Está en la página 1de 4

CONTRATO DE REPRESENTAO COMERCIAL

Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE REPRESENTAO COMERCIAL, que entre si fazem, de um lado, _________________________________, doravante denominado REPRESENTANTE, brasileiro, casado, representante comercial, CPF/MF n ______________________, Carteira de Identidade RG n _____________ - SSP/AL, residente e domiciliado no ________________________, Rua _____________________, n ________, __________________, Macei/AL, e do outro lado, _________________________, empresa comercial com sede a _________________________, n _____, bairro do ______________, Macei-AL, inscrita no CNPJ/MF n _____________________ e Inscrio Estadual n ________________, doravante denominada REPRESENTADA, neste ato representada por seu REPRESENTANTE LEGAL, Sr. ______________________________, brasileiro, casado, representante comercial, CPF/MF n ______________________, Carteira de Identidade RG n _____________ SSP/AL, residente e domiciliado no ________________________, Rua _____________________, n ________, __________________, Macei/AL, resolvem regular suas relaes segundo as clusulas e condies seguintes: CLUSULA PRIMEIRA (produto) A REPRESENTADA confere a REPRESENTANTE a Representao Comercial dos produtos de sua produo, de modo a permitir-lhe que promova a venda nas condies estipuladas no presente contrato. Os produtos representados sero os seguintes:

CLUSULA SEGUNDA (prazo) O presente contrato ter vigncia at ____ de _____________ de ______, iniciando-se a partir da data de sua assinatura. CLUSULA TERCEIRA A REPRESENTANTE obriga-se a entregar a REPRESENTADA cpia autenticada de seu Registro como Representante Comercial nos rgos competentes e seus respectivos pagamentos anuais. O no cumprimento desta clusula incide em falta grave, podendo em qualquer tempo a REPRESENTADA solicitar a resciso do presente contrato. CLUSULA QUARTA (rea de atuao) O REPRESENTANTE desempenhar suas atividades de Representao Comercial promovendo a venda de produtos da REPRESENTADA na zona que lhe atribuda, ou seja,:_________________________________________________________________________, zona esta onde no possui exclusividade, uma vez que, a REPRESENTADA tem o direito de atuar junto a clientes no atendidos pela REPRESENTANTE, salientando ainda que, vendas a Supermercados tero atendimentos exclusivos por parte da REPRESENTADA. CLUSULA QUINTA (das comisses) A REPRESENTANTE receber _____ % (_______________ por cento) de comisso sobre vendas. A REPRESENTANTE haver as comisses logo que os compradores efetuem os respectivos pagamentos ou a medida que o faam parceladamente. A REPRESENTADA manter conta aberta, em nome da REPRESENTANTE, relativa ao movimento das comisses, obrigando-se a pagar, at o dia 05 (cinco) de cada ms, o saldo apurado (sobre pagamentos efetuados) no ltimo dia do ms vencido, desde que o REPRESENTANTE apresente R. P. A. (Recibo de Pagamento a Autnomo), j calculado com os impostos devidos.

CLUSULA SEXTA vedado ao REPRESENTANTE, em qualquer hiptese, o recebimento juntos aos clientes, de qualquer importncia ou valor por conta ou liquidao de Duplicata ou Ttulo de emisso da REPRESENTADA, mesmo os decorrentes de vendas efetuadas pelo REPRESENTANTE, salvo quando autorizada por escrito pela REPRESENTADA, devendo receber sob forma de cheques cruzados e nominais a REPRESENTADA. CLUSULA STIMA No devida nenhuma comisso a REPRESENTANTE, nos casos da existncia de pedidos cancelados ou recusados pela REPRESENTADA, desde que apresentados no prazo de 15 (quinze) dias e formalizados por escrito pela mesma. CLUSULA OITAVA Nenhuma retribuio ser devida a REPRESENTANTE, se a falta de pagamento resultar da insolvncia do comprador, bem como se o negcio vier a ser por ele desfeito, ou for sustada a entrega da mercadoria por ser duvidosa a liquidao (conforme expressa o 1 do Art. 33 da Lei n 4886/65). CLUSULA NONA A REPRESENTANTE poder exercer as suas atividades para outra empresa ou efetuar negcios em seu nome e por conta prpria, desde que no trate de atividade similar e que resulte em concorrncia a REPRESENTADA.
PARGRAFO NICO vedado a REPRESENTANTE, comercializar com empresas de sua propriedade, ou onde venha a exercer a funo de scio, administrador ou qualquer outra forma de participao societria, no sendo devida nestes casos nenhuma comisso, sujeitando-se ainda a pena de resciso do presente contrato.

CLUSULA DCIMA A REPRESENTANTE fica obrigada a fornecer a REPRESENTADA, quando lhe for solicitada, informaes sobre o andamento dos negcios a seu cargo, devendo dedicar-se a REPRESENTADA de modo a expandir os seus negcios promovendo os seus produtos. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA Salvo autorizao expressa, no poder a REPRESENTANTE conceder abatimentos, descontos ou dilaes de prazos, nem agir em desacordo com as instrues da REPRESENTADA. CLUSULA DCIMA SEGUNDA As despesas necessrias ao exerccio normal da Representao ora concedida, ligadas a locomoo, hospedagem, telegramas, porte mensal, selos, conduo de mostrurios, etc., correm por conta da REPRESENTANTE e as que se referem a frete de mercadorias devolvidas, fiscalizao, propaganda e assistncia tcnica sero de responsabilidade da REPRESENTADA. CLUSULA DCIMA TERCEIRA A resciso, sem motivo, do presente contrato pela REPRESENTADA, fora dos casos previstos no Art. 35 da Lei n 4.886/65, dar a REPRESENTANTE o direito ao aviso prvio de 30 (trinta) dias e uma indenizao de 1/12 (um doze avos) do total das comisses auferidas durante o tempo em que foi exercida a representao, nos termos do Art. 27, alnea j da Lei 8.420/92 que deu nova redao a Lei n 4.886/65. CLUSULA DCIMA QUARTA A base de clculo da indenizao prevista na clusula dcima terceira e no Art. 27, alnea j da Lei 8.420/92, que deu nova redao a Lei n 4.886/65, ser corrigida monetariamente com base na variao no INPC (NDICE NACIONAL DE PREOS AO CONSUMIDOR), divulgado pelo IBGE. CLUSULA DCIMA QUINTA A REPRESENTANTE se responsabiliza pela conservao e manuteno do mostrurio que lhe entregue pela REPRESENTADA. 2

CLUSULA DCIMA SEXTA O fato de a REPRESENTANTE dever dedicar-se com zelo e lealdade, de modo a expandir os negcios a seu cargo, de prestar colaborao excepcional e pedido da REPRESENTADA, com encargos ou atribuies diversas dos previstos neste contrato, no vem a criar nenhum vnculo empregatcio, como assim dispe o Art. 1. da Lei 4.886/65. CLUSULA DCIMA STIMA Para recebimento das Comisses liberadas, deve a REPRESENTANTE apresentar R.P.A. (recibo de pagamento a autnomo). CLUSULA DCIMA OITAVA Na hiptese de resciso do presente contrato por motivo justo, pode a REPRESENTADA reter as comisses devidas ao REPRESENTANTE, com a finalidade de ressarcir-se de danos por este causados e, bem assim, nas hipteses do Art. 35, a ttulo de compensao. CLUSULA DCIMA NONA Os casos omissos sero regulados pelos preceitos da Lei 4.886/65, com a nova redao dada pela Lei 8.420/92, ambas do Cdigo Comercial e pelos princpios gerais do Direito. CLUSULA VIGSIMA considerado rescindido por motivo justo este Contrato, nas hipteses de inobservncia e infringncia a quaisquer das clusulas ora estipuladas.
PARGRAFO PRIMEIRO O presente contrato ser tambm rescindido automaticamente, nos casos em que a REPRESENTADA julgar que o REPRESENTANTE atua sem condies de desenvolver e incrementar suas vendas no mercado, e , diante disso, torne-se necessrio a escolha de outro REPRESENTANTE ou atuao direta da REPRESENTADA na rea, atravs da sua prpria estrutura de distribuio. PARGRAFO SEGUNDO Revoga-se ainda, qualquer acordo, permisso, concesso, ou autorizao verbal, implcita ou explcita, porventura anteriormente firmado entre as partes contratantes. PARGRAFO TERCEIRO Em qualquer das hipteses de resciso do presente contrato, o REPRESENTANTE devera cessar de imediato a distribuio dos produtos fabricados pela REPRESENTADA, e uso das respectivas marcas, independente de qualquer notificao da REPRESENTADA.

Consideram-se rescindidos, nulos e ineficazes, todos os pactos anteriormente celebrados, a se contar da data da assinatura deste Instrumento Particular. Fica eleito o foro do domiclio da REPRESENTANTE, de acordo com o que dispe o Art. 39 da Lei n 8.420/92, para discusso dos termos do presente contrato e cobrana de valores dele devidos. E, por estarem justos e contratados, REPRESENTADA E REPRESENTANTE firmam o presente instrumento em 03 (trs) vias de igual teor, perante as testemunhas que com elas subscrevem abaixo, para que produza todos os seus efeitos de direito. Macei, _____ de ____________________ de ____

____________________________
REPRESENTADA

____________________________
REPRESENTANTE

Testemunhas: ______________________________ CPF n ______________________________ CPF n

También podría gustarte