Está en la página 1de 3

Matemtica

Como apreender os movimentos que ocorrem em um Universo infinitamente pequeno?


Quem venceria uma corrida: um atleta olmpico ou uma tartaruga? A resposta a esta pergunta, aparentemente ridcula, abre o caminho para um importante conceito matemtico, o conceito de Limite. Imagine a corrida. Para compensar a desvantagem da tartaruga, vamos coloc-la um pouco frente do campeo, cerca de 10 metros ou 1 000 centmetros. Enquanto a tartaruga anda 1 centmetro em 1 segundo, o atleta percorre os 10 metros que o separam do vagaroso animal, e tambm completa o centmetro que ele caminhou. Assim, exatamente 1 segundo aps o incio da corrida, a 1 001 centmetros do ponto de partida do atleta, este ultrapassa a tartaruga. O filsofo grego Zeno, que viveu no sculo VI a.C., pensou de forma diferente a corrida entre o atleta e a tartaruga. Segundo ele, assim que a competio se inicia, por maior que seja a velocidade do corredor e a lerdeza da tartaruga, o animal estar sempre um pouco frente, pois quando o atleta chegar posio inicial da tartaruga, esta ter avanado um pouquinho mais. Repetindo infinitas vezes este raciocnio, chegase concluso de que o corredor jamais ultrapassar a tartaruga. Sabemos, porm, que ao contrrio do que sugeria Zeno, 1 segundo aps o incio da corrida o atleta ultrapassa a tartaruga. Como resolver essa contradio? A soluo encontrada pelos matemticos foi a seguinte: no instante 1 segundo temos a posio 1001 centmetros, na qual os dois competidores se encontram no mesmo ponto. Esta posio o limite-ultrapassagem para onde os dois movimentos ocorrem. Antes desse limite, temos a sua vizinhana, na qual os movimentos acontecem em intervalos de tempo infinitamente pequenos e em que so percorridos espaos tambm infinitamente pequenos infinitesimais. no interior desta vizinhana que as concluses de Zeno se revelam verdadeiras.

1. Estudo dos limites de uma funo


O estudo dos limites de uma funo, seja ela contnua ou descontnua, permite ampliar nosso conhecimento sobre seu comportamento. Para um bom aproveitamento, necessrio conhecermos bem as funes e sua representao grfica. Freqentemente, a correta interpretao do grfico de uma funo pode nos revelar quais sero os limites dessa funo. A seguir, vamos conhecer os diversos tipos de limites, que dependem das caractersticas das funes, e aprender como calcular e efetuar operaes com alguns desses limites.

2. Limites finitos:quando x tende para um nmero Real


Investigando um caso concreto, consideremos uma funo definida para todos os nmeros reais, exceto para x = 2, em que ela apresentar um ponto de descontinuidade (ponto em que o valor a de x para a funo no est definido e, portanto, no qual ela deixa de ser contnua). Seja a funo:

Figura 1 A representao grfica dessa funo mostrada na Figura 1: A frao que define essa funo pode ser simplificada sempre que x 2. Assim:

También podría gustarte