Está en la página 1de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CINCIAS CONTBEIS E ATUARIAIS DISCIPLINA: INTRODUO ADMINISTRAO PROFESSORA:

: LIA DE CASTRO

ESTUDO DE CASO: SO PAULO ALPARGATAS

Aluna: Joyce Lima da Costa

RECIFE, JUNHO DE 2011.

Respostas:
1 Ao assumir a presidncia da Alpargatas, Fernando Tigre enfrentou diversos desafios, tais como: estrutura da organizao defasada em relao a seus concorrentes nacionais e internacionais e bastante burocratizada, o que dificultava a tomada de decises. A empresa estava obsoleta no seu modo de produzir, focava na produo fabril e no no que o mercado demandava. O mbito interno os funcionrios estavam desmotivados, sem incentivo a produzir mais e melhor. A empresa precisava se renovar e se reinventar para enfrentar as condies de mercado vigentes, caso contrrio estava fadada ao fracasso. 2 O principal fator que levava desmotivao dos funcionrios era o alto grau de formalizao, esse fator desencadeava uma srie de outros problemas dentro da empresa. Os relacionamentos muito formais levavam a um relacionamento de mera hierarquia, no qual os superiores passavam as ordens e as orientaes do trabalho a ser feito e depois exigiam os resultados, esse comportamento no dava abertura ao funcionrio de expressar suas opinies e suas expectativas em relao organizao. Funcionrio que no ouvido, que vai acumulando suas demandas com seus superiores acaba num tempo tendo conflitos e brigas, o clima organizacional vai pesando e isso pssimo para os objetivos da organizao e tambm dos funcionrios dentro da empresa, que vem suas expectativas de ascenso e de mostrar seu potencial sendo tolhidas, levando a uma estagnao na produtividade e na auto-estima. 3 Os grupos de trabalho encontrados por Tigre eram pouco unidos e bastante formais, baseados na rigidez hierrquica. No havia espao para relacionamentos informais e amizades, tudo pela produo e nada para os interesses comuns dos funcionrios. A estrutura era burocratizada, sem descontrao, clima era pesado, a conseqncia disso foi o espao aberto para os conflitos e desentendimentos e insatisfao dos subordinados com seus superiores. 4 Tigre tentou diminuir a resistncia a mudanas que imperava na Alpargatas, tanto que com as novas mudanas, 60% dos funcionrios de alto escalo no aceitaram essas mudanas e se desligaram da empresa. Com Tigre no comando, os relacionamentos informais foram estimulados para dar abertura expresso e criatividade dos funcionrios,

ento, quem era superior no tinha bons olhos para esse choque na estrutura dos relacionamentos dentro da empresa. J os subordinados estavam agora com a oportunidade de expressarem suas expectativas e contriburem de forma ativa para a construo de um ambiente organizacional do qual eles seriam parte integrante do processo decisrio. Dentre outras aes Tigre tambm delegou tarefas, descentralizando a gesto, reestruturando o controle gerencial, diviso departamental, etc. 5 Os fatores higinicos dizem respeito s condies de trabalho, podemos considerar o choque de gesto na departamentalizao, a delegao de tarefas, a descentralizao das atividades. Nos fatores motivacionais temos o reconhecimento do trabalho via diviso de resultados com os funcionrios, a possibilidade de ascenso profissional e valorizao, criao de um clima de incentivo criatividade e elevao da auto-estima dos funcionrios.

También podría gustarte