Está en la página 1de 3

III Mostra de Tecnologia de 21/01 a 19/02/2006

Receitas a base de caju


1) carne bsica de caju
Ingredientes: 10 cajus; 2 cebolas mdias picadas; 1 pimento sem a pele e sem sementes, picado; 2 tomates sem peles e sem sementes, picados; 2 colheres (sopa) de molho ingls; Sal, calorfico, pimenta do reino, cheiro verde a gosto; 3 colheres (s0pa) de leo Modo de fazer: Elimine as extremidades dos cajus e corte-os em fatias, passando rapidamente por processador de alimentos somente para quebrar a fibra. Transfira para uma peneira e esprema muito bem at obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira anti-aderente, aquea o leo e frite a fibra de caju por mais de 15 minutos. Gradativamente v acrescentando os outros ingredientes, mexendo sempre at que todos os temperos estejam bem unificados. Esse processo varia de 30 a 40 minutos. Deixe esfriar e empregue.

2) Pastis de forno de caju


Ingredientes: 50g de queijo parmeso ralado 1 ovo inteiro 3 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de gordura hidrogenada Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 1 xcara de ch) Para o recheio: 1 Xcara (ch) de carne bsica de caju 2 colheres (sopa) de requeijo 2 colheres (sopa) de azeitonas picadinhas xcara de castanhas de caju torradas e picadas 1 gema; tiras de azeitonas verdes para decorar Queijo parmeso para polvilhar Modo de fazer Em uma tigela coloque os quatro primeiros ingredientes da massa. Misture muito bem e acrescente gradativamente a farinha de trigo at ficar na consistncia de soltar das mos. Reserve. Combine a carne bsica de caju com requeijo e as azeitonas. Abra a massa formando pequenos pastis, recheie com creme de caju e um pedacinho de castanha. Quando todos os pastis estiverem prontos, pincele com a gema misturada com um pouquinho de manteiga derretida. Decore cada um com uma tira de azeitona e polvilhe com queijo. Asse em forno pr-aquecido, em assadeira untada e polvilhada com trigo.

3) Hamburger de caju
Ingredientes:

500g de carne bsica de caju 2 ovos pequenos Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 4 colheres de sopa) Farinha de rosca para polvilhar. Modo de fazer Misture bem os trs primeiros ingredientes at obter uma massa firme. Polvilhe as formas apropriadas para hambrguer com farinha de rosca e modele-os. Leve a geladeira por mais ou menos uma hora. Na hora de servir s retir-los das formas e fritar em manteiga bem aquecida. Sirva com po de hambrguer maionese, alface e tomate.

4) Rocambole surpresa de caju


Para massa: 6 ovos de xcara de acar de farinha de trigo de xcara de leite de coco 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (ch) de fermento Recheio 5 cajus triturados no liquidificador juntamente com um copo e de gua 300g de acar lata de leite condensado xcara de castanha de caju torradas e picadas Modo de fazer Faa o recheio: misture os trs primeiros ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre at a gelia tomar corpo e o ponto ais ou menos consistente. Com papel de alumnio duplo, forre uma assadeira numero trs, unte generosamente com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Espalhe uniformemente a gelia de caju, polvilhe com as castanhas e reserve enquanto bater o bolo; passe as gemas por peneira para retirar as pelculas. Junte as claras e o acar e leve ao fogo em banho Maria, mexendo sempre at o acar dissolver e o composto amornar. Transfira para a batedeira, deixando bater at triplicar de volume. Aquea o leite de coco juntamente com a manteiga. Retire os ovos da batedeira e junte gradativamente a farinha de trigo peneirada com fermento, alternando com leite aquecido. Mexa delicadamente em movimentos de baixo para cima, para que a massa no perca o volume. Despeje na forma sobre a gelia e leve ao forno mdio por mais ou menos vinte minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Vire sobre um guardanapo fartamente aucarado e enrole como rocambole. Deixe esfriar, transfira para um prato de servio e decore elegantemente.

5) Omelete
Ingredientes: 4 ovos 1 colher (sopa) de maisena 1 xcara de carne bsica de caju Manteiga ou margarina para untar a frigideira Modo de fazer: Bata as claras em neve firme e acrescente as gemas uma a uma. Sempre batendo, junte a Maizena e deixe misturar bem. Unte uma frigideira grande com manteiga ou margarina e leve ao fogo para aquecer. Coloque 2/3 dos ovos dentro da frigideira e espere alguns minutos at que fiquem firmes. Distribua por cima a carne bsica de caju, cobrindo com o restante dos ovos. Vire a omelete para um prato e transfira novamente para frigideira, para que frite do outro lado. Retire do fogo e sirva em seguida.

6) Fritada de caju com camaro


Ingredientes: 200g de carne bsica de caju 100g de camaro (tamanho mdio) cozido e descascado 4 ovos 2 colheres (sopa) de maisena Pimenta e sal a gosto leo ou manteiga para untar a fritadeira Modo de fazer Bata os ovos (clara e gera juntas). Sempre batendo, junte a maisena e deixe misturar bem. Coloque a carne de caju, o camaro, sal pimenta a gosto, misture novamente. Unte uma frigideira com manteiga ou leo e leve ao fogo para aquecer. Coloque a mistura na frigideira e sirva em seguida.

Atualizada em 9 de fevereiro de 2006.

También podría gustarte