Está en la página 1de 105

http://groups.google.

com/group/digitalsource

Marizilda Toledo Silva

E le tr o te r a p ia e m E s t tic a C orp ora l

CIP - Brasil Catalogao Cmara Brasileira do Livro ISBN

Copyright /Robe Editorial Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida, guardada pelo sistema retrieval ou transmitida de qualquer modo por qualquer outro meio, seja este eletrnico, mecnico, de fotocpia, de gravao ou outros, sem prvia autorizao escrita pelos editores.

1997

PRODUO EDITORIAL Direo Geral: J. Roberto M. Belmude

Reviso Cientfica: Marizilda Toledo Silva

Produo e Arte: Robe Editora

Capa: J. Roberto M. Belmude (reproduo de Renoir)

Todos os direitos para a lngua portuguesa so reservados pela

So Paulo-SP Tel-Fax. (011) 403.7655

A g ra d e c im e n to s

Este livro surgiu da necessidade das profissionais de esttica na consulta de material tcnico, sem ter a pretenso de ser uma obra literria. Espero que seja de grande valia para as colegas que comeam e as que j atuara nesta rea fascinante. Agradeo este livro a grandes mulheres que participam de forma direta na minha vida profissional e pessoal: Zaida T. Silva, Luciana Taurisano, Clia Silva Cenzatti, Dria F. Santos, Mayume Nacano, Irene Persi, Maria Digna Alencar, Ktia Nunes, Bertha Melnick e Zean D. Silva.

Marizilda Toledo Silva.

Dedico este livro a minha me Zaida, agradecendo todo o carinho e compreenso.

Por essa fora maior, obrigada.

Marizilda

P re f c io

Marizilda faz parte desse grupo restrito de pessoas privilegiadas que, quando conhecemos, logo admiramos, gostamos e no mais esquecemos. Admiramos Marizilda pela sua competncia e esprito profissional. Gostamos pela maravilhosa criatura que . Lembramos pela sua personalidade marcante e que constitui um trao indelvel de unio, independentemente do fator tempo ou das distancias geogrficas. Marizilda polivalente: administradora de empresa, enfermeira e profissional gabaritada da rea de esttica. Admirvel conferencista, abordou temas como "Roscea", "Pele Negra", "Pele Amarela", entre outros. Abriu um novo canal de comunicao, atravs do qual est transferindo para todos ns, com clareza e objetividade, o seu invejvel cabedal de conhecimentos tcnicos no campo da esttica moderna. O Primeiro foi seu livro "ELETROTERAPIA EM ESTTICA FACIAL" e, agora, vem nos brindar com este "ELETROTERAPIA EM ESTTICA CORPORAL", no qual enfoca com grande propriedade - aspectos como tratamentos, aparelhos e vrios assuntos igualmente importantes, certamente outras obras viro, sempre com o mesmo brilho, que a marca personalizada de tudo aquilo que Marizilda faz.

Jayme de Oliveira Alvez

n d ic e
Massagem ........................................................................... 11 Luminotcnica..................................................................... 17 Aromaterapia....................................................................... 21 Msica Para Ambiente ......................................................... 25 Reflexologia ......................................................................... 27 Mtodos de Limpeza, Tcnicas de Desinfeco e Esterelizao de Materiais ................................................... 29 Ficha de Anamnese ............................................................. 33 Corrente Fardica ou Alternada ........................................... 37 Corrente Fardica Seqencial para Drenagem Linftica ....... 43 Corrente Galvnica .............................................................. 49 Eletrolipoforese ou Eletroliplise .......................................... 59 Ultra-som ............................................................................ 65 Diatermia Capacitativa por Ondas Longas ........................... 69 Endotermia ......................................................................... 73 Hidromassagem................................................................... 75 Termoterapia ....................................................................... 79 Crioterapia ou Hipotermia ................................................... 89 Laser ................................................................................... 95 Seqncia de Tratamentos Estticos .................................... 99 Biografia.............................................................................. 101

Massagem

A palavra massagem significa amassar. Dentre as alternativas de tratamento, a massagem a mais antiga tcnica de alvio a um traumatismo qualquer pelo ato de frico na rea do trauma, aliviando a dor. O termo massoterapia utilizado por profissionais da rea de fisioterapia e reabilitao, sendo a massagem teraputica para auxiliar no restabelecimento de uma patologia (doena). A massofilaxia a massagem aplicada por profissionais da rea de esttica com a finalidade de complementao ao tratamento esttico de forma preventiva e no curativa.

Definio
A massagem a linguagem do tato, sendo ura conjunto de manipulaes aplicadas no corpo para fins teraputicos, desportivos, estticos, reflexos e anti-estresse.

Efeitos Fisiolgicos da Massagem

A massagem atua em vrias camadas e tecidos, como veremos a seguir. 1.1. 1.2. Epiderme; Derme;

1.3. 2.0. 3.0

Hipoderme; Tecido Muscular; Sistema Nervoso;

1.1.

Epiderme - No ato da frico da mo, previamente

aquecida, com o creme de massagem, em relao ao corpo do cliente, ocorre a remoo parcial das clulas queratinizadas, proporcionando um afinamento da camada crnea. Ocorre a liberao de histamina, causando a hiperemia, devido ao aumento de temperatura de 1 a 2 graus.

1.2.

Derme - Por ser uma regio vascularizada, acelera o

intercmbio metablico no sentido de uma melhora na nutrio e eliminao de metablitos. Beneficia o retorno venoso e linftico perifrico.

1.3.

Hipoderme - H estudos comprovados que a massagem

no consegue solicitar o tecido gorduroso, sendo que a massagem vigorosa, em reas de acmulo de gordura, pode desencadear uma hemorragia capilar e conseqentes hematomas. A massofilaxia mobiliza o panculo adiposo, sem solicit-lo.

2.0.

Sistema

Nervoso

Dependendo

da

tcnica

ser

empregada, a massagem pode ter ao sedativa ou estimulante. As manobras utilizadas em esttica devero promover ao sedativa.

3.0. Tecido Muscular - A massagem no substituta do exerccio ativo, o qual beneficia o trofismo muscular e aumento de volume de massa, mas no proporciona formao de cido lctico e conseqente acidose, evitando a fadiga muscular. Beneficia a circulao e nutrio das clulas musculares.

A massagem na regio abdominal deve ser feita no sentido do intestino grosso, beneficiando a peristalse visceral para melhorar a eliminao do bolo fecal. Tambm aumenta a diurese e a eliminao de certos elementos constituintes da urina como cloreto de sdio e fsforo inorgnico.

Tcnicas

Deslizamento - Movimentos de incio da massagem, com as mos espalmadas em movimento de ascendente, e alternadamente, relaxamento e

proporcionando

ao

descontrao

dessensibilizao. Iniciando com toque lento espaado e suave e vai acelerando, sincronizadamente, com a presso mdia das mos.

Frico - Com presso mdia para suave , so movimentos circulares ou ascendentes ritmados, auxiliando na eliminao de aderncias.

Amassamento - Movimentos de toro, melhorando a nutrio muscular e auxiliando na eliminao de aderncias. Apresenta vrios tipos de manobras.

Vibrao - Movimentos

que proporcionam sedao em

terminaes nervosas e estimula os rgos internos.

Percusso - Tapotagem, percusso palmar, mos em forma de conchas, em movimentos alternados, colocando sobre a rea uma toalha para que a sensao de atrito seja diminuda, aumentando a circulao perifrica. Na fisiatria e na fisioterapia utilizada para a drenagem de secrees.

Na esttica de hoje, a tcnica pouco utilizada, pois pode ocasionar em membros inferiores com fragilidade capilar um aumento

de capilares perifricos. A massagem utilizada de forma isolada ou em seqncia de tratamentos estticos, complementando um conjunto de medidas para um resultado final satisfatrio.

Contra indicaes
Qualquer tipo de processo cancergeno ou maligno; Transtornos circulatrios graves como flebite, trombose

recente e outros; Estados febris ou infeces bacterianas; Dermatites, micoses, solues de continuidade, queimaduras

e outros; Cardiopatias congestivas graves; Patologias pulmonares descompensadas como enfisema

pulmonar; Cirurgias patolgicas recentes; Qualquer contra indicao, especificada pelo mdico.

L u m in o t c n ic a

A energia radiante produz brilho e cor em nossas vidas. A cromoterapia utilizada na medicina alternativa nos pases

desenvolvidos, sendo que o mais desenvolvido em pesquisa a Rssia. No dia-a-dia, as cores promovem efeitos que so captados pela nossa viso: ansiedade, depresso ou equilbrio no comportamento. Para enfoques: Porque os mdicos cirurgies, quando vo operar, no se de branco, sendo esta cor sempre utilizada em observarmos estas reaes, vamos discutir alguns

aparamentam

consultrio e dentro da rotina hospitalar? Este conceito de aparamentao com cores de acordo com a

patologia vem da Rssia, pois a cor branca reflete, causando cansao visual. A utilizao das cores, de acordo com a patologia, promove equilbrio e harmonia na equipe. Dentro destes conceitos, vamos utilizar a cromo com os princpios bsicos da luminotcnica e a aplicao destas emisses de luz.

Conceitos Bsicos
Energia Radiante - Energia que se propaga atravs de ondas

eletromagnticas. viso. Luz - Forma de energia radiante detectvel pelos rgos da

Ciclo - a oscilao completa de uma onda. O ponto

mximo chamado de crista e o ponto mnimo de depresso.

Comprimento de Onda - a distncia entre duas cristas

ou duas depresses, percorrida durante um ciclo. Freqncia - o nmero de oscilaes que a onda executa

por segundo. Cores - Dentro do espectro visvel, as radiaes causam-nos

sensaes visuais distintas, dando origem ao que chamamos de cor.

Cada cor possui uma vibrao prpria:


o vermelho, o laranja e o amarelo apresentam freqncias

baixas atuando em superfcie; o verde apresenta freqncia intermediria, atuando tanto

h superfcie como em profundidade; o azul, o anil (ndigo) e o violeta apresentam freqncia alta e

atuam em profundidade nos tecidos.

As cores primrias da viso so:


vermelho; amarelo; azul; verde.

As cores primrias necessitam de complementao:


a cor complementar do vermelho o azul; a cor complementar do amarelo o violeta; a cor complementar do laranja o ndigo; a cor verde no necessita de complementao.

Indicao Das Cores Na Esttica


Vermelho - Atua no sistema muscular, estimula os nervos

sensoriais, libera adrenalina. No indicada para clientes com problemas circulatrios perifricos e hipertenso arterial descompensada. Em esttica, esta cor indicada para musculatura fraca, com ptose tissular. Laranja - Age no sistema circulatrio, aumenta a pulsao

mas no a presso sangnea. Normaliza e equilibra a circulao sistmica. Utilizada em clientes que apresentam hipotenso arterial fisiolgica. Em esttica, utilizada para tratamentos de fribroedema gelide subcutneo e ptose tissular. linftico. Amarelo - Estimula os nervos motores e atua no sistema Utilizada em clientes depressivos, no tratamento de

fibroedema e de linfoedemas assintomticos. Verde - Age no sistema digestivo, na zona do "haras", ou

seja, da emoo. Alivia a tenso. a cor harmonizadora de todos os raios. Indicada para iniciar todos os tratamentos, pois auxilia no equilbrio hormonal. Tambm utilizado para tratamento de antiestresse. ndigo - Atua no sistema esqueltico, ao purificadora da

corrente sangnea. Utilizada em clientes na fase do climatrio, menopausa e ps-cirrgico. Violeta - Atua no sistema psicossomtico, distrbios

emocionais excessivos, auxiliando no controle da fome excessiva. contra-indicado em clientes que apresentem depresso crnica. Em esttica, auxilia nos tratamentos de fibro edema e de dietas

hipocalricas.

Utilizao da Cromo

O lenol utilizado na maa dever ser branco, pois a cor branca em cromo reflete. A cliente dever estar em decbito dorsal, com peas ntimas ou biquni branco de preferncia. A lmpada de cromo dever estar direcionada na regio do coto umbilical (umbigo). A distncia em relao ao corpo da cliente dever ser entre 80 a 100 cm e dever estar em um pedestal para podermos focalizar corretamente. A emisso da luz dever ocorrer em toda a extenso do corpo da cliente.

O tempo da exposio da luz ser de 10 minutos da cor primria e de 1 minuto da cor secundria.

Exemplo: No tratamento de musculatura fraca eptose tissular, a cliente ficar exposta cor vermelha, durante dez minutos, no incio do tratamento e, no final, um minuto com a cor azul. Caso seja uma cliente estressada, antes da cor vermelha aplicar 5 minutos a cor verde.

A cromo utilizada com a aplicao da aromaterapia, e msica ambiente, para a perfeita interao fsica e espiritual do cliente, visando sua harmonia.

A ro m a te ra p ia
A aromaterapia uma forma natural de tratamentos que data, aproximadamente, de 7.000 anos atrs, sacerdotes e curandeiros, desde o Oriente at o Ocidente, preparavam pores aromticas, com flores, ervas, plantas e aplicavam em forma de cataplasmas, compressas, massagens. leos e incensos eram preparados com plantas e flores aromticas, aliviando a dor e proporcionando banhos estimulantes ou sedantes. A aromaterapia era utilizada para fins curativos e religiosos, tendo em conta que alguns leos extrados de plantas, flores e ervas apresentavam propriedades txicas. No incio do sculo, o pesquisador e qumico francs Ren Maurice Gattefoss fundou uma empresa que produzia leos essenciais para uso da cosmtica e perfumaria. Com isso, demonstrou o poder curativo dos leos essenciais e sua capacidade de penetrao no organismo, graas a relao da pele com o sistema nervoso e cerebral. Em Paris, o mdico Jean Valnet descobriu os estudos de Gattefoss e iniciou vrias experincias junto a bioqumica Marguerite Maury com leos essenciais, por meio de massagens. Este trabalho outorgou-lhe o prmio internacional em "Cuidado Natural com a Pele". Dr Valnet e M. Maury trabalharam junto com Micheline Arcier, que apresentou o enfoque da aromaterapia com massagem, isento de efeitos secundrios para sade. H quinze anos, a inglesa Judith Jackson descobriu os efeitos maravilhosos da massagem com leos essenciais, tendo o ttulo de massoterapeuta e aromaterapeuta, nos Estados Unidos, lanou uma

linha de cosmticos, fabricada na Sua, e em livro de aromaterapia, enfocando a massagem holstica ou integradora.

Ao dos leos Essenciais


O odor dos leos essenciais seguem uma rota que atuam diretamente no crebro. Os aromas, atravs do sistema olfativo, situado no nariz, so captados pelos receptores, chamados clios, que recolhem essas molculas odorficas. Os clios levam a mensagem do odor aos nervos olfatrios e vo para a fase do epitlio do olfato. Comea a interpretao do odor, que ser conduzida ao crebro atravs do sistema lmbico. O sistema lmbico parte do crebro que regula nossos sentimentos, assim como o comportamento afetivo e instintivo e transforma nossos sentimentos em estmulos nervosos, que produzem neuro secrees.

As funes orgnicas se correspondem:


cabea-flores; trax-folhas; ventre-raiz.

Flores - reforam o sistema nervoso central e vegetativo, estimulam os rgos dos sentidos, favorecem as funes cerebrais como intuio, capacidade de concentrao, memria e pensamento.

Folhas - Respirao - funo pulmonar, formao de acares funo heptica, circulao de lquidos - funo cardio-respiratria, regenerao de lquidos - funo esplnica (bao), eliminao de lquidos - funo renal.

Razes - Absoro dos alimentos, crescimento e regenerao, depsito do excesso de substncias nutritivas, reproduo.

Combinaes dos leos Essenciais


Os leos essenciais, quando utilizados puros, podem acarretar queimaduras. Em esttica, os leos essenciais so misturados com leos veiculares. Alguns leos veiculares: soja, jojoba, girassol,

amndoas, oliva, semente de uva, grmen de trigo.

Utilizao dos leos Essenciais


Interna - leos Essenciais em formas concentradas, diludas em gua, tinturas, somente prescritas por mdicos, pois a maioria dos leos essenciais apresentam forma concentrada de toxidade.

Externa - Massagem, com leos essenciais misturados a leos veiculares, de acordo com a necessidade da cliente; compressas, umedecendo uma toalha pequena com gua morna e colocando dez gotas de leo essencial; - banho de imerso, colocando a cliente na banheira com gua e 150 gotas de leo essencial, por 10 minutos; asperso, com o aparelho de aromaterapia"que ir fixar no

corpo da cliente (para aumentar o seu tempo de ao, colocar 12 gotas); - evaporao, colocado em rechs, na aromaterapia de ambiente, auxilia no equilbrio do intercmbio cliente-profissional. No mecanismo externo a penetrao ocorre atravs da pele, tato, olfato e sistema lmbico. O poder de difuso realizado atravs dos intercmbios dos lquidos extracelulares, sendo que os leos essenciais lipoflcos se misturam facilmente com a fase oleosa que compe a excreo sebcea.

Algumas Combinaes de leos Essenciais


Ansiedade e Tenso - vetiver e lavanda - 6 gotas de cada. Depresso - manjerona e ylang ylang - 6 gotas de cada. Constipao intestinal - romero e tomilho - 6 gotas de cada. Fadiga - romero e gernio - 6 gotas de cada. Fibroedema - cipreste e lavanda - 10 gotas de cada. Ptose tissular - sndalo e limo - 6 gotas de cada.

Msica Para Ambiente

Segundo Plato, se o homem necessita de ginstica para manter o corpo em bom estado, a alma tambm necessita, e essa ginstica a msica. Alm da cor e do aroma, a msica um elemento importante para promover o bem estar da cliente em um centro de esttica ou em uma clnica. Nossos ouvidos captam o som, atuando como tradutores de sensaes na zona primitiva do nosso crebro. Deve ser levado em conta o tipo de msica, volume e o gosto de cada cliente, para adequar o ambiente. A msica para relaxamento produz efeitos fisiolgicos nos indivduos, ajuda a estabilizar o ritmo do corao, abaixa a presso sangnea e normaliza o volume circulatrio sistmico. Estes efeitos fisiolgicos promovem benefcios importantes: auxiliam na qualidade de respirao; diminuem a ansiedade; diminuem a tenso muscular, melhorando a dor de cabea,

dores na musculatura do trapzio e msculos do pescoo; auxiliam no equilbrio homeosttico; harmonizam a emoo; beneficiam a auto-confiana.

Antes de ouvir a msica escolhida, devemos preparar a cliente com exerccios respiratrios. A cliente dever estar sentada com postura

ereta, os olhos fechados, deixar as mos pousarem suavemente no meio da parte anterior da coxa, com as palmas das mos voltadas para cima e: inspirar, contando at 4, lentamente; reter o ar e contar at 4, lentamente; expirar, contanto at 4, lentamente; reter e contar at 4, lentamente.

A contagem feita mentalmente. Fazer o exerccio respiratrio seis vezes. Existem tratados de biomsica utilizados para diversos estados emocionais, tais como: para pessoas depressivas, emotivas e ansiosas - Tchaikovsky

- Cano sem palavras; Frank - Voltus Bararos;

- para pessoas melanclicas, tristes, pessimistas - Mendelssohn - Sonho de uma noite de vero;

- para pessoas estressadas, apticas - Liszt - Sonho de Amor Schubert -Serenata.

As msicas contemporneas, jazz, tambm so utilizadas para promover o bem estar. Msicos como J.M. Jarre, Richard Cleidman, Aurio Corra, Zanfir, James Lest, possuem uma seleo importante. Necessrio salientar que a msica dever ser somente orquestrada.

Este livro foi digitalizado e distribudo GRATUITAMENTE pela equipe Digital Source com a inteno de facilitar o acesso ao conhecimento a quem no pode pagar e tambm proporcionar aos Deficientes Visuais a oportunidade de conhecerem novas obras. Se quiser outros ttulos nos procure http://groups.google.com/group/Viciados_em_Livros, ser um prazer receb-lo em nosso grupo.

Reflexologia

Tcnica

milenar

chinesa

utilizada

para

manuteno

restabelecimento das funes orgnicas, mantendo o fluxo de energia do corpo. Esta tcnica comeou a ser divulgada no Ocidente quando Dr. Fitzgerald, otorrinolaringologista, aplicava a reflexologia em seus pacientes, conseguindo resultados importantes. Em 1960, Eunice Ingan, massoterapeuta, utilizava esta tcnica em suas clientes e escreveu livros sobre os resultados que obteve. Outros profissionais como Kevin e Brbara Kunt, escreveram livros como abordagem da reflexologia das mos e dos ps. Na esttica, esta tcnica de vital importncia para conseguir melhores resultados. Os benefcios so a harmonia e o restabelecimento das funes orgnicas em desequilbrio. A cliente dever deitar-se na maa em decbito dorsal, com os ps ligeiramente elevados. Verificar se: h calosidade, frieiras ou soluo de continuidade,

deformidade dolorosa; idade do cliente: idosos, crianas e gestantes. Utilizar

presses mais suaves.

O cliente no dever fazer nenhum comentrio, pois a avaliao ser do profissional, que dever identificar as reas com granulaes ou pontos duros e, no final, conferir com o cliente as regies ou rgos afetados. O tempo empregado nas manobras ser de 30 minutos, na

primeira vez, e de 20 minutos, nas aplicaes semanais, at o restabelecimento dos pontos alterados.

O cliente pode apresentar, aps a primeira aplicao: sudorese intensa; aumento da diurese; choro, sensao de torpor, sonolncia.

Estas sensaes so abrandadas a partir da segunda sesso, produzindo bem estar. O profissional utilizar a tcnica manualmente e aps a sua aplicao, utilizar o equipamento de diatermia por ondas longas para equilibrar a temperatura da regio do dorso e da planta dos ps, durante 5 minutos, em cada p.

Mtodos

de

L im p e z a ,

T c n ic a s

de

Desinfeco e Esterilizao de Materiais

A profissional de esttica dever ter o seu ambiente limpo e asseado, assim como o material e acessrios de seus equipamentos que entraro em contato com o corpo da cliente, para que no ocorram processos patognicos. Ambiente de trabalho: a sala dever ter parede lavvel, divisrias de eucatex e cho lavvel, sem carpetes ou forraes que "retenham" microorganismos; de preferncia piso frio.

Mtodos de limpeza
O material considerado limpo quando estiver livre de germes produtores de enfermidades. O processo de limpeza bsico aplicvel maioria dos materiais ser: 1. Lavar o material (chamex, esponjas, faixas tipo atadura,

malhas tubulares, esptulas, lenis, placas, toalhas e outros) em gua fria abundante, para remover qualquer partcula orgnica. 2. Lavar o material com gua quente e detergente neutro. O detergente possui a propriedade de emulsionar com ao surfactante, facilita a remoo da sujeira. A gua ajuda a retirar a mesma. 3. Enxaguar bem, com gua quente corrente. 4. Desinfetar ou esterilizar, de acordo com o material na forma necessria.

Desinfeco - a eliminao dos microorganismos na forma vegetativa. Neste processo no h remoo ou destruio de esporos. Esterilizao - a completa destruio de todas as formas de vida dos microorganismos, incluindo-se os esporos.

Desinfeco

profissional

deve

optar

por

desinfetante,

levando

em

considerao; razovel; no deve ser nocivo ao material em que aplicado; no deve ser nocivo pele humana; deve ser estvel, em soluo. deve matar os germes patognicos, dentro de um tempo

O profissional dever seguir as instrues de uso de fabricante, desprezando o produto aps o uso. Verificar se o produto voltil e tampar corretamente o recipiente.

Desinfeco por agentes qumicos


lcool 70 - Isoproplico ou Etlico Indicado para desinfetar materiais metlicos. Aps a limpeza, submergir o material metlico em recipiente de vidro com tampa por 15 minutos. Remov-lo, passar em gua destilada, secar e utiliz-lo.

Compostos Clorados - Hipoclorito de Sdio a 1% Indicado para desinfetar superfcies fixas (cho, paredes, mveis no metlicos) e materiais no metlicos e esponjosos. Limpeza do material - colocar o material submerso ao hipoclorito em vasilhame de vidro ou porcelana aberto por 15 minutos, enxaguar com gua destilada e secar. Em superfcies fixas, limpar e aplicar diludo 1 por 100 com pano limpo, no remover.

Formaldedo Indicado para desinfetar em 30 minutos ou esterilizar em 24 horas (matando os esporos), materiais no porosos. No indicado para pincis, algodo, gazes, chamex, esponjas. Por sua toxidade cuidado na manipulao, evitando sua inalao. Material limpo e seco, utilizar vasilhame metlico com tampa e lacr-lo. Aps a sua desinfeco (30 minutos) ou a sua esterilizao (24 horas).

Quaternrio de Amnio Os Quaternrios de amnio so utilizados para desinfeco de materiais como lenis, roupes, toalhas, faixas tipo atadura, malhas tubulares. Aps a limpeza destes materiais, colocar durante dez minutos diludo com gua e enxaguar com gua morna e secar.

Glutaraldedo Agente qumico inorgnico utilizado para desinfetar em 30 minutos ou esterilizar em 10 horas, materiais como acrlico, metal, borracha, vidro. No utiliz-lo em material esponjoso ou tecidos. Proceder sempre com a limpeza do material e submergi-lo no glutaraldedo preparado conforme as normas do fabricante, no tempo indicado. Enxaguar o material em gua filtrada ou destilada e secar.

Fervura dos materiais A fervura, tanto em panelas de presso ou comuns, aps a limpeza dos materiais, destri alguns processos patognicos, com exceo dos esporos (so os precursores de fungos e algumas bactrias resistentes) e nem o vrus da hepatite B. Portanto este processo parcialmente desinfetante, no sendo indicado para materiais

esponjosos, borrachas e acrlicos.

Mtodos Fsicos de Desinfeco e Esterilizao

Germicida U.V.

uma camada (local onde ser colocado o material para ser desinfetado), comprimento com de lmpada onda que gera de radiao ultravioleta, de com

abaixo

280nm

(nanmetros),

propriedades germicidas. A irradiao ultravioleta, com o comprimento de onda inferior a 280nm, provoca a dissociao e recombinao das molculas de oxignio da camada, formando o gs oznio com efeitos bactericidas para bactrias anaerbias, bacterios-ttico para bactrias aerbias e fungicida. Materiais como placas de borracha, chamex, esponjas, podem ser colocados no germicida sem estragar, sempre o material limpo e seco. Expor o material por 30 minutos.

Autoclave ou Calor mido ou Vapor a Presso O calor por si mesmo bactericida e esta ao pode aumentar, por meio da umidade. O vapor no esterilizante, mas a presso, maior que a atmosfrica, vital para a destruio dos micrbios pelo calor. O vapor utilizado numa presso de 15 a 17 libras, por polegada quadrada, na temperatura de 123a C, durante 30 minutos. O material, antes de ser autoclavado, dever ser lavado, limpo e empacotado. Os materiais tipo acrlico, borracha, pincis, chamex, alguns tipos de vidros, no devem ser autoclavados pois deformam, e no caso dos vidros

trincam. O autoclave considerado um dos mtodos mais eficazes de esterilizao, indicao para clnicas de mdio e grande porte e materiais hospitalares.

Forno Pasteur ou Calor Seco ou Ar Quente. O calor seco uma forma de ar quente, um procedimento lento que necessita de temperaturas mais altas, por ausncia da umidade, sendo que os micrbios so destrudos mais lentamente ao absorverem o calor. Para conseguir uma esterilizao eficaz, a temperatura utilizada de 171. C, por hora. Antes, o material deve ser lavado, limpo e empacotado. Este mtodo pode ser utilizado em materiais de vidro, em material que no desarma. O calor seco protege o instrumental delicado com pontas, que ser danificado com o calor mido. No deve ser utilizado para materiais de acrlico, borracha, chamex, pincis e tecido. O forno Pasteur utilizado em centros de esttica de pequeno e mdio porte, consultrios dentrios e consultrios mdicos.

F ic h a d e A n a m n e s e
A ficha de anamnese composta de todos os dados da cliente, alteraes fisiolgicas, medicaes utilizadas, hbitos alimentares, cosmticos utilizados, visitas feitas ao mdico ou ao fisioterapeuta e dever ser assinada pela cliente, para o profissional ter certeza que nenhum dado foi esquecido.

Nome; Idade; Nacionalidade; Endereo; Telefone; Apresenta alguma alterao:

_ _ _ _ _ _

sistema neurolgico - tipo disritmia cerebral, epilepsia, acidente vascular cerebral e outros; _

sistema cardiovascular - enfarto, prolapso de vlvula mitral e outros; sistema pulmonar - bronquite asmtica, enfisema pulmonar; _ _

tabagista? - se afirmativo, quantos cigarros, ou outros, fuma por dia; _

sistema vascular - varizes, varicoses, trombose, flebite e outros;_ sistema digestivo - hrnia no esfago, lcera ou gastrite no estmago ou duodeno, constipao ou obstipao intestinal; _

ginecolgico - ovrio policstico, tero com endometriose e outros; quantas gestaes, tipos de parto, j fez laqueadura?_

otorrinolaringologia - perda da acuidade auditiva, rinite ou sinusite, afeces na boca, tipo afta e outros; endocrinologia - alguma disfuno hormonal; urologia - disfuno renal, incontinncia urinaria e outros; _ _ _

etilista (bebe) - hbito dirio, tipo de bebida e quantos copos por dia; est fazendo alguma dieta orientada (por _ quem? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

endocrinologista, nutricionista ou por conta prpria); fez alguma cirurgia de pequeno, mdio ou grande porte; tem hbitos esportivos, qual a Freqncia; existe alguma doena hereditria, quais; toma alguma medicao; tem algum pino ou placa metlica no corpo; utiliza marca-passo; apresenta algum problema de coluna ou postura!; qual a ltima vez que foi ao mdico e porqu; apresenta alergia a produtos, cheiro ou outros; toma medicao homeoptica ou antroposfica.

Nestes casos, o cliente no deve entrar em contato com produtos a base de cnfora ou mentol, pois eliminam o efeito das medicaes. Observaes _ _

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Assinatura da cliente. _______________________________________________________________

A cliente dever despir-se, ficando com peas ntimas, para que o profissional avalie seu corpo. 1- Com a cliente de p, avaliar sua postura 2- Pedir para a cliente contrair a musculatura da perna e coxa e avaliar a ptose tissular. 3Pedir para a cliente contrair a musculatura do glteo e

avaliar a ptose tissular. 4- Solicitar a cliente relaxar a musculatura do reto abdominal e verificar o tnus da musculatura (se apresenta diastase dos retos abdominais e se apresenta avental abdominal). 5- Deitar a cliente e iniciar a perimetria. 6- Aps a perimetria, orientar o tratamento que dever ser feito, fechando contrato de 4 a 6 meses, de acordo com as alteraes. O tratamento dever ser feito 3 vezes por semana, com mnimo de 20 aplicaes, pois para obter resultado esttico adequado, deve ocorrer condicionamento fisiolgico.

Perimetria
utilizada para que haja parmetros dos resultados obtidos nos tratamentos corporais. O material necessrio a fita mtrica de material plstico, pois a de pano esgara facilmente e altera as medidas. As medidas da cliente sero tomadas no incio do tratamento e a cada cinco sesses, para avaliao dos resultados do tratamento. A cliente dever estar deitada em decbito dorsal. Para medir a coxa, utilizaremos como ponto de referncia a proeminncia (salincia) do osso da tbia, localizado logo abaixo da pateia (joelho). Fixar a fita na regio proeminente e levar no sentido da parte mediai da coxa, marcando com uma caneta 12, 22, 32 cm e, se a cliente for alta, 42 cm. Utilizar a fita na circunferncia destes pontos para obter as referncias acima do joelho da regio mediai da coxa e regio do culote do cheval.

Para o abdome, utilizar como ponto de referncia a crista liaca. Fixar a fita mtrica e colocar em sentido ascendente para a regio mamaria, marcando com a caneta 5, 10, 15 cm e, se a cliente for alta, 20 cm. Utilizar a fita mtrica na circunferncia destes pontos e teremos as referncias do quadril, cintura caixa torcica.

Para os braos, a cliente estar em p. Passar a fita mtrica na regio axilar, sendo que a cliente dever ficar com os braos voltados para baixo e com a palma da mo voltada para seu corpo. Medir a

circunferncia.

Para os glteos, com a cliente em p, usar como referncia a parte mais proeminente do glteo mximo. Nas referncias de medidas da coxa e do abdome, necessrio que a cliente

esteja em p ou deitada. Existem vrias tcnicas empregadas para a perimetria. Esta uma das mais prticas e confiveis.

C o r r e n t e F a r d ic a o u A lt e r n a d a

Em 1831, Faraday descobriu o fenmeno da induo, surgindo a possibilidade de estimular nervos e msculos com correntes eltricas alternadas. Em esttica, so utilizadas correntes de baixa freqncia, aplicadas em ponto motor ou origem e insero muscular, de acordo com o tipo de contrao isotnica ou isomtrica. Para mencionar os efeitos teraputicos e aplicaes destas correntes, importante abordar os mecanismos fisiolgicos da

musculatura estriada ou esqueltica. O msculo formado por filamentos de actina e miosina. A interao entre os filamentos de actina e miosina ocorre atravs de pequenas pontes, dispostas em intervalos regulares, podendo ser vistas sob forma de projees dos filamentos grossos em direo aos finos, obtendo-se energia para contrao, quando um grupo fosfato separado do ATP. Estas fibras musculares apresentam uma inervao que dependem de uma fibra nervosa comum. Recebe o nome de ponto motor a mioneural (unio do msculo e nervo).0 ponto motor, normalmente, localiza-se no corpo do msculo meia distncia das inseres.

Efeitos Fisiolgicos

A contrao muscular com estimulao eltrica similar contrao voluntria. Melhora o trofismo e, de acordo com a corrente, aumenta o

volume da massa muscular. Auxilia a oxigenao e o intercmbio metablico celular. A contrao e o relaxamento exercem uma ao de

bombeamento sobre os vasos venosos e linfticos, dentro dos msculos e situados prximo a eles. Na regio abdominal, quando estimulados, os retos abdominais produzem, na musculatura visceral, melhora da peristase, favorecendo o seu trnsito intestinal.

Indicaes para Esttica


A profissional trabalha com msculos fracos e no flcidos, ou seja, os msculos da cliente esto com sua funo muscular ntegra, mas com o espessamento da massa muscular diminudo, devido ao sedentarismo ou a dietas hipocalricas, pode provocar ptose tissular. H melhora na estase circulatria, sendo que, em tratamentos anticelulticos, aps a ionizao, beneficia a reabsoro do processo edematoso.

Tipos de Correntes Excitomotoras

Forma isotnica - utilizada em ponto motor do msculo,

melhora seu trofismo sem aumentar o volume da massa muscular e solicita reserva energtica. Forma isomtrica - forma pulsada, utilizada em ponto motor

da musculatura, melhora seu trofismo, aumenta o volume da massa muscular e solicita reserva energtica. isomtrica estticos. Forma isomtrica - com perodos de contrao muscular, que Forma combinada - combinao da isotnica pulsada mais a pulsada, utilizada para manuteno de tratamentos

duram at 8 segundos. E utilizada em origem e insero muscular, melhora o trofismo, aumenta o volume da massa muscular,

promovendo hipertrofia, de forma mais eficiente que a isometria de forma pulsada. Em 1964, o prof. H. Biancini apresentou a forma de isometria prolongada intitulada Eletrocinese, com efeitos reeducacionais e contraes fortes, para produzir movimentos articulares sseos, tendo uma ao de bombeamento que aumenta o retorno venoso e linftico. Se um msculo contrado um nmero de vezes suficiente, vencendo a resistncia de um peso adequado, h o aumento do tamanho das fibras e o msculo se hipertrofia.

Tcnica de Aplicao

Aps a anamnese e escolha da forma de onda adequada para

o tratamento, ligar o aparelho direto na tomada, sem utilizar extenso, verificar se sua chave geral est desligada e os potenciometros zerados.

Verificar se a pele da cliente est ntegra e limpa, sem

cosmticos gordurosos. Caso esteja, proceder limpeza prvia.

Umedecer o chamex em gua filtrada.

Fixar as placas de borracha com o chamex mido e as faixas,

dando tenso adequada para o bom acoplamento, visando beneficiar a passagem da corrente.

As placas devero ser colocadas no ponto motor da

musculatura.

Conecte os fios na placa, ligue a chave geral do aparelho.

Aumente a intensidade dos potenciometros suavemente,

chegando a uma contrao visvel e suportvel para o cliente.

O tempo de aplicao ser de 30 minutos.

Ao

trmino

do

tempo,

zerar

as

intensidades

dos

potenciometros e desligar a chave geral.

Quando aplicamos a forma de onda isomtrica prolongada,

utilizaremos placas de borracha gel no inico, no lugar do chamex, e distribuiremos as placas em origem e insero muscular.

Para utilizar isometria prolongada necessrio: acomodar a corrente na musculatura da cliente, utilizando inicialmente a isometria pulsada por 5 minutos; aps a isometria pulsada, utilizar a isometria prolongada por 20 minutos, iniciando seu tempo de durao para clientes de vida sedentria por 4 segundos e, a cada 5 sesses, aumentar meio segundo a mais; aps os 20 minutos da isometria prolongada, utilizar a isotonia pulsada, por 5 minutos, para diminuir a tenso promovida pela isometria prolongada. Por apresentar forma de onda muito intensa, no pode ser utilizada com recursos maiores de 8 placas.

Contra-indicaes

- Cardiopatias congestivas; - Portadores de marca-passo; - Patologias Circulatrias, como flebite, embolias, tromboflebites, varizes; - Gestantes em qualquer idade gestacional; - Hiper e hipotensos descompensados; - Processos infecciosos e inflamatrios;

- Pinos ou placas metlicas no corpo, prteses extensas e espessas na regio a ser aplicada a corrente; - Clientes portadores de neoplasia, s com autorizao mdica por escrito; - Renais crnicos que fazem CAPD e dilise peritonial; Patologias pulmonares descompensadas como enfisema

pulmonar; - Epilepsia mal maior ou grande mal ou quando o neuro contraindicar; - Qualquer contra-indicao que o mdico especifique. - Regies com dermatites e dermatoses.

Este livro foi digitalizado e distribudo GRATUITAMENTE pela equipe Digital Source com a inteno de facilitar o acesso ao conhecimento a quem no pode pagar e tambm proporcionar aos Deficientes Visuais a oportunidade de conhecerem novas obras. Se quiser outros ttulos nos procure http://groups.google.com/group/Viciados_em_Livros, ser um prazer receb-lo em nosso grupo.

Correntes

Fardica

Seqencial

para

Drenagem Linftica

Para abordarmos a utilizao da corrente fardica Seqencial, para efeito de drenagem veno linftico, utilizada em tratamentos de estases circulatrias, fibroedema e mesoterapia, vamos recordar sobre a circulao sistmica e linftica. A circulao sistmica ou grande circulao formada por vasos sangneos e conectado ao corao em um sistema fechado,

impulsionando uma mdia de 6.000 litros de sangue por dia. O sangue arterial sai pela artria aorta com uma presso inicial de 120 mm/ hg, em toda sua composio (gases, protenas, resduos metablicos, hemcias, leuccitos, plasma, elementos defensivos e outros) principalmente oxignio, protenas e nutrientes. A presso inicial de chegada nos tecidos de 80 mm/ hg, medida que distancia, essa presso tambm diminui, principalmente em arterolas. Nossos rgos apresentam uma presso de 50 mm/hg, sendo menor que a chegada do sangue arterial, aumentando seu volume. Para o sistema venoso, so levadas as substncias que estavam nos tecidos, levando para o corao o dixido de carbono e dejetos da metabolizao celular e a composio sangnea. A presso inicial do sistema venoso de 60 mm/hg e o sangue venoso chega ao corao com presso de 5 mm/hg. Ento, observamos que o sistema venoso necessita de um sistema auxiliar para captar o excedente, e este sistema o linftico. O sistema linftico um sistema unidirecional, que se origina nos espaos

dos tecidos do corpo, atravs de pr-coletores, apresentando um sistema de vasos inteiramente separados. Os capilares linfticos iniciam por um fundo cego. Os vasos linfticos diferem dos capilares linfticos, apresentando vlvulas que permitem a linfa fluir para uma nica direo. A linfa tem composio semelhante ao plasma sangneo. Geralmente, um liquido claro e cristalino, mas nos intestinos torna-se leitoso, devido presena de gotculas de gordura, coletados da digesto alimentar chamado de quilo. Os linfonodos ou gnglios linfticos so pequenos corpos ovais encontrados, em intervalos, no trajeto dos vasos linfticos. Eles filtram a linfa, armazenam clulas de memria e

multiplicam anticorpos. Os rgos que fabricam os linfcitos so timo, bao e medula ssea. Os vasos linfticos se dirigem para a cavidade torcica, convergindo no dueto torcico, que levam para o sistema venoso. O sistema linftico auxilia na absoro do lquido do espao intersticial, permite a entrada de protenas de peso molecular alto para seu reaproveilamento, auxilia no sistema de imunidade do organismo, combatendo processos virais.

Os fatores que determinam o movimento da linfa so:


contraes musculares voluntrias; pulsao das artrias vizinhas; contrao muscular visceral; movimentos respiratrios; fora da gravidade.

A presso inicial da linfa dentro do vaso linftico de 1 a 3 mm/hg, aumentando a partir dos mecanismos que anteriormente citamos. As tcnicas de drenagem linftica manual, utilizadas em medicina esttica, esttica e fisioterapia so aplicadas de forma

proximal-distal, ou seja, os movimentos iniciam prximo aos gnglios da regio manipulada para a regio distante, independente da linha seguida tipo Vodder, Frederic Vinas, Alain Ganncia e outros. As manobras iniciam sempre em decbito dorsal, com os membros inferiores elevados em um ngulo de 15 graus, em relao ao eixo corporal. Ao trmino das manobras em decbito dorsal, solicitar a mudana de decbito para o ventral, deixando o eixo corporal do cliente nivelado.

O aparelho de drenagem linftica de corrente fardica seqencial repetitiva e tambm utilizado de forma proximal-distal. As placas so colocadas acompanhando os vasos linfticos da regio e utilizado o retorno comum do coto umbilical para baixo na regio inguinal e do coto umbilical para cima, na regio axilar. O equipamento de drenagem linftica apresenta duas formas de corrente fardica seqencial: aguda e ampla. A Seqencial aguda utilizada para o sistema linftico perifrico e a seqencial ampla para o sistema linftico profundo.

As indicaes do aparelho de drenagem linftica so:

trabalho

regional

para

estase

circulatria,

sem

comprometimento patognico e infeccioso;

auxilia na reabsoro dos lquidos no espao intersticial; beneficia a eliminao dos dejetos da metabolizao celular,

diminuindo a fibrose tissular; promove analgesia em regies com celulite dolorosa; ps-cirrgico, a partir de 30 a 45 dias para eliminao dos

edemas e hematomas;

O tempo de utilizao do equipamento de 20 minutos. Primeiro, utilizando a drenagem linftica perifrica por 10 minutos e, em seguida, utilizar a drenagem linftica profunda por 10 minutos. Caso a profissional faa a drenagem linftica manual, que atua como drenagem perifrica, utilizar o equipamento para drenagem linftica profunda, por 15 minutos.

Tcnica de Aplicao

A pele da cliente dever estar limpa. Se foi aplicado algum

cosmtico, anteriormente, com leo mineral na sua composio, retirar o produto da pele. corpo. Prender as placas com o chamex com as faixas e conectar os Umedecer o chamex com gua filtrada. Distribuir as placas (12 no total), sendo 6 para cada lado do

fios, utilizando a ordem de suas cores para que haja seqncia proximal-distal. A ordem das cores so: preto, no retorno comum (regio inguinal ou regio axilar), verde, amarelo, laranja, vermelho, e marrom.

Contra-indicaes
Cardacos que utilizem marca-passo ou com cardiopatias

congestivas; Patologias Circulatrias, descompensadas; Gestantes em qualquer idade gestacional; Hiper e hipotensos descompensados; Processos infecciosos e inflamatrios; Pinos ou placas metlicas no corpo, prteses extensas e

espessas na regio a ser aplicado o aparelho; Clientes portadores de neoplasia; Renais crnicos; Patologias Pulmonares descompensadas; Epilepsia mal maior; Hipertiriodismo; Patologia do baixo ventre (tero, ovrios).

C o r r e n t e G a lv n ic a

Em 1780, Alexandro Volta descobriu a pilha eltrica, surgindo a corrente galvnica ou contnua. No final do sculo XIX, a medicina fsica comeou a utilizar a corrente galvnica ou contnua para introduo de medicamentos, tratando processos inflamatrios e reumticos, como solues de sulfato de magnsio nas bursites; histamina nas afeces reumticas crnicas e outros. Na esttica, no incio da terceira dcada do sculo XX, comeouse a utilizar a ionoforese ou iontoforese para mobilizao de ons de ao cosmtica, chamada ionizao cosmeto-dinmica. A corrente galvnica ou contnua uma corrente unidirecional, utilizada em baixa voltagem e baixa amperagem.

Por ser unidirecional definida do plo positivo para o negativo, ou mudando o servo comando do negativo para o positivo, lhe assegura o poder de promover a migrao e o transporte de ons.

Efeitos polares e interpolares da corrente:


Efeitos polares, a corrente galvnica ou contnua apresenta caracterstica de definio do plo positivo (nodo) e plo negativo (ctodo). - o plo positivo (nodo) produz reao cida, liberando oxignio, ao vasoconstritora e efeito sedativo (superficial), repelindo ons positivos. Pode ocorrer com corrente excessiva, queimadura cida e de destruio tissular. - o plo negativo (ctodo) produz reao alcalina, liberando hidrognio, tem ao vasodilatao e excitao nervosa local, repelindo ons negativos. Pode ocorrer com corrente excessiva, queimadura alcalina e reao de liquefao. Efeitos interpolares, a corrente contnua promove hiperemia local, permitindo a melhor reabsoro dos lquidos em xtase, diminuindo o edema. O efeito trmico local ocorre em funo de que a corrente deve vencer a resistncia do tecido, aumentando de 2 a 3 graus centgrados, produzindo aumento de fluxo sangneo, melhorando o trofismo e aliviando as sensaes dolorosas.

Indicao da Ionizao
A ionizao utilizada em esttica nos tratamentos de celulite e adiposidade trgida, substituindo a ao da mesoterapia que s pode ser aplicada por mdicos.

uma tcnica eficaz, j comprovada em medicina fsica,

utilizando produtos hidrossolveis. Substncias ionizveis;

Tanto em medicina fsica como em fisioterapia, na esttica nos s utilizaremos substncias hidrossolveis, a base de princpios vegetais ou animais, solveis em gua bidestilada e deionizada. PORTANTO, IONIZVEIS. GEL, POMADAS E EMULSES NO SO

Sais minerais so utilizados para melhorar a constituio das fibras elsticas. Nas algas marinhas, o princpio ativo mais importante o iodo, o qual estimula o catabolismo da gordura. Clientes hipertiroideias no podem utilizar. Hera tem ao anti inflamatria e analgsica. Alcachofra tem efeito diurtico e auxilia no metabolismo do colesterol. A hialuronidase, auxilia a despolimerizao do ndulo celultico, melhorando a circulao local e reabsoro de edemas. O cido condroitin sulfrico (thiomucase) tem a mesma funo da hialuronidase.

Tcnicas de ionizao

Localizada com placas; Em grande superfcie corporal com tiras de silicone condutor.

A tcnica com placas a tcnica convencional de ionizao

corporal.

As placas so de borracha condutora, no utilizando o metal para a conduo da corrente, e o chamex 2 cm, maior que as placas de borracha, para que a borracha no entre em contato com o corpo da cliente ocorra queimadura. Para maior segurana na aplicao, colocar antes do chamex, gaze embebida com a soluo ionizvel para isolar melhor a pele. O chamex dever ser lavado a cada aplicao, visto que ionizao penetrao e se a cliente anterior apresentar processos micticos poder passar para outra cliente. A gaze dever ser desprezada a cada aplicao.

Existem quatro tcnicas de ionizao:


1- Tcnica coplanar de oposio - mais indicada para os membros inferiores e superiores, pela forma de migrao da corrente.

2- Tcnica coplanar paralela - pode ser utilizada em regio abdominal, gltea e regio dorsal.

3- Tcnica coplanar transversa - utilizada em regio abdominal e gltea.

4- Tcnica coplanar longitudinal - utilizada em regio dorsal.

Na ionizao, utilizamos as placas com a enzima em cima do problema e a placa com a gua destilada em uma das tcnicas acima expostas. No utilizado em ponto motor da musculatura e nem origem e insero muscular.

O tempo de aplicao com placas fixas de 20 a 30 minutos e a miliamperagem ser de 1 a 2 miliampres.

Ionizao de grande superfcie ou galvanizao


a tcnica com silicone condutor, em grande superfcie corporal e com menor risco de queimadura. A cliente ser enfaixada com faixa tipo atadura no elstica, embebidas com produto hidrossolvel, e enrolada com as tiras de silicone condutor nos membros inferiores e abdome. Na colocao das faixas tipo atadura, importante que as faixas dos membros inferiores no entrem em contato com as do abdome, pois fechar o circuito do corrente contnua. So trs tiras de silicone condutor, sendo duas de trs metros, para membros inferiores, e uma de quatro metros para regio abdominal.

O tempo adequado para a ionizao de grande superfcie de 30 minutos e a miliamperagem a ser aplicada de 3 miliampres.

Regra de Polaridade

Quando a enzima de polaridade positiva (quem informa a polaridade e a composio do produto ionizvel o fabricante do cosmtico), coloque na placa, ligada ao fio vermelho (ou no local em que est passando o silicone condutor), a enzima e na placa ligada ao fio preto, a gua destilada, e coloque a chave do aparelho no normal. Quando a enzima for de polaridade negativa, manter a enzima (negativa) na placa com o fio vermelho e gua destilada na placa com o fio preto, e colocar a chave do aparelho no inverso. Porque o servo comando do aparelho de ionizao quando se inverte a chave para o inverso da corrente, o fio vermelho passa a ser eletronicamente negativo e o fio preto passa a ser eletronicamente positivo.

Procedimentos para ionizao:

antes de iniciar a operao do seu equipamento, verificar se a

chave est na posio desligado; verificar se os potencimetros esto posicionados no nmero

1 da escala. Para a aplicao da tcnica de placas fixas ou silicone condutor as regras so: irritaes; a pele dever esta limpa, sem cosmtico algum, nem a pele da cliente deve estar ntegra, ou seja, sem leses ou

produtos base de cafena que provoquem hiperemia ou resfriamento, pois pode ocorrer queimadura; deve-se aquecer a pele com cobertor trmico a 37,5 graus

celsius ou forno de bier a 45 graus celsius (forno vazado) por 10 minutos; aplicar a tcnica escolhida de ionizao por 20 ou 30

minutos. Aumentar a miliamperagem e observar se a cliente no apresenta sensao de desconforto ou ardor; zerar a miliamperagem, desligar a chave geral e retirar as

placas ou o silicone condutor. A regio dever ficar hiperemiada, esta reao normal, desaparecendo aps 2 a 4 horas, de acordo com o tipo de pele da cliente.

Contra-indicaes

cardacos

portadores

de

marcapasso

ou

cardiopatias

congestivas, ionizada, gestantes em qualquer idade gestacional, processos inflamatrios ou infecciosos, clientes portadores de neoplasia, epilepsia mal maior ou patologias neurolgicas que contra clientes portadores de neoplasia, patologias circulatrias tipo flebite, trombose, renais crnicos, clientes com dermatites ou dermatoses na regio a ser

indiquem aplicao de corrente eltrica.

Corrente Galvnica em Microamperagem

Esta corrente utilizada nos tratamentos de vbices (estrias), na intensidade de 180 a 200 microampres. Os vbices ou estrias so atrofias drmicas adquiridas,

geralmente linear, iniciando com colorao violceo ou avermelhada e com o tempo sua colorao fica branco nacarado (branco com ligeiro tom rosado). Ocorre a perda de elastina, colgeno, plos e cor na regio. As causas mais freqentes so : obesidade, gestao, sndrome

de

cushing,

utilizao

prolongada

de

corticides,

distrbios

nutricionais, infeces agudas, estiro do crescimento.

Tcnica de Aplicao

Demaquiar a regio com sabonete anti-sptico ou emulso de

limpeza. Remover com gua e secar. Aquecer a regio com cobertor trmico ou toalhas mornas por

5 minutos. Ligar o aparelho de corrente galvnica em microamperagem,

calibrando para 180 para as peles mais sensveis e 200 para as peles mais resistentes. Utilizar a agulha de calibre 0,20 com 4 milmetros de

comprimento, j esterilizada e puncturar um milmetro e meio dentro da estria, contando dois segundos. A mo do profissional dever segurar a caneta em um ngulo de 45 graus. Punturar toda a extenso da estria, aplicando a tcnica

durante 40 minutos. minutos. Fazer a massofilaxia com creme base de aminocidos de Aplicar o alta-freqncia na tcnica de fluxao por 5

colgeno e elastina por 8 minutos. Aplicar mscara descongestionante por 10 minutos. Finalizar com creme hidratante com fotoprotetor solar.

Pode intercalar a massofilaxia com ionizao com substncias hidrossolveis, utilizando a corrente galvnica em 0,5 miliampres. A corrente, glynica em microamperagem nas estrias, aumenta a vascularizao local, o nmero de fibroblastos e uma pequena inflamao, que aps a regenerao, causa um pequeno efeito retrtil no tecido. O nmero de aplicaes na mesma estria varia de 8 a 12 vezes, ocorrendo uma melhora de at 40% em alguns casos. Se a cliente quiser aplicar cido, dever faz-lo antes da aplicao da corrente galvnica em microamperagem e aguardar dez dias para comear o tratamento, pois pode ocorrer hiperpigmentao. As contra-indicaes so as mesmas da corrente galvnica, observadas em clientes com tendncia a quelides.

E le t r o lip o fo r e s e o u E le t r o lip lis e

No incio da dcada de 80, na Frana, um grupo de mdicos comeou a utilizar, em medicina esttica, e acupuntura, correntes polarizadas ou mistas, para tratamento de adiposidade, celulite fibrtica e celulite nodular. A tcnica, empregada somente por mdicos com agulhas, causou revoluo nestes tratamentos, sendo que, no incio da dcada de 90, comearam a ser aplicadas as mesmas formas de correntes mistas sem agulhas para profissionais da rea de esttica, fisioterapia e sade, atravs de tiras de silicone condutor, com resultados um pouco mais demorados, porm, satisfatrios.

Mecanismo de ao da eletrolipoforese

Promove o aumento do calor local, obtendo a vasodilatao,

melhorando o sistema circulatrio local, incrementando o intercmbio metablico celular, auxiliando na eliminao de toxinas e degradao de gorduras. Auxilia na permeabilizao da membrana celular pela ao

da corrente polarizada. Atravs de ao sistema neuro-vegetativo simptico libera o

AMP cclico, intra-adipositrio que favorece a transformao da lipase inativa em lipase ativa, responsvel pela degradao dos triglicerdios. Este incremento da atividade celular auxilia na dissociao nodular.

Melhora a nutrio das clulas musculares, auxiliando no

trofismo tissular.

Tcnicas de aplicao
As correntes polarizadas atuam por rea de saturao, ou seja, entre os eletrodos ou agulhas conectadas entre um positivo e negativo. epicutneo - tcnica aplicada com as tiras de silicone

condutor, dando uma distncia de 4 a 5 cm, entre uma tira e outra (positivo e negativo) para a corrente saturar a regio. Esta tcnica pode ser utilizada por fisioterapeutas, enfermeiros e esteticistas. subcutneo - tcnica aplicada com agulhas de 4, 7, 5 e 12

cm, introduzimos nvel de hipoderme, utilizando a distncia de 4 cm. Esta tcnica s pode ser utilizada por mdicos.

Formas das correntes mistas

- A - retangular aguda, utilizada com freqncia de 50 hertz, propicia um efeito galvnico, atuando na dermo-epidrmica, baixando a resistncia extrnseca da pele, proporcionando analgesia.

- B - retangular ampla, utilizada com freqncia de 30 ou 20 hertz, age no tecido drmico, aumentando a circulao local,

beneficiando o intercmbio metablico celular, promovendo uma drenagem perifrica.

- C - trapezoidal aguda, corrente tipo rampa, utilizada com freqncia de 20 ou 30 hertz, de acordo com o tratamento,

proporcionando ressonncia dos elementos celulares, atuando no AMP cclico e na dissociao dos ndulos adiposos, a nvel hipodrmico.

D - trapezoidal ampla; utilizada com freqncia de 5 ou 10

hertz, atua a nvel muscular, melhorando a nutrio das clulas musculares, beneficiando o seu trofismo.

Formas de Aplicaes das Correntes Mistas

Adiposidade localizada-grau 0 1-onda A-freqncia de 50 Hz-tempo 10 minutos. 2-onda B-freqncia de 20 Hz-tempo 5 minutos. 3-onda C-freqncia de 30 Hz-tempo 30 minutos. 4-onda D-freqncia de 50 Hz-tempo 5 minutos.

Celulite grau 1, com pequena fibrose 1-onda A-freqncia de 50 Hz-tempo 10 minutos. 2-onda B-freqncia de 30 Hz-tempo 10 minutos. 3-onda C-freqncia de 30 Hz-tempo 20 minutos. 4-onda D-freqncia de 5 Hz-tempo 10 minutos.

Celulite grau 2, adiposidade trgida e aumento de fibrose 1-onda A-freqncia de 50 Hz-tempo 10 minutos.

2-onda B-freqncia de 20 Hz-tempo 5 minutos. 3-onda C-freqncia de 30 Hz-tempo 20 minutos. 4-onda B-freqncia de 30 Hz-tempo 10 minutos. 5-onda A-freqncia de 50 HZ-tempo 5 minutos.

Estas so algumas opes de tratamentos para celulite e adiposidade trgida, podendo utilizar as mesmas formas de ondas e freqncias com agulhas (aplicao mdica), como com tiras de silicone.

Tcnica de Aplicao

Antes de iniciar o procedimento de operao com o

equipamento, verifique se ele est ligado direto na tomada, observando a voltagem, e se todos os potencimetros de ajuste de intensidade esto zerados. A pele da cliente dever estar limpa e no dever ser feito

nenhum procedimento anterior tipo crioterapia, ou cobertor trmico com solues hiperemiantes. Verificar se no existe leses na pele, efetuar a assepsia nos

locais onde sero colocadas as tiras de silicone ou as agulhas.

Os silicones devero estar com gel no inico de contato, para

acoplamento entre a epiderme e o silicone e aderir com esparadrapo transpore ou micropore. A distncia entre cada par de 4 a 5 cm, para que as

correntes, atuem por rea de saturao. Aps a distribuio dos 12 pares de silicone ou das agulhas,

conectar os cabos atravs das garras tipo jacar, deixando a pelcula preta (isolante) voltada para a pele. Ligar o equipamento, utilizando a programao apropriada

para o tratamento. Ao trmino do programa, zerar os potencimetros de

intensidade e desligar a chave geral.

As agulhas podem ser reutilizadas e esterilizadas para o mesmo cliente por 6 a 8 aplicaes.

As tiras de silicone, aps a aplicao, devem ser limpas com gua e detergente a aplicar com pano mido com mistura de 50% de lcool 70 e 50% de glicerina. O tratamento de eletrolipoforese com tiras de silicone pode ser feito at 3 vezes por semana, e com agulhas 1 vez por semana.

Contra-indicaes
- cardacos portadores de marcapasso e cardiopatias congestivas, - pinos ou placas no corpo, em reas onde a corrente eltrica ser aplicada, gravidez em qualquer idade gestacional, renais crnicos, patologias circulatrias descompensadas, patologias ginecolgicas, tipo fibroma uterino, utilizao de medicamentos, como corticides, progesterona, diurticos, clientes com neoplasia, clientes com dermatites e dermatoses, e qualquer outra

patologia que o mdico contra indique.

U lt r a -s o m

No incio da dcada de 30, comeou a ser utilizado o ultra-som em medicina fsica, reumatologia e ortopedia. A partir da dcada de 50, a ser aplicado em fisioterapia e na dcada de 70, este equipamento era utilizado para tratamentos da celulite.

Energia ultra-snica:
O som se produz por vibraes mecnicos e compresses peridicas, que se propagam com movimento ondulatrio. A partir de 750.000 a 3.000.000 de ciclos, por segundo, as freqncias so utilizadas em medicina esttica. O ultra-som uma energia sonora produzida por oscilaes mecnicas em um corpo, atravs de um cristal.

Parmetros Importantes
A energia ultra-snica do tipo mecnico vibratrio e sua quantificao e aplicao baseiam-se na Freqncia-quanto maior a Freqncia, menor a penetrao. - As freqncias baixas atuam em estruturas profundas. Em fisioterapia e fisiatria, a Freqncia de 1 mhz, para tratamentos de reabilitao (a corrente pode atuar at o peristeo).

- As freqncias altas atuam em estruturas superficiais. Em medicina esttica, a Freqncia de 3 mhz, e de 5 mhz para a capacidade de penetrao de 4 a 5 cm, e de 2 a 3 cm o de 5 mhz. - Emisso - as ondas ultra-snicas podem ser emitidas da forma contnua ou pulsada.

Em medicina esttica, pouco se utiliza a forma contnua, pois produz efeito trmico. Pode ser utilizada antes da mesoterapia, para a permeabilizao do tecido. Na forma pulsada, o efeito trmico menor, potencializando o efeito mecnico, com ao analgsica, anti-inflamatria e

antiedematosa, auxiliando na lise da fibrose do tecido conjuntivo drmico. - Intensidade - ou densidade de potncia, expressa em watts, por cm2.

Iniciar com 0,5w/cm2 e aumentar progressivamente, segundo a resposta. Para o tratamento da celulite, no ultrapassar o valor de 2w/cm2, principalmente na emisso da forma contnua e qualquer referncia de dor por parte da cliente, sendo indicativo de

superdosagem. Tempo de aplicao - no tratamento da celulite, aps a

mesoterapia ou a eletrolipoforese ou ionizao, o tempo de aplicao do ultra-som ser de 3 a 5 minutos, em cada zona, utilizando o tempo total de aplicao de 20 minutos. Produtos utilizados - utilizar gel estril no inico ou gel

potencializado, em contato com a pele para o acoplamento do cabeote. Pomadas, emulses ou cremes no so adequados, devido ao seu veculo diminuir as ondas ultrasnicas.

Efeitos Fisiolgicos do Ultra-som


Mecnico - produz uma micro massagem , aumentando a

permeabilidade das membranas celulares, acelerando o intercmbio de fluidos, favorecendo os processos de difuso e melhorando o

metabolismo celular. Auxilia a liberao de aderncias, pela separao das fibras colgenas.

Trmico

energia

mecnica

absorvida

pelos

tecidos

transforma-se em energia trmica, produzindo efeito de calor local, promovendo ao analgsica, anti-inflamatria e antiespasmdica na zona tratada. Melhora a circulao local e regional, promovendo uma leve hiperemia.

Qumico - atravs dos fatores mecnicos e trmicos, ocorre uma srie de reaes qumicas, como a liberao de substncias

vasodilatadoras, facilitando a disperso dos lquidos e a desagregao de molculas complexas. Estes efeitos mecnicos, trmicos e qumicos promovem uma srie de efeitos teraputicos no tratamento da celulite: melhoram a circulao local, a permeabilidade das membranas, auxiliam na reabsorao de edemas e com efeito anti-inflamatrio, efeito analgsico e de relaxamento muscular, beneficiam a lise da fibrose.

Forma de Aplicao
- Em medicina esttica, o ultra-som aplicado em tcnica direta; no local da aplicao colocamos sobre a pele o gel no inico para servir como meio de acoplamento, para melhorar a difuso de ondas emitidas pelo cabeote do ultra-som. O cabeote dever estar totalmente em contato com a superfcie cutnea, em velocidade mdia, promovendo movimentos circulares ou contnuos e constantes. NUNCA parar com o cabeote na pele, podendo produzir leses no tecido.

Contra-indicaes

Cardacos

portadores

de

marcapasso

cardiopatias

congestivas, tecidos especializados, tais como: olhos, ovrios, testculos,

ouvidos, gestantes em qualquer idade gestacional, clientes portadores de neoplasia, prteses extensas e espessas na rea da aplicao do ultra-

som, em epfeses sseas de adolescentes, patologias circulatrias, como trombose, flebite, varizes, evitar regio cardaca e gnglios simpticos, processos inflamatrios articulares supurativos, clientes com coagulopatias e hemorragias recentes, qualquer outra contra-indicao que o mdico especifique.

O ultra-som um equipamento que tem de ser utilizado com a superviso do mdico ou fsioterapeuta responsvel pelo centro de esttica.

D ia te rm ia C a p a c itiv a p o r O n d a s L o n g a s

Aparelho gerador de corrente alternada de alta-freqncia com baixa tenso e intensidade alta, cujo efeito principal gerar um incremento da temperatura da regio tratada, utilizado desde o incio do sculo XX. So ondas eletromagnticas na faixa de 1 a 10 mhz, aplicadas na regio atravs de um eletrodo tipo schliephacke (transdutor com isolao exercendo ao trmica em profundidade). A palavra diatermia significa gerar calor atravs de. A corrente do aparelho de diatermia chega parte metlica do eletrodo de aplicao que se comporta como uma lmina do condensador e transmite ao organismo de forma capacitiva. O cristal que se interpe atua como um isolante. A outra lmina deste condensador o organismo. O eletrodo indiferente o bastonete metlico em contato direto com a pele (na mo da cliente para que a corrente circule por conduo). utilizado na esttica para tratamentos de celulite, com cremes potencializados com princpios ativos tais como: sais minerais, tiomucase, centelha asitica, algas marinhas e outros, sendo que, na composio dos cremes, no contm leo mineral. Aplicado tambm aps a massofilaxia, massagem anti-estresse e para tratamentos faciais e nutrio de tecidos flcidos.

Efeitos fisiolgicos
Promove hiperemia superficial discreta, tendo aumento de

vascularizao profunda mais intensa. Aumenta as reaes metablicas e acelera os intercmbios

bioqumicos causando efeito trfico. Anti-inflamatrio, devido ao aumento dos elementos qumicos

anti-inflamatrios e de clulas de defesa. Produz relaxamento nas fibras musculares, causando efeito

anti-espasmdico. Atua diretamente sobre as fibras nervosas, causando

analgesia e diminuindo a dor. Auxilia na penetrao atravs da via transanexial da pele de

produtos em forma de creme potencializados que no contenham leo mineral, pela melhora da permeabilidade cutnea.

Tcnica de Aplicao
A diatermia aplicada aps a ionizao ou eletrolipoforese ou

tratamentos hipertermoterpicos. Como a pele est limpa, colocar o creme em quantidade que

favorea a adequao do eletrodo e bom deslizamento. tomada. Dar para a cliente o bastonete para segurar e pedir para Verificar a voltagem da regio e ligar o aparelho direto na

retirar anis. Ligar a chave geral e programar o tempo que dever ser de 5

minutos, para reas pequenas, e de 10 minutos, para reas maiores. Acionar o timer e colocar o eletrodo em contato com o creme e

a pele da cliente, utilizando a intensidade entre 6 a 8, para reas mais espessas, e 4 a 7, para reas menos espessas.

A temperatura deve ser suportvel para a cliente, sem

promover desconforto. Exercer presso suave com o eletrodo, aplicando em

movimentos lentos e progressivos, em pequenos crculos, no parando com eletrodo na pele. Ao trmino do tempo, o timer dar o alarme sonoro e

desligar a funo do equipamento. Retirar o cabeote do contato do corpo da cliente, zerar a

intensidade e desligar a chave geral. A diatermia por ondas longas pode ser utilizada por profissionais da rea de esttica sem superviso mdica e de outros profissionais da rea de sade.

Contra-indicaes
cardiopatias descompensadas e utilizao de marcapasso; hipertenso ou hipotenso descompensada; renais crnicos; neoplasias em geral; processos infecciosos e inflamatrios graves; transtornos circulatrios, flebite, trombose, varizes; implantes de prteses metlicas na regio a ser aplicada a

corrente; dermatites e dermatoses e solues de continuidade; qualquer contra-indicao que o mdico especifique.

E n d o te rm ia

Equipamento

eletro

pneumtico

dotado

de

uma

unidade

geradora de vcuo, exercendo uma presso de at 500mBar, tendo sua regulagem de acionamento comandada por um sistema de vlvula solenoide e um pedal de comando do operador. Sua indicao promover o massageamento semelhante ao movimento bidigital, sem promover algia.

Efeitos Fisiolgicos
Diminuio do transtorno circulatrio: o tecido celultico

tem como uma de suas caractersticas, alterao na circulao local, que com diminuio de oxigenao tissular e de drenagem de substncias desfavorveis ao funcionamento de tecido. Dada a presso negativa, a endodermia promover movimento ativo ao tecido,

desencadeando uma vasodilatao secundria trao exercida no tecido. Atenuao da fibrose: a trao do tecido promovida pela

aspirao, somada ao movimento concntrico dos roletes situados nas unidades de massocompresso, exercem uma fora mecnica para atenuar a fibrose tissular. Auxilio na drenagem tissular: utilizar no sentido distai

proximal, simulando o fluxo linftico. A endotermia deve ser aplicado aps os tratamentos de hipertermia, cobertor trmico, saunas, eletrolipoforese, massofilaxia

drenante. Utilizar no corpo da cliente creme ou gel (sem cnfora ou mentol) ou leo essencial misturado com leo veicular, para que o massocompressor possa deslizar, em massagem ascendente, regulando a presso mdia.

Sua aplicao melhora as condies metablicas da regio, diminue a fibrose tissular e promove uma hiperemia local. O tempo de aplicao ser de 15 a 20 minutos total utilizando as coxas, glteos e abdome. Sua indicao para tratamentos de adiposidade trgida, pouca ptose tissular e fibroedema de 1. e 2. grau.

Contra-indicaes
transtornos vasculares como flebite, trombose, varizes e

muita fragilidade capilar; solues de continuidade, dermatites e dermatoses; neoplasias e tumores; renais crnicos; cardiopatias congestivas; hiper ou hipotenso descompensada; ptose tissular de 3a grau;

abdominal; -

gestantes em qualquer idade gestacional na regio

qualquer contra indicao que o mdico especifique.

H id ro m a s s a g e m

Definio - a massagem produzida por corrente de gua. A utilizao da gua para tratamento de enfermidades to antigo quanto a histria do homem. Em pases europeus e asiticos, a balneoterapia, que tratamento feito com gua do mar e guas carbonadas e sulfurosas, muito utilizada para doenas reumticas de pele, doenas sexuais e outros. No Brasil, existem regies com guas sulfurosas e outros, para tratamentos de vrias doenas. Em esttica, utilizamos a hidromassagem, que uma banheira fabricada em fibra de vidro, acrlico ou pvc, dotada de uma bomba de gua para fazer a circulao da gua em um circuito fechado.

Esta banheira possui sistema de aerao que so os difusores de 4 a 8 sadas, que fazem uma presso da gua em contato com o corpo, promovendo uma massagem.

Os efeitos fisiolgicos so:


funo tnica circulatria, aliviando a fadiga; proporciona a diminuio da tenso nervosa; intensifica o metabolismo celular; auxilia na drenagem de toxinas e estimula as glndulas

sebceas e sudorparas; - auxilia na fixao e melhora de introduo na pele por osmose de elementos ativos utilizados na gua; diminui a carga eletrosttica do corpo.

Substncias Utilizadas na Hidromassagem


So utilizados na hidro: sais aromticos, leos essenciais, produtos hidros-solveis, gel enzimatico, produtos de talassoterapia, algas marinhas liofilizadas e sais minerais. No podem ser utilizados produtos que deixem resduos, pois as banheiras utilizadas no possuem filtro no sistema de aerao, entrando no motor e queimando-

o. Estes produtos auxiliam no tratamento esttico de

desintoxicao, celulite, problemas circulatrios leves e preparo para o dia da noiva. A temperatura da gua dever ser neutra, de 33 a 362C, que a temperatura igual pele humana, sendo que a temperatura da pele do homem de 32aC e da mulher de 30SC, indicao para pele saudvel. Para clientes que apresentam transtornos circulatrios

moderados, importante esvaziar a banheira antes de sair de dentro dela, para que no ocorra colapso circulatrio. Como a hidro diminui a carga eletrosttica do corpo, importante ficar, no mximo, 10 minutos com o motor ligado, para no causar sonolncia ou at desmaio.

Tcnicas de Utilizao
Fazer gomage corporal no corpo da cliente e solicitar que ela

tome uma ducha rpida; difusores; Colocar na gua da banheira o produto indicado, para o Encher a banheira com gua, 2 cm acima do nvel dos

procedimento; - Observar a temperatura da gua de 36SC; - A cliente ficar submersa, com a cabea para fora; - Ligar o motor da banheira de hidromassagem por 10 minutos; - Ao trmino do tempo, desligar o motor, esvaziar a banheira e a cliente sair; corporal. Encaminhar a cliente ao descanso, e fazer a massofilaxia

Contra-indicaes

cardiopatias descompensadas;

- patologias circulatrias descompensadas; pulmonar; - hiper e hipotenso descompensada; dermatites e dermatoses e regies com soluo de alteraes pulmonares descompensadas, tipo enfisema

continuidade; gestantes de alto risco; somente duas horas aps as refeies; qualquer contra-indicao que o mdico especifique.

T e rm o te ra p ia

Os

processos

termoterpicos

promovem

aumento

de

temperatura local, causam vasodilatao, aumentam a sudorese, incrementam o metabolismo celular a auxiliam na eliminao de toxinas. Dentro dos procedimentos termoterpicos, utilizamos o forno de bier, cobertor trmico, sauna finlandesa e banho turco.

FORNO DE BIER
E uma cabine em forma de tnel, de tamanho varivel, apropriado para fornecer calor em um segmento corporal, controlado por um termostato alternado (via rede), que leva a temperatura at 110 graus centgrados. O termostato tem como funo controlar a temperatura pr determinada. A tendncia do calor com resistncia de baixo para cima. Muito utilizado em fisioterapia, para tratamentos de tenso muscular e algumas algias, na esttica, tem sido diminuda sua aplicao, pois para utiliz-lo, necessrio ter um fisioterapeuta responsvel em seu centro de esttica. A indicao no tratamento esttico para clientes que

apresentem pouca ptose tissular e adiposidade trgida. Sua aplicao conjugada com creme parafinado nas regies do abdome e coxa, ocluindo com plstico, cobrindo com toalha seca, para que ocorra liberao do lquido do espao intersticial e agregao de

clulas adiposas. O creme parafinado base de petrolato e no penetra na pele, tem ao de reter calor e ocluir o tecido. A temperatura utilizada de 90C, mas, mesmo utilizando cobertores para vedar as laterais do forno, ocorre uma perda de calor, mantendo a temperatura interna no forno de 522C.

Efeitos Fisiolgicos
Aumenta a temperatura local, melhora a circulao sangnea, promove sudorese intensa, auxilia na eliminao de toxinas e na agregao de clulas adiposas. Diminui a tenso muscular e, na musculatura lisa, alivia elicas grastrointestinais e reduz elicas menstruais. Em clientes com hipotenso fisiolgica, necessrio utilizar um travesseiro pequeno sob a cabea e uma toalha mida, em temperatura ambiente, na regio frontal, se no apresentar sensao de sonolncia.

Tcnica de Utilizao
limpar a regio com produto de limpeza adequado, verificar

se no h leso na pele; aplicar o creme parafinado, fazendo massagem superficial

ascendente, em toda a extenso da coxa e abdome; envolver a regio com o creme com plstico, colocar toalha

seca por cima; colocar o forno de bier, verificando se as laterais com as

resistncias no entram em contato com o corpo da cliente. controlar o termostato para 902C e colocar sobre o forno de

bier um cobertor para vedar as laterais;

o tempo de ao do forno de bier ser de 30 minutos,

observando se a cliente suporta a sensao do calor; aps os 30 minutos, desligar o forno, retirar o cobertor, o

forno, a toalha, o plstico e remover o creme parafinado; aplicar toalhas frias na regio, fazendo massagens

ascendentes e circulares, causando choque trmico rpido de 2 minutos; aplicar exerccio isomtricos, massofilaxia localizada com

creme nutritivo e utilizar corrente fardica de forma isotnica, por 30 minutos. importante no deixar ar condicionado ou ventiladores ligados, sob risco de ocorrer paralisia facial.

Contra-indicaes
cardiopatias congestivas; hipotenso e hipertenso descompensada; processos inflamatrios e infecciosos; neoplasia e processos tumorais; transtornos circulatrios, varizes, trombose, flebite; patologias pulmonares descompensadas; dermatites e soluo de continuidade;

congesto; -

somente trs horas aps as refeies, podendo ocorrer

gestantes em qualquer idade gestacional; perodos com fluxo menstrual intenso; qualquer contra-indicao que o mdico especifique.

COBERTOR TRMICO

um circuito controlador de tenso e corrente tendo sua sada acoplada em uma resistncia, produzindo aquecimento a cada instante que a corrente for variada. Possui termostato que, aps atingir a temperatura desejada, liga e desliga automaticamente. Sua funo a transformao da corrente eltrica, em forma de trabalho (joule), em funo do tempo, atravs do termostato. Atualmente muito utilizado em esttica, pois no necessita a superviso de profissionais da rea de sade para aplic-lo. Sua aplicao feita com cremes parafinados, cataplasma de algas, na ionizao corporal e tratamentos de hidratao corporal.

Tcnicas de Aplicao

Com cremes parafinados - aplicar o creme parafinado na pele limpa, envolver com filme plstico a regio, colocar a cliente no cobertor

e fechar o velcro nas laterais. Colocar a temperatura de 50aC, por 30 minutos. Ao trmino, retirar o cobertor, o filme plstico, remover o creme, aplicar toalhas frias para o choque trmico rpido de 2 minutos. Aplicar exerccios isomtricos, massofilaxia localizada e estimulao de forma isotonica, por 30 minutos. Cataplasma de algas ou fango - aplicar com pincel o cataplasma de algas ou fango na pele limpa, envolver com filme plstico, colocar a cliente no cobertor e fechar o velcro nas laterais. Colocar a temperatura de 40C, por 20 minutos. Ao trmino, proceder da forma anterior. O cataplasma de algas e o fango auxiliam no tratamento de desintoxicao e celulite, pois contm sais minerais e iodo. Na ionizao, so colocadas as placas ou a ionizao de grande superfcie, envolver a cliente com plstico para que o cir do cobertor no absorva lquido. Colocar a cliente no cobertor trmico, fechar com velcro e utilizar a temperatura de 37,5.C, para ocorrer um leve aquecimento, sem que ocorra a sudorese, por 30 minutos. As contra-indicaes so as mesmas do forno de bier, em temperaturas acima de 40.C.

SAUNA FINLANDESA
Originria da Finlndia, um banho quente e seco, sua temperatura de 90.C e a umidade relativa do ar de,

aproximadamente, 15 a 20%. indicada para clima frio e seco. Sendo que, como nosso pas tropical, sua aplicao fica restrita a algumas regies, como Braslia. Existem trs tipos de sauna finlandesa: eltrica, gs e lenha. Na Finlndia, para o acumulador de calor, so utilizadas pedras vulcnicas. No Brasil, as pedras so as dolomitas. As cabines da sauna finlandesa podem ser de 2 x 1,8 m, para 4

a 5 pessoas ou de 2 x 3 m, para 8 a 10 pessoas. O isolamento trmico ser de l de vidro ou isopor; o revestimento de madeira natural, seca e sem verniz, de mogno ou cedro para a parede e teto; o piso de estrado de madeira. Os bancos, no mximo, de trs. O p direto no deve ser superior a 2,20 m. S utilizar luminria blindada e interruptor interno.

necessrio respiros para oxigenao, um prximo ao forno, a 10 cm do piso e outro na parede oposta, a 10 cm do teto, ambos com tela fina ou veneziana vertical. A porta de madeira com isolante trmico dever abrir sempre para fora. Revestir com placas de refratrio forno e a chamin. indispensvel o termmetro e o hidrmetro, para controlar a temperatura do ambiente e a umidade relativa do ar.

Efeitos Fisiolgicos
Aumento da temperatura corprea, estimula a circulao sangnea e o metabolismo, auxilia na eliminao de toxinas, intensifica a sudorese causando uma hiper transpirao, diminui a tenso muscular e promove uma sensao de bem estar geral.

Modo de Utilizao
tomar banho antes de entrar na sauna e no aplicar creme

no corpo e utilizar vesturio reduzido; verificar a temperatura e a umidade do ar. Molhar as pedras

de dolomita, de 30 em 30 minutos, com gua e essncia de eucalipto; ficar no primeiro banco mais baixo, pois a temperatura estar

aproximadamente de 40 graus e ficar por 5 minutos. Sair e tomar uma ducha morna para fria, de 2 minutos. Repousar por 5 minutos para normalizar o metabolismo; repetir o mesmo procedimento mais duas vezes, indo para o

segundo banco e para o terceiro banco. O esquema do banco mais baixo para o banco mais alto se deve ao fato do calor ser menos intenso no banco mais baixo e mais intenso no banco mais alto e o organismo necessita de adaptao, para no causar mal estar. Aps a terceira entrada na sauna, tomar a ducha morna para fria, durante dois minutos e fazer a massofilaxia. So contra-indicados choques trmicos prolongados, tais como aps a sauna entrar na piscina, pois pode ocorrer colapso

cardiorespiratrio.

Contra-indicaes
cardiopatias congestivas;

gestantes em qualquer idade gestacional; patologias pulmonares descompensadas; renais crnicos; patologias circulatrias descompensadas; sinusite, rinite e processos inflamatrios; processos virais e infecciosos; hiper e hipotenso descompensada; somente 3 horas aps s refeies mais importantes; neoplasia e tumoraes, ou qualquer contra-indicao que o

mdico especifique.

BANHOTURCO
Originrio da Turquia, um banho quente e mido, sua temperatura de 50aC 80.C e a umidade relativa do ar de, aproximadamente, 40 a 75%. indicada para clima temperado e mido, podendo ser utilizado em nosso pas. Existem trs tipos de banho turco: eltrico, mais utilizados em ambientes residenciais; gs e a lenha, utilizados em chcaras, fazendas, clubes e academias. As cabines do banho turco podero ser de 2 x 1,80 m, para 4 ou 5 pessoas ou de 2 x 3m, para 8 ou 10 pessoas. O isolamento trmico das paredes e do teto pode ser de vermicolita e o revestimento com azulejo, mrmore ou epxi. O teto dever ter um declive de 20 cm, com sada para a porta, e o acabamento sem rejuntes. O p direito no deve ser superior a 2,20 m. S utilizar luminria blindada e interruptor externo. O revestimento do piso e do assento dos bancos deve ser de material antiderrapante. necessrio respiro em um ponto alto da sala de vapor, o orifcio por onde passa o tubo condutor de vapor deve ficar a 20 cm do

piso, verificar ponto de gua no local onde ser instalado o aparelho. A porta em material impermevel e com isolante trmico, dever abrir para fora. indispensvel o termmetro e o hidrmetro, para controlar a temperatura do ambiente e a umidade relativa do ar.

Efeitos Fisiolgicos
Aumento da temperatura corprea, estimula a circulao sangnea e o metabolismo, auxilia na eliminao de toxinas, intensifica a sudorese, causando uma hiper transpirao, diminui a tenso muscular e promove uma sensao de bem estar geral.

Modo de Utilizao
Tomar banho antes de entrar na sauna, utilizar vesturio

reduzido e no utilizar qualquer tipo de creme no corpo. Verificar a temperatura e a umidade do ar. Ficar no primeiro banco mais baixo, pois a temperatura

estar, aproximadamente, a 48 a 50.C e ficar por 5 minutos. Sair e tomar ducha morna para fria de 2 minutos. Repousar por 5 minutos, para normalizar o metabolismo basal Repetir, se quiser, o mesmo procedimento mais duas vezes,

indo para o segundo e para o terceiro banco. A orientao do banco mais baixo para o banco mais alto se

deve ao fato do calor ser menos intenso no mais baixo e mais intenso no mais alto, sendo que o organismo necessita de adaptao para no ocorrer mal estar sbito. Aps a terceira entrada na sauna, tomar ducha morna para

fria, repousar e fazer a massofilaxia.

So contra-indicados choques trmicos prolongados, tais como, aps o banho turco, entrar na piscina, sob o risco de ocorrer colapso cardiocirculatrio.

Contra-indicaes

cardiopatias congestivas; gestantes em qualquer idade gestacional; patologias pulmonares descompensadas; renais crnicos; patologias circulatrias descompensadas; sinusite, rinite e processos inflamatrios; hiper e hipotenso arterial descompensada; somente 3 horas aps as refeies mais importantes; neoplasia e tumoraes, ou qualquer contra-indicao que o

mdico especifique.

No adequado ao cliente se expor a sauna finlandesa e ao banho turco no mesmo dia. Utilizar um outro tipo de banho, de acordo com o clima da regio onde habita. So indicados uma vez por semana. Aps o banho, comum sentir sede, devido ao lquido perdido. Pode tomar gua ou sucos de frutas frescos, devendo abster-se de bebidas alcolicas e alimentos gordurosos. A alimentao mais consistente dever ser feita aps duas horas. Pessoas que tm o hbito de se expor a esses tipos de banhos, at trs vezes por semana, aconselhvel ingerir bebidas que reponham os sais minerais perdidos.

C rio te ra p ia o u H ip o te rm ia

a queda provocada da temperatura do corpo, ocorrendo vrias alteraes fisiolgicas. A indicao desta tcnica auxilia no sistema venolinftico, melhorando sua tonicidade e reabsoro, favorecendo o nvel de ptose, na melhora do tnus cutneo.

Existem 2 formas de hipotermia em esttica:

cnfora,

crioterapia termal - sua composio de 95% de gua, mentol, lcool isoproplico, uria e duas substncias

estabilizantes, em forma de soluo, atua por evaporao; gel cregeno - sua composio carbopol ou carboxi metil

celulose, gua, cnfora, mentol, lcool isoproplico, uria e duas substncias estabilizantes, em forma de gel, atua por ocluso.

Indicao
Clientes que apresentem ptose tissular, adiposidade pouco trgida e alterao circulatria leve ou moderada. Efeitos Fisiolgicos Vaso constrio perifrica - um efeito direto sobre os termos receptores cutneos, que assimilando a queda de temperatura cutnea, levar aos vasos uma informao para a vaso constrio objetivando

evitar a perda de calor, o que representa prejuzo para a atividade celular.

Vaso

dilatao

profunda

conseqncia

do

que

ocorre

superficialmente, pois tende, atravs da dilatao dos vasos mais calibrosos profundos, compensar a temperatura baixa dos tecidos, para tentar a manuteno da homeostase. A energia utilizada pelo nosso organismo, em grande parte, oriunda de degradao da glicose. Nesta tentativa de compensar o diferencial calrico, utilizado o nvel de glicose plasmtica (obviamente no em sua totalidade) e quando esses nveis estiverem em queda, os mecanismos de regulao endcrina da glicemia se encarregaro de mobilizar as reservas calricas, sejam elas de origem gordurosa e/ou muscular.

Tcnicas de Aplicao
Utilizar a crioterapia termal ou o gel cregeno, aplicando os dois simultaneamente, pode ocorrer reao de assadura ou queimadura de primeiro grau.

Crioterapia
Demaquiar a pele da cliente com sabonete ou emulso de

limpeza. Remover com gua. - O profissional dever utilizar luvas, para que o produto no entre em contato com suas mos, pois o uso contnuo desidrata a pele e pode desencadear alteraes articulares. - Em um recipiente de vidro ou plstico, colocar o lquido crioterpico j diludo e umedecer as faixas tipo crepe, murim, ou perneiras tubulares, submergindo-as. Espremer bem, para que o lquido no escorra no corpo da cliente.

Enfaixar ou vestir com tubulares distal proximal das regies

articulares, beneficiando o retorno venoso e linftico. A cliente dever ficar em p, pois o produto atua por

evaporao, deitado ou sentado ocluir a regio, ocorrendo assadura. O tempo de ao da loo crioterpica de 30 minutos. No indicado fazer exerccio fsico, como bicicleta ou esteira,

ou utilizar a corrente fardica simultaneamente crio, porque exerccios ativos e a corrente fardica so vaso dilatadores e aumentam a circulao perifrica rapidamente, diminuindo, consideravelmente, a ao do produto. - Ao trmino, retirar as faixas ou os tubulares, verificar a regio que poder ficar levemente hipermica, orientar a ginstica isomtrica por 10 minutos, para ocorrer um leve aquecimento muscular. Fazer a massofilaxia localizada com creme pouco gorduroso e

que contenha substncias para a reidratao da pele, por 20 minutos. Utilizar a corrente fardica de forma isomtrica, por 30

minutos, para melhorar a circulao local e trofismo muscular, beneficiando o aumento de massa muscular. Este tratamento indicado trs vezes por semana, no mnimo 30 aplicaes, podendo ser intercalado com o gel cregeno.

Gel Cregeno
Demaquiar a pele da cliente com sabonete ou emulso de

limpeza. Remover com gua e secar. Utilizar luvas e com uma esptula aplicar uma camada fina,

em movimentos ascendentes e aguardar por 5 minutos. A cliente dever ficar em p. Caso no seja feita a aplicao nas regies dos glteos e dorsal, a cliente poder ficar deitada em decbito dorsal, com os membros inferiores elevados, em um ngulo de trinta graus. Aplicar outra camada mais espessa sobre a anterior e

aguardar por 25 minutos. Remover o Gel em sua totalidade, primeiro com a esptula e

posteriormente com toalha mida. Orientar a ginstica isomtrica para aquecimento muscular, por 10 minutos.

Aplicar a massofilaxia localizada, por 20 minutos, com creme

pouco gorduroso, visando reidratar a pele. - Utilizar a corrente fardica de forma isometrica, para melhorar a circulao local, auxiliar no trofismo muscular, aumentando seu volume, por 30 minutos. Este tratamento indicado trs vezes por semana, no mnimo 30 aplicaes, podendo ser intercalado com a loo crioterpica.

Contra-indicaes da crioterapia e do gel:

- gestantes em qualquer idade gestacional; - cardiopatias congestivas descompensadas; - hipotenso arterial descompensada; - patologias vasculares descompensadas como flebite, trombose, varizes; - processos virais, inflamatrios e infecciosos; - dermatites, dermatoses e regies com soluo de continuidade; - durante o perodo menstrual, em clientes que apresentem fluxo intenso; - somente trs horas aps a refeies principais; - na regio das mamas; neoplasia ou qualquer contra-indicao que o mdico

especifique.

Laser

A palavra Laser uma abreviatura da definio em ingls de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, sendo a traduo em nosso idioma Amplificao de Luz por uma Emisso Estimulada de Radiao. Emite uma radiao eletromagntica coerente pelo princpio da Eletrnica Quntica. Existem duas classificaes de laser: o power laser, de alta potncia, e o soft laser, de baixa potncia.

Os de alta potncia so os Rubi, C02, Nd-YAG, argnio e outros que so utilizados para cirurgia, corte, coagulao e destruio de tecidos, pois produzem grandes incrementos de temperatura na zona em que esto sendo aplicados. Sua indicao exclusivamente mdica, nas reas de dermatologia, urologia, fisiatria e outros.

Os de baixa potncia so os de Hlio Neon e Didico (Fotodiodo Infravermelho), no produzem incrementos de temperatura, melhoram o intercmbio do metabolismo, produzem efeito analgsico, anti-

inflamatrio, beneficiando o trofsmo do tecido. Sua indicao na rea de dermatologia, fisioterapia e esttica. Na esttica, utilizamos na complementao do tratamento de celulite, estrias e trofsmo do tecido. A sua ao no isolada e sim utilizada de forma a auxiliar em um conjunto de medidas nos tratamentos acima. O Laser Didico de comprimento de 914 nm (radiao no visvel) o mais utilizado em esttica. Sua energia absorvida pelos extratos da pele at a hipoderme. Ele promove quatro processos bsicos na pele: reflexo, difuso, absoro e transmisso. Sendo que a absoro ocorre na sua maior parte, a nvel de epiderme e derme, causando trs efeitos primrios: Efeito bioqumico: produz reaes a nvel celular,

estimulando a produo de energia e provocando a acelerao da mitose celular. Efeito bioeltrico: normalizador da potncia da membrana

celular e, de modo direto, atua sobre a mobilidade inica. De modo indireto, aumenta a quantidade de ATP produzido na clula, atuando como reequilibrante da atividade funcional celular. Efeito bioenergtico: a radiao proporciona s clulas dos

tecidos e do organismo uma energia vlida que estimula seu trofsmo fisiolgico, normalizando as deficincias e equilibrando suas

desigualdades. Sendo troficidade melhorando seus efeitos fisiolgicos importantes e (aumento da

dos a

tecidos,

ao do

antiedematosa lquido

anti-inflamatria), aumento do

reabsoro

intersticial,

tropocolgeno por ativao dos fibroblastos, regenerao celular e tonificao nos pontos de acupuntura.

Tcnica de Aplicao
Existem duas formas de utilizao: pontual ou varredura

(deslizamento). Demaquiar a regio com sabonete lquido ou emulso de

limpeza. Remover com gua e secar. Delimitar a rea a ser tratada e utilizar a tcnica pontual por

5 segundos, cada ponto. Em seguida, utilizar a tcnica de varredura ou deslizamento

na regio, por 6 minutos. Pode ser associado aps a aplicao do laser a eletroliplise,

a ionizao de grande superfcie ou drenagem linftica.

Observar a cliente na utilizao do laser, quando estiver utilizando medicamentos como antibitico, anticonvulsivos, diurticos, ansiolticos, sulfas e cidos (uso externo), uso prolongado, pois, em alguns casos, pode produzir efeitos de fotosensibilizao.

Contra-indicaes

congestivas; -

cardacos

portadores

de

marcapasso

cardiopatias

gestantes em qualquer idade gestacional; irradiao sobre a retina; processos bacterianos e infeces agudas; neoplasias e processos tumorais; clientes portadores de epilepsia grande mal; qualquer contra-indicao que o mdico especifique.

S e q n c ia d e T ra ta m e n to s E s t tic o s

Para obtermos resultados satisfatrios nos tratamentos, importante conscientizar a cliente da freqncia correta e melhorar o modo de vida, tais como alimentao equilibrada, exerccios fsicos, trs vezes por semana, bom funcionamento gastrointestinal, consulta peridica ao ginecologista, vascular (caso apresente alteraes

circulatrias) e clnico geral. Observar a sade mental, tentando trabalhar com as emoes evitando o estresse. Preparar aromaterapia. para cada consulta, a cromo, a msica e a

Clientes com pouca adiposidade trgida e ptose tissular:

crioterapia termal; exerccios isomtricos; massofilaxia; corrente fardica de forma isomtrica.

Alternar a aplicao da crioterapia pelo gel cregeno.

Clientes com adiposidade trgida e pouca ptose tissular:

Iniciar com banho turco ou sauna finlandesa, mais massofilaxia para desintoxicao. cobertor trmico ou forno de bier com creme parafinado,

cataplasma de algas ou sais termolipolticos;

choque trmico rpido; exerccios isomtricos; massofilaxia manual e mecnica (vcuoterapia); corrente fardica de forma isotnica.

Clientes com celulite e adiposidade trgida com ptose tissular:

superfcie; -

aquecimento com o cobertor trmico (10 minutos); ionizao com hidrossolveis localizados ou em grande

diatermia por ondas longas ou ultra-som; corrente fardica de isometria prolongada.

Alternar o tratamento com:

aquecimento com o cobertor trmico; eletrolipoforese com tiras de silicone condutor; diatermia por ondas longas, TTL ou ultra-som; corrente fardica de isometria prolongada.

Cliente com celulite, adiposidade trgida e pouca ptose tissular:

aquecimento com o cobertor trmico; eletrolipoforese com tiras de silicone condutor; diatermia por ondas longas, TTL ou ultra-som; drenagem linftica seqencial.

Alternar o tratamento com:

aquecimento com o cobertor trmico; aplicao do laser da forma pontual e varredura;

ionizao de grande superfcie corporal; diatermia por ondas longas, TTL ou ultra-som; corrente fardica de forma isotnica.

Condutas

associadas

ao

mdico

para

celulite

adiposidade:

drenagem linftica seqencial; mesoterapia (mdico); ultra-sons de 3 mhz.

Alternar conduta com:

drenagem linftica perifrica eletrnica ou manual; ultra-sons

de forma contnua; mesoterapia (mdico); ultra-sons de forma pulstil.

B ib lio g r a fia

Claytos, Eletroterapia Y Actinoterapia Editorial Jims-Barcelona, 1987.

A. Zauner Gutmann, Fisioterapia Actual Editorial Jims-Barcelona, 1991.

Dung Dang Vu N. Jacques Parienti, Electrolipoforese Editora Simep, 1993.

Dr. Srgio Lianza, Medicina de Reabilitao Editora Guanabara Koogan, 1985.

Fernando Salazar Banol, Bio Msica Editora cone, 1993.

Kevin e Barbara Kunz, Reflexologia Linha Grfica Editora, 1990.

Rene Nunes, Cromoterapia Tcnica Linha Grfica Editora, 1985.

http://groups.google.com/group/Viciados_em_Livros http://groups.google.com/group/digitalsource

También podría gustarte