Está en la página 1de 5

algoritmo locadora (URGENTE) gente estou completamente perdida nesse algoritmo pois muito extenso e no sei como faz-lo.

. se alguem puder me ajudar MUITO OBRIGADA, pois preciso MUITO!!! Menu do Sistema de Vdeo Locadora 1. Incluso de Filme 2. Consulta de Filme 3. Excluso de Filme 4. Alterao de Filme 5. Listagem dos Filmes Cadastrados 6. Incluso de Cliente 7. Consulta de Cliente 8. Excluso de Cliente 9. Alterao do Cliente 10. Listagem dos Clientes Cadastrados 11. Locao do Filme 12. Devoluo do Filme 13. Listagem Somente dos Filmes Locados e o Locador 14. Listagem Somente dos Filmes disponveis para Locao 15. Valor Total Locado 16. Listagem dos 10 Filmes mais Locados 17. Listagem dos 10 Clientes mais Ativos Escolha a opo ou digite 0 para Sair:

21:55 (3 horas atrs) vitoria 1. Incluso de Filme. Esta opo deve permitir incluir apenas um filme em uma matriz de 30 posies. Deve-se incluir o nome e ano do filme. Garantir que o programa no ir cadastrar mais de uma vez o mesmo filme e o nome do filme no pode ser vazio. Informar ao usurio quando as 30 posies estiverem completas. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 2. Consulta de Filme. Esta opo deve permitir consultar um filme que esteja cadastrado na matriz. O nome do filme deve ser lido e pesquisado na matriz dos filmes. Caso o nome do filme no seja localizado na matriz de filmes informar ao usurio o ocorrido. Se o filme for localizado deve-se mostrar o nome do filme, o ano e se este encontra-se locado e para qual cliente. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 3. Excluso de Filme. Esta opo deve consultar e excluir um filme que esteja cadastrado na matriz. Primeiramente deve-se ler e pesquisar um nome de filme na matriz de filmes. Caso o nome do filme no seja localizado na matriz de filmes informar ao usurio o ocorrido. Se o filme for localizado deve-se mostrar o nome do filme, o ano e se este encontra-se locado e para qual cliente. Por fim, deve-se pedir confirmao do usurio para excluso do filme. Caso o usurio confirme a excluso o mesmo deve ser excludo e fica r disponvel para novas incluses. A identificao de que o filme esta locado para algum cliente no cadastro de clientes tambm deve ser excluda. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

21:55 (3 horas atrs) vitoria 4. Alterao de Filme. Esta opo deve consultar e permitir alterao dos dados de um filme que esta cadastrado na matriz de filmes. Primeiramente deve-se ler e pesquisar um nome de filme na matriz de filmes. Caso o nome do filme no seja localizado na matriz de filmes informar ao usurio o ocorrido. Se o filme for localizado deve-se mostrar o nome do filme, o ano e se este encontra-se locado e para qual cliente. Por fim, deve-se permitir que o nome do filme e o ano deste seja alterado. O programa deve garantir que o novo nome do filme no esteja cadastrado. Caso j exista deve-se informar o usurio e solicitar que novo nome seja digitado. Deve-se solicitar confirmao da alterao que s deve ser efetivada caso confirmado pelo usurio. Se o nome do filme for alterado deve-se modificar esta identificao no cadastro de clientes caso seja locado por este. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 5. Listagem dos Filmes Cadastrados. Esta opo deve listar todos os filmes cadastrados no sistema. A listagem deve ser apresentada em formato de tabela com as seguintes colunas: Linha/Posio na Matriz, Nome do Filme, Ano do Filme, Se Esta Locado (Sim ou No) e o Nome do Cliente que Locou o Filme. A listagem deve ter uma linha com o nome das colunas e o restante das linhas com os dados descritos. Por fim, o programa deve aguardar que o usurio tecle enter para retornar ao menu. (Tipo de Algoritmo: Sub -rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 6. Incluso de Cliente. Esta opo deve permitir incluir apenas um cliente em uma matriz de 20 posies. Deve-se incluir o nome e idade do cliente. Garantir que o programa no ir cadastrar mais de uma vez o mesmo cliente e o nome do cliente no pode ser vazio. Informar ao usurio quando as 20 posies estiverem completas. (Tipo de Algoritmo: Sub rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

21:59 (3 horas atrs) vitoria 7. Consulta de Cliente. Esta opo deve permitir consultar um cliente que esteja cadastrado na matriz. O nome do cliente deve ser lido e pesquisado na matriz dos clientes. Caso o nome do cliente no seja localizado na matriz de clientes informar ao usurio o ocorrido. Se o cliente for localizado deve-se mostrar o nome do cliente, o ano e se este encontra-se locou algum filme e qual o nome do filme. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 8. Excluso de Cliente. Esta opo deve consultar e excluir um cliente que esteja cadastrado na matriz. Primeiramente deve-se ler e pesquisar um nome de cliente na matriz de clientes. Caso o nome do cliente no seja localizado na matriz de clientes informar ao usurio o ocorrido. Se o cliente for localizado deve-se mostrar o nome do cliente, o ano e se este encontra-se locou algum filme e qual o nome do filme. Por fim, deve-se pedir confirmao do usurio para excluso do cliente. Caso o usurio confirme a excluso o

mesmo deve ser excludo e ficar disponvel para novas incluses. A identificao de que o filme esta locado para algum cliente no cadastro de filmes tambm deve ser excluda. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

21:59 (3 horas atrs) vitoria 9. Alterao do Cliente. Esta opo deve consultar e permitir alterao dos dados de um cliente que esta cadastrado na matriz de clientes. Primeiramente deve-se ler e pesquisar um nome de cliente na matriz de clientes. Caso o nome do cliente no seja localizado na matriz de clientes informar ao usurio o ocorrido. Se o cliente for localizado deve-se mostrar o nome do cliente, o ano e se este encontra-se locou algum filme e qual o nome do filme. Por fim, deve-se permitir que o nome e idade do cliente sejam alterados. O programa deve garantir que o novo nome do cliente no esteja cadastrado. Caso j exista deve -se informar ao usurio e solicitar que novo nome seja digitado. Deve-se solicitar confirmao da alterao que s deve ser efetivada caso confirmado pelo usurio. Se alterado o nome do cliente este tambm deve ser modificado no cadastro dos filmes quando locado por este. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 10. Listagem dos Clientes Cadastrados. Esta opo deve listar todos os clientes cadastrados no sistema. A listagem deve ser apresentada em formato de tabela com as seguintes colunas: Linha/Posio na Matriz, Nome do Cliente, Idade do Cliente, Se Locou Algum Filme (Sim ou No) e o Nome do Filme que Foi Locado. A listagem deve ter uma linha com o nome das colunas e o restante das linhas com os dados descritos. Por fim, o programa deve aguardar que o usurio tecle enter para retornar ao menu. (Tipo de Algoritmo: Sub rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

21:59 (3 horas atrs) vitoria 11. Locao do Filme. Estao opo deve permitir locar um filme por um cliente. O algoritmo deve ler o nome do filme e o nome do cliente que ir locar. Tanto o nome do filme quanto o nome do cliente devem ser pesquisados no seus respectivos cadastros nas matrizes. Se o nome do filme ou do cliente no estiveram cadastrados no deve ser permitido efetivar a locao do filme e a situao deve ser comunicada ao usurio. Caso o filme esteja locado ou o cliente tenha locado algum filme, a locao no deve ser efetivada. Se esta restrio ocorrer, o mesmo deve ser apresentado ao usurio. Se no houver nenhuma restrio na locao, deve ser solicitao confirmao da locao. Caso o usurio no confirme a locao o sistema deve abandonar a subrotina e no efetuar nenhum procedimento. Caso contrrio, tanto o cliente quanto o filme devem ser identificados no processo de locao, ou seja, as matrizes devem ser relacionados entre si. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 12. Devoluo do Filme. Nesta opo deve-se ler o nome do filme. Caso o filme no

esteja cadastrado ou no tenha sido locado deve-se informar o mesmo usurio e retornar ao menu principal. Se o filme estiver cadastrado deve ser apresentado o nome do filme e o nome do cliente locador. Por fim, deve-se solicitar ao usurio confirmao para a devoluo do filme. Caso seja confirmao positiva o programa deve retirar a identificao de que o filme esta locado, tanto no cadastro do cliente quanto no do filme. (Tipo de Algoritmo: Subrotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

22:00 (3 horas atrs) vitoria 13. Listagem Somente dos Filmes Locados e o Locador. Esta opo deve listar todos os filmes locados e o cliente locador. A listagem deve ser apresentada em formato de tabela com as seguintes colunas: Linha/Posio na Matriz, Nome do Filme, Ano do Filme, Nome do Cliente e Idade do Cliente. A listagem deve ter uma linha com o nome das colunas e o restante das linhas com os dados descritos. Por fim, o programa deve aguardar que o usurio tecle enter para retornar ao menu. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 14. Listagem Somente dos Filmes disponveis para Locao. Esta opo deve listar todos os filmes disponveis para locao, ou seja, os filmes que no foram locados para nenhum cliente. A listagem deve ser apresentada em formato de tabela com as seguintes colunas: Linha/Posio na Matriz, Nome do Filme e Ano do Filme. A listagem deve ter uma linha com o nome das colunas e o restante das linhas com os dados descritos. Por fim, o programa deve aguardar que o usurio tecle enter para retornar ao menu. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial) 15. Valor Total Locado . Esta opo deve mostrar na tela o total de locaes ocorridas at o momento e o valor total locado. Considere que o valor unitrio de cada locao R$ 3,00 e tambm que no s os filmes locados no memento de vem ser considerados, mas tambm os filmes que j foram locados e devolvidos. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina e Sequencial) 16. Listagem dos 10 Filmes mais Locados. Esta opo deve listar na tela os 10 filmes mais locados ordenados de forma decrescente por quantidade de locaes. Considere que para armazenar estas quantidades ser necessrio incrementar o nmero de locaes a cada nova locao. As colunas a serem apresentadas so: Nome do Filme e Quantidade de Locaes. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

22:01 (3 horas atrs) vitoria 17. Listagem dos 10 Clientes mais Ativos. Esta opo deve listar na tela os 10 clientes mais locados ordenados de forma decrescente por quantidade de locaes. Considere que para armazenar estas quantidades ser necessrio incrementar o nmero de

locaes a cada nova locao. As colunas a serem apresentadas so: Nome do Cliente e Quantidade de Locaes. (Tipo de Algoritmo: Sub-rotina, Matriz, Repetio, Deciso e Sequencial)

También podría gustarte