Está en la página 1de 12

PARTE 01 PARTE GERAL PRINCPIOS 1) Princpio da Insignificncia: riscos ou leses insignificantes no merecem relevncia penal.

. A conseqncia a atipicidade material do fato. 2) Princpio da Pessoalidade da Pena, ou Personalidade, ou Intranscendncia: a pena no poder passar da pessoa do condenado. 3) Princpio da Legalidade: tem como consectrios a estrita reserva legal, a taxatividade, a proibio de analogia contra o ru e a anterioridade. A proibio de analogia contra o ru tambm chamada exigibilidade de lei escrita. Lembre que possvel analogia a favor do ru. LEI PENAL 1) Lei Penal em Branco: aquela que precisa do complemento de outro ato normativo para que tenha sentido. 2) Nova Lei Penal: que beneficia o ru, retroagir em seu favor. No importa se h condenao definitiva 3) Abolitio Criminis: a lei penal que revoga tipo incriminador. Afasta todos os efeitos penais, mas s os penais! CUIDADO! comum o examinador colocar como alternativa que a abolitio afasta todos os efeitos, o certo todos os efeitos PENAIS. TEMPO E LUGAR DO CRIME U Ubiqidade A Atividade L Lugar T Tempo

1) O Brasil adota a territorialidade relativa ou temperada. adotada a princpio a lei brasileira ao crime praticado em territrio nacional, mas sem prejuzo de tratados e convenes internacionais. Aeronaves e embarcaes pblicas so territrio nacional. TIPOS DE CRIME Os crimes podem ser comissivos e omissivos. Os omissivos podem ser prprios e imprprios. 1) A caracterstica do crime omissivo imprprio o dever de garante. Tem dever de garante, nos termos do Art. 13 2: a) dever legal: a lei impe obrigao de guarda, proteo ou vigilncia, b) dever contratual: aquele que de outra forma assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) (dever de ingerncia) aquele que com a ao anterior gerou o risco da produo do resultado. Nesses casos o sujeito tem o dever de agir para impedir o resultado 2) Os crimes omissivos imprprios tambm so chamados de omissivos impuros, ou comissivos por omisso. CLASSIFICAO DOS CRIMES QUANTO AO RESULTADO 1) Material: aqueles em que o tipo prev um resultado e o exige para a consumao. Ex. Ao se matar algum h resultado? Sim, pois a vtima morre. necessria a morte para a consumao? Sim Ento o homicdio crime material. 2) Formal: aquele em que h resultado previsto no tipo, mas desnecessrio para a consumao (EXTORSO MEDIANTE SEQESTRO).

3) Mera Conduta: o tipo no prev qualquer resultado, como na invaso de domiclio, ou na omisso de socorro. TIPICIDADE A tipicidade pode ser formal ou material.
a) Formal: se relaciona com a pura letra da lei; b) Material: se vincula aos princpios do direito penal.

ATENO! O Princpio da Insignificncia e o Princpio da Adequao Social tornam o fato materialmente atpico TIPOS INCRIMINADORES 1) So em regra dolosos, pois o dolo est implcito em todos eles. No tipo do homicdio, matar algum como se estivesse escrito matar DOLOSAMENTE algum. 2) O tipo culposo, por outro lado, precisa de previso expressa para que tenha relevncia. Ausente previso expressa atpico. 3) O dolo tradicionalmente classificado como direto e eventual.
a) Dolo Direto: o sujeito quer o resultado; b) Dolo Eventual: o sujeito prev o resultado, e aceita o risco de (tolera) sua produo;

4) Culpa: quebra do dever objetivo de cuidado, que gera um resultado COM PREVISIBILIDADE OBJETIVA. tradicionalmente classificada como: a) Culpa Consciente: o sujeito prev o resultado, mas acredita que no ocorrer, que capaz de evitar. b) Culpa Inconsciente (sem previso): o sujeito sequer prev o resultado. 5) DOLO EVENTUAL x CULPA CONSCIENTE: em ambos sujeito prev o resultado. No dolo eventual aceita o resultado e na culpa consciente no aceita, est certo que o evitar. 6) Crime Preterdoloso: espcie de crime qualificado pelo resultado. Aps descrever um crime doloso prev resultado culposo que agrava a pena. EXCLUDENTES DE ANTIJURICIDADE 1) As causas que excluem a antijuridicidade so:
a) Legtima Defesa; Injusta agresso; Atual ou iminente; A bem prprio ou de terceiro; Com uso moderado de meio necessrio; b) Estado de Necessidade; Situao de perigo atual no criada voluntariamente pelo sujeito; Sacrifcio inevitvel e razovel do bem; c) Estrito Cumprimento do Dever Legal; d) Exerccio Regular do Direito;

ATENO! Animal Selvagem Estado de Necessifade, pois o animal selvagem no agride! Agresso o ato lesivo humano.

EXCLUDENTES DE CULPABILIDADE

1) Inimputabilidade; 2) Erro de Proibio Inevitvel;

3) Inexigibilidade de Conduta Diversa;

INIMPUTABILIDADE

1) Menor de 18 anos;

2) Silvcola no adaptado;
3) Embriaguez acidental completa; 4) Art. 26 do CP: por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado o sujeito totalmente incapaz de compreender o carter ilcito do fato ou portar-se de acordo com tal entendimento.

ATENO! O inimputvel que pratica fato tpico e antijurdico absolvido de forma imprpria, e recebe medida de segurana. S recebe Medida de Segurana se praticar fato tpico e antijurdico. Se o inimputvel pratica fato atpico ou com exceo de antijuridicidade, ser absolvido de forma prpria, comum, sem Medida de Segurana. CONCURSO DE PESSOAS 1) Sobre o concurso de pessoas, o Brasil adota a Teoria Monista: Art. 29 CP = todos colaboradores respondem pelo mesmo crime, nos limites de sua culpabilidade. Duas importantes excees pluralistas:
I. II.

Previso especfica da conduta d cada colaborador em um tipo autnomo, como na Corrupo (Arts. 317 e 333) e no Aborto (Art. 124 e 126); Cooperao dolosamente distinta (Art. 29, 2 CP);

2) Os requisitos para o concurso de pessoas so: a) Pluralidade de pessoas;


b) Liame subjetivo; c) Relevncia causal da colaborao; d) Unidade do crime.

IMPORTANTE! Nos termos do Art. 29 1 CP se a participao for considerada de menor importncia, a pena poder ser diminuda de 1/6 a 1/3. 3) Autoria colateral: prtica coincidente da mesma infrao penal por duas ou mais pessoas sem liame subjetivo. Se no h liame subjetivo, no h concurso de pessoas, e no se aplica a Teoria Monista. Assim, cada um s responde pelo que fez. Ex. o caso de dois atiradores, e um no sabe da existncia do outro. Os dois disparam ao mesmo tempo. S responde pela morte quem causou. Se no se sabe qual dos dois efetuou o disparo letal, ningum responder pelo crime consumado, mas no mximo pela tentativa. DAS PENAS

1) As Penas previstas no Cdigo Penal so:


a) Privativa de Liberdade,

Recluso; Deteno;
Priso Simples;

b) Restritiva de Direitos c) Multa 2) Os regimes de cumprimento de pena privativa de liberdade so:


I. Fechado;

II. Semiaberto; III. Aberto; 3) Na fixao do regime inicial de cumprimento de pena, o juiz dever, a princpio, seguir o critrio do Art. 33 CP: Se a pena no supera 4 anos, o regime inicial em regra ser aberto. Se supera 4 mas no supera 8, em regra ser semiaberto. Se a pena supera 8, e o crime for de recluso, o regime inicial dever ser fechado. Se deteno, semiaberto. A deteno no aceita regime fechado inicial de cumprimento de pena. Duas observaes so importantes:
1. O juiz no pode agravar o regime inicial de cumprimento de pena com base na gravidade em abstrato do crime (Smulas 718 e 719 STF); 2. A reincidncia traz o regime mais grave possvel: na recluso, fechado, e na deteno, semiaberto. Nesse caso, h a Smula 269 STJ que permite ao juiz fixar regime semiaberto ao reincidente, na recluso, se a pena no superar 4 anos. Desde que favorveis as circunstncias judiciais.

4) Cumulao de Penas: Se com mais de uma ao ou omisso o sujeito realiza mais de um crime h concurso material, e as penas sero somadas. 5) Concurso Formal Imprprio: Se com uma ao ou omisso o sujeito provoca mais de um resultado h concurso formal. Se o sujeito tem apenas um desgnio, a pena do crime mais grave ser aumentada (exasperada) de 1/6 a 1/2 (prprio). Se tiver mais de um desgnio, as penas sero somadas (cumuladas). Prevalece que desgnio o dolo, ou seja, os resultados devem ser dolosos. Para a doutrina tradicional, o dolo direto. 6) Crime Continuado: os crimes so da mesma espcie, e semelhantes as condies de tempo, lugar e modo de execuo. O juiz aplicar a pena do crime mais grave aumentada de 1/6 a 2/3. O aumento depende do nmero de crimes. Se os crimes so praticados com violncia ou grave ameaa contra vtimas diferentes, configura o crime continuado especfico, qualificado. Nesse caso continua configurado o crime continuado, mas a pena poder ser at mesmo triplicada! ATENO! Nos termos do Art. 72 CP, em qualquer concurso de crimes (mesmo formal ou continuado), as penas de multa sero aplicadas distintas e integralmente. PARTE 02 DOS CRIMES CRIMES CONTRA A VIDA. HOMICDIO

1) Homicdio Simples: s crime hediondo quando praticado em ao tpica de grupo de extermnio; 2) Homicdio Qualificado: hediondo. As qualificadoras podem ser Subjetivas ou Objetivas:
a) Subjetivas: Motivo: paga ou promessa de recompensa; torpe; ftil; conexo (execuo, ocultao, impunidade ou vantagem de outro crime); CUIDADO! Vingana e cime no so necessariamente motivo torpe. Ausncia de motivo no se equipara a motivo ftil. b) Objetivas: Meio: fogo, exploso, veneno, asfixia, tortura ou qualquer meio insidioso, cruel ou que cause perigo comum; Modo: traio, emboscada, dissimulao ou qualquer modo que dificulte ou impossibilite a defesa da vtima (ex-vtima dormindo)

3) Homicidio Privilegiado: Motivo - valor moral; valor social; sob domnio de violenta emoo logo aps injusta provocao da vtima. ATENO! A eutansia ou homicdio piedoso crime no Brasil, considerada homicdio privilegiado por relevante valor moral.

4) Homicdio Qualificado-Privilegiado: possvel, desde que a qualificadora seja objetiva. Segundo STJ: no hediondo! 5) Homicdio Doloso Majorado: Vtima menor de 14 ou maior de 60 no momento da conduta (no se aplica ao culposo) 6) Homicdio Culposo: Admite perdo judicial se as conseqncias forem to graves que a punio for desnecessria. INFANTICDIO crime prprio. Sujeito ativo: me, agindo sob a influncia do estado puerperal. Caso contrrio homicdio. MUITA ATENO! A corrente majoritria admite concurso de pessoas (tanto coautoria quanto participao) por parte de 3. Ex: Amiga ajuda a me, que est em estado puerperal.

PARTICIPAO EM SUICDIO

Induzir, instigar, auxiliar (tipo misto alternativo). A realizao das 3 condutas X mesma vtima consiste em crime nico. CUIDADO! Haver homicdio e no participao em suicdio quando:
a) A conduta for de matar e no de auxiliar a provocar a prpria morte; b) A ao for praticada mediante coao ou fraude (A manda B se atirar); c) A ao for praticada contra vulnervel (menor de 14 anos ou doente/deficincia mental);

ABORTO

So trs modalidades:
a) Auto-aborto (Art. 124, CP); b) Aborto provocado por terceiro sem consentimento (Art. 125, CP); c) Aborto provocado por terceiro com consentimento (Art. 126, CP);

ATENO! uma exceo Teoria Monista - a gestante que consente responde pelo crime do Art 124 e o terceiro que provoca pelo criem do Art.126. Ex: Maria pede a Joana, mdica, que lhe faa aborto. Maria 124, Joana 126. CUIDADO! Nas trs modalidades s se pune o dolo. No h previso de forma culposa. - Causa De Aumento (Arts. 125 e 126): Se resulta leso grave ou morte. S se pune a forma preterdolosa (os resultados no eram pretendidos). Ex: Maria provoca aborto em Joana e essa acaba morrendo. Maria responde pelo Art. 126 com pena aumentada e no por homicdio. - Excluso do Crime: Se praticado por mdico em caso de:
a) Risco para a vida (necessrio): no precisa do consentimento da gestante. b) Estupro (sentimental): precisa do consentimento ou do seu representante legal.

MUITA ATENO! No h na lei brasileira permisso para o aborto eugnico, por exemplo no caso de anencefalia. LESO CORPORAL Pode ser dolosa ou culposa. 1) Dolosa: Quanto ao resultado: leve, grave, gravssima ou seguida de morte. A leve uma infrao de menor potencial ofensivo e depende de representao.
a) Dolosa Leve: Praticada em situao de violncia domstica torna-se qualificada (3 meses a 3 anos).

MUITA ATENO! Leso dolosa leve com violncia domstica: apesar de no ser infrao de menor potencial ofensivo continua a depender de representao. 2) Culposa: infrao de menor potencial ofensivo, depende de representao e no tem graduao pelo resultado. Ex. Tcio, dirigindo com imprudncia, atropela Mvio, amputando-lhe ambas as pernas = leso culposa na direo de veculo automotor. IMPORTANTE! No tem leso culposa grave, gravssima. CRIMES CONTRA A HONRA

CALNIA

Imputar a algum falsamente fato definido como crime


I. Se no for fato, mas opinio: injria; II. Se no for crime, mas contraveno: difamao; III. Se no for falso, mas verdadeiro: atpico.

- Aspectos da Calunia: Admite retratao at a sentena e exceo da verdade (Salvo excees: Ex. Presidente ou Chefe de Governo.) DIFAMAO Imputar a algum fato ofensivo reputao. I. Se no for fato e sim opinio: injria;
II. seja verdadeiro ou seja falso: haver difamao.

- Aspectos da Difamao: admite retratao at a sentena; no admite exceo da verdade (salvo se for Funcionrio Pblico e a ofensa relacionada).

INJRIA

Ofender dignidade ou decoro.


I. Se praticada com violncia ou vias de fato: injria real.

- Aspectos da Injria: No admite retratao, nem exceo da verdade. a) Injuria Preconceituosa: se h utilizao de elementos de raa, cor, etnia religio, origem, condio de pessoa idosa ou deficiente. ATENO! Injria Preconceituosa no se confunde com racismo (Lei 7.716). A injria a ofensa honra de pessoa determinada. IMPORTANTE: 80% dos fatos noticiados pela imprensa como racismo so na verdade injuria. A conseqncia bem diferente. RACISMO: inafianvel e imprescritvel, enquanto a injria preconceituosa no! O racismo se dirige a uma coletividade indeterminada. Ex. dio a pessoas da raa X racismo. Xingar algum por causa da raa injria. OBS. O preconceito contra opo sexual no contemplado na lei de racismo. - Excluso do Crime: s para a injria e difamao. = Ofensa irrogada em juzo; critica artstica, opinio desfavorvel emitida por Funcionrio Pblico. PEGADINHA! O crime de calnia nunca excludo. AO PENAL Em regra: Privada. Excees:

a) Contra presidente da Repblica ou Chefe de Governo Estrangeiro: Condicionada requisio do Ministro da Justia; b) Contra Funcionrio Pblico: Condicionada representao ou Privada (Smula 714 do STF).

ATENO! A Ao Penal na injria preconceituosa era privada e passou a ser pblica condicionada representao. CRIMES CONTRA O PATRIMNIO

FURTO

A polmica o momento consumativo: Prevalece no Tribunal Superior a Teoria da Amotio (no exige posse pacfica). - Causa de Aumento da Pena: se o crime praticado durante o repouso noturno. ATENO! A causa de aumento de pena s se aplica ao caput. Sempre cai.Ex: durante a noite o ladro arromba o porto. S qualificado 1) Furto Privilegiado: Se o criminoso primrio e a coisa de pequeno valor. Pode reduzir a pena, substituir recluso por deteno ou aplicar s multa. No se confunde com furto de bagatela que atpico. 2) Furto Qualificado: as principais qualificadoras so
a) Rompimento de obstculo (prevalece que tem que ser externo coisa); b) Concurso de pessoas (No pode aplicar a majorante do roubo Smula 442 do STJ) c) Mediante fraude

O furto qualificado difere no estelionato, pois nesse a vtima entrega a coisa: Ex 1: Tcio finge que est passando mal e quando o dono da loja vai apanhar gua ele furta o relgio em cima do balco: FURTO MEDIANTE FRAUDE. Ex 2: Tcio finge ser da companhia de transporte de valores que veio apanhar o relgio e leva embora para si: ESTELIONATO. ATENO! O STF passou a admitir a furto qualificado-privilegiado desde que a pena no seja apenas multa. ROUBO 1) Roubo Prprio: subtrair coisa alheia mvel mediante violncia ou grave ameaa. 2) Roubo Imprprio: aps a subtrao emprega violncia para garantir a impunidade do crime ou a deteno da coisa. - Causa de Aumento de Pena: emprego de arma, entendimento majoritrio de que so desnecessrias apreenso e percia. ATENO! Prevalece o entendimento que arma de brinquedo no se aplica a majorante. Ou seja, crime de roubo (no passa a ser furto muito menos crime impossvel), mas roubo simples. - Quantidade de Aumento: exige fundamentao concreta, no sendo suficiente a indicao do nmero de majorantes, ou seja, O juiz no pode justificar o aumento apenas apontando que foram 2, 3 ou 4 majorantes. (Smula 443 STJ)

RECEPTAO

I. Prpria: adquirir, II. Imprpria: influir 3 de boa f adquira.

S so punveis com dolo direto ATENO! A receptao ser punvel mesmo que desconhecido/isento de pena autor do crime anterior.

III. Qualificada: exerccio da atividade comercial/industrial, mesmo irregular, clandestino, em

residncia. (Dolo)
IV. Culposa: desproporo valor/preo, natureza da coisa, condio de quem oferece. Agente

Primrio. Perdo judicial IMPORTANTE! Escusas Absolutrias: isento de pena quem comete crime contra o patrimnio contra:
a) Cnjuge na constncia da sociedade; b) Ascendente ou descendente

A ao torna-se condicionada representao pra quem comete crime contra o patrimnio contra:
a) Cnjuge separado; b) Irmo; c) Tio/sobrinho (Tem que ter coabitao)

ATENO! Essas regras anteriores NO VALEM para:


a) Crimes com violncia/ameaa; b) Estranho que participa do crime; c) Vtima maior de 60.

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PECULATO o nico crime praticado por Funcionrio Pblico contra a Administrao que admite modalidade culposa. 1) Peculato Doloso:
a) Prprio: apropriar-se ou desviar do bem pblico ou particular de que tem a posse em razo do cargo; b) Imprprio: subtrair ou facilitar a subtrao de bem do qual no tem a posse, mas valendo-se da facilidade proporcionada pelo cargo.

2) Peculato Culposo: concorrer culposamente para o crime de outrem. ATENO! S no peculato culposo a reparao do dano antes do trnsito em julgado extingue a punibilidade, depois, reduz a pena pela . 3) Peculato Estelionato: apropriar-se do que recebeu, em razo do cargo mediante erro de outrem. SUPER IMPORTANTE: Concurso de crimes no peculato. Lembra que no peculato doloso, se o particular ajuda sabendo da condio de seu comparsa, tambm responde pelo peculato. CONCUSSO exigir vantagem indevida em razo do cargo. Cuidado porque se o problema trouxer violncia/ameaa o crime de EXTORSO. PARTE 03 LEGISLAO ESPECIAL

LEI 8137/90: CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA, ECONMICA E AS RELAES DE CONSUMO

1) Diferena entre os Artigos 1 e 2: Ambos tratam de sonegao fiscal. a) Art.1 material;


b) Art. 2 formal.

2) Especialidade do Artigo 3: Ele contm 3 condutas praticadas por funcionrio pblico, que se parecem muito com crimes do CP. Por isso tem que ter cuidado. Por exemplo: Exigir solicitar ou receber vantagem para deixar de lanar tributo ou cobr-los parcialmente. No corrupo passiva nem concusso e sim CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA (Art. 3, II) SMULA VINCULANTE 24: No se tipifica o crime material previsto no art. 1, I a IV, antes do lanamento definitivo do tributo. Quer dizer que antes do lanamento definitivo, ou seja, antes do esgotamento da via administrativa, o crime no est tipificado. 3) Suspenso e Extino da Punibilidade: (a disciplina mudou com a lei 12.382 de 11/02/2011). Hoje assim;
a) SUSPENSO: suspensa a pretenso punitiva durante o perodo em que a pessoa fsica ou jurdica estiver includa no parcelamento, desde que o pedido de parcelamento tenha sido formalizado antes do recebimento da denncia criminal. Alm disso, a prescrio criminal no corre durante o perodo de suspenso da pretenso punitiva. b) EXTINO: Extingue-se a punibilidade quando a pessoa fsica ou jurdica efetuar o pagamento integral dos dbitos oriundos de tributos, inclusive acessrios, que tiverem sido objeto de concesso de parcelamento.

4) Principio da Insignificncia: Hoje prevalece a sua admissibilidade, quando o valor do tributo suprimido for inferior a R$ 10.000. Lembrando que o mesmo parmetro vale para o crime de descaminho (Art. 334 do CP).

LEI 9613/98: LAVAGEM DE CAPITAIS.

1) Condutas Tpicas: cobre todas as etapas da empreitada criminosa. Por isso a conduta do caput do Art. 1 dissimular ou ocultar ativos ilcitos, mas tem vrias condutas equiparadas das mais variadas formas. Ex. Participar de grupo ou escritrio tendo conhecimento de que sua atividade principal ou secundria dirigida lavagem (Art. 12, II) 2) Rol de Crimes Antecedentes: s haver lavagem de dinheiro quando for proveniente dos crimes expressamente previstos na lei: I. NO CDIGO PENAL
a) Extorso mediante seqestro; b) Crimes contra a Administrao;

II. EM LEIS ESPECIAIS:


a) Trfico de drogas; b) Trfico de armas; c) Terrorismo; d) Contra o sistema financeiro; e) Genrico (praticado por organizao criminosa - qualquer crime)

3) Independncia de Julgamento: o processo e julgamento da lavagem independe do processo e julgamento do crime antecedente, ainda que praticados em outro pas. IMPORTANTE! A competncia da lavagem no necessariamente federal, s vai ser se o crime antecedente for federal ou se forem praticados contra o sistema financeiro.

LEI 7.492/86: CRIMES CONTRA O SISTEMA NACIONAL

ATENO! Todos os crimes dessa Lei so de competncia da Justia Federal.

1) Gesto Fraudulenta (Art. 4, caput): a gesto que envolva m f, malicia, fraude. Exige efetivo poder de gesto, embora admita concurso com quem no tenha tal poder. Prevalece que crime habitual imprprio, ou seja, no exige reiterao de condutas. (No pacfico) 2) Gesto Temerria (Art. 4, nico): gerir a instituio de forma desmedidamente arrojada, expondo-a a riscos. Segundo posio majoritria crime habitual, ou seja, exige reiterao de atos temerrios de gesto. Exige tambm poder de gesto. 3) Apropriao (art. 5): O perigo desse crime que ele muito parecido com a apropriao indbita do CP Olha s: Apropriarem-se, os controladores, administradores, diretores ou gerentes da instituio financeira, de dinheiro, titulo, valor ou qualquer outro bem mvel de que tem a posse, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio. um crime prprio que s pode ser praticado por aqueles sujeitos ativos. 4) Caixa Dois (Art. 11): crime manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente contabilidade exigida pela legislao. 5) Operao No Autorizada (Art. 16): um dos crimes praticados, por exemplo, pelo doleiro. Configura o crime: Fazer operar, sem a devida autorizao ou com autorizao obtida mediante declarao falsa, instituio financeira inclusive de cmbio 6) Evaso de Divisas: so duas condutas diferentes.
a) efetuar operao de cmbio no autorizada, com o fim de promover evaso de divisas do pas. Nessa conduta basta a operao, no preciso que o dinheiro tenha sado. Mas a operao tem que ter essa finalidade especifica. b) Promover, sem autorizao legal a sada da moeda para o exterior ou nele mantiver depsitos no declarados ao BACEN.

LEI 7210/84: LEI DE EXECUO PENAL (LEP)

1) So trs as espcies de pena:


I. Privativa de liberdade: pode ser cumprida em trs regimes: fechado semiaberto e aberto; II. Restritiva de direitos; III. Multa.

ATENO! O RDD - Regime Disciplinar Diferenciado no regime, mas sim sano disciplinar. 2) O sistema de cumprimento de penas progressivo: progresso a passagem de um regime mais grave para outro mais ameno. Em regra proibida a progresso por salto direto do fechado para o aberto. Requisitos para a Progresso:
a) Objetivo: o cumprimento de parcela da pena: nos crimes comuns, 1/6 da pena.

ATENO! Nos Crimes Hediondos e Equiparados 2/5 se primrio e 3/5 reincidente. E se o sujeito foi condenado a 80 anos por crime comum? Dever cumprir 1/6 de 80 anos ou 1/6 de 30 anos? 1/6 de 80 anos (Art. 75, CP). Lembre-se que os benefcios da Execuo Penal so calculados a partir da pena total aplicada, e no da unificao em 30 anos. (Smula 715 STF) No caso de crimes hediondos e equiparados, os crimes praticados at 29 de maro de 2007 podem progredir com 1/6. Apenas aos crimes praticados a partir de 29 de maro de 2007 que incidem os lapsos de 2/5 e 3/5 da pena. (Smula 471 STJ e Smula vinculante 26 STF)
b) Subjetivo: em regra suficiente o atestado de conduta carcerria, firmado pelo diretor do estabelecimento. O Exame Criminolgico no est proibido, mas s ser admitido em deciso judicial fundamentada com peculiaridade do caso concreto. (Smula 439 STJ) c) Especial: nos crimes contra a Administrao Pblica, a progresso fica condicionada reparao dos danos (Art. 33 4 CP).

LEI 11343/06: LEI DE DROGAS

1) Porte de Drogas (Art.28): Continua sendo crime. No entanto, no possvel crcere. As penas para o porte de drogas so:
a) Advertncia; b) Prestao de servios comunidade; c) Comparecimento a curso ou medida educativa.

As penas previstas para o porte de drogas podem ser aplicadas alternativa ou cumulativamente. Se descumprida qualquer dessas penas, devero ser aplicadas, sucessivamente, admoestao verbal e multa. Lembre-se: sucessivamente. Primeiro a admoestao, e depois a multa. 2) Cultivo/Colheita: O cultivo ou colheita de matria prima para preparar pequena quantidade de droga para consumo pessoal equiparada ao porte. (Mesmas Penas). 3) Trfico de Drogas: crime equiparado a hediondo. Prevalece que no necessrio intuito de lucro, bastando realizar qualquer verbo do Art. 33: Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso conduta prevista no 2, e aceita suspenso condicional do processo. ATENO! Oferecer droga eventualmente, sem inteno de lucro, a pessoa de seu relacionamento, tem previso especfica (3 do Art. 33) e no configura trfico. 4) Se o ru primrio, possui bons antecedentes, no se dedica atividade criminosa nem pertence organizao criminal h diminuio de pena (4). 5) O 4 probe a converso da pena em restritiva de direitos. No entanto, o STF entendeu que essa proibio inconstitucional LEI 9503/97: CRIMES DE TRNSITO

1) A leso corporal culposa no trnsito admite conciliao, transao e precisa de representao, salvo em 3 casos:
I. Sob a influncia de lcool ou qualquer outra substncia; II. Participando, em via pblica, de corrida, exibio ou congnere sem autorizao; III. Transitando em velocidade superior mxima permitida para a via em 50 km/h

2) Para que configure o crime do Art. 309 CTB, necessrio que conduza o veculo sem habilitao de forma anormal. 3) Configura o crime de embriaguez ao volante a conduo de veculo com 0,6 decigramas de lcool por litro de sangue ou mais. IMPORTANTE! Ningum obrigado e se submeter ao bafmetro, nem a teste sanguneo, nem produzir qualquer outra prova em seu desfavor. 4) A omisso de socorro aumenta a pena dos crimes de homicdio culposo e leso corporal culposa no trnsito.

También podría gustarte