Está en la página 1de 6

FuncionamentodeumaTorredeResfriamentodegua

GiorgiaFrancineCortinovis(EPUSP) TahWunSong(EPUSP)

1) Introduo Emmuitosprocessos,hnecessidadederemovercargatrmicadeumdadosistemaeusa se, na maioria dos casos, gua como o fluido de resfriamento. Devido sua crescente escassez e preocupao com o meio ambiente, alm de motivos econmicos, a gua "quente" que sai desses resfriadores deve ser reaproveitada. Para tanto, ela passa por um outro equipamento que a resfria, em geral uma torre chamada torre de resfriamento evaporativo ("evaporative cooling tower"), e retorna ao circuito dos resfriadores de processo. A Figura 1 mostra o esquema tpico de um sistema de gua de resfriamento, compostoportorrederesfriamentoetrocadoresdecalor:

guaderesfriamento Fludodeprocesso

Figura1Sistemaderesfriamento

Aguaquesaidosresfriadoresdeprocessoalimentadaedistribudanotopodatorrede resfriamento, constituda de um enchimento interno para melhor espalhar a gua. Ar ambienteinsufladoatravsdoenchimento,emcontracorrenteoucorrentecruzadacoma guaquedesce.Pormeiodessecontatolquidogs,partedaguaevaporaeocorreoseu resfriamento.Oprincpiodefuncionamentodatorreserdescritonoitem2.

Em uma planta qumica ou petroqumica, a presso de operao nos condensadores das colunas de destilao ou nos evaporadores de sistemas de concentrao estabelecida a partir da temperatura da gua de resfriamento. Para que os condensadores de produtos volteis possam operar com gua de resfriamento, so necessrias presses de operao suficientemente elevadas. A temperatura da gua de resfriamento um dado muito importante para o projeto de um condensador de topo de uma coluna de resfriamento e tambmparaodimensionamentodaprpriacolunadedestilao.

Variaesnatemperaturadaguaderesfriamentoinfluenciamdiretamentenaoperaodos condensadores de topo de uma coluna de destilao e conseqentemente a operao da prpria coluna. Este um exemplo interessante de como a temperatura da gua de resfriamentoumainformaodecisivanosnaoperaodeumaplanta,mastambmna fasedeprojetodeumequipamento(trocadordecalor,colunas,reatores).

Naprtica,houtrossistemasderesfriamentodegua.Porexemplo:lagoaderesfriamento (gua quente entra num lado da lagoa e aps atravessar a sua extenso, sai resfriada no outroladodalagoa),torresderesfriamentonoevaporativo(usadasemusinasnucleares), etc. Mas, o sistema mais comum a torre de resfriamento a ser apresentada no presente trabalho.Elausadanosemprocessosindustriais,mastambmemprdioscomsistema centraldearcondicionado,como"shoppingcenters".

2) Princpiodefuncionamento Antesdeestudarcomofuncionaumatorrederesfriamento,fundamentalentendermuito bemoconceitodastemperaturasdebulbosecoebulbomidodoar.

Atemperaturadebulbosecodoaraprpriatemperaturadogs(obulbodotermmetro usadonamedioest"seco").

A temperatura de bulbo mido medida com o bulbo do termmetro envolto com uma gazeumidificadacomgua,comoutroscuidadosespecficosquenoserodescritosaqui. Por definio, a temperatura atingida, em regime permanente (no de equilbrio termodinmico),porumapequenaporodegua,emcontatocomumacorrentecontnua de ar, em condies adiabticas (s h troca trmica entre o ar e essa massa de gua), desprezandoseosefeitosderadiaotrmicanessatroca.

Atemperaturadebulbomido menorounomximo igualemrelaotemperaturade bulboseco.Issoocorreporque,expostaaumacorrentedearnosaturado(umidaderelativa menor do que 100 %), parte da gua presente na gaze evapora e com isso, atemperatura abaixa. Para entender esse fenmeno de resfriamento devido evaporao, podese mencionar dois exemplos quotidianos. Quando voc sai da piscina, tem uma sensao repentinadefrio,poisvaporizapartedaguaimpregnadanasuapele.Quandovoctoma guaguardadanumamoringadebarro,elamaisfresca,poiscomoobarroporoso,parte da gua armazenada exsuda (transpira) pelas paredes (a superfcie externa da moringa parece"suada"),evaporanoarecomisso,resfriaaguadamoringa.

Numa torre de resfriamento, a principal contribuio para o resfriamento da gua dada pela evaporao de parte dessa gua que recircula na torre. A evaporao da gua transfernciademassadafaselquida(gua)paraafasegasosa(ar)causaoabaixamento datemperaturadaguaqueescoaaolongodatorrederesfriamento.Issoocorreporquea gua para evaporar precisa de calor latente, e esse calor retirado da prpria gua que escoa ao pela torre. Vale lembrar que a transferncia de massa da gua para o ar ocorre porqueasduas fasesemcontatotendemaentraremequilbrio.Aevaporaodeparteda gua responsvel por aproximadamente 80% do resfriamento da gua. A diferena de temperaturaentreoareaguaresponsvelpelosoutros20%doresfriamento.

As vazes mais altas de ar e gua provocam, at um determinado limite, uma conveco maisintensa,elevandooscoeficientesglobaisdetransfernciadecaloremassa.Oaumento dasvazesdeareguacausaumaumentodaturbulncia,oquefavoreceatransfernciade caloremassa.Noentanto,apartirdeumdeterminadoponto,quandoasvazesdeguaear tornamse muitoaltas,ocontatoentreaguaeoartornase ineficiente,podendoocorrer, por exemplo, excessivo arraste de gua pela corrente de arou a dificuldade de se formar filmesnasuperfciedorecheioquefavorecematransfernciademassa.Asvazesdegua eardatorresolimitadaspelotipoderecheioempregado.

3) Variveisdeprocessoeespecificaodatorrederesfriamento Orangedeumatorrederesfriamentodefinidocomoadiferenaentreatemperaturada guaquente(alimentaodatorre)eatemperaturadaguafria(sadadatorre).Orangede uma torre varia conforme as condies climticas e a vazo da gua de resfriamento na torre.

O approach de uma torre de resfriamento a diferena entre a temperatura da gua fria (sadadatorrederesfriamento)eatemperaturadebulbomidodoarnaentradadatorre. Paratorresderesfriamentoindustriais,o approachgiraemtornode5C,sendotambm umcritriodoprojeto.Fazendoseumaanalogiacomtrocadoresdecalor,damesmaforma que seria necessria uma rea infinita de troca trmica para que a temperatura do fluido quente seja a mesma do fluido frio na sada do trocador, seria necessria uma torre de resfriamentodealturainfinitaparaqueaguaatinjaatemperaturadebulbomidodoar.

A vazo de gua de resfriamento que recircula na torre, juntamente com o range e approach,soasvariveisdeprocessonecessriasparaodimensionamentodeumatorrede resfriamento. Outro dado necessrio ao dimensionamento da torre o parmetro de desempenhodatorre,definidocomooprodutoentreocoeficienteglobaldetransferncia de massa e a rea especifica do recheio da torre. O parmetro de desempenho da torre depende do tipo de recheio e das vazes de gua e ar empregadas. Nos catlogos dos fabricantesdetorresderesfriamentooparmetrodedesempenhoparaodimensionamento

nomostradodeformaexplcita,sendosubstitudoporgrficosebacosquerelacionam asdemaisvariveisnecessrias(range,approachevazo).

4)Aspectosoperacionais O desempenho de uma torre de resfriamento varia, entre outros fatores, conforme a temperatura do ar ambiente, umidade do ar,temperatura de bulbo mido,ou seja, com o clima.No inverno,atemperaturadoarcaieatemperaturadesadadaguatambmcai, caso a carga trmica seja mantida constante. Para manter a temperatura da gua de sada constante,podesediminuira vazodeguaque recircula nosistemaderefrigerao.No vero, ocorre o inverso a temperatura de sada da gua aumenta, comprometendo a operaodeumcondensadoremumacolunadedestilao,porexemplo.Podeseaumentar avazodegua nosistema,visandocompensar oaumentodetemperatura.Empasesde climaquentecomooBrasil,osprincipaisproblemasdequedadedesempenhonaoperao detorresderesfriamentoocorremduranteovero.

Adireodosventosdeveserconsideradaduranteoprojetoeinstalaodeumatorrede resfriamento. Fontes de calor prximas s torres de resfriamento podem influenciar sua operao. Problemas de recirculao e interferncia so os mais comuns em torres de resfriamento. A recirculao ocorre quando o ar quente e mido que deixa a torre contaminaoarqueestentrandonatorre.Estasituaopodeocorrerdevidodireodos ventos, dificuldades de disperso do ar de sada e formao de neblina (fog). A interferncia ocorre quando a ar que sai de uma torre contamina o ar de entrada deoutra torre prxima a direo dos ventos causa problemas de interferncia. A formao de neblina(fog)ocorrequandopartedovapordeguaquesaidatorrecondensaempequenas gotas, devido ao contato com o ar ambiente mais frio, tornandose o ar supersaturado. A formaodeneblinaocorrecommaisfreqncianoinverno,dificultandoadispersodoar quentequesaidatorre.

A presso na tubulao de distribuio de gua de resfriamento importante para que se garantaquetodososconsumidoresrecebamavazodeguanecessriaetambmdoponto

devistadeseguranaoperacional.Porexemplo,emumtrocadordecalortipocascotuboa
2 gua de resfriamento (que geralmente passa nos tubos) est a uma presso de 5 kfg/cm 2 man e o fludo processo, que txico, passa no casco a uma presso de 2 kfg/cm man.

Caso ocorra um furo em um dos tubos dotrocador, a gua (que est a uma presso mais alta) vazar para o lado do casco, contaminado o fluido de processo. Caso a presso do fluidodeprocessofossemaisaltaqueadaguaderesfriamento,ocorreriaoinverso,etodo osistemaderesfriamentoestariacontaminado,oqueimplicariaemriscosmaioresdoponto devistadeseguranaoperacionalemeioambiente.

Os sais dissolvidos, slidos e matria orgnica em suspenso dissolvidos na gua de resfriamento so fatores que contribuem para a formao de um meio favorvel proliferaodealgas,bactriasefungos,queporsuavez,prejudicamnosaoperaoda torrederesfriamento,mastambmodesempenhotrmicodarededetrocadoresdecalor.A formao de algas e fungos pode provocar a queda de eficincia, deformao e desprendimento do recheio da torre de resfriamento. O tratamento qumico da gua de resfriamentoparaocontrolededureza,pH,condutividadeeDBOimportantenospara odesempenhodatorrederesfriamento,mastambmdarededetrocadoresdecalor.

Por outro lado, por se tratar de uma instalao no integrante do processo (a torre de resfriamento faz parte das utilidades) e porqueem geral fica topograficamente afastada das unidades produtivas da fbrica, o sistema de resfriamento, muitas vezes, tem sido relegado nos estudos. Porm, em face da importncia das interaes envolvidas com as unidades, a torre e o circuito da gua de resfriamento merecem uma ateno especial na anlise sistmica de um processo industrial e, s vezes, a soluo de alguns problemas operacionais pode ser encontrada ao ampliar o foco do seu estudo para as utilidades da fbrica.

También podría gustarte