Está en la página 1de 12

Introduo

A humanidade tem o dom de comunicar entre si as suas ideias e pensamentos por meio da linguagem falada. A disciplina que estuda o aperfeioamento desta linguagem chama-se Gramtica. Os povos no falam todos a mesma linguaguem, cada um tem o seu modo de falar, isto , a sua lngua, portanto, cada lngua tem a sua Gramtica. Gramtica Portuguesa: a discilpina que estuda o aperfeioamento da lngua portuguesa. Tanto na lngua portuguesa como em qualquer outra lngua, os elementos principais que a formam so os sons, que combinados de diversas formas, do origem as palavras; e estas por sua vez ligadas entre si por varios modos, formam as frases.

A Gramtica Portuguesa est dividida em trs partes, a saber: Fontica: Parte da gramtica que se ocupa dos sons das palavras. Morfologia: Parte da gramtica que se ocupa da forma das palavras. Sintaxe: Parte de gramtica que se ocupa da combinao das palavras ( frases).

CAPTULO I - Fontica
Como j se disse, a fontica a parte da gramtica que se ocupa dos sons que constituem as palavras e para produzir os sons de que a linguagem falada carece, o homem possui um aparelho formador de som que se compe das seguintes partes: laringe, faringe, fossas nasais e boca. H na laringe uma espcie de pregas chamadas cordais vocais que, postas em vibrao pela aco do ar expelido pelos pulmes, produzem os sons. A faringe uma cavidade em forma de funil, que pe em comunicao a laringe com as fossas nasais e a boca. As fossas nasais e a boca, que so as ltimas cavidades do aparelho criador de som ( fonador ), acabam de modificar voz. Da aco combinada da laringe com a faringe, fossas nasais e boca, que resultam os sons com que se formam as palavras. Ainda a lngua, os dentes e os lbios, so elementos que influem bastante na modificao dos sons. Os sons obtidos pelo aparelho fonador do duas espcies de vozes: vozes livres Vogais, e vozes constritas Consoantes. Os sinais que representam as vozes quer livres (vogais), quer constritas (consoantes), chamam-se Letras. As letras classificam-se em Vogais e Consoates. As Primeiras representam vozes livres, e as segundas vozes constritas. Alfabeto: um conjunto de letras com que os diferenets povos exprimem os seus pensamentos, quer falando, quer escrevendo. Cada lngua tem o seu alfabeto. O alfabeto da lngu aportuguesa consta de vinte e trs letras, que podem ser maisculas ou minsculas, em que cinco so vogais ( a, e, i, o, u); e dezoito so consoantes ( b, c, d, f, g, h, j, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, z). Podem usar-se na escrita de nomes estrangeiros estas trs letras : K, W, Y.

CAPTULO II Morfologia
Morfologia a parte da gramtica que trata da forma das palavras So dez as . diferentes espcies de palavras da gramtica portuguesa: seis em regra variveis (susbtantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes e verbos, e quatro sempre invariveis ( preposies, adverbios, conjunes e interjeies).

 Os substantivos Substantivos: So as palavras variveis que do a conhecer as pessoas, as coisas, as qualidades abstractas, as aces e os estados. Como por exemplo as seguintes palavras: Homem, carro, simplicidade, jogo, frio, etc. Estes dividem- se em prprios e comuns. Substantivos Prprios: So as palavras com que designamos as pessoas e as coisas de forma individual. Ex..: Sebastio, Jos, Margarida, Angola, Luanda, etc. Os substantivos comuns, so divididos em concretos, abstractos e colectivos. Substantivos comuns concretos: So as palavras que atribuem nomes s coisas reais. Ex.: papel, carro, casa, relgi, etc. Substantivos comuns abstractos: So as palavras que servem para nomear as aces, qualidades e estados. Ex.: trabalho, paz, doena, etc.

Flexes dos substantivos

Os substantivos so divididos em duas flexes: nmero e gnero. Nmero: a forma particular que os substantivos tomam para designar a quantidade de pessoas ou coisas. So dois os nmeros: singular e plural. O nmero singular indica s uma pessoa ou coisas. Ex.: homem, rapaz, casa, livro. O nmero plural indica mais de uma pessoa ou coisas. Ex.: homens, rapazes, casas, livros Gnero: a forma particular que os substantivos tomam para designar macho ou fmea. So dois os gneros: masculino e feminino. O gnero masculino indica os seres machos ( homem, pombo, gato, etc.) O gnero feminino indica os seres fmeas. Ex.: mulher, pomba, gata, etc.

 Os adjectivos Adjectivos: So as palavras variveis que servem para qualificar os substantivos. Ex.: inteligente, saudvel, bonito, rico, forte, perfeito, etc. Tal como os substantivos os adjectivos tm duas flexes: gnero e nmero. Os adjectivos, quanto ao gnero, classificam-se em uniformes e biformes. Adjectivos uniformes: So os que tm uma nica forma para ambos os gneros. Ex.: homem feliz, mulher feliz, rapaz inteligente, rapariga inteligente, etc. Adjectivos biformes: So os que tm duas formas, uma para cada gnero. Ex.: homem bonito, mulher bonita, senhor rico, senhora rica, etc.

Grau de significao dos adjectivos

So trs os graus de significao dos adjectivos: positivo, comparativo e superlativo. Ex.: inteligente 1.Positivo: O Joo inteligente

De inferioridade O Joo menos inteligente que o seu irmo. 2.Comparativo De igualdade O Joo to inteligente como o seu irmo De superioridade O Joo mais inteligente que o seu irmo. composto O Joo muito inteligente Absoluto 3.Superlativo simples - O Joo inteligentssimo de inferioridade O Joo o menos inteligente Relativo de superioridade O Joo o mais inteligente O grau positivo exprime apenas a qualidade do substantivo. O grau comparativo exprime a comparao entre dois ou mais substantivos. O grau superlativo exprime a qualidade do substantivo no mais alto ou mais baixo grau.

Formao do comparativo

Comparativo de inferioridade: Forma-se pondo antes do adjectivo o adverbio menos, e depois, que ou do que. Ex.: O joo memos inteligente que (do que)o seu irmo. Comparativo de igualdade: Forma-se pondo antes do adjectivo o adverbio, to e depois como. Ex.: O Joo to inteligente como o seu irmo. Comparativo de superioridade: Forma-se pondo antes do adjectivo o adverbio mais, e depois, que ou do que. Ex.: O Joo mais inteligente que (do que) o seu irmo.
y

Formao do superlativo

Superlativo absoluto omposto: Forma-se pondo antes do adjectivo o adverbio muito. Ex.: O Joo muito inteligente. Superlativo absoluto simples: Forma-se de diversas formas, a saber: Os adjectivos que no positivo terminam em o ou e, passam, para o superlativo absoluto simples, tirando o o ou o e, juntando-lhes depois ssimo, ssima, ssimos, ssimas. Ex.: Formoso, formosssimo; inteligente, inteligentssimo; grave, gravssimo,etc. Os adjectivos que no positivo terminam em vel, passam para o superlativo absoluto simples, mudando o vel em bil e acrescentando ssimo. Ex.: amvel, amabilssimo; agradvel, agradabilssimo; etc. Os adjectivos que no positivo terminam em em z, passam para o superlativo absoluto simples, mudando o z em c e acrescentando ssimo. Ex.: veloz, velocssimo; feroz, ferocssimo; capaz, capacssimo; etc. Os adjectivos que no positivo terminam o, passam para o superlativo absoluto simples, mudando o o em an e acrescentando ssimo. Ex.: vo, vanssimo; so, sanssimo; etc. Os adjectivos que terminam em m, passa para o superlativo absoluto simples, mudando o m em n e acrescentando ssimo. Ex.: comum, comunssimo; bom, bonssimo; etc. Superlativo relativo de inferioridade: Forma-se pondo antes do adjectivo as palavras o menos, e depois de. Ex.: O Joo o menos inteligente dos homens. Superlativo relativo de superioridade: Forma-se pondo antes do adjectivo as palavras o mais, e depois, de. Ex.: O Joo o mais inteligente dos homens.

Adjectivos com comparativo e superlativo especiais Comparativo melhor pior maior menor superior inferior Superlativo ptimo pssimo mximo mnimo supremo nfimo

Positivo bom mau grande pequeno alto baixo

Superlativos compostos e simples (irregulares) de alguns verbos Superlativo irregular simples acrrimo amicssimo antiqussimo asprrimo celebrrimo frigidssimo humlimo magnificentssimo misrrimo nobilssimo pauprrimo dificlimo dulcssimo faclimo fidelssimo sacratssimo salubrrimo

Superlativo composto muito acre amigo antigo spero clebre rio humilde magnifico msero nobre pobre difcil doce fcil fiel sagrado salubre

 Os artigos Artigos: So as palavras variveis que se juntam aos substantivos para lhes dar sentido. H duas espcies de artigos: definidos e indefinidos. Os artigos definidos so o, a, no singular; os, as, no plural. Ex.: o menino, a menina, os meninos, as meninas, etc. Os artigos indefinidos so, um, uma, no singular; uns, umas, no plural. Ex.: um menino, uma menina, uns meninos, umas meninas, etc. Os artigos combinam-se com algumas preposies do seguinte modo: em vez de a a s a as ao a o aos a os da de a das de as do de o dos de os na em nas no nos pela pelas pelo pelo vez de em a em as em o em os por a por as por o por os

 Os numerais Numerais: So as palavras que determinam os objectos em relao ao nmero. Os numeais dividem-se em cardinais, ordinais e proporcionais. Numerais cardinais: Exprimem simplesmente o nmero dos objectos, e so: um, dois, trs, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, etc. Numerais ordinais: Designam o lugar numrico que os objectos ocupam, e so: preimeiro, segundo, terceiro, etc., dcimo, vigsimo, trigsimo, quadragsimo, quinquagsimo, sexagsimo, septuagsimo, centsimo, milsimo, milionsimo, etc. Numerais proporcionais: Exprimem a multiplicidade ou fraco numrica de um objecto. Podem dividir-se um multiplicativos, como: duplo, triplo, qudruplo, quntuplo, sxtuplo, sptuplo, octuplo, nnuplo, dcuplo, cntuplo, etc.; e partitivos, como: um meio, um tero, um quarto, um quinto, um sexto, um stimo, um dcimo, um undcimo, um duodcimo, treze avos, catorze avos, etc.

 Os pronomes Pronomes: So as palavras que tm funo de substituir os nomes, ou seres, como tambm a sua referncia. Os pronomes dividem-se em: pessoais, possesivos, demonstravios, relativos, interrogativos e indefinidos. So trs as pessoas gramaticais. A primeira pessoa a que fala eu, no singular, ns, no plural. A segunda pessoa aqulea com quem se fala tu, no singular, vs, no plural. A terceira pessoa aquela de quem se fala ele ou ela, no singular, eles ou elas, no plural.
y

Pessoais

Pronomes pessoias: So aqueles que designam as pessoas gramaticais. Pronomes pessoias e seus casos singular: eu, me, mim, migo (comigo) 1 pessoa plural: ns, nos, nosco (connosco)

singular: tu, te, ti, tigo (contigo) 2 pessoa plural: vs. vos, vosco (convosco)

singular: ele, ela, o, a, lhe 3 pessoa plural: eles, elas, os, as, lhes.

Possessivos

Pronomes possessivos: So aqueles que exprimem a quem pertecem os objectos. singular: meu, minha, nosso, nossa 1 pessoa plural: 2 pessoa plural: 3 pessoa plural: seus, suas. teus, tuas, vossos, vossas singular: seu, sua meus, minhas, nossos, nossa singular: teu, tua, vosso, vossa

Demonstrativos

Pronomes demonstrativos: So os que indicam o lugar que os objectos ocupam em relao s pessoas gramaticais. Estes esto divididos em variveis e invariveis. Os variveis so: este esse aquele o mesmo esta essa aquela a mesma estes esses aqueles os mesmos estas essas aquelas as mesmas

Os invariveis so:

isto

isso

aquilo

Relativos

Pronomes relativos: So aqueles que se referem a uma palavra ou sentido anterior. Econtram-se divididos em variveis e invariveis. Os variveis so: qual, quais cujo, cuja, cujos, cujas quanto, quanta, quantos, quantas. Os invariveis so: que, quem, onde

Interrogativos

Pronomes interrogativos: So aqueles que servem para perguntar directa ou indirectamente. Estes dividem-se em variveis e invariveis. Os variveis so: qual? quais? quanto? quanta? quantos? quantas? Os invariveis so: que? quem?

onde?

Indefinidos

Pronomes indefinidos: So aqueles que indicam os objectos de um modo vago e inderteminado. Estes tambm esto divididos em variveis e invariveis. Os variveis so: todo, toda, todos, todas; nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas pouco, pouca, poucos, poucas, algum; algum, alguma, alguns, algumas certo, certa, certos, certas; qualquer, quaisquer cada um, cada uma, etc.

Os verbos

Verbos: So as palavras variveis com que se enuncia e atribui, a uma pessoa ou coisa, uma aco, estado ou uma qualidade. E estes classificam-se em transitivos, intransitivos, regulares, irregulares, auxiliares e defectivos. Verbos transitivos: So os que exprimem uma aco que passa imediatamente a um objecto em que ela se exercita. Ex.: estudei a gramtica, li a histria, etc. Verbos intransitivos: So os que exprimem uma aco que no passa imediatamente a um objecto em que ela se exercite. Ex.: demanh choveu, etc. Verbos auxiliares: So os que se combinam com os tempos de outros verbos.
Ex.: tenho estudado muito, tenho visto.

Verbos Defectivos: So verbos que apresentam defeitos na sua conjugao, e apenas se usam em algumas formas e pessoas.

 Preposies

Preposies: So palavras invariaveis que exprimem relaes entre duas partes de uma orao que dependem uma da outra. Ex.: a, afora, em, para, contra, antes, aps, at, desde, de, durante, com forme, por, salvo, sem, sob, sobre, etc.

 Adverbios Adverbios: So as palavras invarivveis que se juntam aos adjectivos, verbos, e aos proprios adverbios pare lhes dar um outro significado. Estes podem ser: De modo: assim, bem, mal, melhor, pior, facilmente, e outros terminados em mente. De lugar: eis, aqui, a, al, acol, l, c, alm, aonde, algures, perto, longe, etc. De quantidade: to, quo, muito, pouco, tudo, nada, menos, mais, tanto, todo, etc. De tempo: agora, hoje, ontem, amanh, tarde, cedo, logo, sempre, nunca, etc. De afirmao: sim, certamente, efectivamente, concerteza, etc. De dvida: talvz, acaso, porventura, etc. De excluso: s, somente, sequer, apenas, unicamente, seno, etc. De interrrogao: como? onde? quando? por que? qual?

 Conjunes Conjunes: So palavras invariveis que ligam oraes, ou partes de oraes que desempenhem a mesma funo. Ex.: Estava na praia quando tu chegaste; No fui contigo nem farei com ele, etc. Dividem-se em coordenativas e subordinativas. Coordenativas: - Copulativas: Servem para ligar, e so: e, nem, tambm, no s, etc. - Disjuntivas: Indicam incluso ou alternativa, e so: ou, ora... ora, quer... quer, etc. - Adversativas: Exprimem oposio, e so: mas, porm, contudo, ainda assim, etc. - Conclusivas: Exprimem a consequncia da orao anterior, e so: logo, portanto, por conseguinte, etc.  Interjeies Interjeies: So palavras invariveis com que exprimimos as impresses sbitas Ex.: ah!, oh!, ai!, ui!, oxal!, ol!, psiu!, viva!, pudera!,

CAPTULO III Sintaxe


Sintaxe: a parte da gramtica que ensina a combinar as palavras na orao e as oraes nas frases ou textos ( discursos). Orao gramatical: uma palavra ou agregado de palavras formando um sentindo e contendo um verbo em modo finito. So quatro os modos finitos dos verbos: indicativo, condicional, imperativo e conjuntivo. Perodo gramatical: uma orao ou agregado de oraes formando um sentido completo. Num perodo h tantas oraes quantos forem os verbos em modo finito. Discurso: um agregado de perodos com que exprimimos as nossas ideias sobre qualquer assunto.

 Sujeito Sujeito: um substantivo ou qualquer expresso equivalente, a respeito da qual se afirma ou nega alguma coisa. Sujeito simples: constituido por um s substantivo ou expresso equivalente. Sujeito compsto: constituido por mais de um substantivo ou expresso equivalente.

También podría gustarte