Está en la página 1de 13

Sistemas de Distribuio de CATV e Antenas Coletivas O objetivo deste tutorial conhecer os componentes utilizados em sistemas de distribuio de CATV (TV

V cabo) e antenas coletivas, usadas para a recepo de sinal de TV analgica e de TV digital, bem como projetar uma rede de distribuio. (Verso revista e atualizada do tutorial original publicado em 15/03/2004)

Edson Gusella Jr. Engenheiro Eletrnico pela Unicamp e Mestre em Engenharia Eletrnica pelo INPE. Atou no desenvolvimento de equipamentos para satlite de coleta de dados ambientais no INPE e no desenvolvimento de produtos para CATV e Antena Coletiva, nas faixas de VHF e UHF, tais como antenas, tomadas, divisores, amplificadores de distribuio, boosters, moduladores, conversores e filtros. Atua como Consultor, realizando acessoria, cursos e treinamentos, nas reas de distribuio de sinal e instrumentao de medida de CATV e TV Digital e, tambm, como Professor de Engenharia na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) na rea de Telecomunicaes. Categoria: TV e Rdio Nvel: Introdutrio Durao: 15 minutos Enfoque: Tcnico Publicado em: 20/07/2009

Sistemas de Distribuio: Antenas Coletivas e CATV A recepo de sinais TV em prdios de apartamentos feita atravs de antenas coletivas colocadas no topo do edifcio como representado na figura a seguir. Este sistema de distribuio pode ser tambm utilizado para distribuio de sinais de outros sistemas como CATV (TV a cabo) ou de um circuito interno de TV do prdio, ou mesmo do sinal de TV digital, que est sendo disponibilizado no Brasil.

O sinal de TV distribudo aos apartamentos utilizando-se uma ou mais prumadas (linhas de descida de sinal), da qual se extrai uma frao do sinal para fornecer ao usurio. Apresenta-se a seguir os componentes principais deste sistema. Antenas As antenas normalmente utilizadas em sistemas de antena coletiva so monocanais ou multibandas. As antenas multibandas recebem todos os canais transmitidos numa mesma direo, no sendo possvel ajustar um canal de forma independente dos demais. As antenas monocanais de VHF so projetadas para recepo de um nico canal de TV. Assim para se receber um conjunto de 7 canais de VHF necessrio 7 antenas, uma para cada canal. Isso feito para otimizar a recepo de cada canal. J para receber os sinais de TV digital preciso de uma antena multibanda de UHF, pois os sinais de TV digital so transmitidos nesta faixa de freqncia.

Misturadores So utilizados para misturar e equalizar sinais de TV provenientes de diversas antenas ou de outros sistemas como CATV (TV a cabo) ou de um circuito interno de TV do prdio, ou mesmo do sinal de TV digital. A forma de se adicionar os sinais de TV Digital, que esto na faixa de UHF, aos sinais de VHF empregando um misturador de VHF + UHF. No se deve utilizar misturadores de canais convencionais de UHF para distribuio de TV Digital. Isso ocorre por que os sinais de TV Digital so transmitidos em canais adjacentes, um ao lado do outro.

Este equipamento possui vrias entradas, cada qual com um filtro passa canal e um atenuador varivel para ajustar o nvel do sinal do canal na sada. Assim possvel obter um conjunto de canais, todos com o mesmo nvel de sinal.

Amplificadores de Potncia Amplifica o sinal aplicado na sua entrada para que o nvel na sada seja suficiente para compensar as perdas ocorridas no sistema de distribuio. Em sistemas de distribuio para antenas coletivas este sinal est nas faixas de VHF e UHF, que vo de 54 a 216 MHz e de 470 a 800MHz. Quando os sistemas de distribuio so utilizados para sistemas de CATV os amplificadores utilizados podem ser do tipo push-pull. Os amplificadores de CATV empregam um mdulo amplificador hbrido e possuem ajustes de nvel e de inclinao, que serve para compensar a caracterstica seletiva das perdas em cabos coaxiais. Alguns destes possuem amplificadores para os canais de retorno de CATV, que ficam na faixa de 5 a 42 MHz. Estes canais de retorno servem para transmitir a informao do usurio para a cabeceira do sistema. So empregados normalmente para transmisso de dados e utilizados em sistemas de Internet rpida. Tomada Blindada (Tap)

Utilizada na distribuio dos sinais nas prumadas. composta de uma acoplador direcional que retira uma parcela do sinal que passa pela tomada. A figura mostra os principais parmetros envolvidos. A caracterstica que nomeia uma tomada quanto de sinal ela acopla da linha principal: ALT: acoplamento, que uma medida da atenuao da linha. AP: atenuao de passagem. AI: atenuao de isolao. A tabela a seguir apresenta caractersticas tpicas de tomadas encontradas comercialmente (Valores em dB).

ALT 6 dB 9 dB 12 dB 16 dB 20 dB 24 dB 27 dB 30 dB Cabo Coaxial

AP 2 dB 1,3 dB 1,0 dB 0,6 dB 0,5 dB 0,5 dB 0,5 dB 0,5 dB

AI 22 dB 24 dB 27 dB 30 dB 35 dB 39 dB 42 dB 45 dB

Para levar os sinais recebidos pelas antenas at os usurios, o meio de transmisso utilizado nas instalaes de CATV e antena coletiva o cabo coaxial de 75 Ohms. No se devem empregar linhas de fita, que embora mais baratas, so linhas de transmisso abertas com impedncia de 300 Ohms e no so compatveis com os demais equipamentos. A atenuao que o cabo coaxial introduz no sinal que por ele passa proporcional ao comprimento do cabo e freqncia do sinal. Isso quer dizer, por exemplo, que os canais de UHF sofrem maior atenuao que os canais de VHF. Por esta razo preciso utilizar cabos de boa qualidade, com baixas perdas em UHF, para que o sinal de TV Digital chegue com o nvel adequado de sinal aos usurios. A atenuao dos cabos coaxiais dependem basicamente de 2 parmetros: o dimetro do cabo e o material dieltrico que separa o condutor central, chamado de "vivo" ou "alma" do cabo, e o condutor externo, chamado de malha. Quanto maior o dimetro, menor a atenuao e quanto menor a constante dieltrica do material, menor a atenuao. Os cabos de 75 Ohms para distribuio de sinais de TV com as menores atenuaes no mercado hoje so os cabos do tipo "celular", como, por exemplo, o RGC-59, o RGC-06 e o RGC-11. A tabela a seguir apresenta as perdas tpicas, em dB/m, de alguns cabos coaxiais:

50 MHz RGC-59 0,064 dB/m RGC-06 0,053 dB/m RGC-11 0,027 dB/m RG-59 B/U 0,081 dB/m

210 MHz 0,131 dB/m 0,100 dB/m 0,056 dB/m 0,177 dB/m

450 MHz 0,194 dB/m 0,144 dB/m 0,085 dB/m 0,271 dB/m

600 MHz 0,220 dB/m 0,167 dB/m 0,100 dB/m 0,318 dB/m

Sistemas de Distribuio: Projeto Apresenta-se a seguir o projeto de um sistema de distribuio em um edifcio em que o sinal distribudo a partir da cabeceira do sistema, que fica no topo do prdio. O objetivo do projeto garantir que o sinal seja entregue aos usurios dos vrios andares com, aproximadamente, o mesmo nvel de sinal. Este objetivo alcanado pela escolha das tomadas a serem utilizadas em cada andar, como exemplificado a seguir. A unidade utilizada para caracterizar os sinais o dB. Utilize o calculador do Teleco para converter em relao de potncia. Exemplo de dimensionamento Considere o caso de dimensionamento de um sistema de distribuio de TV para um prdio com as seguintes caractersticas: Distncia (d) entre tomadas: 3 m. Atenuao do cabo coaxial na frequncia utilizada: 0,133 dB/m. Nvel de referncia na sada para o sinal de TV: 0 dB. Apartamento 1 Para se determinar quais tomadas utilizar em uma distribuio, comea-se pela tomada no final da linha, ou seja, no apartamento 1. Deve-se utilizar, sempre que possvel, a tomada de menor atenuao, que a tomada de 6dB. Os nveis de sinal na tomada do apartamento 1 so portanto: VT(1)= 0 dB e V E (1) = V T (1) + A LT (1) = 0 + 6 = 6dB Apartamento 2 No apartamento 2 Vs ser igual a VE(1) acrescida da atenuao no cabo coaxial. Atenuao no cabo = ac . d 1,2 = 0,133 dB/m . 3 m = 0,399 dB VS(2) = VE (1)+ atenuao no cabo = 6 + 0,399 = 6,399 dB Para uma dada tomada: VE= VS+ Ap e VT= VE- ALT A escolha da atenuao da tomada um processo interativo. A primeira tentativa repetir a tomada do andar de baixo. A segunda tentativa a tomada seguinte de maior atenuao. O sinal mximo quando ele sai da cabeceira, e vai sendo atenuado medida que ele distribudo. Portanto de se esperar que as tomadas dos apartamentos prximos da cabeceira tenham uma atenuao da linha para a tomada maior que a de um usurio que esteja mais distante, onde o sinal j est atenuado. O

objetivo escolher a tomada com o VT mais prximo do nvel de referncia. Para tomadas de 6 e 9 dB obtm-se: ALT 6 dB 9 dB Ap 2 dB 1,3 dB VE 8,4 dB 7,7 dB VT 2,4 dB -1,3 dB

A tomada de 9dB ser escolhida por apresentar na sada para a TV um nvel mais prximo do nvel de referncia que 0dB. Apartamento j+1 De uma maneira geral, para determinar a atenuao da tomada do apartamento "j+ 1" , quando j se chegou no apartamento "j", procede-se da seguinte forma: Calcula-se nvel na sada da tomada "j+ 1" , V s (j+1) = VE (j) + atenuao no cabo entre os andares; Calcula-se VE (j+1) e VT (j+1) para a tomada utilizada no apartamento j e para a tomada com o prximo nvel de atenuao utilizando-se as frmulas: VE= VS+ Ap e VT= VE- ALT; Escolhe-se a tomada que apresentar na sada para a TV um nvel mais prximo do nvel de referncia que 0dB no exemplo.

Sistemas de Distribuio: Outros componentes Apresenta-se a seguir outros componentes utilizados em sistemas de distribuio para antenas coletivas e CATV.

Booster So amplificadores de rudo baixo, montados junto s antenas, para melhorar a relao sinal/rudo do sistema de recepo. Possui uma fonte separada que envia alimentao ao amplificador pelo prprio cabo de sinal. Existem vrios modelos de boosters, para as faixas de VHF, de UHF ou para ambas as faixas, com diversas faixas de ganho.

Moduladores Utilizado para modular uma portadora de RF atravs de sinais de udio e vdeo provenientes de receptores, cmeras, videocassetes, etc. Os moduladores normalmente utilizados em sistemas de antena coletiva no filtram a banda lateral inferior do canal de TV. Portanto, eles no podem ser utilizados em sistemas que operam com canais adjacentes, tais como os sistemas de CATV. Para esta aplicao empregam-se moduladores com modulao do tipo AM VSB (vestigial sideband).

Conversores So empregados para converter a freqncia de um canal, normalmente na faixa de UHF, para um outro canal, normalmente em VHF.

Atenuadores So utilizados para adequar os nveis de sinais s necessidades do sistema de distribuio de CATV ou antena coletiva. Podem ser de atenuao fixa ou varivel.

Divisores (Power Spliter) Utilizado na diviso e distribuio de um sinal para diversas sadas e tambm para combinar diversos sinais em uma nica sada (quando utilizado ao contrrio).

10

Sistemas de Distribuio: Consideraes Finais Este tutorial apresentou os componentes principais utilizados em sistemas de distribuio de CATV (TV cabo) e antenas coletivas, usadas tanto para TV analgica como para TV digital, e o seu dimensionamento. Um aspecto importante, que no foi citado at ento, a necessidade de instrumentos de medidas apropriados para verificao do funcionamento e ajustes em sistemas de CATV e antena coletiva, principalmente no que se refere a recepo de sinal dos canais de TV digital. O instrumento mais acessvel aos tcnicos que trabalham com sistemas de antena coletiva o Medidor de Intensidade de Campo, ou simplesmente Medidor de Campo. Outros equipamentos mais sofisticados como Analisadores de Espectro ou Analisadores de Redes tambm podem ser utilizados. O medidor de intensidade de campo um voltmetro seletivo com um sintonizador interno que possibilita medir o nvel de sinal de cada canal. As leituras do nvel de sinal podem ser feitas em mostradores analgicos ou digitais e as unidades normalmente empregadas so o dBmV e o dB V. Estas unidades indicam quantos dBs (decibis) o sinal medido est acima ou abaixo (se o valor for negativo) de 1mV ou 1 V. A tabela abaixo mostra as correspondncias entre as leituras. Nvel 0,1mV 1mV 2mV 4mV 8mV 10mV 100mV 1V 2V dBmV -20 0 6 12 18 20 40 60 66 dB V 40 60 66 72 78 80 100 120 126

Para que um sistema de antena coletiva funcione adequadamente, necessrio que o nvel efetivo de sinal disponvel para cada aparelho de TV esteja entre 1mV e 10mV. a partir desta informao que se dimensiona os equipamentos usados na distribuio e se calcula o nvel de sinal necessrio na sada do amplificador de distribuio. Referncias

11

Para obter maiores informaes sobre os equipamentos utilizados em sistemas de CATV e antena coletiva, as fontes mais indicadas so os catlogos e sites de fabricantes de equipamentos: www.thevear.com.br

12

Sistemas de Distribuio: Teste seu Entendimento 1. Numa instalao de antena coletiva num prdio residencial, a atenuao das tomadas, que a atenuao do sinal fornecido ao ponto de TV: Diminue na medida em que o nmero do andar onde a tomada est localizada aumenta. Aumenta na medida em que o nmero do andar onde a tomada est localizada aumenta. No tem relao com o nmero do andar onde a tomada est localizada. 2. O uso de cabo coaxial de m qualidade, ou seja, com alta atenuao, provoca quais problemas nas tomadas mais distntes da cabeceira: Alta atenuao nos canais de frequncia mais elevada. Alta diferena entre os nveis de sinais entre os canais de maior e menor frequncia. Todas as anteriores. Nenhuma das anteriores. 3. Para inserir o sinal de uma cmera de circuito fechado de TV (CFTV), que fornece sada de udio e vdeo, numa antena coletiva, necessrio qual equipamento: Conversor. Amplificador. Modulador.

13

También podría gustarte