Está en la página 1de 23

Ping

PING : Teste a conexo com um endereo IP distante


ping -t [IP ou host] ping -l 1024 [IP ou host] y

A opo -t permite fazer pings contnuos at CTRL-C. o Se voc definiu a opo -t voc pode ter em qualquer momento as estatscas sem interromper as solicitaes ping pressionando sobre Ctrl+Attn (tambm pode aparecer como Ctrl+Pause)

Este comando til para gerar uma carga de rede especificando o tamanho do pacote com a opo -l e o tamanho do pacote em octetos.

Tracert
TRACERT : Afixa todos os endereos IP intermedirios pelos quais passa o pacote entre a mquina local e o endereo IP especfico.
tracert [@IP ou no do host] tracert -d [@IP ou no do host]

Este comando til se o comando ping no der resposta, para estabelecer qual o nvel de falha da conexo.

IpConfig
IPCONFIG : Afixa ou refresca a configurao rede TCP/IP
ipconfig /all [/release [carte]] [/renew [carta]] /displaydns /registerdns [-a] [-a] [-a] /flushdns

Este comando, executado sem opo, afixa o endereo IP em andamento, a mscara da rede bem como a passarela padro no nvel das interfaces de rede conhecidas na mquina local.
y

/all:Afxa toda a configurao da rede, inclusive os servidores

DNS, WINS, bail DHCP, etc ...

/renew [carta]: Reconfigura DHCP de todas as cartas (se uma carta no especificada) ou de uma carta especfica com o parmetro carta. O nome da carta aquele que aparece com ipconfig sem parmetro. /release [carte]: Envie uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor DHCP para liberar a configurao DHCP atual e anular a configurao do endereo IP de todas as cartas ( se nenhuma carta especificada) ou de uma carta com parmetro carta. Este parmetro TCP/IPC para as cartas configuradas de maneira a obter automaticamente um endereo IP. /flushdns: Esvazia e reinicia o cache de resoluo do cliente DNS. Esta opo til para excluir as entradas de cache negativas bem como todas as outras adicionadas de maneira dinmica. /displaydns: Afixa o cache de resoluo do cliente DNS, que inclui as entradas pr-carregadas a partir do arquivo dos hspedes locais bem como todos o registros de recursos recentemente obtidos pelas solicitaes de nomes resolvidas pelo computador. O servio cliente DNS utiliza estas informaes para resolver rapidamente os nomes frequentemente solicitados, antes de interrrogar seus servidores DNS configurados. /registerdns: Atualiza todos os barrotes DHCP e reescreve os nomes DNS.

NetStat
NETSTAT : Afixa o estado da pilha TCP/IP na sua mquina local
NETSTAT [ -a] [-e] [-n] [-s] [-p proto] [ -r] [intervalo] y y y y

y y

-a Afixa todas as conexo e portos de escutas (As conexes do lado do servidor so normalmente inibidas). -e Afixa as estatsticas Ethernet. Pode ser combinada com a opo -s. -n Afixa os endereos e os nmeros de portos sob a forma numrica. -p proto Afixa as conexes para o protocolo especificado pelo proto; proto pode ser utilizado com a opo -s para afixar as estatsticas por protocolo, proto pode ser TCP, UDP, ou IP. -r Afixa o contedo da tabela do roteador. -s Afixa as estatsticas por protocolo. Por padro, as estatsticas em TCP, UDP e IP so visualizadas; a opo -p pode ser utilizada para especificar em subconjunto do padro. intervalo: Afixa novamente as estatsticas selecionadas, com uma pausa de intervalo segundos entre cada afixagem. Pressione sobre Ctrl+C para parar a afixagem das estatsticas. -abnov Afixa os processos que utilizam a conexo internet (Endereo IP, porto, endereo distante e o PID do processo que utiliza a conexo bem como seu nome).

ROUTE/Roteador

ROUTE : Afixa ou modifica a tabela do roteador


ROUTE [-f] [commande [destinao] [MASK mscara da rede] [passarela] y

y y

y y y

y y

-f Apaga as tabelas do roteador de todas as entradas de passarelas. Utilizado conjuntamente com um dos comandos, as tabelas so apagados antes da execuo do comando. -p Torna subsistente a entrada na tabela depois do reboot da mquina comando: Especifica um dos quatro comandos: o DELETE: Apaga um itinerrio. o PRINT: Afixa um itinerrio. o ADD: Acrescenta um itinerrio. o CHANGE: Modifica um itinerrio existente. destino: Especifica um hspede. MASK: Se a palavra chave MASK estiver presente, o parmetro seguinte interpretado como o parmetro mscara da rede. mscara: Fornecida, ela especifica o valor da mscara da sub-rede para associar neste entrada de itinerrio. No especificada, ele assume o valor padro 255.255.255.255. passarela: Especifica a passarela. METRIC: Especifica o custo mtrico para o destino

Arp
ARP : Resoluo dos endereos IP em endereos MAC. Afixa e modifica as tabelas de tradues dos endereos IP em endereos fsicos utilizados pelo protocolo de resoluo de endereos ARP.
ARP -s adr_inet adr_eth [adr_if] ARP -d adr_inet [adr_if] ARP -a [adr_inet] [ -N adr_if] y

y y y y y

y y

-a Afixa as entradas ARP interrogando o protocolo de dados ativos. Se adr_inet especificado, somente os endereos IP e fsico do computador sero afixados. Se mais de uma interface de rede utiliza ARP, as entradas de cada tabela ARP so afixadas. -g Idntica a -a. adr_inet Especifica um endereo internet. -N adr_if Afixa as entradas ARP para a interface de rede especificada por adr_if. -d Apaga o hspede especfico por adr_inet. -s Acrescenta um hspede e associa o endereo Internet adr_inet com o endereo fsico adr-eth. O endereo fsico dado sob forma de 6 octetos hexadecimais separados por hfens. A entrada permanente. adr_eth Especifica um endereo fsico. adr_if Definida, ela especifica o endereo Internet da interface cuja tabela de traduo dos endereos deveria estar modificada. No definida, a primeira interface aplicvel ser utilizada.

NbtStat
NBTSTAT : Atualizao do cache do arquivo Lmhosts. Afixa as estatsticas do protocolo e as conexes TCP/IP atuais utilizando NBT (NetBIOS sobre TCP/IP).
NBTSTAT [-a Nome Distante] [ -A endereo IP] [ -c] [-n] [-r] [-R] [-s] [S] [intervalo] y y y y y y y y

-a (estado da carta) Lista da tabela de nomes da mquina distante (nome conhecido) -A (estado da carta) Lista da tabela de nomes da mquina distante (endereo IP). -c (cache) Lista o cache de nomes distantes e tidos como os endereos IP. -n (nomes) Lista os nomes NetBIOS locais. -r (resolvidos) Lista os nomes resolvidos pela difuso e via Wins. -R (Carga) Esvaziamento e carregamento da tabela do cache de nomes distantes. -S (Sesses) Lista a tabela de sesses com os endereos destino IP. -s (sesses) Lista a tabela de sesses convertendo os endereos de destino IP em nomes de hspedes via o arquivo hspedes.

Um exemplo:
nbtstat -A @IP

Este comando reenvia o nome NetBIOS, nome do sistema , os utilizadores conectados.... da mquina distante.

Telnet
TELNET
telnet <IP ou host> telnet <IP ou host> <port TCP>

O comando telnet permite acessar no modo Terminal (ecr passivo) um host distante. Ele permite tambm verificar se um servio TCP qualquer roda sobre um servidor distante especificando depois o endereo IP o nmero de porto TCP. assim que podese testar se o servio SMTP, por exemplo, roda com um servidor Microsoft Exchange utilizando o endereo IP do conectador SMTP e depois 25 como nmero de porto. Os portos mais comuns so:
y y y y y

ftp (21), telnet (23), smtp (25), www (80), kerberos (88),

y y y

pop3 (110), nntp (119) e nbt (137-139).

Hostname
HOSTNAME : Afixa o nome da mquina

Ftp
FTP: Cliente de download de arquivos
ftp -s:<file> y

-s esta opo permite lanar os FTP no modo batch: especifica um arquivo textual contendo os comandos FTP.

NsLookUp
NsLookUp: envia demandas DNS para um servidor DNS por escolha
nslookup [domnio] [servidor dns]

O comando NsLookUp permite enviar demandas DNS para um servidor. Por padro, se voc no colocar o servidor DNS, o comando utilizar aquele que utilizado pela sua interface de rede (aquele que voc utiliza para navegar na internet, por exemplo) mas voc pode forar a utilizao de um outro servidor. Por exemplo, para pedir ao servidor DNS 10.0.0.3 o endereo IP correspondente ao endereo www.commentcamarche.net:
nslookup www.commentcamarche.net 10.0.0.3 y y

Se voc no precisar de nenhum parmetro para nslookup, um shell abrir-se- na espera de demandas vindas de voc.

Comandos de roteamento IP
Comandos de roteamento IP
A tabela a seguir lista os comandos netsh que voc pode digitar em um prompt de comando a fim de administrar as configuraes IP de um servidor que executa o Roteamento e Acesso Remoto. Se houver vrios comandos para uma funo especfica, eles estaro indicados pela separao dos comandos individuais por uma barra (/). Por exemplo, o comando routing ip set/show loglevel consiste, na realidade, em dois comandos distintos: routing ip set loglevel e routing ip show loglevel.

y y

Ao digitar o comando no prompt, voc deve preced-lo por netsh. Para obter a sintaxe exata de cada comando, digite o comando usando a opo ?. Por exemplo, para obter ajuda de linha de comando sobre o comando netsh routing ip set interface, digite netsh routing ip set interface ? no prompt de comando.

Comando routing ip add/delete/set/show interface

Descrio Adiciona, exclui, configura ou exibe definies de roteamento IP gerais em uma interface especificada.

routing ip add/delete/set/show filter

Adiciona, exclui, configura ou exibe filtros de pacotes IP em uma interface especificada.

routing ip add/delete/show boundary

Adiciona, exclui ou exibe definies de limites de multicast em uma interface especificada.

routing ip add/delete/set/show rtmroute

Adiciona, exclui, configura ou exibe uma rota no-persistente do gerenciador de tabela de rota.

routing ip add/delete/set/show persistentroute

Adiciona, exclui, configura ou exibe rotas persistentes.

routing ip add/delete/set/show preferenceforprotocol

Adiciona, exclui, configura ou exibe o nvel de preferncia para um protocolo de roteamento.

routing ip add/delete/set/show scope

Adiciona, exclui ou exibe um escopo de multicast.

routing ip set/show loglevel

Configura ou exibe o nvel de log IP global.

routing ip show helper

Exibe todos os sub-contextos de IP do utilitrio Netsh.

routing ip show protocol

Exibe todos os protocolos de roteamento IP sendo executados.

routing ip show mfe

Exibe entradas de encaminhamento de multicast.

routing ip show mfestats

Exibe estatsticas de entradas de encaminhamento de multicast.

routing ip show boundarystats

Exibe limites de multicast IP.

routing ip show rtmdestinations

Exibe os destinos na tabela de roteamento do gerenciador de tabela de rotas.

routing ip show rtmroutes

Exibe as rotas na tabela de roteamento do gerenciador de tabela de rotas.

routing ip nat set/show global

Configura ou exibe as configuraes da converso de endereos de rede (NAT) globais.

routing ip nat add/delete/set/show interface

Adiciona, exclui, configura ou exibe configuraes NAT para uma interface especificada.

routing ip nat add/delete addressrange

Adiciona ou exclui um intervalo de endereos no pool de endereos pblicos da interface NAT.

routing ip nat add/delete addressmapping

Adiciona ou exclui um mapeamento de endereos NAT.

routing ip nat add/delete portmapping

Adiciona ou exclui um mapeamento de portas NAT.

routing ip autodhcp set/show global

Configura ou exibe parmetros globais do alocador DHCP.

routing ip autodhcp set/show interface

Configura ou exibe configuraes do alocador DHCP para uma interface especificada.

routing ip autodhcp add/delete exclusion

Adiciona ou remove uma excluso do intervalo de endereos do alocador DHCP.

routing ip dnsproxy set/show global

Configura ou exibe parmetros globais do proxy do DNS.

routing ip dnsproxy set/show interface

Configura ou exibe parmetros do proxy do DNS para uma interface especificada.

routing ip igmp set/show global

Configura ou exibe configuraes globais do protocolo IGMP.

routing ip igmp add/delete/set/show interface

Adiciona, exclui, configura ou exibe o IGMP em uma interface especificada.

routing ip igmp show grouptable

Exibe a tabela de grupos do host IGMP.

routing ip igmp show ifstats

Exibe as estatsticas IGMP para cada interface.

routing ip igmp show iftable

Exibe os grupos de host IGMP para cada interface.

routing ip igmp show proxygrouptable

Exibe a tabela de grupo IGMP para a interface proxy IGMP.

routing ip igmp show rasgrouptable

Exibe a tabela de grupo para a interface interna usada pelo servidor de acesso remoto.

routing ip ospf set/show global

Configura ou exibe configuraes OSPF globais. Esse recurso no est disponvel em verses baseadas em Itanium dos sistemas operacionais Windows. Este contedo no est disponvel neste lanamento preliminar.

routing ip ospf add/delete/set/show interface

Adiciona, remove, configura ou exibe o OSPF em uma interface especificada.

routing ip ospf add/delete/set/show area

Adiciona, remove, configura ou exibe uma rea OSPF.

routing ip ospf add/delete/set/show virtif

Adiciona, remove, configura ou exibe uma interface virtual OSPF.

routing ip ospf add/delete/show neighbor

Adiciona, remove, configura ou exibe um vizinho OSPF.

routing ip ospf add/delete/show protofilter

Adiciona, remove, configura ou exibe fontes de informaes de roteamento para rotas OSPF externas.

routing ip ospf add/delete/show routefilter

Adiciona, remove, configura ou exibe filtragem de rotas para rotas OSPF externas.

routing ip ospf show areastats

Exibe estatsticas de rea OSPF.

routing ip ospf show lsdb

Exibe os bancos de dados de estados de vnculos OSPF.

routing ip ospf show virtifstats

Exibe estatsticas de vnculos virtuais OSPF.

routing ip relay set global

Configura as definies globais do agente de retransmisso DHCP.

routing ip relay add/delete/set interface

Adiciona, remove ou configura as definies do agente de retransmisso DHCP em uma interface especificada.

routing ip relay add/delete dhcpserver

Adiciona ou remove um endereo IP de servidor DHCP da lista de endereos de servidores DHCP.

routing ip relay show

Exibe ligaes de endereos IP para interfaces.

ifbinding

routing ip relay show ifconfig

Exibe a configurao do agente de retransmisso DHCP para cada interface.

routing ip relay show ifstats

Exibe as estatsticas DHCP para cada interface.

routing ip rip set/show global

Configura ou exibe configuraes RIP para IP globais.

routing ip rip add/delete/set/show interface

Adiciona, exclui, configura ou exibe configuraes RIP para IP em uma interface especificada.

routing ip rip add/delete peerfilter

Adiciona ou remove um filtro ponto a ponto RIP.

routing ip rip add/delete acceptfilter

Adiciona um filtro de roteamento RIP lista de rotas aceitas ou o remove dessa lista.

routing ip rip add/delete announcefilter

Adiciona um filtro de roteamento RIP lista de rotas anunciadas ou o remove dessa lista.

routing ip rip add/delete/show neighbor

Adiciona, remove ou exibe um vizinho RIP.

routing ip rip set/show flags

Configura e exibe configuraes avanadas de RIP para IP em uma interface especificada.

routing ip rip show globalstats

Exibe parmetros RIP globais.

routing ip rip show ifbinding

Exibe ligaes de endereos IP para interfaces.

routing ip rip show ifstats

Exibe as estatsticas RIP para cada interface.

Comandos de interface
Comandos de interface
A tabela a seguir lista os comandos netsh que voc pode digitar em um prompt de comando a fim de administrar as configuraes de interface de um servidor que executa o Roteamento e Acesso Remoto. Se houver vrios comandos para uma funo especfica, eles estaro indicados pela separao dos comandos individuais por uma barra (/). Ao digitar o comando no prompt, voc deve preced-lo por netsh. Para obter a sintaxe exata de cada comando, digite o comando usando a opo ?. Por exemplo, para obter ajuda de linha de comando sobre o comando netsh interface, digite netsh interface ? no prompt de comando.

Comando interface set/show interface

Descrio Ativa, desativa, conecta, desconecta e exibe a configurao de interfaces de discagem por demanda.

interface set/show credentials

Configura ou exibe o nome de usurio, a senha e o nome do domnio em uma interface de discagem por demanda.

Comandos netsh para acesso remoto


Comandos netsh para acesso remoto
A tabela a seguir lista os comandos netsh que voc pode digitar em um prompt de comando a fim de administrar um servidor que executa o <b>Roteamento e acesso remoto</b>. Se houver vrios comandos para uma funo especfica, eles estaro indicados pela separao dos comandos individuais por uma barra (/). Por exemplo, na verdade o comando ras add/delete/show registeredserver consiste em trs comandos distintos: ras add registeredserver, ras delete registeredserver e ras show registeredserver. Ao digitar o comando no prompt, voc deve preced-lo por netsh. Para obter a sintaxe exata de cada comando, digite o comando usando a opo ?. Por exemplo, para obter a Ajuda de linha de comando relativa ao comando netsh ras add registeredserver, digite netsh ras add registeredserver ? no prompt de comando.

Comando ras add/delete/show registeredserver

Descrio Configura ou exibe informaes indicando se o computador servidor de acesso remoto especificado membro do grupo de segurana Servidores RAS e IAS no servio de diretrios do Active Directory do domnio especificado.

ras show activeservers

Exibe os servidores que executam o <b>Roteamento e acesso remoto</b> no momento na rede.

ras set/show authmode

Configura ou exibe se as conexes de discagem esto autenticadas e o momento em que so autenticadas.

ras add/delete/show authtype

Configura ou exibe os tipos de autenticao permitidos.

ras add/delete/show client

Configura ou exibe clientes de acesso remoto conectado no momento.

ras add/delete/show link

Configura ou exibe a configurao das extenses de compactao de software e do protocolo LCP (protocolo de controle de vnculo).

ras add/delete/show

Configura ou exibe as configuraes de conexes mltiplas e do

multilink

protocolo BAP (protocolo de alocao de largura de banda).

ras set/show tracing

Configura ou exibe as configuraes de rastreamento.

ras set/show user

Configura ou exibe configuraes de acesso remoto para contas de usurio.

ras ip set access

Configura se o trfego IP de clientes de acesso remoto encaminhado para as redes s quais o servidor de acesso remoto est conectado.

ras ip set addrassign

Configura o mtodo pelo qual o servidor de acesso remoto atribui endereos IP s conexes de entrada.

ras ip set addrreq

Configura se clientes de acesso remoto ou roteadores de discagem por demanda podem solicitar seus prprios endereos IP.

ras ip show config

Exibe a configurao de acesso remoto IP.

ras ip set negotiation

Configura se o IP negociado para conexes de acesso remoto.

ras ip delete pool

Exclui o pool de endereos IP estticos.

ras ip add/delete range

Adiciona ou remove um intervalo de endereos do pool de endereos IP estticos.

ras appletalk set access

Configura se o trfego AppleTalk dos clientes de acesso remoto encaminhado para as redes s quais o servidor de acesso remoto est conectado.

ras appletalk show config

Exibe a configurao de acesso remoto AppleTalk.

ras appletalk set negotiation

Configura se o AppleTalk negociado para conexes de acesso remoto.

ras aaaa set/show accounting

Configura ou exibe o provedor de estatsticas.

ras aaaa add/delete/set/show acctserver

Configura ou exibe os servidores de estatsticas RADIUS.

ras aaaa set/show authentication

Configura ou exibe o provedor de autenticao.

ras aaaa add/delete/set/show

Configura ou exibe os servidores de autenticao RADIUS

authserver

O utilitrio de linha de comando Netsh


O utilitrio de linha de comando Netsh
O Netsh um utilitrio de linha de comando e de script para componentes de rede de computadores locais ou remotos. O utilitrio Netsh tambm pode salvar um script de configurao em um arquivo de texto para fins de arquivamento ou para a configurao de outros servidores. O utilitrio Netsh um shell que pode oferecer suporte para vrios componentes por meio da adio de DLLs auxiliares do Netsh. Uma DLL auxiliar do Netsh estende a funcionalidade do Netsh oferecendo comandos adicionais para controlar ou configurar um componente de rede especfico. Cada DLL auxiliar do Netsh fornece um contexto, um grupo de comandos para um componente de rede especfico. Dentro de cada contexto, podem existir sub-contextos. Por exemplo, dentro do contexto de roteamento, existe o sub-contexto ip para agrupar comandos de roteamento IP. As opes de linha de comando do Netsh incluem as seguintes: -aArquivo_de_Alias Especifica que um arquivo de alias usado. Um arquivo de alias contm uma lista de comandos netsh e uma verso alias para que voc possa usar a linha de comando de alias em vez do comando netsh. Voc pode usar arquivos de alias para mapear comandos que so mais utilizados em outras plataformas do que o comando netsh propriamente dito.

y y y y

-cContexto Especifica o contexto do comando que corresponde a uma DLL auxiliar instalada. Comando Especifica o comando netsh a ser executado. -fArquivo_de_Script Especifica que todos os comandos netsh no arquivo Arquivo_de_Script so executados. -rComputador_Remoto Especifica que os comandos netsh so executados em um computador remoto especificado pelo prprio nome ou endereo IP.

Voc pode abreviar comandos para a seqncia de caracteres mais curta possvel que no seja ambgua. Por exemplo, digitar o comando sh ip int equivalente a inserir show ip interface. Os comandos Netsh podem ser especficos ao contexto ou globais. Os comandos globais podem ser emitidos em qualquer contexto e so usados para funes gerais do utilitrio Netsh. Comandos especficos ao contexto variam de acordo com o contexto. Voc pode fazer o log de comandos emitidos em um arquivo de log para criar uma trilha de auditoria de uma sesso de comandos netsh. A tabela a seguir lista os comandos globais do netsh.

Comando ..

Descrio Move para cima um nvel no contexto.

? ou help

Exibe a ajuda de linha de comando.

show version

Exibe a verso atual do Windows e do utilitrio Netsh.

show netdlls

Exibe a verso atual das DLLs auxiliares do Netsh instaladas.

add helper

Adiciona uma DLL auxiliar do Netsh.

delete helper

Remove uma DLL auxiliar do Netsh.

show helper

Exibe as DLLs auxiliares do Netsh instaladas.

cmd

Cria uma janela de comando.

online

Define o modo atual para online.

offline

Define o modo atual para offline.

set mode

Define o modo atual para online ou offline.

show mode

Exibe o modo atual.

flush

Descarta todas as alteraes no modo offline.

commit

Confirma as alteraes feitas no modo offline.

set audit-logging

Ativa ou desativa o recurso de log.

show audit-logging

Exibe as configuraes atuais do log de auditoria.

set loglevel

Define o nvel de informaes de log.

show loglevel

Exibe o nvel de informaes de log.

set machine

Configura o computador no qual os comandos netsh so executados.

show machine

Exibe o computador no qual os comandos netsh so executados.

exec

Executa um arquivo de script contendo comandos netsh.

quit ou bye ou exit

Sai do utilitrio Netsh.

add alias

Adiciona um alias a um comando existente.

delete alias

Exclui um alias de um comando existente.

show alias

Exibe todos os alias definidos.

dump

Grava a configurao em um arquivo de texto.

popd

Um comando de script que exibe um contexto da pilha.

pushd

Um comando de script que conduz o contexto atual para a pilha.

O utilitrio Netsh tem os seguintes modos de comando: Online No modo online, os comandos emitidos em um prompt de comando do Netsh so executados imediatamente.

Offline No modo offline, os comandos emitidos em um prompt de comando do Netsh so acumulados e executados como um lote pela emisso do comando global commit. Voc pode descartar comandos acumulados emitindo o comando global flush.

Script Com a opo de linha de comando -f ou emitindo o comando global exec em um prompt de comando do Netsh, todos os comandos netsh no arquivo especificado so executados.

Para criar um script da configurao atual, use o comando global dump. O comando dump exibe a configurao de execuo atual em termos de comandos netsh. Voc pode usar o script criado por esse comando para configurar um novo servidor ou para reconfigurar o servidor existente. Se voc est fazendo alteraes extensas na configurao de um componente, recomendvel que inicie a sesso de configurao com o comando dump, caso precise restaurar a configurao antes de fazer as alteraes.

Usando o comando ping


Usando o comando ping
Se voc estiver com problemas de conectividade, ser possvel usar o comando ping para verificar o endereo IP de destino a ser alcanado e gravar os resultados. O comando ping exibe se o destino respondeu e quanto tempo demorou para receber uma resposta. Se houver um erro na remessa ao destino, o comando ping exibir uma mensagem de erro. Voc pode utilizar o comando ping para: Efetuar ping do seu computador (por endereo e no por nome do host) para determinar se o TCP/IP est funcionando. (Ping do computador no verifica se sua placa de rede est funcionando.)

y y

Efetuar ping do roteador local para determinar se o roteador est em execuo. Efetuar ping alm de seu roteador local.

Esta tabela mostra algumas opes teis do comando ping.

Opo

Use Determina o nmero de solicitaes de eco a enviar. O padro so 4 solicitaes.

-nquantidade

wTempo_Limite

Permite ajustar o tempo limite (em milissegundos). O padro 1.000 (um tempo limite de 1 segundo).

-lTamanho

Permite ajustar o tamanho do pacote de ping. O tamanho padro 32 bytes.

-f

Ativa o sinalizador de no-fragmentao no pacote. Por padro, o pacote de ping permite fragmentao.

Para obter mais informaes sobre outras opes do ping, consulte Utilitrios de linha de comando. Para verificar a conectividade utilizando o comando ping, digite, no prompt de comando, digite ping e o endereo IP que deseja alcanar. Uma resposta de "Rede de destino inacessvel" significa que no havia rota para o destino. Voc precisa verificar a tabela de roteamento no roteador listado no endereo "Resposta de" na mensagem "Rede de destino inacessvel". Para obter mais informaes sobre a tabela de roteamento, consulte Noes bsicas sobre a tabela de roteamento IP. A resposta "Esgotado o tempo limite do pedido" significa que no houve resposta ao comando ping no perodo de tempo padro (1 segundo). Voc pode verificar o seguinte: Um roteador est inoperante. Para verificar os roteadores no caminho entre a origem e o destino, use o comando tracert. Para obter mais informaes, consulte Usando o comando tracert.

O host de destino est inoperante. Verifique fisicamente se o host est executando ou verifique a conectividade atravs de outro protocolo.

No existe uma rota de volta ao seu computador. Se o host estiver executando, voc pode verificar se existe uma rota de retorno, exibindo o gateway padro e a tabela de roteamento local no host de destino.

A latncia da resposta de mais de um segundo. Use a opo -w no comando ping para aumentar o tempo limite. Por exemplo, para permitir respostas em 5 segundos, use ping w 5000.

Usando o comando tracert


Usando o comando tracert
Se voc estiver com problemas de conectividade, pode utilizar o comando tracert para verificar o caminho at o endereo IP de destino a ser alcanado e gravar os resultados. O comando tracert exibe a srie de roteadores IP que so utilizados para entregar pacotes do seu computador no destino e quanto tempo demorou cada salto. Se os pacotes no puderem ser entregues no destino, o comando tracert exibir o ltimo roteador que encaminhou seus pacotes com sucesso. Para obter mais informaes sobre o comando tracert, voc pode digitar tracert -? em um prompt de comando. O uso mais comum de tracert o seguinte: tracertendereo IP [-d] Isso retorna uma lista dos roteadores que foram percorridos para chegar-se ao endereo IP. Usando a opo -d, o caminho do roteador exibido mais rapidamente porque tracert no tenta resolver os nomes dos roteadores no caminho.

y y

y y y y

Usando o comando pathping


Usando o comando pathping
O comando pathping uma ferramenta de rastreamento de rota que combina recursos dos comandos ping e tracert com informaes adicionais que essas duas ferramentas no

y y

fornecem. O comando pathping envia pacotes para cada roteador no caminho at o destino final durante um determinado perodo e depois calcula os resultados com base nos pacotes retornados de cada salto. Como o comando indica o grau de perda de pacotes em qualquer roteador ou link fornecido, fica fcil determinar quais roteadores ou links podem estar provocando problemas na rede. H diversas opes disponveis, como mostra a tabela a seguir.

Opo

Nome Nomes de host

Funo No resolve endereos para nomes de host.

-n

-h

Mximo de saltos

Especifica o nmero mximo de saltos a pesquisar at o destino.

-g

Lista de hosts

Caminho de origem indefinido ao longo da lista de hosts.

-p

Perodo

Nmero de milissegundos de espera entre pings.

-q

Nmero de consultas

Nmero de consultas por salto

-w

Tempo limite

Nmero de milissegundos que aguarda para cada resposta.

-T

Marca de camada 2

Conecta uma marca de prioridade de camada 2 (por exemplo, para IEEE 802.1p) aos pacotes e a envia a cada um dos dispositivos de rede no caminho. Esse procedimento ir ajud-lo a identificar os dispositivos de rede que no possuem uma prioridade de camada 2 configurada corretamente. A opo -T usada para testar a conectividade de qualidade do servio.

-R

Teste RSVP

Verifica se cada roteador no caminho oferece suporte para o protocolo RSVP (protocolo de reserva de recursos), que permite que o computador host reserve uma certa quantidade de largura de banda para um fluxo de dados.

y y y y y y y y

O nmero padro de saltos 30 e o tempo padro de espera antes do tempo limite de 3 segundos. O perodo padro de 250 milissegundos e o nmero padro de consultas a cada roteador ao longo do caminho 100. A seguir temos um relatrio tpico de pathping. As estatsticas completas que se seguem lista de saltos indicam a perda de pacotes em cada roteador individual. Copiar Cdigo

D:\>pathping -n microsoft

Rota de rastreamento para [157.54.1.196] acima do mximo de 30 saltos 0 172.16.87.35 1 172.16.87.218 2 192.168.52.1 3 192.168.80.1 4 157.54.247.14 5 157.54.1.196

y y y

Calculando estatsticas para 125 segundos... Origem aqui Este n/vnculo \r\nSalto RTT Perdido/Enviado = Pct Perdido/Enviado = Pct Endereo 0 172.16.87.35 0/ 100 = 0% | 1 41ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 172.16.87.218 13/ 100 = 13% | 2 22ms 16/ 100 = 16% 3/ 100 = 3% 192.168.52.1 0/ 100 = 0% | 3 24ms 13/ 100 = 13% 0/ 100 = 0% 192.168.80.1 0/ 100 = 0% | 4 21ms 14/ 100 = 14% 1/ 100 = 1% 157.54.247.14 0/ 100 = 0% | 5 24ms 13/ 100 = 13% 0/ 100 = 0% 157.54.1.196

y y y y y

Rastreamento completo.
Quando pathping executado, voc primeiro v os resultados para uma rota enquanto ela testada para verificar se tem problemas. Esse o mesmo caminho mostrado pelo comando tracert. O comando pathping exibe uma mensagem de ocupado durante os prximos 125 segundos (esse tempo varia de acordo com a contagem de saltos). Durante esse tempo, o pathping rene informaes de todos os roteadores listados anteriormente e dos links entre eles. No final desse perodo, ele exibe os resultados do teste. As duas colunas mais direita Este n/vnculo Perdido/Enviado=Pct e Endereo contm as informaes mais teis. O link entre 172.16.87.218 (salto 1) e 192.168.52.1 (salto 2) est perdendo 13 por cento dos pacotes. Todos os outros links esto funcionando normalmente. Os roteadores nos saltos 2 e 4 tambm perdem pacotes endereados a eles (como mostrado na coluna Este N/Vnculo), mas essa perda no afeta seu caminho de encaminhamento. As taxas de perda exibidas para os links (marcadas como um | na coluna mais direita) indicam perdas de pacotes sendo encaminhados ao longo do caminho. Essa perda indica congestionamento no link. As taxas de perda exibidas para os roteadores (indicadas por seus endereos IP na coluna mais direita) indicam aqueles roteadores cujas CPUs devem estar sobrecarregadas. Esses roteadores congestionados tambm podem ser um fator em problemas ponto a ponto, especialmente se os pacotes forem encaminhados por roteadores de software.

Usando os utilitrios de multicast IP


Usando os utilitrios de difuso seletiva IP
Os utilitrios de difuso seletiva IP na famlia do Windows Server 2003 consistem no seguinte: Comando mrinfo. Suporte de netsh para solucionar problemas de multicast. Suporte ao comando mtrace.

y y y

O comando mrinfo
A famlia do Windows Server 2003 inclui o comando mrinfo que exibe a configurao de um roteador de difuso seletiva. Voc pode utilizar as informaes de configurao para ajudar na soluo de problemas de encaminhamento e do roteamento de multicast. O comando mrinfo consulta um roteador de difuso seletiva especificado com uma mensagem do protocolo IGMP (protocolo de gerenciamento de grupos da Internet). A resposta consulta contm um nmero de verso, a lista das interfaces e os vizinhos de cada interface, bem como mtricas, limites de vida til (TTL) e sinalizadores. A sintaxe do comando mrinfo : mrinfo [-n] [ -iendereo ] [ -rcontagem_de_novas_tentativas ] [ -tcontagem_de_tempo_limite ] roteador_de_difuso_seletiva A opo -n exibe os endereos IP em formato numrico.

A opo -i especifica o endereo IP da interface da qual voc deseja enviar a consulta mrinfo. Por padro, a interface da qual se envia a consulta mrinfo determinada pela tabela de roteamento IP.

y y

A opo -r especifica o limite de tentativas da consulta ao vizinho. O valor padro 3. A opo -t especifica quantos segundos o mrinfo aguarda por uma resposta a uma consulta no vizinho. O valor padro 4.

A seguir, um exemplo do comando mrinfo:

Copiar Cdigo

C:\>mrinfo 10.1.0.1 10.1.0.1(test1.microsoft.com) [version 18.55,mtrace,snmp]: 10.1.0.1 -> 0.0.0.0 (local) [1/0/querier/leaf] 10.2.0.1 -> 10.2.0.2 (test2.microsoft.com) [1/0] 10.2.0.1 -> 10.2.0.3 (test3.microsoft.com) [1/0] 10.3.0.1 -> 0.0.0.0 (local) [1/0/querier/leaf]
No exemplo acima, mrinfo executado em relao ao roteador de difuso seletiva em 10.1.0.1. A primeira linha mostra a configurao do roteador de multicast: nmero da verso (para servidores que executam o <b>Roteamento e acesso remoto</b>, o nmero da verso indica o nmero da compilao do sistema operacional) e sinalizadores (com suporte para mtrace e snmp). Cada linha adicional exibe as interfaces no roteador de multicast e os vizinhos em cada interface. As interfaces 10.1.0.1 e 10.3.0.1 no tm vizinhos. A interface 10.2.0.1 tem dois vizinhos, 10.2.0.2 e 10.2.0.3. Para cada linha, mrinfo exibe a interface e o vizinho, o nome do domnio do vizinho, a mtrica do roteamento de difuso seletiva, o limite TTL e os sinalizadores indicando sua funo na rede como o IGMP de consulta da rede (consultante) ou se ele no tem vizinhos (folha).

Suporte de netsh para solucionar problemas de multicast


Para visualizar tabelas de difuso seletiva e reunir informaes para ajudar na soluo de problemas de encaminhamento e do roteamento de difuso seletiva, voc pode utilizar os seguintes comandos netsh: netsh routing ip show mfe Exibe as entradas na tabela de encaminhamento de multicast. Isso equivale tabela de encaminhamento de multicast disponvel no <b>Roteamento e acesso remoto</b>. Para exibir a tabela de encaminhamento de difuso seletiva de dentro do Roteamento e Acesso Remoto, em Roteamento IP, clique com o boto direito do mouse em Geral e, em seguida, clique em Mostrar Tabela de encaminhamento de difuso seletiva .

netsh routing ip show mfestats Exibe estatsticas dos pacotes e informaes da interface de entrada e sada para entradas de encaminhamento de multicast na tabela de encaminhamento de multicast. Isso equivale tabela de estatsticas de multicast disponvel no <b>Roteamento e acesso remoto</b>. Para exibir a tabela de estatsticas de difuso seletiva de dentro do Roteamento e Acesso Remoto, em Roteamento IP, clique com o boto direito do mouse em Geral e, em seguida, clique em Mostrar Estatsticas de difuso seletiva.

netsh interface ip show joins Exibe os grupos de multicast reunidos localmente em cada interface.

Suporte ao comando mtrace


Embora a famlia do Windows Server 2003 no fornea uma verso do utilitrio de difuso seletiva Mtrace, o servidor que executa o Roteamento e Acesso Remoto responde s consultas do comando mtrace de outros utilitrios Mtrace.

Comandos de Rede

Neste ti verem s m resolver roblem s e rede vi li de om

Wi dows Vista.

Uma das tarefas comuns de um administrador de redes a resoluo de problemas relacionados com a comunicao de um cliente ou servidor com a rede. O primeiro ponto a ser a analisado so as Para essa verificao inicial podemos utili ar o comando ipconfi . Esse comando exibe diversas informaes do TCP/ P, como endereo IP, mscara de sub-rede, default gate ay, entra outras. Abaixo, alguns parmetros utilizados com esse comando:
y y y y y y y y y y y

/all exibe as informaes completas de configurao TCP/IP. /allcompartments exibe informaes sobre todos os compartimentos. /release libera o endereo IP verso 4 para o adaptador especificado. /release6 libera o endereo IP verso 6 para o adaptador especificado. /renew renova o endereo IP verso 4 para o adaptador especificado. /renew6 renova o endereo IP verso 6 para o adaptador especificado. /flushdns limpa o cache DNS. /registerdns atualiza todas as concesses do DHCP e registra novamente os nomes DNS. /displaydns exibe o contedo do cache DNS. /showclassid exibe todas as identificaes de classe do DHCP aceitas para o adaptador. /setclassid modifica a identificao de classe do DHCP.

Temos um outro comando, ping, utilizado para testar a as configuraes TCP/IP dos computadores. Com isso podemos saber se um computador est conseguindo se comunicar com outros computadores da rede. Temos tambm o comando pathping, muito utilizado para detectar perda de pacotes em comunicaes de rede. O pathping nos mostra exatamente

 

confi uraes TC /

do host.

dos

y y y y y y y y y y

-v

Importante:

ping utili a o protocolo I MP para reali ar os testes de conectividade.

Exemplo prtico - Testar as configuraes TCP/IP.

Segue abaixo uma seqncia lgica de utilizao do comando ping: y Ping 127.0.0.1 Verifica se o TCP/IP est instalado e configurado

4 6

4 6

5 5 4

1) 2) 3)

lique em Iniciar. igite cmd e pressione Enter. igite o comando ping 127.0.0.1 e tecle Enter. Esse endereo o endereo de autoretorno, ou seja, testa se o protocolo P/IP est ok em um computador. P/IP digite o comando ping seguido do 4) Para verificar a conectividade do protocolo um endereo IP de um outro computador da rede, por exemplo, ping 192.168.1.1.

-6

#(

-S

-R

usa cabealho de roteamento para testar tambm a rota inversa (somente IPv6). endereo de origem a ser usado. fora usando o IPv4. fora usando o IPv6.

tempo_limite

-k lista_hosts

-j lista_hosts

rota ampliada de origens definidas em lista_hosts. rota restrita de origens definidas em lista_hosts. tempo limite em milissegundos a aguardar para cada resposta.

-s num

define a data e hora para

saltos.

-r num

# ' )

-i

)) #

-f

ativa o sinali ador de no-fragmentao no pacote. L define o tempo de vida. define o tipo de servio. define a rota dos pacotes para saltos.

"

-l tamanho

envia o tamanho do uffer.

(%

'

-n num

nmero de requisies de eco a enviar.

-a

resol e endereos para nome de ost. padro .

&

-t

dispara ontra m ost especificado at ser interrompido.



onde os A i o, l

otes est o sendo erdidos. ns rmetros tili dos om esse omando:

" ! 

!     0

corretamente em um host. Com esse teste podemos verificar se os drivers do TCP esto corrompidos, ou at mesmo se um adaptador de rede est com algum problema fsico. y Ping <IP local> - Verifica se o endereo IP realmente est atribudo para o adaptador de rede do host local. y Ping <IP do default gateway> - Verifica se o host consegue se comunicar com o default gateway da rede, geralmente um roteador. y Ping <IP do computador remoto da mesma rede> - Verifica se o host consegue se comunicar com outro computador da rede. y Ping <IP do computador remoto de outr a sub-rede> - Verifica se o host est conseguindo se comunicar com computadores localizados em outras sub redes. Importante: Podem ocorrer casos onde o ping funcione apenas utili ando o endereo IP, e no funcione utili ando o nome. Esse tipo de problema est relacionado com resoluo de nomes, e no com conectividade de rede. que so servios de resoluo de nomes. Temos ainda o comando tracert, que determina exatamente o caminho que um pacote segue para chegar ao seu destino. Para isso utiliza o ICMP, ou seja, o ping. Seguem abaixo as opes que podem ser usadas com o comando tracert: y esse caso deve ser verificado o WI S ou o

intermedi rios.

destino. y

valor padro 30 saltos. Especifica que as mensagens de solicitao de eco utili em a opo nmero mximo de endereos ou nomes na lista de

Rota ampliada de origens no cabealho IP com o conjunto de destinos ntermedirios i

hosts 9. A lista de hosts uma seqncia de endereos IP separados por espaos.

I MP do tipo " ime Exceeded" ( rmino de tempo) ou "Echo Repl " (Resposta ao eco) que corresponde a uma determinada mensagem de solicitao de eco a ser recebida.

tempo limite padro 4000 (4 segundos). y

enviar uma mensagem de solicitao de eco ao host local, utili ando o destino como um destino intermedirio e testando a rota inversa. y

eco. Utili ado somente durante o rastreamento de endereos IPv6. y y

-6

-4

Especifica que o tracert s pode usar IPv4 para este rastreamento. Especifica que tracert s pode usar IPv6 para este rastreamento.

-S

Especifica o endereo de origem a ser usado nas mensagens de solicitao de

-R

Especifica que o cabealho de extenso de roteamento IPv6 ser usado para

Se a mensagem no for recebida no tempo limite, ser exibido um asterisco (*).

empoLimite

Especifica o tempo, em milissegundos, de espera pela mensag em

especificado em lista_de_hosts.

-j ListadeHosts

FE

Q SR

-h

merodeSaltos

-d

Impede que o tracert faa a resoluo de nomes dos endereos IPs dos roteadores

efine o nmero mximo de saltos no caminho para pesquisar o

@A

S,

host.

Para finalizar, temos ainda o comando arp. Este comando utilizado para exibir e modificar entradas no cache do protocolo de resoluo de endereos (ARP), que contm uma ou mais tabelas que so usadas para armazenar endereos IP e seus endereos fsicos (MAC Address) Ethernet ou Token Ring resolvidos. Existe uma tabela separada para cada adaptador de rede Ethernet ou Token Ring instalado no computador. Seguem abaixo algumas opes que podem ser usadas com o comando arp: y

ARP atual para todas as interfaces. Para exibir a entrada de cache ARP de um endereo IP especfico, utili e arp -a com o parmetro EndereoIPdaRede, onde EndereoIPdaRede um endereo IP. Se o parmetro EndereoIPdaRede no for especificado, ser utili ada a primeira interface aplicvel. Para exibir a tabela de cache ARP de uma interface especfica, usar o parmetro interface. y y

conjunto com o parmetro -a, onde EndereodaInterface o endereo IP atribudo

-d EndereoIPdaRede [EndereodaInterface] Exclui uma entrada com um endereo IP especfico, onde EndereoIPdaRede o endereo IP. Para excluir uma entrada de uma tabela para uma interface especfica, usar o parmetro EndereodaInterface, onde EndereodaInterface o endereo IP atribudo interface. Para excluir todas as entradas, usar o caractere asterisco (*) em vez de EndereoIPdaRede.

-s EndereoIPdaRede EndereoEthernet [EndereodaInterface] Adiciona uma entrada esttica ao cache ARP que resolve o endereo IP EndereoIPdaRede para o endereo fsico EndereoEthernet. Para adicionar uma entrada esttica do cache ARP tabela para uma interface especfica, usar o parmetro EndereodaInterface onde EndereodaInterface um endereo IP atribudo interface.

Conhea o comando NETSTAT


Utilizado sem nenhum argumento, o comando netstat afixa o conjunto das conexes abertas pela mquina. O comando netstat possui diversos parmetros opcionais, a sua sintaxe a seguinte: netstat [ -a] [-e] [-n] [-o] [-s] [-p PROTO] [-r] [intervalle] Utilizado com o argumento a, o comando netstat mostra o conjunto das conexes e das portas em escuta na mquina. Utilizado com o argumento e, o comando netstat mostra as estatsticas Ethernet. Utilizado com o argumento -n., o comando netstat mostra os endereos e os nmeros de porta em formato numrico, sem resoluo de nomes. Utilizado com o argumento o, o comando netstat detalha o nmero do processo associado conexo.

-g [EndereoIPdaRede][- meroEndereodaInterface]

Idntico a opo -a.

-a [EndereoIPdaRede] [- meroEndereodaInterface]

omedoDestino

Especifica o destino, identificado pelo endereo IP ou pelo nome do

Exibe as tabelas do cache

meroEndereodaInterface em

Utilizado com o argumento p seguido do nome do protocolo (TCP, UDP ou IP), o comando netstat afixa as informaes pedidas relativas ao protocolo especificado. Utilizado com o argumento r, o comando netstat permite afixar a mesa de encaminhamento. Utilizado com o argumento s, o comando netstat mostra as estatsticas detalhadas por protocolo

También podría gustarte