Está en la página 1de 4

Ensino de Cincias e Origami (2008) Museu Escola do IB UNESP/Botucatu

Enio Yoshinori Hayasaka e Silvia Mitiko Nishida

AULA 1
Aprendendo os primeiros passos do Origami Introduo sobre o Ciclo de Vida e Reproduo
MOBILIZAO DA ATENAO A) Aprendendo os primeiros passos do Origami - Mostrar aos alunos uma maquete veja no final desse texto, foto com uma sugesto contendo origamis de peixes, anfbios, aves e mamferos ambientados nos respectivos habitat Para isso, o Professor precisa preparar o material com antecedncia, ou ento, mostrar material impresso. Deixe os alunos curiosos estimulando-os a contarem o que sabem sobre os animais que esto representados. - Conte o significado da palavra origami e anuncie que vo aprender a fazer, mas antes conte um pouco sobre a historia do papel, baseado no artigo Pequena Historia sobre o Origami. Leve uma amostra de diferentes papeis (textura, cor, etc.) e reflita sobre as diferentes aplicaes em nosso cotidiano (escrita, desenho, impresso, embrulhos, caixas de transporte, arte em papel, etc.) e lembre-os de que podem ser reciclados. Pode ser uma tima oportunidade para ver se a escola j tem essa prtica. E se no, propor um movimento de reciclagem de papel. B) Introduo sobre o Ciclo de Vida e Reproduo - Conte quem so os animais vertebrados e as respectivas classes (mostrando fotos de animais reais). - Chame a ateno para o fato de que peixes e anfbios so animais aquticos e os rpteis, aves e mamferos, terrestres. Pergunte-lhes por que uns vivem na gua e outros na terra (um dos eixos a serem desenvolvidos) e guarde as hipteses levantadas. - Verifique a idia que eles tm sobre ciclo de vida e as etapas do desenvolvimento de um ser humano (nascimento, crescimento, amadurecimento at o envelhecimento). Pergunte-lhes o que acham do fato de todos os seres vivos nascerem e morrerem. - Finalmente, anuncie que estudaro o comportamento de reproduo desses animais e que faro uma comparao entre eles. E que nessa primeira aula, comearo fazendo exerccios de Origami para poder dobrar, nas prximas aulas, os animais a serem estudados. Dicas teis: Cdigos dos diagramas de Origami Todo origami possui uma seqncia de dobras que deve ser seguida risca e um diagrama correspondente. O mestre do origami, Akira Kurosawa, padronizou esses cdigos de forma que se tornassem universais. A cada tipo de movimento do papel, h um smbolo, um alfabeto prprio. Se a criana se familiarizar com esses cdigos poder fazer diversas dobraduras, sozinha. Veja os cdigos mais bsicos.

Ensino de Cincias e Origami (2008) Museu Escola do IB UNESP/Botucatu


Enio Yoshinori Hayasaka e Silvia Mitiko Nishida

Para saber mais sobre os cdigos simblicos e tcnicas de dobras, siga o link (.pdf, em espanhol). Outra dica visitar o blogue do Norberto Murakami (Origami - transformando papel em Arte). INICIANDO AS ATIVIDADES Exerccio 1 Distribuir papeis de dobradura de 15cm por 15cm para cada aluno, garantindo que trabalhem numa superfcie lisa e limpa. Explicar que nessa aula, o objetivo ser o de fazer exerccios comeando com a dobradura de uma casa e de um piano. Quando a dobradura comear, chamar a ateno para as formas geomtricas bsicas, usando as terminologias corretas.

Diagramas da casa

O piano a continuao da casa.

No origami, essencial a percepo de que h formas bsicas de dobraduras a partir das quais possvel produzir uma diversidade de outros objetos. Chame a ateno para o fato de que o piano foi um desdobramento da casa.

Ensino de Cincias e Origami (2008) Museu Escola do IB UNESP/Botucatu


Enio Yoshinori Hayasaka e Silvia Mitiko Nishida

Exerccio 2 O prximo exerccio o de dobrar uma bomba de gua (ou balo) e um pssaro (do famoso tsuru=grou japons). Os dois origamis partem de uma base preliminar a partir do qual seguem seqncias especificas de dobraduras. Para fazer a base preliminar, dobre o papel da etapa 1 at 7. Depois da base preliminar chega-se na Base para a Bomba dgua e daqui para a bomba dgua propriamente dita. Ao mesmo tempo, da base preliminar chega-se na Base do Pssaro que alm do prprio pssaro, pode ser utilizada para evoluir em outros origamis. Veja mais adiante o esquema para dobrar o famoso grou japons.

BOMBA DGUA (OU BALAO)

Ensino de Cincias e Origami (2008) Museu Escola do IB UNESP/Botucatu


Enio Yoshinori Hayasaka e Silvia Mitiko Nishida

GROU-JAPONNES (Tsuru)

Siga para a Aula 2

También podría gustarte