus.

- Abro veio de um lar pago. - Pelo que sabemos, ele no tinha nenhuma qualidade espiritual que atrasse a Deus. Deus, em Sua graa, escolheu Abro para segui-lO, enquanto ele ainda estava em seus prprios caminhos.
(2) A obra soberana de Deus continuou ao longo da vida espiritual de Abro.

Deus no soberano somente na salvao, mas soberano no processo de santificao. - Tivesse a vida espiritual de Abr o dependido somente de sua dedicao, a histria de Abro teria terminado muito rapidamente. - Tendo chamado Abro, foi Deus quem providencialmente o levou ao ponto de deixar sua casa e sua terra e entrar em Cana. Graas a Deus que nossas vidas espirituais so, no final das contas, dependentes de Sua fidelidade e no da nossa!

(3) A caminhada crist uma peregrinao.

Abro viveu como peregrino, procurando a cidade de Deus: Hb.11:9-10 - Nosso lar permanente no ser encontrado nesse mundo, mas naquele que est por vir, na presena de nosso Senhor (cf. Joo 14:1 -3). Essa a mensagem do Novo Testamento (cf. Efsios 2:19, I Pedro 1:17, 2:11). A vida crist no conhecer exatamente o que o futuro reserva...mas conhecer
Aquele que reserva o futuro. (4) A caminhada crist simplesmente fazer aquilo que Deus nos diz para fazer e crer que Ele est nos guiando para tal.

- Deus disse a Abro para partir sem saber aonde o caminho da obedincia o levaria, mas, crendo que Deus o guiava , ele foi. - No espere que Deus indique cada curva da estrada com uma sinalizao clara. A f no amadurecida por viver uma vida com alguma espcie de GPS... mas pelo uso da Palavra de Deus como bssola, aponta ndo-nos a direo certa, embora desafiando nos a andar pela f e no pela vista. Mas, quando olhamos para o caminho trilhado por ele, podemos ver que Deus o esteve guiando o tempo todo.
(5) A caminhada crist um processo de crescimento na graa de Deus.

Lemos sobre Abrao, um homem de f, supondo que ele sempre foi assim. Espero que voc tenha percebido que Abrao no foi assim desde oinicio de sua vida. - Voc percebe que, provavelmente, foram anos desde a poca do chamado de Abro at ele terminar em Cana? - Voc sabe que depois dele entrar em Cana foram 25 anos at ele ter seu filho Isaque? - Depois de partir de Har para Cana, Deus trabalhou na vida de Abro durante uma centena de anos? A f em Cristo cresce... Cresce com o tempo e com as provaes. Foi assim na vida de Abro... e assim conosco tambm....

Possa Deus nos capacitar a crescer na graa na medida em que trilhamos o caminho que Ele ordena.
Mensagem baseada em Estudo de Bob Deffinbaugh Pelo Pr. ElcioMillan

También podría gustarte