Está en la página 1de 5

A legislao garante a estabilidade da empregada gestante a partir da confirmao da gravidez, exceto no caso do contrato de experincia ou determinado.

Determina ainda que o perodo de licena-maternidade da empregada gestante de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuzo do emprego e do salrio. Este entendimento est consubstanciado no artigo 10, II, "b" do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal/88, o qual confere empregada gestante a estabilidade provisria, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. "Art. 10 - At que seja promulgada a Lei Complementar a que se refere o artigo 7, I da Constituio: I - ... II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: a) .... b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto." Conforme estabelece a Lei 11.770/2008, que instituiu o Programa Empresa Cidad, este prazo poder ser prorrogado por mais 60 (sessenta) dias quando a empregada assim o requerer ou ainda quando a prpria empresa aderir voluntariamente ao programa. No entanto, a dvida de muitas empresas se esta estabilidade deve ser conferida a partir da gravidez da empregada ou da data em que a mesma comunica o fato ao empregador. A maioria das empresas alega que no h como conferir a estabilidade empregada se desconhece que a mesma est grvida, sendo portanto, passvel de desligamento arbitrrio. Analisando uma situao de gravidez, podemos entender que esta pode gerar fatos em 3 (trs) datas distintas, sendo:

Data 1: Data da gravidez em si; Data 2: Data de confirmao da gravidez pelo mdico (que pode ocorrer na mesma semana, 1 ms ou at 3 meses depois, dependendo do caso); e Data 3: Data da comunicao por parte da empregada ao empregador.

Atravs de alguns julgados trabalhistas, observamos que o entendimento jurisprudencial de que o que vale a data da confirmao da gravidez e no a data da comunicao do estado gravdico ao empregador. Entende-se como data da confirmao da gravidez a data da gravidez em si, ou seja, ainda que a empregada tenha a confirmao mdica em novembro que est grvida

desde setembro, o fato gerador a ser considerado para fins de estabilidade o ms de setembro. Sob este vis, podemos concluir que o empregador simplesmente teria que adivinhar se a empregada est ou no grvida para s ento proceder ou no a demisso? sabido que quem assume o risco do empreendimento, recebendo os lucros ou suportando os prejuzos advindos da atividade econmica, o empregador. Neste sentido, h que se considerar que a arbitrariedade em demitir ou no a empregada tornase um risco para o empregador, pois a legislao busca assegurar no s a garantia do emprego, mas proteger as condies bsicas de sustento ao nascituro, atravs dos rendimentos da genitora, pelo perodo de, no mnimo, cinco meses aps o parto. No obstante, a prpria legislao probe a exigncia de teste, exame, percia, laudo, atestado, declarao ou qualquer outro procedimento relativo esterilizao ou a estado de gravidez. Esta proibio, por si s, transfere o risco da demisso ao empregador, pois se mais tarde este for comunicado do estado gravdico da empregada e, sendo comprovado que a data da confirmao da gravidez foi antes da demisso, poder ser obrigado a reintegr-la ao quadro da empresa. Por outro lado, h que se considerar de que forma ocorreu esta demisso e quando, exatamente, foi confirmada a gravidez da empregada. Isto porque, h tambm o entendimento jurisprudencial de que, no caso do aviso prvio trabalhado, a estabilidade da empregada pode no se confirmar. Alguns juzes entendem que o aviso prvio trabalhado equipara-se ao instituto do contrato de trabalho por prazo determinado ou de experincia, ou seja, a partir do momento da comunicao do desligamento, a empregada fica ciente do trmino do contrato de trabalho ao fim do cumprimento do aviso, j que possui termo prefixado de incio e trmino. O entendimento de que no h estabilidade no contrato de trabalho por tempo determinado, justamente pelo fato de que o empregado, ao celebr-lo, j conhecer o seu trmino, se transfere ao aviso prvio trabalhado tambm pela mesma razo, ou seja, o empregado tem cincia do trmino no momento da comunicao. Sob esta tica, h entendimento jurisprudencial de que se a confirmao da gravidez se deu durante o aviso prvio trabalhado, ou seja, se a concepo da gravidez tenha ocorrido aps a data de comunicao do aviso prvio, a empregada no ter direito estabilidade, j que tinha cincia do trmino do contrato ao fim do cumprimento do aviso. Assim, podemos entender que dever ser observado a forma do desligamento (aviso imediato ou a ser cumprido) e se a confirmao da gravidez ocorreu ou no antes da data de demisso, para s ento, aplicando a lei ao caso concreto, estabelecer o direito ou no estabilidade da gestante.

Veja abaixo o entendimento do TST sobre o caso de uma empregada reintegrada ao quadro da empresa, mesmo comunicando o seu estado gravdico aps o desligamento. GESTANTE DEMITIDA ANTES DE COMUNICAR A GRAVIDEZ SER REINTEGRADA Fonte: TST - 20/11/2008 - Adaptado pelo Guia Trabalhista A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso de uma empresa de revenda de automveis contra deciso que reconheceu o direito estabilidade provisria de empregada demitida ainda sem conhecimento, pela empresa, do seu estado gravdico. Para a Turma, trata-se de garantia no-condicionada comunicao ou confirmao da gravidez no curso do contrato de trabalho. De modo claro, o artigo 10, inciso II, alnea b do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias expresso ao estabelecer a fluncia do direito desde a confirmao da gravidez e no da data da cincia do evento pelo empregador, que irrelevante nos termos da norma que instituiu a garantia, afirmou o relator, ministro Emmanoel Pereira. A empregada foi contratada como auxiliar administrativa em 2002 por uma empresa anterior, a qual, em 2003, foi vendida para uma segunda empresa. Na ocasio, foi demitida pela primeira empresa e admitida logo depois pela segunda, em carter de experincia, por 90 dias. Ao ser novamente dispensada, descobriu que estava grvida de aproximadamente 4,5 meses, com data provvel para o parto em 19/03/2004. Imaginando ser detentora da estabilidade provisria, a empregada buscou sua reintegrao ao emprego ou, alternativamente, o pagamento de indenizao relativa ao perodo de estabilidade e as verbas da decorrentes. Sua reclamao foi julgada improcedente pela 12 Vara do Trabalho de Belm. No julgamento de recurso ordinrio, o Tribunal Regional do Trabalho da 8 Regio (PA/AP) reformou a sentena para declarar nula a resciso e o contrato de experincia e reconhecer a existncia de um nico contrato de trabalho entre a primeira empresa e a segunda, sua sucessora. A reintegrao foi deferida, e a empresa recorreu ento ao TST alegando desconhecer o estado gravdico da empregada quando a demitiu, fato confirmado por ela prpria em seu depoimento. Sustentou que, mesmo desconsiderando o contrato de experincia firmado entre as partes, a garantia constitucional somente devida a partir da data da confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. Ao analisar o recurso, o relator, ministro Emmanoel Pereira, observou ser firme o entendimento do TST no sentido de que o fato de o empregador desconhecer a gravidez, por ocasio da dispensa da empregada, no o exime da obrigao de efetuar o pagamento da indenizao decorrente da estabilidade provisria. A estabilidade assegurada no texto constitucional reveste-se de carter dplice, pois no s tem a finalidade de resguardar o direito da trabalhadora, mas principalmente

proteger o nascituro, enfatizou, ao concluir que a deciso do Regional encontra-se em consonncia com a jurisprudncia do TST. ( RR-1854/2003-012-08-00.0).

b) Empregada Gestante O artigo 10, II, "b" do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal/88 confere empregada gestante a estabilidade provisria, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. "Art. 10 - At que seja promulgada a Lei Complementar a que se refere o artigo 7, I da Constituio: I - ... II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: a) .... b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto." De acordo com a jurisprudncia dominante, entende-se que se a gestante estiver em contrato de experincia, esta poder ser desligada no ltimo dia do contrato, sem que o empregador fique obrigado a celebrar um contrato por prazo indeterminado ou efetuar qualquer indenizao em razo ao perodo de gestao. Sobre a matria temos o seguinte acrdo: "Da estabilidade provisria da gestante. O objetivo principal do contrato de experincia propiciar por um prazo determinado de tempo a adaptao, tanto pelo empregado, s condies propostas pelo empregador, bem como da aptido pelo empregado ao cargo almejado. Findo o contrato de experincia, mesmo sendo alcanados pelo empregado os objetivos e condies propostas pelo empregador, mesmo assim no est este obrigado a celebrar um contrato por prazo indeterminado (AC. um da 2 T do TST - RR 2663/88.1 - Real. Min. Jos Francisco da Silva - S 09.05.91 - DJU 01.07.91 PP9305/6)"

Tema bastante polmico, com fundamento a smula do Tribunal Superior do Trabalho n 244, inciso III, in verbis: "no h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. (ex-OJ n 196 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000). Em contrapartida, colaciono um julgado favorvel a gestante: Auxlio-maternidade - Direito mesmo que o contrato seja a termo - Contrato a prazo. Pena de confisso. No abrange matria de direito ou a de fato, que esteja provada documentalmente. A garantia de emprego gestante, com direito percepo do auxlio-maternidade, vantagem consagrada constitucionalmente, no podendo ser revogada por contrato a prazo, pois no foi limitada pela Lei Maior, que no distinguiu, no cabendo ao intrprete faz-lo. TRT/SP 02890093560 (Ac. 2 T 16563/90), DJSP 4.9.90). De fato, o contrato de experincia uma das espcies de contrato por prazo determinado uma vez que, absorve a qualificao e a natureza jurdica, de tal sorte que as regras aplicveis ao contrato por prazo determinado tambm o so ao contrato de experincia, como exemplo a excluso do recebimento do aviso prvio. Ante o exposto, a jurisprudncia majoritria contrria ao direito de estabilidade a empregada gestante, todavia, existem decises com pleno reconhecimento do direito percepo do salrio-maternidade, inclusive com fundamentos a Constituio Federal, que garante nesta hiptese, a conservao do emprego durante o repouso, e, preceitos do artigo 392, da CLT que assegura o direito licena remunerada sem fazer qualquer distino entre as diversas modalidades de contrato de trabalho.

También podría gustarte