Está en la página 1de 9

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA

Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I

2 PATRIMNIO O patrimnio forma-se por acumulao de bens. O patrimnio compe-se de uma parte positivas, denominada Ativo, e de outra negativa, denominada Passivo. O ativo formado por bens e direitos, e o passivo, por obrigaes. O excesso do ativo sobre o passivo representa o capital, tambm chamado, patrimnio lquido, parcela esta que aparece no passivo, para completar a igualdade entre o total do ativo e o do passivo. A essa igualdade denominamos equao patrimonial.

2.1 Conceito e Definio O Patrimnio o conjunto de bens, direitos e obrigaes de propriedade de um ente de gesto. O patrimnio um conjunto de bens, direitos e obrigaes, representados em termos de aplicaes e origens de recursos. Os bens so coisas, avaliveis em dinheiro, sobre as quais a empresa tem posse e domnio. Posse o fato de e star com ela. Domnio a propriedade legal.

2.2 Elementos que compem o Patrimnio Bens so coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica. Desta forma, o Ar que respiramos ainda no um bem econmico por no existir um mecanismo de avaliao deste bem. Os bens so classificados quanto forma em materiais e imateriais. Os primeiros so aqueles com existncia fsica, enquanto os segundos so aqueles de existncia apenas jurdica, no possuindo forma ou corpo. Alm dos bens, o Patrimnio composto pelos direitos e obrigaes de uma entidade. Os direitos representam os valores a receber provenientes de operaes com pessoas relacionadas com o objeto social da entidade.

23

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I As obrigaes so os valores a pagar ou as dvidas contradas pela entidade. Assim, a equao fundamental do Patrimnio apresentada da seguinte forma: Patrimnio = Bens + Direitos + Obrigaes. Os elementos patrimoniais so divididos em dois grandes grupos: o Ativo recebe os elementos positivos, compreende o conjunto de bens e direitos; o Passivo recebe os elementos negativos, compreende o conjunto de obrigaes que por sua vez se subdivide em obrigaes exigveis (passivo exigvel) e obrigaes no exigveis (patrimnio liquido).

2.2.1 Bens: conceito e classificao So coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica. Para satisfazer suas necessidades, o homem utiliza-se das coisas, transformando-as em bens. As coisas corpreas transformam-se em bens quando recebem destinao til satisfao das necessidades humanas. Por exemplo, o fruto silvestre coisa at que o homem o colha, transformando-o em utilidade, para satisfazer uma de suas necessidades essenciais, a da alimentao; o rio transforma-se em bem quando o homem o utiliza para a navegao ou aproveita suas guas para outras finalidades. Riqueza - Alguns bens no so conseguidos facilmente, porque sua quantidade limitada. Esses so chamados bens econmicos, porque essa limitao lhes d valor de troca. So bens desejados e raros, chamados riqueza. Riqueza, portanto, tudo o que til, limitado, material e aproprivel. So coisas, avaliveis em dinheiro, das quais se tem a posse e o domnio. Domnio a propriedade legal. A posse significa que o bem est em poder do titular do patrimnio. Sob o ponto de vista contbil, pode-se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformao, numerrio, de renda, de venda ou troca e fixos. Bens de Consumo: So bens no durveis, isto , bens que so consumidos imediatamente pela sua utilizao. Ex.: Material de expediente, Material de Limpeza. Na contabilidade esses bens so registrados em conta denominada de Estoque Almoxarifado.

24

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I Bens de Transformao: So bens utilizados na Fabricao de outros produtos. Ex.: A farinha de trigo utilizada pela fbrica de biscoitos. Esses bens so registrados na Contabilidade em conta denominada de Estoque De Matrias-Primas. Bens Numerrios: So os bens j convertidos em espcie. Ex.: Dinheiro em Caixa ou Banco. Bens de Renda: So os investimentos efetuados em ativos que, embora no sejam utilizados pela entidade para realizao do seu objeto social, geram rendas secundrias. Ex.: Aes de Coligadas, Imveis no de uso, etc. Esses bens so registrados na contabilidade, geralmente, em contas do grupo Ativo Permanente Investimento. Bens de Venda: So bens produzidos para venda ou adquiridos de terceiros para revenda. Ex.: Produtos Acabados, Mercadorias. Bens Fixos: So bens durveis que a entidade utiliza na sua estrutura com a finalidade de, atravs do seu uso, realizar o seu objeto social. Ex.:Veculos, Mveis e Utenslios, Imveis, Instalaes Fabris, etc. Esses bens so contabilizados em contas do grupo Ativo Permanente Imobilizado. Os bens podem ser classificados segundo o modo como so considerados. Neste caso, a classificao os divide em: Bens Materiais; Bens Imateriais. Bens Tangveis, Corpreos ou Materiais, como o prprio nome diz, so aqueles que possuem corpo, matria. Por sua vez, dividem-se em: a. Bens mveis: os que podem ser removidos do seu lugar. Exemplos: mesas, veculos, mquinas de escrever, dinheiro, mercadorias etc.; b. Bens imveis: os que no podem ser deslocados do seu lugar natural. Exemplos: casas, terrenos, edifcios etc. Bens Intangveis, Incorpreos ou Imateriais: so aqueles Bens que no possuem corpo, no tm matria. Em sua maioria das vezes se apresentam na forma de gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados parte do seu Patrimnio. Exemplos: Benfeitorias em Imveis de Terceiros so os gastos com reformas que o inquilino (tem a posse e no a propriedade) realiza em imveis de terceiros com o objetivo de otimizar o funcionamento da entidade.

25

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I Fundo de Comrcio o ponto comercial, assim entendido como o valor formado pela fama conseguida atravs da clientela daquele estabelecimento pela sua localizao e tempo de funcionamento. Patentes decorrente de alguma inveno. Tem seu valor definido pelo somatrio dos gastos com seu registro e as despesas de pesquisas para a sua obteno.

2.2.2 Direitos: Definies e elementos So bens pertencentes a um ente e que se encontram em poder de terceiros. So representados na composio Patrimonial como valores a receber e normalmente so apresentados coma identificao do bem seguida da expresso a receber. Ex.: Duplicatas a receber, Alugueis a receber, etc. So coisas que possuem valor econmico, em outras palavras, so bens, dos quais se tem o domnio, mas no a posse, ou seja, tem-se o direito legal ao bem, mas no momento no se dispe dele. Por exemplo, quando uma pessoa pede emprestado o carro de um amigo, o dono do carro continua sendo o mesmo, tem direito sobre o carro, embora o carro no esteja disponvel para ele naquele momento. Os direitos so bens dos quais a empresa tem o domnio mas no tem a posse. como emprestar um bem. Continua a ser seu, mas no est com voc. Significa que permanece o seu direito de receb-lo de volta. As obrigaes so bens que esto com voc, mas no so seus. Voc tem a posse mais no tem o domnio. Tem a obrigao de devolver. Direitos so os valores a receber decorrentes da atividade da Empresa e que so necessrios realizao do objeto social. Origina-se das operaes realizadas cotidianamente, do prprio funcionamento da empresa e por isso so normalmente chamados de crditos de funcionamento. So representados pelas duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo, pelos crditos referentes a devedores que mantm relaes com a Empresa, tais como, diretores, empregados, representantes, etc.

2.2.3 Obrigaes: Definio e elementos As obrigaes so as fontes dos recursos que fazem parte do patrimnio. Cada obrigao assumida gera um recurso que aplicado de alguma maneira. As obrigaes ficam
26

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I agrupadas no lado direito do balano, o Passivo. Do lado esquerdo est o Ativo, onde esto as aplicaes. Assim, cada fonte de recursos corresponde a uma aplicao de igual valor. o inverso do direito, algo que possua valor econmico, que se tem a posse, mas no o domnio. Nesse caso o amigo que pediu o carro emprestado tem a posse do carro, mas no tem o domnio dele. As obrigaes ficam agrupadas no lado direito do balano, o Passivo. Do lado esquerdo est o Ativo, onde esto as aplicaes. So valores a pagar na forma de dvidas ou dividendos resultantes de compromissos assumidos pela empresa. As obrigaes podem ser subdividas em: Obrigaes exigveis: aquelas que tm prazo certo para liquidao. Essas Obrigaes geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos da expresso a pagar, exemplos: duplicatas a pagar; alugueis a pagar, salrios a pagar, impostos a pagar ou impostos a recolher, etc.. Obrigaes no exigveis: aquelas que no possuem prazo determinado para liquidao. Normalmente so as obrigaes da empresa para com seus investidores (proprietrios) e se apresentam na forma de capital, reservas ou lucros acumulados para futuras distribuies ou aumento do capital.

2.3 O Patrimnio como fundo de valores A Contabilidade estuda os componentes patrimoniais como um conjunto de bens econmicos. Nesta acepo, consideram-se os direitos como bens em poder de terceiros, assim como as obrigaes como bens pertencentes a terceiros, mas, que se encontram em mos do titular do patrimnio. A Contabilidade estuda os componentes patrimoniais em seus aspectos qualitativos e quantitativos. No aspecto qualitativo, eles so classificados de acordo com a natureza e a destinao de cada um dos bens, direitos ou obrigaes de acordo com a natureza e a destinao de cada um dos bens, direitos ou obrigaes que formam esse patrimnio e so representados por contas, como: Caixa, Mercadorias, Conta a Receber, Mveis, Mquinas, Imveis, Contas a Pagar etc. Analisados do ngulo quantitativo, esses elementos so considerados sob um aspecto homogneo, que o da traduo monetria de seus valores.
27

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I Sob esse aspecto, o patrimnio representa um fundo de valores, exibindo, de um lado, os valores positivos (bens e direitos) e, de outro, os negativos (obrigaes). A diferena entre os valores positivos e negativos chamada SITUAO LQUIDA. O ativo do patrimnio, tambm chamado parte positiva, constitudo por bens e direitos, e o passivo, tambm chamado parte negativa, pelas obrigaes. 2.4 O Patrimnio como fundo de valores e como fonte de financiamento O ativo patrimonial compreende as aplicaes de capitais em bens e direitos, variando essa aplicao de acordo com a natureza da empresa; o passivo patrimonial compreende a origem dos capitais, ou seja, a fonte de onde provm. Investimentos patrimoniais: De acordo com a natureza das entidades econmico-administrativas e os fins a que se destinam, os bens e direitos que compem seu ativo recebem destinao especfica, necessria consecuo de seus objetivos. Em face da divergncia de naturezas e finalidades das entidades, no podemos estabelecer classificao uniforme, de componentes patrimoniais para todas elas, mas podemos criar grupos gerais, comuns a todas, embora os bens e direitos tenham diversas classificaes dentro desses grupos, de acordo com a natureza da entidade, a destinao dos bens e o prazo de realizao dos direitos, isto , de seu recebimento. Um prdio, um veculo ou um imvel, por exemplo, no tm a mesma destinao em todas as entidades, pois umas os destinam a uso prprio e outras, venda. O mesmo ocorre com certos bens, ou mesmo com crditos da entidade (direitos) que podem existir em algumas e no existir em outras, de acordo com suas finalidades. Em todas as entidades encontramos, entretanto, capitais aplicados em valores disponveis, de livre circulao; capitais aplicados em bens circulantes, destinados

movimentao econmica incluindo bens que podem ser convertidos em dinheiro, assim como crditos que podem ser recebidos; capitais aplicados em bens fixos, no destinados movimentao econmica, mas apenas como meios ou instrumentos para o alcance dos fins a que se destina a entidade; capitais aplicados em valores transitrios, cuja destinao ou consumo se dar em exerccios futuros.
28

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I Essa classificao no uniforme para todas as entidades, pois naquelas com fins lucrativos h ocorrncias que no se verificam em entidades com meramente sociais. Nem mesmo para as entidades com fins lucrativos possvel estabelecer classificao uniforme, pois elas variam de acordo com a natureza da atividade. No Brasil, atendendo ao disposto na Lei n 6.404/76 (lei das sociedades por aes), adotamos a classificao dos componentes patrimoniais nos seguintes grupos: ATIVO A. Ativo Circulante a. Disponvel b. Crditos c. Estoques d. Valores Mobilirios e. Despesas Diferidas B. Realizvel a Longo Prazo C. Ativo Permanente a. Investimentos b. Imobilizado c. Ativo Diferido Total Total PASSIVO A. Passivo Circulante B. Exigvel a Longo Prazo C. Resultados de Exerccios Futuros D. Patrimnio Lquido a. Capital b. Reservas c. Lucros

Fontes de financiamento: Se o ativo indica a aplicao dos capitais e o passivo a origem desses capitais, teremos a representao, atravs das contas do passivo, das fontes de financiamento para formao do ativo. Nas entidades com fins lucrativos (empresas), o patrimnio se forma com a dotao de um capital inicial, aplicado por seu titular. Esse capital sofrer variaes,aumentativas e diminutivas, mas ser sempre a parcela que pertence aos proprietrios e que lhes caber em caso de liquidao de haveres e conseqente paralisao das atividades patrimoniais. A atividade econmica no prescinde, entretanto, da utilizao de capitais de terceiros, seja como decorrncia do prprio funcionamento da empresa (fornecimento de matrias-primas, mercadorias e outros materiais), seja em forma de financiamentos para seu desenvolvimento (emprstimo de terceiros).
29

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I Nessas condies, poderemos dividir as fontes de financiamento em dois grupos: Capitais prprios e Capitais de terceiros: Os capitais prprios distinguem-se, de acordo com sua origem, em dois grupos: (1) aqueles que tiveram sua origem fora do patrimnio e que foram fornecidos por seu titular; (2) aqueles que se originaram da prpria atividade patrimonial, como lucros e reservas. Os capitais de terceiros tambm merecem classificao, de acordo com sua origem, em : (1) dbitos de funcionamento, que so os decorrentes da atividade normal da empresa, como fornecimento de matrias-primas, mercadorias, servios e materiais diversos; (2) dbitos de financiamento, assumidos para ampliao e desenvolvimento da empresa, tias como os decorrentes de emprstimos bancrios, emisses de debntures e financiamentos obtidos a longo prazo.

2.5 Representao grfica dos componentes patrimoniais Sendo o Patrimnio Lquido (PL) a diferena algbrica entre o Ativo (A) e o Passivo (P), no tem sentido falarmos em Ativo ou Passivo negativos. Nestas condies, os elemento patrimoniais podero assumir somente os seguintes valores: A 0 P 0 PL ou < 0 Com base na equao do Balano (A-P =PL), em determinado momento, o Patrimnio poder se apresentar nos seguintes estados: 1) A > P PL > 0, portanto: A= P+PL (existe riqueza prpria); 2) A = P PL = 0, portanto: A=P (inexistente riqueza prpria); 3) A < P PL < 0, portanto: A+PL=P (existe passivo a descoberto); 4) A > P e P = 0 PL > 0, portanto: A=PL (inexiste dvidas); 5) A < P e A = 0 PL < 0, portanto: PL=P (s existe dvidas). Os estados 3 e 5 raramente ocorrem, principalmente o ltimo, pois a empresa no tem mais condies de sobrevivncia.

2.6 Situao Lquida do Patrimnio 2.6.1 Conceito e Definio

30

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA


Fruto da nossa terra, Universidade da nossa gente Campus Itaqui Superintendncia Acadmica Disciplina: Contabilidade I Genericamente, a diferena entre o ativo e o passivo do patrimnio pode ser chamada de situao lquida.

2.6.2 O estudo das situaes possveis do Balano Patrimonial 1 situao: O ativo maior que o passivo, resultando uma situao lquida ativa, tambm chamada positiva, superavitria ou favorvel. Nessa situao, em que se evidencia o chamado patrimnio lquido, que aparece o capital. 2 situao: O ativo menor que o passivo, donde resulta uma situao lquida passiva, tambm denominada negativa, deficitria ou desfavorvel. Nesse caso, todo o capital foi absorvido havendo ainda um dficit patrimonial, chamado de passivo a descoberto. 3 situao: O ativo igual ao passivo, donde resulta uma situao nula ou compensada. Nesse caso o capital foi absorvido e todo o patrimnio pertence a terceiros, pois o total dos bens e direitos igual ao das obrigaes. O aumento da situao lquida positiva, ou a diminuio da situao lquida negativa, acarreta aumento da riqueza do titular do patrimnio; a diminuio na situao lquida positiva ou aumento na situao liquida negativa resulta em diminuio da riqueza patrimonial. O lucro ou o prejuzo, entretanto, embora modifiquem quantitativamente a situao lquida, podem no representar a mudana de uma situao positiva em negativa, ou viceversa, pois a empresa pode apresentar prejuzo em determinado exerccio mas continuar com a situao lquida positiva, embora diminuda, desde que a diminuio seja inferior ao patrimnio lquido existente.

2.6.3 Patrimnio Lquido, conceito, classificao e composio Para se conhecer a riqueza lquida da empresa (ou pessoa): somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigaes; os resultado a riqueza lquida, ou seja, a parte que sobra do patrimnio para a pessoa ou empresa. Ela denominada patrimnio lquido ou situao lquida. O patrimnio lquido representa o registro do valor que os proprietrios de uma empresa tm aplicado no negcio. Representa o total das aplicaes dos proprietrios na empresa.
31

También podría gustarte