Está en la página 1de 3

Escola Secundria Jos Gomes Ferreira Departamento de Lnguas Disciplina: Portugus Ano: 11.

SEA 4 Romance: Os Maias, de Ea de Queirs Ficha de trabalho n. 1 3. perodo Nome: _________________________________________________ N.: ____ Turma: _____

L o texto seguinte onde se faz uma breve contextualizao / abordagem dos ideiais subjacentes vida e obra de Ea de Queirs.

TEXTO
Na literatura portuguesa, alguns acontecimentos espordicos anunciaram o confronto de geraes e tendncias. J em 1863, Joo de Deus critica o elogio a Castilho ao D. Jaime, de Toms Ribeiro. Em 1865, deu-se a primeira grande manifestao dos novos ideiais, com a Questo Coimbr. Antero de Quental, estudante em Coimbra e autor de uma obra inspirada na misso revolucionria da poesia, por Antnio 5 Feliciano de Castilho. Este grupo de Coimbra, a que veio chamar-se Gerao de 70, levou a cabo uma ampla aco crtica e renovadora na cultura portuguesa. Entre os seus membros mais influentes estavam Ea de Queirs, introdutor do Realismo literrio e Oliveira Martins, tambm poltico e historiador. Influenciada pelo positivismo e pelo socialismo de Proudhon, a arte procurava tambm ela, fazer uma descrio pormenorizada e objectiva quanto possvel da realidade para depois intervir sobre esta. Antero de 10 Quental foi o grande dinamizador do movimento levado a cabo pela Gerao de 70. Organizou as Conferncias Democrticas (1871), colaborou na fundao do Partido Socialista Portugus juntamente com Jos Fontana e outras figuras da poca. Os jornais e revistas, que j haviam servido de veculo difusor de debates e discusso de ideias na primeira fase do Romantismo, continuaram a ser um orgo privilegiado na relao dos escritores com o pblico. Ea de Queirs e Ramalho Ortigo editaram, em conjunto, As Farpas. 15 Ea de Queirs fundou e dirigiu a Revista de Portugal, Oliveira Martins criou uma Biblioteca das Cincias Sociais. Ambos participaram em intensas polmicas. O sentimento republicano crescente, que haveria de atingir um nvel exacerbado aquando do Ultimato de 1890, prolongou a poesia revolucionria de Antero numa poesia panfletria e de combate de que exemplo a obra de Guerra Junqueiro. Entretanto, na Europa desenhavam-se as novas tendncias, mile Zola tornava-se o grande 20 representante do Naturalismo, que ao rigor descritivo e objectividade realista juntava o determinismo cientfico na justificao de comportamentos e fenmenos sociais e idividuais, pretendendo descreverem amplos quadros, as principais linhas condutoras da sua poca. O parnasianismo, surgido em Frana em 1886, defendia, contra o que considerava o desleixo dos romnticos, um maior cuidado formal. Com o aproximar do fim do sculo, a confiana optimista no progresso da humanidade comeava a esboroar-se. 25 Gerou-se um sentimento de decadncia, de tdio civilizacional, que afectou alguns dos grupos intelectuais europeus. A prosa naturalista evoluiu em sentidos que acompanham a evoluo espiritual do Ocidente. A descrena na religio, na cincia, nas capacidades do esprito humano, no progresso, levou a uma procura de compensao na fruio de aspectos mais ligados sensibilidade e conscincia individuais na prpria percepo da realidade. O decadentismo, manifesto sobretudo a partir de 1880, estendeu-se em Portugal 30 pelas duas primeiras dcadas do sculo XX. A influncia de certos pensadores e poetas em Portugal, como

Docente: Margarida Espiguinha

-1-

Ano Lectivo: 2010/2011

Baudelaire, Verlaine, Mallarm, Rimbaud, manifestou-se sobretudo em certos elementos, detectveis em alguns escritores. Estes movimentos acabam por influenciar, em diferentes graus, e por vezes simultaneamente, alguns escritores portugueses, como Cesrio Verde e Fialho de Almeida. Em Portugal, a Gerao de 70 reunia-se agora como grupo dos Vencidos da Vida, na conscincia 35 frustrada do seu fracasso em conseguir renovar a vida do pas. Os escritores que se lhes seguiram intervieram em grau ainda menor nas questes pblicas. Na Europa, desenvolveu-se uma concepo da poesia como arte para iniciados, como esfera particular regida por cdigos prprios, inacessveis e distintos daqueles que regem a realidade quotidiana. O artista separava-se da vida comum e vulgar, e foi este corte, confirmado com a doutrina simbolista da arte pela arte, que em Frana teve o seu manifesto em 1886, que 40 assinalou o fim do Romantismo, ao afastar o escritor mundo, do pblico, cortando o elo de comunicao e inetrveno que fora apangio dos autores romnticos. A receptividade era ainda pouca a correntes que repugnavam o conservadorismo do pblico nacional. A teoria da arte pela arte s no fim do sculo conseguiu impor-se. A edio da revista Os Insubmissos, em 1889, marca, em Portugal, a introduo do Simbolismo.
Breve Histria da Literatura Portuguesa, Perodos Literrios, 1. ed., 1999 Texto Editores, Lisboa, pp.64-65.

I. COMPREENSO 1. Preenche o esquema de acordo com o contedo do texto, transcrevendo as informaes para o teu caderno dirio.
( 1 ) 1 8 6 5 Q u e s t o C o im b r ope-se (2) liderada por ...

( 3 ) G e r a o d e 7 0 , c om p o s t a p o r (entre outros)

defende

(4) ...

(5)

o r g a n i za

as

Conferncias

( 6 ) N o f im d o s c u l o , p e r d e s e a f ir m e za e a r e s o l u o nas convices, o que gera ...

(8)

em

Portugal, da Vida,

grupo que originando (7) ...

Vencidos

constiudo por...

II. ESCRITA
1. Resume o contedo do texto, a partir da resoluo da actividade anterior, de acordo com: -a ordem numrica dos tpicos; -a ligao dos tpicos (4) e (5) atravs de um conector conclusivo; -a inclusao de um conector de oposio no incio de (6); -a articulao dos tpicos (7) e (8) por um conector consecutivo.

Docente: Margarida Espiguinha

-2-

Ano Lectivo: 2010/2011

GUIO DE ELABORAO DO RESUMO

Antes de redigir o resumo: -Foi feita uma leitura atenta do texto-fonte. -Sublinharam-se as ideias/os factos/os segmentos principais. - Dividiu-se o texto-fonte nas suas partes e subpartes -Assinalou-se a rede vocabular e/ou as expresses -chave tematicamente relevantes. -Destacaram-se os articuladores necessrios progresso textual do original. -Atribuiu-se um ttulo a cada uma das (sub)partes do texto-fonte. -Suprimiram-se/reduziram-se: a)repeties e/ou expresses redundantes; b)citaes; c)exemplificaes ou sequncias explicativas; d)condies, componentes ou sequncias implicadas noutras referncias textuais; e)interjeies ou marcas apreciativas; f)pormenores e adjectivaes suprfluas; g)perfrases e pleonasmos. -Construiu-se um plano/esquema, respeitando a sequncia de informao do texto-fonte. Ao redigir o resumo: -Obedeceu-se ordenao da informao do plano/esquema construdo anteriormente. -No foram alterados os dados informativos do texto-fonte. -Diversificou-se a linguagem face ao texto-fonte: a)excluindo-se transcries ou cpias/colagens relativamente ao texto original; b)substituindo-se sequncias de termos especficos por outros de mbito mais genrico; c)alterando-se expresses por termos mais econmicos; d)retomando palavras/expresses por anafricos; e)transformando sequncias textuais/frsicas amplas ou complexas em sinnimas mais reduzidas; (nominalizaes, adjectivos em vez de sequncias relativas...). -Mantiveram-se as relaes lgicas do texto-fonte. -Excluram-se intromisses pessoais (comentrios, opinies, apreciao, julgamento). -Respeitaram-se as regras de correco escrita (pontuao, acentuao, ortografia, sintaxe). No final da redaco do resumo: -Evitou-se a colagem do resumo ao texto-fonte. -Respeitou-se o limite de palavras solicitado (normalmente um tero do texto-fonte). -Reviu-se a coerncia do texto de chegada (articulao lgica das ideias, manuteno da opo no registo discursivo: primeira pessoa/terceira pessoa) -Corrigiram-se lacunas a nvel de: a)pontuao; b)ortografia e acentuao; c)sintaxe; e)seleco vocabular.

SIM

NO

Bibliografia: CARDOSO, Ana M. et alii. (2011). Com textos 11. Porto: Edies Asa. CATARINO, Ana & FONSECA, Clia. (2011). Outros Percursos. Portugus 11. Ano. Porto: Edies Asa.

Docente: Margarida Espiguinha

-3-

Ano Lectivo: 2010/2011

También podría gustarte