Está en la página 1de 4

QUESTES

1 Diferencie a Teoria dos Atos de Comrcio da Teoria da Empresa

A Teoria dos Atos de Comrcio, de origem francesa, ficou conhecida como a fase objetiva do Direito Comercial. Nesta, o trao marcante era o objeto da ao do agente, ou seja, o que caracterizava a profisso dos mercadores era o prprio ato do comrcio. Assim, a qualificao do comerciante no era o ponto relevante , mas sim a definio objetiva que visava descrever a atividade realizada por ele, ou seja, os atos comerciais. Entretanto, a definio dos chamados atos de comrcio , no era clara, visto que se prendiam s relaes da vida civil. Em contrapartida, a Teoria da Empresa, surgida na Itlia, ficou conhecida como a fase subjetiva moderna. Tal teoria veio com o propsito diferenciado da teoria dos atos de comrcio. Enquanto esta preocupava-se em definir e classificar as atividades dos comerciantes, a segunda veio com o propsito de qualificar aquele que exerce a empresa, ou seja, o empresrio. Assim, v-se que na Teoria da empresa no se considera a atividade do comerciante e nem os atos definidos como comerciais, mas a qualidade daquele que exerce a atividade empresarial. Outro ponto que diferencia as duas teorias refere-se ao campo civil e comercial. Na fase objetiva, ocorre uma distino entre tais campos que se d pela adoo dos seguintes qualificadores: atos civis, atos comercias, sociedades civis, sociedades comerciais, atividade civil e atividade comercial. J na fase subjetiva moderna dilui-se a dicotomia direito civil comercial: a atividade ser empresarial ou no empresarial e as sociedades sero empresariais ou simples (no empresariais).

2 Quais aspectos caracterizam a atividade empresarial?

A atividade empresarial tem um fim basicamente econmico, portanto, os aspectos que poderiam caracteriz-la so os fatores produtivos, a mo-de-obra, o uso da tecnologia, recursos materiais, movimentao e produo de capital, atos de venda,

compra, troca de produtos e servios.

3- O intento de lucro condio primordial para que se aplique o Direito Comercial a certo empreendimento?

Conforme a conceituao jurdica clssica, a finalidade de lucro aparece como elemento essencial na conceituao do comrcio. O conceito de empresrio , conforme o Cdigo Civil, tambm remota ideia de lucro quando expe que empresrio todo aquele que profissionalmente exerce uma atividade econmica. Entretanto, a finalidade de lucro vem perdendo sua qualidade de elemento essencial para definir se o direito comercial ser aplicado ou no a determinado empreendimento. Isso ocorre porque o lucro no pode estar presente em determinados atos de natureza comercial: Aval, atuao de ONGs, Fundaes Assistenciais, etc. Todavia, vale destacar que uma empresa ao declarar que ter lucros no um fim em si prprio, no implica que a mesma no crie lucros, mas sim que esses lucros no sero distribudos pelo (s) dono(s) da empresa. A empresa pode, por exemplo, aplicar os lucros apenas para suportar os custos da sua atividade. Nessas condies v-se que o intento no de lucro, mas, isso no impede que o Direito Comercial seja aplicado a esse tipo de empresa.

4 O incapaz pode exercer atividade empresarial?

O incapaz, luz do Cdigo Civil, somente pode exercer os atos da vida civil devidamente assistido ou representado de acordo com os arts. 3 e 4 do Cdigo Civil. Da mesma forma acontece no caso de exerccio de atividade empresarial.

5 Quais so as atividades excludas do alcance do Direito Empresarial?

As atividades excludas do alcance do direito empresarial so as seguintes: As Fundaes, sejam elas de fins religiosos morais, culturais e assistenciais art. 62

CC. As associaes sem fins econmicos, art. 53 CC. As sociedades simples, conforme dispe o nico, art. 966, CC no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com concurso de auxiliares, ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Alm disso, exclui-se tambm as atividades rurais, familiar e de subsistncia - agropecuria, extrativismo animal e, as cooperativas, conforme dispe art. 986 C.C.

6 Qualquer pessoa pode exercer atividade empresarial? No. Existem pessoas que so impedidas de exercer atividade empresarial. o caso dos servidores pblicos civis (Unio, Estados, Territrios e Municpios); dos militares da ativa das trs Foras Armadas e Policias Militares; dos magistrados e membros do ministrio pblico; dos leiloeiros; dos diplomatas representantes de pases estrangeiros no Brasil, salvo os cnsules honorrios; dos falidos, enquanto no reabilitados e dos estrangeiros no residentes no pas.

7 Qual a teoria que norteia o Direito Empresarial Brasileiro na atualidade? Foi sempre assim ?

De acordo com o Cdigo Civil de 2002, o Direito Brasileiro adota a chamada Teoria da Empresa. Esta veio pra substituir a antiga teoria, tambm adotada pelo Brasil, e que norteou o Cdigo Comercial de 1850, a chamada Teoria dos atos de comrcio. A Teoria da Empresa desenvolveu-se para corrigir falhas da teoria dos atos de comrcio. Esta visava apenas qualificar as atividades econmicas desenvolvidas , como ato de comrcio ou no. Pouco importava a definio da figura do comerciante. A teoria atual, de origem italiana , veio para identificar o empresrio. Assim, para identific-lo, desconsidera-se a espcie de atividade praticada e passase a considerar a estrutura organizacional, relevncia social e a atividade econmica organizada, a fim de colocar em circulao mercadorias e servios.

8 Uma Lan House pode requerer recuperao judicial junto empresa?

Segundo o art. 47 da Lei 11.101/2005, a recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores, e dos interesses dos credores, promovendo assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica. Ademais, importante que saibamos o que empresrio, segundo a definio do Cdigo Civil de 2002: Empresrio a pessoa fsica ou jurdica que exerce a empresa, ou seja, que exerce profissionalmente atividade econmica organizada pra a produo ou circulao de bens e servios. Portanto, o empresrio deve ter capacidade, efetivo exerccio da atividade empresarial, profissionalidade e habitualidade e, por fim, registro na Junta Comercial. J o art. 982 estipula que salvo as excees expressas, considera-se empresaria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (Art. 967); e, simples, as demais. Sendo assim, de acordo com o art. 967, obrigatrio tanto para o empresrio quanto para a sociedade, a inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis (Junta Comercial) da respectiva sede, antes do inicio de sua atividade. Dessa feita, a recuperao judicial uma espcie de ao, prevista do Artigo 47 ao 74 da Lei 11.101/ 2005. Presta-se para viabilizar a superao da situao de crises, sejam de ordem econmica ou financeira de uma determinada empresa. Ou seja, ela destinada s empresas. E, para ser considerada empresa, necessrio a observncia de suas caractersticas acima descritas.

También podría gustarte