Está en la página 1de 16

DEPARTAMENTO DE LNGUA PORTUGUESA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARIA ALBERTA MENRES


Professores do 2 Ciclo: Teresa Simes, Fernanda Ribeiro, Joo Caravaca, Marta Carvalho e Ftima Candeias. Professores do 3 Ciclo: Patrocnio Saraiva, Ana Teresa Neto, Maria Manuel Polme e Raquel Rodrigues.

[ARTICULAO CURRICULAR 2 E 3 CICLOS]


Proposta de articulao curricular de Lngua Portuguesa entre o 2 e o 3 Ciclos do Ensino Bsico

INTRODUO
Na disciplina de Lngua Portuguesa, necessrio garantir a cada aluno, em cada ciclo de escolaridade, o desenvolvimento de competncias especficas no domnio do modo oral (compreenso e expresso oral), do modo escrito (leitura e expresso escrita) e do conhecimento explcito da lngua, tendo sempre presente o princpio da progresso, inerente a cada ciclo, mas sobretudo representado nos sucessivos estdios de aprendizagem que a passagem de ciclo para ciclo evidencia.

Compreenso do oral - capacidade para atribuir significado a, discursos orais em diferentes variedades do Portugus. Esta competncia envolve a recepo e a decifrao da mensagem por cesso a conhecimento organizado na memria, o que implica prestar ateno ao discurso e seleccionar o essencial da mensagem.

Expresso oral - capacidade para produzir cadeias fnicas dotadas de significado e conformes gramtica da lngua. Esta competncia implica o recrutamento de saberes lingusticos e sociais e supe uma atitude cooperativa na interaco e o conhecimento dos 'papis desempenhados pelos falantes em cada tipo de situao.

Leitura - processo interactivo entre o leitor e o texto em que o primeiro reconstri o significado do segundo. Esta competncia implica a capacidade de descodificar cadeias grafemticas e delas extrair informao e construir conhecimento.

Expresso escrita produto dotado de significado e conforme gramtica da lngua, resultante de um processo que inclui o conhecimento do sistema de representao grfica adoptado. Esta competncia implica processos cognitivos e lingusticos complexos, nomeadamente os envolvidos no planeamento, na formatao lingustica, na reviso, na correco e reformulao do texto

Conhecimento explcito da lngua conhecimento reflectido, sistematizado das unidades, regras e processos gramaticais da lngua. Esta competncia implica o desenvolvimento de processos metacognitivos, quase sempre dependentes da instruo formal, e permite aos falantes o controlo das regras que usam e a seleco das estratgias adequadas compreenso e expresso em cada situao de comunicao.

COMPREENSO DO ORAL
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO
Compreenso de formas complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional

Contedos
Alargamento da compreenso a gneros formais e pblicos do oral Compreenso de enunciados: - sentidos intermdio e global; - intencionalidade comunicativa; - eficcia e eficincia comunicativa; - apreciao e opinio sobre enunciados.

Processos de operacionalizao
Exercitar a compreenso de discursos orais variados: - reter informaes; - reproduzir uma interveno; - seleccionar informao de acordo com um objectivo; - cumprir instrues; - responder as questes variadas; - referir sentidos implicados; - apreciar e opinar perante situaes comunicacionais. Experimentar udio- textos do patrimnio literrio oral: - lendas, contos e outras narrativas; - cantares, adivinhas, provrbios, rimas, adgios populares, trava-lnguas, lengalengas

EXPRESSO ORAL
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Contedos
Domnio progressivo de gneros formais e pblicos do oral Expresso oral em interaco: - intencionalidade comunicativa; - adequao comunicativa. Expresso oral regulada por tcnicas: - intencionalidade comunicativa; - adequao comunicativa; - pertinncia das ideias. Fluncia e adequao da expresso oral em contextos formais

Processos de operacionalizao
Produzir discursos variados, tendo em conta a situao concreta e os interlocutores: - exprimir-se por iniciativa prpria; - informar; - pedir esclarecimentos; - expor e justificar opinies e situaes. Comunicar a experincia e o conhecimento do mundo, vivncias e efabulaes: - relatar experincias e acontecimentos; - recriar vivncias; - recontar, completar ou inventar histrias; - improvisar situaes do quotidiano; - contar histrias a partir de sequncias de sons ou imagens

EXPRESSO ORAL
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Processos de operacionalizao
Reproduzir textos do patrimnio literrio oral: - trava-lnguas; - lengalengas; - rimas; - preges; - adivinhas; - provrbios; - adgios populares; - expresses idiomticas. Verificar experimentalmente caractersticas da linguagem oral: - produzir diferentes tipos de frase, variando a entoao; - produzir diversas realizaes de uma frase, variando a intensidade da voz e o ritmo da fala. Respeitar normas reguladoras da comunicao/expresso oral: - ouvir e ter em conta a opinio dos outros; - intervir oportunamente; - respeitar as normas de cortesia em situaes dialgicas.

EXPRESSO ORAL
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Processos de operacionalizao
Experimentar diversas tcnicas de comunicao e de expresso: - dilogo; - troca de impresses; - apresentao de trabalhos individuais ou de grupo; - entrevista; - debate; - jogos de comunicao; - assembleias; - grupos de discusso; - tertlias em contexto escolar; - dramatizao de situaes diegticas de autor ou prprias.

LEITURA
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Contedos
Autonomia e criao de hbitos de leitura Leitura recreativa: - sentido global; - recepo afectiva e esttica; - recriao de textos. Leitura orientada modos narrativo e potico: - sentido global; - valores estticos e semnticos; - recursos expressivos onomatopeia, personificao, comparao, repetio expressiva, adjectivao, suspenso expressiva, enumerao, metfora e sensaes; - estrutura da narrativa (cognio implcita e explcita); - categorias da narrativa (espao, tempo, personagens e aco); - narrao, descrio e episdio; - relaes semnticas e de sentido (sinonmia, antonmia, homonmia imperfeita e perfeita); - valores rimticos na poesia; - versificao e classificao de estrofes.

Fluncia da leitura e eficcia na seleco de estratgias adequadas ao objectivo ou finalidade

Processos de operacionalizao
Experimentar prticas de leitura diversas que conduzam construo de sentidos: - interpretar, individualmente ou em grupo, diferentes obras breves que apresentam afinidades ou aspectos complementares de textualidade; - interpretar excertos na tentativa de uma recriao global de sentidos; - utilizar guies de leitura; - aplicar fichas de leitura; - responder a questionrios aps a leitura de obras ou excertos; Praticar o estudo e narrativas integrais: - obras indicadas e/ou inscritas no PNL; - obras sugeridas pelo grupo-turma Enriquecer o estudo dos textos (narrativo e potico) pela pesquisa de elementos relativos a contextos: - geogrficos; - histricos; - biogrficos; - temticos

EXPRESSO ESCRITA
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO
Automatismo e desenvoltura no processo de escrita

Contedos
Escrita expressiva e ldica: - experimentao de mltiplas situaes de escrita; - divulgao de situaes de escrita; Escrita para apropriao de tcnicas e modelos: - preparao do texto (explorao do tema, intencionalidade comunicativa, adequao comunicativa e organizao das ideias); - construo do texto (mecanismos de coerncia e de coeso textuais); - apresentao (organizao grfica e grafia). Aperfeioamento textual: - intencionalidade comunicativa; - adequao comunicativa; - coerncia e coeso textuais; - ortografia e organizao grfica.

Naturalidade e correco no uso multifuncional do processo de escrita

10

EXPRESSO ESCRITA
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Processos de operacionalizao
Experimentar diferentes tipos de escrita com finalidades e destinatrios diversos: - postal, carta, aviso, recado, lembrete, convite, programa, minuta Construir textos narrativos (narrao, descrio e dilogo) de forma individual ou colectiva: - introduo, desenvolvimento e concluso; - episdios reais ou imaginados; - construo de biografias e autobiografias; - situaes diegticas descritivas. Utilizar tcnicas de registo de informao e de organizao das actividades de estudo: - sumrios; - relatos informativos; - snteses e esquemas; - resumos; - sinopse; - tpicos; - citaes; - anotaes; - ndices; - listas de verificao; - grelhas lexicais; - glossrios

11

EXPRESSO ESCRITA
2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Processos de operacionalizao
Praticar o aperfeioamento textual: - trabalho correctivo de escrita e reescrita de forma individual, pares, pequenos grupos ou colectivo; - utilizar cdigos de correco para reescrita de textos; - consultar dicionrios, gramticas e/ou pronturios para a resoluo de problemas lingusticos; - confrontar e avaliar hipteses de aperfeioamento de um texto seleccionado;

12

CONHECIMENTO EXPLCITO DA LNGUA


2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Alargamento e sedimentao da conscincia lingustica com objectivos instrumentais e atitudinais

A construo do texto: - pargrafo, perodo e frase. O reconhecimento dos modos de representao do discurso: - discurso directo (fala das personagens), marca do narrador, verbo declarativo e discurso indirecto (formal e livre). A organizao da estrutura frsica simples e a pontuao: - forma e tipos de frase; - frase simples e frase complexa; - sinais de pontuao; - estruturas sintcticas fundamentais e circunstanciais (sujeito, predicado, complementos directo, indirecto, complementos circunstanciais de tempo, modo e lugar); - (in)transitividade verbal na construo da frase.

Conhecimentos sistematizados dos aspectos bsicos da estrutura e do uso do Portugus

Contedos

13

CONHECIMENTO EXPLCITO DA LNGUA


2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Contedos
A distino de classe de palavras: - nomes (subclasses, flexo, graus, simples e compostos); - adjectivos (flexo e graus); - determinantes (nas vrias subclasses); - formas verbais (conjugaes, modos, formas nominais, tempos simples e compostos, verbos regulares e irregulares); - pronomes (nas vrias subclasses); - advrbios ( nas subclasses de tempo, lugar, modo, afirmao, negao e dvida); - conjunes (copulativas, disjuntivas, adversativas, temporais, causais e condicionais).

14

CONHECIMENTO EXPLCITO DA LNGUA


2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Processos de operacionalizao
Descobrir em textos caractersticas da situao de comunicao que determinam a sua produo: - relao entre enunciador e destinatrio; - finalidade da comunicao, objecto preciso da comunicao; - papel do destinatrio como co-elaborador do texto; - circunstncia de tempo e espao; - sentido da frase, do perodo e do pargrafo como estruturas graduais de construo de um texto; - ordenao de segmentos e de sequncias discursivas em funo da ideia essencial dos pargrafos; - localizao de informao a partir da indicao do pargrafo; - verificao da coerncia e da coeso intra e inter-pargrafos; - verificao experimental da pontuao como organizador textual. Identificar o discurso directo: - leitura dialogada, representando o narrador e a personagem; - sinalizao do dilogo em textos narrativos; - transcrio adequada de dilogos; - introduo de discurso directo em determinados momentos diegticos; - identificao de situaes de discurso directo e indirecto; - operacionalizao de transformaes de um tipo de discurso para outro.

15

CONHECIMENTO EXPLCITO DA LNGUA


2 CICLO DO ENSINO BSICO ARTICULAO DE CONTEDOS E PROCESSOS DE OPERACIONALIZAO 3 CICLO DO ENSINO BSICO

Processos de operacionalizao
Verificar experimentalmente a estrutura da frase simples e complexa: - estruturao de frases com palavras dadas em desordem; - pontuao de excertos, verificando o carcter organizador da forma e do tipo das frases; - transcrio do modo oral de diferentes tipos de frase, experimentando o valor formal da pontuao; - transformao de frases simples nas formas inversas e nos diferentes tipos; - identificao dos diferentes tipos de frases pela entoao dos interlocutores; - expanso e reduo de frases, distinguindo os diferentes elementos sintcticos da frase; - verificao da mobilidade de alguns elementos sintcticos da frase; - Distino e identificao de palavras ou expresses que, numa orao, desempenham diferentes funes sintcticas. Classificar morfologicamente palavras em contexto frsico: - identificao de nomes, adjectivos, formas verbais e determinantes; - verificao da flexo em gnero, nmero e grau dos nomes e adjectivos; - experimentao da flexo verbal nos diferentes modos, recorrendo identificao e transformao modo-temporal das formas verbais; - experimentao e verificao de mudanas categoriais de palavras (e.g. de nome para adjectivo, verbo).

16

También podría gustarte